???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Manuel Maçães

Nomes de citação

  • Maçães, Manuel Alberto Ramos

Identificadores de autor

Ciência ID
CF17-02C3-6C5B
ORCID iD
0000-0002-0337-4740
Formação
Grau Classificação
2017/11/06 - 2020/09/07
Concluído
Doutoramento em Comunicação (Doktor (PhD))
Especialização em Comunicacão Organizacional e Relações Públicas
Universidade de Vigo - Campus de Pontevedra, Espanha
"O Papel da Comunicação, Liderança e Compromisso dos Empregados na Mudança Organizacional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente Cun Laude
1998/03/01 - 2019/10/01
Concluído
MBA - Master of Business Organization (Pós-Graduação)
Especialização em Gestão
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
16 valores
2002/01/02 - 2006/03/28
Concluído
Doutoramento em Ciências Empresariais (Doutoramento)
Especialização em Marketing e Gestão Estratégica
Universidade do Minho, Portugal
"Orientação para o Mercado, Aprendizagem Organizacional, Inovação e Performance: O Caso do Cluster da Moda em Portugal " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1998/03/01 - 2000/10/03
Concluído
Mestrado (Doutoramento)
Especialização em Gestão
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Estratégias e Processo de Internacionalização no Sector do Vinho do Porto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1965/10/01 - 1971/10/15
Concluído
Economia (Licenciatura)
Especialização em Economia e Finanças
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
13 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2006 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2014/03/15 - 2020/01/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2006/09/15 - 2020 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Fernando Pessoa - Unidade de Ponte de Lima, Portugal
2013 - 2014 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade do Minho, Portugal
2007/09/15 - 2012/07/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga, Portugal
2007/10/15 - 2012/03/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal
2008/09/15 - 2012/02/28 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade do Minho Departamento de Gestão, Portugal
1992/10/01 - 1994/07/31 Assistente (Docente Universitário)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
1990/09/15 - 1992/07/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
1976/10/15 - 1988/02/14 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Cargos e Funções

1996/09/01 - 2006/09/30 Director de Unidade Orgânica
BPI, Portugal
1997/09/01 - 1999/03/31 Vice-Presidente
Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "Empreendedorismo e Desenvolvimento Industrial em Angola". Covilhâ, 2013.
    Publicado
  2. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "The Role of Market Orientation and Supply Chain Management on Business Performance". 2011.
  3. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "The Effect of Service Orienttion and Service Quality on Customer Loalty in Tourism". 2009.
  4. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "Market Orientation and the Synergistic Effect of Mediating and Moderating Factors on Organisatinal Performance". 2006.
Artigo em revista
  1. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "The Effect of Service Orientation and Service Quality on Customer Lotalty in Tourism: An Empirical Investigation". Journal of Tourism and Development 24 (2015): 29-40. http://ua.pt/degei.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "Market Orientation and the Synergistic Effect of Mediating and Moderating Factors on Organizational Performance". Portuguese Journal of Management Studies (2007): http://pascal.iseg.utl.pt/~pjms/files/2007-Market_orientation_and_the_synergistic_effect_of_mediating_and_moderating_factors_on_performance-the_case_of_the_fashion_cluster.pdf.
  3. Maçães, Manuel A. Ramos; Farhangmehr, Minoo; Pinho, José Carlos. "Market orientation and the synergistic effect of mediating and moderating factors on performance : the case of the fashion cluster". (2007): http://hdl.handle.net/10400.5/10008.
  4. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "Orientação para o Mercado e Performance". Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (2006):
  5. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "Internacionalização: Estudo Empírico no Setor do Vinho do Porto". Revista Portuguesa de Gestão (2001):
Livro
  1. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Marketing Estratégico. Lisboa, Portugal: Conjuntura Actual Editora/Edições Almedina. 2019.
    Publicado
  2. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Gestão Financeira, Orçamentação e Controlo Orçamental. Coimbra, Portugal. 2017.
    Publicado
  3. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Pessoas e Gestão de Equipas. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora. 2017.
    Publicado
  4. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Marketing e Gestão da Relação com o Cliente. Coimbra, Portugal. 2017.
    Publicado
  5. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Operações, Qualidade e Controlo de Gestão. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora. 2017.
    Publicado
  6. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Estratégias e Processos de Internacionalização. Coimbra, Portugal: Conjuntura actual/Edições Almedina. 2017.
    Publicado
  7. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Planeamento, Estratégia e Tomada de Decisão. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora. 2017.
    Publicado
  8. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Liderança, Motivação e Comunicação. Coimbra, Portugal. 2017.
    Publicado
  9. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Empreendedorismo, Inovação e Mudança Organizacional. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora/Edições Almedina. 2017.
    Publicado
  10. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Da Gestão Tradicional à Gestão Contemporânea. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora/Edições Almedina. 2017.
    Publicado
  11. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Vantagem Competitiva e Criação de valor. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora. 2017.
    Publicado
  12. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Orientação para o Mercado, Aprendizagem Organizacional e Inovação: As Chaves para o Sucesso Empresarial. Lisboa, Portugal: Universidade Lusíada Editora. 2010.
    Publicado
Manual
  1. Maçães, Manuel Alberto Ramos. Manual de Gestão Moderna. Lisboa, Portugal: Conjuntura Actual Editora/Edições Almedina. 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "El papel de la comunicación, el liderazgo y el compromiso de los empleados en el cambio organizacional". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/11093/1619.
  2. Araújo, Hélder Pereira. "A importância do CRM na satisfação e fidelização do cliente". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/11067/2974.
  3. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "Orientação para o Mercado, Aprendizagem Organizacional, Inovação e Performance: O Caso do Cluster da Moda em Portugalcesso Empresarial". Doutoramento, Universidade do Minho Departamento de Gestão, 2006. http://hdl.handle.net/1822/5725.
  4. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "Orientação para o mercado, aprendizagem organizacional, inovação e performance: o caso do cluster da moda em Portugal". Doutoramento, 2006. http://hdl.handle.net/1822/5725.
  5. Maçães, Manuel Alberto Ramos. "Estratégias e Processos de Internacionalização: Uma Investigação Empírica no Sector do Vinho do Porto". Mestrado, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, 2000.
Distinções

Outra distinção

2020 Sobresaliente cum laude
Universidade de Vigo - Campus de Pontevedra, Espanha