???global.info.a_carregar???
Carlos Francisco de Sousa Reis. Concluiu Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra em 2008. É Professor Coordenador no Instituto Politécnico da Guarda. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Francisco de Sousa Reis

Nomes de citação

  • Reis, Carlos Francisco de Sousa

Identificadores de autor

Ciência ID
C112-8B43-E253
ORCID iD
0000-0002-9675-3810

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2008
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Filosofia da Educação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Educação e Cultura Mediática: Análise de Implicações Deseducativas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1996 - 1998
Frequentou
Programa de Doctorado: Comunicación y Pluralismo (Doctor)
Universidad Pontificia de Salamanca, Espanha
qualitativa
1996/07/15
Concluído
Curso de Mestrado em Ciências da Educação, Área de Especialização em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"O valor (des)educativo da publicidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1991/06/20
Concluído
Filosofia - Ramo de Especialização em Ensino da Filosofia (Licenciatura)
Especialização em Ensino da Filosofia
Universidade do Porto, Portugal
16
1989
Concluído
Licenciatura em Filosofia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"sem tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 Valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/02/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1997/11/29 - 2020/11/29 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2016 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013/08/01 - 2015/02/09 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2013 - 2015 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2000/11/29 - 2013/07/30 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
1994/09/14 - 1997/11/28 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
1991/09/14 - 1994/09/13 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/12/01 - 2015/02/09 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2013 - 2015 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2013 - 2015 Diretor ou presidente da unidade orgânica Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2010/10/08 - 2015 Diretor ou presidente da unidade orgânica Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2009/02/19 - 2010/10/07 Diretor ou presidente da unidade orgânica Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2000 - 2002 Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017 - 2020 TKCOM - “Building up Chinese Teachers Key Competences through a Global Compe-tence-Based Framework”
586415-EPP-1-2017-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP
European Commission

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2023/04/30 Beyond The Limits: Developing Entrepreneurship via Creativity in Schools
2020-1-TR01-KA203-093989
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 - 2023/04 Beyond The Limits: Developing Entrepreneurship via Creativity in Schools
2020-1-TR01-KA203-093989
N/A
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Coping with children’s wit". 2019.
    10.18844/prosoc.v6i1
  2. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Oliveira, Marta; Fonseca, António Castro. "Social and civic benefits of higher education". 2016.
  3. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Ferreira, Eduarda; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Entrepreneurship education and problem bases learning.". 2014.
  4. Ravasco, Carla; Brigas, Carlos; Reis, Carlos; Monteiro, Guilherme; Leitão, João; Gouveia, Regina. "Inclusão de alunos erasmus nos institutos politécnicos: Estudo de caso". 2014.
  5. Reis, Carlos; Neves, Diana; Ferreira, Maria Eduarda; Loureiro, Manuel; Neves, D.; Loureiro, M.. "Experimental activities in science teaching of children with special educational needs in preschool". 2014.
  6. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Ferreira, Eduarda. "Entrepreneurship education and problem bases learning.". 2014.
  7. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Alternative ways of addressing philosophy for children.". 2014.
  8. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "La reconstrucción metamoderna de la Razón Pedagógica – Revisitando o Bildung". 2013.
  9. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria. "Didatizar o processo de ensino e aprendizagem da filosofia da educação". 2013.
Artigo em revista
  1. María José Flores-Tena; María Del Carmen Ortega-Navas; Carlos Sousa-Reis. "El uso de las TIC digitales por parte del personal docente y su adecuación a los modelos vigentes". Revista Electrónica Educare (2021): https://doi.org/10.15359/ree.25-1.16.
    10.15359/ree.25-1.16
  2. Reis, C.; Formosinho, M.. "Grounding education philosophically: An essay on behalf of human happiness". Universal Journal of Educational Research 8 1 (2020): 47-57. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85077986127&partnerID=MN8TOARS.
    10.13189/ujer.2020.080106
  3. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "El arte de la educación y la educación por el arte". Egitania Sciencia (2020):
    http://dx.doi.org/10.46691/.v1i26.325
  4. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Grounding education philosophically: an essay on behalf human happiness". (2020): http://hdl.handle.net/11328/3197.
    10.13189/ujer.2020.080106
  5. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "The Sisyphic Destiny of Philosphy (of Education)". (2020): http://hdl.handle.net/11328/3195.
  6. C. Reis; T. Pessoa; M. J. Gallego-Arrufat; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Alfabetización y competencia digital en Educación Superior: una revisión sistemática". REDU. Revista de Docencia Universitaria 17 1 (2019): 45-45. https://doi.org/10.4995/redu.2019.11274.
    10.4995/redu.2019.11274
  7. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Educational proposals for an environmental Ethics". (2019): http://hdl.handle.net/11328/3196.
  8. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Coping with children’s wit: materials for a dialogical odyssey". (2019): http://hdl.handle.net/11328/3199.
  9. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Portugal: a proposal on how to inspire philosophizing". (2018): http://hdl.handle.net/11328/3200.
  10. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "The End of Democracy and the Modes of Resistance in Education". Universal Journal of Educational Research (2017): http://dx.doi.org/10.13189/ujer.2017.051308.
    10.13189/ujer.2017.051308
  11. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Outdoor learning: A escola e o mundo que a rodeia". Journal for Educators, Teachers and Trainers , Vol. 8 (1) 8 1 (2017): 24-34. http://hdl.handle.net/10316/45503.
    Publicado
  12. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Dores; Dujo, Ángel García del. "The end of democracy and the modes of resistance in education.". Our scope is to show how democracy has been trivialized as a concept and, more worryingly, as a mystified practice of consented servitude, which supposedly would bring to its very end. In fact, for the emblematic occidental societies, democracy has, at the best, been reduced to a consumerist way of life, under the capitalist liberal order, and the façade of a 'spectacularized' electoral process. O (2017): http://hdl.handle.net/10316/46808.
  13. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Dores; Dujo, Ángel García del. "The end of democracy and the modes of resistance in education.". (2017): http://hdl.handle.net/10316/46808.
  14. Reis, Carlos Francisco de Sousa. ""Outdoor learning": A escola e o mundo que a rodeia". (2017): http://hdl.handle.net/10316/45503.
  15. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores; García Del Dujo, Ágel. "The end of Democracy and the modes of resistance in Education". (2017): http://hdl.handle.net/11328/3201.
    10.13189/ujer.2017.05130
  16. Formosinho, Maria; Jesus, Paulo; Reis, Carlos. "Emancipatory and critical language education: a plea for translingual possible selves and worlds". Critical Studies in Education 0 0 (2016): 1-19.
    Publicado • 10.1080/17508487.2016.1237983
  17. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Ferreira, Maria Eduarda; Cepa, Carla; Tracana, Rosa; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Reciclar recordações com as ciências: Percursos de aprendizagem em contexto de Jardim de Infância". Revista Contexto & Educação, 31(99): 149-172 (2016): http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.149-172.
  18. Ferreira, Maria Eduarda; Cepa, Carla; Tracana, Rosa Branca; Reis, Carlos Francisco. "Reciclar Recordações com as Ciências Percursos de Aprendizagem em Contexto de Jardim de Infância". (2016): http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.149-172.
    http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.149-172
  19. Carlos, Reis; Oliveira, Albertina Lima; Reis, C.S.; Oliveira, A.; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Ontological conversion: The place of self-knowledge, the contemplative tradition and contemporary mindfulness in education". Turkish Online Journal of Educational Technology 2016 DecemberS (2016): 163-172. http://hdl.handle.net/10316/45688.
    Publicado
  20. Ferreira, Maria Eduarda; Cepa, Carla; Tracana, Rosa; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Reciclar recordações com as ciências: Percursos de aprendizagem em contexto de Jardim de Infância". (2016): http://hdl.handle.net/10316/45684.
  21. Formosinho, Maria das Dores; Jesus, Paulo Renato; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Emancipatory and Critical Language Education: A Plea for Translingual Possible Selves and Worlds". (2016): http://hdl.handle.net/10316/45685.
  22. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Fonseca, António Castro; Oliveira, Marta. "Um diploma do ensino superior ainda valerá a pena?". (2016): http://hdl.handle.net/10316/45686.
  23. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Oliveira, Albertina Lima. "Ontological conversion: The place of self-knowledge, the contemplative tradition and contemporary mindfulness in education". (2016): http://hdl.handle.net/10316/45512.
  24. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Oliveira, Marta; Fonseca, António Castro. "Social and civic benefits of higher education". (2016): http://hdl.handle.net/10316/45687.
  25. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Rescuing the ghost from the machine:". International Journal of Lifelong Education and Leadership 1 1 (2015): 32-40. http://ijlel.com/ijlelvolume/index.php/journal/article/view/11.
    Publicado
  26. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Entrepreneurship education. Insights on current challenges - Editorial". Yet it is not for denying the will and the capacity of each human being to assert him/herself by an entrepreneurial attitude. Nor shall we deny those who have initiative and creativity to open new ways of enriching our societies with their value. The case is that for ensuring competitive, innovative, sustainable, inclusive and just societies, as the European Commission so well puts it, takes us to (2015): http://hdl.handle.net/10316/45682.
  27. Reis, Carlos; Formosinho, Maria das Dores; Jesus, Paulo Renato; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Jesus, Paulo; Formosinho, Maria. "Rescuing the ghost from the machine: towards responsive education, not explanatory machinery systems". The significance of the ¿Bologna Turn¿ in European Higher Education, which supposedly refocused the process of teaching and learning and was expected to bring about a pedagogical reform, is discussed mainly by clarifying why it has not in fact realized the expected advances on performativity and standardization. We show how the ¿Bologna Process¿ falls into the mechanistic paradigm that Rancière (1 1 1 (2015): 32-40. http://hdl.handle.net/11328/1635.
    Publicado
  28. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Private and public spheres in hypermediatic and consumeristic societies". Homo-Societas-Technologiae 1 4 (2015): 65-73. http://hdl.handle.net/10316/45683.
    Acesso aberto • Publicado
  29. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Private and public spheres in hypermediatic and consumeristic societies". (2015): http://hdl.handle.net/10316/45683.
  30. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Jesus, Paulo Renato. "Rescuing the ghost from the machine: towards responsive education and beyond explanatory machinery systems". (2015): http://hdl.handle.net/10316/45681.
  31. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Entrepreneurship education. Insights on current challenges - Editorial". (2015): http://hdl.handle.net/10316/45682.
  32. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Reis, Carlos Sousa. "Desafios metamodernos da Filosofia da Educação". Revista Egitania Sciencia 14 (2014): 30-44. http://hdl.handle.net/10316/45673.
    Publicado
  33. Maria das Dores Formosinho; Formosinho, Maria das Dores; Formosinho, Sebastião; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Reis, Carlos Sousa. "Science legitimacy and the postmodern condition of knowledge". International Journal of Human Sciences / Uluslaras{\i 11 1 (2014): 426-447. https://doi.org/10.14687%2Fijhs.v11i1.2776.
    Publicado • 10.14687/ijhs.v11i1.2776
  34. Costa, António; Ferreira, Maria Eduarda; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Salgado, José Miguel. "1st Cycle of Basic Education Teachers and their Engagement in Science and Technology". (2014): http://hdl.handle.net/10316/45671.
  35. Reis, Carlos. "A liberdade e o medo: para uma sistematização do pensamento de Fromm". (2014): http://ojs.letras.up.pt/index.php/filosofia/article/view/203.
    10.21747/203
  36. Ravasco, Carla; Brigas, Carlos; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Fonseca, Cecília; Mateus, Joaquim; Cordeiro, U.. "O papel das TIC no contexto do Ensino Basico". As TIC modificaram as mais diversas áreas onde nos movimentamos, alteraram a forma como interagimos com a sociedade, como adquirimos informação e como trabalhamos. As TIC utilizadas como ferramentas educativas possuem um enorme potencial e é incontornável a sua utilização no dia-a-dia da escola, independentemente da faixa etária ou do nível de ensino dos alunos. Desde os anos oitenta do século XX, (2014): http://hdl.handle.net/10316/45676.
  37. Reis, Carlos. "Introdução à leitura de Erich Fromm". (2014): http://ojs.letras.up.pt/index.php/filosofia/article/view/202.
    10.21747/202
  38. Formosinho, Maria das Dores; Formosinho, Sebastião; Reis, Carlos Sousa. "Science legitimacy and the postmodern condition of knowledge.". (2014): http://hdl.handle.net/11328/1156.
    10.14687/ijhs.v11i1.2776
  39. Ravasco, Carla; Brigas, Carlos; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Fonseca, Cecília; Mateus, Joaquim; Cordeiro, U.. "O papel das TIC no contexto do Ensino Basico". (2014): http://hdl.handle.net/10316/45676.
  40. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Entrepreneurship education and problem based learning". (2014): http://hdl.handle.net/10316/45679.
  41. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Costa-Lobo, Cristina. "Higher education in Portugal: From expansion to quality assessment". (2014): http://hdl.handle.net/11328/1743.
  42. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Alternative ways of adressing Philosophy For Children". (2014): http://hdl.handle.net/10316/45675.
  43. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das dores. "Desafios metamodernos da filosofia da educação". (2014): http://hdl.handle.net/10314/3359.
  44. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Desafios metamodernos da Filosofia da Educação". (2014): http://hdl.handle.net/10316/45673.
  45. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "On learning and teaching". Homo-Societas-Technologiae 1 1 (2013): 22-28. http://hdl.handle.net/10316/45683.
    Publicado
  46. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "An account of the Progress Model for Initial Teacher Education in ESECD". Egitania Sciencia special ed (2013): 29-37.
    Publicado
  47. Formosinho, M.; Reis, C.S.; De Jesus, P.R.; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Reis, C.; Formosinho, Maria das Dores; Jesus, Paulo Renato. "Education Sciences: Towards a theoretical rebirth beyond reductionisms". Teoría de la Educación 25 1 (2013): 47-62. http://hdl.handle.net/10316/45662.
    Publicado
  48. Carlos F. de Sousa Reis; Joaquim M. Fernandes Brigas. "A publicidade nos novos media". Comunica{\c{c 2 0 (2013): 527-527. https://doi.org/10.17231%2Fcomsoc.2%282000%29.1418.
    Publicado • 10.17231/comsoc.2(2000).1418
  49. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "O privado e o público numa sociedade mediática". Egitania Sciencia 12 1 (2013): 101-122. http://hdl.handle.net/10316/45583.
    Publicado
  50. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "O privado e o público numa sociedade mediática". (2013): http://hdl.handle.net/10316/45583.
  51. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Desafios metamodernos da filosofia da educação". (2013): http://hdl.handle.net/11328/1158.
  52. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "On learning and teaching". (2013): http://hdl.handle.net/10316/45663.
  53. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Developing preschool children aptitudes". Journal for Educators, Teachers and Trainers 3 (2012): 135-147.
    Publicado
  54. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "A sociedade digital e a (re)construção do humano". Revista Portuguesa de Pedagogia ext.série (2011): 477-490.
    Publicado
  55. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Retos de la cultura mediática en la família y la escuela". International Journal of Developmental and Educational Psychology 1 2 (2011): 553-560.
    Publicado
  56. Carlos Francisco Reis. "A educação da “Geração M”". Revista Portuguesa de Pedagogia 42 3 (2008): 121-137. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_42-3_7.
    Publicado • 10.14195/1647-8614_42-3_7
  57. Reis, Carlos F. de Sousa; Brigas, Joaquim M. Fernandes. "A publicidade nos novos media". (2000): https://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/928.
    10.17231/comsoc.2(2000).1418
Capítulo de livro
  1. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Conceição, Maria; Ferreira, Maria Eduarda. "Virtualidades das actividades de outdoor learning: Uma intervenção pedagógico-didática no ensino primário". Portugal: Educación Editora,
  2. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Paiva, Teresa; Tracana, Rosa. "The progression model for initial teacher education and how to foster creativity in the classroom". Portugal: Lambert,
  3. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Metodologias ativas na Educação". Editorial Dykinson, 2019.
  4. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Closing the fractures of our souls: Philosophy and the meaningful life". Lodz University of Technology Press, 2019.
  5. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Liberdade e identidade humana entre autonomia e contingência.". Portugal, 2018.
    10.14195/978-989-26-1380-2_1
  6. Formosinho, Maria das Dores; Reis, Carlos Sousa. "Liberdade e identidade humana: entre autonomia e contingência". Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018.
  7. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Um diploma do ensino superior ainda valera a pena?". Portugal, 2016.
  8. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Conceição, Maria; Ferreira, Maria Eduarda. "Virtualidades das actividades de outdoor learning: Uma intervenção pedagógico-didática no ensino primário". Educación Editora, 2015.
  9. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Paiva, Teresa; Tracana, Rosa. "The progression model for initial teacher education and how to foster creativity in the classroom". Lambert, 2015.
  10. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Transfigurações educacionais da dinâmica globalizadora". In Condições de vida, coesão social e cooperação territorial, 9-25. Guarda, Portugal: CEI/Âncora Editora, 2013.
    Publicado
  11. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Transfigurações educacionais da dinâmica globalizadora". CEI/Âncora Editora, 2013.
  12. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Dos desafios im/possíveis da Pós-modernidade à reconstrução dos referenciais educacionais". Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.
Livro
  1. Formosinho, Maria das Dores; Jesus, Paulo Renato; Reis, Carlos; Reis, Carlos Francisco de Sousa. Ética: indagações e horizontes. Portugal: Coimbra University Press. 2018.
    https://doi.org/10.14195/978-989-26-1380-2
  2. Reis, Carlos Francisco de Sousa. Educação e cultura mediática: Análise de implicações deseducativas. Lisboa, Portugal: Âncora Editora. 2014.
    Publicado
  3. Reis, Carlos Francisco de Sousa. Educação e cultura mediática: Análise de implicações deseducativas. CEI/Âncora Editora. 2014.
  4. Carlos Francisco de Sousa Reis. O valor (des)educativo da publicidade. Coimbra University Press. 2007.
    10.14195/978-989-26-0445-9
  5. Reis, Carlos Francisco de Sousa. Comunicar & Educar. Portugal. 2007.
  6. Reis, Carlos Francisco de Sousa. Levantamento prospectivo do perfil dos alunos do ensino secundário na transição para o ensino superior politécnico. Portugal. 2006.
Tese / Dissertação
  1. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Educação e cultura mediática : análise de implicações deseducativas". Doutoramento, 2008. http://hdl.handle.net/10316/7452.

Outros

Outra produção
  1. Emancipatory and Critical Language Education: A Plea for Translingual Possible Selves and Worlds. Language is the main resource for meaningful action, including the very formation of selves and psychosocial identities, shaped by practical norms, beliefs, and values. Thus, language education constitutes one of the most powerful means for both social reproduction and social production and ideological maintenance and utopian innovation. In this paper, we attempt to emphasise the invaluable psycho. 2016. Formosinho, Maria das Dores; Jesus, Paulo Renato; Reis, Carlos Francisco de Sousa. http://hdl.handle.net/10316/45685.
  2. Um diploma do ensino superior ainda valerá a pena?. Utilizando dados de um estudo longitudinal no qual várias centenas de alunos foram seguidos desde os primeiros anos do ensino básico até aos últimos anos da vintena, coincidente com o período do Processo de Bolonha, esta comunicação tem como principal objetivo explorar o impacto que a conclusão de um curso superior terá nos primeiros anos da adultez, em Portugal, designadamente, na participação cí. 2016. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Fonseca, António Castro; Oliveira, Marta. http://hdl.handle.net/10316/45686.
  3. Alternative ways of adressing Philosophy For Children. 2014. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores. http://hdl.handle.net/10316/45675.
  4. Student's attittudes as a constraint factor of teacher's creativity towards inclusive settings. The presentation focus on an inclusive education programme for children and pupils with disabilities. The programme’s activities are directed to set up an adequate educational environment, whose conditions are described and evaluated. Particularly, the programme is designed to support creativity as a basic factor for developing teachers’ expected skills while working under an inclusive setting. Th. 2014. Potmešil, Milon; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Kunhartová, Monika; Hanáková, Adéla. http://hdl.handle.net/10316/45678.
  5. Revisiting the foundations of constructivism: the ethical and theological groundwork of Piaget’s early psychopedagogical thought. Piagetian thought draws on a hybrid foundational matrix in which multiple theoretical lines merge together. Thus, the present study intends to make explicit the metaphysical and theological anchorage of the intellectual questioning of the young J. Piaget so as to demonstrate a relative unity and continuity between categories forged to deal with theological/ethical issues and bio-psycho-pedagogical. 2014. Formosinho, Maria das Dores; Day, James M.; Jesus, Paulo Renato; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formoshino, M.; Day, J.M.; Jesus, P.; Sousa Reis, C.. http://hdl.handle.net/10316/45672.
    10.14201/teoredu20142612541
  6. Dos desafios im/possíveis da pós-modernidade à reconstrução dos referentes educacionais. 2013. Carlos Sousa Reis; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Reis, Carlos Francisco de Sousa. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0767-2_7.
    10.14195/978-989-26-0767-2_7
  7. Didatizar o processo de ensino e aprendizagem da filosofia da educação.. This paper discusses the dominant educational paradigms for teaching philosophy, advocating a perspective internally related to the very nature of the philosophical activity. In our view, such a process should promote a set of skills that can only be brought about in the context of learning to philosophize. A philosophy didactics, thus understood, assumes that the learning objectives and the proce. 2013. Reis, Carlos Francisco de Sousa. http://hdl.handle.net/10316/45666.
  8. La reconstrucción metamoderna de la Razón Pedagógica – Revisitando o Bildung.. Neste artigo analisámos a desconstrução pós-moderna do projeto da Modernidade, destacando as suas consequências para o conceito de "Bildung" e a possibilidade de o recuperar operativamente. Considerámos, também, a questão do relativsmo e do multiculturalismo, bem como a demobilização do sujeito crítico e a sua eventual recuperação educacional.. 2013. Reis, Carlos Francisco de Sousa. http://hdl.handle.net/10316/45664.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Projeto Educativo de Apoio à Reinserção de Sem-abrigo
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 O Moinho de Cernache: uma Junta de Freguesia aberta a todos
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 “Reestruturação do Plano Educativo Municipal da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova – Projetando hoje, concretizando amanhã”
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 “Quem somos, para onde vamos” O Estabelecimento de Reclusão de Coimbra
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra: Formar dinamicamente para a hospitalidade
Coorientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 O que a vida nos ensina: Valorizar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Orientador
Gestão da Formação e Administração Educacional (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra – uma instituição com alma
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Outdoor learning
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2014 - 2014 Aprender jogando: um estudo empírico sobre a ludicidade na aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2014 - 2014 Educação Rodoviária
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2001 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
Atual International Network of Philosophers of Education (INPE)
Distinções

Outra distinção

2018 Mentor no ano letivo de 2017-18, do Programa Mentores para Migrantes
Alto Comissariado para as Migrações, Portugal
1989 Prémio à mais elevada classificação de Licenciatura em Filosofia no ano de 1988/89 - dezasseis valor
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal