???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sofia Maria Veríssimo Catarreira

Nomes de citação

  • Sofia Veríssimo

Identificadores de autor

Ciência ID
D91C-19C5-CDB7
ORCID iD
0000-0002-8461-7619

Endereços de correio eletrónico

  • sofiaverissimo@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática - Matemática Aplicada
Formação
Grau Classificação
2013
Concluído
Didáctica da Matemática (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
"A INTRODUÇÃO DAS IDEIAS DA TEORIA DOS CONCEITOS NUCLEARES NO ENSINO DA GEOMETRIA E AS SUAS IMPLICAÇÕES " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Apto cum Laude
2007
Concluído
Diploma de Estudios Avanzados (Diplôme d´études supérieures)
Especialização em Fisíca y Matemática
Universidad de Extremadura, Espanha
"La constante de Neumann-Jordan de un Espacio de Banach”, dirigida por Dr. Juan Sancho Salas e Dr. Javier Alonso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Notable
2003/01/15
Concluído
Ensino da Matemática (Licenciatura)
Especialização em Matemática
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
14,2
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2011 - 2012 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior Agrária de Elvas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003 - 2008 Formador Instituto de Emprego e Formação Profissional, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/03 - 2022/06/26 Projeto Demola | Gestão de Projetos em Co-Criação
Co-Facilitador
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2009 - 2011 Estado de la Informática en los Centros de Infantil y Primaria de Extremadura
PRI09A005
Investigador
Junta de Extremadura, Espanha

Universidad de Extremadura, Espanha
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Teresa Alzás; Ana Caballero Carrasco; Sofia Veríssimo. "Análisis mediante representación gráfica de los aspectos socials, emocionales y cognitivos en pacientes con Diabetes Mellitus". Trabalho apresentado em In atas 8.º Congresso Ibero-americano de Investigação Qualitativa, 2019.
    Publicado
  2. Luís Soto; Ana Caballero; Teresa Alzás García; Sofia Veríssimo; García,Luis Manuel Casas; Luis Manuel Soto Ardila; Teresa Alzás; García, Luis Manuel Casas; Universidad de Extremadura, Grupo de Investigação CiberDidact, Badajoz. "Actitudes ante las Matemáticas: Análisis cualitativo del conocimiento grupal mediante software de representación de redes sociales". Trabalho apresentado em 8.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Lisboa, 2019.
    Publicado
  3. González, Ricardo Luengo;; García, Luis Manuel Casas;; Lopes, Vitor Godinho;; Juan Angel Contreras; Violeta Hidalgo; Sofia Veríssimo; José Luís Carvalho; et al. "Teorá de los Conceptos Nucleares y Aplicaciones". Trabalho apresentado em In atas 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Porto, 2016.
    Publicado
  4. Teresa Alzás García; García,Luis Manuel Casas; González,Ricardo Luengo; José Luís Carvalho; Sofia Veríssimo. "Revisión metodológica de la triangulación como estrategia de investigación". Trabalho apresentado em 6.º simpósio Internacional de Educação e Comunicação e 5º Congresso Ibero-Americano, Porto, 2016.
    Publicado
  5. Sofia Veríssimo; García,Luis Manuel Casas; González,Ricardo Luengo; Vitor Godinho Lopes. "A importância da abordagem qualitativa na determinação dos conceitos prévios dos alunos". Trabalho apresentado em 3º Congresso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa, Badajoz, 2014.
    Publicado
  6. García, Luis Manuel Casas;; Manuel Canchado; Vitor Godinho Lopes; Sofia Veríssimo; Godinho Lopes, Vítor. "Representación del Conocimiento: Redes Asociativas Pathfinder como Alternativa a Mapas Conceptuales en Educación Infantil". Trabalho apresentado em Concept Maps: Theory, Methodology, Technology. Proceedings of the Fifth International Conference on Concept Mapping, La Valleta, 2012.
    Publicado
  7. Sofia Veríssimo; García,Luis Manuel Casas; González,Ricardo Luengo; Vitor Godinho Lopes. "Theory of Nuclear Concepts - its application in the mathematics classroom". Trabalho apresentado em Ensino das Ciências e da Matemática, Coimbra, 2012.
    Publicado
  8. Sofia Veríssimo; García,Luis Manuel Casas; González,Ricardo Luengo; Vitor Godinho Lopes. "Teoria dos Conceitos Nucleares no Ensino da Geometria". 2012.
    Publicado
  9. Sofia Veríssimo; González,Ricardo Luengo; García,Luis Manuel Casas; Vitor Godinho Lopes. "Teaching unit on geometry designed from the point of view of the “Nuclear Concepts Theory". Trabalho apresentado em Internacional Conference The Future of Education, Florencia, 2011.
    Publicado
  10. Sofia Veríssimo; Maria Helena Salema. "Educação de Adultos e educação matemática em contexto extra-escolar. Descrição e reflexão sobre uma experiência de formação.". Trabalho apresentado em Ensino das Ciências e da Matemática, Lisboa, 2004.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Luis Manuel Soto-Ardila; Sofia Maria Veríssimo Catarreira; Adelaide João Cardoso Marques Proença. "ESTUDIO MIXTO. VIDEOJUEGOS PARA LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS EN PORTUGAL". New Trends in Qualitative Research 17 (2023): e887. http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e887.
    Acesso aberto • 10.36367/ntqr.17.2023.e887
  2. Juan Luis Cabanillas-García; Sofia Veríssimo; María Cruz Sánchez-Gómez. "Un enfoque mixto de la actitud y motivación hacia el uso de una plataforma virtual para el aprendizaje de las matemáticas". Risti- Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informação 59 (2023): 1-13. http://www.risti.xyz/issues/ristie59.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Ardila, Luis Manuel Soto; Caballero, Ana; Alzás, Teresa; Veríssimo, Sofía. "Análisis cualitativo del conocimiento grupal sobre las actitudes ante las matemáticas mediante software de representación de redes sociales". Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade 13 3 (2020): 287-297. http://dx.doi.org/10.14571/brajets.v13.n3.287-297.
    10.14571/brajets.v13.n3.287-297
  4. García, Juan Luis Cabanillas; Catarreira, Sofía María Veríssimo; González, Ricardo Luengo. "Contraste en la percepción sobre el uso de una plataforma virtual para la mejora de la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas". RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação 38 (2020): 33-47. http://dx.doi.org/10.17013/risti.38.33-47.
    10.17013/risti.38.33-47
  5. Sofia Veríssimo; García,Luis Manuel Casas; González,Ricardo Luengo. "Alunos de Melhores Resultados Escolares Têm Estruturas Cognitivas de Menor Complexidade". Bolema: Boletim de Educação Matemática (2019): http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a23.
    10.1590/1980-4415v33n64a23
  6. Sofia Veríssimo; Lopes, Vitor Godinho;; García, Luis Manuel Casas;; González, Ricardo Luengo. "Evaluation of Changes in Cognitive Structures after the Learning Process in Mathematics". International Journal of Innovation in Science and Mathematics Education (2017): https://openjournals.library.sydney.edu.au/index.php/CAL/article/view/11295.
  7. Sofia Veríssimo; González,Ricardo Luengo; García,Luis Manuel Casas. "Teaching Units in the light of the Theory of Nuclear Concepts – An example in geometry". Campo Abierto 35 2 (2016): 41-58. https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/campoabierto/article/view/2689.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Sofia Veríssimo; Vitor Godinho Lopes; González, Ricardo Luengo; García, Luis Manuel Casas;. "Identificação de conceitos prévios dos alunos recorrendo a métodos qualitativos". Indagatio Didactica 6 3 (2014): 110-124. https://www.researchgate.net/profile/Ricardo_Luengo-Gonzalez/publication/280574787_Identifi_cacao_de_conceitos_previos_dos_alunos_recorrendo_a_metodos_qualitativos/links/55bb53ae08aed621de0bca65/Identifi-cacao-de-conceitos-previos-dos-alunos-recorrendo-a-.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Alves, João Emílio; Proença, Adelaide Marques; Martins, Alexandre Cotovio; Veríssimo, Sofia Maria; Mourato, Isabel; Morgado, Helena Carrilho. "Online Learning or Emergency Remote Teaching?". In Interdisciplinary and Practical Approaches to Managerial Education and Training, 147-173. Estados Unidos: IGI Global, 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-8239-8.ch009
  2. Alves, João Emílio; Adelaide Proença; Alexandre Martins; Sofia Veríssimo; Isabel Mourato; Helena Morgado. "“Ensino a Distância sim, mas não é a mesma coisa”. A experiência do ensino a distância no Politécnico de Portalegre na perspetiva dos estudantes". In Temas Emergentes em Ciências Empresariais, 191-199. Portugal: Silabo, 2022.
    Publicado
  3. Sofia Veríssimo; González, Ricardo Luengo;; García, Juan Luis Cabanillas; Juan Luis Cabanillas Garcia; González, Ricardo Luengo. "Diferencias entre alumnado y profesorado en la valoración del uso de una plataforma virtual para la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas". In Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios, 378-389. Ludomedia, 2020.
    10.36367/ntqr.2.2020.378-389
  4. González, Ricardo Luengo; Universidad de Extremadura, Grupo de Investigação CiberDidact, Badajoz; García, Luis Manuel Casas; Universidad de Extremadura, Grupo de Investigação CiberDidact, Badajoz; José Luis Torres-Carvalho; Luis Manuel Soto-Ardila; Lina Melo; Juan Arias; Rafael Martín Espada ; et al. Autor correspondente: González, Ricardo Luengo; Universidad de Extremadura, Grupo de Investigação CiberDidact, Badajoz. "Metodologías y ejemplos desarrollados por el grupo CiberDidact dentro de un enfoque mixto". In A prática na Investigação Qualitativa: exemplos de estudos, 43-64. Aveiro, Portugal: Ludomedia, 2019.
    Publicado
  5. José Luís Carvalho; González, Ricardo Luengo; Universidad de Extremadura, Grupo de Investigação CiberDidact, Badajoz; García, Luis Manuel Casas; Universidad de Extremadura, Grupo de Investigação CiberDidact, Badajoz; Cesário Almeida; Teresa Alzás García; Sofia Veríssimo; José Contreras; et al. "La Teoría de los Conceptos nucleares y sus aplicaciones a las Ciencias Sociales, Educación Matemática e Ingeniería". In Revista de Educación de la Universidad de Extremadura, 5-28. Espanha: Campo Abierto, 2016.
    Publicado
  6. García,Luis Manuel Casas; Vitor Godinho Lopes; González,Ricardo Luengo; Sofia Veríssimo; José Luis Carvalho. "Handbook of Research on Didactic Strategies and Technologies for Education: Incorporating Advancements". In Theory of Nuclear Concepts: A New Approach to Understand and Represent Congintive Strutures. Estados Unidos: IGI Global, 2013.
Edição de número de revista
  1. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra; Susana Oliveira e Sá; Flomar Oliveira Chagas; Sofia Veríssimo; Maria Aparecida Bicudo; António Pedro Costa. "Editor de Layout". Revista TICs & EaD em Foco 5 2 (2019): http://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/issue/view/19/showToc.
    Publicado • Editor
  2. Sofia Veríssimo. "Revista Internet Latent Corpus Journal". Internet Latent Corpus Journal 5 1 (2015): http://revistas.ua.pt/index.php/ilcj/issue/view/265.
    Publicado • Editor
Resumo em conferência
  1. Alves, João Emílio; Adelaide João Proença; Alexandre Duarte Martins; Sofia Veríssimo; MOURATO, ISABEL; Helena Morgado. "Ensino a distância (e@d) como inovação pedagógica. Avaliação de uma prática recente no IPPortalegre". Trabalho apresentado em V Internacional Forum on Management –Connected in a multipolar world: everything becomes smart and digital, Setúbal, 2021.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Katherine Johnson - A matemática que ajudou A NASA a chegar à Lua. poster na Exposição "Mulheres Extraordinárias – Yes, We Are"organizada pelo Politécnico de Portalegre e o Politécnico de Beja, patente no Campus Politécnico entre 10 março e maio de 2020:. 2020. Sofia Veríssimo.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/10/22 O ensino a distância no ensino superior: reflexos de uma prática de "inovação pedagógica" na dupla perspetiva de estudantes e de docentes 9th International Congress of EducationalSciences and Development
Associação Portuguesa de Antropologia (APA) (Portugal)
2021/07/22 Retrato e evolução da literacia de alunos portugueses no domínio da Matemática - Os estudos PISA e TIMSS como referência Congresso Internacional Literacias no Século XXI (ICCL2021). Portalegre-Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal)
2021/02/19 Ensino a distância (e@d) como inovação pedagógica. Avaliação de uma prática recente no IPPortalegre V Internacional Forum on Management –Connected in a multipolar world: everything becomes smart and digital
(Setúbal)
2019 Diferencias entre alumnado y profesorado en la valoración del uso de una plataforma virtual para la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas 9ºCongresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
(Lisboa)
2011 Teaching unit on geometry designed from the point of view of the “Nuclear Concepts Theory" presented within the thematic area "Innovative Teaching and Learning Methodologies International Conference The Future of Education
Pixel (Florenza, Itália)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/02 - 2022/05 Orientação de estancia no âmbito do Programa ERASMUS+, Proyecto 2019-1-ES01-KA103-061559, el Rector de la Universidad de Extremadura
Orientador
Proceso de formación postdoctoral- Docentes en las universidades europeas socias de la Universidad de Extremadura (UEx) (Outra)
Universidad de Extremadura, Espanha
2019/09 - 2019/12 Orientadora de estancia no âmbito do Programa ERASMUS+ ¿UEx_QUERCUS+.Doc¿ para la realización de estancias doctorales en instituciones de países europeos participantes en el Programa ERASMUS+.
Orientador
programa de Doctorado en Innovación en Formación del Profesorado. Asesoramiento, Análisis de la Práctica Educativa y TIC en Educación (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/04/06 - 2022/04/06 Elemento da comissão organizadora do III ENCONTROS DE EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA - Videojogos: Um recurso tecnológico no Ensino Básico, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. (2022/04/06 - 2022/04/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
2014/07/14 - 2014/07/16 Membro do Comité Local, 3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (2014/07/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha
2014 - 2014 Dinamizadora de Seminário de investigação intitulado "Unidades Didácticas Usuales frente a las Unidades Didácticas basadas en la Teoría de los Conceptos Nucleares" (2014 - 2014)
Seminário (Outra)
Universidad de Extremadura, Espanha

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/07/16 - 2019/07/19 Moderador de Comunicações
Congresso
8.º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa
2019/07/16 - 2019/07/19 Dinamizadora do painel de discussão “Líneas de Investigación del Grupo Ciberdidact: Metodologías y Enfoques mixtos”,da autoria de Ricardo Luengo, Juan Arias, Luís Manuel Casas, José Luís Carvalho, Rafael Espada, Juan Contreras, Violeta Hidalgo, Pedro Corcho, Vítor Zamora, Luís Manuel Soto, Noelia Bizarro, Juan Luís Cabanillas, Ana Caballero, Teresa Alzás e Sofia Veríssimo,
Congresso
8.º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa
2016/07/12 - 2016/07/14 Moderador de comunicações
Congresso
6.º simpósio Internacional de Educação e Comunicação que decorrerá no Porto5º Congresso Ibero-Americano
2016/07/12 - 2016/07/14 Teoría de los conceptos nucleares y aplicaciones ( mesa redonda dinamizada por Ricardo Luengo, Luís M. Casas, Vítor Godinho, Juan Angel Contreras, Violeta Hidalgo, Sofía Veríssimo, José L. Carvalho, Cesáreo Almeida, Pedro Corcho, Juan Arias e Teresa Alzás, membros do Grupo de Investigação CIBERDIDACT)
Congresso
. 5.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Porto.
Universidade do Porto, Portugal
2014/07/14 - 2014/07/16 Moderador de Comunicações
Congresso
3.º Congresso Iber-Americano em Investigação Qualitativa
Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 Evolución de la actitud, las emociones y el aprendizaje, en el Máster Universitario de Investigación en Formación del Profesorado y TIC en modalidad a distancia
Arguente principal
JUAN LUIS CABANILLAS GARCÍA (Doutoramento)
Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha
2021 Recursos en el aula de clase para la enseñanza de fracciones en Educación General Básica Media de las instituciones de educación públicas de la ciudad de Latacunga (Ecuador)
Arguente principal
Julio Ramiro Salazar Molina (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
2019/06/07 La tecnología en la enseñanza de la estadística en Portugal: ¿una realidad o un camino en construcción?
Arguente
Adelaide João Cardoso Marques Proença (Doutoramento)
Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha
2018 La Enseñanza del Álgebra en la Educación Secundaria en Honduras: Evaluación y concepciones docentes.
Arguente
Luis Armando Ramos Palacios (Doutoramento)
Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha
2014 Estudio de la estructura cognitiva de los alumnos de 9º y 12º cursos sobre el concepto de probabilidad: la contribución de las Teorías de los Conceptos Nucleares y de los Conceptos Threshold
Arguente
Cesário Paulo Lameiras de Almeida (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/07/16 - 2019/07/19 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) Lisboa- Portugal
2018/07/12 - 2018/07/14 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) Fortaleza-Brasil
2017/07/12 - 2017/07/14 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) e do 2nd International Symposium on Qualitative Research (ISQR) Salamanca- Espanha
2016/07/12 - 2016/07/14 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa Porto
2015/08/05 - 2015/08/07 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e 6.º simpósio Internacional de Educação e Comunicação Aracaju- Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016 - Atual Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade (CETS) (2316-9907)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022/09/27 - Atual Valoriza__grupo de investigação do IPPortalegre Investigador Integrado.
2008 - 2019 Grupo CiberDidact- Grupo Oficial de Investigação da Universidad de Extremadura Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - Atual Membro da comissão científica do 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
Membro
2018 - Atual Membro da comissão científica do 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
Membro
2017 - Atual Membro da comissão científica do 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e 2nd Internatinal Symposium on Qualitative Research
Membro
2016 - Atual Membro da comissão científica do 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação
Membro
2015/11/26 - Atual Membro da comissão científica, I congresso Internacional de Interdisciplinaridade em Educação (CIIE) e II Conferência de Formação de Professores (CONFOP), realizado na Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão
Membro
2015 - Atual Membro da comissão científica do 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
Membro
2014/07/14 - 2014/07/15 Membro da comissão científica e comité local do 3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
Membro
Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2015 - Atual Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade (CETS). (2316-9907) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (Brazil)
Distinções

Prémio

2013 Prémio Extraordinário de Doutoramento
Universidad de Extremadura, Espanha