???global.info.a_carregar???
Ana Isabel de Oliveira Andrade. É Professora Catedrática na Universidade de Aveiro, Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação linguística; formação de formadores. [Ana Isabel Andrade is Full Professor of Language Didactics at the University of Aveiro (Portugal), where she also supervises student teachers’ internships in local schools. She coordinated Research Group 1 – Languages, Theories and Practices in Education and Supervision of a research center focused on didactics and technology in teacher education (CIDTFF). She has been directing different master’s and PhD thesis, and participating in research projects in the field of teacher education and language teaching. She has coordinated projects on teacher education at national and international levels (namely, the ILTE project – Intercomprehension in Language Teacher Education and the project Languages and Education: Building and Sharing Teacher Education Paths; TEDS - Schools educating for sustainability. Proposals for and from in-service teacher education). She has been responsible for the evaluation of courses and curricular reforms in the field of teacher education programs in Portuguese Higher Education Institutions.]
Identification

Personal identification

Full name
Ana Isabel de Oliveira Andrade

Citation names

  • Andrade, Ana

Author identifiers

Ciência ID
C513-D977-8D4D
ORCID iD
0000-0002-3182-9351

Telephones

Mobile phone
  • 962780773 (Personal)

Addresses

  • Departamento de Educação e Psicologia - Universidade de Aveiro, 3810 -193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
French Proficiency (C2) Proficiency (C2) Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1)
English Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
Spanish; Castilian Advanced (C1) Proficiency (C2) Intermediate (B1) Proficiency (C2) Elementary (A2)
Education
Degree Classification
2017/06/29
Concluded
Didática e Tecnologia Educativa (Título de Agregado)
Universidade de Aveiro, Portugal
Aprovada por unanimidade
1997
Concluded
Didáctica (Doutoramento)
Major in Outra:Didáctica das Línguas
Universidade de Aveiro, Portugal
"Processos de Interacção Verbal em Aula de Francês Língua Estrangeira - Funções e Modalidades de Recurso ao Português Língua Materna" (THESIS/DISSERTATION)
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2020/09/15 - Current Full Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2009/12/22 - 2020/09/15 Associate Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
1997/12/12 - 2009/12/22 Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2009/11/02 - 2011/02/10 Organic Unit President Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2007/11/05 - 2009/09/30 Didáctica de Línguas: um estudo meta-analítico da investigação em Portugal
Provided by PTCRIS: POCI/CED/59777/2004
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Contract

Designation Funders
2019/09/01 - 2022/12/31 TEDS –Teacher education for sustainability Schools educating for sustainability: proposals for and from in-service teacher education
Principal investigator
Erasmus Plus, Belgium
Erasmus Academie
Concluded
2019/09/01 - 2022/08/30 LOcal Linguistic Landscapes for global language education in the school context
Researcher
Universidade de Aveiro, Portugal
Erasmus Plus
Concluded
2019/09/01 - 2022/08/30 Kamilala: um projeto criativo de inclusão social através da abertura a línguas e culturas
Researcher
Universidade de Aveiro, Portugal
Erasmus Plus
Concluded
2019/09 - 2022/08 Kamilala: um projeto criativo de inclusão social através da abertura a línguas e culturas Erasmus Plus
2019/01/01 - 2019/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2012/12/01 - 2015/11/30 Miriadi - mutualisation et innovation pour un réseau de l'intercompréhesnion à distance
531186-LLP-1-2012-FR-KA2NW
Researcher
Universidade de Aveiro, Portugal
European Commission
Concluded
2010/10/15 - 2013/10/15 TEREC - Teacher Education review and update of curriculum
511063-TEMPUS-1-2010-1-PT-TEMPUS
Researcher
Universidade de Aveiro - Departamento d eEducação e Psicologia , Portugal
European Commission
Concluded
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2007/12/02 - 2011/01/31 Línguas e educação: construir e partilhar a formação
PTDC/CED/68813/2006
I&D FCOMP - 01 - 0124 - FEDER - 007 - 106
Principal investigator
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2006 - 2009 EMIP (Didática de línguas: um estudo meta-analítico da investigação em Portugal)
Projeto n.º POCI e PPCDT/CED/59777/2004
Researcher
Concluded
1998 - 2002 ILTE Intercomprehension in language teaching education)
Projeto n.º 56290-CP-1-2000-PT- LINGUA-LA
Principal investigator
Concluded
2000 - 2001 Sensibilização à diversidade linguística no 1º Ciclo: das línguas da criança às línguas do mundo
Projecto n.º 3/2000 do IIE
Principal investigator
Concluded
1999 - 2000 Educação intercultural e apetrechamento linguístico para alunos de português língua não materna
Projeto n.º 80/99 do IIE
Principal investigator
Concluded
1994 - 1998 Galatea – Apprentissage de la compréhension en langues voisines (domaine roman)
Programa Socrates-Lingua – ação D (TM-LD-1995-1-Fr-89 (1/1).
Principal investigator
Concluded
1993 - 1996 Processos de interação verbal em aula de francês língua estrangeira: observação e formação de professores
Projeto n.º PI/48/93
Principal investigator
Concluded
1991 - 1994 GRIPIL (Groupe de recherche et d'ingénierie pédagogique inter langues) – Apprendre à apprendre les langues
Projeto n.º 92/09/0759/F III
Researcher
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Andrade, Ana. DiCE.Lang teacher training package: multilingual guide. UA Editora. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2023.
    Published
  2. Andrade, Ana Isabel; Costa, Nilza; Tomaz, Carlota. Formação inicial de professores: experiências e reflexões face ao processo de Bolonha. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2022.
    Published
  3. Andrade, Ana. Framework for in-service teacher education for sustainability – Some principles and strategies. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2022.
    Published • 10.48528/e94f-8142
  4. Andrade, Ana. Abordagens didáticas no Ensino Secundário de São Tomé e Príncipe: reflexões a partir de contextos de formação de professores.. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2022.
    Published • Editor
  5. Andrade, Ana. Mapeando abordagens da formação inicial de professores de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2021.
    Published
  6. Araújo e Sá, Maria Helena; Pombo, Lúcia; Andrade, Ana Isabel; Malaquias, Isabel; Portugal, Gabriela; Varela, Ana; Pereira, Joana. II Fórum CIDTFF: construindo um compromisso com a Ciência Aberta. UA Editora. 2018.
  7. Simões, Ana Raquel; Santos, Marta; Andrade, Ana Isabel; Larkens, Ana Paula; Noguerol, Artur; Cabanellas, Bruno; Helmchen, Christian; et al. KOINOS: european portfolio of plurilingual literacy practices (Cadernos do LALE, Série Propostas 11). UA Editora. 2017.
  8. Araújo e Sá, Maria Helena (coord.); Andrade, Ana Isabel; Moreira, António; Lopes, Bernardino; Portugal, Gabriela; Pombo, Lúcia; Varela, Ana. I Fórum CIDTFF: livro de posters. UA Editora. 2017.
  9. Lourenço, M.; Andrade, A.I.. Languages and diversity in pre-primary education: Towards a broader and integrated approach. 2014.
    10.4324/9781315889948
  10. Andrade, Ana Isabel; Pinho, Ana Sofia. Línguas e educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo. Perspectivas a partir de um projecto. Universidade de Aveiro. 2010.
  11. Tomaz, Carlota; Andrade, Ana Isabel; Espinha, Ângela; Pinho, Ana Sofia; Simões, Ana Raquel. Línguas e Educação: perfis profissionais de professores e de investigadores. Um estudo no distrito de Aveiro. Universidade de Aveiro. 2010.
Book chapter
  1. Andrade, Ana Isabel; Espinha, Ângela. "Trabalho colaborativo e educação em línguas: levantando ganhos, desejos e expectativas". Universidade de Aveiro,
  2. Andrade, Ana. "Educational Possibilities of Linguistic Landscapes Exploration in a Context of Pre-service Teacher Education.". In Linguistic Landscapes in Language and Teacher Education. Multilingual Education Springer Cham., 207-222. United Kingdom: Sringer, 2023.
    Published
  3. Andrade, Ana. "Professional development and in-service teacher education in the Portuguese system: Views from outside and inside". In Innovation in Teacher Professional Learning in Europe: Research, Policy and Practice, 210-222. London, United Kingdom: Routledge, 2023.
    Published
  4. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana Isabel. "Educating for Sustainability and Global Citizenship in Uncertain Times". In Quality in Teaching and Teacher Education, 180-202. BRILL, 2022.
    Published • 10.1163/9789004536609_010
  5. Andrade, Ana. "Former les enseignants à l’intercompréhension : l’apport du REFDIC". In Lehr-und Lernkompetenzen für die Interkomprehension. Perspektiven für die mehrsprachige Bildung, 159-170. Salzbourg, Austria: Waxmann, 2020.
    Published
  6. Andrade, Ana. "Relatar as práticas e aprender a profissão: que possibilidades no discurso dos professores em formação?". In A supervisão pedagógica no século XXI. Desafios da profissionalidade docente, 23-43. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020.
    Published
  7. Faneca, Rosa Maria; Ângela Espinha; Andrade, Ana; Ana Raquel Simões; Batista, Bruna F.; Sá, Cristina Manuela; Filomena Martins; et al. "Multilingual Kamishibai Competition". In Investigação em educação e responsabilidade social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2020.
    Published • 10.34624/ms4w-r031
Conference abstract
  1. Parrança-da-Silva, F.; Andrade, Ana; Lourenço, Mónica. "Global citizenship education and diversity: ontological and axiological connections". Paper presented in Emerging Researchers Conference of EERA @ ECER 2023 / The value of diversity in education and educational research, Glasgow, 2023.
    Published
  2. Andrade, Ana; Lourenço, Mónica; Parrança-da-Silva, F.. "Teacher education for sustainability and global citizenship: a focus on in-service teachers". Paper presented in Webinar ¿Teacher Education Special Interest Group: New research", 2023.
    Published
  3. Parrança-da-Silva, F.; Andrade, Ana; Lourenço, Mónica. "Global citizenship education for sustainability: what curriculum?". Paper presented in European Conference - Sustainability training for teachers and teaching teams Teacher education for sustainability, Nantes, 2022.
    Published
  4. Parrança-da-Silva, F.; Andrade, Ana; Lourenço, Mónica. "Global Citizenship Education through Intercomprehension in the first years of schooling". Paper presented in Research Summit 2021, Aveiro, 2021.
    Published
  5. Parrança-da-Silva, F.; Andrade, Ana; Lourenço, Mónica. "Educar para a Cidadania Global através da Intercompreensão: que possibilidades?". Paper presented in IV Jornadas de Educação - Educar para o Futuro, Guarda, 2021.
    Published
  6. Parrança-da-Silva, F.; Andrade, Ana; Lourenço, Mónica. "Currículo e cidadania global: que perspetivas? Uma revisão de literatura do tipo crítico". Paper presented in V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Investigação em Educação e Responsabilidade Social, Aveiro, 2021.
    Published
  7. Parrança-da-Silva, F.; Andrade, Ana; Lourenço, Mónica. "Educação para a Cidadania Global e Intercompreensão: uma investigação-ação no 1º Ciclo do Ensino Básico". Paper presented in XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Porto, 2020.
    Published
  8. Parrança-da-Silva, F.; Andrade, Ana; Lourenço, Mónica. "Educação para a Cidadania Global e Intercompreensão: propostas para os primeiros anos de escolaridade". Paper presented in Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Investigar em educação: desafios epistemológicos e metodológicos, Évora, 2020.
    Published
  9. Parrança-da-Silva, F.; Andrade, Ana. "Educação para a Cidadania Global e Intercompreensão: representações sobre o Eu, o Outro e o Mundo de crianças em contexto escolar português". Paper presented in EDiLiC'19 - Congresso Internacional da Associação EDiLiC - Éducation et Diversité Linguistique et Culturelle, Lisboa, 2019.
    Published
Conference paper
  1. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana Isabel. "Éveil au langage et à l’écrit dans le préscolaire: un atout pour l’apprentissage des langues tout au long de la vie?". 2010.
  2. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana Isabel. "From the sounds of languages to the development of a plurilingual phonological awareness: An experimental study with young children". 2010.
Journal article
  1. Domingas da Anunciação Madalena Calovela Rodrigues; Ana Isabel Andrade. "Prática Pedagógica na Formação Inicial de Professores e Educação para o Desenvolvimento Sustentável". Educ. Form. (2022): https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8900.
    10.25053/redufor.v7.e8900
  2. Patrícia Sá; Ana Isabel Andrade; Jane Machado; Cristina Sá. "Competences for education for sustainability: analysis of educational policy documents in Portugal". Práxis Educacional (2021): https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8848.
    10.22481/praxisedu.v17i48.8848
  3. Isabel Salomé Miranda Santos de Lima; Ana Isabel Andrade; Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa. "A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde". Educ. Form. (2020): https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1448.
    10.25053/redufor.v5i13.1448
  4. Isabel Salomé de Miranda Santos de Lima; Ana Isabel Andrade; Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa. "Teaching practice in teachers’ initial training in Cape Verde: supervisors’ perspectives". Educação & Formação (2020): 3-26. https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1448in.
    10.25053/redufor.v5i13.1448in
  5. HELANE DE FÁTIMA GOMES FERNANDES; ANA ISABEL ANDRADE. "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A JUSTIÇA SOCIAL: UMA REVISÃO DE ESTUDOS EMPÍRICOS". Educação em Revista 36 (2020): https://doi.org/10.1590/0102-4698223663.
    10.1590/0102-4698223663
  6. MARGARIDA CORTESÃO; ANA ISABEL ANDRADE. "CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE SOBRE POESIA E SEU ENSINO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIDADE". Educação em Revista 36 (2020): https://doi.org/10.1590/0102-4698214165.
    10.1590/0102-4698214165
  7. Andrade, Ana. "Formação de formadores e intercompreensão. Potencialidades investigativas de um referencial de formação. I". EL. LE Educazione Linguistica. Language Education 8 1 (2019): 235-252. http://hdl.handle.net/10773/31620.
  8. Andrade, Ana. "Un Référentiel de compétences en didactique de l’intercompréhension. REFDIC.". EL. LE, Educazione Linguistica. Language Education 8 1 (2019): 253-264. http://hdl.handle.net/10773/31623.
    Open access • Published
  9. Andrade, Ana; Coelho, Daniela Maria Jorge; Portugal, Gabriela. "The ‘Awakening to Languages’ approach at preschool: developing children’s communicative competence,". Language Awareness 27 3 (2018): 197-221.
    Published
  10. Andrade, Ana Isabel; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação; Batista, Bruna; Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro. "Educação para a diversidade biocultural e desenvolvimento sustentável – um elo a não perder". Indagatio Diactica 10 1 (2018): 99-113. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/10910.
    Open access • Published
  11. Andrade, Ana Isabel; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação; da Silva, Francisco Parrança; Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro. "Educação para a cidadania global e intercompreensão". Indgatio Didactica 10 1 (2018): 83-97. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/10907.
    Published
  12. Andrade, Ana Isabel; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação; Martins, Filomena; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e. "Educação global e diversidade linguística na formação inicial de educadores e professores: da intervenção à (auto)reflexão". Indgatio Didactica 10 1 (2018): 47-62.
    Published
  13. Andrade, Ana. "Educação global e diversidade linguística na formação inicial de educadores e professores: da intervenção à (auto)reflexão.". Indagatio didactica 10 1 (2018): 47-62.
    Published
  14. Andrade, Ana. "Educação para a diversidade biocultural desenvolvimento sustentável–um elo a não perder.". Indagatio Didactica, 10 1 (2018): 99-113.
    Published
  15. Lourenço, Mónica; Andrade, Ana Isabel; Sá, Susana. "Teachers’ voices on language awareness in pre-primary and primary school settings: implications for teacher education". Journal Language, Culture and Curriculum (2017): http://hdl.handle.net/10773/21238.
    10.1080/07908318.2017.1415924
  16. Andrade, Ana Isabel; Martins, Filomena. "Desafios e possibilidades na formação de professores - em torno da análise de relatórios de estágio". Educar em Revista 63 (2017): 137-154. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.49134.
    Published • 10.1590/0104-4060.49134
  17. Andrade, Ana; Pinho, Ana Sofia Reis de Castro e; Mesquita, Luciana. "Trabalho colaborativo docente e educação plurilingue". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 70 1 (2016): 201-222. https://ria.ua.pt/handle/10773/22175.
    Published
  18. Filomena Martins; Ana Isabel Andrade; Ana Sofia Pinho; Ana Raquel Simões. "Éveil aux langues et place des langues minorisées dans des projets de recherche-action en contexte scolaire portugais". Migrations Société 162 6 (2015): 155-155. https://doi.org/10.3917%2Fmigra.162.0155.
    10.3917/migra.162.0155
  19. Pinho, A.S.; Andrade, A.I.. "Redefining professional identity: the voice of a language teacher in a context of collaborative learning". European Journal of Teacher Education 38 1 (2015): 21-40. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84912567461&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02619768.2014.902440
  20. Andrade, Ana Isabel; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação; Pinho, Ana Sofia Reis de Castro e. "Redefining professional identity". 38 1 (2014): 21-40.
    Published
  21. Lourenço, M.; Andrade, A.I.. "Promoting phonological awareness in pre-primary education: possibilities of the ‘awakening to languages’ approach". Language Awareness 23 4 (2014): 304-318. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84926166807&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09658416.2013.783585
  22. Andrade, Ana Isabel; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação; Lourenço, Mónica. "Promoting phonological awareness in pre-primary education". Language Awareness 23 4 (2013): 304-318. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09658416.2013.783585.
    Published
  23. Ana Isabel Andrade; Filomena Martins. "Educar para a Diversidade Linguística: Resultados do Projecto JA-LING em Portugal". Saber & Educar 14 (2009): https://doi.org/10.17346%2Fse.vol14.124.
    10.17346/se.vol14.124
  24. Sílvia Gomes; Ana Isabel Andrade. "Práticas de sensibilização à diversidade linguística: que contributos no desenvolvimento e na formação dos professores?". Saber & Educar 14 (2009): https://doi.org/10.17346%2Fse.vol14.141.
    10.17346/se.vol14.141
  25. Susana Sá; Ana Isabel Andrade. "Práticas de sensibilização à diversidade linguística e cultural nos primeiros anos de escolaridade: reflexões a partir da sala de aula". Saber & Educar 14 (2009): https://doi.org/10.17346%2Fse.vol14.140.
    10.17346/se.vol14.140
  26. Ana Sofia Pinho; Ana Isabel Andrade. "Plurilingual awareness and intercomprehension in the professional knowledge and identity development of language student teachers". International Journal of Multilingualism 6 3 (2009): 313-329. https://doi.org/10.1080%2F14790710902981157.
    10.1080/14790710902981157
  27. Isabel Alarcão; Ana Isabel Andrade; Maria Helena Araújo e Sá; Sílvia Melo-Pfeifer. "De la Didactique de la langue à la didactique des langues : observation d'un parcours épistémologique". Recherches en didactique des langues et des cultures 6 1 (2009): https://doi.org/10.4000%2Frdlc.1997.
    10.4000/rdlc.1997
  28. Alarcão, I.; Andrade, A.I.; Araújo E Sá, M.H.; Melo-Pfeifer, S.; Santos, L.. "Inter-understanding and multilingualism: Epistemological (re)configurators of a didactic of languages | Intercompréhension et plurilinguisme: (Re)configurateurs épistémologiques d'une didactique des langues?". Ela 153 1 (2009): 11-24. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-69749126034&partnerID=MN8TOARS.
  29. Gonalves, M.D.L.; Andrade, A.I.. "Connecting languages: The use of the portfolio as a means of exploring and overcoming frontiers within the curriculum". European Journal of Teacher Education 30 2 (2007): 195-213. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-34248161097&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02619760701274001
Online resource
  1. Andrade, Ana; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, Bruna F.; Carlos, Vânia; Costa, N.; Gonçalves, M.; Lopes, Betina; et al. Teachers educating for sustainability: possibilities from the analysis of research and policy documents. 2020.
Thesis / Dissertation
  1. Andrade, Ana. "Trabalho colaborativo docente e educação plurilingue: que subversões a uma gramática da escola?". PhD, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/22175.
  2. Silva, Luciana Mesquita da. "Colaborar para uma educação plural em línguas: que possibilidades em contexto escolar português?". PhD, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17037.
  3. Reis, Ana Adelaide Lopes Cascais. "Língua gestual portuguesa e diversidade linguística no 1º Ciclo do Ensino Básico". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17255.
  4. Leonor, Ana Filipa de Sá Lemos. "Brincar na diversidade : uma experiência de cultura na educação pré-escolar". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15825.
  5. Castro, Ana Sofia Pais Vivas de. "Poesia e diversidade linguística : um estudo no 2º ano de escolaridade". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14705.
  6. Brito, Ana Luísa Garcia. "Jogar com os sons das línguas na educação de infância". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9816.
  7. Sacadura, Susana Patrícia Pereira Neves Rocha. "Tradução pedagógica e aprendizagem da língua estrangeira". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10773/8114.
  8. Gonçalves, Maria de Lurdes Santos. "Desenvolvimento profissional e educação em línguas: potencialidades e constrangimentos em contexto escolar". PhD, 2011. http://hdl.handle.net/10773/4330.
  9. Matos, Alice Gomes Fernandes de. "Representações sobre o contexto linguístico cabo-verdiano". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10773/3698.
  10. Martins, Filomena Rosinda de Oliveira. "Formação para a diversidade linguística : um estudo com futuros professores do 1º ciclo do ensino básico". PhD, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1470.
  11. Pinho, Ana Sofia Reis de Castro e. "Intercompreensão, identidade e conhecimento profissional na formação de professores de línguas". PhD, 2008. http://hdl.handle.net/10773/8216.
  12. Freitas, Elvira Gomes dos Reis. "A transferência linguístico-comunicativa : atitudes e representações dos professores". Master, 2008. http://hdl.handle.net/10773/1356.
  13. Sá, Susana Marques. "Educação, diversidade linguística e desenvolvimento sustentável". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10773/4653.
  14. Camarneira, Ilda Maria Domingues. "Cultura linguística : um estudo com alunos do 2º ciclo do ensino básico". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10773/1340.
  15. Coelho, Daniela Maria Jorge. "Brincar com o inglês: um estudo no jardim de infância". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10773/4780.
  16. Santos, Maria Leonor Simões dos. "Intercompreensão, aprendizagem de línguas e didáctica do plurilinguismo". PhD, 2007. http://hdl.handle.net/10773/1468.
  17. Gomes, Sílvia Margarida Neves Carvalho. "Diversidade linguística no 1º ciclo do ensino básico: concepções dos professores". Master, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4687.
  18. Leitão, Célita Maria Pereira. "As línguas estrangeiras no 1º CEB : representações dos professores". Master, 2006. http://hdl.handle.net/10773/992.
  19. Rita, Alda Augusta Ferreira. "Programas e manuais de francês língua estrangeira : contributos para o plurilinguismo". Master, 2005. http://hdl.handle.net/10773/1372.

Other

Other output
  1. Professores que educam para a sustentabilidade: possibilidades a partir da análise da investigação e de documentos de política educativa. IV Fórum CIDTFF - Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF? 15 de julho de 2020 | evento híbrido. 2020. Andrade, Ana; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, Bruna F.; Carlos, Vânia; Nilza Costa; Gonçalves, Manuela; Lopes, Betina; et al. https://youtu.be/Hrbr9cvQpFw.
  2. Educação para a cidadania global e intercompreensão: reflexões em torno de um projeto desenvolvido no 1.º ciclo do ensino básico. O presente artigo apresenta os resultados de um projeto de educação para a cidadania global desenvolvido em torno da ideia de intercompreensão, projeto esse realizado com crianças de uma turma do 2.ª ano, numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da região de Aveiro (Portugal). Trata-se de um estudo de tipo investigação-ação que teve como grande finalidade procurar compreender qual o lugar da inte. 2018. da Silva, Francisco Parrança; Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro; Andrade, Ana Isabel; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/10907.
  3. Educação global e diversidade linguística na formação inicial de educadores e professores: da intervenção à (auto)reflexão. Este autoestudo exploratório de duas formadoras/investigadoras incide sobre o processo de construção de conhecimento profissional de dois futuros professores a frequentar o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), que realizaram projetos de tipo investigação-ação na área da diversidade linguística e cultural, no quadro de educação para a cidadania global (ECG). 2018. Andrade, Ana Isabel; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação; Martins, Filomena; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/10880.
  4. Développement professionnel : quelles articulations possibles entre formation initiale et formation continue dans un projet de formation à la didactique du plurilinguisme ?. 2012. Ana Isabel Andrade; Maria de Lurdes Gonçalves; Filomena Martins; Ana Sofia Pinho. https://doi.org/10.3917%2Fdbu.causa.2012.01.0279.
    10.3917/dbu.causa.2012.01.0279
  5. Abordagens plurais nos primeiros anos de escolaridade: reflexões a partir de contextos de intervenção. Tout en cherchant des réponses aux défis qui se placent, aujourd’hui, aux systèmes éducatifs, dans la gestion de multiples diversités, nous voulons dans ce texte réfléchir sur les approches plurielles, notamment sur les possibilités ouvertes par l’éveil aux langues. Les études présentées montrent différentes formes d’éducation des éléves, dès les premières années de scolarité, au plurilinguisme (r. 2010. Andrade, Ana Isabel; Lourenço, Mónica; Sá, Susana. http://hdl.handle.net/10773/11602.
  6. Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com mais sabedoria uns com os outros no Planeta e com o Planeta. Perante toda a imprevisibilidade e evolução da nossa sociedade, cada vez mais caracterizada pela sociedade do conhecimento, a educação básica não se pode demitir da sua tarefa de preparar os alunos para estes novos desafios de forma a que possam, no futuro, enquanto cidadãos, contribuir para a construção de um futuro mais solidário e mais sustentável. Consideramos que é imprescindível que a escola. 2008. Sá, Susana; Andrade, Ana Isabel. http://hdl.handle.net/20.500.11796/929.
  7. Línguas e Educação: orientações para um projecto colaborativo. Este projecto estuda as comunidades de trabalho colaborativo, na área da Educação em Línguas, formadas por professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e professores de línguas dos Ensinos Básico e Secundário, formadores e investigadores empenhados num diálogo sobre a possibilidade de repensar as práticas. A constituição de comunidades educativas é fundamental para um sistema educativo orientado para. 2008. Álvares Pereira, Luísa; Araújo e Sá, Helena; Bastos, Mónica; Canha, Manuel Bernardo; Cardoso, Inês; Espinha, Ângela; Gomes, Sílvia; et al. http://hdl.handle.net/10773/18950.
  8. Práticas actuais e perspectivas futuras. 2002. Andrade, Ana Isabel; Martins, Filomena; Leite, Fátima. http://hdl.handle.net/10400.8/253.
  9. Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares. O estudo em curso constitui um contributo para a compreensão das finalidades, domínio e quadro teórico de referência da Didáctica das Línguas (Materna e Estrangeiras) em Portugal, enquanto disciplina dos currículos de formação de professores. O texto apresenta resultados preliminares da análise de 34 programas de Didáctica das Línguas, recolhidos em diversas instituições de ensino superior, em 199. 1992. Andrade, Ana Isabel; Sá, Maria Helena Araújo e; Moreira, António, 1957-; Sá, Cristina Manuela; Vieira, Flávia. http://hdl.handle.net/1822/513.
Activities

Association member

Society Organization name Role
2017 - 2019 Edilic Sócia fundadaora

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2019/07/11 - 2019/07/13 Edilic Lisboa

Consulting

Activity description Institution / Organization
2018/03/01 - 2018/05/01 A3ES - avaliadora de cursos Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2017/12/01 - Current European Journal of Teacher Education (1469-5928) Informa UK (Taylor & Francis)
Distinctions

Award

2015 Menção honrosa no Research Day
2007 Prémio GPS – Educação e Formação pelo grupo GPS (Gestão de Participações Sociais, SGPS SA)