???global.info.a_carregar???
Maria Clara Neves Cabral da Silva Moreira Viegas. Completed her PhD in Exact and Natural Sciences and Technology [Ciências Exatas, Naturais e Tecnologia] in 2010 by Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, her Master in Thermal Engineering [Engenharia Mecânica] in 1998 by Universidade do Porto Faculdade de Engenharia and her Degree in Physics/ Applied Maths [Física/Matemática Aplicada] in 1991 by Universidade do Porto Faculdade de Ciências. Is Adjunct Teacher in Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Full Researcher in CIETI at Instituto Superior de Engenharia do Porto (P.Porto) and Co-director of the degree Licenciatura Engenharia Biomédica in Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto. Published 25 articles in journals. Has 21 section(s) of books, 1 book and 54 conference papers published. Organized 5 event(s). Supervised 1 PhD thesis and 7 works of course completion of LSc/BSc. Has received 6 paper awards. Participated as Researcher in 5 project(s). Has served as arguer and main arguer in 7 PhD Juri. Works in the area(s) of Engineering and Technology, Social Sciences with emphasis on Educational Sciences, and Exact Sciences with emphasis on Physical Sciences. In her professional activities interacted with 332 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific and technological output are: Active Learning; Assessment and Feedback; Competence Development; Computer Simulations; Curricula Development and Management; Eficacy Factors in HE; Engineering Education; Epistemic Practices; Experimental Skills; Interactive Learning Environments; Learning and Teaching Strategies; Learning Motivation; Multimodal Narratives; Online Learning; PBL;Pedagogical issues; Physics' Didactics; Productive Engagement; Professional Development; Remote Lab; Scientific and Technological Contexts; Students' learning; Sustainable Development; Teacher mediation in classroom; Teachers' practice; Teaching Introductory Physics; Teaching Methodologies; The Work Really Demanded; VISIR; Young Engineers Challenges.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Clara Neves Cabral da Silva Moreira Viegas

Nomes de citação

  • Viegas, M. Clara
  • Clara Viegas
  • Maria Viegas
  • Viegas, Maria
  • Viegas, Clara

Identificadores de autor

Ciência ID
C611-1B4C-D4C6

Endereços de correio eletrónico

  • mcm@isep.ipp.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 228340500 (Profissional)

Moradas

  • Polythecnic of Porto - School of Engineering. ISEP, Rua Dr. António Bernardino de Almeida nº431, 4200-072, PORTO, Porto, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Mecânica - Termodinâmica
  • Ciências Exatas - Física - Astronomia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2020
Concluído
Curso "Abordagens Atuais no Ensino Superior" (Outros)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Concluiu com sucesso
2018/01/31
Frequentou
Sessão de Formação "Vídeo: Aula e BroadCast" (Outros)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017/04/19
Frequentou
Sessão de Formação “Socrative” (Outros)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015
Concluído
Curso de especialização “Análise Quantitativa de Dados com o SPSS” (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Muito Bom
2013
Frequentou
Workshop “Essentials of Learner-Centered Teaching” (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2005 - 2010/07
Concluído
PhD in Exact and Natural Sciences and Technology [Ciências Exatas, Naturais e Tecnologia] (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Identificar e Testar Factores de Eficácia no Sentido de Melhorar as Práticas de Ensino de Física em Engenharia no Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção e Louvor
2009
Concluído
Workshop “Learning & Teaching Engineering” (Outros)
Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia, Portugal
Concluiu com assiduidade
2008
Frequentou
Curso “The Power of Interactive Learning” (Outros)
Universidade do Minho Escola de Ciências da Saúde, Portugal
2008
Frequentou
Ação de Formação “Ensino e Aprendizagem da Engenharia” (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2005
Frequentou
Ação de Formação “Utilização de Meios Pedagógicos no Contexto de Aula” (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2004
Frequentou
Ação de Formação “Técnicas Vocais” (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2003
Frequentou
Ação de Formação “A Comunicação” (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2003
Frequentou
Ação de Formação “Técnicas de Aprendizagem Colaborativa” (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2001
Concluído
Curso de especialização “Concepção de Cursos de E-Learning” (Outros)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Concluiu com Aproveitamento
1995 - 1998/02
Concluído
Master in Thermal Engineering [Engenharia Mecânica] (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
"Análise da Precisão de um Método Simplificado de Cálculo das Necessidades Energéticas para Climatização" (TESE/DISSERTAÇÃO)
GOOD
1986/09 - 1991/02
Concluído
Degree in Physics/ Applied Maths [Física/Matemática Aplicada] (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"N.A." (TESE/DISSERTAÇÃO)
13
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/07/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
1999/01/01 - 2010/07/01 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
1997/01/01 - 1999/01/01 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
1994/01/01 - 1997/01/01 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Subdiretora de Curso Licenciatura Engenharia Biomédica Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2016/06 - 2018/07 Subdiretora do Departamento de Física Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2007/06 - 2009/11 Membro efetivo do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2002/12 - 2005/05 Vice Presidente Departamento Física Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2003/12 - 2004/04 Presidente Departamento de Física (Interina) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2002/04 - 2002/12 Vogal Comissão Diretiva Departamento Física Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - Atual Investigadora integrada Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial, Portugal
1991/10/01 - 1993/09/01 Research Schoolarship BIC/372/91-RN Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Portugal
1990/09/01 - 1991/09/01 Monitor Centro de Astrofísica Universidade do Porto Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Portugal
Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016 - 2019 PILAR (Platform Integration of Laboratories based on the Architecture of visiR)
2016-1-ES01-KA203-025327
Investigador
Concluído
2015 - 2017 VISIR+ (Educational Modules for Electric and Electronic Circuits Theory and Practice following an Enquiry-based Teaching and Learning Methodology supported by VISIR)
561735-EPP-I-2015-1-PT-EPPKA2-CBHE-JP
Investigador
Concluído
2011/01/01 - 2014/03/31 The role of teacher mediation using Computer simulations to improve students' learning of physical and engineering sciences.
PTDC/CPE-CED/112303/2009
Investigador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012 - 2013 TRAILER (Tagging, Recognition and Acknowledgment of Informal Learning Experiences)
519141-LLP-1-2011-1-ES-KA3-KA3MP
Investigador
Concluído
2007/09/01 - 2010/12/31 Princípios orientadores e ferramentas para desenvolver a mediação de professores de Ciências Físicas em sala de aula [Guiding principles and tools for developing physical science teacher mediation in the classroom]
PTDC/CED/66699/2006
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. B Pavani, Ana M; Clara Viegas; Lima, Natércia; Alves, Gustavo R; Marques, Arcelina; Fidalgo, André; Jacob, Frederico; et al. "VISIR+ Project Follow-up after four years: Educational and research impact". Trabalho apresentado em 2023 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2023.
    10.1109/fie58773.2023.10343298
  2. Viegas, Clara; Lima, Natércia; Felgueiras, Carlos; Marques, Maria Arcelina; Alves, Gustavo R.; Costa, Ricardo; Fidalgo, André. "How may teaching contribute to sustainability in a small scale but with wide use?". Trabalho apresentado em TEEM ’21: Ninth International Conference for Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, Bilbao, 2021.
    10.1145/3486011.3486558
  3. Clara Viegas; Lima, Natércia; Pozzo, M.Isabel. "Engineering Education: New Challenges, New Approaches". Trabalho apresentado em TEEM ’21: Proceedings of the Ninth International Conference for Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, Barcelona, 2021.
    10.1145/3486011.3486473
  4. Lima, Natércia; Viegas, Clara; Alves, Gustavo R.; Marques, Maria Arcelina; Fidalgo, André. "Students' perception about using VISIR". 2021.
    10.1109/WEEF/GEDC53299.2021.9657418
  5. Clara Viegas; Marques, Arcelina; R. Alves, Gustavo. "Engineering Education: Professional Demands". Trabalho apresentado em TEEM2020 Online Conference – 8th International Conference on Technological Ecosystem for Enhancing Multiculturality, Salamanca, 2020.
    10.1145/3434780.3436709
  6. Clara Viegas; Marques, Arcelina; R. Alves, Gustavo. "Brainstorming Students’ Needs versus Engineering Demands". Trabalho apresentado em TEEM2020 Online Conference – 8th International Conference on Technological Ecosystem for Enhancing Multiculturality, Salamanca, 2020.
    10.1145/3434780.3436710
  7. Lima, Natércia; Clara Viegas; Garcia-Peñalvo, Francisco. "Didactical use of a remote lab". Trabalho apresentado em TEEM2019 – 7th International Conference on Technological Ecosystem for Enhancing Multiculturality, Léon, 2019.
    10.1145/3362789.3362891
  8. Felgueiras, Carlos; Costa, Ricardo; Alves, Gustavo R.; Clara Viegas; Fidalgo, André; Marques, Maria Arcelina; Lima, Natércia; et al. "A sustainable approach to laboratory experimentation". Trabalho apresentado em TEEM2019 – 7th International Conference on Technological Ecosystem for Enhancing Multiculturality, Léon, 2019.
    10.1145/3362789.3362952
  9. Viegas, Clara; Marques, Maria Arcelina; Alves, Gustavo R.. "Engineering education addressing professional challenges". 2019.
    10.1145/3362789.3362942
  10. Clara Viegas; Marques, Arcelina; Alves, Gustavo. "Engineering Education and Technological / Professional Learning". Salamanca, 2018.
    10.1145/3284179.3284192
  11. Lima, Natércia; Clara Viegas; Marques, Arcelina; Alves, Gustavo; García-Peñalvo, Francisco José. "Macro Analysis on how to Potentiate Experimental Competences Using VISIR". Trabalho apresentado em TEEM2018 – 6th International Conference on Technological Ecosystem for Enhancing Multiculturality, Salamanca, 2018.
    10.1145/3284179.3284282
  12. Alves, Gustavo R.; Fidalgo, André; Marques, Maria A.; Viegas, Clara; Felgueiras, Carlos; Costa, Ricardo J.; Lima, Natércia; et al. "Using a 3-tier Training Model for Effective Exchange of Good Practices in as ERASMUS+ Project". Trabalho apresentado em INTED2018, Valencia, 2018.
    10.21125/inted.2018.1505
  13. Alves, Gustavo R.; Felgueiras, Carlos; Clara Viegas; Pester, Andreas; Kulesza, Wlodek; Silva, Juarez Bento; Pavani, Ana; et al. "A sustainable approach to let students do more real experiments with electrical and electronic circuits". Trabalho apresentado em TEEM2018 – 6th International Conference on Technological Ecosystem for Enhancing Multiculturality, Salamanca, 2018.
    10.1145/3284179.3284265
  14. Costa, Ricardo; Portela, Paulo; Alves, Gustavo; Felgueiras, Manuel Carlos; Clara Viegas. "A reconfigurable and expandable kit to teach electronic circuits based on Operational Amplifiers". Trabalho apresentado em 2018 XIII Technologies Applied to Electronics Teaching Conference (TAEE), La Laguna, 2018.
    10.1109/taee.2018.8476096
  15. Lima, Natércia; Clara Viegas; Zannin, Marcelo; Marques, Arcelina; Alves, Gustavo R.; Marchisio, Susana; Lerro, Federico G.; et al. "Do Students Really Understand the Difference Between Simulation and Remote Labs?". Trabalho apresentado em TEEM2017 – Fifth International Conference on Technological Ecosystem for Enhancing Multiculturality, Cádiz, 2017.
    10.1145/3144826.3145362
  16. Clara Viegas; Marques, Arcelina; Alves, Gustavo R.. "21st Century Challenges in Engineering and Technological learning". Trabalho apresentado em TEEM2017 – Fifth International Conference on Technological Ecosystem for Enhancing Multiculturality, Cádiz, 2017.
    https://doi.org/10.1145/3144826.3145359
  17. Clara Viegas; Alves, Gustavo R.; Marques, Maria A.; Lima, Natercia; Felgueiras, Carlos; Costa, Ricardo J.; Fidalgo, André Vaz; et al. "The VISIR+ Project – Preliminary results of the training actions". Trabalho apresentado em Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV17) Conference, Nova Iorque, 2017.
  18. Pozzo, Maria; Dobboletta, Elsa; Clara Viegas; Marques, Arcelina; Lima, Natércia; Evangelista, Ignacio; Alves, Gustavo R.. "Diseño de instrumentos para la investigación sobre la implementación educativa del laboratorio remoto VISIR en Latinoamérica". Trabalho apresentado em CLADI 2017-1ER Congresso LatinoAmericano de Engenharia, Entre Ríos, 2017.
  19. Lima, Natércia; Clara Viegas; Zannin, Marcelo; Marques, Arcelina; Alves, Gustavo R.; Felgueiras, Carlos; Costa, Ricardo; et al. "Projeto VISIR+ Contextualização da Matemática em Engenharia". Trabalho apresentado em CLADI 2017-1ER Congresso LatinoAmericano de Engenharia, Entre Ríos, 2017.
  20. Lima, Natércia; Zannin, Marcelo; Clara Viegas; Marques, Arcelina; Alves, Gustavo R.; Felgueiras, Carlos; Costa, Ricardo; et al. "The VISIR+ Project – Helping Contextualize Math in an Engineering Course". Trabalho apresentado em Exp@17 - 4th Experiment@ International Conference, Faro, 2017.
  21. Clara Viegas; Arcelina Marques; Gustavo Alves. "Engineering and technological learning in educational and professional contexts". Trabalho apresentado em TEEM2016 – Fourth International Conference on Technological Ecosystem for Enhancing Multiculturality, Salamanca, 2016.
    10.1145/3012430.3012503
  22. Lima, Natércia; Clara Viegas; Alves, Gustavo; Garcia-Peñalvo, Francisco José. "VISIR's usage as an learning resource: A review of the empirical research". Trabalho apresentado em Fourth International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, Salamanca, 2016.
    10.1145/3012430.3012623
  23. Alves, Gustavo R.; Fidalgo, André Vaz; Marques, Arcelina; Viegas, Clara; Felgueiras, Carlos; Costa, Ricardo; Lima, Natercia; et al. "Spreading remote lab usage: A system — A community — A Federation". 2016.
    10.1109/CISPEE.2016.7777722
  24. Clara Viegas; Marques, Arcelina; Alves, Gustavo. "Engineering and technological learning in educational and professional contexts". Trabalho apresentado em TEEM'15 - 3rd International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, Porto, 2015.
    10.1145/2808580.2808665
  25. Clara Viegas; Alves, Gustavo; Lima, Natercia. "Formative assessment diversity to foster students engagement". Trabalho apresentado em International Conference Interactive Collaborative Learning (ICL), Florença, 2015.
    10.1109/icl.2015.7318152
  26. Lima, Natercia; Alves, Gustavo R.; Clara Viegas; Gustavsson, Ingvar; Natercia Lima; Gustavo Alves; Clara Viegas; Ingvar Gustavsson. "Combined efforts to develop students experimental competences". Trabalho apresentado em OEEE'15 Special Track, within the exp.at'15 conference, Ponta Delgada, Azores,, 2015.
    Publicado • 10.1109/expat.2015.7463273
  27. Felgueiras, Carlos; Fidalgo, André Vaz; Clara Viegas; Alves, Gustavo R.; Petry, Clovis Antonio. "Identificação de lacunas nas competências Experimentais - a necessidade de adaptar o ensino da electrônica". Trabalho apresentado em XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE2014), Juiz de Fora, MG, 2014.
  28. Clara Viegas; Lima, Natercia; Alves, Gustavo R.; Gustavsson, Ingvar; Viegas, Clara; Lima, Nat\'ercia; Alves, Gustavo. "Improving Students Experimental Competences Using Simultaneous Methods in Class and in Assessments". Trabalho apresentado em Second International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality (TEEM14), Salamanca, 2014.
    Publicado • 10.1145/2669711.2669890
  29. Felgueiras, Manuel Carlos; Fidalgo, André; Clara Viegas; Alves, Gustavo R.; Petry, Clovis Antonio. "High order experimental skills¿ gap identification ¿ the need to reshape electronics teaching". Trabalho apresentado em Tecnologias Aplicadas a la Ensenanza de la Electronica (Technologies Applied to Electronics Teaching) (TAEE'14), 2014.
    10.1109/TAEE.2014.6900167
  30. Clara Viegas; Marques, Maria A.; Alves, Gustavo R.; Galanis, Nikolas; García-Peñalvo, Francisco J.. "Managing informal learning in engineering contexts: the learners' perspective". Trabalho apresentado em 1st International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education – CISPEE, Porto, 2013.
    10.1109/CISPEE.2013.6701982
  31. Maria Arcelina Marques; Clara Viegas; Gustavo Alves; Valentina Zangrando; Brouns, Francis; Galanis, Nikolas; ElwiraWaszkiewicz; Francisco Peñalvo. "Managing Informal Learning in Higher Education Contexts: the learners' perspective". Trabalho apresentado em Interactive Computer aided Blended Learning - ICBL, Florianópolis, 2013.
  32. Conde-González, Miguel Ángel; García-Peñalvo, Francisco J.; Zangrando, Valentina; García-Holgado, Alicia; Seoane-Pardo, António-M.; Alier, Marc; Galanis, Nikolas; et al. "Enhancing informal learning recognition through TRAILER project". Trabalho apresentado em ECTEL – Eight European Conference on Technology Enhanced Learning Scaling Up Learning For Sustained Impact, Paphos, 2013.
  33. Marques, Maria A.; Clara Viegas; Alves, Gustavo R.; Zangrando, Valentina; Galanis, Nikolas; Janssen, José; Waszkiewicz, Elwira; Conde-González, Miguel Ángel; García-Peñalvo, Francisco J.. "Managing Informal Learning in professional contexts: the learner's perspective". Trabalho apresentado em ECTEL – Eight European Conference on Technology Enhanced Learning Scaling Up Learning For Sustained Impact, WEILER – Workshop on solutions that enhance informal learning recognition, Paphos, 2013.
  34. Clara Viegas; Marques, Maria A.; Alves, Gustavo R.; Galanis, Nikolas; Brouns, Francis; Janssen, José; Waszkiewicz, Elwira; et al. "Using the TRAILER tool for managing informal learning in academic and professional contexts: the learner perspective". Trabalho apresentado em First International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality – TEEM13., Salamanca, 2013.
    Publicado • 10.1145/2536536.2536617
  35. Silva, António Alberto Gonçalves da; Lopes, J. B.; Cravino, J. P.; Clara Viegas. "The role of teacher mediation using computer simulations to improve students’ epistemic competences in physical sciences – a theoretical framework.". Trabalho apresentado em CBLIS'12 - Computer Based Learning In Science, Barcelona, 2012.
    Publicado
  36. Alves, Gustavo R.; Marques, Arcelina; Clara Viegas; Lobo, Cristina Costa. "Structuring and moodleing a course: Case studies at the polytechnic of Porto - School of engineering". Trabalho apresentado em 2012 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), Marrakesh, 2012.
    Publicado • 10.1109/EDUCON.2012.6201113
  37. Alves, Gustavo R.; Clara Viegas; Marques, Maria A.; Costa-Lobo, Maria C.; Silva, Antonio A.; Formanski, Francieli; Silva, Juarez B.. "Student performance analysis under different moodle course designs". Trabalho apresentado em 15th International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL), Villach, 2012.
    Publicado • 10.1109/ICL.2012.6402181
  38. Pinto, A.; Barbot, A.; Viegas, C.; Silva, A. A.; Lopes, J. B.. "Teacher Education using Computer Simulations – Pre and in-service Primary School Teacher Training to teach Science". Trabalho apresentado em Computer Based Learning in Science (CBLIS), Barcelona, 2012.
    Publicado
  39. Fidalgo, André Vaz; Alves, Gustavo R.; Marques, Maria A.; Clara Viegas; Costa-Lobo, Cristina; Hernandez, U.; Garcia-Zúbia, Javier; Gustavsson, Ingvar. "Using remote labs to serve different teacher's needs a case study with VISIR and RemotElectLab". Trabalho apresentado em 9th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation, REV 2012, 2012.
    10.1109/REV.2012.6293149
  40. Alves, Gustavo R.; Marques, M. A.; Clara Viegas; Costa Lobo, M. C.; Barral, R. G.; Couto, R. J.; Jacob, F. L.; et al. "Using VISIR in a large undergraduate course: Preliminary assessment results". Trabalho apresentado em 2nd IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON’11), Amman, 2011.
    Publicado • 10.1109/EDUCON.2011.5773288
  41. Tawfik, M.; Sancristobal, E.; Martín, S.; Gil, C.; Pesquera, A.; Losada, P.; Díaz, G.; et al. "VISIR Deployment in Undergraduate Engineering Practices.". Trabalho apresentado em 41st ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference (FIE 2011), 2011.
    Publicado
  42. Miranda, Maria Cristina Queiroz da Costa Lobo; Alves, G.R.; Marques, M.A.; Clara Viegas; Barral, R.G.; Couto, R.J.; Jacob, F.L.; et al. "Using remote experimentation in a large undergraduate course: initial findings.". Trabalho apresentado em 41st ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference (FIE 2011), IEEE Catalog Number: CFP11FIE-USB., 2011.
    Publicado
  43. Clara Viegas; Marques, Maria A.; Costa-Lobo, Maria; Alves, Gustavo R.; Alberto, António; Dias, Custódio; Azevedo, Manuel; et al. "On the use of VISIR under different course implementations". Trabalho apresentado em exp@11 1st Experiment@International Conference, Lisboa, 2011.
  44. Clara Viegas; Joaquim Bernardino de Oliveira Lopes; Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto. "Introductory Physics Teaching in Engineering Education: How Can the Reflection on Teaching Practice Be Used to Improve Teaching and Learning?". Trabalho apresentado em International Conference on Engineering Education ICEE-2010, Gliwice, 2010.
    Publicado
  45. Silva, Adília; Pinto, José; Clara Viegas; Lopes, Joaquim; Silva, António; Cravino, José; Santos, Carla. "Contributions to the understanding of use of scientific and tecnologic contexts in Physical Sciences teaching.". Trabalho apresentado em Conference of European Science Education Research Association, Istambul, 2009.
    Publicado
  46. Carla Santos; Cunha, Ana Edite; Branco, Maria Júlia; Clara Viegas; Cravino, J. P.; J. B. Lopes. "Ferramentas de ajuda aos professores para envolver os alunos de forma produtiva em aulas de Ciências Físicas". Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco, 2009.
  47. Carla Santos; Elisa Saraiva; Alexandre Pinto; Clara Viegas; António Silva; Cravino, J. P.; J. B. Lopes. "Ferramentas de ajuda aos professores para melhorar a qualidade da actividade dos alunos em aulas de Ciências Físicas". Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências, Castelo Branco, 2009.
  48. Clara Viegas; J.B. Lopes ; J.P. Cravino. "Feedback das Aprendizagens: Nas aulas ou fora delas?". Trabalho apresentado em II Jornadas Luso brasileiras de Engenharia - JLBE'09, Porto, 2009.
  49. Adilia Silva Tavares; Alexandre Pinto; Clara Viegas; J. B. Lopes; A. Silva; Cravino, J. P.; Carla Santos. "Utilização de Contextos Científicos e Tecnológicos no Ensino das Ciências Físicas: Conhecer para Valorizar". Trabalho apresentado em VIII Congresso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciências – ENSEÑANZA DE LAS CIÊNCIAS, Barcelona, 2009.
  50. Costa-Lobo, Cristina; Alves, Gustavo R.; Carvalho, C.; Delerue-Matos, Cristina; Duarte, Marina; Ferreira, P.; Martins, A.; et al. "Psicologia da Educação no Instituto Superior de Engenharia do Porto: Projecto Caminhos de Bolonha". 2008.
  51. Clara Viegas; J. B. Lopes; Cravino, J. P.. "Learning to teach in engineering higher education through teacher mediation". Trabalho apresentado em 53rd International Council of Education for Teaching World Assembly - ICET2008, Braga, 2008.
  52. Clara Viegas; J. Bernardino Lopes ; J.P. Cravino. "Real Work in Physics Classroom: Improving Engineering Students Competences". Trabalho apresentado em ICEE2007-International Conference on Engineering Education, Coimbra, 2007.
  53. Clara Viegas; J. Bernardino Lopes ; J.P. Cravino. "Envolver os alunos nas aulas para desenvolver competências a vários níveis". Trabalho apresentado em XII Encontro Nacional de Educação em Ciências - XII ENEC, Vila Real, 2007.
  54. Clara Viegas; J. Bernadino Lopes; Cravino, J. P.. "Caracterização da evolução de uma intervenção didáctica numa disciplina de física básica num curso de engenharia ao longo de 2 anos lectivos". Trabalho apresentado em I Jornada Luso-Brasileira de Ensino e Tecnologia em Engenharia - JLBE 2006, Porto Alegre, 2006.
Artigo em revista
  1. Clara Viegas; Lima, Natércia; Costa, Alexandra R.. "Engineering Students’ Perception on Self-Efficacy in Pre and Post Pandemic Phase". Sustainability 15 12 (2023): 9538. http://dx.doi.org/10.3390/su15129538.
    Acesso aberto • 10.3390/su15129538
  2. Costa, Ricardo; Portela, Paulo; Alves, Gustavo R.; Felgueiras, Manuel Carlos; Clara Viegas. "An Alternative Way of Teaching Operational Amplifiers Using a Reconfigurable and Expandable Kit". IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje 16 3 (2021): 307-317. http://dx.doi.org/10.1109/rita.2021.3125893.
    10.1109/rita.2021.3125893
  3. Urbanetz, Sandra Terezinha; Romanowski, Joana Paulin; Clara Viegas; Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. "A formação de professores para a educação profissional e tecnológica". Rev. Diálogo Educ. 21 71 (2021): 1476-1485. http://hdl.handle.net/10400.22/20436.
    10.7213/1981-416X.21.071.AP01
  4. Clara Viegas; Marques, Arcelina; Alves, Gustavo R.; García-Peñalvo, Francisco. "Engineering Education and Technological/Professional Learning". Education Sciences 9 4 (2019): 277. http://dx.doi.org/10.3390/educsci9040277.
    Acesso aberto • 10.3390/educsci9040277
  5. Lima, Natercia; Clara Viegas; Garcia-Penalvo, Francisco Jose. "Different Didactical Approaches Using a Remote Lab: Identification of Impact Factors". IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje 14 3 (2019): 76-86. http://dx.doi.org/10.1109/rita.2019.2942256.
    10.1109/rita.2019.2942256
  6. Lima, Natércia; Viegas, Clara; Francisco Jose Garcia-Penalvo. "Diferentes Abordagens Didáticas Usando um Laboratório Remoto: Identificação de Fatores de Impacto". IEEE VAEP-RITA (Versão Aberta Espanhol-Português) 7 3 (2019): 69-78. http://repositorio.grial.eu/handle/grial/1814.
    Publicado
  7. Clara Viegas; Pavani, Ana; Lima, Natércia; Marques, Maria Arcelina; Pozzo, Isabel; Dobboletta, Elsa; Atencia, Vanessa; et al. "Impact of a remote lab on teaching practices and student learning". Computers and Education 126 (2018): 201-216. http://hdl.handle.net/10400.22/13495.
    Publicado • 10.1016/j.compedu.2018.07.012
  8. Costa, Ricardo; Portela, Paulo; Alves, Gustavo R.; Felgueiras, Manuel Carlos; Viegas, Clara. "Teaching and learning Operational Amplifiers using a reconfigurable and expandable kit". (2018): http://hdl.handle.net/10400.22/13288.
  9. Lima, N.M.; Clara Viegas; Garcia-Peñalvo, Francisco. "Learning from complementary ways of developing experimental competences". Education in the Knowledge Society 18 1 (2017): 63-74.
    Publicado
  10. Gustavo Alves; Clara Viegas; Natercia Lima. "Simultaneous Usage of Methods for the Development of Experimental Competences". International Journal of Human Capital and Information Technology Professionals 7 1 (2016): 48-65. http://dx.doi.org/10.4018/ijhcitp.2016010104.
    Publicado • 10.4018/ijhcitp.2016010104
  11. Barbot, A.; Pinto, A.; Clara Viegas; Santos, C.; Lopes, J. B.. "Ensino de Ciências Utilizando Simulações Computacionais – Estudo em Contexto de Formação de Professores do Ensino Básico.". Sensos-e 1 2 (2014): 1-7. http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=7839..
    Publicado
  12. Clara Viegas; Marques, Maria; Alves, Gustavo R.; Mykowska, Aleksandra; Galanis, Nikolas; Alier, Marc; Brouns, Francis; et al. "TRAILER: A Tool for Managing Informal Learning". International Journal of Human Capital and Information Technology Professionals 5 3 (2014): 1-17. http://hdl.handle.net/10400.22/9161.
    Publicado • 10.4018/ijhcitp.2014070101
  13. Marques, Maria A.; Clara Viegas; Costa-Lobo, Maria Cristina; Fidalgo, André Vaz; Alves, Gustavo R.; Rocha, Joao S.; Gustavsson, Ingvar. "How Remote Labs Impact on Course Outcomes: Various Practices Using VISIR". IEEE Transactions on Education 57 3 (2014): 151-159. http://hdl.handle.net/10400.22/9158.
    Publicado • 10.1109/TE.2013.2284156
  14. Fidalgo, André Vaz; Alves, Gustavo R.; Marques, Maria A.; Clara Viegas; Costa-Lobo, Cristina; Henandez-Jayo, Unai; Garcia-Zúbia, Javier; Gustavsson, Ingvar. "Adapting remote labs to learning scenarios: case studies using VISIR and RemotElectLab". Tecnologias del Aprendizaje, IEEE Revista Iberoamericana 9 1 (2014): 33-39. http://hdl.handle.net/10400.22/4301.
    10.1109/RITA.2014.2302071
  15. Pinto, Alexandre; Barbot, António; Clara Viegas; Silva, António A.; Santos, Carla A.; Lopes, J. Bernardino. "Teaching Science with Experimental Work and Computer Simulations in a Primary Teacher Education Course: What Challenges to Promote Epistemic Practices?". Procedia Technology 13 (2014): 86-96. http://dx.doi.org/10.1016/j.protcy.2014.02.012.
    10.1016/j.protcy.2014.02.012
  16. Alves, Gustavo R.; Clara Viegas; Marques, Maria A.; Costa-Lobo, Maria C.; Silva, Antonio A.; Formanski, Francieli; Da Silva, Juarez B.. "Impact of different Moodle Course Designs on Students' Performance". International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP) 3 2 (2013): 18-22. https://doi.org/10.3991/ijep.v3is2.2397.
    https://doi.org/10.3991/ijep.v3is2.2397
  17. Miranda, Maria Cristina Queiroz da Costa Lobo; Fidalgo, A.V.; Alves, G.R.; Marques, M.A.; Clara Viegas; Hernandez, U.. "Adaptação de Laboratórios Remotos a Cenários de Ensino: Casos de Estudo com VISIR e RemotElectLab.". VAEP-RITA 1 2 (2013): 135-141.
    Publicado
  18. Lopes, Joaquim; Silva, António; Cravino, José; Santos, Carla; Cunha, Ana; Pinto, José; Silva, Adília; et al. "Constructing and Using Multimodal Narratives to Research in Science Education: Contributions Based on Practical Classroom". Research in Science Education (2013): http://hdl.handle.net/10400.22/3514.
    10.1007/s11165-013-9381-y
  19. Fidalgo, Andre Vaz; Alves, Gustavo Ribeiro; Marques, Maria Arcelina; Clara Viegas; Costa-Lobo, Maria Cristina; Hernandez, Unai; Garcia-Zubia, Javier; Gustavsson, Ingvar. "Using Remote Labs to Serve Different Teachers Needs - A Case Study with VISIR and RemotElectLab". International Journal of Online and Biomedical Engineering (iJOE) 8 S3 (2012): 36. http://dx.doi.org/10.3991/ijoe.v8is3.2259.
    10.3991/ijoe.v8is3.2259
  20. Clara Viegas; Marques, Arcelina; Alves, Gustavo R.; Costa-Lobo, Cristina. "Engaging students by Moodleing a Course? Case studies at the Polytechnic of Porto School of Engineering". International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP) 2 3 (2012): 40-46. http://dx.doi.org/10.3991/ijep.v2i3.2154.
    10.3991/ijep.v2i3.2154
  21. Tawfik, Mohamed; Sancristobal, Elio; Martin, Sergio; Gil, Charo; Pesquera, Alberto; Losada, Pablo; Diaz, Gabriel; et al. "VISIR: Experiences and Challenges". International Journal of Online Engineering (iJOE) 8 1 (2012): 25-32.
    Publicado • 10.3991/ijoe.v8i1.1879
  22. Lopes, Joaquim Bernardino; Silva, António Alberto; Cravino, José Paulo; Clara Viegas; Cunha, Ana Edite; Saraiva, Elisa; Branco, Maria Júlia; et al. "Instrumentos de Ajuda à Mediação do Professor Para Promover a Apredizagem dos Alunos e o Desenvolvimento Profissional dos Professores". Sensos 2 1 (2012): 125-171. http://hdl.handle.net/10400.22/6298.
  23. Costa-Lobo, Cristina; Clara Viegas; Alves, Gustavo R.; Marques, Maria A.. "Diferentes Integrações de Laboratórios Remotos em Cursos de Engenharia". OPDES - Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior 19 (2011): 7-28. http://hdl.handle.net/10400.22/9153.
  24. Costa-Lobo, Cristina; Alves, Gustavo R.; Marques, Maria A.; Clara Viegas; Barral, R. G.; Couto, R. J.; Jacob, F. L.; et al. "Using remote experimentation in a large undergraduate course: initial findings". International Journal of Engineering Pedagogy (iJEP) 1 1 (2011): 12-19.
    10.1109/FIE.2011.6142913
  25. Clara Viegas; Lopes, J. B.; Cravino, J. P.. "Improving the Learning of Physics and Development of Competences in Engineering Students". INTERNATIONAL JOURNAL OF ENGINEERING EDUCATION 26 3 (2010): 612-627.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Alves, Gustavo; Arnedo-Moreno, Joan; da Silva, Juarez Bento; Conde, Miguel Á.; Costa, António Pedro; Dominguez, Angeles; García-Holgado, Alicia; et al. "Trends on Computational Thinking, Engineering Education, Technology in Medicine, Qualitative and Mixed Methods, Diversity in STEM, Lab-Based Education, Technology and Education, Gamification and Games for Learning and Smart Learning at TEEM 2022". In Proceedings TEEM 2022: Tenth International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, 1-21. Springer Nature Singapore, 2023.
    10.1007/978-981-99-0942-1_1
  2. Clara Viegas; Lima, Natércia. "Promoting Students’ Learning and Involvement Under Demanding Remote Environments". In Learning with Technologies and Technologies in Learning, 603-628. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-031-04286-7_29
  3. J. B. Lopes; Clara Viegas. "Narrações multimodais: uma e-ferramenta ao dispor da investigação [Multimodal narratives: an e-tool available to research]". In Portas que o digital abriu na investigação em educação [Doors that digital opened in education research], editado por Ana Nobre; Ana Mouraz; Marina Duarte. Portugal: Universidade Aberta, 2021.
  4. Viegas, Maria Clara; Cruz, Eliane de Souza. "Understanding the Importance of Students' Assessment and Feedback With Multimodal Narratives". IGI-Global, 2019.
    10.4018/978-1-5225-8570-1.ch002
  5. Lopes, J. Bernardino; Clara Viegas; Pinto, José Alexandre. "The Importance of Making Teaching Practices Public, Shareable, and Usable". In Advances in Educational Technologies and Instructional Design, 1-42. Hershey, Estados Unidos: IGI Global, 2019.
    10.4018/978-1-5225-8570-1.ch001
  6. Alves, Gustavo R.; Fidalgo, André; Marques, Maria Arcelina; Clara Viegas; Felgueiras, Carlos; Costa, Ricardo J.; Lima, Natércia; et al. "International Cooperation for Remote Laboratory Use". In Contributions to Higher Engineering Education, 7-38. Springer, 2018.
    10.1007/978-981-10-8917-6_1
  7. Lopes, J. Bernardino; Clara Viegas; Pinto, Alexandre. "Narrações multimodais: o que são e para que servem". In Melhorar as Práticas de Aulas de Ciências e Tecnologia – Registar e Investigar com Narrações Multimodais, 19-31. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo, 2018.
  8. Alves, Gustavo R.; Felgueiras, Manuel Carlos; Clara Viegas; Fidalgo, André; Marques, Maria A.; Costa, Ricardo J.; Natércia Lima; et al. "Uma solução sustentável para os alunos fazerem mais experimentos com circuitos elétricos e eletrónicos". In TICs para el Aprendizaje de la Ingeniería, 99-105. TICAI, 2018.
  9. Clara Viegas; Cruz, Eliane de Souza. "Avaliar e fornecer feedback". In Melhorar as Práticas de Aulas de Ciências e Tecnologia – Registar e Investigar com Narrações Multimodais, 113-124. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo, Lda, 2018.
  10. Salah, Razwan Mohmed; Alves, Gustavo R.; Talal, Shamil Kaddoury; Clara Viegas; Guerreiro, Pedro. "A Community of Practice Around Online Labs in Iraq: Towards Effective Support for Academics and Higher Educational Systems in the MENA Region". In Global Voices in Higher Education. InTech, 2017.
    10.5772/intechopen.68987
  11. Clara Viegas. "The Development of Competences in Engineering Students". In Teaching Science: Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development, 189-207. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers, Inc., 2017.
  12. Clara Viegas. "Students' Assessment in Teaching Science and Technology". In Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development, 283-302. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers, Inc., 2017.
  13. Natercia Lima; Clara Viegas; Alves, Gustavo; Francisco José GARCÍA-PEÑALVO. "A utilização do VISIR como um recurso educativo: uma revisão da literatura". In TICAI 2016: TICs para el Aprendizaje de la Ingeniería, 105-114. IEEE, Sociedad de Educación: Capítulos Español y Portugués, 2016.
  14. J. B. Lopes; Clara Viegas; Carla Santos. "Documentar práticas de ensino no Ensino Superior com simulações computacionais". In Investigaciones en el context universitario actual, Proceedings III Congresso Internacional de Docência Universitária - CIDU, 91-95. Ourense, Espanha: Edita Educación Editora, 2014.
  15. Mykowska, Aleksandra; Waszkiewicz, Elwira; Marques, Maria A.; Clara Viegas; Alves, Gustavo R.; García-Peñalvo, Francisco J.; Zangrando, Valentina; et al. "TRAILER – e-Portfolio for collecting and recognizing informal learning process and outcomes". International Association of Technology, Education and Development (IATED), 2013.
  16. García-Peñalvo, Francisco J.; Zangrando, Valentina; García-Holgado, Alicia; Conde-González, Miguel Ángel; Seoane-Pardo, António-M.; Alier, Marc; Galanis, Nikolas; et al. "A tool to aid institutions recognize their employees competences acquired by informal learning". Springer, 2013.
    10.1007/978-3-642-40814-4_56
  17. Clara Viegas; J. Bernardino Lopes ; J. Paulo Cravino. "Reflection on Teachers' Practice to Improve Teaching and Learning of Introductory Physics in Engineering Education". In Innovations 2011 - World Innovations in Engineering Education and Research, 211-225. Arlington, Estados Unidos, 2011.
    Publicado
  18. Clara Viegas; J. Bernardino Lopes ; J. Paulo Cravino. "Learning through Assessment and Feedback in and out of Class". In Innovations 2010 - World Innovations in Engineering Education and Research, 33-46. Arlington, Estados Unidos: iNEER, 2010.
    Publicado
  19. J. B. Lopes; Clara Viegas; J. P. Cravino. "Mediation in and out of class for fostering teaching and learning basic sciences in engineering". In Engineering education – perspectives, issues and concerns, 163-185. SHIPRA, 2009.
    Publicado
  20. J. B. Lopes; J. P. Cravino; Clara Viegas; C. M. Marques. "Formative situation: A framework for fostering teaching and learning basic sciences in engineering". In Engineering education – perspectives, issues and concerns, 186-223. SHIPRA, 2009.
    Publicado
  21. Clara Viegas; J. Bernardino Lopes ; J. Paulo Cravino. "Incremental Innovations in a Physics Curriculum for Engineering Undergraduates". In Innovations 2009 - World Innovations in Engineering Education and Research, 175-186. Arlington, Estados Unidos: iNEER, 2009.
    Publicado
Edição de livro
  1. Lopes, J. Bernardino; Clara Viegas; Pinto, José Alexandre. Multimodal Narratives in Research and Teaching Practices. IGI-Global. 2019.
    10.4018/978-1-5225-8570-1 • Editor
  2. Clara Viegas; Arcelina Marques; Alves, Gustavo R.; García-Peñalvo, Francisco José. Engineering Education and Technological / Professional Learning. MDPI - Education Sciences Special Issue. 2019.
    Publicado
  3. Lopes, J. Bernardino; Clara Viegas; Alexandre Dias Pinto. Melhorar as Práticas de Aulas de Ciências e Tecnologia – Registar e Investigar com Narrações Multimodais. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo, Lda. 2018.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Lopes, Joaquim; Silva, António; Cravino, José; Clara Viegas; Cunha, Ana; Saraiva, Maria; Branco, Maria; et al. Investigação sobre a mediação de professores de Ciências Físicas em sala de aula. Vila Real, Portugal: UTAD. 2010.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Clara Viegas. "Aulas teóricas online: Como potenciar estes espaços?". Trabalho apresentado em Fórum Interno P. Porto, Porto, 2021.
  2. Clara Viegas. "Potenciar o atendimento a alunos: mudança de paradigma...". Trabalho apresentado em Fórum Interno P. Porto, Porto, 2019.
  3. Natercia Lima; Clara Viegas; Gustavo Alves; Arcelina Marques; Andre Fidalgo; Manuel C. Felgueiras; Ricardo Costa. "Large-Scale Study on how to Enhance Experimental Skills ¿ VISIR+ Project First Global Results". Trabalho apresentado em Fórum Interno P. Porto, Porto, 2019.
  4. Lima, Natércia; Clara Viegas; Marques, M. Arcelina; Alves, Gustavo R.. "Laboratórios Remotos e Simulações: Será que os estudantes percebem realmente a diferença?". Trabalho apresentado em CNaPPES.18 - 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas, Braga, 2018.
  5. Natercia Lima; Viegas, Clara; Gustavo Alves. "Contribuição do Projeto VISIR+ no Ensino Experimental em Engenharia". Trabalho apresentado em 4º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.17), Setúbal, 2017.
  6. Clara Viegas; Alves, Gustavo R.; Lima, Natercia. "Utilização Simultânea de Vários Recursos para o Desenvolvimento de Competências Experimentais". Trabalho apresentado em 2º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior - CNaPPES.15, Leiria, 2015.
  7. Pinto, A.; Barbot A.; Clara Viegas; Silva, António Alberto Gonçalves da; Lopes, J. B.; Santos, C.. "Teaching science with experimental work and computer simulations in a primary teacher education course: what challenges to promote epistemic practices?". Trabalho apresentado em SLACTIONS 2013 - Research conference on virtual worlds – Learning with simulations, Vila Real, 2013.
    Publicado
  8. Alves, Gustavo R; Maria Viegas; Maria Marques; Maria Costa-Lobo ; Gustavsson, Ingvar. "Utilização de laboratórios remotos no apoio ao ensino e aprendizagem de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática - Exemplos baseados no VISIR". Trabalho apresentado em II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, Florianópolis, 2012.
  9. Silva, António Alberto Gonçalves da; Clara Viegas; Alves G. R.; Marques M. A.; Costa-Lobo M. C.; Formansky F.; Silva J. B.. "Student Performance Analysis under different Moodle Course Designs". Trabalho apresentado em IGIP (International Society for Engineering Education) - Annual Conference, Villach, 2012.
    Publicado
  10. Clara Viegas; J. Bernardino Lopes ; J.P. Cravino. "Feedback nas aulas: resultados obtidos numa disciplina de física básica numa escola de engenharia". Trabalho apresentado em 16º Encontro Ibérico para o Ensino da Física – Física 2006, Aveiro, 2006.
Tese / Dissertação
  1. Viegas, Maria Clara Neves Cabral da Silva Moreira. "Identificar e Testar Factores de Eficácia no Sentido de Melhorar as Práticas de Ensino de Física em Engenharia no Ensino Superior". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10348/528.
  2. "Análise da Precisão de um Método Simplificado de Cálculo das Necessidades Energéticas para Climatização". Mestrado, Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia, 1998.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023/07 Projeto/ Estágio - Manutenção em Ambiente Hospitalar
Orientador
Licenciatura em Engenharia Biomédica (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2023 - 2023/07 Projeto/ Estágio - Endoscopia Rígida
Orientador
Licenciatura em Engenharia Biomédica (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2022 - 2022/07 Projeto/ Estágio - Time to market de Dispositivos Médicos
Orientador
Licenciatura em Engenharia Biomédica (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2022 - 2022 Projeto/ Estágio - Atividades de Manutenção Preventiva e Corretiva de Equipamentos Médicos
Orientador
Licenciatura em Engenharia Biomédica (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2015 - 2020/10/15 Fostering Experimental Competences Using Complementary Resources
Orientador
Programa Doutoral Formación en la Sociedad del Conocimiento (Doutoramento)
Universidad de Salamanca, Espanha
2016 - 2016 Projeto/ Estágio - Organização, Controlo e Execução de Manutenções Preventivas em Ambiente Hospitalar
Orientador
Licenciatura em Engenharia e Computação Médica (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2016 - 2016 Projeto/ Estágio - Inventariação, Alocação e Estudo de Avarias dos Equipamentos do Bloco Operatório
Orientador
Licenciatura em Engenharia e Computação Médica (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2002 - 2002 Projeto/ Estágio - Estágio na empresa Consultores de Gestão Lda
Orientador
Licenciatura de Instrumentação e Qualidade Industrial (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020 - 2020 Workshop EDUCON2020 – “Multimodal Narratives – A Tool for Teaching and Research” – M. Clara Viegas and J. Bernardino Lopes. (online conference), 27 Abril 2020. http://educon-conference.org/educon2020/workshops.php#W3A (2020 - 2020)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2020 Technical Program Chair in EDUCOM2020 - IEEE Global Engineering Education Conference (2020/04/27 - 2020/04/30)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2014 - 2015 Chair of the Organizing Committee - TEEM2015 (2015/10/07 - 2015/10/09)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2013 - 2014 Local Arrangements Chair - REV 2014 - 11th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (2014/02/26 - 2014/02/28)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2008 - 2009 Local Committee - JBLE'09 - II Jornadas Luso-Brasileiras de Ensino e Tecnologia de Engenharia (2009/02/10 - 2009/02/13)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/10/13 Applied Signal Processing:focus on remote labs in education
Arguente principal
Lena Claesson (Doutoramento)
Blekinge Tekniska Hogskola Institutionen för programvaruteknik, Suécia
2023/01/23 Avaliação Externa e Práticas de Ensino de Física e Química A no Ensino Secundário
Arguente principal
Cesarina José Cardoso Augusto (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016/05/06 As Simulações Computacionais na Aprendizagem dos Conceitos de Peso e de Massa no Ensino Básico
Arguente
Cândida Manuel Fidalgo Sarabando (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2015/09/09 "Viver melhor na Terra" - uma abordagem curricular para o 3ºCEB
Arguente
Cacilda Maria Morais Sarmento Pato de Macedo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015/03/17 "Aprendizagens Autênticas nas Ciências da Natureza do 2º Ciclo do Ensino Básico"
Arguente principal
Sara Aboim Silva (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2014/10/20 Da Formação de Professores à sua Prática: Contributos para o desenvolvimento da Literacia Científica dos Portugueses"
Arguente
José Alexandre da Silva Pinto (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/07/18 "Água, Energia, Sustentabilidade e Educação"
Arguente principal
António Pedro Gonçalves Barbot da Silva (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2017 - 2017 International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation - REV'17 New York, EUA
2014 - 2014 International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation - REV'14 ISEP-P.Porto

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - 2024/01/31 MDPI-Sustainability - Special Issue "Inputs of Engineering Education towards Sustainability" (2071-1050) MDPI
2023 - 2023 Eduaction Sciences MDPI
2021 - 2023 Research and Practices in Science, Mathematics and Technological Education UTAD
2022 - 2022 Education Research International Hindawi
2017 - 2022 Transactions on Education IEEE
2021 - 2021 Invited Editor- Revista Diálogo Educacional - "A docência na educação profissional técnica e tecnológica" PUCRPRESS, Curitiba, Brazil
2021 - 2021 Sensos-e Politécnico do Porto
2019 - 2021 Sustainability MDPI
2014 - 2021 IEEE-RITA IEEE
2019 - 2020/12/31 MDPI-Education Sciences - Special Issue "Engineering Education Addressing Professional Challenges" (2227-7102) MDPI
2020 - 2020 Studies in Educational Evaluation Elsevier
2020 - 2020 Computers MDPI
2020 - 2020 Open Computer Science De Gruyter
2019 - 2020 Information Journal MDPI
2019 - 2019 Computers and Education Elsevier
2019 - 2019 Journal of Sustainable Energy & Environment
2018 - 2019 MDPI-Education Sciences - Special Issue "Engineering Education and Technological/Professional Learning" (2227-7102) MDPI
2016 - 2019 Telematics and Informatics Elsevier
2014 - 2018 European Journal of Engineering Education Taylor & Francis
2015 - 2017 Computers in Human Behavior Elsevier
2014 - 2014 Revista Portuguesa de Educação Universidade do Minho

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/10/25 - Atual Membro titular da Comissão examinadora da Qualificação de Doutorado de Carina Tulha, “Learning Analytics and Remote Laboratories: a case study based on the application of LEDA model and data mining techniques”
Avaliador
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2012 - 2023 Participação como Perito Externo em Seminário Doutoral
Especialista
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Distinções

Prémio

2019 Best Paper - TEEM'19 - Didactical use of a remote lab - a qualitative reflection of a teacher
2018 Best Paper - TEEM'18 - A sustainable approach to let students do more real experimentswith electrical and eletronic circuits
2016 Best Paper - TEEM'16 - VISIR's usage as a Learning resource: A review of the empirical research
2016 Best Paper - CISPEE'16 - A system-A community-A Federation
2015 5º Concurso do Instituto Politécnico do Porto de apoio à publicação científicade elevada qualidade - PAPRE'15

Outra distinção

2012 Provas Públicas para Aptidão na Área Científica de Física
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal