Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Filipa Gonçalves de Magalhães
Nomes de citação
- Magalhães, Filipa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- AE10-9B13-5284
- ORCID iD
- 0000-0003-4230-825X
Endereços de correio eletrónico
- anamagalhaes@fcsh.unl.pt (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021/09/20 - 2022/06/30
Concluído
|
Postgraduate Course in Historical Archivistics (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
17/20 |
2016/03/01 - 2020/02/19
Concluído
|
Doctoral Degree Ph.D. in Musicology (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
""A música já não pode viver sozinha": da interação rumo à identidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom, por maioria / Very Good, by majority |
2010/10/10 - 2013/01/25
Concluído
|
MA degree in Musical Arts: Music and Technology (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Levantamento de espólios fonográficos em fita magnética: Avaliação do Estado de Conservação das Fitas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16/20 |
2007/10/10 - 2008/05/06
Concluído
|
Post-graduation course in Musicology: professional qualification for teaching (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Educational Sciences
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
14/20 |
2001/10/10 - 2006/06/20
Concluído
|
Bachelor in Musicology (Licenciatura)
Especialização em Musicology
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Tese Final da Licenciatura não exigida" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14/20 |
Percurso profissional
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/06/05 - Atual | Researcher | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | ||
2016/03/01 - 2019/02/28 | PhD Candidate / FCT Fellow | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | ||
2017/02/22 - 2017/03/17 | Trainee | Universidade de Pádua - CSC - Sound and Music Computing Group, Itália |
Universidade de Pádua - CSC - Sound and Music Computing Group, Itália | ||
2008/10/01 - 2015/12/31 | Administrative Assistant | Intermúsica, Lda., Portugal |
2014/09/01 - 2014/09/19 | Trainee | Institut National de l'Audiovisuel (INA), França |
Archive vidéo et radio Ina, França | ||
2011/08/25 - 2011/09/02 | Trainee | Phonogrammarchiv, Áustria |
Phonogrammarchiv, Áustria |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/04/01 - Atual | Music theatre preservation: a bridge between musicology and archival science
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2016/03/01 - 2019/02/28 | "'A música já não pode viver sozinha': Da interação rumo à identidade"
PD/BD/114395/2016
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/07/07 - 2022/08/15 | The birth centenaries of Iannis Xenakis and Madalena de Azeredo Perdigão
FCG/CESEM
Magnetic tape (audio) digitization
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2019/06/07 - 2022/06/30 | Portuguese contemporary music composers and ensembles: collective heritage preservation
Bolseiro de Integração na Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Poster em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Interpretação musical |
|
Outros
Técnica de investigação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/07/06 | The re-performance of music theatre works: challenges in the digital transition from the archive to the stage. |
ICNova, FCSH, Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2023/06/06 | The artistic career of composer Constança Capdeville and the reception of her works in the media of the time | Parcours de compositrices aux XXe et XXIe siècles
Université Jean Monnet Saint- Étienne, ECLLA (Saint-Etiènne, França)
|
2022/09/23 | Musicologia arqueológica e Constança Capdeville | 4.º Simpósio do NEGEM - Intersecções
CESEM - Colégio Almada Negreiros - NOVA FCSH (Lisbon, Portugal)
|
2022/06/09 | Music theatre preservation: Intersections between musicology and archival science |
University of Edinburgh (Edinburgh , Reino Unido)
|
2022/05/09 | Idiosyncratic ways of preserving performing arts creation in an (digital) archive | TENOR 2022
PRISM (CNRS), the InCIAM Institut, Aix-Marseille University (AMU), Université Côte d’Azur (UCA) (Marseille, França)
|
2022/05/04 | A documentação de teatro-música: intersecções entre a musicologia e a arquivística histórica | Seminários Interartes e Intermedia (organizados pelo grupo THELEME do Centro de Estudos Comparatistas)
Faculdade de Letras (Lisbon, Portugal)
|
2021/07/28 | An analysis of music-theatre works understanding the interaction between the musicologist, the musician and the available documentation | BrumMAC 2021 - The Birmingham Music Analysis Conference 2021
University of Birmingham (Birmingham, Reino Unido)
|
2021/07/28 | Digital humanities research applied to avant-garde music theatre works: the case of Constança Capdeville collection. | 2021 IAML Congress (in association with DLfM)
International Association of Music Libraries, Archives and Documentation Centres (London, Reino Unido)
|
2021/05/07 | Music, performance and preservation: current perspectives for the documentation of works involving performance | NOVA Contemporary Music Meeting (NCMM21) — “Musical performance as creation“
NOVA University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2021/04/16 | A obra de Constança Capdeville: itinerários artísticos, sociais e afetivos (book launch) | WEBINAR GEOGRAFIAS CULTURAIS DA MÚSICA DO SOM E DO SILÊNCIO
LAB2.PT - UNIVERSIDADE DO MINHO - MUSEU NOGUEIRA DA SILVA (Braga, Portugal)
|
2021/01/28 | Documenting production processes for the recovery of Constança Capdeville's music theatre works. The creation of a proper environment for their preservation. | BARN VIRTUAL COLLOQUIA - SERIES ONE 2021
University of Leeds (Leeds, Reino Unido)
|
2020/11/18 | A comunicação entre a musicologia e as bibliotecas digitais em particular para a música contemporânea | 2.º Encontro Memória para Todos: Comunidades e Sustentabilidade
Fundação Mário Soares e Maria Barroso (Lisbon, Portugal)
|
2019/12/14 | Understanding the role of the piano thoughout Constança Capdeville’s works | IV International Contemporary Piano Meeting, 2019
ESMAE/CESEM (Porto, Portugal)
|
2019/10/09 | "Rewriting" Constança Capdeville s works through documentation production | Tracking the creative process in music - TCPM 2019
FCSH, NOVA University of Lisbon (Lisboa, Portugal)
|
2019/06/29 | Philology as a systematic method of documentation and its application to the study of Constança Capdeville's musical works | Hidden archives, hidden practices: debates about music-making June 28 - 30, 2019
Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019/06/25 | Music-Theatre in Gulbenkian's Contemporary Music Meetings: On Two Works by Constança Capdeville | Opera and the City: Technologies of Displacement and Dissemination
CESEM NOVA-FCSH (Lisboa , Portugal)
|
2019/03/22 | The complexity of analysing musical works comprising various means: a perspective on Constança Capdeville's works. | Música Analítica 2019
CITAR - Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2018/11/23 | What place does Constança Capdeville hold in contemporary Portuguese music history? | NOVA Contemporary Music Meeting (NCMM18) — International Conference
NOVA University of Lisbon (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/16 | The Communication Between Musicology and Digital Libraries in Particular for Contemporary Music | BISA 2018 annual conference
National Library of Wales and the British Library (Aberysthwyth, Reino Unido)
|
2018/06/20 | A proposal of analysis for music-theatre works with electroacoustic. The case of Double by Constança Capdeville. | Electroacoustic Music Studies Network Conference - EMS18
Institute for Research in Musicology - IREMUS, Sorbonne University (Villa Finaly, Florence, Itália)
|
2017/11/11 | Processos criativos na música de Constança Capdeville: a importância da parte eletrónica | VII Encontro Nacional de Investigação em Música - ENIM 2017
Universidade do Minho (Braga) (Braga, Portugal)
|
2017/09/28 | A música já não pode viver mais sozinha". Diálogos entre música e cinema na obra de Constança Capdeville. | Encontro internacional O Cinema e as outras Artes
Faculdade de Artes e Letras Departamento de Comunicação e Artes - Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2017/09/15 | The Importance of the electronic part on seeking creative processes in music. | Tracking Creative Processes in Music - TCPM2017
Huddersfield University (Huddersfield, Reino Unido)
|
2017/06/08 | Recuperação do espólio de Constança Capdeville | Projeto Constança, Jornada de homenagem a Constança Capdeville (1937-1992), por ocasião do seu 80º aniversário
CESEM FCSH NOVA (Lisboa, Portugal)
|
2017/05/10 | Aesthetic issues on the analysis of Capdeville's music works and their relationship with technology. | International Conference Musiques électriques, électricité et musique
Université Paris 8 – Vincennes à St-Denis (Paris, França)
|
2016/11/24 | The presence of the past on the music of Constança Capdeville: an analysis of the work Mise-en-Requiem. | OLD IS NEW - The Presence of the Past in the Music of the Present
Escola Superior de Música de Lisboa e CESEM FCSH NOVA (Lisboa, Portugal)
|
2016/10/06 | How to reproduce electroacoustic music works of Constança Capdeville? Implications of the lack of recordings in the performance. | Bilateral International Conference Portugal/Italy Performance analysis: a bridge between theory and interpretation
Fundação Engenheiro António de Almeida e Casa da Música (Porto, Portugal)
|
2016/03/19 | The Gesture on the Musical Theatre Compositions of Constança Capdeville. | Porto International Conference on Musical Gesture as Creative Interface.
CITAR - Center of Academic Research of School of the Arts, Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
2014/11/21 | O espólio em fitas magnéticas da compositora Clotilde Rosa. Ponto de partida para a preservação das suas obras mistas. | Encontro Nacional de Investigação em Música - IV ENIM 2014
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/06/22 - 2022/06/22 | Member of the scientific organization and participation in the event: 1.º Ciclo de SMART TALKS entitled "Práticas de preservação
aplicadas à arte contemporânea nos domínios das artes plásticas, da música e da dança", in collaboration with researcher Andreia
Nogueira (integrated in the research center Techn & Art do Instituto Politécnico de Tomar). (2022/04/30 - 2022/06/22)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal |
2020/09/01 - 2021/07/31 | Nova Contemporary Music Meeting (NCMM21) Music Performance as Creation (2021/05/05 - 2021/05/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2019/10/31 - 2019/10/31 | Screening of the film "Cerromaior" by Luís Filipe Rocha, with original music by Constança Capdeville - A talk with the director (2019/10/31 - 2019/10/31)
Encontro (Outra)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2019/10/09 - 2019/10/11 | Tracking the creative process in music - TCPM 2019:
Membro da organização do evento, funções de secretariado e moderação de comunicações. (2019/10/09 - 2019/10/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2018/01/01 - 2018/11/23 | Nova Contemporary Music Meeting (NCMM18) — International Conference (2018/11/21 - 2018/11/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2016/09/01 - 2016/11/24 | OLD IS NEW - The Presence of the Past in the Music of the Present (2016/11/24 - 2016/11/26)
Conferência
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2013/01/01 - 2013/06/21 | EMS 2013: Electroacoustic Music in the context of Interactive Approaches and Networks (2013/06/17 - 2013/06/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/10/20 - Atual | Participation by invitation in a Round Table about the composer Constança Capdeville, in the context of the presentation of
the 4th edition of Festival Criasons, produced by Musicamera Produções, on 20 October 2022, in the foyer of Teatro Aberto,
Lisbon, Portugal.
Mesa-redonda
|
Musicamera Produções, Portugal
|
2022/06/27 - 2022/07/04 | Participation in the Summer Course entitled "Music and Intangible Heritage: Leadership in Contemporary Creative and Curatorial
Practice", provided by the CEU Central European University at Budapest (by invitation)
Outro
|
Central European University - Budapest Campus, Hungria
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/02/01 - 2023/02/28 | NOVA Contemporary Music Meeting International Conference (2023) Listening to todays music. | Colégio Almada Negreiros: FCSH Research Centers Building at NOVA University Campolide campus |
2020/11/01 - 2021/05/30 | Nova Contemporary Music Meeting (NCMM21) Music Performance as Creation | NOVA University of Lisbon |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2023/03/10 | Academic Consultancy for the Fourth Edition of FESTIVAL CRIASONS, entitled Teatro Música | Constança Capdeville e a memória do futuro, 2022 | 23. | Musicamera Produções, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/11/14 - 2022/11/14 | Music theatre documentation: intersections between musicology and archival science | Methodologies in Musical Arts (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/11/10 - 2022/11/10 | Music from the second half of the twentieth century: Brief contextualization; Music involving tecnological resources (e.g., magnetic tape); Preserving contemporary music involving tecnological resources; The music theatre works by the composer Constança Capdeville (case study). | Contemporary Music History (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/07/08 - 2021/07/08 | Global concerns in the context of archives, digital platforms and preservation of contemporary music | IMCC - Lisbon Masterclass (Erasmus +) (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020/11/26 - 2020/11/26 | Archives, digital platforms and contemporary music preservation | (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2019/12/03 - 2019/12/03 | The analysis of Contemporary Music: Capdeville's music-theatre works | Ciências Musicais /Musicology (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019/11/28 - 2019/11/28 | Methodological and academic grounding in the area of Musicology: The documentation of musical works featuring different means including technological. | Curso de Mestrado em Artes Musicais / Masters in Musical Arts (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2018/11/19 - 2018/11/19 | Methodological and academic grounding in the area of Musicology: the documentation of contemporary musical works including technological components (e.g. magnetic tape); main difficulties regarding the preservation of these works: preserving the means (magnetic tape and equiment); practices and methodologies used within archives. | Curso de Mestrado em Artes Musicais / Masters in Musical Arts (Mestrado integrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2022/11/02 - 2022/11/02 | TSF Radio - Fila J | 'FE...DE...RI...CO...' performance in Teatro Aberto |
2022/01/08 - 2022/01/08 | 'Conversas à Beira Minho' broadcast by Rádio Cultural de Cerveira | My research work regarding Constança Capdeville's music theatre |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/01/29 - Atual | Member of the Jury for the Fourth Edition of FESTIVAL CRIASONS, entitled Teatro Música | Constança Capdeville e a memória do futuro, 2022 | 23. | Musicamera Produções, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017/10/02 - 2018/01/31 | Journal of New Music Research (1744-5027) | Informa UK (Taylor & Francis) |