Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Pedro Filipe da Silva Rodrigues
Nomes de citação
- Rodrigues, P.
- Rodrigues, P. F. S.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- A619-A232-5DDC
- ORCID iD
- 0000-0002-4155-0987
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?user=VGew7nUAAAAJ&hl=pt-PT
- Researcher Id
- L-3459-2017
- Scopus Author Id
- http://orcid.org/0000-0002-4155-0987
Endereços de correio eletrónico
- prodrigues@upt.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade Portucalense Infante D. Henrique | Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541 , 4200-072, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
- Think Wise | Praça Marquês de Pombal, n. 4, 1º andar, sala 4, 3810-133, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Geral
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022
Concluído
|
Psychological Intervention with LGBTQ People (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2022
Concluído
|
Financial Education and Psychology (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2019/12/31
Concluído
|
Project: UID/PSI/01662/2019 (Pós-doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
|
2018/05/09
Concluído
|
PhD in Psychology (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"The influence of the visual surrounding environment in visuo-spatial cognitive tasks: a developmental study" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2018
Concluído
|
Workshop Inteligência Emocional (Outros)
Treino de Inteligência Emocional, Portugal
|
|
2018
Concluído
|
Risk Reduction and Damage Minimization (RRMD) (Outros)
Caritas Diocesana de Coimbra, Portugal
|
|
2016
Concluído
|
Certification of pedagogical competences (CCP) (Curso médio)
Forinova, Portugal
|
|
2015
Concluído
|
Course of Psychological Intervention in Disaster Situation (Curso médio)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
|
2014
Concluído
|
Curso Livre de Inglês (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
2014
Concluído
|
Course - Cognitive Rehabilitation Programs in Stroke (Curso médio)
MDC - Psicologia e Formação, Portugal
|
|
2013
Concluído
|
Formação de Mediadores EPIS (Outros)
EPIS (Empresários Pela Inclusão Social), Portugal
|
|
2012/07/12
Concluído
|
Mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"Attention and working memory in elderly: the influence of a distracting environment" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2010/07/12
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
|
2010
Concluído
|
Formação LUA (Linha de Atendimento Psicológico da Universidade de Aveiro) (Outros)
Serviços de Ação Social, Universidade de Aveiro, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - 2022/01/31 | Gestão de Ciência e Tecnologia | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
2023/02/13 - 2023/08/12 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Psicologia Básica, Portugal |
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | ||
2022/09/01 - 2023/02/28 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal | ||
2019 - 2019 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal |
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal | ||
2019 - 2019 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Coordinator of the BSc in Psychology | Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal |
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Clinical Psychologist | Think Wise, Portugal |
2018 - 2019 | Clinical Psychologist | Florinhas do Vouga, Portugal |
Florinhas do Vouga, Portugal | ||
2013 - 2014 | Estágio Profissional: Psicologia Clínica | Câmara Municipal de Estarreja, Portugal |
2012 - 2013 | Curricular internship | Câmara Municipal de Estarreja, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/01/01 - 2021/08/30 | Financiamento BASE Plurianual 2020-2023
UMINHO/BGCT/7/2020
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/09/01 - 2019/12/30 | Funding for Research Units
UMINHO/BI/321/2019
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Concluído
|
2017 - 2018 | The mnemonic consequences of fitness-relevant processing
IF/00058/2012/CP0172/CT0002
Bolseiro de Investigação
Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
|
2013/09 - 2017/09 | PhD Project: The influence of the visual surrounding environment in visuo-spatial cognitive tasks: a developmental study
SFRH/BD/84279/2012
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/03/29 - 2024/03/28 | SINA: Reading multiple lines to learn from the past how to shape the future of Roma Education
PTDC/PSI-GER/6847/2020
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018 - 2021 | Reuse of textbooks: impact on school learning, environmental and sustainable behaviour
NA
Investigador
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | VisEnLearn: Exploring the influence of (ir)relevant Visual Environments on Learning achievements of school-aged children
UPT funding
Investigador responsável
|
Em curso
|
2018 - Atual | Tradução e validação do MESSi (Morningness-Eveningness Stability Scale improved) para a população portuguesa
NA
Desenvolvimento técnico
|
Em curso
|
2015 - 2018 | Translation and validation of instruments
NA
Desenvolvimento técnico
|
|
2009 - 2010 | Mental Health and risk behaviors in university students
NA
Research assistant
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/11/01 - Atual | Relação do cronótipo com o desempenho laboral, stress e qualidade de vida de trabalhadores por turnos
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2022/10/01 - Atual | Stress emocional e Testemunho Ocular – Uma revisão sistemática
Orientador
|
Legal Medicine
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
2022/09/01 - Atual | Validation and Characterization of the Everyday Memory Questionnaire for the Portuguese Population
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2022/09/01 - Atual | A Influência de Elementos Visuais (Ir)Relevantes na Aprendizagem de Crianças em Idade Escolar: Estudo Experimental
Orientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2022/09/01 - Atual | Efeito do Cronótipo (sincronia vs. assincronia) no Desempenho Obtido em Tarefas de Atenção Dividida e Seletiva
Coorientador
|
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2017 - Atual | Do distractors in the surrounding environment influence cognitive performance? A study with young-adults
Coorientador
|
Psychology (Iniciação científica)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/09 - 2022 | The influence of chronotype on the memory of eyewitnesses: an experimental study
Orientador
|
Legal Medicine (Mestrado)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
|
2021/09 - 2022 | Subjective memory complaints and working memory: a study with young adults and older adults
Orientador
|
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2020 - 2021 | A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA CONSTRUÇÃO DE FALSAS MEMÓRIAS: O PAPEL DO GÉNERO E DO STRESSE
Coorientador
|
Forensic Psychology (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019 - 2020 | The role of underlining on memory
Coorientador
|
Integrated Master in Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2019 - 2020 | O efeito da criatividade na criação de falsas memórias
Coorientador
|
Forensic Psychology (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019 - 2020 | Diferenças inter-individuais na construção de falsas memórias
Coorientador
|
Forensic Psychology (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2019 - 2019 | Reutilização de manuais escolares: Impacto na aprendizagem escolar, no ambiente e no comportamento sustentável
Coorientador
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2017 | The influence of stress and anxiety on false memories
Coorientador
|
Psychology (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016 - 2017 | The influence of criativity on false memories
Coorientador
|
Psychology (Mestrado) |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - Atual | Bem-Haja, P., Carriço, S., Calvete, F, Mendes, B, Rodrigues, P. F. S., Pandeirada, J. N. S., & Silva, C. F. (2017). Exploring
the relation between chronotype and training schedule in elite football players. Poster presented at 12º Encontro Nacional
da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Porto, Portugal.
Encontro
|
12º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental |
2019 - 2019 | Rodrigues, P. F. S., Vagos, P., Pandeirada, J. N. S., Marinho, P. I., Silva, C. F., & Randler, C. (2019). Caraterísticas portuguesas
do Morningness-Eveningness-Stability-Scale improved numa amostra de adultos Portugueses. Poster presented at X Simpósio Nacional
de Investigação em Psicologia, Funchal, Madeira.
Simpósio
|
Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia |
2019 - 2019 | Rodrigues, P. F. S., & Pandeirada, J. N. S. (2019). Tell me what is surrounding you and I will tell how distracted you are!
Communication presented at 14º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Universidade de Évora
Encontro
|
14º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental |
2018 - 2018 | Rodrigues, P. F. S., & Pandeirada, J. N. S. (2018). Visuo-spatial cognition in two different visual surrounding environments:
a study with adolescents. Poster presente at 13º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Minho,
Portugal.
Encontro
|
13º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental |
2017 - 2017 | Rodrigues, P. F. S., & Pandeirada, J. N. S. (2017). Staying focused! Cognitive performance impaired by the environment in
elderly but not in young-adults. Poster presented at 12º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental,
Porto, Portugal.
Encontro
|
12º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental |
2017 - 2017 | João, D., Sousa, C., Carvalho, S., Martins, D., Rodrigues, P. F. S., Pandeirada, J. N. S., & Santos, I. M. (2017). Do distractors
in the surrounding environment influence cognitive performance? A study with young-adults. Poster presented at 12º Encontro
Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Porto Portugal.
Encontro
|
12º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental |
2016 - 2016 | Rodrigues, P. F. S., & Pandeirada, J. N. S. (2016). The influence of the visual surrounding environment in cognitive tasks:
A study with children. Poster presented at 2nd International Meeting of the Psychonomic Society, Granada, Espanha.
Encontro
|
2nd International Meeting of the Psychonomic Society |
2016 - 2016 | Rodrigues, P. F. S., & Pandeirada, J. N. S. (2016). The influence of the visual surrounding environment in cognitive performance:
a new experimental paradigm. Communication presented at 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Porto, Portugal.
Congresso
|
3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses |
2015 - 2015 | Rodrigues, P. F. S. & Pandeirada, J. N. S. (2015). Can the surrounding environment influence cognitive performance? A study
with elderly. Poster apresentado no 2nd National Congress of Psychology Conversations & 1st International Conference of Active
Ageing, Coimbra, Portugal.
Conferência
|
2nd National Congress of Psychology Conversations & 1st International Conference of Active Ageing |
2015 - 2015 | Rodrigues, P. F. S & Pandeirada, J. N. S. (2015). The Influence of Environmental Distractors in Attentional and Memory Visuospatial
Tasks. Poster presented at International Convention of Psychological Science, Amesterdão, Holanda.
Congresso
|
International Convention of Psychological Science |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/07/13 | The mediating role of self-efficacy and attachment on the relationship between early life trauma and adult psychological distress
Arguente principal
|
Luíza Cerri (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2023/07/13 | Emotion regulation and personality traits as mediators between early life trauma and adult psychological distress
Arguente principal
|
Daniela Fidalgo (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2023/06/27 | O papel do Efeito de Produção no desencadeamento de Memórias Falsas: Estudo Exploratório com o Paradigma DRM
Arguente principal
|
Mairiele Paula Carvalho Palma Santos (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2021 | Exploring unconscious threat processing using virtual reality
Arguente principal
|
Ana Sofia Ventura (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021 | Impact of Psychoactive Substance Use (Heroin and Cocaine) on Behavioral and Attentional Control
Arguente principal
|
Joana Dias (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021 | Memories of daily life: From the experience of the moment to cognitive representation
Arguente principal
|
Diogo Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2019 | Intervention in adolescents to prevent aggressive behavior in school context: an exploratory study
Arguente principal
|
Bárbara Reis Canelas (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
|
2019 | Cognitive performance in older adults with and without mild cognitive impairment: Effect of the time of day and its relationship
with the chronotype
Arguente principal
|
João Pedro Braga (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019 | Digital production effect: Studies on typing and texting
Arguente principal
|
Alexandra Vieira (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - Atual | Scientific Reports | |
2019 - Atual | Frontiers in Psychology | Frontiers in Psychology |
2018 - Atual | Personality and Individual Differences | Personality and Individual Differences |
2018 - Atual | International Journal of Psychological and Brain Sciences | International Journal of Psychological and Brain Sciences |
2016 - Atual | Revista Psicologia |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2015 - Atual | Member of the Evaluation Commitee of Student Research Award (Association for Psychological Science; USA).
Avaliador
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Section: "The influence of surrounding environment on memory" (course: Psychological Assessment) | (Curso médio) | |
2020 - Atual | Section "Memory" (Course: Psychology of Testimony) | Psychology (Curso médio) | Instituto CRIAP, Portugal |
2020 - Atual | Section: Environment and cognitive performance (Couyrse: Psychology of architecture) | (Curso médio) | Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal |
2019 - 2019 | Lesson: "Assessment of memory in eyewitness" | Psychology (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2018 - 2018 | Lesson: "The influence of the sussounding environment: emotion and motivation" | Psychology (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2018 - 2018 | Lesson: "Methodology in Cognitive Psychology: a developmental perspetive" | Psychology (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2013 - 2013 | Geriatric neuropsychology (Peritia – Psicologia e Ciências Forenses). 30h/edition. Two editions. | Psychology (Curso médio) |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021 - Atual | Portucalense Institute for Human Development (INPP), Portucalense University | |
2016 - Atual | Member of the Psychonomic Society, USA | |
2015 - Atual | Member of the Association for Psychological Science (APS), USA | |
2013 - Atual | Member of the Portuguese Association of Experimental Psychology | |
2020 - 2021 | Psychology Research Centre (CIPsi), School of Psychology, University of Minho (Braga, Portugal) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Member of directive board of the I2P.
Membro
|
|
2022/03/01 - Atual | Course Commision (Bachelor Psychology).
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal |