???global.info.a_carregar???
Professor com mais de 25 anos de experiência acadêmica internacional (docência, investigação e orientação de 58 alunos de mestrado e doutorado), empresarial e em consultoria em marketing, comportamento do consumidor e estratégia em organizações. Tenho diversas publicações em journals académicos internacionais como o British Food Journal, Journal of Research in Interactive Marketing, The TQM Journal, The Journal of Product & Brand Management, International Journal of Quality & Reliability Management, Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, International Journal of Pharmaceutical and Healthcare Marketing, Asia-Pacific Journal of Business Administration, and Journal of Technology Management & Innovation, entre outros. Possuo vasta experiência na coordenação e execução de projetos de investigação e consultoria para os setores de restaurantes, hotelaria, educacional, agronegócios, desenvolvimento territorial, associações, cooperativas e sindicatos, automobilístico, construção civil, saúde, dentre outros. Desenvolvo análises de dados qualitativos e quantitativos multivariados. Apresento facilidade de aprendizagem interdisciplinar e flexibilidade para desenvolver projetos em diversos setores da economia. Tenho grande habilidade de relacionamento interpessoal, comunicação oral e escrita, além de experiência em liderar equipas e na gestão de stakeholders. Gosto de novos desafios que me estimulem a aprender e me desenvolver continuamente.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gustavo Quiroga Souki

Nomes de citação

  • Souki, G.Q.
  • Souki, Gustavo Quiroga
  • Souki, G.

Identificadores de autor

Ciência ID
D71B-22F0-9C7A
ORCID iD
0000-0001-6561-9750
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?user=aTJzl6QAAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao
LattesiD
https://lattes.cnpq.br/4406833941341462
Researcher Id
AAD-2503-2020
Scopus Author Id
https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=55409323000

Endereços de correio eletrónico

  • gustavosouki@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020/02/01 - 2023/01/30
Concluído
Pós-doutoramento em Gestão (Marketing) (Pós-doutoramento)
Especialização em Gestão (Marketing)
Universidade do Algarve, Portugal
2000/03/10 - 2003/03/25
Concluído
Doutorado em Administração (Doctor)
Universidade Federal de Lavras, Brasil
A
1998/01/10 - 1999/12/15
Concluído
Mestrado em Administração Rural (Master Universitario)
Especialização em Administração
Universidade Federal de Lavras, Brasil
1997/06/01 - 1998/06/29
Concluído
Especialização em Informática na Agropecuária (Postgraduate Certificate)
Especialização em Informática
Universidade Federal de Lavras, Brasil
1986/08/01 - 1993/02/02
Concluído
Medicina Veterinária (Bachelor)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Portugal
2010/11/01 - 2020/02/25 Professor Associado (Docente Universitário) Minas Gerais Educação Ltda., Brasil
2005/09/01 - 2010/07/09 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade FUMEC, Brasil
2003/02/01 - 2004/08/02 Professor Catedrático (Docente Universitário) Sistema Integrado de Ensino de Minas Gerais Ltda, Brasil
2001/02/01 - 2002/12/29 Professor Associado (Docente Universitário) Instituto Presbiteriano Gammon, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/02/01 - 2002/12/29 Coordenador do Curso de Administração Instituto Presbiteriano Gammon, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Souki, Gustavo Quiroga; Oliveira, Alessandro Silva de; Barcelos, Marco Túlio Correa; Guerreiro, Maria Manuela Martins; Mendes, Júlio da Costa; Moura, Luiz Rodrigo Cunha. "Emotional, cognitive and behavioural repercussions of hotel guests' experiences". Spanish Journal of Marketing - ESIC (2023): http://dx.doi.org/10.1108/sjme-01-2023-0002.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1108/sjme-01-2023-0002
  2. Souki, G.Q.; Oliveira, Alessandro Silva de; Marco Túlio Correia Barcelos; Guerreiro, Manuela; Mendes, Júlio da Costa; Moura, Luiz Rodrigo Cunha. Autor correspondente: Souki, G.Q.. "Does guests-perceived value for money affect WOM and eWOM? The impact of consumer engagement on SNS on eWOM". The TQM Journal ahead-of-p ahead-of-p (2023): ahead-of-p-ahead-of-p. https://doi.org/10.1108/TQM-03-2023-0088.
  3. Chinelato, Flavia Braga; Oliveira, Alessandro Silva de; Souki, Gustavo Quiroga. Autor correspondente: Souki, Gustavo Quiroga. "Do satisfied customers recommend restaurants? The moderating effect of engagement on social networks on the relationship between satisfaction and eWOM". Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics ahead-of-p ahead-of-p (2023): ahead-of-p-ahead-of-p. http://dx.doi.org/10.1108/apjml-02-2022-0153.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1108/apjml-02-2022-0153
  4. Oliveira, Alessandro Silva de; Souki, Gustavo Quiroga; Silva, Dirceu da; Silva, Matheus Alberto Rodrigues; Medeiros, Francisco de Assis da Silva. Autor correspondente: Souki, Gustavo Quiroga. "Impacts of service guarantees on consumers' perceived quality and satisfaction in e-commerce". International Journal of Quality & Reliability Management ahead-of-p ahead-of-p (2023): ahead-of-print-ahead-of-print. http://dx.doi.org/10.1108/ijqrm-06-2022-0175.
    10.1108/ijqrm-06-2022-0175
  5. Ribeiro, Kelly Cristiane Coura; Costa, Danilo De Melo; Roman, Darlan José; Souki, Gustavo Quiroga. Autor correspondente: Costa, Danilo De Melo. "Estratégias genéricas adotadas pelas startups: um estudo no mercado de Minas Gerais". Qualitas Revista Eletrônica 23 1 (2022): 82. http://dx.doi.org/10.18391/req.v23i1.6002.
    10.18391/req.v23i1.6002
  6. Souki, Gustavo; Ávila, Juliana Meire Silva de; Moura, Luiz Rodrigo Cunha; Souki, Bernardo Quiroga. "Perceived quality factors that discriminate parents of orthodontic patients according to their satisfaction". International Journal of Pharmaceutical and Healthcare Marketing 16 2 (2022): 297-315. http://dx.doi.org/10.1108/ijphm-09-2020-0073.
    10.1108/ijphm-09-2020-0073
  7. Oliveira, Alessandro Silva de; Souki, Gustavo; Silva, Dirceu da; Rezende, Daniel Carvalho de; Batinga, Georgiana Luna. "Service guarantees in an e-commerce platform: proposition of a framework based on customers' expectations, negative experiences and behavioural responses". Asia-Pacific Journal of Business Administration (2022): http://dx.doi.org/10.1108/apjba-06-2021-0249.
    10.1108/apjba-06-2021-0249
  8. Souki, G.Q.; Chinelato, Flavia Braga; Gonçalves Filho, Cid. Autor correspondente: Souki, G.Q.. "Sharing is entertaining: the impact of consumer values on video sharing and brand equity". Journal of Research in Interactive Marketing 16 1 (2022): 18-136. https://doi.org/10.1108/JRIM-03-2020-0057.
    Publicado • 10.1108/JRIM-03-2020-0057
  9. Euler Alves Brandão; Gustavo Quiroga Souki; Reynaldo Maia Muniz; Cid Gonçalves Filho. "A propaganda como estratégia de diferenciação no varejo: construção de uma escala baseada no modelo ARM". (2022): http://hdl.handle.net/1843/41207.
  10. Souki, Gustavo; Oliveira, Alessandro Silva de; Manuela Guerreiro, Maria; Mendes, Júlio da Costa; Moura, Luiz Rodrigo Cunha. "Do memorable restaurant experiences affect eWOM? The moderating effect of consumers' behavioural engagement on social networking sites". (2022): http://hdl.handle.net/10400.1/19002.
    10.1108/TQM-06-2022-0200
  11. Goncalves Filho, Cid; Araújo Pena, Stanley; Quiroga Souki, Gustavo; Ricardo Cezar A. Mello, José. Autor correspondente: Goncalves Filho, Cid. "CRIMINALIDADE NO BRASIL: UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA". RAHIS- Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde 17 3 (2021): 19-44. http://dx.doi.org/10.21450/rahis.v17i3.6539.
    10.21450/rahis.v17i3.6539
  12. de Oliveira, Alessandro Silva; Souki, Gustavo; Gandia, Rodrigo Marcal; Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas. "Coffee in capsules consumers' behaviour: a quantitative study on attributes, consequences and values". (2021): http://hdl.handle.net/10400.1/16440.
    10.1108/BFJ-02-2020-0116
  13. Alves,Adriana Maria Silva; Gonçalves Filho,Cid; Santos,Nathália de Melo; Souki,Gustavo Quiroga. "Factors influencing occupational accidents: a multidimensional analysis in the electricity sector". Gestão & Produção 27 2 (2020): http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x4609-20.
    10.1590/0104-530x4609-20
  14. Dias, Izabela Teixeira; Vasconcelos, Fernanda Carla Wasner; Souki, Gustavo Quiroga. Autor correspondente: Souki, Gustavo Quiroga. "Imagem do esteticista sob a ótica dos stakeholders". Revista PRETEXTO 20 1 (2019): 102-123. http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v20i1.6222.
    10.21714/pretexto.v20i1.6222
  15. Souki, G.Q.; Antonialli, L.M.; Barbosa, Á.A.S.; Oliveira, A.S.. "Impacts of the perceived quality by consumers` of à la carte restaurants on their attitudes and behavioural intentions". Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics 32 2 (2019): 301-321. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85071679491&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/APJML-11-2018-0491
  16. Gonçalves Filho, Cid; Souki, Gustavo Quiroga; Randt, Daniel Fagundes; Chinelato, Flávia Braga. "Marketing in a socially connected world: the impact of value on sharing of commercial videos". Revista Economia & Gestão 19 53 (2019): 5-21. http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/18650.
    10.5752/p.1984-6606.2019v19n53p5-21
  17. Pereira, Murilo Junio Rezende; Moura, Luiz Rodrigo Cunha; Souki, Gustavo; Cunha, Nina Rosa da Silveira. "Proposition and test of an explanatory model of innovation perception and it´s consequences". (2019): http://hdl.handle.net/10400.1/13515.
    10.5585/remark.v18i4.16382
  18. Victer, Pedro Paulo; Souki, Gustavo; Da Silva, Rejane Santana; Reis, Viviane Costa. Autor correspondente: Souki, Gustavo. "Marketing in international exchange of language courses: A study on the dimensions of the image". Marketing & Tourism Review 3 3 (2018): http://dx.doi.org/10.29149/mtr.v3i3.5158.
    10.29149/mtr.v3i3.5158
  19. Sousa, D.; Zambalde, A.; Souki, G.; Veroneze, R.. "Marketing myopia in Brazilian public universities: An empirical study involving academicians". Journal of Technology Management and Innovation 13 3 (2018): 12-23. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85064808268&partnerID=MN8TOARS.
    10.4067/S0718-27242018000300012
  20. Lima, V.D.F.C.; Souki, G.Q.. "Strategies adopted in the Textile Industry: A multicases study in the Spinning and Weaving subsector,Estratégias adotadas na Indústria Têxtil: Um estudo multicasos no subsetor de Fiação e Tecelagem". Espacios 37 27 (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85017603664&partnerID=MN8TOARS.
  21. Brandão, Euler Alves; Souki, Gustavo Quiroga; Filho, Cid Gonçalves; Martins, Henrique Cordeiro; Muniz, Reynaldo Maia. "Advertising as differentiation strategy in retailing: building a scale based on ARM model". (2016): http://periodicos.unifor.br/rca/article/view/4548.
    https://doi.org/10.5020/2318-0722.22.2.693-724
  22. Ferreira, Claudiney Luis; Moura, Luiz Rodrigo Cunha; Souki, Gustavo Quiroga. "A IMAGEM PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE O FARMACÊUTICO". (2016): http://editora.unoesc.edu.br/index.php/race/article/view/7266.
  23. Almeida,Soraia Azevedo; Cheib,Paula Loureiro; Souki,Gustavo Quiroga; Franchi,Lorenzo; Souki,Bernardo Quiroga. "Do orthodontists recommend Class II treatment according to evidence-based knowledge?". (2015): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25772015000500305.
  24. Fetscherin, M.; Boulanger, M.; Filho, C.G.; Souki, G.Q.. "The effect of product category on consumer brand relationships". Journal of Product and Brand Management 23 2 (2014): 78-89. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84902449011&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JPBM-05-2013-0310
  25. Mesquita, José Marcos Carvalho de; Gonçalves Filho, Cid; Souki, Gustavo Quiroga; Muylder, Cristiana Fernandes de. "O MERCADO DE SOFTWARE APLICATIVO: ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CLIENTE CORPORATIVO". (2013): http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16241.
  26. Filho, C.G.; Veit, M.R.; Souki, G.Q.; Monteiro, P.R.R.; Neto, M.T.R.. "Strategy, market orientation and entrepreneurship: Proposition and test of rival business performance prediction models". International Journal of Entrepreneurship and Innovation Management 15 4 (2012): 275-291. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84864193411&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJEIM.2012.048082
  27. Neto, M.T.R.; de Souza, J.C.; Souki, G.Q.. "Identifying variables that predict clients' propensity to end their checking accounts". International Journal of Bank Marketing 29 6 (2011): 489-507. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80053082688&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/02652321111165275
  28. Gonçalves Filho, Cid; Brito, Helvio; Gosling, Marlusa; Souki, Gustavo Quiroga. "Os impactos da responsabilidade social corporativa na reputação da empresa e nas intenções comportamentais das comunidades: estudo empírico". (2009): http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7439.
  29. Oliveira, Luciano José; Gonçalves Filho, Cid; Gonçalves, Carlos Alberto; Souki, Gustavo Quiroga. "Quality, Satisfaction and Loyalty in BtoB Relationship s: an Empirical Study of the Electric Power Industry". (2008): https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8069.2008v10n22p80.
    https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n22p80
  30. Gonçalves Filho, Cid; Brito, Helvio; Gosling, Marlusa; Souki, Gustavo Quiroga. "OS IMPACTOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA REPUTAÇÃO DA EMPRESA E NAS INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DAS COMUNIDADES: ESTUDO EMPÍRICO". (2008): http://periodicos.ufc.br/contextus/article/view/32102.
Capítulo de livro
  1. Santos, A.; Filho, C.G.; Brandão, E.A.; Souki, G.Q.. "Brand Relationships in the Commodity Market". 198-223. 2015.
Tese / Dissertação
  1. Jefferson Oliveira da Silva Lacerda. "“Se são consumidores, por que não estudá-los?”: o marketing islâmico e o perfil do consumidor muçulmano no Brasil". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/1843/31536.
  2. Agnaldo Keiti Higuchi. "Cocriação de valor e mudança comportamental voluntária para o uso de preservativo: contribuições da lógica dominada por serviço ao marketing social". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASAHMX.
  3. Kamila Tôrres Madureira. "Custos de mudança e seus impactos na falsa lealdade, nas emoções negativas e comunicação boca-a-boca de consumidores de telefonia celular". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8ZSL8G.
  4. Tales Sarmento Lacerda. "Teorias da ação e o comportamento passado: um estudo do consumidor no comércio eletrônico". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BHJ98.
  5. Otto Herman Pedreira Goecking. "Comparação de teorias da ação para explicar intenções comportamentais e comportamentos reais correspondentes". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/1843/CSPO-6VZGGP.

Outros

Outra produção
  1. O gerenciamento de impressões em empresas públicas brasileiras: o caso PETROBRAS. Introdução Comunicar-se com seu público é um desafio para as organizações, diante do que a teoria do gerenciamento de impressões (GI) contribui para que se compreendam as ações de indivíduos e empresas para construir determinada imagem. Contemporaneamente, a tecnologia trouxe novos elementos para essas interações. A web 2.0 fomentou uma cultura de participação, em que as pessoas opinam e são ouvid. 2022. Adriano Henrique Fontoura de Faria; Cristiana Trindade Ituassu; Gustavo Quiroga Souki. http://hdl.handle.net/1843/41245.
Atividades

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2010/11/01 - 2019/12/31 Membro do colegiado do curso de Mestrado em Administração (Conselho Técnico-Científico e Pedagógico)
Membro
Centro Universitário Una, Brasil
2005/11/01 - 2010/05/31 Membro efetivo do colegiado do curso de Mestrado e Doutorado em Administração (Conselho Técnico-Científico e Pedagógico)
Membro
Universidade FUMEC, Brasil