???global.info.a_carregar???
Helena Gil Guerreiro. Phd in Education, specialization in didactics of mathematics in 2018, at the Universidade de Lisboa, Instituto de Educação. Faculdade de Ciências, Master in Education, specialization in didactics of mathematics, in 2005 at the Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências. Teaching degree of Mathematics and Natural Sciences, in 1996, in Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa. Elementary school teacher (ministry of education) and invited assistant (at Escola Superior de Educação de Lisboa). Researcher in Didactics of Mathematics. Arithmetic and number Systems, rational numbers, early years Mathematics, elementary school mathematics, mathematics teacher education and mathematics teacher professional development as areas of interest.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Helena Gil Rodrigues Monteiro Guerreiro

Nomes de citação

  • Guerreiro, Helena Gil

Identificadores de autor

Ciência ID
CE15-18CA-A85F
ORCID iD
0000-0002-8941-4781

Websites

  • https://www.researchgate.net/profile/Helena_Gil_Monteiro_Guerreiro (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2012/09 - 2018/12/10
Concluído
Education (Doutoramento)
Especialização em Didactics of Mathematics
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"A Aprendizagem comparticipada dos números racionais através da percentagem." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
2001/09 - 2005/10
Concluído
Education (Mestrado)
Especialização em Didactics of Mathematics
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Comunicando, participando, matematicando através da internet : um estudo no 1º Ciclo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
1992/09 - 1994/09
Concluído
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/02/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/01/01 - 2019/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, Portugal
2013 - 2013 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2004/09/01 - 2005/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Bolseira do Programa da Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2014/09/01 - 2016 Coordenadora da Equipa da Formação Contínua do Agrupamento, com assento no Conselho Pedagógico Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2009/09/01 - 2011/08/31 Coordenadora da Implementação do Novo Programa de Matemática no Departamento do 1º CEB do Agrupamento (2009/2011) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2004/09/01 - 2009/08/31 Coordenadora de Ano, com assento no Conselho Pedagógico (2004/2009) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2004/09/01 - 2005/08/31 Docente (Quadro Distrital de Vinculação) do 1º ciclo do Ensino Básico, em regime de equiparação a bolseira no âmbito da dissertação de mestrado. Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2000/09/01 - 2004/08/31 Docente (Quadro Distrital de Vinculação) do 1º ciclo, requisitada na Fundação para a Ciência a Tecnologia (FCT) – Ministério da Ciência e da Tecnologia, em funções de animação e formação de professore Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
1999/09/01 - 2000/08/31 Docente (Quadro Distrital de Vinculação) do 1º ciclo do Ensino Básico, titular de turma Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
1996/09/22 - 1999/08/31 Docente (contratada) de Matemática e Ciências da Natureza no 2º ciclo do Ensino Básico (Grupo 230). Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Guerreiro, Helena Gil; Morais, Cristina; Serrazina, Maria de Lurdes; Ponte, João Pedro da. "A learning path for rational numbers through different representations". 2019.
  2. Guerreiro, Helena Gil; Morais, Cristina; Serrazina, Maria De Lurdes; Ponte, João Pedro da. "Múltiplas representações num percurso de aprendizagem dos números racionais". 2018.
Artigo em revista
  1. Helena Gil Guerreiro; Lurdes Serrazina; João Pedro Da Ponte. "A percentagem na aprendizagem com compreensão dos números racionais". Zetetike (2018): https://doi.org/10.20396/zet.v26i2.8651281.
    10.20396/zet.v26i2.8651281
  2. Helena Gil Guerreiro; Lurdes Serrazina; João Pedro Da Ponte. "Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem
    A trajectory in the learning of rational numbers enhanced by percentage". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 20 1 (2018): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384.
    10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384
  3. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Maria de Lurdes; Ponte, João Pedro da. "Percentagem na aprendizagem com compreensão dos números racionais". (2018): http://hdl.handle.net/10451/36241.
    10.20396/zet.v26i2.8651281
  4. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Maria de Lurdes; Ponte, João Pedro da. "Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem". (2018): http://hdl.handle.net/10451/36253.
    10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384
  5. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Maria De Lurdes. "Learning Rational Numbers through an Emergent Modeling Process enhanced by Percentage". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/11256.
    10.26711/007577152790005
  6. Guerreiro,Helena Gil; Serrazina,Maria de Lurdes. "A Aprendizagem dos Números Racionais com Compreensão Envolvendo um Processo de Modelação Emergente". (2017): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000100011.
  7. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Maria De Lurdes. "A aprendizagem dos números racionais com compreensão envolvendo um processo de modelação emergente". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/11749.
    10.1590/1980-4415v31n57a09
Tese / Dissertação
  1. Guerreiro, Helena Gil. "A aprendizagem comparticipada dos números racionais através da percentagem". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10451/37283.
  2. Guerreiro, Helena Gil Monteiro, 1974-. "Comunicando, participando, matematicando através da internet : um estudo no 1º Ciclo". Mestrado, 2005. http://hdl.handle.net/10451/45323.
Distinções

Outra distinção

2014 Menção Qualitativa de Excelente no ciclo de avaliação de desempenho docente
Ministério da Educação, Brasil
2012 Menção Qualitativa de Excelente no ciclo de avaliação de desempenho docente
Ministério da Educação, Brasil