Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Noémia de Oliveira Jorge
Nomes de citação
- Jorge, N.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- DE1C-4905-77F4
- ORCID iD
- 0000-0002-1909-5762
Endereços de correio eletrónico
- njorge@fcsh.unl.pt (Profissional)
- noemia.jorge@ipleiria.pt (Profissional)
Moradas
- Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação Ciências Sociais, Departamento de Línguas e Literaturas. ESECS Campus 1 Rua Dr. João Soares Apartado 4045 2411-901 Leiria, 2411-901, Leiria, Leiria, Portugal (Profissional)
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Edição de livro |
|
Manual |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023 | O percurso didático enquanto dispositivo de ensino da Leitura e da Escrita [Grupo de discussão EntreTextos] |
CLUNL / PPGL-UFC (on-line, Portugal)
|
2023 | Implementação e avaliação de percurso didático no Ensino Superior | XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2023 | A compreensão de "textos informativos" no 2.º CEB - relato e avaliação de percurso didático | XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2022 | Le projet DiTo (Didática do Texto), dans le cadre du groupe G&T : aperçu global et enjeux grammaticaux |
Université de Genève (Genève, Suiça)
|
2022 | Parcours didactiques : conceptualisation et exemples |
Université de Genève (Genève, Suiça)
|
2021 | A compreensão do oral no ensino secundário em Portugal: dos documentos curriculares aos manuais escolares [Grupo de trabalho 19 - O lugar da oralidade em sala de aula] | IX SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Universidade do Minho (on-line, Portugal)
|
2021 | O ensino da oralidade no ensino do português: documentos curriculares, metodologias, materiais didáticos [palestra] | Jornadas de Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa.
Universidade Federal de Ouro Preto (on-line)
|
2021 | Das Aprendizagens Essenciais às práticas de aula [conferência de abertura] | Das Aprendizagens Essenciais às Práticas na Aula de Português
Associação de Professores de Português (on-line)
|
2021 | Géneros de texto, leitura e escrita [oficina] | Das Aprendizagens Essenciais às práticas na aula de Português
Associação de Professores de Português (on-line)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - 2023 | Refletindo e investigando sobre a eficácia da Sequência Didática orientada para a apropriação do género apresentação oral
com alunos do 5.º ano do 2.º CEB
Orientador de Inês Pestana Carreira
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Portugue^s, Histo´ria e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 - 2022 | Relatório de Tradução de Português para Chinês do "Manual Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas", de José Amoroso (páginas
153-158).
Coorientador
|
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2021 - 2022 | Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEB
Orientador de Márcia Alexandra Costa Gomes
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e de HGP no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2021 - 2022 | O contributo da sequência didática para o desenvolvimento da competência compositiva na escrita de alunos do 5.º ano de escolaridade:
o caso da carta formal
Coorientador de Cláudia Patrícia Ferreira dos Santos Elias
|
Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Mestrado) |
2021 - 2022 | Dislexia Evolutiva Fonológica e o desenvolvimento das competências ortográfica e narrativa: um estudo de caso com alunos do
4.º ano
Coorientador de Carolina Isabel Gomes Marques
|
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2023 | III Encontro Nacional sobre Discurso Académico - Complexidade teórica e diversidade didática (2023 - 2023)
Encontro (Coorganizador)
|
CELGA-ILTEC, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | A revista escolar como projeto de desenvolvimento
de pesquisa e de escrita
Arguente principal
|
Inês da Costa Marcelino (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2023 | A leitura como ponto de partida para a alteridade e a compreensão de si
Arguente principal
|
Carla Miguel Santos Leite Pinho Catalão (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2023 | Linguagem Inclusiva: Problemas e Estratégias de Revisão Linguística em Meio Editorial
Arguente principal
|
Carolina Agostinho Delgado (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2022 | A cor do silêncio ou o trabalho com o texto poético no ensino secundário - contributos para a construção de um modelo didático
dinâmico
Arguente principal
|
Alexandra Cristina de Faria Maurício Ruivo (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2022 | Literatura, memória e identidade: Desafios para as aulas de Português
Arguente principal
|
Sandra Marina dos Santos Sousa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2022 | Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEB
Orientador
|
Márcia Alexandra Costa Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2022 | O contributo da sequência didática para o desenvolvimento da competência compositiva na escrita de alunos do 5.º ano de escolaridade:
o caso da carta formal
Orientador
|
Cláudia Patrícia Ferreira dos Santos Elias (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2022 | Agir sobre os textos: Contributos para uma (teoria) linguística da revisão tradutológica
Arguente principal
|
Marta Filipa Gomes Marques Fidalgo (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2022 | Escrita literária em contexto
Arguente principal
|
Inês Maria Henriques Teixeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2022 | A revista escolar como projeto de desenvolvimento de pesquisa e de escrita
Arguente principal
|
Inês da Costa Marcelino (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2021 | Projeto de Doutoramento: Sistematização de glossários nos manuais de História do I e II ciclos do Ensino Secundário Angolano
Arguente principal
|
Flávio dos Santos (Outro)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021 | O género artigo de opinião na aula de Português Língua Materna
Arguente principal
|
Diogo Filipe Rodrigues Enfermeiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2021 | A argumentatividade na aula de Português Língua Materna: Uma competência crucial para o desenvolvimento da escrita nos Ensinos
Básico e Secundário
Arguente principal
|
Joana Filipa de Aranha Martins Folgado (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2021 | Rever para Aprender: A prática da revisão de texto como método de ampliação da percepção crítica e da competência textual
de jovens da escola pública
Arguente principal
|
Luciana Paula Santos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022 - 2022 | XI Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação | Politécnico de Leiria |
2022 - 2022 | 38.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Lisboa |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2022 - 2022 | Comissão Científica da publicação "Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática"
Avaliador
|
Universidade do Porto, Portugal CELGA-ILTEC, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Revisão científica de Preparação para a Prova Final 2023 - Português, 9.º ano (Porto Editora) | Porto Editora, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - 2022 | Prática Pedagógica III | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2022 - 2022 | Projeto | Língua Portuguesa Aplicada (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Reformular, uma questão de géneros? (Arbitragem científica em publicação decorrente de conferência) | Universidade do Porto - Faculdade de Letras, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Linha d'Água [Dossiê temático Estudos em Gramática, Texto e Discurso] ( 2236-4242) |
Distinções
Outra distinção
1998 | Bolsa de Estudo por Mérito
Universidade de Coimbra, Portugal
|