???global.info.a_carregar???
José Manuel de Castro Oliveira. Concluiu o doutoramento em Ciências Empresariais pela Universidade do Minho em 2018. É Professor Adjunto no Instituto Superior Politécnico Gaya e Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Investiga nas áreas das Ciências Sociais, Economia, Gestão e Ciências Sociais com ênfase no Marketing e Empreendedorismo, e Economia Circular. Nas suas atividades de investigação atua com vários investigadores em coautoria na produção de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: office printing industry; digitisation; paperless.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Manuel Castro Oliveira

Nomes de citação

  • Oliveira, José Manuel de Castro

Identificadores de autor

Ciência ID
B11B-C0E3-B8E5
ORCID iD
0000-0003-4014-8491

Websites

  • www.ispgaya.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2014 - 2018
Concluído
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"The dematerialization of information and its impact on the servitization of office printing industry" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2011 - 2013
Concluído
Marketing e Gestão Estratégica (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Do Produto ao Serviço: Um Continuum de Soluções Integradas no Negócio das Tecnologias de Impressão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
2008 - 2011
Concluído
Ciências Empresariais (Licenciatura)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10/07 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2021/10/06 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2021/01/06 - 2021/07/01 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, Portugal
2020/10 - 2021/01/02 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Superior Miguel Torga, Portugal
2018/02 - 2020/07 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018/09/01 - 2019/08/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018/02/01 - 2018/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. João M. Lopes; José Castro Oliveira. "The New Times of Social Media Marketing in the B2B Framework". Businesses (2022): https://www.mdpi.com/2673-7116/2/2/11.
    10.3390/businesses2020011
  2. Sofia Gomes; João M. Lopes; Luís Ferreira; José Oliveira. "Science and Technology Parks: Opening the Pandora’s Box of Regional Development". Journal of the Knowledge Economy (2022): https://doi.org/10.1007/s13132-022-00995-y.
    10.1007/s13132-022-00995-y
  3. "Entrepreneurial intention among women: A case study in the Portuguese academy". Strategic Change (2022): https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jsc.2489.
    https://doi.org/10.1002/jsc.2489
  4. José Castro Oliveira; João M. Lopes; Luís Farinha; Sónia Silva; Mónica Luízio. "Orchestrating entrepreneurial ecosystems in circular economy: the new paradigm of sustainable competitiveness". Management of Environmental Quality: An International Journal ahead-of-p ahead-of-p (2022): https://doi.org/10.1108/MEQ-11-2020-0271.
    10.1108/MEQ-11-2020-0271
  5. João M. Lopes; Sofia Gomes; José Oliveira; Márcio Oliveira. "International Open Innovation Strategies of Firms in European Peripheral Regions". Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity (2022): https://doi.org/10.3390/joitmc8010007.
    10.3390/joitmc8010007
  6. João M. Lopes; Márcio Oliveira; José Oliveira; Marlene Sousa; Tânia Santos; Sofia Gomes. "Determinants of the Entrepreneurial Influence on Academic Entrepreneurship—Lessons Learned from Higher Education Students in Portugal". Education Sciences (2021): https://doi.org/10.3390/educsci11120771.
    10.3390/educsci11120771
  7. Isaac Moreira; Paulo Stenzel; João Lopes; José Oliveira. "DO DIGITAL INFLUENCERS SUCCESSFULLY CONTRIBUTE TO REDUCING THE GAP BETWEEN CUSTOMERS AND COMPANIES?". Brazilian Business Review (2021): https://doi.org/10.15728/bbr.2021.18.6.4.
    10.15728/bbr.2021.18.6.4
  8. Sofia Gomes; João Morais Lopes; José Oliveira; Márcio Oliveira; Tânia Santos; Marlene Sousa. "The Impact of Gender on Entrepreneurial Intention in a Peripheral Region of Europe: A Multigroup Analysis". Social Sciences 10 11 (2021): 415-415. https://doi.org/10.3390/socsci10110415.
    10.3390/socsci10110415
  9. José Oliveira; António Azevedo; João J. Ferreira; Sofia Gomes; João M. Lopes. "An insight on B2B Firms in the Age of Digitalization and Paperless Processes". Sustainability 13 21 (2021): 11565-11565. https://doi.org/10.3390/su132111565.
    10.3390/su132111565
  10. João M. Lopes; Sofia Gomes; Tânia Santos; Márcio Oliveira; José Oliveira. "Entrepreneurial Intention before and during COVID-19—A Case Study on Portuguese University Students". Education Sciences 11 6 (2021): 273-273. https://doi.org/10.3390/educsci11060273.
    10.3390/educsci11060273
  11. "Opening the “Black Box” of University Entrepreneurial Intention in the Era of the COVID-19 Pandemic". Social Sciences (2021): https://doi.org/10.3390/socsci10050181.
    https://doi.org/10.3390/socsci10050181
  12. João M. Lopes; Sofia Gomes; José Oliveira; Márcio Oliveira. "The Role of Open Innovation, and the Performance of European Union Regions". Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity (2021): https://doi.org/10.3390/joitmc7020120.
    10.3390/joitmc7020120
  13. João M. Lopes; Ana Sousa; Eva Calçada; José Oliveira. "A citation and co-citation bibliometric analysis of omnichannel marketing research". Management Review Quarterly (2021): https://doi.org/10.1007/s11301-021-00219-8.
    10.1007/s11301-021-00219-8
  14. João Lopes; Márcio Oliveira; Paulo Silveira; Luís Farinha; José Oliveira. "Business Dynamism and Innovation Capacity, an Entrepreneurship Worldwide Perspective". Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity 7 1 (2021): 94-94. https://doi.org/10.3390/joitmc7010094.
    10.3390/joitmc7010094
  15. Oliveira, José Manuel de Castro. "Analyzing the root of regional innovation performance in the European territory". International Journal of Innovation Science (2021): https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJIS-11-2020-0267/full/html.
    http://doi.org/10.1108/IJIS-11-2020-0267
  16. IVO M. F. M. RODRIGUES; NUNO F. M. SOARES; JOÃO M. LOPES; JOSÉ C. OLIVEIRA; JORGE M. N. G. LOPES. "GAMIFICATION AS A NEW TREND IN THE CO-CREATION PROCESS". RAM. Revista de Administração Mackenzie (2021): https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramr210132.
    10.1590/1678-6971/eramr210132
  17. Oliveira, José Manuel de Castro. "Entrepreneurial Dynamics and Government Policies to Boost Entrepreneurship Performance,". Socio-Economic Planning Sciences (2020):
    https://doi.org/10.1016/j.seps.2020.100950
  18. Oliveira, José Manuel de Castro. "How do stakeholders evaluate smart specialization policies defined for their regions?". (2020):
    https://doi.org/10.1108/CR-12-2019-0149
  19. Oliveira, José Castro; Azevedo, António. "Antecedents and consequences of servitisation in the office printing industry". International Journal of Business Environment 10 1 (2018): 52-74. www.inderscienceonline.com/doi/abs/10.1504/IJBE.2018.093315.
    Publicado • 10.1504/IJBE.2018.093315
Capítulo de livro
  1. Oliveira, José Manuel de Castro. "Applying Regional VRIO Model to Island Regions: An Evaluation of RIS3". 2020.
    https://doi.org/10.1007/978-3-030-47697-7_5
  2. Oliveira, José Manuel de Castro. "How do stakeholders evaluate smart specialization policies defined for their regions?". 2020.
    https://doi.org/10.1007/978-3-030-47697-7_7