???global.info.a_carregar???
Diana Vinagre is a cellist focused in the historically informed performance practice, having earned her Bachelor and Master degrees with distinction under the guidance of Jaap ter Linden in the Early Music Department of the Royal Conservatory of The Hague in the Netherlands. As a consequence of the musicological research undertaken as a performer, Diana as devoted herself to the study of the cello in Portuguese music in the 18th and first half of the 19th centuries. Focusing in the role of the instrument in Portuguese sacred repertoire and specifically in music with obbligati cellos and bassons from the royal court, Diana defended her doctoral thesis in Universidade Nova de Lisboa - INET-md in September 2021, approved with the maximum mark by unanimity. In 2009, Diana founded Ensemble Bonne Corde, an early music ensemble centered in 18th century soloist cello repertoire, developing an intense work of recovering unknown works, notably of Portuguese composers, but also of coeval European contexts. It's the case of newly discovered Lamentations for the Holy Week by Joseph-Hector Fiocco, included in the recording of the complete Lamentations of the "belgian" composer by Bonne Corde, to be released by Belgian label Ramée (Outhere) in November 2022. In the near future, we can also highlight the first modern recording of the Concerti grossi op. 1 by António Pereira da Costa, the only piece of the genre among Portuguese known repertoire for the belgian label Ramée in October 2021, with the support of Fundação GDA and Direcção Geral das Artes (Portuguese Ministery of Culture). Since 2005, Diana develops an intense activity as a free-lance baroque cellist with several renowned European groups, such as Orchestra of the 18th century, L'Arpegiatta, Cappella Mediterranea, BRock Orchestra, Ludovice Ensemble, Les Arts Florissants, Orquestra Barroca de Sevilla, Orchestra of The Age of Enlightenment, Irish Baroque Orchestra, Al Ayre Español, Les Muffatti, and Amsterdam Baroque Orchestra, and worked under the direction of René Jacobs, Christophe Coin, Enrico Onofri, Laurence Cummings, Mark Elder, Vladimir Jurowsky, Simon Murphy, Bartold Kuijken, Christina Pluhar, Elizabeth Wallfisch, Alfredo Bernardini, Rinaldo Alessandrini, Frans Bruggen, Lars Ulrik Mortensen, Alexis Kossenko, Chiara Banchini, among others. In 2015 and 2016, Diana conceived and took charge of the artistic director of Reencontros, a festival of medieval and renascence music based in Sintra's Nacional Palace. Since 2021 she took the artistic direction Real Câmara, a Lisbon based baroque orchestra lead my Italian violinist Enrico Onofri. Diana's pedagogical experience started 20 years ago, both in modern as in baroque cello. Since 2021, she teaches baroque cello in Escola Superior de Música de Lisboa.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
DIANA GOMES VINAGRE

Nomes de citação

  • Vinagre, Diana

Identificadores de autor

Ciência ID
BB10-F8CA-F7EC

Endereços de correio eletrónico

  • dianavinagre@hotmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2021/09/16
Concluído
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
"O Violoncelo na Música Sacra em Portugal entre 1750 e 1834" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom por unanimidade
2008/07/01
Concluído
Master of Music - Baroque Cello (Master)
Especialização em Early Music - Baroque Cello
Hogeschool van Beeldende Kunsten- Koninklijk Conservatorium The Hague, Países Baixos
"O Concerto para Violoncelo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
9.5 valores (numa escala de 10)
2006
Concluído
Bachelor of Music - Baroque Cello (Bachelor)
Especialização em Early Music - Baroque Cello
Hogeschool van Beeldende Kunsten- Koninklijk Conservatorium The Hague, Países Baixos
"Violoncelo Barroco" (TESE/DISSERTAÇÃO)
9 valores (numa escala de 10)
2003
Concluído
Instrumentista de Orquestra - Violoncelo (Licenciatura)
Academia Nacional Superior de Orquestra, Portugal
16 valores (numa escala de 20)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09 - 2011/08 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/09 - 2014/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Instituto Gregoriano de Lisboa, Portugal
Instituto Gregoriano de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - Atual Direcção Artística Ensemble Bonne Corde, Portugal
2014 - 2018 Bolseira de Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2015/06 - 2016/07 Direcção Artística Festival Reencontros Parques de Sintra Monte da Lua SA, Portugal
2004/09 - 2005/09 Violoncelista Orquestra Metropolitana de Lisboa, Portugal
Orquestra Metropolitana de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/10 - Atual Ser Músico em Portugal: a condição sócio-profissional dos músicos em Lisboa (1750-1985)
PTDC/ART-PER/32624/2017
Investigador
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Vinagre, Diana. ""João Baptista André Avondano: Um percurso formativo invulgar sob patrocínio real" [João Baptista André Avondano: An unusual formative journey under royal patronage]". Revista Portuguesa de Musicologia 5 2 (2018): 203-228.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Vinagre, Diana. ""O repertório com fagotes e violoncelos obrigados nas Capelas Reais da corte portuguesa no limiar do séc. XIX" [The repertoire with obbligati cellos and bassons in the Portuguese Royal Chapels in the threshold of the 19th century]". In Música en las cortes ibéricas (siglos XVIII XIX): ceremonial, artes del espectáculo y representación del poder. Cristina Fernandes y Judith Ortega (eds.). Madrid, Espanha: Madrid: SEDEM-Sociedad Española de Musicologia/ICCMU/INET-md, 2021.
    Aceite para publicação

Artística / Interpretação

Gravação áudio
  1. Vinagre, Diana; B'Rock Orchestra/ René Jacobs (Produtor). 2021. "Schubert: Symphonie "The Great"/B'Rock Orchestra/ René Jacobs". In Schubert: Symphonie "The Great", Pentatone.
  2. Vinagre, Diana; Millenium Orchestra/Choeur de Chambre de Namur/Leonardo Garcia Alarcón (Produtor). 2020. "G. F. Handel: Samson/Millenium Orchestra//Leonardo Garcia Alarcón". In G. F. Handel: Samson, Bruxelas: Ricercar/Outhere Music.
  3. Vinagre, Diana; Cappella Mediterranea/ Choeur de Chambre de Namur /Leonardo Garcia Alarcón (Produtor). 2020. "El Prometeo: Antonio Draghi/Leonardo Garcia Alarcón/Alpha Classics". In El Prometeo: Antonio Draghi/Leonardo Garcia Alarcón, Paris: Alpha Classics/Outhere Music France.
  4. Vinagre, Diana; Cappella Mediterranea/Leonardo Garcia (Produtor). 2018. "De vez em quando la vida: Juan Manuel Serrat y El Siglo de Oro/Cappella Mediterranea/Leonardo Garcia". In De vez em quando la vida: Juan Manuel Serrat y El Siglo de Oro, Paris: Alpha Classics/Outhere Music France.
  5. Vinagre, Diana; B'Rock Orchestra/ René Jacobs (Produtor). 2018. "Schubert: Symphonies 1 & 6/B'Rock Orchestra/ René Jacobs". In Schubert: Symphonies 1 & 6, Pentatone.
  6. Vinagre, Diana; Divino Sospiro/Enrico Onofri (Produtor). 2013. "Antígono de Antonio Mazzoni/Divino Sospiro/Enrico Onofri". In Antígono de Antonio Mazzoni, Dynamic.
  7. Vinagre, Diana; Divino Sospiro/Enrico Onofri (Produtor). 2012. "1700 - The Century of the Portuguese/Divino Sospiro/Enrico Onofri". In 1700 - The Century of the Portuguese, Dynamic.
  8. Vinagre, Diana; Forma Antiqua/Aarón Zapico/Uri Caine (Produtor). 2012. "Four Seasons: A. Vivaldi/Forma Antiqua/Aarón Zapico/Uri Caine". In Four Seasons: A. Vivaldi, Winter&Winter.
  9. Vinagre, Diana; 7 Lágrimas (Produtor). 2010. "Pedra Irregular/7 Lágrimas". In Pedra Irregular, Murecords.
  10. Vinagre, Diana; 7 Lágrimas (Produtor). 2009. "Silêncio/7 Lágrimas". In Silêncio, Murecords.
  11. Vinagre, Diana; European Union Baroque Orchestra/Lars Ulrik Mortensen (Produtor). 2008. "Baroque Suites/European Union Baroque Orchestra/Lars Ulrik Mortensen". In Baroque Suites, The Gift of Music.
  12. Vinagre, Diana; Divino Sospiro/Enrico Onofri (Produtor). 2007. "Chiaroscuro: Sinfonias de W.A.Mozart". In Chiaroscuro: Sinfonias de W.A.Mozart, Nichion.
Interpretação musical
  1. Orchestre de L'Opera Royal de Versailles/Diego Fasolis/La Senna Festeggiante /A. Vivaldi. 2021.
    Instrumentista
  2. Mediterraneo/Leonardo Garcia Alárcon/Cappella Mediterranea/ Odyssud,-Blagnac,Grand Théâtre de Tours, France. 2020.
    Instrumentista
  3. Magnificat, Bach/Leonardo Garcia Alárcon/Cappella Mediterranea/Chapelle Royal de Versailles, France. 2020.
    Instrumentista
  4. Magnificat, Bach/Leonardo Garcia Alárcon/Cappella Mediterranea/Auditorium de Dijon, France. 2020.
    Instrumentista
  5. Lamentatione/Ana Quintans/Ensemble Bonne Corde/Festival de Música Antiga de Loures, Portugal. 2020.
    Instrumentista
  6. Recital Sonya Yoncheva/Leonardo Garcia Alárcon/Cappella Mediterranea/Haus fur Mozart,Festival de Salzbourg,Austria. 2020.
    Instrumentista
  7. ARCHE DE NOÉ/Leonardo Garcia Alárcon/Cappella Mediterranea/Église Saint Loup, Namur, Belgium. 2020.
    Instrumentista
  8. ALCINA-HANDEL/Serena Sinigaglia /Leonardo Garcia Alárcon/Cappella Mediterranea/Ope´ra National de Lorraine-NANCY. 2020.
    Instrumentista
  9. Earth Wind Water and Fire/B'Rock Orchestra/Dimitri Sinkovsky/La Seine Musicale/Paris. 2020.
    Instrumentista
  10. Batailles/B'Rock Orchestra/Dimitri Sinkovsky/La Seine Musicale/Paris. 2020.
    Instrumentista
  11. Antonio Lotti, Missa Sapientiae/Johann Sebastian Bach, Missa Brevis Leonardo Garcia Alárcon/Cappella Mediterranea/Bozar-Bruxelles. 2020.
    Instrumentista
  12. Fiesta Barroca/Leonardo Garcia Alárcon/Cappella Mediterranea/Maitrise de Radio France. 2020.
    Instrumentista
  13. La Superba - Recital de violoncelo e órgão/ João Vaz/Cascais, Portugal. 2020.
    Instrumentista
  14. Nabucco de Michelangelo FALVETTI/Leonardo Garcia Alárcon/Cappella Mediterranea/Temples du Brassus, Switzerland. 2019.
    Instrumentista
  15. Opera: Le Nozze de Figaro / James Gray/ Le Cercle de L'Harmonie | Jérémie Rhorer/ Théâtre des Champs Elyseés, Paris, France. 2019.
    Instrumentista
  16. Les Indes Galantes-Rameau/Clément Cogitore/Bintou Dembélé/l'Opéra National de Paris/Leonardo Garcia Alárcon/Cappella Mediterranea/Ópera Bastille, Paris, France. 2019.
    Instrumentista
  17. Opera: Medeia/Marc-Antoine Charpentier/Leonardo Garcia Alárcon/Cappella Mediterranea/Grand Thêatre de Genève, Switzerland. 2019.
    Instrumentista
  18. Opera: Il primo omicidio/Alessandro Scarlatti/B'Rock/René Jacobs/Romeo Castelucci/ Ópera Garnier, Paris, France. 2019.
    Instrumentista
  19. King Arthur, Henry Purcell/Marcial Di Fonzo Bo/Leonardo García Alarcón/Cappella Mediterranea/ Grand Théâtre de Genève, Switzerland. 2018.
    Instrumentista
  20. Opera: Don Giovanni -W.A Mozart/ Jean-François Sivadier/Le Cercle de L'Harmonie/ Jérémie Rhorer /Festival d'Aix-en-Provence, France. 2017.
    Instrumentista
  21. Opera: Don Giovanni / WA.Mozart/Stéphane Braunschweig/Le Cercle de L'Harmonie/ Jérémie Rhorer /Théâtre des Champs Elyseés, Paris, France. 2016.
  22. Opera: Orfeo ed Euridice - C.W. von Gluck/B'Rock Orchestra/ Romeo Castelluci/ Jérémie Rohrer/ Wiener Festwochen, Viena, Austria. 2014.
    Instrumentista
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021 A prática do violoncelo na segunda metade do século XVIII em Portugal: Instrumentistas e percurso profissional [ The cello in the second half of the 18th century in Portugal: Instrumentalists and professional career] comunicação aprovada para apresentação no Enim 2020, X Encontro de Investigação em Música, 19 a 21 de Novembro de 2020, e adiada em consequência da crise sanitária para data a designar em 2021.
Sociedade Portuguesa de Musicologia (Coimbra, Portugal)
2016/10/27 "Classicismo na Patriarcal da Ajuda: o repertório com violoncelos e fagotes obrigados no limiar do séc.XIX [Classicism in the Patriarchal of Ajuda: repertoire with obbligatti cellos and bassons in the threshold of the 19th century] Colóquio Da Real Barraca ao Paço da Ajuda: A música em torno da família Real
INET-md (Lisboa, Portugal)
2016/07/02 João Baptista André Avondano (f. 1800): Uma jornada europeia sob protecção real e a sua repercussão nas práticas interpretativas do violoncelo em Portugal [João Baptista André Avondano (d.1800): An European journey under royal patronage and its repercussion Portuguese cello practices ] Colóquio Internacional “A diplomacia e a aristocracia como promotores da música e do teatro na Europa do Antigo Regime”
Centro de Estudos Musicais Setecentistas, Queluz, Palácio Nacional de Queluz (Lisboa, Portugal)
2015/11/12 Violoncelos e fagotes obrigados. Tipologias no repertório sacro português do limiar do séc. XIX [Obbligatti violoncellos and bassons: different typologies in the Portuguese sacred repertoire in the threshold of the 19th century] V Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Évora, Portugal)
2015/10/02 O percurso formativo de João Baptista André Avondano: uma ponte para a prática interpretativa do violoncelo em Portugal nos finais do séc. XVIII [The formative journey of João Baptista André Avondano: a bridge do portuguese performance practice at the end of the 18th century] Jornada de Estudo do Grupo de Investigação ESTUDOS HISTÓRICOS E CULTURAIS EM MÚSICA
INET- MD/FCSH-UNL (Lisboa, Portugal)
2014/07/19 The violoncellos of Joaquim José Galrão in Museu da Música International Congress of Organology
ANIMUSIC (Braga, Portugal)
2013/11/02 O violoncelo obrigado na música sacra portuguesa de final do séc.XVIII e início do séc. XIX [The obbligato cello in portuguese sacred music at the end of the 18th century and beginning of the 19th century] III Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Cascais, Portugal)
Distinções

Prémio

2007 TOP Talent Award - Master Studies Award, Royal Conservatory of the Hague, Holland
Hogeschool van Beeldende Kunsten- Koninklijk Conservatorium The Hague, Países Baixos
1998 2.º Prize, Cello (Cat.B) Internacional Competition for string instruments Júlio Cardona
Internacional Competition for String instruments Júlio Cardona, Portugal
1996 2.º Prize, Chamber music, (Cat. B) Prémio Jovens Músicos
Rádio e Televisão de Portugal SA, Portugal
1995 1.º Prize, Parnaso Cello Competition
Fundação Parnaso, Portugal

Outra distinção

1998 Study Scholarship - Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1997 Study Scholarship - Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1996 Study Scholarship - Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1995 Study Scholarship - Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal