???global.info.a_carregar???
Helena Gil Guerreiro. Phd in Education, specialization in didactics of mathematics in 2018, at the Universidade de Lisboa, Instituto de Educação. Faculdade de Ciências, Master in Education, specialization in didactics of mathematics, in 2005 at the Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências. Teaching degree of Mathematics and Natural Sciences, in 1996, in Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa. Elementary school teacher (ministry of education) and invited assistant (at Escola Superior de Educação de Lisboa). Researcher in Didactics of Mathematics. Arithmetic and number Systems, rational numbers, early years Mathematics, elementary school mathematics, mathematics teacher education and mathematics teacher professional development as areas of interest.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Helena Gil Rodrigues Monteiro Guerreiro

Nomes de citação

  • Guerreiro, Helena Gil

Identificadores de autor

Ciência ID
CE15-18CA-A85F
ORCID iD
0000-0002-8941-4781

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Lisboa, Campus de Benfica do IPL, 1549-003 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2012/09/01 - 2018/12/10
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"A Aprendizagem comparticipada dos números racionais através da percentagem." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001/09 - 2005/10
Concluído
Education (Mestrado)
Especialização em Didactics of Mathematics
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Comunicando, participando, matematicando através da internet : um estudo no 1º Ciclo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
1992/09 - 1994/09
Concluído
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01/01 - 2021/01/01 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/02/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/01/01 - 2019/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, Portugal
2013 - 2013 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2004/09/01 - 2005/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09 - Atual Coordenadora de Departamento Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Bolseira do Programa da Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2014/09/01 - 2016 Coordenadora da Equipa da Formação Contínua do Agrupamento, com assento no Conselho Pedagógico Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2009/09/01 - 2011/08/31 Coordenadora da Implementação do Novo Programa de Matemática no Departamento do 1º CEB do Agrupamento (2009/2011) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2004/09/01 - 2009/08/31 Coordenadora de Ano, com assento no Conselho Pedagógico (2004/2009) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2004/09/01 - 2005/08/31 Docente (Quadro Distrital de Vinculação) do 1º ciclo do Ensino Básico, em regime de equiparação a bolseira no âmbito da dissertação de mestrado. Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2000/09/01 - 2004/08/31 Docente (Quadro Distrital de Vinculação) do 1º ciclo, requisitada na Fundação para a Ciência a Tecnologia (FCT) – Ministério da Ciência e da Tecnologia, em funções de animação e formação de professore Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
1999/09/01 - 2000/08/31 Docente (Quadro Distrital de Vinculação) do 1º ciclo do Ensino Básico, titular de turma Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
1996/09/22 - 1999/08/31 Docente (contratada) de Matemática e Ciências da Natureza no 2º ciclo do Ensino Básico (Grupo 230). Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/06 - Atual Cenários de aprendizagem interdisciplinar na aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio no 1.o ciclo
ESELX/IPL-CIED/PICA/2021/A04
Investigador
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Guerreiro, Helena Gil; Morais, Cristina; Serrazina, Maria de Lurdes; Ponte, João Pedro da. "A learning path for rational numbers through different representations". 2019.
  2. Guerreiro, Helena Gil; Morais, Cristina; Serrazina, Maria De Lurdes; Ponte, João Pedro da. "Múltiplas representações num percurso de aprendizagem dos números racionais". 2018.
Artigo em revista
  1. Guerreiro, Helena Gil. "Projetos numa aprendizagem da matemática com sentido e para todos". Educação e Matemática 169 (2023): 18-23.
    Publicado
  2. Guerreiro, Helena Gil. "Contributos e desafios da geometria dinâmica em momentos de interlocução". Escola Moderna 6 11 (2023): 105-115.
    Publicado
  3. Guerreiro, Helena Gil. "O que aprendemos com o TIMSS? O Caso da Matemática: Contributos para a aprendizagem no 4.º ano". Jornal de Letras 1315 (2021): 7-7.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Helena Gil Guerreiro; Lurdes Serrazina; João Pedro Da Ponte. "A percentagem na aprendizagem com compreensão dos números racionais". Zetetike (2018): https://doi.org/10.20396/zet.v26i2.8651281.
    10.20396/zet.v26i2.8651281
  5. Helena Gil Guerreiro; Lurdes Serrazina; João Pedro Da Ponte. "Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem
    A trajectory in the learning of rational numbers enhanced by percentage". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 20 1 (2018): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384.
    10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384
  6. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Maria de Lurdes; Ponte, João Pedro da. "Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem". (2018): http://hdl.handle.net/10451/36253.
    10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384
  7. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Maria de Lurdes; Ponte, João Pedro da. "Percentagem na aprendizagem com compreensão dos números racionais". (2018): http://hdl.handle.net/10451/36241.
    10.20396/zet.v26i2.8651281
  8. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Lurdes. "Normas sociais e sociomatemáticas numa aprendizagem comparticipada da noção de 10%". (2018): https://doi.org/10.48489/quadrante.22960.
    https://doi.org/10.48489/quadrante.22960
  9. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Maria De Lurdes. "Learning Rational Numbers through an Emergent Modeling Process enhanced by Percentage". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/11256.
    10.26711/007577152790005
  10. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Maria De Lurdes. "A aprendizagem dos números racionais com compreensão envolvendo um processo de modelação emergente". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/11749.
    10.1590/1980-4415v31n57a09
Tese / Dissertação
  1. Carvalho, Ana Catarina Esteves de. "Relação entre a matemática e a educação física em integração curricular". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.21/16609.
  2. Mendes, Inês dos Santos Corrêa. "A inclusão de uma criança com TEA numa turma em que é implementado o modelo pedagógico MEM". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.21/15772.
  3. Guerreiro, Helena Gil. "A aprendizagem comparticipada dos números racionais através da percentagem". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10451/37283.
  4. Guerreiro, Helena Gil Monteiro, 1974-. "Comunicando, participando, matematicando através da internet : um estudo no 1º Ciclo". Mestrado, 2005. http://hdl.handle.net/10451/45323.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/01/03 - 2023/07/13 Relação entre a matemática e a educação física em integração curricular
Coorientador
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/03/01 - 2022/07/15 A inclusão de uma criança com TEA numa turma em que é implementado o modelo pedagógico MEM
Orientador
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/11 Formulação, Resolução e Revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3.º ano de escolaridade
Arguente
Ricardo Jorge Garcia Miranda (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/15 A cooperação na resolução do problema da semana numa turma do 3.º ano de escolaridade
Arguente
Carolina Gonzalez Pedra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/12/20 A COVID-19 como cenário para o desenvolvimento de atividades STEM
Arguente
Joana Catarina da Fonseca Valério Gomes Couto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/08 OS CONTRIBUTOS DE UMA GALLERY WALK PARA PROMOVER A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA
Arguente
Joana Isabel Crispim Gamboa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/11/19 - 2022/11/20 Encontro de Investigação em Educação Matemática Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
2019/11/16 - 2019/11/17 Encontro de Investigação em Educação Matemática Loulé

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/01/01 - Atual Associação de Professores de Matemática Equipa editorial da revista Educação e Matemática

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/09/01 - Atual Revista Educação e Matemática
Diretor
Associação de Professores de Matemática, Portugal
Distinções

Outra distinção

2014 Menção Qualitativa de Excelente no ciclo de avaliação de desempenho docente
Ministério da Educação, Brasil
2012 Menção Qualitativa de Excelente no ciclo de avaliação de desempenho docente
Ministério da Educação, Brasil