???global.info.a_carregar???
Margarida da Silva Felizardo Barros. Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education - July 2016 at the Faculty of Sports in Oporto University. Currently student of the Doctoral Program at the same institution. Works in the area(s) of Social Sciences with an emphasis on Educational Sciences - Physical Education Teacher Training.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Margarida da Silva Felizardo Barros

Nomes de citação

  • Barros, Margarida

Identificadores de autor

Ciência ID
C41A-9AC0-DF81
ORCID iD
0000-0001-5028-3756

Endereços de correio eletrónico

  • bd.msfbarros@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Ciências do Desporto

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2019 - 2025
Em curso
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Especialização em Desporto, Educação e Cultura
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2018/04 - 2018/07
Concluído
Certificação Pilates Matwork (Outros)
Bwizer, Portugal
2017/12 - 2017/12
Concluído
Certified Power Plate Trainer Pathway Fundamentals (Outros)
Power Plate, Estados Unidos
2016
Concluído
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"Relatório de Estágio Profissional - Um caminho de (trans)formação enquanto pessoa e profissional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2011 - 2015
Concluído
Ciências do Desporto (Licenciatura)
Especialização em Treino de Alto Rendimento - Basquetebol
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
14
2013/07 - 2013/07
Concluído
Certificate in Advanced English (Outros)
Especialização em English for Speakers of Other Languages
University of Cambridge, Reino Unido
C1
Percurso profissional

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/11 - Atual Local Student Board - Transitional Teaching and Learning EUGLOH, Portugal
Universidade do Porto, Portugal
2012/06 - 2016/06 Representante dos alunos - Conselho Pedagógico Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/03 - Atual Bolsa de Estudantes Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal
2016 - 2020 Sub-Editora/Tradutora Run4Excellence, Portugal
2015/09 - 2020 Técnica Desportiva Run4Excellence, Portugal
Run4Excellence, Portugal
2017/09 - 2018/01 Professora Atividades Extracurriculares Educ10, Portugal
Externato Imaculada Conceição, Portugal
(...)
2013/09 - 2015/07 Treinadora Futebol Clube do Porto, Portugal
Futebol Clube do Porto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/09 - Atual Impacto da Formação Inicial de Professores de Educação Física na reconfiguração das crenças epistemológicas: estudo de caso longitudinal
2021.04842.BD
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Barros, Margarida; Mesquita, Isabel; Queirós, Paula. "Shaping Epistemological Profiles: School Placement Communities’ Impact on Preservice Teachers’ Personal Discovery and Knowledge Evolution". Trabalho apresentado em The European Conference on Education, London, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Barros, Margarida; Mesquita, Isabel; Queirós, Paula. Autor correspondente: Queirós, Paula. ""We Have Unrealistic Beliefs Until We Deconstruct Our Thinking”. The Relationship Between Reflection and Epistemological Beliefs in Teacher Education Programs". Trabalho apresentado em The Paris Conference on Education, Paris, 2023.
    Aceite para publicação
  3. Barros, Margarida; Mesquita, Isabel; Queirós, Paula. "Desafios para a Profissionalidade Docente: Perceção de estudantes estagiários acerca do seu desenvolvimento profissional durante a fase inicial da sua formação". Trabalho apresentado em ‘Educação e Cidades tempos, espaços, atores e culturas’ - XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Lisboa, 2022.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Barros, Margarida; Mesquita, Isabel; Bessa, Cristiana; Queirós, Paula. "Domain-specific epistemological beliefs’ expression in initial teacher education: A systematic review". Journal of Education and e-Learning Research 12 2 (2025): 219-230. http://asianonlinejournals.com/index.php/JEELR/article/view/6754.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Barros, Margarida; Silva, Paula; Queirós, Paula; Águeda, Ana Rita. "A reflexão e a consciencialização das crenças na formação inicial de professores de Educação Física". In Actualidades en Educación Física y Deporte 2022, 33-60. Guadalajara, México: Maestría en Educación Física y Deporte de la Universidad de Guadalajara, 2022.
    Publicado
  2. Barros, Margarida; Queirós, Paula; Silva, Paula. "O impacto das crenças na formação inicial de professores de Educação Física". In Actualidades en Educación Física y Deporte 2020, editado por Fernández, Vicent; Reynaga-Estrada, Pedro; Acosta, Juan; Taylor, Juan; Villalobos, Martín, 75-92. Guadalajara, México: Universidad de Guadalajara, 2020.
    Publicado
  3. Barros, Margarida; Queirós, Paula; Silva, Paula. "Formação inicial de professores: como contribuir para a renovação da EF". In Análisis Sobre Metodologías Activas y Tic Para la Ensenanza y el Aprendizaje, editado por Torres, Juan; García, Santiago; Soto, María; Reche, José, 311-319. Madrid, Espanha: Dykinson, S.L, 2020.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Colaço,Paulo; Barros, Margarida; Almeida,Sofia. "INSIDE Summer 2019". INSIDE Running as a Lifestyle 12 (2019): https://www.insiderunning.net/.
    Publicado • Co-editor
  2. Colaço,Paulo; Barros, Margarida; Almeida,Sofia. "INSIDE Autumn 2017". INSIDE Running as a Lifestyle 7 (2018): https://www.insiderunning.net/.
    Publicado • Co-editor
  3. Colaço,Paulo; Barros, Margarida; Vitor,Manuel. "INSIDE Winter 2017". INSIDE Running as a Lifestyle 4 (2017): https://www.insiderunning.net/.
    Publicado • Co-editor
  4. Colaço,Paulo; Barros, Margarida; Almeida,Sofia. "INSIDE Summer 2017". INSIDE Running as a Lifestyle 6 (2017): https://www.insiderunning.net/.
    Publicado • Co-editor
  5. Colaço,Paulo; Barros, Margarida; Almeida,Sofia. "INSIDE Spring 2017". INSIDE Running as a Lifestyle 5 (2017): https://www.insiderunning.net/.
    Publicado • Co-editor
  6. Colaço, Paulo; Barros, Margarida; Vitor, Manuel. "INSIDE Autumn 2016". INSIDE Running as a Lifestyle 3 (2016): https://www.insiderunning.net/.
    Publicado • Co-editor
  7. Colaço,Paulo; Barros, Margarida; Vitor,Manuel. "INSIDE Summer 2016". INSIDE Running as a Lifestyle 2 (2016): https://www.insiderunning.net/.
    Publicado • Co-editor
  8. Colaço,Paulo; Barros, Margarida; Vitor,Manuel. "INSIDE Spring 2016". INSIDE Running as a Lifestyle 1 (2016): https://www.insiderunning.net/.
    Publicado • Co-editor
Relatório
  1. Margarida Barros; Cristiana Bessa; Isabel Mesquita; Paula Queirós. 2022. The Expression of Epistemological Beliefs in Initial Teacher Education: A Systematic Review. https://doi.org/10.37766/inplasy2022.9.0131.
    10.37766/inplasy2022.9.0131
Resumo em conferência
  1. Barros, Margarida; Mesquita, Isabel; Queirós, Paula. "Na mente do futuro professor: perfis epistemológicos dos candidatos da formação inicial de professores em educação física.". Trabalho apresentado em V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, Braga, 2024.
  2. Barros, Margarida; Mesquita, Isabel; Queirós, Paula. "Crenças na Educação: Desvendando Construções Epistemológicas e Implicações na Formação de Professores.". Trabalho apresentado em 1.º Congresso Internacional em Práticas Educativas da Escola Superior de Educação João de Deus, Lisboa, 2024.
  3. Barros, Margarida; Mesquita, Isabel; Queirós, Paula. "Explorando o papel da Reflexão nas Crenças Epistemológicas dos futuros professores de Educação Física.". Trabalho apresentado em 4th Porto International Conference on Research in Education, Porto, 2024.
  4. Barros, Margarida; Mesquita, Isabel; Queirós, Paula. "Are beliefs a hurdle on the Physical Education race for democratic approaches? The implications of Preservice teachers’ initial epistemology.". Trabalho apresentado em II Congreso Actividad Física En Edad Escolar (Cafees), Cuenca, 2024.
  5. Barros, Margarida; Mesquita, Isabel; Queirós, Paula. "Evolution of Future Teachers' beliefs about the objective of Physical Education: Implications for the reconstruction of the discipline post-pandemic [Evolução das crenças dos Futuros Professores sobre o objetivo da Educação Física: Implicações para a reconstrução da disciplina pós-pandemia]". Trabalho apresentado em 10º Congresso SCPD ¿ Intervenção Pedagógica no Desporto em Contexto Pós-Pandémico: Da experiência vivida aos novos desafios, 2023.
    Publicado
  6. Barros, Margarida; Mesquita, Isabel; Queirós, Paula. "Development of epistemological beliefs and their practical expression in the construction of knowledge in physical education: case study with future teachers [Desenvolvimento das crenças epistemológicas e da sua expressão prática na construção do conhecimento em educação física: estudo de caso com futuros professores]". Trabalho apresentado em 10º Congresso SCPD ¿ Intervenção Pedagógica no Desporto em Contexto Pós-Pandémico: Da experiência vivida aos novos desafios, 2023.
    Publicado
  7. Barros, Margarida; Queirós, Paula; Mesquita, Isabel; Águeda, Ana. "Impacto do Modelo de Educação Desportiva na motivação dos alunos para as aulas de Atletismo". Trabalho apresentado em 12º Congresso Nacional de Educação Física, Leiria, 2022.
    Publicado
  8. Barros, Margarida; Queirós, Paula; Mesquita, Isabel; Águeda, Ana. "Explorando as crenças dos estudantes de formação inicial de professores acerca dos objetivos da Educação Física". Trabalho apresentado em 12º Congresso Nacional de Educação Física, Leiria, 2022.
    Publicado
  9. Águeda, Ana; Queirós, Paula; Mesquita, Isabel; Barros, Margarida. "A importância da reflexão docente para a aprendizagem dos alunos: o testemunho de uma estudante-estagiária de Educação Física". Trabalho apresentado em 12º Congresso Nacional de Educação Física, Leiria, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Barros, Margarida. "Um caminho de (trans)formação enquanto pessoa e profissional : relatório de estágio profissional". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Desporto, 2016. http://catalogo.up.pt:80/F/?func=direct&doc_number=000587507&local_base=FCDEF.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/05/07 How does student recognition influence student mobility? Possibilities for Internationalisation within Study Programmes
EUGLOH - Lund University (Lund, Suécia)
2024/07 Explorando o papel da Reflexão nas Crenças Epistemológicas dos futuros professores de Educação Física 4th Porto International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, (Porto, Portugal)
2024/03 Crenças na Educação: Desvendando Construções Epistemológicas e Implicações na Formação de Professores 1.º Congresso Internacional em Práticas Educativas da Escola Superior de Educação Joãode Deus
Escola Superior de Educação Joãode Deus (Lisboa, Portugal)
2024/02 Na mente do futuro professor: perfis epistemológicos dos candidatos da formação inicial de professores em educação física V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Instituto de Educação da UMinho (Braga, Portugal)
2024/01/13 Crenças Espistemologicas na Formação Inicial: O que são e como se desenvolvem? Aula Unidade Curricular de Profissionalidade Pedagógica
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/06/18 “We Have Unrealistic Beliefs Until We Deconstruct Our Thinking”. The Relationship Between Reflection and Epistemological Beliefs in Teacher Education Programs The Paris Conference on Education
IAFOR (Paris, França)
2023/04/28 Evolução das crenças dos Futuros Professores sobre o objetivo da Educação Física: Implicações para a reconstrução da disciplina pós-pandemia. 10º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (Porto, Portugal)
2023/04/08 Desenvolvimento das crenças epistemológicas e da sua expressão prática na construção do conhecimento em educação física – estudo de caso com futuros professores. 10º Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto
Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (Porto, Portugal)
2022/12 Impact of the Physical Education Teachers Training in the reconfiguration of Epistemological Beliefs: A Longitudinal Case Study XIV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
(Porto, Portugal)
2022/10 Impacto do Modelo de Educação Desportiva na motivação dos alunos para as aulas de Atletismo em Educação Física. 12º Congresso Nacional de Educação Física
CNAPEF (Leiria, Portugal)
2022/10 Explorando as crenças dos estudantes de formação inicial de professores acerca dos objetivos da Educação Física. 12º Congresso Nacional de Educação Física
CNAPEF (Leiria, Portugal)
2022/09 Desafios para a Profissionalidade Docente: Perceção de estudantes estagiários acerca do seu desenvolvimento profissional durante a fase inicial da sua formação. XVI Congresso SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
2022/07 School-based research to inform Teacher Education: Students’ Perception about Learning through Different Teaching Models I Congresso Internacional Escola, Identidade e Democracia
(Porto, Portugal)
2020/12/09 Formação Inicial de Professores: Como contribuir para a Renovação da Educação Física XIV Congresso Internacional de Educação e Inovação
Asociación PromoEDUCA (Coimbra, Portugal)
2020 Formação Inicial de Professores: Como contribuir para a Renovação da Educação Física XVI Congresso Internacional de Educação e Inovação
(Coimbra, Portugal)
2016/12/14 Percurso de (trans)formação no estágio pedagógico Da formação à profissão: principais problemas decorrentes do início da docência
Profissionalidade Pedagógica (2ºciclo MEEFEBS) - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - (Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016/05/06 - 2016/05/08 Running Training Camp: Fim-de-semana de formação teórico-prática em corrida (2016/05/06 - 2016/05/08)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Hotel Solverde, Portugal

Run4Excellence, Portugal
2014/07 - 2014/07 Campo de Férias Dragão Caixa: atividades desportivas para crianças (2014/07 - 2014/07)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Futebol Clube do Porto, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/10/03 - Atual Um espaço de partilha e reflexão de vários percursos de carreiras, atividades e contextos profissionais distintos - informação importante para uma melhor preparação para a entrada no mercado de trabalho e para potenciar as carreiras dos nossos doutorandos e recém-doutorados.
Seminário
PhD, now what?
2023/05/10 - Atual Aula aberta com o tema "Revisão sistemática da literatura"
Oficina (workshop)
Aula Aberta | Revisão sistemática da literatura
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/05/01 - Atual Discussion with Dr. Andreas Meiszner where people could bring research-related questions.
Encontro
Hub Live @ DoctorateHub.
Doctoratehub - The Open University, Reino Unido
2022/11/05 - Atual Round table discussion with Prof. Dr. Bostjan Gomiscek where participants are given the opportunity to reflect on their own conceptual and theoretical frameworks of choice.
Mesa-redonda
Conceptual framework versus theoretical framework - roundtable
Doctoratehub - The Open University, Reino Unido
2023/10 - 2024/03 The DocTalent4EU Summer School is a unique opportunity for PhD candidates from different backgrounds to benefit from a comprehensive learning experience that combines online and face-to-face training, networking opportunities with participants from other institutions as well as instructors, and the acquisition of valuable knowledge and skills that will enhance participants’ professional qualifications and career prospects.
Outro
Winter School on Enhancing Communication and Negotiation Skills for PhD Candidates
Université Côte d'Azur Campus STAPS, França
2020/11/17 - 2020/11/18 CARaDOC (Careers and Doctors) 2020 is an event, organised for PhD students, PhDs & Postdoctoral researchers of Université Paris-Saclay that aims to help young researchers to define their career path.
Seminário
CARADOC 2020
University of Paris-Saclay, França
2020/03 - 2020/06 Curso online da HarvardX, na plataforma "edx.org". O curso "Leaders of Learning" tem como objetivo explorar teorias da aprendizagem, entender idéias básicas sobre o processo de aprendizagem e traduzi-las em ideias concretas sobre os tipos de prática e descrever que ambientes atraem a aprendizagem.
Outro
Leaders of Learning
edX, Estados Unidos
2020/02/27 - 2020/03/05 Promote the incorporation of methodologies and working methods of non-formal, informal and formal education that encourage the transformation of social reality.
Seminário
KA1 - Youth Workers Mobility
Pro(impact), Portugal
2020/02/28 - 2020/03/04 Working towards social impact Seminar: Seminário com os objetivos de capacitar os jovens para entender, gerenciar e avaliar o impacto social; desenvolver iniciativas e projetos impactantes, empreendedores e inovadores e promover a incorporação de metodologias de educação não formal que incentive a transformação da realidade social.
Seminário
Working towards social impact Seminar
Erasmus Plus, Bélgica

ProActing, Portugal
2019/12 - 2019/12 Curso online da Manchester Metropolitan University, na plataforma "futurelearn.com". O curso "Preparing for Teaching" tinha como objetivo a reflexão acerca das que característica que fazem um professor.
Outro
Preparing for Teaching
Manchester Metropolitan University, Reino Unido

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2023/05/05 - Atual Podcast da comunidade de prática de investigação JEDI (Jovens, Educação, Diversidade e Inovação) A vida para além do doutoramento

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013/09 - 2015/07 Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto Vogal (Departamento Formação)

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2025/09/08 - 2025/09/12 Reviewer for ECER 2025 - The European Conferen on Educational Research - "Charting the Way Forward: Education, Research, Potentials and Perspectives". Track 99. Emerging Researchers' Group (for presentation at Emerging Researchers' Conference) EERA - European Educational Research Association, Alemanha