???global.info.a_carregar???
Helena Gil Guerreiro. Phd in Education, specialization in didactics of mathematics in 2018, at the Universidade de Lisboa, Instituto de Educação. Faculdade de Ciências, Master in Education, specialization in didactics of mathematics, in 2005 at the Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências. Teaching degree of Mathematics and Natural Sciences, in 1996, in Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa. Elementary school teacher (ministry of education) and invited assistant (at Escola Superior de Educação de Lisboa). Researcher in Didactics of Mathematics. Arithmetic and number Systems, rational numbers, early years Mathematics, elementary school mathematics, mathematics teacher education and mathematics teacher professional development as areas of interest.
Identification

Personal identification

Full name
Helena Gil Rodrigues Monteiro Guerreiro

Citation names

  • Guerreiro, Helena Gil

Author identifiers

Ciência ID
CE15-18CA-A85F
ORCID iD
0000-0002-8941-4781

Addresses

  • Escola Superior de Educação de Lisboa, Campus de Benfica do IPL, 1549-003 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences - Education, General

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Portuguese (Mother tongue)
Education
Degree Classification
2012/09/01 - 2018/12/10
Concluded
Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"A Aprendizagem comparticipada dos números racionais através da percentagem." (THESIS/DISSERTATION)
2001/09 - 2005/10
Concluded
Education (Mestrado)
Major in Didactics of Mathematics
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Comunicando, participando, matematicando através da internet : um estudo no 1º Ciclo" (THESIS/DISSERTATION)
Very Good
1992/09 - 1994/09
Concluded
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2020/01/01 - 2021/01/01 Researcher (Research) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2021/02/01 - Current Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/01/01 - 2019/07/31 Invited Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2005/09/01 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, Portugal
2013 - 2013 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2004/09/01 - 2005/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2018/09 - Current Coordenadora de Departamento Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2016 - 2018 Bolseira do Programa da Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2014/09/01 - 2016 Coordenadora da Equipa da Formação Contínua do Agrupamento, com assento no Conselho Pedagógico Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2009/09/01 - 2011/08/31 Coordenadora da Implementação do Novo Programa de Matemática no Departamento do 1º CEB do Agrupamento (2009/2011) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2004/09/01 - 2009/08/31 Coordenadora de Ano, com assento no Conselho Pedagógico (2004/2009) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2004/09/01 - 2005/08/31 Docente (Quadro Distrital de Vinculação) do 1º ciclo do Ensino Básico, em regime de equiparação a bolseira no âmbito da dissertação de mestrado. Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2000/09/01 - 2004/08/31 Docente (Quadro Distrital de Vinculação) do 1º ciclo, requisitada na Fundação para a Ciência a Tecnologia (FCT) – Ministério da Ciência e da Tecnologia, em funções de animação e formação de professore Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
1999/09/01 - 2000/08/31 Docente (Quadro Distrital de Vinculação) do 1º ciclo do Ensino Básico, titular de turma Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
1996/09/22 - 1999/08/31 Docente (contratada) de Matemática e Ciências da Natureza no 2º ciclo do Ensino Básico (Grupo 230). Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2021/06 - Current Cenários de aprendizagem interdisciplinar na aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio no 1.o ciclo
ESELX/IPL-CIED/PICA/2021/A04
Researcher
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Conference paper
  1. Guerreiro, Helena Gil; Morais, Cristina; Serrazina, Maria de Lurdes; Ponte, João Pedro da. "A learning path for rational numbers through different representations". 2019.
  2. Guerreiro, Helena Gil; Morais, Cristina; Serrazina, Maria De Lurdes; Ponte, João Pedro da. "Múltiplas representações num percurso de aprendizagem dos números racionais". 2018.
Journal article
  1. Guerreiro, Helena Gil. "Projetos numa aprendizagem da matemática com sentido e para todos". Educação e Matemática 169 (2023): 18-23.
    Published
  2. Guerreiro, Helena Gil. "Contributos e desafios da geometria dinâmica em momentos de interlocução". Escola Moderna 6 11 (2023): 105-115.
    Published
  3. Guerreiro, Helena Gil. "O que aprendemos com o TIMSS? O Caso da Matemática: Contributos para a aprendizagem no 4.º ano". Jornal de Letras 1315 (2021): 7-7.
    Open access • Published
  4. Helena Gil Guerreiro; Lurdes Serrazina; João Pedro Da Ponte. "A percentagem na aprendizagem com compreensão dos números racionais". Zetetike (2018): https://doi.org/10.20396/zet.v26i2.8651281.
    10.20396/zet.v26i2.8651281
  5. Helena Gil Guerreiro; Lurdes Serrazina; João Pedro Da Ponte. "Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem
    A trajectory in the learning of rational numbers enhanced by percentage". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 20 1 (2018): https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384.
    10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384
  6. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Maria de Lurdes; Ponte, João Pedro da. "Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem". (2018): http://hdl.handle.net/10451/36253.
    10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384
  7. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Maria de Lurdes; Ponte, João Pedro da. "Percentagem na aprendizagem com compreensão dos números racionais". (2018): http://hdl.handle.net/10451/36241.
    10.20396/zet.v26i2.8651281
  8. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Lurdes. "Normas sociais e sociomatemáticas numa aprendizagem comparticipada da noção de 10%". (2018): https://doi.org/10.48489/quadrante.22960.
    https://doi.org/10.48489/quadrante.22960
  9. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Maria De Lurdes. "Learning Rational Numbers through an Emergent Modeling Process enhanced by Percentage". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/11256.
    10.26711/007577152790005
  10. Guerreiro, Helena Gil; Serrazina, Maria De Lurdes. "A aprendizagem dos números racionais com compreensão envolvendo um processo de modelação emergente". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/11749.
    10.1590/1980-4415v31n57a09
Thesis / Dissertation
  1. Carvalho, Ana Catarina Esteves de. "Relação entre a matemática e a educação física em integração curricular". Master, 2023. http://hdl.handle.net/10400.21/16609.
  2. Mendes, Inês dos Santos Corrêa. "A inclusão de uma criança com TEA numa turma em que é implementado o modelo pedagógico MEM". Master, 2022. http://hdl.handle.net/10400.21/15772.
  3. Guerreiro, Helena Gil. "A aprendizagem comparticipada dos números racionais através da percentagem". PhD, 2018. http://hdl.handle.net/10451/37283.
  4. Guerreiro, Helena Gil Monteiro, 1974-. "Comunicando, participando, matematicando através da internet : um estudo no 1º Ciclo". Master, 2005. http://hdl.handle.net/10451/45323.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023/01/03 - 2023/07/13 Relação entre a matemática e a educação física em integração curricular
Co-supervisor
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/03/01 - 2022/07/15 A inclusão de uma criança com TEA numa turma em que é implementado o modelo pedagógico MEM
Supervisor
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/07/11 Formulação, Resolução e Revisão de problemas em cooperação, numa turma de 3.º ano de escolaridade
(Thesis) Arguer
Ricardo Jorge Garcia Miranda (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/07/15 A cooperação na resolução do problema da semana numa turma do 3.º ano de escolaridade
(Thesis) Arguer
Carolina Gonzalez Pedra (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021/12/20 A COVID-19 como cenário para o desenvolvimento de atividades STEM
(Thesis) Arguer
Joana Catarina da Fonseca Valério Gomes Couto (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/08 OS CONTRIBUTOS DE UMA GALLERY WALK PARA PROMOVER A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA
(Thesis) Arguer
Joana Isabel Crispim Gamboa (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2018/01/01 - Current Associação de Professores de Matemática Equipa editorial da revista Educação e Matemática

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2021/09/01 - Current Revista Educação e Matemática
Director
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2022/11/19 - 2022/11/20 Encontro de Investigação em Educação Matemática Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
2019/11/16 - 2019/11/17 Encontro de Investigação em Educação Matemática Loulé
Distinctions

Other distinction

2014 Menção Qualitativa de Excelente no ciclo de avaliação de desempenho docente
Ministério da Educação, Brazil
2012 Menção Qualitativa de Excelente no ciclo de avaliação de desempenho docente
Ministério da Educação, Brazil