???global.info.a_carregar???
Pedro Ferreira has a PhD in Economics and Management (European Doctorate) from the University of Santigao de Compostela. He carried out his thesis on the theme "High-Involvement Work Practices: a comparative study of European countries", which was distinguished by the Emerald/European Foundation for Management Development with the Outstanding Doctoral Research Award (Highly Commended) in the Human Resource Management category. He is currently an Adjunct Professor at the Escola Supeiror de Tecnologia e Gestão de Águeda at the University of Aveiro (ESTGA-UA), where he teaches subjects in the areas of Human Resources Management and Organizational Behavior in professional higher technical courses, degrees and masters. He is a Researcher at REMIT - Research on Economics, Management, and Information Technologies. His research interests lie essentially in the areas of employer branding, internal brand management, wellbeing, employee engagement and consumer-brand relationships. He publishes regularly in international scientific journals and participates in international conferences. He regularly collaborates with companies in the area of ¿¿human resources management, having recently developed projects for the Salvador Caetano Group, Colep (RAR Group), and Lipor.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Ferreira

Nomes de citação

  • Ferreira, Pedro
  • Ferreira, P.

Identificadores de autor

Ciência ID
AC15-11F0-83AF
ORCID iD
0000-0002-6506-7869

Endereços de correio eletrónico

  • pjferreira@ua.pt (Profissional)

Moradas

  • Rua Comandante Pinho e Freitas, nº 28, 3750-127, Águeda, Águeda, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2024/09/13
Concluído
Ciências Empresariais (Título de Agregado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
Aprovado por unanimidade
2012
Concluído
Economia Aplicada às Organizações (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal

Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
"HIGHE-INVOLVEMENT WORK PRACTICES: A COMPARATIVE STUDY OF EUROPEAN COUNTRIES" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2001
Concluído
Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica (Mestrado)
Especialização em Sociologia das Organizações
Universidade de Lisboa, Portugal
"Anthropocentric Production Models: a case study of metal sector " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1994 - 1998
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2023/01/01 - 2023/08/31 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2021/10 - 2023/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2016/09 - 2022/12/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2015/09 - 2021/08 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2015/09 - 2016/08 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2014/09 - 2015/08 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal
2014/09 - 2015/08 Professor Coordenador Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2014/02 - 2014/08 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2011/09 - 2014/08 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal
1999/10 - 2014/02 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2012/12/10 - 2013/12/31 Linking HR Skills and Competences to Organizational and HR Outcomes through Employee Engagement
156
Investigador responsável
Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal
Society for Human Resource Management Foundation
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ferreira, Pedro; Gomes, Sofia; Gabriel, Carla. "Remote Work, Job Quality and Work-life Balance: A Comparative Study of European Men and Women". Trabalho apresentado em 8th International Conference on Gender Research (ICGR2025), Porto, 2025.
    Publicado • 10.34190/icgr.8.1.3317
  2. Ferreira, Pedro; Gomes, Sofia; Gabriel, Carla. "Job Quality, Gender and Generations: a Comparative and Exploratory Analysis of European Countries". Trabalho apresentado em 20th European Conference on Management Leadership and Governance (ECMLG24), Lisbon, 2024.
    Publicado • 10.34190/ecmlg.20.1.2920
  3. Faria, Sílvia; Ferreira, Pedro; Gomes, Sofia; Gabriel, Carla. "The role of brand trust and perceived risk in shaping brand experience: The case of a second-hand online marketplace". 2023.
  4. Pedro Ferreira; Isabel Maldonado; Cristina Miguens; Shital Jayantilal. "CONNECTING THE DOTS: A REALITY-BASED LEARNING APPROACH IN A MASTER IN MANAGEMENT DEGREE". 2022.
    10.21125/iceri.2022.1990
  5. Moreira, I.; Ferreira, P.; Lopes, João M.; Gomes, Sofia. "The impact of digital transformations on business leadership: a bibliometric approach". Trabalho apresentado em International Conference on Production Economics and Project Evaluation, Castelo Branco, 2022.
    Publicado
  6. Pereira, Manuel Sousa; Gomes, Sofia; Faria, Sílvia; Ferreira, Pedro. "Factors that affect the perception of the tourist destination of Braga". Trabalho apresentado em 5th International Conference on Tourism Research, Vila do Conde, 2022.
    Publicado • 10.34190/ictr.15.1.130
  7. Pereira, M.S.; Gomes, S.; Faria, S.; Ferreira, P.. "Factors That Affect the Perception of the Tourist Destination of Braga". 2022.
  8. Seruca, Isabel Nijeholt, R. Lycklama À Thomassen, C. Ferreira, Pedro. "Overcoming physical boundaries in international cooperation: a multidisciplinary ICT & Business and Media design international project as an online design charrette". 2021.
    10.21125/iceri.2021.1941
  9. Faria, Sílvia Pereira, Manuel Sousa Ferreira, Pedro Rodrigues, Paula. "The influence of Facebook to satisfy and engage football fans: A study with the portuguese professional clubs in the 2nd league". 2021.
  10. Faria, Sílvia Ferreira, Pedro. "From the 4 PS to 5 PS: prompt, a new element for the Marketing mix: a specific analysis of the coffee market: the Portuguese market". 2021.
    10.1007/978-3-030-65085-8_20
  11. Ferreira, Pedro. "The impact of entrepreneurial behavior and attitudes in economic growth of economic countries". Trabalho apresentado em 36th International-Business-Information-Management-Association (IBIMA) Conference, Granada, 2020.
    Aceite para publicação
  12. Faria, Sílvia; Ferreira, Pedro. "How far perceived quality and satisfaction are important for customer brand loyalty? The case of the Portuguese mobile market". Trabalho apresentado em 36th International-Business-Information-Management-Association (IBIMA) Conference, Granada, 2020.
    Aceite para publicação
  13. Ferreira, Pedro. "What do we know about virtual and augmented reality applications in human resource management and development? A systematic literature review". Trabalho apresentado em 36th International-Business-Information-Management-Association (IBIMA) Conference, Granada, 2020.
    Aceite para publicação
  14. Gabriel, Carla; Ferreira, Pedro. "Motivations of Managers for the Implementation of Social Responsibility Practices: Study with Portuguese SMEs". Trabalho apresentado em 34th International-Business-Information-Management-Association (IBIMA) Conference, Madrid, 2019.
    Publicado
  15. Sílvia Faria; Ferreira, Pedro. "From the 4 Ps to 5 Ps: Prompt, a New Element for the Marketing Mix: A Specific Analysis of the Coffee Market: The Portuguese Market". Trabalho apresentado em 29th Eurasia Business and Economics Society Conference, Lisboa, 2019.
    Publicado
  16. Ferreira, Pedro. "Exploring Employee Engagement across Generations in Hospitality: A Cross-Sectional Study of European Countries". Trabalho apresentado em 2ND INTERNATIONAL CONFERENCE ON TOURISM RESEARCH (ICTR 2019), Porto, 2019.
    Publicado
  17. Ferreira, P.. "Exploring employee engagement across generations in hospitality: A cross-sectional study of european countries". 2019.
  18. Ferreira, Pedro. "EMPLOYER BRAND BUILDING FROM THE INSIDE-OUT: HOW EMPLOYER VALUES CONTRIBUTE TO EMPLOYEE ENGAGEMENT". Trabalho apresentado em 11th Annual Conference of the EuroMed-Academy-of-Business - Research Advancements in National and Global Business Theory and Practice, Valletta, 2018.
    Publicado
  19. Ferreira, Pedro Gabriel, Carla. "Mapping social responsible practices in Portuguese SME". 2017.
  20. Rodrigues, Paula Ferreira, Pedro Rodrigues, Pedro Costa, Paula. "Is love online or offline? Brand experience, brand love and brand equity in a fashion retail store". 2017.
  21. Ferreira, Pedro Rodrigues, Paula Rodrigues, Pedro. "What do I have to do to make you love me? Brand experience as an antecedent of brand love in a retail fashion brand". 2017.
  22. Arriscado, Paula Ferreira, Pedro Sousa, Bianca Quesado, Helena. "The Role of Employer Branding on Attracting, Developing and Retaining Talent: The Case of a Leading Portuguese Business Group". 2015.
  23. Ferreira, P.; de Oliveira, E.R.. "Engaging to perform: Job satisfaction as a mediator". 2014.
  24. Ferreira, Pedro; Neira, Isabel; Vieira, Elvira Pacheco. "The Strategic Approach to the High-performance Paradigm: A European Perspective". Barcelona, 2012.
    Publicado • 10.1016/j.sbspro.2012.09.1024
  25. Ferreira, Pedro Neira, Isabel Vieira, Elvira. "The strategic approach to the high-performance paradigm: a European perspective". 2012.
    https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.09.1024
  26. Vieira, Elvira Pacheco; Ferreira, P.; Dominguez, L.. "Challenging Borders. The influence of INTERREG in cross-border regions: analysis of Galicia and Norte de Portugal". Trabalho apresentado em European ABS Conference: Borders and Borderlands ¿ Today`s Challenges and Tomorrow prospects Challenging Borders, Lisboa, 2012.
    Publicado
  27. Vieira, Elvira Pacheco; Ferreira, P.; Dominguez, L.. "Citizens perceptions and attitudes towards cooperation in cross-border regions: the case of the Euroregion Galicia North of Portugal". Trabalho apresentado em European ABS Conference: Borders and Borderlands ¿ Today`s Challenges and Tomorrow prospects Challenging Borders, Lisboa, 2012.
    Publicado
  28. Vieira, Elvira Pacheco; Ferreira, P.; Isabel, Neira. "The influence of human capital of the workforce in the adoption of high-performance work systems: the case of Portugal and Spain". Trabalho apresentado em XIX Jornadas de la Asociación Económica de la Educación, Zaragoza, 2010.
    Publicado
  29. Ferreira, Pedro; Neira, Isabel; Vieira, Elvira Pacheco. "Impact of social capital on flexible work organisation models: comparative study of european countries". Trabalho apresentado em XVIII Jornadas de la Asociación Económica de la Educación, Valencia, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. João J. Ferreira; Pedro Ferreira; João M. Lopes; Sofia Gomes; Marina Dabic. "Capabilities Approach to Working From Home: Is It the Path to Work Engagement and Work-Life Balance?". Business Ethics, the Environment & Responsibility (2025): https://doi.org/10.1111/beer.12802.
    10.1111/beer.12802
  2. Pedro Ferreira; Sofia Gomes; Carla Gabriel. "Remote work, Job Quality and Work-life Balance: A Comparative Study of European Men and Women". International Conference on Gender Research (2025): https://doi.org/10.34190/icgr.8.1.3317.
    10.34190/icgr.8.1.3317
  3. Pedro Ferreira; Sofia Gomes; João M. Lopes. "The effect of psychosocial working conditions on work engagement and burnout in European communication industry". Corporate Communications: An International Journal (2025): https://doi.org/10.1108/CCIJ-10-2024-0178.
    10.1108/CCIJ-10-2024-0178
  4. Ferreiras, Pedro; Gomes, Sofia; Lopes, Joao M.. "Workplace practices and work-life balance in Europe: the role of gender and home and family care". Corporate Governance: The International Journal of Business in Society (2025): https://publons.com/wos-op/publon/68051130/.
    10.1108/CG-04-2024-0251
  5. Pedro Ferreira; Sofia Gomes; Carla Gabriel. "Job Quality, Gender and Generations: A Comparative and Exploratory Analysis of European Countries". European Conference on Management Leadership and Governance (2024): https://doi.org/10.34190/ecmlg.20.1.2920.
    10.34190/ecmlg.20.1.2920
  6. Costa, Natália; Ferreira, Pedro; Carlos Miguel Fernandes de Oliveira. "A Bibliometric Approach to the Thesis of the Happy-Productive Worker—A Journey Through the Concepts and Measurement". Sage Open (2024): https://doi.org/10.1177/21582440241249549.
    Publicado • 10.1177/21582440241249549
  7. Micaela Pinho; Pedro Ferreira; Sofia Gomes. "Healthcare professionals' voice as a road to burnout and work engagement? The role of relational outcomes: An exploratory study of European countries". Journal of Health Organization and Management (2023): https://doi.org/10.1108/JHOM-06-2023-0200.
    10.1108/JHOM-06-2023-0200
  8. Ferreira, Pedro; Gomes, Sofia. Autor correspondente: Ferreira, Pedro. "MANAGING TEMPORARY AGENCY WORKERS’ WELL-BEING: THE ROLE OF RESILIENCE AND WORK ALIENATION". Polish Journal of Management Studies 27 1 (2023): 62-80. https://pjms.zim.pcz.pl/resources/html/article/details?id=611204.
    Publicado • 10.17512/pjms.2023.27.1.04
  9. Pedro Ferreira; Sofia Gomes. "Work–Life Balance and Work from Home Experience: Perceived Organizational Support and Resilience of European Workers during COVID-19". Administrative Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/admsci13060153.
    10.3390/admsci13060153
  10. Sousa, B.; Ferreira, P.. "Employee based brand equity: a systematic review of literature, framework development, and implications for future research". Journal of Management History (2023): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85177227712&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JMH-07-2023-0069
  11. Faria, Sílvia; Ferreira, Pedro; Gomes, Sofia; Gabriel, Carla. "Brand experience, trust, and perceived risk in a second-hand online marketplace: the case of OLX Group". (2022): https://ibimapublishing.com/articles/IBIMABR/2022/872205/.
    10.5171/2022.872205
  12. Ferreira, Pedro; Gomes, Sofia. "Temporary Work, Permanent Strain? Personal Resources as Inhibitors of Temporary Agency Workers’ Burnout". Administrative Sciences 12 (2022): https://doi.org/10.3390/admsci12030087.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/admsci12030087
  13. Ferreira, Pedro Faria, Sílvia Gabriel, Carla. "The influence of brand experience on brand equity: the mediating role of brand love in a retail fashion brand". (2022): http://hdl.handle.net/11328/4033.
    https://doi.org/10.2478/mmcks-2022-0001
  14. Gomes, Sofia; Ferreira, Pedro. "Entrepreneurial activity and economic growth: A dynamic data panel analysis of European countries". Entrepreneurial Business and Economics Review 10 2 (2022): 7-20. https://doi.org/10.15678/EBER.2022.100201.
    Publicado • 10.15678/EBER.2022.100201
  15. Faria, S.; Pereira, M.S.; Ferreira, P.; Rodrigues, P.. "Understanding the Effect of Social Media Marketing Activities on Football Fans' Satisfaction and Engagement: A Study of Portuguese 2nd League Professional Football Clubs". IBIMA Business Review 2022 (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85130058348&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5171/2022.448483
  16. Ferreira, Pedro; MEIRINHOS, Viviana; RODRIGUES, Ana Cláudia; MARQUES, António. "Virtual and Augmented Reality in Human Resource Management and Development: A Systematic Literature Review". IBIMA Business Review (2021): 926642. http://dx.doi.org/10.5171/2021.926642.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5171/2021.926642
  17. Ferreira, Pedro; Gomes, Sofia. "The Role of Resilience in Reducing Burnout: A Study with Healthcare Workers during the COVID-19 Pandemic". Social Sciences 10 9 (2021): 317. https://doi.org/10.3390/socsci10090317.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/socsci10090317
  18. Ferreira, Pedro. "EMPLOYEE ENGAGEMENT IN TOURISM: A GENERATIONAL STUDY OF EUROPEAN COUNTRIES". Cuadernos de Turismo 46 (2020): 349-365. https://doi.org/10.6018/turismo.451871.
    Acesso aberto • Publicado • 10.6018/turismo.451871
  19. Ferreira, Pedro; Gabriel, Carla; Faria, Sílvia; Rodrigues, Pedro; Sousa Pereira, Manuel. "What if Employees Brought Their Life to Work? The Relation of Life Satisfaction and Work Engagement". Sustainability 12 7 (2020): 2743. http://dx.doi.org/10.3390/su12072743.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/su12072743
  20. Ferreira, Pedro; Rodrigues, P.. "Brand Love as Mediator of the Brand Experience-Satisfaction-Loyalty Relationship in a Retail Fashion Brand". Management & Marketing. Challenges for the Knowledge Society 14 3 (2019): 278-291. http://dx.doi.org/10.2478/mmcks-2019-0020.
    Acesso aberto • 10.2478/mmcks-2019-0020
  21. Ferreira, Pedro Gabriel, Carla. "Social responsible practices in Portuguese SME’s". (2019): http://hdl.handle.net/11328/2677.
  22. Ferreira, P.; Gabriel, C.. "Social responsible practices in Portuguese SME's". Espacios 40 7 (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85073971913&partnerID=MN8TOARS.
  23. Ferreira, Pedro; Rodrigues, P.. "Engagement as an antecedent of the satisfaction-performance relation: A study with line managers". International Journal of Human Resources Development and Management 18 1-2 (2018): 32-50. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85048809348&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1504/IJHRDM.2018.092293
  24. Ferreira, Pedro; Barbosa, H.. "Choice of mandatory prescribed drugs in Portugal: a consumers’ perspective". International Journal of Pharmaceutical and Healthcare Marketing 11 4 (2017): 439-454. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85033233409&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1108/IJPHM-07-2016-0039
  25. Faria, Sílvia Ferreira, Pedro Carvalho, Victor. "Are assortment variety and stock-failures management in Hypermarkets and Supermarkets an important factor for consumers to develop a store-type preference, willing to come back and continue to buy?". (2017): http://hdl.handle.net/11328/2258.
  26. Sousa, Bianca Arriscado, Paula Ferreira, Pedro Quesado, Helena. "The role of employer branding on attracting, developing and retaining talent: The case of a leading Portuguese business group". (2017): http://hdl.handle.net/11328/2257.
  27. Faria, Sílvia; Assunção,J.; Ferreira, P.; Carvalho, V.. "The Impact of Store Environment on Shopping Behavior and Loyalty". . Revista do Instituto Universitário Superior da Maia, Studies of Organizational Management and Sustainability, 2 1 (2014): 26-35. ID: 166470562.
    Publicado
  28. Ferreira, P.; de Oliveira, E.R.. "Does corporate social responsibility impact on employee engagement?". Journal of Workplace Learning 26 3 (2014): 232-247. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84900850663&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/JWL-09-2013-0070
  29. Ferreira, Pedro. "Is there a European convergence in HRM practices? A cluster analysis of the high-performance paradigm across 31 countries". International Journal of Engineering and Industrial Management 6 (2014): 139-164. http://hdl.handle.net/11328/2263.
    Publicado
  30. Ferreira, Pedro Real, Elizabeth. "Price and corporate social responsibility: The consumers’ perspective". (2014): http://hdl.handle.net/11328/2266.
  31. Dominguez, L.; Vieira, E.; Ferreira, P.. "The Management of the European Solidarity: The INTERREG Programmes on the Border Region Galicia-North Portugal". Revista Universitaria Europea 18 (2013): 83-102. http://www.revistarue.eu/RUE/032013.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Costa, Natália; Miguel Oliveira, Carlos; Ferreira, Pedro. "How to Measure the Happy-Productive Worker Thesis". In People Management - Highlighting Futures. IntechOpen, 2023.
    Publicado • 10.5772/intechopen.107429
  2. Silva, Marlene Sofia Alves e; Viviana Meirinhos; Rodrigues, Ana Cláudia; Martinho, Ana Luisa; Vieira, Diana; Dora Martins; Martins, Helena; et al. "Recursos humanos: um modelo compreensivo do campo". In A gestão de recursos humanos a múltiplas vozes: experiências ibéricas e lusófonas, editado por Sónia P. Gonçalves; Fernanda Nogueira, 9-27. Portugal: Vida Económica, 2021.
    Publicado
  3. Faria, Sílvia; Ferreira, Pedro. Autor correspondente: Faria, Sílvia. "From the 4 Ps to 5 Ps: Prompt, a New Element for the Marketing Mix: A Specific Analysis of the Coffee Market: The Portuguese Market". In Eurasian Business Perspectives. Proceedings of the 29th Eurasia Business and Economics Society Conference, editado por Bilgin, Mehmet Huseyin; Danis, Hakan; Demir, Ender; Vale, Sofia, 307-320. Suiça: Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-65085-8
  4. Arriscado, Paula; Ferreira, Pedro; Sousa, Bianca; Quesado, Teresa. "Employer Branding. Grupo Salvador Caetano". In Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos. Práticas Emergentes, editado por Ana Luísa Martinho; Eva Petiz Lousâ; Rui Soares; Viviana Meirinhos, 63-75. Porto, Portugal: Vida Económica, 2017.
    Publicado
  5. Ferreira, P.; Vieira, E.; Neira, I.. "Culture impact on innovation: Econometric analysis of European countries". In Innovation in Socio-Cultural Context. London, Reino Unido: Routledge, 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. Ferreira, Pedro. Back to Basics: consumer-centric marketing or target-centric marketing. Portugal. 2013.
  2. Ferreira, Pedro. Managing Services in the Knowledge Economy. Portugal. 2013.
Livro
  1. Ferreira, Pedro. Autor correspondente: Ferreira, Pedro. Tópicos de Gestão de Pessoas. Portugal: Zenodo. 2023.
    Publicado • 10.5281/zenodo.8296943
  2. Ferreira, Pedro; Santos, Cândida. Autor correspondente: Ferreira, Pedro. Gestão de Pessoas a Preto e Branco. Porto, Portugal: Vida Económica. 2019.
    Publicado
  3. Ferreira, Pedro. Marketing a Preto e Branco. Porto, Portugal: Vida Económica. 2015.
    Publicado • Editor
  4. Ferreira, Pedro. Métodos de Investigação: da interrogação à descoberta científica (Research Methods: from questioniong to scientific discovery). Porto, Portugal: Vida Económica. 2014.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Ferreira, Pedro. "Book review: The culture builders: leadership strategies for employee performance". (2013):
    10.1177/1350507613501601
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/11/07 CONNECTING the DOTS: A REALITY-BASED LEARNING APPROACH IN A MASTER IN MANAGEMENT DEGREE 5th Annual International Conference of Education, Research and Innovation
ICERI (Seville, Espanha)
2022/09/29 The impact of digital transformations on business leadership: a bibliometric approach International Conference on Production Economics and Project Evaluation
ICOPEV (Castelo Branco, Portugal)
2022/05/30 The Role of Brand Trust and Perceived Risk in Shaping Brand Experience: The Case of a Second-hand Online Marketplace 39th IBIMA International Conference
IBIMA (Granada, Espanha)
2022/05/19 Factors That Affect the Perception of the Tourist Destination of Braga 5th International Conference on Tourism Research
Escola Superior de Hospitalidade e Turismo (Vila do Conde, Portugal)
2020/11/04 The impact of entrepreneurial behavior and attitudes in economic growth of economic countries 36th International-Business-Information-Management-Association (IBIMA) Conference
IBIMA (Granada, Espanha)
2020/11/04 How far perceived quality and satisfaction are important for customer brand loyalty? The case of the Portuguese mobile market 36th International-Business-Information-Management-Association (IBIMA) Conference
International Business Information Association (IBIMA) (Granada, Espanha)
2020/11/04 What do we know about virtual and augmented reality applications in human resource management and development? A systematic literature review 36th International-Business-Information-Management-Association (IBIMA) Conference
IBIMA (Granada, Espanha)
2019/11/13 Motivaciones de los Gerentes para la Implementación de Prácticas de Responsabilidad Social: Estudio con PYME’S Portuguesas 34th International-Business-Information-Management-Association (IBIMA) Conference
IBIMA (Madrid, Espanha)
2019/10/10 The Analysis of Brand Loyalty in the Portuguese Mobile Telecommunication Market: A Generational Approach 29th Eurasia Business and Economics Society Conference
Eurasia Business and Economics Society (Lisbon, Portugal)
2019/10/10 From the 4P’s to 5P’s - Prompt, a New Element for the Marketing-Mix: A Specific Analysis of the Coffee Market 29th Eurasia Business and Economics Society Conference
Eurasia Business and Economics Society (Lisbon, Portugal)
2019/03 Exploring employee engagement across generations in hospitality: a cross-sectional study of European countries 2nd International Conference on Tourism Research
Universidade Portucalense (Porto, Portugal)
2018/09 Employer Brand Building from the inside-out: how Employer Values contribute to Employee Engagement 11th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business. Research Advancements in National and Global Business Theory and Practice
University of Malta (Valletta, Malta)
2017/09 Mapping Social Responsible Practices in Portuguese SME 23rd Eurasian Business and Economics Society Conference
Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
2017/06 What do I have to do to make you love me? Brand experience as an antecedent of brand love in a retail fashion brand EURAM 2017 Conference – Making Knowledge Work
University of Strathclyde (Glasgow, Reino Unido)
2017/05 Is love online or offline? Brand experience, brand love and brand equity in a fashion retail store 5th International Consumer Brand Relationships Conference
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015/10 The Role of Employer Branding on Attracting, Developing and Retaining Talent: The Case of a Leading Portuguese Business Group The Portuguese Marketing Conference
IPAM (Porto, Portugal)
2014/11 The Red Thin Line: Engagement and Burnout among Military Students in Angola 13th International Conference of the Asia Chapter of Academy of Human Resource Development
University of Seoul (Seoul, Coreia do Sul)
2014/09 Engage to perform: job satisfaction as mediator 15th European Conference on Knowledge Management - ECKM 2014
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2014/07 The Battle over the Brand. HR and Marketing perspectives on Employer Branding IS 2014 – Innovation for Sustainability
Universidade Lusíada do Porto (Porto, Portugal)
2014/07 Definition and Conceptual Model for Organizational Schizophrenia IS 2014 – Innovation for Sustainability
Universidade Lusíada do Porto (Porto, Portugal)
2014/06 "(Always) Look on the bright side of life": life satisfaction as an antecedent of work engagement 15th International Conference on Human Resource Development Research and Practice Across Europe
Edinburgh Napier University (Edinburgh, Reino Unido)
2014/05 The Relation of Cultural Values and CSR: A study in Portugal and Estonia 12th Annual BMDA Conference
University of Riga (Riga, Letónia)
2013/11/05 Does Corporate Social Responsibility impacts on Employee Engagement? 12th International Conference of the Asia Chapter of AHRD
AHRD Asia Chapter (Taipei, Taiwan)
2012/11/07 Human Resources Management And Corporate Social Responsibility: A Systematic Literature Review 2nd International Conference of the MENA Chapter of the Academy of HRD
AHRD MENA Chapter (Instanbul, Turquia)
2012/11/07 Training and Companies’ Performance Through the Lens of the High-Performance Paradigm: a Cross-National Study of European Countries 2nd International Conference of the MENA Chapter of the Academy of HRD
AHRD MENA Chapter (Istanbul, Turquia)
2012/06/21 he strategic approach to the high-performance paradigm: a European perspective 8th International Strategic Management Conference
Gebze Institute of Technology (Barcelona, Espanha)
2012/05/22 Is there a European convergence in HRM practices? A cluster analysis of the high-performance paradigm across 31 countries University Forum for Human Resource Development International Conference
University Forum for Human Resource Development (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2009 Impact of social capital on flexible work organisation models: comparative study of European countries XVIII Jornadas de la Asociación Económica de la Educación
Asociación Económica de la Educación (Valencia, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual O impacto do employee based brand equity no customer based brand equity: um caso do setor automóvel
Orientador
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2020 - Atual Atração de talento da geração Z: correspondência de expectativas entre candidatos e empresas (Grupo Salvador Caetano)
Orientador
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2020 - Atual A tese do happy-productive worker em contexto de incerteza
Orientador
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2023 - 2024 Quais as práticas de recursos humanos favoráveis à retenção, utilizando o Employer based Brand Equity
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2023 - 2024 Avaliação de desempenho e comunicação interna: o caso da empresa Porcelanas Costa Verde
Coorientador
Assessoria de Direção e Comunicação nas Organizações (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 O papel do Employer Branding no Acolhimento e Integração do colaborador: o impacto na retenção de talento
Orientador
Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022 - 2023 O poder do marketing digital numa estratégia de comunicação
Orientador
Marketing e Negócios Digitais (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2022 - 2023 Plano de comunicação para o Aero Clube da Costa Verde
Orientador
Marketing e Negócios Digitais (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2022 - 2023 O papel do Employer Branding no Acolhimento e Integração do colaborador: o impacto na retenção de talento
Orientador
Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2022/02/11 Consumer-brand Relationship: o amor à marca no mercado do novo luxo versus velho luxo
Orientador
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2021 - 2022 O exemplo dos líderes na promoção do "Well-being" dos seus seguidores através da atividade física
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2021 - 2022 Desenvolvimento do Marketing e dos Recursos Humanos no Setor da Restauração
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2020 - 2021 Work Engagement, Burnout e Resiliência: Um estudo com trabalhadores temporários durante a pandemia COVID-19
Orientador
Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2020 - 2021 Employer Branding: intenção de candidatura por influência do Social Media
Orientador
Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2020 - 2021 Abordagens à Gestão de Recompensas em Empresas Multinacionais: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Orientador
Empreendedorismo e Internacionalização (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019 - 2020 Planeamento de uma estratégia de marketing no novo paradigma digital
Orientador
Marketing e Negócios Digitais (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2019 - 2020 O Marketing e a Comunicação de Eventos: o caso DDC Samsys
Orientador
Marketing e Negócios Digitais (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2018 - 2019 Transição Geracional: atitudes perante o trabalho da geração Y e da geração Z
Orientador
Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2018 - 2019 Realidade Virtual e Realidade Aumentada no Processo de Recrutamento
Orientador
Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017 - 2018 Millennials in Transition
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - 2018 Práticas de gestão de recursos humanos visando o recrutamento e a seleção de candidatos: estratégias e procedimentos organizacionais
Orientador
Gestão (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016 - 2016 PRÁCTICAS DE RESPONSABILIDAD SOCIAL EN PYMES: LA IMPORTANCIA DEL LIDERAZGO
Orientador
Universidad Rey Juan Carlos, Espanha
2016 - 2016 INFLUENCIA DE LA EXPERIENCIA DE MARCA, EN EL VALOR DE LA MARCA, POR VIA DE LA SATISFACCIÓN Y LEALTAD DE CLIENTES
Orientador
Universidade do Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/09 - Atual 5th International European Social Survey Conference (2024/07/08 - 2024/07/10)
Conferência (Outra)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/05 - Atual ICMTT - The International Conference on Management, Tourism an Technologies (2023/05/04 - 2023/05/06)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
2022/12 - Atual ICMarkTech - The International Conference on Marketing and Technologies (2022/12/01 - 2022/12/03)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
2022/09 - Atual European Conference on Innovation and Entrepreneurship (2022/09/15 - 2022/09/16)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Panepistemio Neapolis Paphos Bibliotheke, Chipre
2021/02 - Atual Annual Meeting of the Academy of Management (2021/07/29 - 2021/08/04)
Conferência (Outra)
Academy of Management, Estados Unidos
2020/10 - Atual EURAM 2021 Annual Conference - Reshaping capitalism for a sustainable world (2021/06/16 - 2021/06/18)
Conferência (Outra)
Université du Québec à Montréal, Canadá

European Academy of Management, Bélgica
2020/03 - Atual International Conference on Tourism Research (2020/03/27 - 2020/03/28)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universitat de València, Espanha
2019/11 - Atual IBIMA International Conference (2019/11/13 - 2019/11/14)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
IBIMA Publishing LLC, Estados Unidos
2017/06 - Atual International Conference on Management, Leadership and Governance (2017/06/16 - 2017/06/17)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
University of Johannesburg, África do Sul
2017/04 - Atual Conference Research and Intervention in Human Resources (2017/04/06 - 2017/04/07)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016/09 - Atual European Conference on Knowledge Management (2016/09/01 - 2016/09/02)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Ulster Polytechnic, Reino Unido
2016/09 - Atual EURAM 2017 Annual Conference – Making Knowledge Work (2017/06/21 - 2017/06/23)
Conferência (Outra)
University of Strathclyde, Reino Unido
2019/10 - 2020/06 EURAM 2020 Annual Conference ¿ The Business of Now: the future starts here (2020/06/10 - 2020/06/12)
Conferência (Outra)
University of Dublin Trinity College School of Business, Irlanda
2018/10 - 2019/06 EURAM 2019 Annual Conference – Future of Management: Facts, Fashion and… Fado (2019/06/26 - 2019/06/28)
Conferência (Outra)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/12 O impacto do employee based brand equity no customer based brand equity: um caso do setor automóvel
Vogal
Bianca Sousa (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2024 Nexus between triple bottom line and economic development: an exploratory analysis of economic, environmental and social dimensions
Vogal
Elisabete dos Santos Nogueira (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2024 O Caminho do Marketing Liderado pela Inteligência Artificial
Arguente principal
Natacha Rodrigues Barros (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024 O Growth Mindset como Estratégia Potenciadora de Atração de Talento no Setor de TI em Portugal: o estudo de caso da Intellias
Arguente principal
Lara Marques Alves (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2023 Gestão comercial de constrangimentos na entrega de veículos automóveis na Caetano Auto Aveiro
Arguente principal
Rafael Santos Almeida de Castro Valente (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 O Trabalho por Turnos e seus impactos na Vida dos Trabalhadores
Arguente principal
Ana Mafalda Duarte Vaz (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão Engenharia Industrial e Turismo, Portugal
2023 O Employee Experience dos profissionais de Recursos Humanos da geração Millennial, no setor IT
Arguente principal
Inês Martins de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022 A influência das dimensões de employer branding na atração e retenção de talento da geração Z no setor de TI em Portugal: o estudo de caso da Weezie
Arguente principal
Mariana Patrícia Veiga Capante (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2022 A Importância da Inteligência Emocional nos Processos de Recrutamento e Selecção
Arguente principal
Mara Daniela Martins Lopes (Mestrado)
ISLA Gaia Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Portugal
2022 Consumer-brand Relationship: o amor à marca no mercado do novo luxo versus velho luxo
Vogal
Paula Costa (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2021 Realidade Virtual e Realidade Aumentada na Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos
Arguente principal
Constança Isabel Teixeira Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019 Consumer brand relationship: o amor à marca no mercado do novo luxo versus velho luxo
Vogal
Paula Natália Guimarães Ferreira Alves da Costa e Lascasas (Doutoramento)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2019 Defining Employee Engagement in the Singaporean Context: A Single Case Study
Arguente principal
Nik Chong (Doutoramento)
University of Canberra, Austrália
2017 Desenvolvimento de Recursos Humanos: um recorte contemporâneo
Arguente
Ana Filipa Vaz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017 Employer Branding: caso de estudo Colep – Portugal e Brasil
Arguente principal
Bruna Silva (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2016 Marketing Interno Relacional: os empregados primeiro
Arguente principal
Rute Daniela Silva Cardoso (Mestrado)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2016 A importância do LinkedIn no recrutamento: a perspetiva dos consultores de RH
Arguente principal
Cátia Rosana Morais de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016 Employer Branding: a importância de reter colaboradores
Arguente
Inês Diaz Calisto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/09/26 - 2034/09/27 19th European Conference on Innovation and Entrepreneurship CESI, Paris-Nanterre, France
2025/11/13 - 2025/11/14 21st European Conference on Management Leadership and Governance CESI, Paris-Nanterre, France
2025/09/25 - 2025/09/26 20th European Conference on Innovation and Entrepreneurship University of the National Education Commission, Krakow, Poland
2025/09/04 - 2025/09/05 26th European Conference on Knowledge Management Lappeenranta – Lahti University of Technology (LUT)
2025/05/08 - 2025/05/10 ICMTT´25 - The 2025 International Conference on Management, Tourism and Technologies TEC - Tecnológico de Costa Rica Campus San Carlos
2025/04/16 - 2025/04/17 8th International Conference on Tourism Research Lusófona University, Lisbon, Portugal
2025/04/10 - 2025/04/11 8th International Conference on Gender Research ISCAP-IPP, Porto, Portugal
2024/11/14 - 2024/11/15 20th European Conference on Management Leadership and Governance Lusófona University, Lisbon, Portugal
2024/09/05 - 2024/09/06 25th European Conference on Knowledge Management University of Pannonia, Veszprém, Hungary
2024/07/08 - 2024/07/10 5th International European Social Survey Conference ICS - University of Lisbon and ISCTE - University Institute of Lisbon, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/09 - Atual Journal of Workplace Behavioral Health (1555-5259) Informa UK (Taylor & Francis)
2020/09 - Atual Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity (2199-8531) MDPI
2019/05 - Atual Sustainability (2071-1050) MDPI

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022 - Atual Call for PhD research grants
Avaliador
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - 2021 Diagnóstico do clima organizacional com proposta de acções de intervenção - Lipor Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2018 - 2018 LEVERAGE - Young Graduates Program - Colep (Grupo RAR) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016 - 2017 Projeto “Next Generation” - Colep (Grupo RAR) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016 - 2016 Projeto “Ser Caetano – Estudo de Valores e Clima Organizacional” - Grupo Salvador Caetano Universidade Lusíada Porto, Portugal
2014 - 2014 Employer Branding @ COLEP - Colep (Grupo RAR) Universidade Lusíada Porto, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/10 - Atual Competências Multidisciplinares para Comunicação I (Módulo: Internacionalização das Organizações) Assessoria de Direção e Comunicação nas Organizações (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2023/09 - Atual Comportamento Organizacional Secretariado e Comunicação Empresarial (Licenciatura) Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2023/09 - Atual Inovação e Internacionalização Gestão de PME (Curso Técnico Superior Profissional) Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2023/02 - Atual Seminário em Tecnologias Digitais Emergentes Gestão e Negócios Digitais (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2021/09 - Atual Introdução à Gestão Gestão Pública (Licenciatura) Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2021/02 - Atual Comportamento e Liderança nas Organizações Gestão Comercial (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2019/03 - 2023/07 Comportamento Organizacional Ciências Empresariais (Doutoramento) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016/03 - 2023/07 Gestão de Recursos Humanos Gestão (Mestrado) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2021/09 - 2023/01 Gestão de Pessoas Gestão de PME (Curso Técnico Superior Profissional) Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2016/09 - 2023/01 Gestão de Pessoas Gestão (Licenciatura) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2018/09 - 2022/01 Organização de Empresas Gestão da Hospitalidade (Licenciatura) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2019/02 - 2021/07 Gestão de Recursos Humanos Empreendedorismo e Internacionalização (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2015/09 - 2021/01 Organização Criatividade e Inovação Empresarial (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016/09 - 2020/01 Organização de Empresas Gestão (Licenciatura) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017/09 - 2019/01 Organização de Empresas Informática (Licenciatura) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2015/09 - 2018/07 Elementos de Gestão de Recursos Humanos Contabilidade e Administração (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2015/09 - 2016/07 Desenvolvimento de Recursos Humanos Direcção Comercial e Marketing (Mestrado integrado) Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2009/09 - 2010/07 Liderança e Negociação Gestão de Marketing (Mestrado integrado) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
2008/09 - 2009/07 Comportamento Organizacional Gestão de Marketing (Licenciatura) Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/03/01 - Atual Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de PME
Diretor
Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2024/01 - Atual Júri de Seriação do Mestrado em Assessoria de Direção e Comunicação nas Organizações
Membro
Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2024/01 - Atual Júri Concurso de Acesso ao Ensino Superior para novos Públicos Maiores de 23 Anos
Membro
Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2023/11 - Atual Gabinete de Comunicação e Relações Públicas
Membro
Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
2022/09 - 2023/08 Conselho Pedagógico
Membro
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2021/09 - 2023/08 Comissão de Curso da Licenciatura em Marketing
Membro
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
2019/09 - 2023/08 Comissão de Estágios da Licenciatura em Gestão
Coordenador
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
2019/09 - 2023/08 Comissão Científica do Doutoramento em Ciências Empresariais
Membro
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
2017/09 - 2023/08 Júri de Creditação do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais
Membro
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
2016/09 - 2023/08 Conselho Técnico-Científico do Departamento de Economia e Gestão
Membro
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
2016/09 - 2023/08 Conselho Escolar do Departamento de Economia e Gestão
Membro
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017/09 - 2019/08 Comissão de Curso do Mestrado em Marketing e Negócios Digitais
Presidente / Vice-presidente
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
2017/03 - 2019/08 Mestrado em Marketing e Negócios Digitais
Coordenador
Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais, Portugal
2001/09 - 2003/08 Licenciatura em Gestão de Marketing
Coordenador
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2025 - Atual Applied Psychology: An International Review Wiley
2025 - Atual Public Management Review Taylor & Francis
2024 - Atual Journal of Management Development (0262-1711) Emerald Publishing
2024 - Atual European Management Review (1740-4754) Wiley
2023/09 - Atual Journal of Workplace Behavioral Health (1555-5259) Taylor & Francis
2023 - Atual Journal of Health Organization and Management (1477-7266) Emerald Publishing
2021 - Atual International Journal of Workplace Health Management (1753-8351) Emerald Publishing
2018 - Atual The International Journal of Human Resources Management (0958-5192) Taylor & Francis
Distinções

Prémio

2013 Emerald/EFMD Outstanding Doctoral Research Awards (Highly Commended)
Emerald Group Publishing Ltd, Reino Unido

European Foundation for Management Development, Bélgica
2012 Best Paper Award (2nd place)
University Forum for Human Resource Development, Reino Unido

Outra distinção

2001 Melhor Aluno de Mestrado
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
1998 Melhor Aluno de Licenciatura
Universidade da Beira Interior, Portugal