???global.info.a_carregar???
Carlos Francisco de Sousa Reis. Concluiu Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra em 2008. É Professor Coordenador no Instituto Politécnico da Guarda. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem.
Identification

Personal identification

Full name
Carlos Francisco de Sousa Reis

Citation names

  • Reis, Carlos Francisco de Sousa
  • Reis, C. F. S.
  • C. F. Reis
  • C. F. S. Reis
  • Reis, C. S.
  • C.F.S. Reis
  • Carlos Sousa Reis

Author identifiers

Ciência ID
C112-8B43-E253
ORCID iD
0000-0002-9675-3810
Google Scholar ID
qx7cIYcAAAAJ
Researcher Id
J-8141-2017
Scopus Author Id
57192641938

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Spanish; Castilian Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
French Advanced (C1) Advanced (C1) Intermediate (B1) Advanced (C1)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2008
Concluded
Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Filosofia da Educação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Educação e Cultura Mediática: Análise de Implicações Deseducativas" (THESIS/DISSERTATION)
1996 - 1998
Attended
Programa de Doctorado: Comunicación y Pluralismo (Doctor)
Universidad Pontificia de Salamanca, Spain
qualitativa
1996/07/15
Concluded
Curso de Mestrado em Ciências da Educação, Área de Especialização em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"O valor (des)educativo da publicidade" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1991/06/20
Concluded
Filosofia - Ramo de Especialização em Ensino da Filosofia (Licenciatura)
Major in Ensino da Filosofia
Universidade do Porto, Portugal
16
1989
Concluded
Licenciatura em Filosofia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"sem tese" (THESIS/DISSERTATION)
16 Valores
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2013 - Current Researcher (Research) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2015/02/09 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1997/11/29 - 2020/11/29 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2016 - 2019 Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Coimbra, Portugal
2015 - 2016 Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013/08/01 - 2015/02/09 Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2013 - 2015 Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2000/11/29 - 2013/07/30 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
1994/09/14 - 1997/11/28 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
1991/09/14 - 1994/09/13 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
1997/12/01 - 2015/02/09 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2013 - 2015 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2013 - 2015 Diretor ou presidente da unidade orgânica Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2010/10/08 - 2015 Diretor ou presidente da unidade orgânica Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2009/02/19 - 2010/10/07 Diretor ou presidente da unidade orgânica Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2000 - 2002 President of the Scientific-Technical Council Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2017 - 2020 TKCOM - “Building up Chinese Teachers Key Competences through a Global Compe-tence-Based Framework” European Commission

Contract

Designation Funders
2020/09/01 - 2023/04/30 Beyond The Limits: Developing Entrepreneurship via Creativity in Schools
2020-1-TR01-KA203-093989
2020-1-TR01-KA203-093989
Researcher
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
N/A
Ongoing
Outputs

Publications

Book
  1. Formosinho, Maria das Dores; Jesus, Paulo Renato; Reis, Carlos; Reis, Carlos Francisco de Sousa. Ética: indagações e horizontes. Portugal: Coimbra University Press. 2018.
    https://doi.org/10.14195/978-989-26-1380-2
  2. Reis, Carlos Francisco de Sousa. Educação e cultura mediática: Análise de implicações deseducativas. Lisboa, Portugal: CEI/Âncora Editora. 2014.
    Published
  3. Carlos Francisco de Sousa Reis. O valor (des)educativo da publicidade. Coimbra University Press. 2007.
    10.14195/978-989-26-0445-9
  4. Reis, Carlos Francisco de Sousa. Comunicar & Educar. Portugal. 2007.
  5. Reis, Carlos Francisco de Sousa. Levantamento prospectivo do perfil dos alunos do ensino secundário na transição para o ensino superior politécnico. Portugal. 2006.
Book chapter
  1. Jaciara de Santana Souza; Carlos Francisco Sousa Reis. "Pedagogic and empowering dynamics of identity in a quilombola community in the Recôncavo of Bahia, Brazil: The case of the CEAJAT community". 2024.
    10.2991/978-94-6463-380-1_36
  2. Maria Jose Flores Tena; Carlos Sousa Reis. "Emotions in older people and their cognitive status". 2024.
    10.2991/978-94-6463-380-1_38
  3. Reis, C. F. S.; Simões, M. D. F. S. ; Pomilio, D. S.. Corresponding author: Reis, C. F. S.. "Princípios e projetos para uma educação ecojusta". In Investigación educativa como factor de avance en las aulas 5.0, 123-132. Madrid: Dykinson, 2023.
    Published
  4. Reis, C. S.; Tena, M. J. F.. "Contribuciones para la comprensión de la interculturalidad intergeneracional". In Interculturalidade, inclusión y equidad en educación, 291-296. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2023.
    Published • 10.14201/0AQ0331
  5. Reis, C. F. S.; Formosinho, M.. Corresponding author: Reis, C. F. S.. "A teleologia educacional como foco crítico da desconstrução pós-moderna". In Vozes da educação. Pesquisas e escritas contemporâneas Volume 2, 97-115. Cruz Alta: Editora Ilustração, 2021.
    Published • 10.46550/978-65-88362-63-1
  6. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Metodologias ativas na Educação". Editorial Dykinson, 2019.
  7. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Closing the fractures of our souls: Philosophy and the meaningful life". Lodz University of Technology Press, 2019.
  8. Formosinho, Maria das Dores; Reis, Carlos Sousa; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Liberdade e identidade humana: entre autonomia e contingência". Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018.
    10.14195/978-989-26-1380-2_1
  9. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Um diploma do ensino superior ainda valera a pena?". Portugal, 2016.
  10. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Conceição, Maria; Ferreira, Maria Eduarda. "Virtualidades das actividades de outdoor learning: Uma intervenção pedagógico-didática no ensino primário". Portugal: Educación Editora, 2015.
  11. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Paiva, Teresa; Tracana, Rosa. "The progression model for initial teacher education and how to foster creativity in the classroom". Portugal: Lambert, 2015.
  12. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Transfigurações educacionais da dinâmica globalizadora". In Condições de vida, coesão social e cooperação territorial, 9-25. Guarda, Portugal: CEI/Âncora Editora, 2013.
    Published
Conference paper
  1. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Coping with children’s wit". 2019.
    10.18844/prosoc.v6i1
  2. Ravasco, Carla; Brigas, Carlos; Reis, Carlos; Monteiro, Guilherme; Leitão, João; Gouveia, Regina. "Inclusão de alunos erasmus nos institutos politécnicos: Estudo de caso". 2014.
  3. Reis, Carlos; Neves, Diana; Ferreira, Maria Eduarda; Loureiro, Manuel; Neves, D.; Loureiro, M.. "Experimental activities in science teaching of children with special educational needs in preschool". 2014.
  4. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Didatizar o processo de ensino e aprendizagem da filosofia da educação". 2013.
Edited book
  1. Titrek O.; Campina, A.; Sezen-Gultekin, G.; Reis, C. F. S.. Emotions and Leadership in Organizations and Educational Institutes. 2023.
    10.3389/978-2-8325-4032-9
  2. Reis, C. F. S.; Sezen-Gultekin, G.; Titrek, O.; Campina, A.. Positive organizational psychology and leadership in organizational behavior and culture. 2023.
    10.3389/978-2-8325-3549-3
  3. Carlos Sousa Reis. Proceedings of the International Conference on Lifelong Education and Leadership for All (ICLEL 2023). Atlantis Highlights in Social Sciences, Education and Humanities. 2023.
    Published • Editor
Journal article
  1. Reis, C. F. S.; María José Flores-Tena; Manuel Urrutia; Maria D. Formosinho. Corresponding author: María José Flores-Tena. "Improving Psychological Well-Being through 'Happy Classes' Programme". Eurpean Chemical Bulletin 12 S3 (2023): 4157-4164. https://www.eurchembull.com/uploads/paper/fb602d7f6bf5af6c863163ec7580a991.pdf.
    Open access • Published • 10.31838/ecb/2023.12.s3.479
  2. Flores-Tena, M.J.; Reis, C. F. S.. "Study on the relationship between active ageing activities and the degree of satisfaction in older adults during Covid-19". Retos 43 (2022): 1079-1086. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85121844303&partnerID=MN8TOARS.
    Published • 10.47197/RETOS.V43I0.87426
  3. Carlos Francisco REIS; Reis, C. F. S.. "Education facing an uncertain and hasty world: Contributions to a critical teleological reframing". International Journal on Lifelong Education and Leadership 7 2 (2021): 14-26. http://dx.doi.org/10.25233/ijlel.943648.
    Published • 10.25233/ijlel.943648
  4. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Maria das Dores Formosinho Sanches Simões; Maria José Flores-Tena. Corresponding author: Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Students' pre and post COVID-19 perception of Higher Education switch to online: An exploratory study in Portugal". Cypriot Journal of Educational Sciences 16 5 (2021): 2368-2377. http://dx.doi.org/10.18844/cjes.v16i5.6352.
    Open access • Published • 10.18844/cjes.v16i5.6352
  5. António Costa; Maria Eduarda Ferreira; José Miguel Salgado; Carlos Francisco De Sousa Reis. "Trabalhos de Casa no 1º Ciclo do Ensino Básico". Revista Portuguesa de Pedagogia (2021): https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_7.
    10.14195/1647-8614_55_7
  6. María José Flores-Tena; María Del Carmen Ortega-Navas; Carlos Sousa-Reis. "El uso de las TIC digitales por parte del personal docente y su adecuación a los modelos vigentes". Revista Electrónica Educare (2021): https://doi.org/10.15359/ree.25-1.16.
    10.15359/ree.25-1.16
  7. Reis, C. F. S.; Simões, M. F. S.. Corresponding author: Reis, C. F. S.. "The Ideology of education postponed fantasies". Epistrophe. International Journal of Professional Ethics in Philosophy and Education IV (2021): 227-248. https://practphilab.aegean.gr/eprepe_epistrophe_en/.
    Published
  8. Reis, C.; Formosinho, M.. "Grounding education philosophically: An essay on behalf of human happiness". Universal Journal of Educational Research 8 1 (2020): 47-57. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85077986127&partnerID=MN8TOARS.
    10.13189/ujer.2020.080106
  9. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "El arte de la educación y la educación por el arte". Egitania Sciencia (2020):
    http://dx.doi.org/10.46691/.v1i26.325
  10. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "The Sisyphic Destiny of Philosphy (of Education)". (2020): http://hdl.handle.net/11328/3195.
  11. C. Reis; T. Pessoa; M. J. Gallego-Arrufat; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Alfabetización y competencia digital en Educación Superior: una revisión sistemática". REDU. Revista de Docencia Universitaria 17 1 (2019): 45-45. https://doi.org/10.4995/redu.2019.11274.
    10.4995/redu.2019.11274
  12. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Educational proposals for an environmental Ethics". (2019): http://hdl.handle.net/11328/3196.
  13. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Coping with children’s wit: materials for a dialogical odyssey". (2019): http://hdl.handle.net/11328/3199.
  14. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Portugal: a proposal on how to inspire philosophizing". (2018): http://hdl.handle.net/11328/3200.
  15. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Dores; Dujo, Ángel García del; Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores; García Del Dujo, Ágel. "The End of Democracy and the Modes of Resistance in Education". Universal Journal of Educational Research (2017): http://dx.doi.org/10.13189/ujer.2017.051308.
    10.13189/ujer.2017.051308
  16. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Outdoor learning: A escola e o mundo que a rodeia". Journal for Educators, Teachers and Trainers , Vol. 8 (1) 8 1 (2017): 24-34. http://hdl.handle.net/10316/45503.
    Published
  17. Ferreira, Maria Eduarda; Cepa, Carla; Tracana, Rosa; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Tracana, Rosa Branca; Reis, Carlos Francisco; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Reciclar recordações com as ciências: Percursos de aprendizagem em contexto de Jardim de Infância". Revista Contexto & Educação, 31(99): 149-172 (2016): http://hdl.handle.net/10316/45684.
    http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2016.99.149-172
  18. Formosinho, Maria das Dores; Jesus, Paulo Renato; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria; Jesus, Paulo; Reis, Carlos. "Emancipatory and Critical Language Education: A Plea for Translingual Possible Selves and Worlds". Language is the main resource for meaningful action, including the very formation of selves and psychosocial identities, shaped by practical norms, beliefs, and values. Thus, language education constitutes one of the most powerful means for both social reproduction and social production and ideological maintenance and utopian innovation. In this paper, we attempt to emphasise the invaluable psycho 0 0 (2016): 1-19. http://hdl.handle.net/10316/45685.
    Published • 10.1080/17508487.2016.1237983
  19. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Oliveira, Albertina Lima; Carlos, Reis; Reis, C.S.; Oliveira, A.. "Ontological conversion: The place of self-knowledge, the contemplative tradition and contemporary mindfulness in education". Turkish Online Journal of Educational Technology 2016 DecemberS (2016): 163-172. http://hdl.handle.net/10316/45512.
    Published
  20. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Oliveira, Marta; Fonseca, António Castro; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Social and civic benefits of higher education". ICLEL 2016 - Conference Proceedings Book DA 2nd International Conference on Lifelong Education and Leadership for All (151-160). (2016): http://hdl.handle.net/10316/45687.
  21. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Rescuing the ghost from the machine:". International Journal of Lifelong Education and Leadership 1 1 (2015): 32-40. http://ijlel.com/ijlelvolume/index.php/journal/article/view/11.
    Published
  22. Reis, Carlos; Formosinho, Maria das Dores; Jesus, Paulo Renato; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Jesus, Paulo; Formosinho, Maria. "Rescuing the ghost from the machine: towards responsive education, not explanatory machinery systems". The significance of the ¿Bologna Turn¿ in European Higher Education, which supposedly refocused the process of teaching and learning and was expected to bring about a pedagogical reform, is discussed mainly by clarifying why it has not in fact realized the expected advances on performativity and standardization. We show how the ¿Bologna Process¿ falls into the mechanistic paradigm that Rancière (1 1 1 (2015): 32-40. http://hdl.handle.net/11328/1635.
    Published
  23. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "Private and public spheres in hypermediatic and consumeristic societies". Homo-Societas-Technologiae 1 4 (2015): 65-73. http://hdl.handle.net/10316/45683.
    Open access • Published
  24. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Ferreira, Eduarda. "Entrepreneurship education. Insights on current challenges - Editorial". Yet it is not for denying the will and the capacity of each human being to assert him/herself by an entrepreneurial attitude. Nor shall we deny those who have initiative and creativity to open new ways of enriching our societies with their value. The case is that for ensuring competitive, innovative, sustainable, inclusive and just societies, as the European Commission so well puts it, takes us to (2015): http://hdl.handle.net/10316/45682.
  25. Costa, António; Ferreira, Maria Eduarda; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Salgado, José Miguel. "1st Cycle of Basic Education Teachers and their Engagement in Science and Technology". (2014): http://hdl.handle.net/10316/45671.
  26. Reis, Carlos. "A liberdade e o medo: para uma sistematização do pensamento de Fromm". (2014): http://ojs.letras.up.pt/index.php/filosofia/article/view/203.
    10.21747/203
  27. Ravasco, Carla; Brigas, Carlos; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Fonseca, Cecília; Mateus, Joaquim; Cordeiro, U.. "O papel das TIC no contexto do Ensino Basico". As TIC modificaram as mais diversas áreas onde nos movimentamos, alteraram a forma como interagimos com a sociedade, como adquirimos informação e como trabalhamos. As TIC utilizadas como ferramentas educativas possuem um enorme potencial e é incontornável a sua utilização no dia-a-dia da escola, independentemente da faixa etária ou do nível de ensino dos alunos. Desde os anos oitenta do século XX, (2014): http://hdl.handle.net/10316/45676.
  28. Reis, Carlos. "Introdução à leitura de Erich Fromm". (2014): http://ojs.letras.up.pt/index.php/filosofia/article/view/202.
    10.21747/202
  29. Formosinho, Maria das Dores; Formosinho, Sebastião; Reis, Carlos Sousa; Maria das Dores Formosinho; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Science legitimacy and the postmodern condition of knowledge.". International Journal of Human Sciences / Uluslaras{\i 11 1 (2014): 426-447. http://hdl.handle.net/11328/1156.
    Published • 10.14687/ijhs.v11i1.2776
  30. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Reis, Carlos Sousa. "Alternative ways of adressing Philosophy For Children". (2014): http://hdl.handle.net/10316/45675.
  31. Reis, C. F. S.; Formosinho, Maria das Dores; Lobo, Cristina Costa. "Higher Education in Portugal: From expansion to quality assessment". The Online Journal of New Horizons in Education 4 4 (2014): 44-53. http://hdl.handle.net/10316/45669.
    Published
  32. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores. "On learning and teaching". Homo-Societas-Technologiae 1 1 (2013): 22-28. http://hdl.handle.net/10316/45683.
    Published
  33. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "An account of the Progress Model for Initial Teacher Education in ESECD". Egitania Sciencia special ed (2013): 29-37.
    Published
  34. Formosinho, M.; Reis, C.S.; De Jesus, P.R.; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Reis, C.; Formosinho, Maria das Dores; Jesus, Paulo Renato. "Education Sciences: Towards a theoretical rebirth beyond reductionisms". Teoría de la Educación 25 1 (2013): 47-62. http://hdl.handle.net/10316/45662.
    Published
  35. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "O privado e o público numa sociedade mediática". Egitania Sciencia 12 1 (2013): 101-122. http://hdl.handle.net/10316/45583.
    Published
  36. Reis, Carlos Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Desafios metamodernos da filosofia da educação". Revista Egitania Sciencia 14 (2013): 30-44. http://hdl.handle.net/11328/1158.
    Published
  37. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Developing preschool children aptitudes". Journal for Educators, Teachers and Trainers 3 (2012): 135-147.
    Published
  38. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "A sociedade digital e a (re)construção do humano". Revista Portuguesa de Pedagogia ext.série (2011): 477-490.
    Published
  39. Reis, Carlos Francisco de Sousa. "Retos de la cultura mediática en la família y la escuela". International Journal of Developmental and Educational Psychology 1 2 (2011): 553-560.
    Published
  40. Carlos Francisco Reis. "A educação da “Geração M”". Revista Portuguesa de Pedagogia 42 3 (2008): 121-137. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_42-3_7.
    Published • 10.14195/1647-8614_42-3_7
  41. Reis, Carlos F. de Sousa; Brigas, Joaquim M. Fernandes; Carlos F. de Sousa Reis; Joaquim M. Fernandes Brigas. "A publicidade nos novos media". Comunica{\c{c 2 0 (2000): 527-527. https://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/article/view/928.
    Published • 10.17231/comsoc.2(2000).1418

Other

Other output
  1. Um diploma do ensino superior ainda valerá a pena?. Utilizando dados de um estudo longitudinal no qual várias centenas de alunos foram seguidos desde os primeiros anos do ensino básico até aos últimos anos da vintena, coincidente com o período do Processo de Bolonha, esta comunicação tem como principal objetivo explorar o impacto que a conclusão de um curso superior terá nos primeiros anos da adultez, em Portugal, designadamente, na participação cí. 2016. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formosinho, Maria das Dores; Fonseca, António Castro; Oliveira, Marta. http://hdl.handle.net/10316/45686.
  2. Student's attittudes as a constraint factor of teacher's creativity towards inclusive settings. The presentation focus on an inclusive education programme for children and pupils with disabilities. The programme’s activities are directed to set up an adequate educational environment, whose conditions are described and evaluated. Particularly, the programme is designed to support creativity as a basic factor for developing teachers’ expected skills while working under an inclusive setting. Th. 2014. Potmešil, Milon; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Kunhartová, Monika; Hanáková, Adéla. http://hdl.handle.net/10316/45678.
  3. Revisiting the foundations of constructivism: the ethical and theological groundwork of Piaget’s early psychopedagogical thought. Piagetian thought draws on a hybrid foundational matrix in which multiple theoretical lines merge together. Thus, the present study intends to make explicit the metaphysical and theological anchorage of the intellectual questioning of the young J. Piaget so as to demonstrate a relative unity and continuity between categories forged to deal with theological/ethical issues and bio-psycho-pedagogical. 2014. Formosinho, Maria das Dores; Day, James M.; Jesus, Paulo Renato; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Formoshino, M.; Day, J.M.; Jesus, P.; Sousa Reis, C.. http://hdl.handle.net/10316/45672.
    10.14201/teoredu20142612541
  4. Dos desafios im/possíveis da pós-modernidade à reconstrução dos referentes educacionais. 2013. Carlos Sousa Reis; Reis, Carlos Francisco de Sousa; Reis, Carlos Francisco de Sousa. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0767-2_7.
    10.14195/978-989-26-0767-2_7
  5. La reconstrucción metamoderna de la Razón Pedagógica – Revisitando o Bildung.. Neste artigo analisámos a desconstrução pós-moderna do projeto da Modernidade, destacando as suas consequências para o conceito de "Bildung" e a possibilidade de o recuperar operativamente. Considerámos, também, a questão do relativsmo e do multiculturalismo, bem como a demobilização do sujeito crítico e a sua eventual recuperação educacional.. 2013. Reis, Carlos Francisco de Sousa; Reis, Carlos Francisco de Sousa. http://hdl.handle.net/10316/45664.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023 - 2023 Estágio no Centro Qualifica da Profiforma - Valor para o Potencial Humano
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023 - 2023 A importância da formação de formadores para a qualidade da atividade formativa e resultados dos formandos.
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022 - 2022 "Beyond Learning. Developing Entrepreneurship via Creativity in Schools"
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022 - 2022 Formação em contexto prisional. Com um projeto de comunidades de reflexão
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022 - 2022 ESTÁGIO NA DIREÇÃO DE FORMAÇÃO DO EXÉRCITO PORTUGUÊS
Supervisor
Administração Educacional (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021 - 2021 EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR NO ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE COIMBRA: A REALIDADE PRISIONAL E PERSPETIVAS DE VIDA FUTURA DOS RECLUSOS
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021 - 2021 GERMINANDO A SEMENTE DA INCLUSÃO DAS ABORDAGENS MINDFULNESS NA EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES COM ALUNOS/AS DOS 5.º E 6.º ANOS DAS TURMAS DO ENSINO REGULAR E ALUNOS/AS ACOMPANHADOS/AS PELO CENTRO DE APOIO À APRENDIZAGEM
Co-supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021 - 2021 Estágio em uma escola dinamarquesa inovadora: Desafios da educação em Lindersvold
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021 - 2021 Registo criminal – Sentença para uma vida? A relação entre ter menções e o emprego, as condições de vida dignas e a participação comunitária.
Supervisor
Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020 - 2020 CURSOS E PERCURSOS DO ENSINO PROFISSIONAL: SUCESSO NO PROCESSO FORMATIVO E EMPREGABILIDADE.
Supervisor
Administração Educacional (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 - 2019 Recados para a vida: passo a passo para o desenvolvimento
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Projeto Educativo de Apoio à Reinserção de Sem-abrigo
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 O Moinho de Cernache: uma Junta de Freguesia aberta a todos
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 “Reestruturação do Plano Educativo Municipal da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova – Projetando hoje, concretizando amanhã”
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 “Quem somos, para onde vamos” O Estabelecimento de Reclusão de Coimbra
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra: Formar dinamicamente para a hospitalidade
Co-supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 O que a vida nos ensina: Valorizar o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Supervisor
Gestão da Formação e Administração Educacional (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2017 A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra – uma instituição com alma
Supervisor
Ciências da Educação (Master)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 Outdoor learning
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2014 - 2014 Aprender jogando: um estudo empírico sobre a ludicidade na aprendizagem
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
2014 - 2014 Educação Rodoviária
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2022/07/28 - 2022/07/29 Carlos Francisco de Sousa Reis, Coordinator, International Conference On New Horizons In Education – 2022, Kyrenia (Girne), North Cyprus (TRNC), 28-29 de Julho de 2022, ARUCAD Arkin University of Creative Arts and Design. [a) internacional; b) com chamada de comunicações; c) com arbitragem por pares] (2022/07/28 - 2022/07/29)
Congress (Co-organisor)
Arkin Yaratici Sanatlar ve Tasarim Universitesi, Cyprus
2022/07/05 - 2022/07/07 Carlos Francisco de Sousa Reis, Co-chair, International Conference on Lifelong Education and Leadership for All - 2022, Granada, Espanha, 5 a 7 de julho de 2022, Facultad de Educación, Universidade de Grananda. [a) internacional; b) com chamada de comunicações; c) com arbitragem por pares] (2022/07/05 - 2022/07/07)
Congress (Co-organisor)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2001 - Current Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
Current International Network of Philosophers of Education (INPE)
Distinctions

Other distinction

2018 Mentor no ano letivo de 2017-18, do Programa Mentores para Migrantes
Alto Comissariado para as Migrações, Portugal
1989 Prémio à mais elevada classificação de Licenciatura em Filosofia no ano de 1988/89 - dezasseis valores
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal