???global.info.a_carregar???
Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da Costa. Concluiu o Doutoramento em Ciencias del trabajo em 2010/09/16 pela Universidad de Cádiz, Licenciatura em Psicologia em 1990/12 pela Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação É Professor Adjunto no Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Investigador no Instituto Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial do Politécnico do Porto. Publicou 4 artigos em revistas especializadas. Possui 1 capítulo de livros e 1 livro. Atua na área da Psicologia. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Academic engagement; Student expectations; First-year students; Gender differences; Structural equation modelling; Universidad; Expectativas académicas; Estudiantes de primer año; Transición; Modelos de ecuaciones estructurales; University; Academic expectations; academic engagement; student expectations; first-year students; gender differences; structural equation modeling; academic expectations; transition; structural equation modelling; Ciências da Educação; Interdisciplinarity; Soft skills; Team work; Higher Education; Sociocultural variables; Enseñanza Superior; Variables socioculturales; Academic adjustment; Academic success; Expectativas; Ajuste académico; expectations; academic adjustment; Perfiles de expectativas; Educación Superior; Adaptación académica; Expectativas Académicas; Alunos não-tradicionais; Ajustamento académico; Alunos do 1º ano; Acesso ao Ensino Superior; Adaptação Académica; Communication; Assertive comunication; Negociation; Culture; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MARIA ALEXANDRA PACHECO RIBEIRO DA COSTA

Nomes de citação

  • Costa, Alexandra R.
  • Costa, Alexandra

Identificadores de autor

Ciência ID
AA1A-E717-53B6
ORCID iD
0000-0001-5053-536X

Endereços de correio eletrónico

  • map@isep.ipp.pt (Profissional)
  • alexandraribeirocosta@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 228340500 (Profissional)

Moradas

  • R. Carlos Alberto Morais, 122D 7º Esq, 4450-349, Leça da Palmeira, Matosinhos, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010/09/16
Concluído
Ciencias del trabajo (Doutoramento)
Universidad de Cádiz, Espanha
"Hay Vida Más Allá del Trabajo.la Relación Entre la Recuperación de Recursos y el Desempeño en el Trabajo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1999 - 2000
Concluído
MASTER BUSINESS ADMINISTRATION (Pós-Graduação)
Especialização em GESTÃO
Universidade do Porto Porto Business School, Portugal
14
1990/12
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Percurso profissional

Ciência

2018 - Atual Investigador (Investigação)
Instituto Politécnico do Porto Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial, Portugal

Docência no Ensino Superior

2010/10 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2000/01 - 2010/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
1998 - 2002 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. De Carvalho, C.V.; Bessa, P.; Costa, R.; Barata, A.; Costa, A.. "LearnIt: A serious game to support study methods in engineering education". 2019.
    10.1109/EDUCON.2019.8725109
  2. Abreu, S.; Caldeira, A.; Costa, A.R.; Gomes, T.; Roque, L.A.C.. "Interdisciplinary team work: Applying working methods to a math project". 2016.
    10.1109/CISPEE.2016.7777729
Artigo em revista
  1. Costa, A.R.; Ferreira, M.; Barata, A.; Viterbo, C.; Rodrigues, J.S.; Magalhães, J.. "Impact of interdisciplinary learning on the development of engineering students’ skills". European Journal of Engineering Education 44 4 (2019): 589-601. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85073910090&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/03043797.2018.1523135
  2. Diniz, A.M.; Alfonso, S.; Araújo, A.M.; Deaño, M.; Costa, A.R.; Conde, Â.; Almeida, L.S.. "Gender differences in first-year college students’ academic expectations". Studies in Higher Education 43 4 (2018): 689-701. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84976345094&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/03075079.2016.1196350
  3. Diniz, António M.; Alfonso, Sónia; Araújo, Alexandra M.; Deaño, Manuel; Costa, Alexandra R.; Conde, Ângeles; Almeida, Leandro S.. "Gender differences in first-year college students’ academic expectations". (2018): http://hdl.handle.net/11328/2558.
    http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2016.1196350
  4. Diniz, António M.; Alfonso, Sonia; Araújo, Alexandra M.; Deaño, Manuel; Costa, Alexandra R.; Conde, Ângeles; Almeida, Leandro S.. "Gender differences in first-year college students’ academic expectations". (2018): http://hdl.handle.net/1822/56994.
    10.1080/03075079.2016.1196350
  5. Almeida, Leandro S.; Deaño, Manuel; Araújo, Alexandra M.; Diniz, Antonio M.; Costa, Alexandra R.; Conde, Angeles; Alfonso, Sonia. "Equivalencia factorial de las versiones en español y portugués de un cuestionario de expectativas académicas". (2018): http://hdl.handle.net/1822/56988.
    10.14349/rlp.2018.v50.n1.2
  6. Almeida, Leandro S.; Deaño, Manuel; Araújo, Alexandra M.; Diniz, Antonio M.; Costa, Alexandra R.; Conde, Angeles; Alfonso, Sonia. "Equivalencia factorial de las versiones en español y portugués de un cuestionario de expectativas académicas". (2018): http://hdl.handle.net/11328/2545.
    http://dx.doi.org/10.14349/rlp.2018.v50.n1.2
  7. Abreu, S.; Caldeira, A.; Costa, A.R.; Gomes, T.; Roque, L.A.C.. "Interdisciplinarity to integrate knowledge in engineering". Advances in Science, Technology and Engineering Systems 2 3 (2017): 788-795. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85069483724&partnerID=MN8TOARS.
    10.25046/aj020399
  8. Abreu, Stella; Caldeira, Amélia; Costa, Alexandra R.; Gomes, Tiago; Roque, Luis A.C.. "Interdisciplinary Team Work". (2016): http://hdl.handle.net/10400.22/10063.
    10.1109/CISPEE.2016.7777729
  9. Diniz, Antonio; Alfonso, Sonia; Araujo, Alexandra; Costa, Alexandra R.; Conde, Angeles; Almeida, Leandro. "Gender differences in first-year college students’ academic expectations". (2016): http://hdl.handle.net/10400.22/9420.
    http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2016.1196350
  10. Diniz, António M.; Alfonso, Sonia; Araújo, Alexandra M.; Deaño, Manuel; Costa, Alexandra R.; Conde, Ângeles; Almeida, Leandro S.. "Gender differences in first-year college students’ academic expectations". (2016): http://hdl.handle.net/11328/1794.
    doi: 10.1080/03075079.2016.1196350
  11. Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro S.. "Expectativas académicas em estudantes de engenharia do primeiro ano: Uma análise de clusters". (2016): http://hdl.handle.net/11328/1791.
  12. Alexandra M. Araújo; Leandro S. Almeida; Alexandra R. Costa; Sonia Alfonso; Ángeles Conde; Manuel Deaño. "Variáveis pessoais e socioculturais de diferenciação das expectativas académicas: Estudo com alunos do Ensino Superior do Norte de Portugal e Galiza". Revista Portuguesa de Educação (2015): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37441153008.
  13. Manuel Deaño; Antonio M. Diniz; Leandro S. Almeida; Sonia Alfonso; Alexandra R. Costa; Mar García-Señorán; Ángeles Conde; et al. "Propiedades psicométricas del Cuestionario de Percepciones Académicas para la evaluación de las expectativas de los estudiantes de primer año en Enseñanza Superior". Anales de Psicología (2015): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=16732936029.
  14. Deaño, M.; Diniz, A.M.; Almeida, L.S.; Alfonso, S.; Costa, A.R.; García-Señorán, M.; Conde, Á.; et al. "Psychometric properties of the academic perceptions questionnaire for the assessment of first-year university students´ expectations,Propiedades psicométricas del cuestionario de percepciones académicas para la evaluación de las expectativas de los estudiantes de primer año en enseñanza superior". Anales de Psicologia 31 1 (2015): 280-289. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84920971219&partnerID=MN8TOARS.
    10.6018/analesps.31.1.161641
  15. Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Costa, Alexandra Ribeiro; Casanova, Joana R.; Almeida, Leandro S.. "Questionário de Percepções Académicas - Expectativas: contributos para a sua validação interna e externa". (2014): http://hdl.handle.net/1822/30121.
  16. Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Gonçalves, Paula; Almeida, Leandro S.. "Expectativas académicas e não-tradicionais de engenharia em alunos tradicionais". (2013): http://hdl.handle.net/10400.22/2378.
  17. Alfonso, Sónia G.; Deaño, Manuel D.; Conde, Angeles R.; Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro S.. "Perfiles de expectativas académicas en alumnos españoles y portugueses de enseñanza superior". (2013): http://hdl.handle.net/10400.22/2376.
  18. Costa, Alexandra R.; Alves, Filipa; Gonçalves, Paula; Araújo, Alexandra M.. "Expetativas académicas dos alunos do ensino superior: construção e validação de uma escala de avaliação". (2012): http://hdl.handle.net/10400.22/2356.
Capítulo de livro
  1. Amélia Caldeira; S. O. Lopes; Isabel Figueiredo; Alexandra R. Costa. "Low-Cost Videos for Learning Mathematics by Teaching". Estados Unidos, 2019.
    10.4018/978-1-7998-1591-4.ch010
  2. Almeida, Leandro S.; Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.. "Questionário de perceções académicas: Expectativas (QPA-Exp)". Associação para o Desenvolvimento a Investigação em Psicologia da Educação, 2017.
  3. Costa, Alexandra R.; Rodrigues, José; Viterbo, Conceição; Costa, A.; Rodrigues, J.; Da Conceição Viterbo, M.. "Principles of communication and negotiation". IOS Press, 2011.
    10.3233/978-1-60750-984-4-39
Livro
  1. Costa, Alexandra R.. Hay vida más allá del trabajo: la relación entre la recuperación de recursos y el desempeño en el trabajo. Cadiz, Espanha: Instituto de Formación Interdisciplinar. 2011.
    Publicado
  2. Costa, Alexandra R.. Hay vida más allá del trabajo: la relación entre la recuperación de recursos y el desempeño en el trabajo. De Vecchi. 2010.

Outros

Outra produção
  1. Almeida, Leandro S.; Deaño, Manuel; Araújo, Alexandra M.; Diniz, Antonio M.; Costa, Alexandra R.; Conde, Angeles; Alfonso, Sonia; Diniz, António M.; Conde, Ángeles. 2018. Equivalencia factorial de las versiones en español y portugués de un cuestionario de expectativas académicas. Este estudio presenta los resultados de una investigación sobre expectativas académicas de estudiantes universitarios de primer año de Enseñanza Superior (ES) pertenecientes al norte de Portugal y noroeste de España. Su objetivo es replicar las propiedades psicométricas del instrumento utilizado obtenidas con una versión anterior del mismo. La muestra está integrada por 1.268 estudiantes de primer. http://hdl.handle.net/11328/2545.
    Almeida, L. S., Deaño, M. D., Araújo, A. M., Diniz, A. M., Costa, A. R., Conde, A., & Alfonso, S. (2018). Equivalencia factorial de las versiones en español y portugués de un cuestionario de expectativas académicas. Revista Latinoamericana de Psicología,
  2. Abreu, Stella; Caldeira, Amélia; Costa, Alexandra R.; Gomes, Tiago; Roque, Luis A.C.. 2016. Interdisciplinary Team Work. In this work, we describe an interdisciplinary teaching experiment involving three subjects of the scientific area of Mathematics and a fourth one in the area of Management. Using only one project, the students developed skills, in an integrated way, in the fields of the subjects involved. The structure of the project is described in detail. It is shown how the knowledge obtained in the different. http://hdl.handle.net/10400.22/10063.
    10.1109/CISPEE.2016.7777729
  3. Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro S.; Costa, Alexandra R.; Alfonso, Sonia; Conde, Ángeles; Deaño, Manuel. 2015. Personal and Sociocultural Variables and the Differentiation of Academic Expectations: A Study With Higher Education Students From North Portugal and Galicia. Massification of Higher Education in the past decades has resulted in a greater heterogeneity of students. Expectations are a central variable when analysing students’ profiles, as they are related to engagement, persistence and academic success. In this study, a questionnaire assessing students’expectations was administered to a sample of 717 first year Portuguese andSpanish students, measuring s. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7057.
  4. Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Almeida, Leandro S.; Costa, Alexandra R.; Alfonso, Sonia; Conde, Ángeles; Deaño, Manuel; Araújo,Alexandra M.; et al. 2015. Variáveis pessoais e socioculturais de diferenciação das expectativas académicas: estudo com alunos do Ensino Superior do Norte de Portugal e Galiza. Com a expansão do acesso ao Ensino Superior, nas últimas décadas assistimos a uma maior heterogeneidade de estudantes neste nível de ensino. Uma das variáveis que importa considerar na análise dos perfis de estudantes universitários são as suas expectativas académicas, uma vez que as mesmas estão associadas a níveis diferentes de envolvimento, permanência e sucesso escolar. Foi administrado um que. http://hdl.handle.net/1822/36482.
  5. Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Costa, Alexandra Ribeiro; Casanova, Joana R.; Almeida, Leandro S.. 2014. Questionário de Percepções Académicas - Expectativas: contributos para a sua validação interna e externa. O estudo das expectativas académicas de estudantes do primeiro ano tem mostrado a sua importância na qualidade da adaptação, persistência e sucesso académico no Ensino Superior. O Questionário de Percepções Académicas - Expectativas (QPA-E; Almeida, Deaño, et al.,2012) constitui um instrumento de avaliação destas expectativas, avaliando as mesmas em sete dimensões distintas: Formação para o Empreg. http://hdl.handle.net/1822/30121.
  6. Alfonso, Sónia G.; Deaño, Manuel D.; Conde, Angeles R.; Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro S.. 2013. Perfiles de expectativas académicas en alumnos españoles y portugueses de enseñanza superior. Las expectativas académicas de los estudiantes son hoy reconocidas como una variable importante en la explicación de su adaptación y éxito académico. Esa importancia es mayor en los alumnos del primer año, ya que, frecuentemente presentan expectativas iniciales muy elevadas que no siempre llegan a concretarse. Con la pretensión de conocer cuáles son esas expectativas iniciales, el trabajo que se p. http://hdl.handle.net/10400.22/2376.
  7. Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Gonçalves, Paula; Almeida, Leandro S.. 2013. Expectativas académicas e não-tradicionais de engenharia em alunos tradicionais. Neste estudo comparam-se as expetativas académicas iniciais de dois grupos de alunos Portugueses do 1º ano de cursos de engenharia: alunos tradicionais e não tradicionais. Para este estudo considerou-se como alunos não tradicionais todos aqueles que ingressam no ensino superior (ES) com mais de 23 anos de idade. Participaram voluntariamente neste estudo 430 estudantes. Os estudantes responderam a. http://hdl.handle.net/10400.22/2378.
  8. Costa, Alexandra R.; Alves, Filipa; Gonçalves, Paula; Araújo, Alexandra M.. 2012. Expetativas académicas dos alunos do ensino superior: construção e validação de uma escala de avaliação. As expetativas académicas que os estudantes apresentam quando ingressam no ensino superior afetam o nível de investimento nas atividades curriculares e no seu desenvolvimento psicossocial. Partindo de uma amostra de 890 alunos, este artigo descreve a construção e validação do Questionário de Perceções Académicas: Expetativas. Teoricamente o questionário era composto por sete dimensões ou domínios. http://hdl.handle.net/10400.22/2356.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Avaliação Comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de caso Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2018 - 2018 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: PERCEÇÕES DE JUSTIÇA ORGANIZACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
2018 - 2018 Comprometimento organizacional: estudo de caso da Escola Superior Politécnica do Kuanza Norte (Angola) Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2017 - 2017 Satisfação e Fidelização de Clientes na Área do Fitness Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2017 - 2017 Recuperação de recursos dos trabalhadores em regime de turnos: estudo de caso Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2016 - 2016 Burnout, Engagement e perceção das exigências do trabalho: comparação entre professores do ensino público e privado Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2016 - 2016 Impacto do Estilo de Liderança na Satisfação no Trabalho dos Colaboradores: Estudo de Caso Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2014 - 2014 Contrato Psicológico: Caso de Estudo num Centro Clínico do Porto Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2014 - 2014 Do Outro Lado da Linha: Impacto dos Horários de Trabalho de Call Center nas Necessidades de Recuperação - Engagement e Esforço Compensatório Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2014 - 2014 A Importância da Liderança para o Engagement dos Colaboradores nas Empresas do Vale do Ave Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2014 - 2014 A Satisfação no Trabalho e a Perceção da Qualidade de Vida nos Colaboradores do Instituto Politécnico do Porto Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2014 - 2014 O Burnout e o Engagement - Estudo numa amostra de professores do ensino superior público português Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2014 - 2014 Nunca mais é sexta-feira: O impacto do processo de recuperação de recursos durante o fim de semana no engagement Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2014 - 2014 O burnout e o engagement na visão dos profissionais de saúde da Unidade de Longa Duração e Manutenção do Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2013 - 2013 A influência dos horários de trabalho (horário normal e horário por turnos) na qualidade devida no trabalho e engagement profissional Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal
2013 - 2013 Perceção do nível de exigências profissionais dos militares do exército português: relação entre Burnout e Engagement Gestão das Organizações (Mestrado)
Associação de Politécnicos da Região Norte, Portugal