???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Amélia Amorim Carvalho

Nomes de citação

  • Carvalho, Ana Amélia

Identificadores de autor

Ciência ID
C918-1B46-354B
ORCID iD
0000-0002-0621-9447

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010/03/25
Concluído
n/a (Título de Agregado)
Universidade do Minho, Portugal
"O Modelo Múltiplas Perspectivas: uma proposta para ensino online" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade.
1998/12/17
Concluído
n/a (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Os Documentos Hipermédia Estruturados Segundo a Teoria da Flexibilidade Cognitiva: importância dos Comentários Temáticos e das Travessias temáticas na Transferência do Conhecimento para novas Situações" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade com distinção e louvor.
1998
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Tecnologia Educativa
Universidade do Minho, Portugal
"Os Documentos Hipermédia Estruturados Segundo a Teoria da Flexibilidade Cognitiva: Importância dos Comentários Temáticos e das Travessias Temáticas na Transferência do Conhecimento para Novas Situações" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1991
Concluído
Master in Education and Mass Media (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
"Using Mass Media Material in Language Teaching" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinction
1985
Concluído
Licenciatura em Ensino de Português-Francês (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/03/01 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2012/03/01 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
1998/12/17 - 2010/02 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1992/03/25 - 1998/12/16 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
1991/10/23 - 1992/03/24 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/03/25 - 2012/02/29 Professora Auxiliar com Agregação Universidade do Minho, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Barros, C.; Carvalho, A.A.A.. "Tempoly: A game designed to learn polynomial operations". 2016.
    10.1109/SIIE.2015.7451665
  2. Cruz, S.; Carvalho, A.A.; Araújo, I.. "1910: A mobile game to relive the implementation of the Republic in Portugal". 2016.
    10.1109/SIIE.2015.7451657
  3. Carvalho, A.A.; Araújo, I.; Moura, A.. "A mobile game for engaging students on the study of the novel 'Os Maias' | Um jogo mobile para envolver os alunos no estudo de "Os Maias"". 2015.
    10.1109/CISTI.2015.7170611
  4. Carvalho, A.A.; Araújo, I.C.. "Digital games played by Portuguese students: Gender differences | Jogos Digitais Que os Estudantes Portugueses Jogam: Diferenças de Género". 2014.
    10.1109/CISTI.2014.6877076
  5. Moura, A.; Carvalho, A.A.. "Mobile learning: Teaching and learning with mobile phones and Podcasts". 2008.
    10.1109/ICALT.2008.294
  6. Pedrosa, R.; Valente, J.; Rocha, F.; Carvalho, A.A.. "Contextual online learning model: A proposal". 2008.
  7. Cruz, S.C.; Carvalho, A.A.. "A webquest about tuthankamen". 2008.
Artigo em revista
  1. Cristiane Tolentino Machado; Ana Amélia Carvalho. "Concept Mapping: Benefits and Challenges in Higher Education". The Journal of Continuing Higher Education (2020): https://doi.org/10.1080/07377363.2020.1712579.
    10.1080/07377363.2020.1712579
  2. Cristiane Tolentino Machado; Ana Amélia Carvalho. "MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR". Revista Contexto & Educação (2020): https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.187-201.
    10.21527/2179-1309.2020.110.187-201
  3. Barros, Cândida; Carvalho, Ana Amélia; Salgueiro, António. "The effect of the serious game Tempoly on learning arithmetic polynomial operations". Education and Information Technologies (2019): http://dx.doi.org/10.1007/s10639-019-09990-4.
    Publicado • 10.1007/s10639-019-09990-4
  4. Domingues, Mateus Augusto Ferreira Garcia; Sturion, Leonardo; Carvalho, Ana Amélia. "INVESTIGANDO FUNÇÃO COMPOSTA COM O SOFTWARE GEOGEBRA". Revista de Ensino de Ciências e Matemática 10 3 (2019): 132-147. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v10i3.1985.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26843/rencima.v10i3.1985
  5. Freire, Dora Sofia; Carvalho, Ana Amélia. "Classcraft: a aprendizagem que se transforma num desafio permanente!". REVISTA INTERSABERES 14 31 (2019): 58-74. http://dx.doi.org/10.22169/revint.v14i31.1527.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22169/revint.v14i31.1527
  6. Machado, Cristiane Tolentino; Carvalho, Ana Amélia. "Os efeitos dos mapas conceituais na aprendizagem dos estudantes universitários". ETD - Educação Temática Digital 21 1 (2019): 259-277. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v21i1.8652010.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20396/etd.v21i1.8652010
  7. Guimarães, Daniela; Santos, Idalina Lourido; Carvalho, Ana Amélia Amorim. "Aprendizagem invertida e gamificação: metodologias envolventes no ensino da matemática". Debates em Educação 10 22 (2018): 121-139. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p121-139.
    Publicado • 10.28998/2175-6600.2018v10n22p121-139
  8. Carvalho, Ana Amélia Amorim. "FORMAÇÃO DOCENTE NA ERA DA MOBILIDADE: METODOLOGIAS E APLICATIVOS PARA ENVOLVER OS ALUNOS RENTABILIZANDO OS SEUS DISPOSITIVOS MÓVEIS". Revista Tempos e Espaços em Educação 11 01 (2018): 25-36. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v11i01.10047.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20952/revtee.v11i01.10047
  9. Sturion, Leonardo; Carvalho, Ana Amélia Amorim; Reis, Marcia Cristina dos; Rocha, Zenaide De Fátima Dante Correia. "AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE ESTATÍSTICA NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS MIDIATICAS". Revista de Ensino de Ciências e Matemática 9 4 (2018): 78-93. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v9i4.1712.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26843/rencima.v9i4.1712
  10. Tolentino Machado, Cristiane; Amélia Carvalho, Ana. "Avaliação do serious game Immuno Rush sobre Imunologia". RENOTE 16 1 (2018): http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.86027.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22456/1679-1916.86027
  11. Webb, Mary E.; Prasse, Doreen; Phillips, Mike; Kadijevich, Djordje M.; Angeli, Charoula; Strijker, Allard; Carvalho, Ana Amélia; et al. "Challenges for IT-Enabled Formative Assessment of Complex 21st Century Skills". Technology, Knowledge and Learning 23 3 (2018): 441-456. http://dx.doi.org/10.1007/s10758-018-9379-7.
    Publicado • 10.1007/s10758-018-9379-7
  12. Inês Araújo; Ana Amélia Carvalho. "GAMIFICAÇÃO NO ENSINO: casos bem-sucedidos". Revista Observatório 4 4 (2018): 246-283. https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p246.
    10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p246
  13. Cruz, S.; Carvalho, A.A.A.; Araújo, I.. "A game for learning history on mobile devices". Education and Information Technologies 22 2 (2017): 515-531. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84966339539&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10639-016-9491-z
  14. Almeida-Aguiar, C.; Carvalho, A.A.. "Exploring podcasting in heredity and evolution teaching". Biochemistry and Molecular Biology Education (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84961575485&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/bmb.20965
  15. Carvalho, A.A.; Araújo, I.; Fonseca, A.. "From game preferences to the creation of Mobile Game Konnecting: A study in higher education | Das Preferências de Jogo à Criação do Mobile Game Konnecting: Um estudo no ensino superior". RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao 2015 16 (2015): 30-45. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84962190120&partnerID=MN8TOARS.
    10.17013/risti.16.30-45
  16. Carvalho, Ana Amélia. "A mobile game for engaging students on the study of the novel Os Maias". Proceedings of the 2015 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (Cisti 2015) (2015): http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000361005100257&KeyUID=WOS:000361005100257.
  17. Cruz, Sonia; Carvalho, Ana Amelia; Araujo, Ines; IEEE. "1910: A mobile game to relive the Implementation of the Republic in Portugal". 2015 International Symposium on Computers in Education (SIIE) (2015): 103-108. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000380568100020&KeyUID=WOS:000380568100020.
  18. Carvalho, Ana Amelia; Araujo, Ines Cardoso; Rocha, A; Fonseca, D; Redondo, E; Reis, LP; Cota, MP. "Digital Games played by Portuguese students: gender differences". Proceedings of the 2014 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (Cisti 2014) (2014): http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000346367800214&KeyUID=WOS:000346367800214.
  19. Marques, C.G.; Carvalho, A.A.A.. "Development of learning objects for library and information sciences by postgraduate students". 2012 International Symposium on Computers in Education, SIIE 2012 (2012): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84873115025&partnerID=MN8TOARS.
  20. Kukulska-Hulme, A.; Pettit, J.; Bradley, L.; Carvalho, A.A.; Herrington, A.; Kennedy, D.; Walker, A.. "Mature Students Using Mobile Devices in Life and Learning". International Journal of Mobile and Blended Learning 3 1 (2011): 18-52. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85001799545&partnerID=MN8TOARS.
    10.4018/jmbl.2011010102
  21. Moura, Adelina; Carvalho, Ana Amelia; Reynolds, N; TurcsanyiSzabo, M. "Mobile Learning: Using SMS in Educational Contexts". Key Competencies in the Knowledge Society 324 (2010): 281-291. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000306343100027&KeyUID=WOS:000306343100027.
  22. Carvalho, Ana A.; Reynolds, N; TurcsanyiSzabo, M. "ICT in Teacher Education: Developing Key Competencies in Face-to-Face and Distance Learning". Key Competencies in the Knowledge Society 324 (2010): 23-34. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000306343100003&KeyUID=WOS:000306343100003.
  23. Aguiar, C.; Carvalho, A.A.; Carvalho, C.J.. "Use of short podcasts to reinforce learning outcomes in biology". Biochemistry and Molecular Biology Education 37 5 (2009): 287-289. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-70349847693&partnerID=MN8TOARS.
    10.1002/bmb.20319
  24. Pedrosa, R.; Valente, J.; Rocha, F.; Carvalho, A.A.. "Contextual online learning model: A proposal". Computers and Education: Towards Educational Change and Innovation (2008): 103-114. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84891415499&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/978-1-84628-929-3_11
  25. Cruz, S.C.; Carvalho, A.A.. "A webquest about tuthankamen". Computers and Education: Towards Educational Change and Innovation (2008): 207-217. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84891411514&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/978-1-84628-929-3_21
  26. Carvalho, Ana A.; Dagiene, V; Mittermeir, R. "Students' reactions to the integration of Weblogs and WebQuests in a master education course". Information Technologies at School (2006): 246-252. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000243636900024&KeyUID=WOS:000243636900024.
Capítulo de livro
  1. Ana Amelia Carvalho. "Using Mobile Devices and Online Tools to Promote Students’ Learning". 2019.
    10.1007/978-3-030-28764-1_2
Edição de livro
  1. Carvalho, Ana Amélia. Atas do 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. Portugal. 2014.
Livro
  1. Flores, M.A.; Carvalho, A.A.; Ferreira, F.I.; Vilaça, M.T.. Back to the future: Legacies, continuities and changes in educational policy, practice and research. 2013.
    10.1007/978-94-6209-240-2
  2. Gomes, T.; Carvalho, A.A.A.. The pedagogical potential of MMOG: An exploratory study including four games and their players1. 2011.
    10.4018/978-1-60960-569-8.ch007
  3. Marques, C.G.; Carvalho, A.A.A.. Application of the multiple perspectives model in an undergraduate course. 2010.
  4. Carvalho, A.A.. ICT in teacher education: Developing key competencies in face-to-face and distance learning. 2010.
  5. Moura, A.; Carvalho, A.A.. Mobile learning: Using SMS in educational contexts. 2010.
  6. Moura, A.; Carvalho, A.A.. Twitter: A productive learning tool for the SMS generation. 2010.
  7. Carvalho, A.A.; Aguiar, C.; Santos, H.; Oliveira, L.; Marques, A.; Maciel, R.. Podcasts in higher education: Students' and lecturers' perspectives. 2009.
    10.1007/978-3-642-03115-1_44
  8. Carvalho, A.A.; Lustigova, Z.; Lustig, F.. Integrating new technologies into blended learning environments. 2009.
    10.4018/978-1-60566-296-1.ch005