???global.info.a_carregar???
Márcia Maria Fonseca Eugénio Gonçalves. Concluiu o Doutoramento em Ciências Empresariais pela Universidade do Porto em 2014, o Mestrado na mesma área em 2007 e a Licenciatura em Psicologia em 2004. É Técnica Superior na Universidade do Porto e docente no ISAG. Publicou vários trabalhos em actas de eventos e revistas científicas. Orientou várias dissertações de mestrado nas áreas de Economia e Gestão e Psicologia bem como arguiu vários trabalhos finais de mestrado. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão, Marketing e Psicologia.
Identification

Personal identification

Full name
Márcia Maria Fonseca Eugénio Gonçalves

Citation names

  • Gonçalves, Márcia Maria Fonseca Eugénio
  • Gonçalves, Márcia
  • Gonçalves, M.
  • Márcia Gonçalves

Author identifiers

Ciência ID
DA14-C9D1-C7F3
ORCID iD
0000-0001-6266-0141

Email addresses

  • marcia.goncalves@isag.pt (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Psychology
  • Social Sciences
  • Social Sciences - Economics and Business

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1)
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2014/09/23
Concluded
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Major in Especialidade: Marketing e Estratégia
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"Variações na publicidade em videojogos: Efeito ao nível das atitudes, memória e sentimentos de adolescentes e pré-adolescentes." (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado com distinção
2014/09/23
Concluded
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Major in Marketing e Estratégia
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2007/03
Concluded
Ciências Empresariais (Mestrado)
Major in Marketing
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2004/07
Concluded
Psicologia (Licenciatura)
Major in Consulta Psicológica de Jovens e Adultos
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2016/09 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2015/02 - 2017/07 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014/09 - 2016/07 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2015 - 2016 Assistant Professor (University Teacher) Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2004/10 - Current Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade do Porto, Portugal
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Gonçalves, Márcia. "The Role of Technologies in Relationship Management and Internal Marketing: An Approach in the Health Management". 733-747. Springer Singapore, 2021.
    10.1007/978-981-33-4183-8_59
  2. Gonçalves, Márcia. "Relationship Marketing and Communication as a Driver of Fundraising Loyalty and Success in Non-Profit Organizations". In A Theoretical Perspective, 62-77. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-6799-9.ch004
  3. "The Role of Technologies in Relationship Management and Internal Marketing". In An Approach in the Health Sector, 213-237. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-7998-7263-4.ch010
  4. Gonçalves, Márcia Maria Fonseca Eugénio. "The format and familiarity of Music in Radio Ads: Impact on attitudes and recall". In New Trends in Advertising Research, 429-445. Lisboa, Portugal: Sílabo, 2008.
    Published
Conference abstract
  1. Pedro Tato; Gonçalves, Márcia. "Creating value from a technical support service". Paper presented in International Conference on Applied Business and Management (ICABM2022), Porto, 2022.
    Published
Conference paper
  1. Mariana Machado; Gonçalves, Márcia. "Sensory marketing in optimizing consumer experience, emotional connection and loyalty - The CLAUS Porto case". Paper presented in International Conference of Applied Business and Management (ICABM2022), Porto, 2022.
    Published
  2. Mendes, E.; Gonçalves, Márcia; Sousa, B.. "The role of technologies in relationship management and internal marketing: an approach in the hospital sector". Paper presented in ICMarkTech 2020, 2020.
    Published
  3. Mendes, E.; Gonçalves, Márcia. "The Role Of Technologies In Relationship Management And Internal Marketing: A Preliminary Conclusion". Paper presented in 3rd International Conference of Applied Business and Management (ICABM2020), Porto, 2020.
    Published
  4. Gonçalves, Márcia Maria Fonseca Eugénio. "The impact of different levels of ingame advertising on the attitudes of teens and tweens". Paper presented in Child and Teen Consumption 2012, Milão, 2012.
    Published
  5. Gonçalves, Márcia Maria Fonseca Eugénio. "CLICK TO PLAY! Online Gaming Advertising for Teens and Tweens and the Impact on Attitudes and Feelings". Paper presented in Child and Teen Consumption 2010, Campus Norrköping, 2010.
    Published
  6. Gonçalves, Márcia Maria Fonseca Eugénio. ""The format and familiarity of Music in Radio Ads: Impact on attitudes and recall". Paper presented in 6th International Conference on Research in Advertising (ICORIA), Lisboa, 2007.
    Published
Journal article
  1. Mendes, E.; Gonçalves, Márcia. "The Role of Technologies in Relationship Management and Internal Marketing: a preliminary contribution". Global Research Review 1 2 (2021): 1-11.
    Open access • Published
  2. Oliveira, D.; Gonçalves, Márcia; Sousa, B.. "THE RELATIONSHIP BETWEEN EXPERIENTIAL MARKETING AND DETERMINANTS OF QUALITY SERVICE IN THE BANKING MARKET". Quality - Access to Success 21 178 (2020): 61-67.
    Published
  3. Oliveira, D.; Gonçalves, Márcia. "A Gestão de Clientes e Lealdade com Recurso ao Marketing Experiencial: uma perspetiva teórica.". European Journal of Applied Business Management 6 1 (2020): 48-61.
    Open access • Published
  4. Gonçalves, Márcia Maria Fonseca Eugénio. "The role of relational marketing on the consumer buying decision of travel agencies". Marketing & Tourism Review (2019): https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/5033.
    https://doi.org/10.29149/mtr.v4i1.5033
  5. Gonçalves, Márcia; Domingues, C.. "O valor da marca e a perspetiva do cliente: um estudo aplicado ao setor de tecnologia da informação e documentação". European Journal of Applied Business and Management 5 1 (2019): 31-49.
    Open access • Published
Thesis / Dissertation
  1. Márcia Maria Fonseca Eugénio Gonçalves. "Variações na publicidade em videojogos: Efeito ao nível das atitudes, memória e sentimentos de adolescentes e pré-adolescentes". PhD, 2014. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/76576.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2022/07/15 O MARKETING SENSORIAL NA OTIMIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA, CONEXÃO EMOCIONAL E LEALDADE DO CONSUMIDOR – O CASO CLAUS PORTO International Conference of Applied Business and Management (ICABM2022)
Instituto Superior de Administração e Gestão (Porto, Portugal)
2020/06/26 The Role Of Technologies In Relationship Management And Internal Marketing: A Preliminary Conclusion 3rd International Conference of Applied Business and Management (ICABM2020)
ISAG (Porto, Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2020/09 - Current Ética no Marketing Relacional: o setor dos seguros
Supervisor
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - Current ESTRATÉGIAS DE BRANDING E O ENVOLVIMENTO DOS CLIENTES
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2016 - Current A influência da marca na análise do comportamento do consumidor na área da cosmética
Supervisor
Gestão Comercial (Master)
Universidade do Porto, Portugal
2021/09 - 2022/09 A tecnologia e os serviços enquanto determinantes de lealdade – O caso da marca Bosch
Supervisor
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021/09 - 2022/02 CRIAÇÃO DE VALOR A PARTIR DE UM SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA
Supervisor
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2021/09 - 2022/02 O Marketing Sensorial na Otimização da Experiência, Conexão Emocional e Lealdade do Consumidor – o Caso Claus Porto
Supervisor
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/09 - 2021/07 O Papel Do Brand Love E Das Redes Sociais No Relacionamento Com As Novas Gerações: Caso Porsche (relatório de estágio)
Supervisor
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/09 - 2021/07 Marketing Relacional no setor joalheiro (relatório de estágio)
Supervisor
Mestrado em Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020/10/01 O E-Commerce E O Controlo Dos Meios De Pagamento Online – Caso De Estudo Sonae
Supervisor
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020/07/30 O Marketing Relacional e o fundraising nas OSFL - o caso Acreditar
Supervisor
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2019 - 2020/06/18 O papel das Tecnologias na Gestão de Relacionamentos e no Marketing Interno: uma abordagem no setor hospitalar.
Co-supervisor
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2018 - 2019/10/25 Empresas Familiares - perfil de liderança e seu impacto na sucessão.
Supervisor
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2018 A relação do marketing experiencial e os determinantes da lealdade do consumidor. Um estudo aplicado ao mercado de serviços bancários.
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2018 Valor da Marca no Consumidor: Estudo exploratório no Mercado de Printing
Supervisor
Direção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 - 2018 "Valor da marca no consumidor - estudo exploratório da marca Xerox"
Supervisor
Direcção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 - 2018 "A Relação entre o Marketing Experiencial e Determinantes da Lealdade do Consumidor no Mercado Bancário"
Supervisor
Direcção Comercial e Marketing (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2015 - 2015 Marketing Digital de Performance no Facebook – Fatores de Sucesso através da perspetiva do Cliente
Supervisor
Marketing de Serviços (Master)
Universidade do Porto, Portugal
2014 - 2014 O efeito da discriminação de preços em clientes novos e atuais em serviços
Co-supervisor
Marketing de Serviços (Master)
Universidade do Porto, Portugal
2013 - 2013 In-Game Advertising: efeitos na memorização e avaliação do jogo por crianças e adolescentes
Co-supervisor
Marketing de Serviços (Master)
Universidade do Porto, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2019/10/11 Efeito da utilização de animais como personagens de videojogos
(Thesis) Arguer
Cláudia dos Santos Teixeira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2018/10/18 O impacto do Marketing Relacional na decisão de compra do consumidor das agências de viagem.
(Thesis) Arguer
Vítor Hugo Cunha da Silva (Master)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2018 Contributo Para O Storytelling E Customer Experience De Uma Marca De Carros Desportivos João Manuel Pires Marrão (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 Marketing Relacional no contexto de uma entidade sem fins lucrativos – Associação Empresarial de Paços de Ferreira Carlos Gomes Pimentel Pires (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2017 Influência da Publicidade em Videojogos em Jovens-Adultos Andreia Arantes Morais (Master)
Universidade do Porto, Portugal
2017 Identifying New International Customers for Alfândega Porto Congress Centre Dhekra Lachheb (Master)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2015 Efeitos da publicidade em plataformas de música streaming na memória e atitude do consumidor Ana Pedro Machado (Master)
Universidade do Porto, Portugal
2015 Estudo experimental da eficácia da publicidade em jogos de tablet João Vinagre (Master)
Universidade do Porto, Portugal
2015 Marketing Digital de Performance no Facebook – Fatores de Sucesso através do Comportamento do Utilizador
(Thesis) Arguer
Nânci Nair Pestana Vieira (Master)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2021/06 - Current Membro da Comissão Científica e do Comité de Revisores
Member
2022/07/14 - 2022/07/15 Comissão Científica da International Conference of Applied Business and Management (ICABM2022)
Member
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2020/06 - 2020/06 Comissão Científica da 3rd International Conference of Applied Business and Management (ICABM2020)
Member
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2020/06 - 2020/06 3rd International Conference of Applied Business and Management (ICABM2020) Porto

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2020/04/30 - Current Marketing Relacional e CRM Curso de Gestão aplicada ao Turismo e Hotelaria (Outros) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal