Identification
Personal identification
- Full name
- Noémia de Oliveira Jorge
Citation names
- Jorge, N.
Author identifiers
- Ciência ID
- DE1C-4905-77F4
- ORCID iD
- 0000-0002-1909-5762
Email addresses
- njorge@fcsh.unl.pt (Professional)
- noemia.jorge@ipleiria.pt (Professional)
Addresses
- Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação Ciências Sociais, Departamento de Línguas e Literaturas. ESECS Campus 1 Rua Dr. João Soares Apartado 4045 2411-901 Leiria, 2411-901, Leiria, Leiria, Portugal (Professional)
Knowledge fields
- Humanities - Languages and Literatures - Linguistics
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2009 - 2014
Concluded
|
Linguística (Doutoramento)
Major in Linguística do Texto e do Discurso
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"O género memórias. Análise linguística e perspetiva didáctica" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito bom por unanimidade |
2006 - 2008
Concluded
|
Edição de Texto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"O género editorial "capa". O caso dos romances policiais" (THESIS/DISSERTATION)
|
18 valores |
1996 - 2001
Concluded
|
Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa - Ramo de Formação Educacional (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
17 valores |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2018/09 - Current | Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2023/09 - 2024/02 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Departamento de Estudos Portugueses), Portugal | ||
2017/09 - 2018/01 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2016/02 - 2016/07 | Invited Assistant Professor (University Teacher) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2014/03 - 2016/01 | Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2018/09/01 - 2020 | Docente no Ensino Básico (2.º CEB) | Colégio Verde Água, Portugal |
2001/09 - 2009/08 | Docente no Ensino Básico e Secundário (Português e Latim) | Ministério da Educação, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2009/10 - 2014/02 | O género memórias - Análise linguística e perspetiva didática
SFRH / BD / 61301 / 2009
PhD Student Fellow
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2015 - Current | Projeto estratégico do CLUNL 2015 - 2020 (UID/LIN/03213/2013)
UID/LIN/03213/2013
Researcher
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
2016 - 2017 | Promoção da literacia científica
PGLCP44 - Projeto 139708
Researcher
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluded
|
2014 - 2014 | Projecto Estratégico - UI 3213 - 2014 (PEst-OE/LIN/UI3213/2014)
PEst-OE/LIN/UI3213/2014
Researcher
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Conference paper |
|
Conference poster |
|
Dictionary entry |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Manual |
|
Newspaper article |
|
Online resource |
|
Preface / Postscript |
|
Report |
|
Thesis / Dissertation |
|
Working paper |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2025/08/04 | Da fluência de leitura à leitura expressiva [Oficina] | Oralidade e Literatura no ensino do Português
Associação de Professores de Português (Aveiro, Portugal)
|
2025/08/03 | O conhecimento morfológico ao serviço da compreensão de textos (literários) | 16.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Aveiro, Portugal)
|
2025/06/23 | Princípios e projetos de articulação das componentes da linguagem no ensino e na formação [Mesa redonda] | 8.º Encontro Internacional do ISD
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2025/01/22 | A construção do argumento no texto de opinião oral [Simpósio: "Gêneros orais e seu ensino na Argentina, Brasil e Portugal: questões para reflexão"] | 8.º Encontro Internacional do ISD - Livro de Resumos
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/09/29 | Um percurso didático em torno da descrição de personagens no 8.º ano | VIII Jornadas Pedagógicas: a língua portuguesa como instrumento de acesso ao conhecimento
Universidade de Dili (Dili, Timor-Leste)
|
2023/09/08 | Percursos didáticos, textos literários, reflexão sobre a língua e conceptualização do conhecimento | III Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Complexidade teórica e diversidade didática
Universitat de València (Valência, Spain)
|
2023/09/07 | Facto, opinião e discurso académico no 5.º ano de escolaridade | III Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Complexidade teórica e diversidade didática
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/05/05 | Implementação e avaliação de percurso didático no Ensino Superior | XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2023/05/05 | A compreensão de "textos informativos" no 2.º CEB - relato e avaliação de percurso didático | XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
2023/02/15 | O percurso didático enquanto dispositivo de ensino da Leitura e da Escrita | Entre Textos: Diálogos Transalânticos em Linguística do Discurso
CLUNL / PPGL-UFC (on-line, Portugal)
|
2023/01/26 | Percursos didáticos, didática do texto e questões gramaticais | IV Congrés Internacional sobre l'ensenyament de la gramàtica
Universitat de València (Valência, Spain)
|
2022/10/26 | Dispositivos didáticos orientados para o ensino-aprendizagem de géneros textuais no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo | XXXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/08/12 | Dispositivos didáticos orientados para o ensino-aprendizagem de géneros textuais no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo [Simpósio: "Dispositivos didáticos para a produção de textos (orais e escritos)"] | 2nd International Congress on 21st Century Literacies
Instituto Poltécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2022/08/08 | A apresentação oral no 2.º CEB: relato de sequência didática [Simpósio: "Dispositivos didáticos para a produção de textos (orais e escritos)"] |
Instituto Poltécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2022/06/24 | Le projet DiTo (Didática do Texto), dans le cadre du groupe G&T : aperçu global et enjeux grammaticaux |
Université de Genève (Genève, Switzerland)
|
2022/06/24 | Parcours didactiques : conceptualisation et exemples |
Université de Genève (Genève, Switzerland)
|
2021/11/25 | O ensino da oralidade no ensino do português: documentos curriculares, metodologias, materiais didáticos [Palestra] | Jornadas de Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa.
Universidade Federal de Ouro Preto (on-line, Brazil)
|
2021/11/20 | Configurações linguísticas e funções dos exemplos em textos de divulgação científica | GRATO 2021 - 7th International Conference on Grammar & Text
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/11/19 | Facto e opinião: dos documentos curriculares aos materiais didáticos [Sessão coordenada: "Para o desenvolvimento de competências em linguagens e textos"] | GRATO 2021 - 7th International Conference on Grammar & Text
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2021/10/09 | Escolhas discursivas e construção de materiais didáticos [Mesa redonda] | 2.º Encontro Nacional sobre o Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática
CELGA-ILTEC / CLUP (on-line, Portugal)
|
2021/09/09 | Do esclarecimento da dúvida à escrita académica | 2.º Encontro Nacional sobre o Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática
CELGA-ILTEC / CLUP (on-line, Portugal)
|
2021/09/09 | Posicionamento enunciativo em comentários académicos | 2.º Encontro Nacional sobre o Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática
CELGA-ILTEC / CLUP (on-line, Portugal)
|
2021/07/10 | Avaliação da compreensão da leitura em Provas Finais de Português de 9.º ano (2012-2019) | 14.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Chaves, Portugal)
|
2021/07/10 | Avaliação externa e representativida de autores, textos e modos literários - que relação? | 14.º ENAPP - Avaliação na aprendizagem
Associação de Professores de Português (Chaves, Portugal)
|
2021/07/05 | Manuais escolares de história: plano de texto e (re)construção do conhecimento [Simpósio: “O ensino da multimodalidade e os manuais escolares: uma problemática dos dias atuais”] | VII Congresso Internacional do ISD: Language as Activity: Didatic research and practices in a multilingual world
Universidade do Minho (on-line, Portugal)
|
2021/01/15 | Das Aprendizagens Essenciais às práticas de aula [Conferência] | Das Aprendizagens Essenciais às Práticas na Aula de Português
Associação de Professores de Português (on-line, Portugal)
|
2021/01/15 | Géneros de texto, leitura e escrita [Oficina] | Das Aprendizagens Essenciais às práticas na aula de Português
Associação de Professores de Português (on-line, Portugal)
|
2021 | A compreensão do oral no ensino secundário em Portugal: dos documentos curriculares aos manuais escolares | IX SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa
Universidade do Minho (on-line, Portugal)
|
2020/10/28 | Os textos de contracapa da "Coleção Vampiro": contexto de produção e legitimação do género | XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (on-line, Portugal)
|
2019/12/17 | Géneros (e tipos) textuais: concetualizações do 1.º e 2.º Ciclos doEnsino Básico | Encontro Nacional: Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/12/17 | "Poemas digitais": relato de percurso didático interdisciplinar | I Encontro Nacional: Da formação linguística à práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/07/02 | Textualizar a ciência no contexto português: processos textuais e genológicos [Sessão coordenada: "Gêneros, textos e popularização da ciência"] | VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Porto Alegre, Brazil)
|
2019/06/26 | Text genres, discursive types and possible developmental effects | ARLE 2019: 12th ARLE conference: Languages and texts: learning and developmental approaches
Universidade Nova de Lisboa / ARLE (Lisboa, Portugal)
|
2019/06/26 | Gathering scientific community and lay people: scientific literacy promotion project | ARLE 2019: 12th ARLE conference: Languages and texts: learning and developmental approaches.
Universidade Nova de Lisboa / ARLE (Lisboa, Portugal)
|
2019/06/22 | A escrita de géneros expositivos e argumentativos em diferentes disciplinas da escolaridade básica e secundária [Painel] | VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita - Algumas décadas de investigação e ensino
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019/04/12 | A exposição oral no 5.º ano de escolaridade – relato de percurso didático | 13.º ENAPP - Percursos da interdisciplinaridade em português: dos projetos às práticas
Associação de Professores de Português (Leiria, Portugal)
|
2019/04/12 | Pensar e planificar antes de textualizar | 13.º ENAPP - Percursos da interdisciplinaridade em português: dos projetos às práticas
Associação de Professores de Português (Leiria, Portugal)
|
2019/01/01 | Ensino de gramática e ensino de texto: interpelações e cruzamentos |
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Spain)
|
2018/11/16 | Quem faz o quê e~ este texto? | 18.º WGT – Oficina de trabalho: Que faremos com este texto?
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/09/26 | Contributos para a descrição do género de texto recensão crítica | XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
APL / Universidade Aberta (Lisboa, Portugal)
|
2018/09/08 | Práticas Textuais 17|18 - um exemplo de apropriação de géneros textuais no Ensino Superior | Encontro Nacional sobre Discurso Académico
CELGA-ILTEC / ESECS-PLeiria (Leiria, Portugal)
|
2018/09/07 | Promoção da Literacia Científica: balanços e perspetivas | V Encontro Internacional de Reflexão sobre Discurso Académico
CELGA-ILTEC / IPLeiria (Leiria, Portugal)
|
2018/09/07 | O presente e o futuro da investigação do discurso académico em Portugal [Mesa redonda] | Encontro Nacional sobre Discurso Académico
CELGA-ILTEC / ESECS-IPLeiria (Leiria, Portugal)
|
2018/08/11 | Reflexões sobre o ensino da variação linguística: o português para alunos brasileiros em Portugal | V Seminário de Estudos sobre a Imigração Brasileira na Europa - SIBE "Memória, Herança, Transformação"
Universidade Gabriele d'Annunzio (Pescara, Italy)
|
2018/07/13 | Expor e narrar em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade | III Encontro Temático APL/ESE
Associação Portuguesa de Linguística / Instituto Politécnico de Setúbal (Setíbal, Portugal)
|
2018/07/06 | Introduções e conclusões em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas / III Jornadas Internacionais
de Leitura, Educação e Sucesso Escolar /IV Jornadas Internacionais de Alfabetização
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/04/28 | Análise qualitativa em textos/discursos: diferenças e semelhanças entre textos [Seminário] | Metodologias em Linguística (Seminário de Doutoramento em Linguística - FCSH )
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018 | A Literatura e o valor da Literatura [Mesa-redonda] | Mesa redonda sobre Literatura e o valor da Literatura
Colégio Verde Água (Mafra, Portugal)
|
2017/10/24 | Para uma didatização do género textual "síntese" [Simpósio: "Textos e géneros textuais: o papel da diversidade no ensino da língua"] | VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2017/10/24 | Para uma didatização do género textual “síntese” | Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa - VI SIMELP
Isntituto Poltécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2017/09/29 | Organizadores textuais e plano de texto: que relações? |
APL / Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2017/09/28 | A síntese - da descrição linguística à transposição didática | XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
APL / Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2017/09/08 | O essencial sobre géneros e modos (com uma adenda sobre sequências prototípicas) | 3.º Encontro "A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas"
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/09/08 | Práticas teóricas ou teorias práticas: o plano de texto em contexto escolar | 3.º Encontro "A Linguística na Formação do Professor - das teorias às práticas educativas"
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/08/30 | A configuração dos tipos de discurso nos textos de divulgação científica | V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo
Universidad Nacional de Rosario (Buenos Aires, Argentina)
|
2017/07/07 | Da pesquisa de informação à produção textual – operações de reformulação em “trabalhos escritos” de alunos do 4.º Ano | II Encontro Temático APL/ESE: Diálogos entre a Investigação e as Práticas Educativas no Ensino da Língua
APL / IPPorto (Porto, Portugal)
|
2017/04/17 | Divulgação da ciência na aula de Português | 12.º Encontro da Associação Nacional de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Lisboa, Portugal)
|
2017/04/04 | A síntese nos textos de divulgação científica | 12.º Encontro da Associação Nacional de Professores de Português
Associação de Professores de Português (Lisboa, Portugal)
|
2017 | Os "artigos de divulgação científica" - das práticas sociais de referência à sala de aula | VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2016/11/25 | O discurso relatado em textos de divulgação científica na imprensa portuguesa atual | Colóquio comemorativo dos 40 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/09/21 | O género memórias: Análise linguística e perspetiva didática | Quid Novi? - Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2015/01/15 | A divulgação científica na imprensa atual: representação genológica | 15.º WGT - Representação em G&T
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015 | Oralidade: compreensão e expressão [oficina] | Educação literária e recursos digitais
Instituto Superior de Ciências Educativas / Centro de Formação Loures Oriental (Odivelas, Portugal)
|
2015 | Gramática [oficina] | Educação literária e recursos digitais
Instituto Superior de Ciências Educativas / Centro de Formação Loures Oriental (Odivelas, Portugal)
|
2014/06/27 | Leitura e Escrita de descrições: Análise linguística e percurso didático |
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2014 | O género textual memórias: perspetivas de análise | G&T.Leituras
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2013/07/17 | La configuration linguistique des types de discours dans le genre mémoires | IVèmes Rencontres internationales de l'interactionnisme socio-discursif Activités, textes et langues: leur dynamique interactive
et ses effets
Université de Genève (Genève, Switzerland)
|
2013/07/04 | Do comentar ao comentário: atitudes discursivas e género textual [Oficina] | V Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2012 | Tipos de discurso e construção textual do conhecimento | FCSH/NOVA Graduate Conference in Social Sciences and Humanities - Congresso Doutoral da FCSH
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011/11/24 | A construção discursiva do tempo em português europeu contemporâneo | 3er Simposio Internacional "La percepción del tiempo en lengua y literatura"
Universidad de Ljubljana (Ljubljana, Slovenia)
|
2011/07/02 | O género 'memórias'. Análise linguística e perspetiva didática | 12º WGT - Formação Avançada em Gramática & Texto
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011/05/07 | Mais do mesmo: Da ironia como insulto | 11º WGT - Oficina de Trabalho
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010/12/03 | A discussão de ideias - Proposta de sequência didáctica | II Encontro Internacional do Português - Novos Desafios no Ensino do Português
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2010/10 | Organização temática em relatos autobiográficos de alcoólicos anónimos | XXVI Encontro Nacional da APL
Associação Portuguesa de Linguística (Porto, Portugal)
|
2010/09/16 | "Uma Abelha na Chuva", de Carlos de Oliveira: Responsabilidade e des-responsabilização enunciativa na “confissão pasmosa” de Álvaro Silvestre |
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2010/06/08 | Passado e presente num excerto de "As Pequenas Memórias" de José Saramago | Congresso Internacional Linguagem e Interação II
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo, Brazil)
|
2009/11/21 | A lítotes como estratégia argumentativa | 7º WGT - Negação
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2009/10 | Géneros de texto e ensino da escrita [Oficina] | IV Encontro de reflexão sobre o Ensino da Escrita / II Encontro Nacional de Oficinas de Escrita
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2009/07/03 | A dimensão linguística no género editorial capa - o caso da sinopse | Conferência Internacional Gramática e Texto - GRATO / International Conference on Grammar and Text - GRATO
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2009/05/09 | A dimensão argumentativa no género editorial capa | 6º WGT - Argumentação
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2023 - 2024 | Géneros Textuais: Análise Linguística e Produção Textual Orientada (O Caso de Ensino de Português em Angola)
Co-supervisor of Luzonzo Filipe
|
Doutoramento em Linguística (PhD)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2023 | Compreensão de textos orais no 2.º CEB
Supervisor
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2021 - 2023 | Refletindo e investigando sobre a eficácia da Sequência Didática orientada para a apropriação do género apresentação oral
com alunos do 5.º ano do 2.º CEB
Supervisor of Inês Pestana Carreira
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2022 - 2022 | Relatório de Tradução de Português para Chinês do "Manual Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas", de José Amoroso (páginas
153-158).
Co-supervisor
|
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2021 - 2022 | Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEB
Supervisor of Márcia Alexandra Costa Gomes
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e de HGP no 2.º CEB (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2021 - 2022 | O contributo da sequência didática para o desenvolvimento da competência compositiva na escrita de alunos do 5.º ano de escolaridade:
o caso da carta formal
Co-supervisor of Cláudia Patrícia Ferreira dos Santos Elias
|
Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Master) |
2021 - 2022 | Dislexia Evolutiva Fonológica e o desenvolvimento das competências ortográfica e narrativa: um estudo de caso com alunos do
4.º ano
Co-supervisor of Carolina Isabel Gomes Marques
|
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2020 - 2020 | Relatório do Projeto da Tradução de Português para Chinês do "Guia para a elaboração de citações e referências bibliográficas"
(III)
Co-supervisor
|
Licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada (Degree)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2020 - 2020 | Relatório do Projeto da Tradução de Português para Chinês do "Guia para a elaboração de citações e referências bibliográficas"
(II)
Co-supervisor
|
Licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada (Degree)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2020 - 2020 | Relatório do Projeto da Tradução de Português para Chinês do "Guia para a elaboração de citações e referências bibliográficas"
(I)
Co-supervisor
|
Licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada (Degree)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2020 - 2020 | Relatório da Tradução de "15 Histórias para Incluir - Caso 4"
Co-supervisor
|
Licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada (Degree)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2020 - 2020 | Relatório da Tradução PT-ZH de "15 Histórias para Incluir - Caso 5"
Co-supervisor
|
Língua Portuguesa Aplicada (Degree)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2018 - 2020 | O texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português
Co-supervisor
|
Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2018 - 2020 | Leitura expressiva e compreensão nas aulas de Português e de Língua Estrangeira (Francês)
Co-supervisor
|
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização
de Francês (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2017 - 2017 | Uma experiência de ensino na ótica do enriquecimento lexical. Uma investigação numa turma de 6.º ano
Co-supervisor
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 - 2017 | Textos, contextos, "eu" e o "outro"
Co-supervisor
|
Mestrado em Ensino de Português e de Espanhol (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | Entre o texto e a ilustração - percursos didáticos para a leitura integral de obras literárias
Co-supervisor
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 - 2015 | O jogo enunciativo dos dêiticos de memória em contos, crônicas e parábolas
Co-supervisor
|
Linguística (Other)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2023 - 2023 | III Encontro Nacional sobre Discurso Académico - Complexidade teórica e diversidade didática (2023 - 2023)
Meeting (Co-organisor)
|
CELGA-ILTEC, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020 - 2021 | Formação Docente para a Disciplina de Português Escolas Portuguesas no Estrangeiro (Formação de professores) (2020 - 2021)
Other (Other)
|
DGAE / MEC, Portugal Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2017 - 2017 | Promover a literacia científica em contexto escolar (Formação de professores) (2017 - 2017)
Meeting (Co-organisor)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2011 - 2011 | VI Fórum de Partilha Linguística (2011 - 2011)
Meeting (Co-organisor)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2010 - 2010 | V Fórum de Partilha Linguística (2010 - 2010)
Meeting (Co-organisor)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024 - Current | Investigadora na Rede Internacional de Pesquisas em Tecnologias e Educação - REPETE (GT-1: Géneros textuais da cultura digital)
- Protocolo de Cooperação Académica e Científica entre a Universidade de Pernambuco e o Institutto Poolitécnico de Leiria
Other
|
Universidade de Pernambuco, Brazil
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2020 - Current | Literatura para que te quero? - Ensino Básico (Co-formadora) |
Associação de Professores de Português, Portugal
|
2020 - Current | Literatura para que te quero? - Ensino Secundário (Co-formadora) |
Associação de Professores de Português, Portugal
|
2025 - 2025 | Co-formadora da ação de formação "Competências complexas de leitura" (Formação de formadores)
Other
|
Plano Nacional de Leitura, Portugal
|
2024 - 2024 | XVIII Fórum de Partilha Linguística (Moderação de mesa)
Other
|
XVIII Fórum de Partilha Linguística.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2025 | Luzes e sombras: percursos didáticos sobre o feminino em obras de literatura estudadas nas aulas de Português
(Thesis) Main arguer
|
Renata Sofia Pargana Magalhães Coimbra (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2025 | Prática de apontamentos nas aulas de Português
(Thesis) Main arguer
|
Joana Isabel Félix Honrado (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2025 | Impactos da aplicação de uma estratégia potenciadora da literacia da informação no Ensino Básico
(Thesis) Main arguer
|
Magda Filipa Barradas Mateus da Costa (Other)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa - FCSH, Portugal |
2024 | A escrita como processo e como atividade social no ensino de Português Língua Materna e no Francês Língua Estrangeira
(Thesis) Arguer
|
Joana Sofia Conde Carvalheiro (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2024 | Compreensão de textos orais no 2.º CEB
Supervisor
|
Luís Paulo Gonçalves Reis (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2024 | Desenvolvendo o pensamento crítico: a apreciação crítica nos domínios da oralidade e da escrita
(Thesis) Main arguer
|
Sara Ferrão Ribeiro (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2024 | A Gramática como um (Des)Entrave à Compreensão da Leitura
(Thesis) Main arguer
|
Cassandra Sofia Pereira Câmara (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2024 | A Intervenção do Professor e a Competência Comunicativa dos alunos de Português como Língua Estrangeira/Segunda: um Estudo
de Caso na Perspetiva do Ensino Dialógico
(Thesis) Main arguer
|
Jia Chenxu (Master)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024 | A prática e o prazer da escrita no ensino da língua
(Thesis) Arguer
|
Ana Sofia Vicente Pereira (Master)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024 | A exposição oral formal: a macroestrutura e a coesão textual como dimensões ensináveis no ensino secundário
(Thesis) Arguer
|
Maria Lucília Nogueira (Master)
Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2023 | A revista escolar como projeto de desenvolvimento de pesquisa e de escrita
(Thesis) Main arguer
|
Inês da Costa Marcelino (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2023 | A leitura como ponto de partida para a alteridade e a compreensão de si
(Thesis) Main arguer
|
Carla Miguel Santos Leite Pinho Catalão (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2023 | Linguagem Inclusiva: Problemas e Estratégias de Revisão Linguística em Meio Editorial
(Thesis) Main arguer
|
Carolina Agostinho Delgado (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2023 | Refletindo e investigando sobre a eficácia da Sequência Didática orientada para a apropriação do género apresentação oral
com alunos do 5.º ano do 2.º CEB
Supervisor
|
Inês Pestana Carreira (Master) |
2022 | A cor do silêncio ou o trabalho com o texto poético no ensino secundário - contributos para a construção de um modelo didático
dinâmico
(Thesis) Main arguer
|
Alexandra Cristina de Faria Maurício Ruivo (PhD)
Universidade Aberta, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2022 | Literatura, memória e identidade: Desafios para as aulas de Português
(Thesis) Main arguer
|
Sandra Marina dos Santos Sousa (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2022 | Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEB
Supervisor
|
Márcia Alexandra Costa Gomes (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2022 | O contributo da sequência didática para o desenvolvimento da competência compositiva na escrita de alunos do 5.º ano de escolaridade:
o caso da carta formal
Supervisor
|
Cláudia Patrícia Ferreira dos Santos Elias (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2022 | Agir sobre os textos: Contributos para uma (teoria) linguística da revisão tradutológica
(Thesis) Main arguer
|
Marta Filipa Gomes Marques Fidalgo (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2022 | Escrita literária em contexto
(Thesis) Main arguer
|
Inês Maria Henriques Teixeira (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2021 | Projeto de Doutoramento: Estudo textual-gramatical: articulação entre o Guia prático para o professor e o manual escolar de
Língua portuguesa (5.ª e 6.ª Classes)
(Thesis) Main arguer
|
John Francisco Quitaxi Pedro (Other)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021 | Projeto de Doutoramento: Sistematização de glossários nos manuais de História do I e II ciclos do Ensino Secundário Angolano
(Thesis) Main arguer
|
Flávio dos Santos (Other)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021 | O género artigo de opinião na aula de Português Língua Materna
(Thesis) Main arguer
|
Diogo Filipe Rodrigues Enfermeiro (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2021 | A argumentatividade na aula de Português Língua Materna: Uma competência crucial para o desenvolvimento da escrita nos Ensinos
Básico e Secundário
(Thesis) Main arguer
|
Joana Filipa de Aranha Martins Folgado (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2021 | Rever para Aprender: A prática da revisão de texto como método de ampliação da percepção crítica e da competência textual
de jovens da escola pública
(Thesis) Main arguer
|
Luciana Paula Santos (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2020 | A utilização das TIC nas aulas de Português e de Inglês (língua estrangeira)
(Thesis) Arguer
|
Ana Soraia Paixão dos Santos Rico (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2020 | Texto de opinião: a escrita enquanto processo na aula de Português
Supervisor
|
Ana Sofia Maltinha Martins (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2020 | Literatura e Sociedade - Um percurso a partir da adjetivação em excertos de Eça de Queirós, Miguel Torga e José Saramago
(Thesis) Main arguer
|
Gonçalo Poças (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2020 | Representações Femininas no Ensino-Aprendizagem de Português e de Latim: textos, programas e atividades
(Thesis) Arguer
|
Ana Cláudia Neres Cabral (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2020 | Figurações do agir docente e conceções dos conhecimentos linguísticos na formação inicial de professores de língua portuguesa
no Brasil
(Thesis) Main arguer
|
Bruna Bandeira de Mello Santos (Other)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2019 | Articulação do conteúdo temático entre o guia prático para o professor e o manual escolar
(Thesis) Main arguer
|
John Francisco Quitaxi Pedro (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2019 | Contribuição para a construção de um Livro de Estilo: Análise das práticas de escrita da atividade jornalística do "Jornal
de Angola"
(Thesis) Main arguer
|
Hilariana Mário Domingues (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2019 | Definições dos conteúdos do manual de História da 7.ª classe do I Ciclo do ensino angolano: proposta da construção de um glossário,
numa perspetiva didático-pedagógica
(Thesis) Main arguer
|
Flávio Jorge de Oliveira dos Santos (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2019 | Primeiros passos no mundo editorial: uma experiência na editora Ponto de Fuga
(Thesis) Main arguer
|
Rita Bettencourt (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2018 | Estratégias de motivação para o desenvolvimento da leitura e da escrita
(Thesis) Main arguer
|
Cláudia Gama da Silva Mouta Pinto (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2018 | Hábitos e atitudes positivas face à leitura e à escrita em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
|
Ana Vanessa Branquinho da Fonseca (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2017 | Uma Viagem pelos Sentidos da Escrita - Diferentes funções da escrita na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Main arguer
|
Sílvia Maria Ramos Silva Santos (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2016 | Pelos textos é que vamos: percursos intertextuais no ensino do Português e do Latim
(Thesis) Arguer
|
Leonor Isabel Duarte de Moura e Silva (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016 | Arte: contributos para a aprendizagem do Português e do Francês
(Thesis) Arguer
|
Ana Filipa Fernandes Ferreira (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016 | Entre o texto e a ilustração - percursos didáticos para a leitura integral de obras literárias
Supervisor
|
Soraia Vala Silva (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2016 | Escrever é pensar duas vezes: O mundo, o texto e eu
(Thesis) Arguer
|
Joana Rita Galucho Baião (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2016 | Os mitos como recurso didático na aula de Português e de Latim
(Thesis) Arguer
|
Diana Sofia Guerra de Frias (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 | O texto descritivo no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um percurso didático ativador das competências ortográfica e compositiva
(Thesis) Arguer
|
Ana Marta Afonso Vaz Rendeiro Bruno de Paiva (Master)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015 | Formas de interação entre escrita e oralidade no ensino de géneros de texto
(Thesis) Arguer
|
Aurora Maria Barradas Teles Antunes (Master)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Ad Hoc journal article review
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2025 - 2025 | DELTA (Ensino e aprendizagem de línguas: Orientações gramaticais e discursivas) (1678- 460X) | |
2023 - 2023 | Linha d'Água [Dossiê temático Estudos em Gramática, Texto e Discurso] ( 2236-4242) | |
2020 - 2020 | Indagatio Didactica (CIDTFF - UA) (1647-3582) | Universidade de Aveiro |
2020 - 2020 | Revista da Associação Portuguesa de Linguística, n.º 7 (2183-9077) | Associação Portuguesa de Linguística |
2020 - 2020 | Revista de História da Sociedade e da Cultura (1645-2259) | Universidade de Coimbra |
2018 - 2018 | Calidoscópio (2177-6202) |
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2015 - Current | Associação de Professores de Português | Sócio |
2009 - Current | Associação Portuguesa de Linguística | Sócio |
2010 - 2012 | Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2025 - Current | Membro do Grupo de Trabalho no âmbito do plano de Ação para a Leitura de Leiria (ESECS-IPLeiria, Despacho n.º 24-2025 de 30
de abril)
Member
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2025 - Current | Co-editora da revista Palavras
Other
|
Associação de Professores de Português, Portugal |
2024 - Current | Membro da "Rede Internacional de Pesquisa em Tecnologias e Educação - REPETE" (protocolo de Cooperação Académica e Científica
entre a Universidade de Pernambuco e o Instituto Politécnico de Leiria)
Member
|
Universidade Católica de Pernambuco, Brazil Instituto Politécnico de Leiria - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2019 - Current | Editor Executivo da revista Palavras (Associação de Professores de Português)
Other
|
Associação de Professores de Português, Portugal |
2024 - 2025 | Membro do Grupo de Trabalho no âmbito do Plano de Leitura de Leiria (ESECS-IPLeiria, Despacho n.º 8-25 de 13 de fevereiro)
Member
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2019 - 2021 | Editor Executivo da revista Palavras em linha (Associação de Professores de Português)
Other
|
Associação de Professores de Português, Portugal |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2025 - 2025 | 8.º Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo | Universidade Nova de Lisboa |
2025 - 2025 | XIV Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos de Investigação (IPCE) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - IPLeiria |
2025 - 2025 | XII Encontro Nacional da Associação de Professores de Português | Universidade de Aveiro |
2024 - 2024 | XIII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação - IPCE 2024 | Leiria (ESECS-IPLeiria) |
2024 - 2024 | XVIII Fórum de Partilha Linguística | Lisboa (NOVA FCSH) |
2023 - 2023 | 39.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Lisboa |
2023 - 2023 | XII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação - IPCE 2023 | Leiria |
2022 - 2022 | XI Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação | Leiria (ESECS-IPLeiria) |
2022 - 2022 | 38.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Lisboa |
2022 - 2022 | XI Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação | Leiria (ESECS-IPLeiria) |
2021 - 2021 | XV(21) Fórum de Partilha Linguística | Universidade Nova de lisboa (modo on-line) |
2021 - 2021 | X Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação | Politécnico de Leiria (modo on-line) |
2021 - 2021 | ENDA 2 - Encontro Nacional sobre Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática | Universidade de Coimbra (modo on-line) |
2021 - 2021 | GRATO 2021 - 7.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto | Universidade Nova de Lisboa |
2020 - 2020 | XV Fórum de Partilha Linguística | [Devido à pandemia, o Fórum não foi realizado ] |
2020 - 2020 | XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Modo on-line |
2019 - 2019 | Reformuler, une question de genres? / Reformular, uma questão de géneros? | Universidade do Porto |
2019 - 2019 | VIII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE) | Instituto Politécnico de Leiria - ESECS |
2019 - 2019 | VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita | Universidade de Aveiro |
2019 - 2019 | XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | Universidade do Minho |
2018 - 2018 | VI Fórum de Linguística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Línguas | Universidade Nova de Lisboa |
2016 - 2016 | Jornadas Pedagógicas - O Supervisor como Líder de Comunidades Inclusivas Aprendentes | Insituto Superior de Ciências Educativas |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Revisão científica de Preparação para a Prova Final 2023 - Português, 9.º ano (Porto Editora) | Porto Editora, Portugal |
2021 - 2021 | Auditoria dos exames de Literatura Portuguesa (Prova 734), elaborados pelo IAVE, em representação da Associação de Professores de Português | Instituto de Avaliação Educativa, Portugal |
2018 - 2020 | Auditoria dos exames de Português -12.º ano (Prova 639), elaborados pelo IAVE, em representação da Associação de Professores de Português | Instituto de Avaliação Educativa, Portugal |
2018 - 2018 | Avaliação do relatório de Progresso de Tese de Doutoramento em Linguística (Especialidade em Linguística do Texto e do Discurso) apresentado por Marta Filipa Gomes Marques Fidalgo | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2018 - 2018 | Avaliação do relatório de Progresso de Tese de Doutoramento em Linguística (Especialidade em Linguística do Texto e do Discurso) apresentado por Natalia Valentina Viti ("Dificuldades de escrita em diferentes níveis de ensino : o caso angolano") | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2025 - Current | Métodos e Técnicas de Intervenção em Comunicação e Motricidade | Mestrado em Educação Especial - DCM PL (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2021 - Current | Prática Pedagógica de Português, História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico II | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2020 - Current | Prática Pedagógica em Português, História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico I | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2019 - Current | Processamento da Leitura e da Escrita | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2018 - Current | Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2025 - 2025 | Didática da Língua | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2024 - 2025 | Análise do Discurso | Tradução e Interpretação: Português/Chinês - Chinês/Português (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2019 - 2025 | Linguística do Português I | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2023 - 2024 | Expressão e Argumentação | Licenciatura em Estudos Portugueses (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2020 - 2024 | Didática do Português I | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2022 - 2023 | Linguística do Texto e Géneros Textuais | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e HGP no 2.º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2022 - 2022 | Prática Pedagógica III | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2022 - 2022 | Projeto | Língua Portuguesa Aplicada (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal |
2020 - 2020 | Projeto | Língua Portuguesa Aplicada (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2019 - 2019 | Linguística do Português II | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2019 - 2019 | Estágio de atualização linguística, cultural e pedagógica | (Outros) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Workshop de escrita académica para alunos internacionais | (Outros) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2018 - 2019 | Géneros Textuais I | Língua Portuguesa Aplicada (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2018 - 2019 | Redação em Português III | Língua Portuguesa Aplicada (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2018 - 2019 | Português para fins específicos (Direito) | Tradução e Interpretação: Português/Chinês - Chinês/Português (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
2018 - 2019 | Ensinar Português: conteúdos, estratégias e materiais (Curso de Verão) | Escola de Verão - NOVA FCSH (Outros) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2017/09 - 2018/01/31 | Linguística do Texto | Ciências da Linguagem (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2017 - 2018 | Discurso e Tradução | (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
2017 - 2018 | Práticas Textuais | Ciências da Linguagem (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Teorias e Práticas de Escrita e Revisão de Texto | Consultoria e Revisão Linguística (Mestrado integrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Didática do Português II | (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | Ensino de Português Língua Materna (L1) | (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2015 - 2016 | Literatura para a Infância e Juventude | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2015 - 2016 | Educação Literária | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2015 - 2015 | Didática do Português | Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2014 - 2015 | Educação Literária no Ensino Básico | Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2014 - 2014 | Didática da Língua Portuguesa | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2025 - 2025 | Comissão científica do 6.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português | ||
2024 - 2024 | Comissão Científica da publicação "Discurso académico: Complexidade teórica e diversidade didática"
Evaluator
|
CELGA-ILTEC, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
|
2022 - 2022 | Comissão Científica da publicação "Discurso Académico: Conhecimento Disciplinar e Apropriação Didática"
Evaluator
|
Universidade do Porto, Portugal CELGA-ILTEC, Portugal |
|
2021 - 2021 | Comissão Científica da publicação "Reformular, uma questão de géneros?" | Universidade do Porto - Faculdade de Letras, Portugal | |
2019 - 2019 | Comissão Científica da publicação "Discurso Académico: Uma área disciplinar em construção" | Instituto Politécnico de Leiria, Portugal CELGA/ILTEC, Portugal |
|
2018 - 2018 | Comissão Científica da publicação "Grammar and Text: Selected Papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing" | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Interview (tv / radio show)
Program | Topic | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Páginas de Português | Apresentação oral no contexto de sala de aula |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2025 - 2025 | Júri do Prémio Emília Amor de investigação em Didática do Português - APP, Edição de 2024 | Associação de Professores de Português, Portugal |
Distinctions
Other distinction
1998 | Bolsa de Estudo por Mérito
Universidade de Coimbra, Portugal
|