???global.info.a_carregar???
Luís Miguel Almeida é um geógrafo, professor de Geografia e de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. É também investigador integrado no Insight: Piaget Research Center for Ecological Human Development do Instituto Piaget e Professor Assistente Doutorado da Escola Superior de Educação Jean Piaget. O seu percurso académico inclui a licenciatura em Geografia e Planeamento Regional na FCSH-NOVA, uma pós-graduação em Gestão do Território, vertente Território e Desenvolvimento, também na FCSH-NOVA, e o mestrado em Ensino da História e da Geografia, igualmente na FCSH-NOVA. Além disso, concluiu o doutoramento em Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, onde apresentou e defendeu a tese intitulada “Literacia em Avaliação de Professores: Desenvolvimento e Aplicação do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)”. Ao longo da sua carreira profissional, tem estado intimamente ligado ao ensino e aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG). No domínio dos SIG, desempenhou funções de assistente de investigação na NOVA IMS e trabalhou em várias empresas do setor público e do setor privado, incluindo a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Municípia, a Primesoft e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia. No âmbito do ensino, atualmente desempenha a função de professor no Colégio Atlântico, onde leciona as disciplinas de História e Geografia de Portugal (2º ciclo) e as disciplinas de História (3º ciclo) e Geografia (3º ciclo). É também Professor Assistente Convidado na Escola Superior de Educação Jean Piaget (Instituto Piaget), onde leciona as unidades curriculares de História de Portugal e de Dinâmicas do Mundo Contemporâneo, na licenciatura em Educação Básica, e no CTeSP de Intervenção Educativa em Creche.
Identification

Personal identification

Full name
Luis Miguel Pires Almeida
Date of birth
1983/06/05

Citation names

  • Almeida, Luis

Author identifiers

Ciência ID
E113-C126-0B84
ORCID iD
0000-0001-9655-5876

Email addresses

  • luis.almeida@ipiaget.pt (Professional)

Telephones

Mobile phone
  • 966023806 (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2021
Concluded
Educação (Doutoramento)
Major in Sem especialidade
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
"Literacia em avaliação de professores: Desenvolvimento e aplicação do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado com distinção
2013
Concluded
Ensino de História e de Geografia no 3.º C. do Ens Bás. e no Ens Secundário (Mestrado)
Major in Sem especialização
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Avaliação das aprendizagens em História e em Geografia: uma experiência em Estágio Pedagógico. " (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
2008
Concluded
Geografia e Planeamento Regional - Gestão do Território (Pós-Graduação)
Major in Território e Desenvolvimento
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2004/09/01 - 2007/06/30
Concluded
Geografia e Planeamento Regional (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Bom
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2013 - 2017 Science and Technology Management Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2012 - 2012 Science and Technology Management Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2022/09 - Current Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Piaget de Almada, Portugal
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2018 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Atlântico, Portugal
2017 - 2018 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Académico, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2015 - 2016 LanDyn - Land use and cover change in Continental Portugal: characterization, driving forces and future scenarios
PTDC/CS-GEO/101836/2008
Science and Technology Management Fellow
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Other

Designation Funders
2015 - 2017 Modelo SIG para a delimitação da Reserva Ecológica Nacional de Almeirim
RENALMEIRIM
Science and Technology Management Fellow
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
Concluded
2013 - 2017 SIGGESC - Sistema de Informação Geográfica de Carreiras.
SIGGESC
Science and Technology Management Fellow
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
Concluded
2014 - 2016 Plano Zambeze - Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), Plano Multisectorial da Província e parte do Vale do Zambeze (PM) e Plano Especial de Ordenamento Territorial da Província de Tete (PEOTT)
PlanoZambeze
Science and Technology Management Fellow
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2009 - 2012 New strategies to help homeless people in Lisbon city area
Homeless
Assistente de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 - 2010 Sistemas de Informação Geográfica no estudo do envelhecimento na cidade de Lisboa
ProjetoEqual
Technical development
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
Outputs

Publications

Conference paper
  1. Almeida, Luis. Corresponding author: Almeida, Luis. "DO TEACHERS' CONTINUOUS TRAINING IMPROVE ASSESSMENT LITERACY?". 2021.
    Published • 10.35603/sws.iscss.2021/s08.34
  2. Almeida, Luis. Corresponding author: Almeida, Luis. "Literacia em avaliação de mestrandos em ensino: Dimensões em análise". Paper presented in III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2019.
    Published
  3. Painho, Marco; Almeida, Luis. "SPATIAL DATA INFRASTRUCTURE FOR THE ZAMBEZI VALLEY (MOZAMBIQUE)". 2015.
    10.5593/SGEM2015/B22/S11.134
  4. Painho, M.; de Oliveira, T.H.; Almeida, L.M.; Boieiro, I.; Roxo, M.; Seabra, I.; Painho, Marco; Almeida, Luis. "The use of gis in the study of bus lines the case of Lisbon and Oporto metropolitan areas". 2014.
    10.5593/SGEM2014/B23/S11.125
Journal article
  1. Almeida, Luis. "OS EFEITOS DA FORMAÇÃO CONTÍNUA NA LITERACIA EM AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES". MLS Educational Research (2024):
    Open access • Accepted
  2. Almeida, Luis. Corresponding author: Almeida, Luis. "Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)". Revista Portuguesa de Educação 36 1 (2023): https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/24079.
    Open access • Published
  3. Almeida, Luis. "Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA)". Revista Portuguesa de Educação (2023): https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/24079.
    https://doi.org/10.21814/rpe.24079
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023 O uso das WebQuest no ensino e aprendizagem da Diversidade Cultural e turmas de Geografia do 3ºCEB III Seminário Luso-Brasileiro de Geografia e Educação
IGOT - Universidade de Lisboa (Portugal)
2022 Perceções e competências em avaliação dos professores de Ciências Sociais e Humanas da Zona Pedagógica de Lisboa e Península de Setúbal V Jornadas do Mestrado em Ensino de Geografia
IGOT - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019 Literacia em avaliação de mestrandos em ensino: Dimensões em análise
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2017 Literacia em Avaliação dos Mestrandos em Ensino: Problematização, definição de objetivos e opções metodológicas II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2010 Estratégias de apoio aos sem-abrigo da cidade de Lisboa
FCSH - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009 New Strategies to help homeless people in Lisbon city area
CHPS - University of Columbia (New York, United States)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2022 - Current V Jornadas do Mestrado em Ensino de Geografia (2022)
Conference (Other)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2015 - Current SGEM - International Multidisciplinary Scientific GeoConferences: The World Source of Geosciences (2015)
Conference (Other)
SWS Scholarly Society, Austria
2023 - 2023 "Dos direitos das famílias LGBTQIA+ e Procriação Medicamente Assistida" - Aula Aberta com a participação da oradora Márcia Lima Soares (2023 - 2023)
Other (Co-organisor)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2017 - 2017 Comissão Organizadora do ENJIE II – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (2017 - 2017)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/06/16 O Estudo da População Mundial na Geografia do 8º ano: Contributo para a Educação para o Desenvolvimento.
(Thesis) Main arguer
Ana Beatriz Rocha Justino (Master)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2023/06/16 Redes de transporte, telecomunicações e sustentabilidade: uma experiência didática na disciplina de Geografia no 11º ano de escolaridade
(Thesis) Main arguer
Adriana Maria Pires de Sousa (Master)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2022 - Current História de Portugal Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2022 - Current Dinâmicas do Mundo Contemporâneo Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2022 - Current Dinâmicas do Mundo Contemporâneo Intervenção Educativa em Creche (Curso Técnico Superior Profissional) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2008 - 2009 Teorias e Políticas do Desenvolvimento Geografia e Planeamento Regional (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2023 - Current Revista Portuguesa de Educação (2183-0452)
2020 - Current Studies in Educational Evaluation (0191-491X) Elsevier