???global.info.a_carregar???
Doutorada em Linguística (área de especialização em Linguística do Texto e do Discurso) pela Universidade NOVA de Lisboa. Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Investigadora no CLUNL (grupo Gramática e Texto), tendo como interesses específicos a Linguística Textual e a Didática do Português. Autora de de gramáticas e de manuais da disciplina de Português (Ensino Básico e Secundário).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Noémia de Oliveira Jorge

Nomes de citação

  • Jorge, N.

Identificadores de autor

Ciência ID
DE1C-4905-77F4
ORCID iD
0000-0002-1909-5762

Endereços de correio eletrónico

  • njorge@fcsh.unl.pt (Profissional)
  • noemia.jorge@ipleiria.pt (Profissional)

Moradas

  • Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação Ciências Sociais, Departamento de Línguas e Literaturas. ESECS Campus 1 Rua Dr. João Soares Apartado 4045 2411-901 Leiria, 2411-901, Leiria, Leiria, Portugal (Profissional)
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Reis, L.; Jorge, N.. "A compreensão de "textos informativos" no 2.º CEB - relato e avaliação de percurso didático". Trabalho apresentado em XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2023.
    No prelo
  2. Jorge, N.; Coutinho, B.; Pinto, B.; Barbosa, E.. "Implementação e avaliação de percurso didático no Ensino Superior". Leiria, 2023.
    No prelo
Artigo em revista
  1. Jorge, N.. "A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal: dos programas curriculares aos manuais escolares". Veredas - Revista de Estudos Linguísticos 26 1 (2022): 78-95. https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/37928.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Leitão, M. A.; Jorge, N.. "Autores, textos e modos literários nos programas curriculares e nas provas de avaliação externa - que relação?". Palavras - revista em linha 58-59 (2022): 107-118.
    Publicado
  3. Jorge, N.; Marques, J.; Bastos, S.. "Funcionamento e potencialidades do percurso didático enquanto dispositivo de ensino da leitura e da escrita". Revista de Letras 2 41 (2022): http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81437/227502.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Jorge, N.; Viegas, F.. "A deixis como ferramenta de análise do texto literário". Palavras 58/59 (2022): 81-85.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Pinto, P. F.; Redes, L. (colab.); Jorge, N. (colab.). "Que norma é essa? Que português ensinar na escola? - Paulo Feytor Pinto entrevista Edleise Mendes". Palavras em linha 9 (2021): 4-21. https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/revista/article/view/132/120.
    Acesso aberto • Publicado • Pessoal de suporte
  6. Viegas, F.; Jorge, N.; Redes, L.; Sousa, M. V.; Aido, J. P.. "Cânone acidental - Itamar Vieira Junior, Luís Cardoso, Tony Tcheka, Lucílio Manjate, Ungulani Ba Ka Khosa, Germano Almeida e Maria Lúcia Alvim". Palavras em linha 4 (2021): 89-102. https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/revista/article/view/142/132.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Jorge, N.. "Destaques bibliográficos - Discurso Académico: Uma Área Disciplinar em Construção". Palavras em linha 4 (2021): 118-118. https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/revista/article/view/143/133.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Jorge, N.. "Tempo de ler - Paula Tavares, "Como veias finas na terra"". Palavras em linha 4 (2021): 135-137.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Albuquerque Leal, Audria; Jorge, Noémia. "Reflexões sobre o ensino da variação linguística". Il Segno e le Lettere 9788879169 (2021): 41-59. http://dx.doi.org/10.7359/969-2021-lejo.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7359/969-2021-lejo
Edição de livro
  1. Jorge, N.. Duvidário: 100 dúvidas da Língua Portuguesa. Leiria. 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.25766/gpqt-gv61 • Editor
Manual
  1. Costa, F.; Bom, L.; Jorge, N.; Magalhães, V.. Livro aberto 9 - Português, 9.º Ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2023.
    Publicado
  2. Costa, F.; Bom, L.; Jorge, N.; Magalhães, V.. Livro aberto 8 - Português, 8.º Ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2022.
    Publicado
  3. Jorge, N.; Ramos, A.; Braga, A.; Nunes, S.. Preparação para o Exame Nacional - Português, 11.º Ano - 2022 [Atualização]. Porto: Porto Editora. 2021.
    Publicado
  4. Jorge, N.. Preparação para o Exame Nacional de Portuguêss, 12.º ano - 2019/2020 [Atualização]. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.. 2020.
    Publicado
  5. Jorge, N.. Guia de Estudo - Português - 11.º Ano. Porto: Porto Editora. 2019.
    Publicado
  6. Jorge, N.. Preparação para o Exame Nacional de Portuguêss, 12.º ano - 2018/2019 [Atualização]. Porto: Editorial do Ministério da Educação. 2019.
    Publicado
  7. Jorge, N.. Guia de Estudo - Português - 10.º Ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2018.
  8. Jorge, N.; Aguiar, C.; Magalhães, M.. Encontros 12 - Português, 12.º ano. Porto: Porto Editora. 2017.
    Publicado
  9. Jorge, N.; Aguiar, C.; Ribeiros, I.. Encontros 11 - Português, 11.º ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2016.
  10. Paiva, A M.; Almeida, G.; Jorge, N.; Junqueira S.. (Para)Textos 9 - Português 9.º Ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2015.
    Publicado
  11. Jorge, N.; Junqueira, S.. Encontros 10 - Português, 10.º ano. Porto: Porto Editora. 2015.
    Publicado
  12. Paiva, A. M; Almeida, G.; Jorge, N.; Junqueira, S.. (Para)Textos 8 - Português 8.º Ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2014.
    Publicado
  13. Jorge, N.; Braga, Z.; Ramos, A.. Preparação para o Exame Nacional - Português, 11.º Ano - 2014. Porto, Portugal: Porto Editora. 2014.
    Publicado
  14. Paiva, A. M.; Almeida, G.; Jorge, N.; Junqueira, S.. (Para)Textos 7 - Português 7.º Ano. Porto: Porto Editora. 2013.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Coutinho, M. A.; Jorge, N.; Gonçalves, M.. "Percursos didáticos, didática do texto e questões gramaticais". València, 2023.
    Publicado
  2. Reis, L.; Marques, J.; Jorge, N.. "Facto, opinião e discurso académico no 5.º ano de escolaridade". Lisboa, 2023.
    Publicado
  3. Coutinho, M. A.; Jorge, N.; Matias, B.; Câmara, C.; Gonçalves, M.; Valentim, H.. "Percursos didáticos: textos literários, reflexão sobre a língua e conceptualização do conhecimento". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Complexidade teórica e diversidade didática, Lisboa, 2023.
    Publicado
  4. Leitão, M. A.; Taec, J.; Jorge, N.. "Um percurso didático em torno da descrição de personagens no 8.º ano". Trabalho apresentado em VIII Jornadas Pedagógicas - A Língua Portuguesa como instrumento de acesso ao conhecimento, Díli, 2023.
    Publicado
  5. Jorge, N.; Cardoso, M. I.. "Dispositivos didáticos orientados para o ensino-aprendizagem de géneros textuais no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD)". Trabalho apresentado em 2nd International Congress on 21st Century Literacies [Simpósio 5], Santarém, 2022.
    Publicado
  6. Carreira, I.; Jorge, N.. "A apresentação oral no 2.º CEB: relato de sequência didática". Trabalho apresentado em 2nd International Congress on 21st Century Literacies [Simpósio 5], Santarém, 2022.
    Publicado
  7. Jorge, N.; Coutinho, M. A.. "Dispositivos didáticos orientados para o ensino-aprendizagem de géneros textuais no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo". Lisboa, 2022.
    Publicado
  8. Jorge, N.. "Avaliação da compreensão da leitura em Provas Finais de Português de 9.º ano (2012-2019)". Trabalho apresentado em 14.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Vila Real, 2021.
    Publicado
  9. Leitão, M. A.; Jorge, N.. "Avaliação externa e representatividade de autores, textos e modos literários - que relação?". Trabalho apresentado em 14.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, Vila Real, 2021.
    Publicado
  10. Jorge, N.. "Facto e opinião: dos documentos curriculares aos materiais didáticos". Trabalho apresentado em GRATO 2021 - 7.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto, on-line, 2021.
    Publicado
  11. Gonçalves, M.; Coutinho, M. A.; Jorge, N.. "Posicionamento enunciativo em comentários académicos". Trabalho apresentado em 2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico, on-line, 2021.
    Publicado
  12. Jorge, N.; Ferreira, P.. "Do esclarecimento da dúvida à escrita académica". Trabalho apresentado em 2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico, on-line, 2021.
    Publicado
  13. Jorge, N.. "Manuais escolares de história: plano de texto e (re)construção do conhecimento". Trabalho apresentado em VII Encontro Internacional do Interacionismo SocioDiscursivo, Donostia – San Sebastián / on-line, 2021.
    Publicado
  14. Jorge, N.. "A exposição oral no 5.º ano de escolaridade – relato de percurso didático". Trabalho apresentado em 13.º ENAPP - Percursos da interdisciplinaridade em português: dos projetos às práticas, Leiria, 2019.
    Publicado
  15. Ferreira, P.; Jorge, N.. "Pensar e planificar antes de textualizar". Trabalho apresentado em 13.º ENAPP - Percursos da interdisciplinaridade em português: dos projetos às práticas, Leiria, 2019.
    Publicado
  16. Ferreira, P.; Jorge, N.. "Géneros (e tipos) textuais: concetualizações do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico". Porto, 2019.
    Publicado
  17. Jorge, N.. ""Poemas digitais": relato de percurso didático interdisciplinar". Trabalho apresentado em Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e do Ensino Básico, Porto, 2019.
    Publicado
  18. Coutinho, M. A.; Gonçalves, M.; Jorge, N.. "Ensino de gramática e ensino de texto: interpelações e cruzamentos". Trabalho apresentado em III Congrés Internacional sobre l'Ensenyament de la Gramàtica, Barcelona, 2019.
    Publicado
  19. Gonçalves, M.; Jorge, N.. "Expor e narrar em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em III Encontro Temático APL/ESE, Setúbal, 2018.
    Publicado
  20. Leal, A.; Jorge, N.. "Reflexões sobre o ensino da variação linguística: o português para alunos brasileiros em Portugal". Trabalho apresentado em V Seminário de Estudos sobre a Imigração Brasileira na Europa - SIBE "Memória, Herança, Transformação", Chieti–Pescara, 2018.
    Publicado
  21. Jorge, N.; Coutinho, M. A.; Fidalgo, M.; Rosa, R.. "Práticas Textuais 17|18 - um exemplo de apropriação de géneros textuais no Ensino Superior". Trabalho apresentado em Encontro Nacional sobre Discurso Académico, Leiria, 2018.
    Publicado
  22. Gonçalves, M,; Jorge, N.. "Introduções e conclusões em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas / III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar / ¿IV Jornadas Internacionais de Alfabetização, Lisboa, 2018.
    Publicado
  23. Coutinho M.A.; Gonçalves, M.; Jorge, N.. "Quem faz o quê e~ este texto?". Trabalho apresentado em 18.º WGT – Oficina de trabalho: Que faremos com este texto?, Lisboa, 2018.
    Publicado
  24. Gonçalves, M.; Ribeiros, I.; Cunha, L.; Luís, M. R.; Coutinho, M. A.; Jorge, N.. "Divulgação da ciência na aula de Português". Trabalho apresentado em 12.º ENAPP - Língua e literatura na escola do século XXI, Lisboa, 2017.
    Publicado
  25. "A síntese nos textos de divulgação científica". Trabalho apresentado em 12.º ENAPP - Língua e literatura na escola do século XXI, Lisboa, 2017.
    Publicado
  26. Jorge, N.; Silva, C.. "A síntese - da descrição linguística à transposição didática". Trabalho apresentado em XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Évora, 2017.
    Publicado
  27. Coutinho, M. A.; Jorge, N.. "O essencial sobre géneros e modos (com uma adenda sobre sequências prototípicas)". Trabalho apresentado em 3.º Encontro de Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas, Porto, 2017.
    Publicado
  28. Jorge, N.; Gonçalves, M.. "Práticas teóricas ou teorias práticas: o plano de texto em contexto escolar". Trabalho apresentado em 3.º Encontro de Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas, Porto, 2017.
    Publicado
  29. Gonçalves, M.; Jorge, N.. "A configuração dos tipos de discurso nos textos de divulgação científica". Trabalho apresentado em V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo, Rosario, 2017.
    Publicado
  30. Jorge, N.; Gonçalves, M.. "Da pesquisa de informação à produção textual - operações de reformulação em "trabalhos escritos" de alunos do 4.º Ano". Trabalho apresentado em II Encontro Temático APL / ESE - Diálogos entre investigação e as práticas educativas no ensino da língua, Porto, 2017.
    Publicado
  31. Rosa, R.; Leal, L.; Fidalgo, M.; Gonçalves, M.; Jorge, N.. "Organizadores textuais e plano de texto: que relações?". Trabalho apresentado em XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Évora, 2017.
    Publicado
  32. Ribeiros, I.; Jorge, N.. "Leitura e escrita de descrições - análise linguística e percurso didático". Trabalho apresentado em VII Encontro de Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas, Lisboa, 2014.
    Publicado
  33. Jorge, N.; Luís, M. R.. ""Uma Abelha na Chuva", de Carlos de Oliveira: uma análise linguística dos mecanismos de responsabilidade enunciativa". Trabalho apresentado em V Fórum de Partilha Linguística, 2010.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 O percurso didático enquanto dispositivo de ensino da Leitura e da Escrita [Grupo de discussão EntreTextos]
CLUNL / PPGL-UFC (on-line, Portugal)
2023 Implementação e avaliação de percurso didático no Ensino Superior XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2023 A compreensão de "textos informativos" no 2.º CEB - relato e avaliação de percurso didático XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2022 Le projet DiTo (Didática do Texto), dans le cadre du groupe G&T : aperçu global et enjeux grammaticaux
Université de Genève (Genève, Suiça)
2022 Parcours didactiques : conceptualisation et exemples
Université de Genève (Genève, Suiça)
2021 A compreensão do oral no ensino secundário em Portugal: dos documentos curriculares aos manuais escolares [Grupo de trabalho 19 - O lugar da oralidade em sala de aula] IX SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Universidade do Minho (on-line, Portugal)
2021 O ensino da oralidade no ensino do português: documentos curriculares, metodologias, materiais didáticos [palestra] Jornadas de Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa.
Universidade Federal de Ouro Preto (on-line)
2021 Das Aprendizagens Essenciais às práticas de aula [conferência de abertura] Das Aprendizagens Essenciais às Práticas na Aula de Português
Associação de Professores de Português (on-line)
2021 Géneros de texto, leitura e escrita [oficina] Das Aprendizagens Essenciais às práticas na aula de Português
Associação de Professores de Português (on-line)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - 2023 Refletindo e investigando sobre a eficácia da Sequência Didática orientada para a apropriação do género apresentação oral com alunos do 5.º ano do 2.º CEB
Orientador de Inês Pestana Carreira
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Portugue^s, Histo´ria e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2022 Relatório de Tradução de Português para Chinês do "Manual Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas", de José Amoroso (páginas 153-158).
Coorientador
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2021 - 2022 Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEB
Orientador de Márcia Alexandra Costa Gomes
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e de HGP no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2021 - 2022 O contributo da sequência didática para o desenvolvimento da competência compositiva na escrita de alunos do 5.º ano de escolaridade: o caso da carta formal
Coorientador de Cláudia Patrícia Ferreira dos Santos Elias
Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Mestrado)
2021 - 2022 Dislexia Evolutiva Fonológica e o desenvolvimento das competências ortográfica e narrativa: um estudo de caso com alunos do 4.º ano
Coorientador de Carolina Isabel Gomes Marques
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - 2023 III Encontro Nacional sobre Discurso Académico - Complexidade teórica e diversidade didática (2023 - 2023)
Encontro (Coorganizador)
CELGA-ILTEC, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 A revista escolar como projeto de desenvolvimento de pesquisa e de escrita
Arguente principal
Inês da Costa Marcelino (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2023 A leitura como ponto de partida para a alteridade e a compreensão de si
Arguente principal
Carla Miguel Santos Leite Pinho Catalão (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2023 Linguagem Inclusiva: Problemas e Estratégias de Revisão Linguística em Meio Editorial
Arguente principal
Carolina Agostinho Delgado (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022 A cor do silêncio ou o trabalho com o texto poético no ensino secundário - contributos para a construção de um modelo didático dinâmico
Arguente principal
Alexandra Cristina de Faria Maurício Ruivo (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022 Literatura, memória e identidade: Desafios para as aulas de Português
Arguente principal
Sandra Marina dos Santos Sousa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022 Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEB
Orientador
Márcia Alexandra Costa Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022 O contributo da sequência didática para o desenvolvimento da competência compositiva na escrita de alunos do 5.º ano de escolaridade: o caso da carta formal
Orientador
Cláudia Patrícia Ferreira dos Santos Elias (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022 Agir sobre os textos: Contributos para uma (teoria) linguística da revisão tradutológica
Arguente principal
Marta Filipa Gomes Marques Fidalgo (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022 Escrita literária em contexto
Arguente principal
Inês Maria Henriques Teixeira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022 A revista escolar como projeto de desenvolvimento de pesquisa e de escrita
Arguente principal
Inês da Costa Marcelino (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021 Projeto de Doutoramento: Sistematização de glossários nos manuais de História do I e II ciclos do Ensino Secundário Angolano
Arguente principal
Flávio dos Santos (Outro)
Universidade de Évora, Portugal
2021 O género artigo de opinião na aula de Português Língua Materna
Arguente principal
Diogo Filipe Rodrigues Enfermeiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021 A argumentatividade na aula de Português Língua Materna: Uma competência crucial para o desenvolvimento da escrita nos Ensinos Básico e Secundário
Arguente principal
Joana Filipa de Aranha Martins Folgado (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021 Rever para Aprender: A prática da revisão de texto como método de ampliação da percepção crítica e da competência textual de jovens da escola pública
Arguente principal
Luciana Paula Santos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022 - 2022 XI Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação Politécnico de Leiria
2022 - 2022 38.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística Lisboa

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022 - 2022 Comissão Científica da publicação "Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática"
Avaliador
Universidade do Porto, Portugal

CELGA-ILTEC, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - 2022 Revisão científica de Preparação para a Prova Final 2023 - Português, 9.º ano (Porto Editora) Porto Editora, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - 2022 Prática Pedagógica III Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2022 - 2022 Projeto Língua Portuguesa Aplicada (Licenciatura) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - 2021 Reformular, uma questão de géneros? (Arbitragem científica em publicação decorrente de conferência) Universidade do Porto - Faculdade de Letras, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - 2023 Linha d'Água [Dossiê temático Estudos em Gramática, Texto e Discurso] ( 2236-4242)
Distinções

Outra distinção

1998 Bolsa de Estudo por Mérito
Universidade de Coimbra, Portugal