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Márcia Maria Fonseca Eugénio Gonçalves. Concluiu o Doutoramento em Ciências Empresariais pela Universidade do Porto em 2014, o Mestrado na mesma área em 2007 e a Licenciatura em Psicologia em 2004. É Técnica Superior na Universidade do Porto e docente no ISAG. Publicou vários trabalhos em actas de eventos e revistas científicas. Orientou várias dissertações de mestrado nas áreas de Economia e Gestão e Psicologia bem como arguiu vários trabalhos finais de mestrado. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão, Marketing e Psicologia.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Márcia Maria Fonseca Eugénio Gonçalves

Nomes de citação

  • Gonçalves, Márcia Maria Fonseca Eugénio
  • Gonçalves, Márcia
  • Gonçalves, M.
  • Márcia Gonçalves

Identificadores de autor

Ciência ID
DA14-C9D1-C7F3
ORCID iD
0000-0001-6266-0141

Endereços de correio eletrónico

  • marcia.goncalves@isag.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2014/09/23
Concluído
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Marketing e Estratégia
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"Variações na publicidade em videojogos: Efeito ao nível das atitudes, memória e sentimentos de adolescentes e pré-adolescentes." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2014/09/23
Concluído
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Especialização em Marketing e Estratégia
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2007/03
Concluído
Ciências Empresariais (Mestrado)
Especialização em Marketing
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2004/07
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Consulta Psicológica de Jovens e Adultos
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2015/02 - 2017/07 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014/09 - 2016/07 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/10 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade do Porto, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mariana Machado; Gonçalves, Márcia. "Sensory marketing in optimizing consumer experience, emotional connection and loyalty - The CLAUS Porto case". Trabalho apresentado em International Conference of Applied Business and Management (ICABM2022), Porto, 2022.
    Publicado
  2. Mendes, E.; Gonçalves, Márcia; Sousa, B.. "The role of technologies in relationship management and internal marketing: an approach in the hospital sector". Trabalho apresentado em ICMarkTech 2020, 2020.
    Publicado
  3. Mendes, E.; Gonçalves, Márcia. "The Role Of Technologies In Relationship Management And Internal Marketing: A Preliminary Conclusion". Trabalho apresentado em 3rd International Conference of Applied Business and Management (ICABM2020), Porto, 2020.
    Publicado
  4. Gonçalves, Márcia Maria Fonseca Eugénio. "The impact of different levels of ingame advertising on the attitudes of teens and tweens". Trabalho apresentado em Child and Teen Consumption 2012, Milão, 2012.
    Publicado
  5. Gonçalves, Márcia Maria Fonseca Eugénio. "CLICK TO PLAY! Online Gaming Advertising for Teens and Tweens and the Impact on Attitudes and Feelings". Trabalho apresentado em Child and Teen Consumption 2010, Campus Norrköping, 2010.
    Publicado
  6. Gonçalves, Márcia Maria Fonseca Eugénio. ""The format and familiarity of Music in Radio Ads: Impact on attitudes and recall". Trabalho apresentado em 6th International Conference on Research in Advertising (ICORIA), Lisboa, 2007.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Mendes, E.; Gonçalves, Márcia. "The Role of Technologies in Relationship Management and Internal Marketing: a preliminary contribution". Global Research Review 1 2 (2021): 1-11.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Oliveira, D.; Gonçalves, Márcia; Sousa, B.. "THE RELATIONSHIP BETWEEN EXPERIENTIAL MARKETING AND DETERMINANTS OF QUALITY SERVICE IN THE BANKING MARKET". Quality - Access to Success 21 178 (2020): 61-67.
    Publicado
  3. Oliveira, D.; Gonçalves, Márcia. "A Gestão de Clientes e Lealdade com Recurso ao Marketing Experiencial: uma perspetiva teórica.". European Journal of Applied Business Management 6 1 (2020): 48-61.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Gonçalves, Márcia Maria Fonseca Eugénio. "The role of relational marketing on the consumer buying decision of travel agencies". Marketing & Tourism Review (2019): https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/5033.
    https://doi.org/10.29149/mtr.v4i1.5033
  5. Gonçalves, Márcia; Domingues, C.. "O valor da marca e a perspetiva do cliente: um estudo aplicado ao setor de tecnologia da informação e documentação". European Journal of Applied Business and Management 5 1 (2019): 31-49.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Gonçalves, Márcia. "The Role of Technologies in Relationship Management and Internal Marketing: An Approach in the Health Management". 733-747. Springer Singapore, 2021.
    10.1007/978-981-33-4183-8_59
  2. Gonçalves, Márcia. "Relationship Marketing and Communication as a Driver of Fundraising Loyalty and Success in Non-Profit Organizations". In A Theoretical Perspective, 62-77. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-6799-9.ch004
  3. "The Role of Technologies in Relationship Management and Internal Marketing". In An Approach in the Health Sector, 213-237. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-7263-4.ch010
  4. Gonçalves, Márcia Maria Fonseca Eugénio. "The format and familiarity of Music in Radio Ads: Impact on attitudes and recall". In New Trends in Advertising Research, 429-445. Lisboa, Portugal: Sílabo, 2008.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Pedro Tato; Gonçalves, Márcia. "Creating value from a technical support service". Trabalho apresentado em International Conference on Applied Business and Management (ICABM2022), Porto, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Márcia Maria Fonseca Eugénio Gonçalves. "Variações na publicidade em videojogos: Efeito ao nível das atitudes, memória e sentimentos de adolescentes e pré-adolescentes". Doutoramento, 2014. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/76576.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/07/15 O MARKETING SENSORIAL NA OTIMIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA, CONEXÃO EMOCIONAL E LEALDADE DO CONSUMIDOR – O CASO CLAUS PORTO International Conference of Applied Business and Management (ICABM2022)
Instituto Superior de Administração e Gestão (Porto, Portugal)
2020/06/26 The Role Of Technologies In Relationship Management And Internal Marketing: A Preliminary Conclusion 3rd International Conference of Applied Business and Management (ICABM2020)
ISAG (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/09 - Atual Ética no Marketing Relacional: o setor dos seguros
Orientador
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - Atual ESTRATÉGIAS DE BRANDING E O ENVOLVIMENTO DOS CLIENTES
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2016 - Atual A influência da marca na análise do comportamento do consumidor na área da cosmética
Orientador
Gestão Comercial (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2021/09 - 2022/09 A tecnologia e os serviços enquanto determinantes de lealdade – O caso da marca Bosch
Orientador
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021/09 - 2022/02 CRIAÇÃO DE VALOR A PARTIR DE UM SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA
Orientador
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021/09 - 2022/02 O Marketing Sensorial na Otimização da Experiência, Conexão Emocional e Lealdade do Consumidor – o Caso Claus Porto
Orientador
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/09 - 2021/07 O Papel Do Brand Love E Das Redes Sociais No Relacionamento Com As Novas Gerações: Caso Porsche (relatório de estágio)
Orientador
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/09 - 2021/07 Marketing Relacional no setor joalheiro (relatório de estágio)
Orientador
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020/10/01 O E-Commerce E O Controlo Dos Meios De Pagamento Online – Caso De Estudo Sonae
Orientador
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020/07/30 O Marketing Relacional e o fundraising nas OSFL - o caso Acreditar
Orientador
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020/06/18 O papel das Tecnologias na Gestão de Relacionamentos e no Marketing Interno: uma abordagem no setor hospitalar.
Coorientador
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2018 - 2019/10/25 Empresas Familiares - perfil de liderança e seu impacto na sucessão.
Orientador
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2018 A relação do marketing experiencial e os determinantes da lealdade do consumidor. Um estudo aplicado ao mercado de serviços bancários.
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2018 Valor da Marca no Consumidor: Estudo exploratório no Mercado de Printing
Orientador
Direção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 - 2018 "Valor da marca no consumidor - estudo exploratório da marca Xerox"
Orientador
Direcção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 - 2018 "A Relação entre o Marketing Experiencial e Determinantes da Lealdade do Consumidor no Mercado Bancário"
Orientador
Direcção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2015 - 2015 Marketing Digital de Performance no Facebook – Fatores de Sucesso através da perspetiva do Cliente
Orientador
Marketing de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2014 - 2014 O efeito da discriminação de preços em clientes novos e atuais em serviços
Coorientador
Marketing de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2013 - 2013 In-Game Advertising: efeitos na memorização e avaliação do jogo por crianças e adolescentes
Coorientador
Marketing de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/10/11 Efeito da utilização de animais como personagens de videojogos
Arguente
Cláudia dos Santos Teixeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/10/18 O impacto do Marketing Relacional na decisão de compra do consumidor das agências de viagem.
Arguente
Vítor Hugo Cunha da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2018 Contributo Para O Storytelling E Customer Experience De Uma Marca De Carros Desportivos João Manuel Pires Marrão (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 Marketing Relacional no contexto de uma entidade sem fins lucrativos – Associação Empresarial de Paços de Ferreira Carlos Gomes Pimentel Pires (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 Influência da Publicidade em Videojogos em Jovens-Adultos Andreia Arantes Morais (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2017 Identifying New International Customers for Alfândega Porto Congress Centre Dhekra Lachheb (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2015 Efeitos da publicidade em plataformas de música streaming na memória e atitude do consumidor Ana Pedro Machado (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2015 Estudo experimental da eficácia da publicidade em jogos de tablet João Vinagre (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2015 Marketing Digital de Performance no Facebook – Fatores de Sucesso através do Comportamento do Utilizador
Arguente
Nânci Nair Pestana Vieira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/06 - 2020/06 3rd International Conference of Applied Business and Management (ICABM2020) Porto

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/04/30 - Atual Marketing Relacional e CRM Curso de Gestão aplicada ao Turismo e Hotelaria (Outros) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/06 - Atual Membro da Comissão Científica e do Comité de Revisores
Membro
2022/07/14 - 2022/07/15 Comissão Científica da International Conference of Applied Business and Management (ICABM2022)
Membro
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/06 - 2020/06 Comissão Científica da 3rd International Conference of Applied Business and Management (ICABM2020)
Membro
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal