Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Edirlei Everson Soares de Lima
Nomes de citação
- Lima, Edirlei
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C317-5EB9-B1A3
- ORCID iD
- 0000-0002-2617-3394
- Google Scholar ID
- zUgWz14AAAAJ
- Scopus Author Id
- 35730716100
Endereços de correio eletrónico
- soaresdelima.e@buas.nl (Profissional)
Moradas
- Monseigneur Hopmansstraat 2, 4817 JS, Breda, Breda, Países Baixos (Profissional)
Websites
- https://edirlei.com (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010/08 - 2014/07
Concluído
|
Ciência da Computação (Doctor)
Especialização em Jogos e Entretenimento Digital
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
"Video-Based Interactive Storytelling" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2009/01 - 2010/07
Concluído
|
Ciência da Computação (Master)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
"Um Modelo de Dramatização Baseado em Agentes Cinematográficos Autônomos para Storytelling Interativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2005/01 - 2008/12
Concluído
|
Ciência da Computação (Bachelor)
Universidade do Contestado, Brasil
"3D Game Builder: Uma Game Engine para Criação de Jogos 3D" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/08/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Breda University of Applied Sciences, Países Baixos |
Breda University of Applied Sciences, Países Baixos | ||
2018/04 - 2023/07/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Europeia, Portugal |
Universidade Europeia, Portugal | ||
2015/04 - 2019/03 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil | ||
2014/08 - 2015/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil | ||
2011/01 - 2015/03 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2009/01 - Atual | Composição e Veiculação de Conteúdo Interativo para TV Digital
H-TVD 01/2007
Investigador
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Em curso
|
2016/08 - 2019/07 | Desenvolvimento de um Sistema de Baixo Custo de Captura de Movimentos para Animação 3D
E-26/202.647/2016
Investigador responsável
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Concluído
|
2016/08 - 2019/07 | Composição de Vídeo em Tempo Real para Interactive Storytelling
E-26/010.000.430/2016
Investigador responsável
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Concluído
|
2016/08 - 2019/07 | Desenvolvimento de Técnicas de Interactive Storytelling para TV e Cinema Interativo
E-26/010.002.125/2015
Investigador responsável
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Pré-impressão |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/09 - Atual | Applications of Virtual Reality and Augmented Reality in Biotechnology
Orientador de Rúben Miguel Matos Azevedo
|
Design e Publicidade (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
|
2022/09 - Atual | The Personality of Visual Elements: Creating a Framework for the Development of Visual Identity Based on Brand Personality
Dimensions
Orientador de Beatriz de Oliveira Carreira Andrade
|
Design e Publicidade (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
|
2022/09 - Atual | Cyclist Route Assessment Using Machine Learning
Orientador de Alan Nunes Caetano
|
Creative Computing and Artificial Intelligence (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
|
2022/09 - Atual | Reinforcement Learning in Games
Orientador de Pedro Miguel Figueiredo da Silva
|
Creative Computing and Artificial Intelligence (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
|
2020/09 - 2023/02 | Interactive Digital Storytelling: The Authoring Processes of Interactive Digital Stories
Orientador de Gonçalo Pereira de Oliveira Costa
|
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
|
2019/09 - 2022/04 | Smart Workplaces: A System Proposal for Stress Management
Orientador de Galina Vitalievna Dzhambinova
|
Design de Interação (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
|
2020/09 - 2021/12 | Applicability of Artificial Intelligence in E-Commerce Fashion Platforms
Orientador de Luísa Duarte Alcobia Vitorino
|
Design e Publicidade (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
|
2019/09 - 2021/04 | Evaluation of Remote Workers’ Preferences for the Proposal of a System on Workspace Search
Orientador de Ca´tia Sofia Costa de Carvalho
|
Design de Interação (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
|
2019/09 - 2021/04 | História Viva: A Sketch-Based System for Interactive Folk Storytelling
Orientador de Felipe João Gheno
|
Design de Interação (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
|
2019/09 - 2020/09 | Os Estereótipos Femininos e a Comunicação Publicitária dos Jogos Eletrônicos
Orientador de Karen Pinto Santos
|
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
|
2019/09 - 2020/09 | UPSIE: A Mobile App on Financial Management for Teenagers
Orientador de Catarina Alexandra Félix Monteiro
|
Design e Cultura Visual (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
|
2017 - 2018 | Procedural Placement of Items in Game Levels using Genetic Algorithms
Orientador de Luis Henrique Costa Vogt
|
Computer Engineering (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2017 - 2018 | Digital Filters for Soothing Motion Data Captured by Kinect Devices
Orientador de Virgínia Balbo
|
Computer Engineering (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2016 - 2018 | Development of Interaction Techniques for Interactive Narratives Based on Augmented Reality
Orientador de Thiago Cler Franco
|
Computer Engineering (Iniciação científica)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2016 - 2017 | Development of Social Network Based on Gamification Concepts
Orientador de Marcos de Oliveira Couto Filho
|
Computer Engineering (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2016 - 2017 | Development of a Multiplayer Game Based on Geolocation
Orientador de Simone Tardin Fagundes
|
Computer Engineering (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2016 - 2017 | Procedural Generation of Maps for 2D Games
Orientador de Dhiego Bastos
|
Computer Engineering (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2016 - 2017 | Player Modeling for Enemy Adaptation in Games
Orientador de Douglas Cesar Pio do Carmo
|
Computer Engineering (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2015 - 2016 | Photo Flag: A Social Game Based on Geolocation and Photos
Orientador de Ciro Lyra Chang
|
Computer Engineering (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2014 - 2015 | Procedural Generation of Maps for Games
Orientador de Gabriel de Oliveira Barbosa Leite
|
Computer Engineering (Licenciatura/Bacharelato)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - 2022 | Program Chair of the Computing Track - XXI Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment (SBGames) (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Sociedade Brasileira de Computacao, Brasil |
2018 - 2021 | Publication Chair of the Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment (SBGames) (2018 - 2021)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Brasileira de Computacao, Brasil |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/06 | Virtual Reality Video Game for Depression Awareness
Arguente principal
|
Francisco de Sales Morim (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
|
2023/02 | Deep Learning aplicado aos Videojogos
Arguente principal
|
João Paulo Heriques Moreno (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
|
2023/01 | Design's intrinsic influence in the creation of reality. A semiotic analysis on the relation between design and reality within
the context of our current hypermobile era
Presidente do júri
|
Patrícia Barros Francisco (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
|
2022/09 | Integração de Sistemas de Diagnóstico em Jogos Digitais. Estudo de Caso: Diagnóstico LEA
Arguente principal
|
José Manuel Silva Vilaça (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
|
2022/07 | Experiências interativas em realidade virtual para o ensino de conceitos complexos: o caso dos níveis de design visceral,
comportamental e reflexivo de Norman
Arguente principal
|
Filipa Alexandra Fitas Vinagre (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/07 | Development of a First-Person Horror Game With High-Fidelity Graphics
Arguente principal
|
João Pedro Costa Tinoco (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2022/07 | Narrative, Design, and Modelling of a Game with High-Fidelity Graphics
Arguente principal
|
João Miguel Ribeiro Garcia (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021/12 | Applicability of Artificial Intelligence in E-Commerce Fashion Platforms
Orientador
|
Luísa Duarte Alcobia Vitorino (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
|
2021/11 | Post-Processing para Videojogos: A Importa^ncia do Post-Processing no Desenvolvimento de Videojogos
Arguente principal
|
Sandro Daniel Gomes Gonçalves (Mestrado)
Universidade da Beira Interior, Portugal
|
2021/04 | Evaluation of Remote Workers Preferences for the Proposal of a System on Workspace Search
Orientador
|
Ca´tia Sofia Costa de Carvalho (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
|
2021/04 | História Viva: A Sketch-Based System for Interactive Folk Storytelling
Orientador
|
Felipe João Gheno (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
|
2020/12 | UPSIE: A Mobile App on Financial Management for Teenagers
Orientador
|
Catarina Alexandra Félix Monteiro (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
|
2020/11 | Os Estereótipos Femininos e a Comunicação Publicitária dos Jogos Eletrônicos
Orientador
|
Karen Pinto Santos (Mestrado)
Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal
|
2019/09 | Machine Learning Algorithms to Predict Stocks Movements with Python Language and Dedicated Libraries
Arguente principal
|
Taras Rohovets (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022 - Atual | IEEE Conference on Games (CoG) | |
2021 - Atual | International Conference on Serious Games and Applications for Health (SeGAH) | |
2021 - Atual | AAAI Conference on Artificial Intelligence and Interactive Digital Entertainment (AIIDE) | |
2018 - Atual | Brazilian Symposium of Informatics in Education (SBIE) | |
2018 - Atual | Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment (SBGames) | |
2015 - Atual | IFIP International Conference on Entertainment Computing (ICEC) | |
2020 - 2020 | ACM Interaction Design and Children Conference (IDC) | |
2013 - 2019 | Medianeira in Technology | |
2015 - 2015 | International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology (ACE) | |
2015 - 2015 | International Conference on Human-Computer Interaction (INTERACT) | |
2015 - 2015 | ACM CHI Conference on Human Factors in Computing Systems | |
2013 - 2013 | Foundations of Digital Games (FDG) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | Comunicação Pública (2183-2269) | COPE |
2020 - Atual | IEEE Transactions on Games (2475-1502) | IEEE |
2020 - Atual | IEEE Transactions on Affective Computing (1949-3045) | IEEE |
2018 - Atual | Entertainment Computing (1875-9521) | Elsevier |
2018 - Atual | Brazilian Journal of Computers in Education (1414-5685) | SBC |
2017 - Atual | SBC Journal on Interactive Systems (2236-3297) | SBC |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Virtual Reality and Augmented Reality | Creative Computing and Artificial Intelligence (Mestrado) | Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal |
2021 - Atual | Data Structures | Games Development (Licenciatura) | Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal |
2018 - Atual | Artificial Intelligence | Games Development (Licenciatura) | Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal |
2018 - Atual | Computer Graphics | Games Development (Licenciatura) | Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal |
2018 - Atual | Programming Fundamentals | Games Development (Licenciatura) | Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal |
2021 - 2022 | Graphics Programming | Creative Technologies (Licenciatura) | Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal |
2020 - 2021 | Game Frameworks | Games Development (Licenciatura) | Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal |
2020 - 2021 | Data Visualization Project | Creative Technologies (Licenciatura) | Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal |
2018 - 2021 | Distributed Programming | Games Development (Licenciatura) | Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal |
2020 - 2020 | Programming in Design | Design (Licenciatura) | Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal |
2019 - 2019 | Compilers | Engenharia Informática (Licenciatura) | Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal |
2018 - 2018 | Narratives and Interactive Storytelling | Design de Interação (Mestrado) | Universidade Europeia IADE Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação, Portugal |
2017 - 2017 | Introduction to Programming | Computer Engineering (Licenciatura) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2016 - 2017 | Game Programming II | Computer Engineering (Licenciatura) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2015 - 2017 | Design and Analysis of Algorithms | Computer Engineering (Licenciatura) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2016 - 2016 | Artificial Neural Networks | Computer Engineering (Licenciatura) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2015 - 2016 | Game Programming I | Computer Engineering (Licenciatura) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2015 - 2015 | Object Oriented Design and Programming | Computer Engineering (Licenciatura) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2015 - 2015 | Programming Language Concepts | Computer Engineering (Licenciatura) | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2014 - 2015 | Game Programming | Computer Engineering (Licenciatura) | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2014 - 2015 | Programming Techniques II | Computer Engineering (Licenciatura) | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2014 - 2014 | Programming II | Computer Engineering (Licenciatura) | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil |
2014 - 2014 | Introduction to Engineering | Computer Engineering (Licenciatura) | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil |
2011 - 2014 | Artificial Intelligence | Computer Engineering (Licenciatura) | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil |
2013 - 2013 | Programming I | Computer Engineering (Licenciatura) | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil |
Distinções
Prémio
2020 | Best Paper Award for “Evolução da Representação da Figura Feminina nos Jogos: Um Estudo de Caso das Séries Bayonetta, Tomb
Raider e The Witcher”
XIX Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2020), Brasil
|
2019 | Best Paper Award for Procedural Generation of Quests for Games Using Genetic Algorithms and Automated Planning
XVIII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2019), Brasil
|
2018 | Best Paper Award for Personality and Preference Modeling for Adaptive Storytelling
XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2018), Brasil
|
2016 | Best Paper Award for Player Behavior Modeling for Interactive Storytelling in Games
XV Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2016), Brasil
|
2015 | Best Paper Award for Storytelling Variants: The Case of Little Red Riding Hood
14th IFIP International Conference on Entertainment Computing (ICEC 2015), Noruega
|
2014 | Honourable Mention for Best Paper to Building Keyword-Indexed Virtual Libraries in a Logic Programming Environment
20th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web (WebMedia 2014), Brasil
|
2012 | Menção Honrosa para Melhor Short Paper ao Artigo A Importância da Customização de Personagens na Narrativa de Jogos Digitais
XI Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2012), Brasil
|
2012 | Honourable Mention - "Interactivity" in the 2st ITU IPTV Application Challenge
International Telecommunication Union, Suiça
|
2011 | Honourable Mention - "Innovation" in the 1st ITU IPTV Application Challenge
International Telecommunication Union, Suiça
|
2010 | 1° Lugar no Festival Nacional de Jogos Independentes - Melhor Jogo na Categoria PC
IX Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2010), Brasil
|
2010 | Menção Honrosa no Festival Nacional de Jogos Independentes - Melhor Arte na Categoria PC
IX Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2010), Brasil
|
2010 | Menção Honrosa no Festival Nacional de Jogos Independentes - Melhor Tecnologia na Categoria PC
IX Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2010), Brasil
|