???global.info.a_carregar???
Manuel Maçães, Ph.D., is an Assistant Professor in the Faculty of Economics and Business Management at Universidade Lusíada Norte, Portugal. He received a Ph.D. degree in Marketing and Strategic Management from the University of Minho, Portugal, and a Ph.D. degree in Organisational Communication and Public Relations at Universidad de Vigo, Spain. Maçães’ teaching and research areas include strategic management, marketing, leadership, communication, hospitality, and tourism at Universidade Lusíada Norte and Universidade Fernando Pessoa. He was vice-president of the Port Wine Institute, director of financial institutions, and President of the Audit Committee of IAPMEI - Agency for Competitiveness and Innovation, I.P., and Portugal Tourism. He held some conferences on marketing, strategy, and tourism, and has published some articles and twelve books. Reviewer of top journals like the Journal of Hospitality Marketing Management, Marketing Intelligence, and Planning, Journal of International Marketing, European Journal of Marketing, Journal of Hospitality Marketing Management, and Journal of Tourism and Development.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Manuel Alberto Ramos Maçães

Nomes de citação

  • Maçães, Manuel Alberto Ramos
  • Maçães, M. A. R.

Identificadores de autor

Ciência ID
CF17-02C3-6C5B
ORCID iD
0000-0002-0337-4740
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=wRsn9c0AAAAJ&hl=en
Researcher Id
AEI-7601-2022
Scopus Author Id
57561218400

Endereços de correio eletrónico

  • macaes@por.ulusiada.pt (Profissional)
  • mmacaes@ufp.edu.pt (Pessoal)

Telefones

Fax
  • (351) 225508269 (Profissional)
  • 225570897 (Profissional)
Telefone
  • (351) 225071300 (Profissional)
  • 225570800 (Profissional)
  • 226099242 (Pessoal)
Telemóvel
  • 934064030 (Pessoal)

Moradas

  • Universidade Lusíada - Norte. Rua de Moçambique 21 e 71 (Aldoar) , 4100-348, PORTO, Porto, Portugal (Profissional)
  • Rua Júlio Dinis, 121-Hab 44, 4050-323, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2017/11/06 - 2020/09/07
Concluído
Doutoramento em Comunicação (Doktor (PhD))
Especialização em Comunicacão Organizacional e Relações Públicas
Universidade de Vigo - Campus de Pontevedra, Espanha
"O Papel da Comunicação, Liderança e Compromisso dos Empregados na Mudança Organizacional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente Cun Laude
2002/01/02 - 2006/03/28
Concluído
Doutoramento em Ciências Empresariais (Doutoramento)
Especialização em Marketing e Gestão Estratégica
Universidade do Minho, Portugal
"Orientação para o Mercado, Aprendizagem Organizacional, Inovação e Performance: O Caso do Cluster da Moda em Portugal " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade (Classificação mais elevada)
1998/03/01 - 2000/10/03
Concluído
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Especialização em Gestão
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Estratégias e Processo de Internacionalização no Sector do Vinho do Porto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998/03/01 - 2000/10/01
Concluído
MBA - Master of Business Organization (Pós-Graduação)
Especialização em Gestão
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
16 valores
1965/10/01 - 1971/10/15
Concluído
Economia (Licenciatura)
Especialização em Economia e Finanças
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
13 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/10/15 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal
2006 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2014/03/15 - 2020/01/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Universidade Fernando Pessoa - Unidade de Ponte de Lima Ensino Politécnico, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Fernando Pessoa - Unidade de Ponte de Lima, Portugal
2008/09/01 - 2014/07/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
(...)
2007/09/15 - 2012/07/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2008/09/15 - 2012/02/28 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho Departamento de Gestão, Portugal
1992/10/01 - 1994/07/31 Assistente (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal
1990/09/15 - 1992/07/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
1976/10/15 - 1988/02/14 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996/09/01 - 2006/09/30 Director de Unidade Orgânica BPI, Portugal
1989 - 2006 Presidente da Comissão de Fiscalização Governo da República Portuguesa Ministério das Finanças, Portugal
Agência para a Competitividade e Inovação IP, Portugal
1997/09/01 - 1999/03/31 Vice-Presidente Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Portugal
Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Portugal
1994/06/01 - 1996/09/01 Diretor Coordenador Direção Comercial Norte e Diretor Coordenador Direção de Operações Antigo Banco Borges & Irmão, Portugal
Antigo Banco Borges & Irmão, Portugal
1988/02/14 - 1990/01/02 Assessor do Ministro das Finanças Governo da República Portuguesa Ministério das Finanças, Portugal
Governo da República Portuguesa Ministério das Finanças, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "Empreendedorismo e Desenvolvimento Industrial em Angola". Covilhâ, 2013.
    Publicado
  2. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "The Role of Market Orientation and Supply Chain Management on Business Performance". 2011.
  3. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "The Effect of Service Orienttion and Service Quality on Customer Loalty in Tourism". 2009.
  4. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "Market Orientation and the Synergistic Effect of Mediating and Moderating Factors on Organisatinal Performance". 2006.
Artigo em revista
  1. Manuel Maçães. "Inovação de Processos e Sustentabilidade Organizacional: Estudo de Caso". e3 (2022): https://doi.org/10.29073/e3.v8i2.604.
    10.29073/e3.v8i2.604
  2. Maçães, M.A.R.; Román-Portas, M.. "The effects of organizational communication, leadership, and employee commitment in organizational change in the hospitality sector". Communication and Society 35 2 (2022): 89-106. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85127598251&partnerID=MN8TOARS.
    10.15581/003.35.2.89-106
  3. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "The Effect of Service Orientation and Service Quality on Customer Lotalty in Tourism: An Empirical Investigation". Journal of Tourism and Development 24 (2015): 29-40. http://ua.pt/degei.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "Market Orientation and the Synergistic Effect of Mediating and Moderating Factors on Organizational Performance". Portuguese Journal of Management Studies (2007): http://pascal.iseg.utl.pt/~pjms/files/2007-Market_orientation_and_the_synergistic_effect_of_mediating_and_moderating_factors_on_performance-the_case_of_the_fashion_cluster.pdf.
  5. Maçães, Manuel A. Ramos; Farhangmehr, Minoo; Pinho, José Carlos. "Market orientation and the synergistic effect of mediating and moderating factors on performance : the case of the fashion cluster". (2007): http://hdl.handle.net/10400.5/10008.
  6. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "Orientação para o Mercado e Performance". Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (2006):
  7. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "Internacionalização: Estudo Empírico no Setor do Vinho do Porto". Revista Portuguesa de Gestão (2001):
Capítulo de livro
  1. Cunha, Maria Nascimento. Autor correspondente: Cunha, Maria Nascimento. "Cunha, M.; Figueiredo, J.; Oliveira, I.; Maçães, M. (2024). Digital Lens: Exploring Customer Perceptions in the World of E-Commerce and E-Marketplaces.". In An Overview on Business, Management and Economics Research., 150-167. West Bengal, Índia: B P International, 2024.
    Publicado
  2. Cunha, Maria Nascimento; 6B1F-FDC4A2. Autor correspondente: 6B1F-FDC4A2. "Exploring the Titanic Accident: Investigating its Impact on Marine Tourism". In Research and Applications Towards Mathematics and Computer Science, 13-33. West Bengal, Índia: B P International, 2024.
    Publicado
  3. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Autor correspondente: Maçães, Manuel Alberto Ramos. "Process Innovation and Sustainability". In Manuel Maçães. Andréia Santos, Mercedes Román Portas (2022):.Nuevas Corrientes de la Innovación en la Universidad, 407-420. Madrid, Espanha: Editorial Thomson Reuters Aranzadi, 2022.
    Publicado
Livro
  1. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Marketing Estratégico. Lisboa, Portugal: Conjuntura Actual Editora/Edições Almedina. 2019.
    Publicado
  2. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Gestão Financeira, Orçamentação e Controlo Orçamental. Coimbra, Portugal. 2017.
    Publicado
  3. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Pessoas e Gestão de Equipas. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora. 2017.
    Publicado
  4. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Marketing e Gestão da Relação com o Cliente. Coimbra, Portugal. 2017.
    Publicado
  5. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Operações, Qualidade e Controlo de Gestão. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora. 2017.
    Publicado
  6. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Estratégias e Processos de Internacionalização. Coimbra, Portugal: Conjuntura actual/Edições Almedina. 2017.
    Publicado
  7. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Planeamento, Estratégia e Tomada de Decisão. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora. 2017.
    Publicado
  8. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Liderança, Motivação e Comunicação. Coimbra, Portugal. 2017.
    Publicado
  9. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Empreendedorismo, Inovação e Mudança Organizacional. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora/Edições Almedina. 2017.
    Publicado
  10. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Da Gestão Tradicional à Gestão Contemporânea. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora/Edições Almedina. 2017.
    Publicado
  11. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Vantagem Competitiva e Criação de valor. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora. 2017.
    Publicado
  12. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Orientação para o Mercado, Aprendizagem Organizacional e Inovação: As Chaves para o Sucesso Empresarial. Lisboa, Portugal: Universidade Lusíada Editora. 2010.
    Publicado
Manual
  1. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Manual de Gestão Moderna: Teoria e Prática 2ª Edição. Lisboa, Portugal: Conjuntura Actual Editora/Edições Almedina. 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "El papel de la comunicación, el liderazgo y el compromiso de los empleados en el cambio organizacional". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/11093/1619.
  2. Araújo, Hélder Pereira. "A importância do CRM na satisfação e fidelização do cliente". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/11067/2974.
  3. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "Orientação para o mercado, aprendizagem organizacional, inovação e performance: o caso do cluster da moda em Portugal". Doutoramento, 2006. http://hdl.handle.net/1822/5725.
  4. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "Estratégias e Processos de Internacionalização: Uma Investigação Empírica no Sector do Vinho do Porto". Mestrado, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, 2000.
Distinções

Outra distinção

2020 Sobresaliente cum laude
Universidade de Vigo - Campus de Pontevedra, Espanha