???global.info.a_carregar???
Ana Isabel de Oliveira Andrade. É Professor Associado no(a) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação linguística; formação de formadores; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Isabel de Oliveira Andrade

Nomes de citação

  • Andrade, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
C513-D977-8D4D

Telefones

Telemóvel
  • 962780773 (Pessoal)

Moradas

  • Departamento de Educação e Psicologia - Universidade de Aveiro, 3810 -193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Websites

  • http://www.ua.pt/dep/person/16606911 (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2017/06/29
Concluído
Didática e Tecnologia Educativa (Título de Agregado)
Universidade de Aveiro, Portugal
Aprovada por unanimidade
1997
Concluído
Didáctica (Doutoramento)
Especialização em Outra:Didáctica das Línguas
Universidade de Aveiro, Portugal
"Processos de Interacção Verbal em Aula de Francês Língua Estrangeira - Funções e Modalidades de Recurso ao Português Língua Materna" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/12/22 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
1997/12/12 - 2009/12/22 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/11/02 - 2011/02/10 Presidente de Unidade Orgânica Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2012 - 2015/11/30 Miriadi - mutualisation et innovation pour un réseau de l'intercompréhesnion à distance
531186-LLP-1-2012-FR-KA2NW
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
European Commission
Concluído
2010 - 2013/10/15 TEREC - Teacher Education review and update of curriculum
511063-TEMPUS-1-2010-1-PT-TEMPUS
Investigador
Universidade de Aveiro - Departamento d eEducação e Psicologia , Portugal
European Commission
Concluído
2007 - 2011/01/31 Línguas e educação: construir e partilhar a formação
PTDC/CED/68813/2006
I&D FCOMP - 01 - 0124 - FEDER - 007 - 106
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2006 - 2009 EMIP (Didática de línguas: um estudo meta-analítico da investigação em Portugal)
Projeto n.º POCI e PPCDT/CED/59777/2004
Investigador
Concluído
1998 - 2002 ILTE Intercomprehension in language teaching education)
Projeto n.º 56290-CP-1-2000-PT- LINGUA-LA
Investigador responsável
Concluído
2000 - 2001 Sensibilização à diversidade linguística no 1º Ciclo: das línguas da criança às línguas do mundo
Projecto n.º 3/2000 do IIE
Investigador responsável
Concluído
1999 - 2000 Educação intercultural e apetrechamento linguístico para alunos de português língua não materna
Projeto n.º 80/99 do IIE
Investigador responsável
Concluído
1994 - 1998 Galatea – Apprentissage de la compréhension en langues voisines (domaine roman)
Programa Socrates-Lingua – ação D (TM-LD-1995-1-Fr-89 (1/1).
Investigador responsável
Concluído
1993 - 1996 Processos de interação verbal em aula de francês língua estrangeira: observação e formação de professores
Projeto n.º PI/48/93
Investigador responsável
Concluído
1991 - 1994 GRIPIL (Groupe de recherche et d'ingénierie pédagogique inter langues) – Apprendre à apprendre les langues
Projeto n.º 92/09/0759/F III
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana Isabel. "Éveil au langage et à l’écrit dans le préscolaire: un atout pour l’apprentissage des langues tout au long de la vie?". 2010.
  2. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana Isabel. "From the sounds of languages to the development of a plurilingual phonological awareness: An experimental study with young children". 2010.
Artigo em revista
  1. Andrade, Ana; Coelho, Daniela Maria Jorge; Portugal, Gabriela. "The ‘Awakening to Languages’ approach at preschool: developing children’s communicative competence,". Language Awareness 27 3 (2018): 197-221.
    Publicado
  2. Andrade, Ana Isabel; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação; Batista, Bruna; Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro. "Educação para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável – um elo a não perder". Indagatio Diactica 10 1 (2018): 99-113. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/10910.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Andrade, Ana Isabel; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação; da Silva, Francisco Parrança; Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro. "Educação para a cidadania global e intercompreensão". Indgatio Didactica 10 1 (2018): 83-97. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/10907.
    Publicado
  4. Andrade, Ana Isabel; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação; Martins, Filomena; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e. "Educação global e diversidade linguística na formação inicial de educadores e professores: da intervenção à (auto)reflexão". Indgatio Didactica 10 1 (2018): 47-62.
    Publicado
  5. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana Isabel; Sá, Susana. "Teachers’ voices on language awareness in pre-primary and primary school settings: implications for teacher education". Journal Language, Culture and Curriculum (2017): http://hdl.handle.net/10773/21238.
    10.1080/07908318.2017.1415924
  6. Andrade, Ana Isabel; Martins, Filomena. "Desafios e possibilidades na formação de professores - em torno da análise de relatórios de estágio". Educar em Revista 63 (2017): 137-154. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.49134.
    Publicado • 10.1590/0104-4060.49134
  7. Andrade, Ana; Pinho, Ana Sofia Reis de Castro e; Mesquita, Luciana. "Trabalho colaborativo docente e educação plurilingue". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 70 1 (2016): 201-222. https://ria.ua.pt/handle/10773/22175.
    Publicado
  8. Andrade, Ana Isabel; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação; Pinho, Ana Sofia Reis de Castro e. "Redefining professional identity". 38 1 (2014): 21-40.
    Publicado
  9. Andrade, Ana Isabel; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação; Lourenço, Mónica. "Promoting phonological awareness in pre-primary education". Language Awareness 23 4 (2013): 304-318. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09658416.2013.783585.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Andrade, Ana Isabel; Espinha, Ângela. "Trabalho colaborativo e educação em línguas: levantando ganhos, desejos e expectativas". Universidade de Aveiro,
Livro
  1. Araújo e Sá, Maria Helena; Pombo, Lúcia; Andrade, Ana Isabel; Malaquias, Isabel; Portugal, Gabriela; Varela, Ana; Pereira, Joana. II Fórum CIDTFF: construindo um compromisso com a Ciência Aberta. UA Editora. 2018.
  2. Simões, Ana Raquel; Santos, Marta; Andrade, Ana Isabel; Larkens, Ana Paula; Noguerol, Artur; Cabanellas, Bruno; Helmchen, Christian; et al. KOINOS: european portfolio of plurilingual literacy practices (Cadernos do LALE, Série Propostas 11). UA Editora. 2017.
  3. Araújo e Sá, Maria Helena (coord.); Andrade, Ana Isabel; Moreira, António; Lopes, Bernardino; Portugal, Gabriela; Pombo, Lúcia; Varela, Ana. I Fórum CIDTFF: livro de posters. UA Editora. 2017.
  4. Andrade, Ana Isabel; Pinho, Ana Sofia. Línguas e educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo. Perspectivas a partir de um projecto. Universidade de Aveiro. 2010.
  5. Tomaz, Carlota; Andrade, Ana Isabel; Espinha, Ângela; Pinho, Ana Sofia; Simões, Ana Raquel. Línguas e Educação: perfis profissionais de professores e de investigadores. Um estudo no distrito de Aveiro. Universidade de Aveiro. 2010.
Tese / Dissertação
  1. Andrade, Ana. "Trabalho colaborativo docente e educação plurilingue: que subversões a uma gramática da escola?". Doutoramento, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/22175.
  2. Silva, Luciana Mesquita da. "Colaborar para uma educação plural em línguas: que possibilidades em contexto escolar português?". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17037.
  3. Reis, Ana Adelaide Lopes Cascais. "Língua gestual portuguesa e diversidade linguística no 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17255.
  4. Leonor, Ana Filipa de Sá Lemos. "Brincar na diversidade : uma experiência de cultura na educação pré-escolar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15825.
  5. Castro, Ana Sofia Pais Vivas de. "Poesia e diversidade linguística : um estudo no 2º ano de escolaridade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14705.
  6. Brito, Ana Luísa Garcia. "Jogar com os sons das línguas na educação de infância". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9816.
  7. Sacadura, Susana Patrícia Pereira Neves Rocha. "Tradução pedagógica e aprendizagem da língua estrangeira". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/8114.
  8. Gonçalves, Maria de Lurdes Santos. "Desenvolvimento profissional e educação em línguas: potencialidades e constrangimentos em contexto escolar". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10773/4330.
  9. Matos, Alice Gomes Fernandes de. "Representações sobre o contexto linguístico cabo-verdiano". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10773/3698.
  10. Martins, Filomena Rosinda de Oliveira. "Formação para a diversidade linguística : um estudo com futuros professores do 1º ciclo do ensino básico". Doutoramento, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1470.
  11. Pinho, Ana Sofia Reis de Castro e. "Intercompreensão, identidade e conhecimento profissional na formação de professores de línguas". Doutoramento, 2008. http://hdl.handle.net/10773/8216.
  12. Freitas, Elvira Gomes dos Reis. "A transferência linguístico-comunicativa : atitudes e representações dos professores". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1356.
  13. Sá, Susana Marques. "Educação, diversidade linguística e desenvolvimento sustentável". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10773/4653.
  14. Camarneira, Ilda Maria Domingues. "Cultura linguística : um estudo com alunos do 2º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10773/1340.
  15. Coelho, Daniela Maria Jorge. "Brincar com o inglês: um estudo no jardim de infância". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10773/4780.
  16. Santos, Maria Leonor Simões dos. "Intercompreensão, aprendizagem de línguas e didáctica do plurilinguismo". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/10773/1468.
  17. Gomes, Sílvia Margarida Neves Carvalho. "Diversidade linguística no 1º ciclo do ensino básico: concepções dos professores". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4687.
  18. Leitão, Célita Maria Pereira. "As línguas estrangeiras no 1º CEB : representações dos professores". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10773/992.
  19. Rita, Alda Augusta Ferreira. "Programas e manuais de francês língua estrangeira : contributos para o plurilinguismo". Mestrado, 2005. http://hdl.handle.net/10773/1372.

Outros

Outra produção
  1. Educação para a cidadania global e intercompreensão: reflexões em torno de um projeto desenvolvido no 1.º ciclo do ensino básico. O presente artigo apresenta os resultados de um projeto de educação para a cidadania global desenvolvido em torno da ideia de intercompreensão, projeto esse realizado com crianças de uma turma do 2.ª ano, numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da região de Aveiro (Portugal). Trata-se de um estudo de tipo investigação-ação que teve como grande finalidade procurar compreender qual o lugar da inte. 2018. da Silva, Francisco Parrança; Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro; Andrade, Ana Isabel; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/10907.
  2. Educação global e diversidade linguística na formação inicial de educadores e professores: da intervenção à (auto)reflexão. Este autoestudo exploratório de duas formadoras/investigadoras incide sobre o processo de construção de conhecimento profissional de dois futuros professores a frequentar o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), que realizaram projetos de tipo investigação-ação na área da diversidade linguística e cultural, no quadro de educação para a cidadania global (ECG). 2018. Andrade, Ana Isabel; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação; Martins, Filomena; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/10880.
  3. Abordagens plurais nos primeiros anos de escolaridade: reflexões a partir de contextos de intervenção. Tout en cherchant des réponses aux défis qui se placent, aujourd’hui, aux systèmes éducatifs, dans la gestion de multiples diversités, nous voulons dans ce texte réfléchir sur les approches plurielles, notamment sur les possibilités ouvertes par l’éveil aux langues. Les études présentées montrent différentes formes d’éducation des éléves, dès les premières années de scolarité, au plurilinguisme (r. 2010. Andrade, Ana Isabel; Lourenço, Mónica; Sá, Susana. http://hdl.handle.net/10773/11602.
  4. Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta. Perante toda a imprevisibilidade e evolução da nossa sociedade, cada vez mais caracterizada pela sociedade do conhecimento, a educação básica não se pode demitir da sua tarefa de preparar os alunos para estes novos desafios de forma a que possam, no futuro, enquanto cidadãos, contribuir para a construção de um futuro mais solidário e mais sustentável. Consideramos que é imprescindível que a escola. 2008. Sá, Susana; Andrade, Ana Isabel. http://hdl.handle.net/20.500.11796/929.
  5. Línguas e Educação: orientações para um projecto colaborativo. Este projecto estuda as comunidades de trabalho colaborativo, na área da Educação em Línguas, formadas por professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e professores de línguas dos Ensinos Básico e Secundário, formadores e investigadores empenhados num diálogo sobre a possibilidade de repensar as práticas. A constituição de comunidades educativas é fundamental para um sistema educativo orientado para. 2008. Álvares Pereira, Luísa; Araújo e Sá, Helena; Bastos, Mónica; Canha, Manuel Bernardo; Cardoso, Inês; Espinha, Ângela; Gomes, Sílvia; et al. http://hdl.handle.net/10773/18950.
  6. Práticas actuais e perspectivas futuras. 2002. Andrade, Ana Isabel; Martins, Filomena; Leite, Fátima. http://hdl.handle.net/10400.8/253.
  7. Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares. O estudo em curso constitui um contributo para a compreensão das finalidades, domínio e quadro teórico de referência da Didáctica das Línguas (Materna e Estrangeiras) em Portugal, enquanto disciplina dos currículos de formação de professores. O texto apresenta resultados preliminares da análise de 34 programas de Didáctica das Línguas, recolhidos em diversas instituições de ensino superior, em 199. 1992. Andrade, Ana Isabel; Sá, Maria Helena Araújo e; Moreira, António, 1957-; Sá, Cristina Manuela; Vieira, Flávia. http://hdl.handle.net/1822/513.
Atividades

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/07/11 - 2019/07/13 Edilic Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017/12/01 - Atual European Journal of Teacher Education (1469-5928) Informa UK (Taylor & Francis)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/03/01 - 2018/05/01 A3ES - avaliadora de cursos Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - 2019 Edilic Sócia fundadaora
Distinções

Prémio

2015 Menção honrosa no Research Day
2007 Prémio GPS – Educação e Formação pelo grupo GPS (Gestão de Participações Sociais, SGPS SA)