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Tomás Mexia Gorjão concluiu a Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2020 com nota final de 17. Estudou também durante um semestre, entre Setembro de 2018 e Janeiro de 2019, na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e na Université Paris-Sorbonne (Paris IV) em Paris ao abrigo do programa Erasmus+, embora tenha anulado as notas aí recebidas e tenha repetido o semestre equivalente na instituição de origem por insatisfação face aos resultados obtidos. Frequenta actualmente o Mestrado em História da Arte e Património também na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com uma média provisória de 18, estando quase a terminar uma dissertação sobre a relação da obra de Henri de Toulouse-Lautrec com a cultura de massas finissecular sob a orientação do professor Pedro Lapa. Em contexto académico, escreveu ensaios sobre o Musée d'Orsay, Paula Rego, Max Ernst, Surrealismo francês, Walter Benjamin, Auguste Rodin, Guillaume Apollinaire, Andy Warhol e Amadeo de Souza-Cardoso. Recebeu no final da licenciatura a Excellentiae Charta, atribuída ao aluno com a melhor nota final do curso nesse ano. Fundou e dirige com duas outras pessoas a revista Lote, dedicada a poesia e ensaio e da qual já saíram três números desde 2019. Publicou ensaios em revistas e sites como a Brotéria, Punkto ou a própria Lote, abordando temas como a canábis, o pensamento de Walter Benjamin ou a pintura de Wayne Thiebaud. Tem vindo a publicar poesia em diferentes revistas e sites como a Gazeta de Poesia Inédita, A Bacana, Prometheus, Oresteia, Flanzine, o folhetim da Medula ou a própria Lote. Publicou duas recensões na Brotéria em 2021, uma sobre a série Princípio, Meio e Fim (2021) e a outra sobre o livro Rua de Paris em Dia de Chuva (2020) de Isabel Rio Novo. Traduziu poesia de Maria Brás Ferreira e André Osório para a Versepolis, revista online pan-europeia de cultura e Humanidades. Escreveu um texto sobre José de Guimarães para o catálogo ainda inédito de um leilão decorrido na Leiloeira Santo Eloy em Julho de 2022. Tem pouca experiência profissional, mas com a qual aprendeu muito: trabalhou na Quinta Madre d'Água em Gouveia como moço de estrebaria e no fabrico e empacotamento de queijo, e também trabalhou na Feira do Livro de Lisboa na banca da Relógio D'Água em 2021 e 2022. Os seus principais interesses de investigação, aprofundados em contexto académico ou fora dele, são: Arte Ocidental do séc. XIX (em particular Arte francesa, ou Arte produzida em França); pensamento crítico do séc. XIX; desenvolvimentos proto-modernistas na Arte Ocidental; História europeia do final do séc. XVIII e do XIX; Literatura Ocidental do séc. XIX; Arte do séc. XX; Modernismo; pensamento crítico do séc. XX; História do séc. XX; Literatura do séc. XX; História Ocidental das Drogas (em particular do final do séc. XVIII ao XX); Literatura de Droga ou Vício.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Tomás Mexia Gorjão

Nomes de citação

  • Gorjão, Tomás

Identificadores de autor

Ciência ID
BF14-A57A-574E
ORCID iD
0009-0008-6089-1016

Endereços de correio eletrónico

  • tomasgorjao6@gmail.com (Profissional)
  • tomasgorjao6@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte
  • Humanidades - Outras Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2020/09/16 - 2023/11/14
Concluído
História da Arte e Património (Mestrado)
Especialização em Arte Ocidental do final do séc. XIX e início do XX; obra de Henri de Toulouse-Lautrec e a sua relação com a cultura de massas finissecular
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"As repercussões da cultura de massas do final do século dezanove na obra de Henri de Toulouse-Lautrec" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2016/09/16 - 2020/01/20
Concluído
História da Arte (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
17
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/08/25 - 2022/09/11 Vendedor de livros na banca da Relógio D'Água na Feira do Livro de Lisboa Relógio D'Água, Portugal
Relógio D'Água, Portugal
2021/08/26 - 2021/09/12 Vendedor de livros na banca da Relógio D'Água na Feira do Livro de Lisboa Relógio D'Água, Portugal
Relógio D'Água, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2019/09 - Atual Lote
Direcção e edição da revista Lote, publicada desde 2019
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Gorjão, Tomás. "“José de Guimarães. Uma espécie de Pop Art mágica”. In Leilão 13. Leilão de Pintura e Técnica Mista, 23-24. Lisboa: Leiloeira Santo Eloy, 2022.", Leilão 13. Leilão de Pintura e Técnica Mista. Catálogo de exposição., 2022, https://issuu.com/leiloeirasantoeloy/docs/final_cat_logo_pintura_contempor_neas_final_press.
Artigo em revista
  1. Gorjão, Tomás. "Recensão a Cologne, Lübeck, Rostock de Fernando António Machado". Brotéria 198 n.º 5/6 (2024): 527-528.
    Publicado
  2. Gorjão, Tomás. "Recensão a Obra Visitante. Retrato de Filipe IV de Diego Velázquez". Lote #5 (2024): 170-73.
    Publicado
  3. Gorjão, Tomás. "Barbenheimer". Brotéria 197 n.º 4 (2023): 338-345.
    Publicado
  4. Gorjão, Tomás. "“Princípio, Meio e Fim. O erro como instrumento humano”". Lote #4 (2023): 162-165.
    Publicado
  5. Gorjão, Tomás. "Algumas Noções de Pintura em Walter Benjamin". Brotéria 196 n.º 2 (2023): 213-228.
    Publicado
  6. Gorjão, Tomás. "Algum Wayne Thiebaud". Punkto 35 (2022): https://www.revistapunkto.com/2022/04/algum-wayne-thiebaud-tomas-gorjao.html.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Gorjão, Tomás. "Repouso Eléctrico". Shifter (2022): https://shifter.pt/2022/04/repouso-eletrico/.
    Acesso aberto
  8. Gorjão, Tomás. "Recensão a Rua de Paris em Dia de Chuva, de Isabel Rio Novo". Brotéria 193 n.º 4 (2021): 226-227.
    Publicado
  9. Gorjão, Tomás. "Recensão a Princípio, Meio e Fim, de Bruno Nogueira, Nuno Markl, Filipe Melo e Salvador Martinha". Brotéria 193 n.ºs 2/3 (2021): 208-209.
    Publicado
  10. Gorjão, Tomás. "Verde Eléctrico. Notas sobre o Lazer do Ervário". Lote #2 (2020): 86-95.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Maria Brás Ferreira, Tomás Gorjão. "Lote #5". (2024):
    Co-editor
  2. Maria Brás Ferreira, Tomás Gorjão, André Osório. "Lote#4". (2023):
    Publicado • Editor
  3. Maria Brás Ferreira; Tomás Gorjão; André Osório. "Lote#3". (2021):
    Publicado • Co-editor
  4. Maria Brás Ferreira; Tomás Gorjão; André Osório. "Lote #2". (2020):
    Publicado • Co-editor
  5. Maria Brás Ferreira; Tomás Gorjão; André Osório. "Lote #1". (2019):
    Publicado • Co-editor
Livro
  1. Gorjão, Tomás. A tela e o jornal. A cultura de massas finissecular e a obra de Henri de Toulouse-Lautrec. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio – Edição e Artes Gráficas. 2024.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Gorjão, Tomás. "Para que serve um relógio". Posfácio para Hopentoten. A Time-Poem, 101. Ferreiras, Portugal: Traça Edições. 2024.
    Publicado
  2. Ferreira, Maria Brás, Tomás Gorjão. "Introdução". Prefácio para Lote #5, 2-3. 2024.
    Publicado
Tradução
  1. Ferreira, Maria Brás. "Terezín". Versopolis. 2021.
    Publicado
  2. Osório, André. “Imitation of Life”; “Passage”; “Recess”; “Infinitives”; “Auschwitz”; “[Untitled]”; “Letter Writing”; “[Untitled]”; “Map”; “Poem I”; “II”; “III”; “Poetics”; “O.G.”; “Hummus”; “Ouroboros in Water Bath”; “[Untitled]”; “Fruit”; “Why Take Off The Ground?”; “L’année dernière à (…)”; “Ball Night”. Versopolis. 2021.

Outros

Outra produção
  1. “Nariz”; “I want you (she’s so heavy)”. Lote #5 (Dezembro 2024): 33-35. 2024. Gorjão, Tomás.
  2. "Carnaval". In São Cravos. 50 Anos de Abril, 100 Poemas, coordenado por Luís Aguiar, 109. Fafe: Editora Labirinto, 2024. 2024. Gorjão, Tomás.
  3. "denso o nó remendado". Acanto 8 (Junho 2024): 73. 2024. Gorjão, Tomás.
  4. “A arte é já uma enorme transcendência para os que querem a vida”. In Pequena antologia pela Palestina, [26]-[27]. Tavira: Limoeiro Real, 2024. 2024. Gorjão, Tomás.
  5. "olho"; ""estética do artifício"". Lote #4 (Julho 2023): 66-67. 2023. Gorjão, Tomás.
  6. “"Saint Joseph thought the world would melt / But liked the way his finger smelt". W. B. Yeats”. Flanzine 23 (Abril 2023): 71. 2023. Gorjão, Tomás.
  7. "Smoking Brown King Size com filtros". Oresteia 9 (Outubro 2022). 2022. Gorjão, Tomás. https://revistaoresteia.com/2022/10/03/2872/.
  8. "the painting of modern life". Medula 16 (Julho 2022): 11.. 2022. Gorjão, Tomás. file:///C:/Users/rockd/Dropbox/PC/Downloads/N%C2%BA.%2016%20-%20Julho%202022.pdf.
  9. Quadra de Santo António pintada na porta da associação cultural Prosa em Junho de 2022.. “qu’é isso de ser em Pádua / a sé d’António este mês / sendo só nossa a árdua / alcova donde santo se fez”. 2022. Gorjão, Tomás.
  10. “concluí que estou apto”; “sopas”; “Karel Appel”.. Prometheus 13 (Maio 2022): 24-26. 2022. Gorjão, Tomás. https://arevistaprometheus.wordpress.com/2022/05/30/prometheus-maio-de-2022-13/.
  11. “Cantam os Sleaford Mods”; “As insónias segundo os Nirvana”; “eis a ponta”; “o som adianta-se”; “Suíte para Mallarmé e A Tribe Called Quest”. Lote #3 (Setembro 2021): 60-65. 2021. Gorjão, Tomás.
  12. “o peso deforma o avanço”; “o aroma das amoras”. A Bacana, 25 de Fevereiro 2021. 2021. Gorjão, Tomás.
  13. “as colagens são paranóicas”; “com as propriedades da máquina”; “mantiveste-te no no-”; "Red Maids".. Lote #2 (Setembro 2020): 35-38. 2020. Gorjão, Tomás.
  14. "Surpreende". Gazeta de Poesia Inédita, 5 de Março 2020. 2020. Gorjão, Tomás. https://gazetadepoesiainedita.blogs.sapo.pt/tag/tom%C3%A1s+gorj%C3%A3o.
  15. “Ode Específica”; “Ela magoou-se em Biarritz na”; “Ó vidro”; “Nas”; “Rosear”; “She cometh in shades”; “Thou art as unfashionable in delay”. Lote #1 (Setembro 2019): 27-33. 2019. Gorjão, Tomás.
Distinções

Prémio

2020 Excellentiae charta. Melhor nota final da licenciatura em História da Arte.
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2015 Prémio de 2º lugar no concurso de escrita de contos, no âmbito da Semana das Línguas e da Literatura
Colégio Moderno, Portugal
2011 Quadro de Honra do 7º ano
Colégio Moderno, Portugal