???global.info.a_carregar???
Pedro F. S. Rodrigues is a clinical psychologist, with clinical work in children, young-adults and older adults. PhD in Psychology, Master in Clinical and Health Psychology and BSc in Psychology (degrees awarded by the University of Aveiro, Portugal). His research mainly use experimental procedures in several research issues, such as surrounding individual-environment relationship, memory, attention, distraction, executive functions and human cognitive development; He has also translated and validated clinical tools. He is currently Assistant Professor at the Department of Psychology and Education (Portucalense University, Oporto, Portugal), having previously held the functions of Professor and Science Manager at the School of Psychology of the University of Minho (Braga, Portugal). It is a Member of the Portucalense Institute for Psychology - I2P (Research Center). Dr. Rodrigues has several scientific articles and belongs to several national and international scientific associations.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Filipe da Silva Rodrigues

Nomes de citação

  • Rodrigues, P.
  • Rodrigues, P. F. S.

Identificadores de autor

Ciência ID
A619-A232-5DDC
ORCID iD
0000-0002-4155-0987
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=VGew7nUAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
L-3459-2017
Scopus Author Id
http://orcid.org/0000-0002-4155-0987

Endereços de correio eletrónico

  • prodrigues@upt.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Portucalense Infante D. Henrique | Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 541 , 4200-072, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
  • Think Wise | Praça Marquês de Pombal, n. 4, 1º andar, sala 4, 3810-133, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022
Concluído
Psychological Intervention with LGBTQ People (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2022
Concluído
Financial Education and Psychology (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2019/12/31
Concluído
Project: UID/PSI/01662/2019 (Pós-doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2018/05/09
Concluído
PhD in Psychology (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"The influence of the visual surrounding environment in visuo-spatial cognitive tasks: a developmental study" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018
Concluído
Workshop Inteligência Emocional (Outros)
Treino de Inteligência Emocional, Portugal
2018
Concluído
Risk Reduction and Damage Minimization (RRMD) (Outros)
Caritas Diocesana de Coimbra, Portugal
2016
Concluído
Certification of pedagogical competences (CCP) (Curso médio)
Forinova, Portugal
2015
Concluído
Course of Psychological Intervention in Disaster Situation (Curso médio)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2014
Concluído
Curso Livre de Inglês (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014
Concluído
Course - Cognitive Rehabilitation Programs in Stroke (Curso médio)
MDC - Psicologia e Formação, Portugal
2013
Concluído
Formação de Mediadores EPIS (Outros)
EPIS (Empresários Pela Inclusão Social), Portugal
2012/07/12
Concluído
Mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
"Attention and working memory in elderly: the influence of a distracting environment" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010/07/12
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2010
Concluído
Formação LUA (Linha de Atendimento Psicológico da Universidade de Aveiro) (Outros)
Serviços de Ação Social, Universidade de Aveiro, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - 2022/01/31 Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2023/02/13 - 2023/08/12 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho Departamento de Psicologia Básica, Portugal
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2022/09/01 - 2023/02/28 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019 - 2019 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019 - 2019 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Coordinator of the BSc in Psychology Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Clinical Psychologist Think Wise, Portugal
2018 - 2019 Clinical Psychologist Florinhas do Vouga, Portugal
Florinhas do Vouga, Portugal
2013 - 2014 Estágio Profissional: Psicologia Clínica Câmara Municipal de Estarreja, Portugal
2012 - 2013 Curricular internship Câmara Municipal de Estarreja, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/01/01 - 2021/08/30 Financiamento BASE Plurianual 2020-2023
UMINHO/BGCT/7/2020
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/09/01 - 2019/12/30 Funding for Research Units
UMINHO/BI/321/2019
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Concluído
2017 - 2018 The mnemonic consequences of fitness-relevant processing
IF/00058/2012/CP0172/CT0002
Bolseiro de Investigação
Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Concluído
2013/09 - 2017/09 PhD Project: The influence of the visual surrounding environment in visuo-spatial cognitive tasks: a developmental study
SFRH/BD/84279/2012
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Projeto

Designação Financiadores
2021/03/29 - 2024/03/28 SINA: Reading multiple lines to learn from the past how to shape the future of Roma Education
PTDC/PSI-GER/6847/2020
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018 - 2021 Reuse of textbooks: impact on school learning, environmental and sustainable behaviour
NA
Investigador
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/09/01 - Atual VisEnLearn: Exploring the influence of (ir)relevant Visual Environments on Learning achievements of school-aged children
UPT funding
Investigador responsável
Em curso
2018 - Atual Tradução e validação do MESSi (Morningness-Eveningness Stability Scale improved) para a população portuguesa
NA
Desenvolvimento técnico
Em curso
2015 - 2018 Translation and validation of instruments
NA
Desenvolvimento técnico
2009 - 2010 Mental Health and risk behaviors in university students
NA
Research assistant
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. María Teresa Martín-Aragoneses; Gema Mejuto; David del Río; Sara Margarida Fernandes; Pedro F. S. Rodrigues; RAMÓN LÓPEZ-HIGES SÁNCHEZ. "Task Demands and Sentence Reading Comprehension among Healthy Older Adults: The Complementary Roles of Cognitive Reserve and Working Memory". Brain Sciences (2023): https://www.mdpi.com/2076-3425/13/3/428.
    10.3390/brainsci13030428
  2. Guerra, Natália; Pinto, Raquel; Mendes, Pedro S.; Rodrigues, Pedro F. S.; Albuquerque, Pedro B.. "The impact of COVID-19 on memory: Recognition for masked and unmasked faces". Frontiers in Psychology 13 (2022): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2022.960941.
    10.3389/fpsyg.2022.960941
  3. Vagos, Paula; Marinho, Patrícia I.; Pandeirada, Josefa N. S.; Rodrigues, Pedro F. S.; Marsee, Monica. "Measuring Forms and Functions of Aggression in Portuguese Young Adults: Validation of the Peer Conflict Scale". Journal of Psychoeducational Assessment 39 7 (2021): 902-908. http://dx.doi.org/10.1177/07342829211018106.
    10.1177/07342829211018106
  4. Rodrigues, P. F. S.. "Assessing State-Anxiety in European Portuguese Children and Adolescents: Adaptation and Validation of the State Anxiety Scale for Children". Measurement and Evaluation in Counseling and Development (2020): http://dx.doi.org/10.1080/07481756.2020.1735221.
    10.1080/07481756.2020.1735221
  5. Rodrigues, P. F. S.. "The influence of the visual surrounding environment in older adults and young adults’ cognitive performance: an alternative paradigm". Journal of Cognitive Psychology (2020): http://dx.doi.org/10.1080/20445911.2020.1749642.
    10.1080/20445911.2020.1749642
  6. Alho, Laura; Rodrigues, Pedro F. S.; Fidalgo, Cátia. "Do Stress and Anxiety Impact Memory? An Exploratory Portuguese Study". Journal of Psychological Research 1 3 (2019): http://dx.doi.org/10.30564/jpr.v1i3.894.
    10.30564/jpr.v1i3.894
  7. Rodrigues, P.F.S.; Pandeirada, J.N.S.; Bem-Haja, P.; Marinho, P.I.; Fernandes, N.L.; Ribeiro, L.; Silva, C.F.. "Assessing circadian preferences in Portuguese adolescents: development and preliminary validation of a reduced Morningness–Eveningness Questionnaire". Biological Rhythm Research 50 6 (2019): 916-926. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85053296794&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09291016.2018.1512291
  8. Vagos, P.; Rodrigues, P.F.S.; Pandeirada, J.N.S.; Kasaeian, A.; Weidenauer, C.; Silva, C.F.; Randler, C.. "Factorial structure of the morningness-eveningness-Stability-Scale (MESSi) and sex and age invariance". Frontiers in Psychology 10 JAN (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85060312803&partnerID=MN8TOARS.
    10.3389/fpsyg.2019.00003
  9. Rodrigues, P.F.S.; Pandeirada, J.N.S.. "The Influence of a Visually-Rich Surrounding Environment in Visuospatial Cognitive Performance: A Study with Adolescents". Journal of Cognition and Development 20 3 (2019): 399-410. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85065191646&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/15248372.2019.1605996
  10. Rodrigues, P.F.S.; Vagos, P.; Pandeirada, J.N.S.; Marinho, P.I.; Randler, C.; Silva, C.F.. "Initial psychometric characterization for the Portuguese version of the Morningness-Eveningness-Stability-Scale improved (MESSi)". Chronobiology International 35 11 (2018): 1608-1618. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85050540608&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/07420528.2018.1495646
  11. Rodrigues, P.F.S.; Pandeirada, J.N.S.. "When visual stimulation of the surrounding environment affects children's cognitive performance". Journal of Experimental Child Psychology 176 (2018): 140-149. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85052627243&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.jecp.2018.07.014
  12. Rodrigues, P. F. S.; Ribeiro, L.; Gonçalves, D.; Pinto, A.. "Perturbação Obsessivo- Compulsiva em estudantes do ensino superior: relação com personalidade, satisfação com a vida e depressão". Revista Psicologia e Educação (2018):
    Acesso aberto • Publicado
  13. Rodrigues, P.F.S.; Pandeirada, J.N.S.; Bem-Haja, P.; França, J.. "The Trait Anxiety Scale for Children: A validation study for European Portuguese children and adolescents". European Journal of Developmental Psychology (2017): 1-9. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85016108789&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/17405629.2017.1308249
  14. Rodrigues, P. F. S.. "Processos cognitivos visuoespaciais e ambiente visual circundante: Implicações educacionais". Psicologia: Teoria e Pesquisa (2016):
    10.15900102.3772e3244e32424
  15. Rodrigues, P.F.S.; Pandeirada, J.N.S.; Marinho, P.I.; Bem-Haja, P.; Silva, C.F.; Ribeiro, L.; Fernandes, N.L.. "Morningness-eveningness preferences in Portuguese adolescents: Adaptation and psychometric validity of the H&O questionnaire". Personality and Individual Differences 88 (2016): 62-65. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84941253983&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.paid.2015.08.048
  16. Rodrigues, Pedro F. S.; Pandeirada, Josefa N. S.. "Attention and working memory in elderly: the influence of a distracting environment". Cognitive Processing 16 1 (2014): 97-109. http://dx.doi.org/10.1007/s10339-014-0628-y.
    Publicado • 10.1007/s10339-014-0628-y
  17. Rodrigues, P.F.S.; Salvador, A.C.F.; Lourenço, I.C.; Santos, L.R.. "Padrões de consumo de álcool em estudantes da universidade de aveiro: Relação com comportamentos de risco e stress". Analise Psicologica 32 4 (2014): 453-466. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84922378870&partnerID=MN8TOARS.
    10.14417/ap.789
Capítulo de livro
  1. Pedro B. Albuquerque; Rodrigues, P. F. S.; Pandeirada, Josefa N. S.. "Os (des)arranjos da memória no testemunho". In Psicologia do Testemunho, editado por Alho, L.; Paulino, M., 69-82. Lisboa, Portugal: Pactor, 2021.
    Publicado
  2. Rodrigues, P. F. S.; Alho, L.; Paulino, M.. "Uma abordagem compreensiva do funcionamento mnésico: implicações na Psicologia Forense". In Cadernos de Psicologia Jurídica (Associação Brasileira de Psicologia Jurídica) - Psicologia Jurídica: desafios atuais, editado por J. C. Alchieri; C. W. A. G. Bezerra; C. H. L. Alves, 382-402. Brasil: Associação Brasileira de Psicologia Jurídica, 2019.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/11/01 - Atual Relação do cronótipo com o desempenho laboral, stress e qualidade de vida de trabalhadores por turnos
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2022/10/01 - Atual Stress emocional e Testemunho Ocular – Uma revisão sistemática
Orientador
Legal Medicine
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2022/09/01 - Atual Validation and Characterization of the Everyday Memory Questionnaire for the Portuguese Population
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2022/09/01 - Atual A Influência de Elementos Visuais (Ir)Relevantes na Aprendizagem de Crianças em Idade Escolar: Estudo Experimental
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2022/09/01 - Atual Efeito do Cronótipo (sincronia vs. assincronia) no Desempenho Obtido em Tarefas de Atenção Dividida e Seletiva
Coorientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 - Atual Do distractors in the surrounding environment influence cognitive performance? A study with young-adults
Coorientador
Psychology (Iniciação científica)
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/09 - 2022 The influence of chronotype on the memory of eyewitnesses: an experimental study
Orientador
Legal Medicine (Mestrado)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2021/09 - 2022 Subjective memory complaints and working memory: a study with young adults and older adults
Orientador
Clinical and Health Psychology (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2020 - 2021 A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA CONSTRUÇÃO DE FALSAS MEMÓRIAS: O PAPEL DO GÉNERO E DO STRESSE
Coorientador
Forensic Psychology (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 - 2020 The role of underlining on memory
Coorientador
Integrated Master in Psychology (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019 - 2020 O efeito da criatividade na criação de falsas memórias
Coorientador
Forensic Psychology (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 - 2020 Diferenças inter-individuais na construção de falsas memórias
Coorientador
Forensic Psychology (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 - 2019 Reutilização de manuais escolares: Impacto na aprendizagem escolar, no ambiente e no comportamento sustentável
Coorientador
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2017 The influence of stress and anxiety on false memories
Coorientador
Psychology (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 - 2017 The influence of criativity on false memories
Coorientador
Psychology (Mestrado)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - Atual Bem-Haja, P., Carriço, S., Calvete, F, Mendes, B, Rodrigues, P. F. S., Pandeirada, J. N. S., & Silva, C. F. (2017). Exploring the relation between chronotype and training schedule in elite football players. Poster presented at 12º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Porto, Portugal.
Encontro
12º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
2019 - 2019 Rodrigues, P. F. S., Vagos, P., Pandeirada, J. N. S., Marinho, P. I., Silva, C. F., & Randler, C. (2019). Caraterísticas portuguesas do Morningness-Eveningness-Stability-Scale improved numa amostra de adultos Portugueses. Poster presented at X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Funchal, Madeira.
Simpósio
Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
2019 - 2019 Rodrigues, P. F. S., & Pandeirada, J. N. S. (2019). Tell me what is surrounding you and I will tell how distracted you are! Communication presented at 14º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Universidade de Évora
Encontro
14º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
2018 - 2018 Rodrigues, P. F. S., & Pandeirada, J. N. S. (2018). Visuo-spatial cognition in two different visual surrounding environments: a study with adolescents. Poster presente at 13º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Minho, Portugal.
Encontro
13º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
2017 - 2017 Rodrigues, P. F. S., & Pandeirada, J. N. S. (2017). Staying focused! Cognitive performance impaired by the environment in elderly but not in young-adults. Poster presented at 12º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Porto, Portugal.
Encontro
12º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
2017 - 2017 João, D., Sousa, C., Carvalho, S., Martins, D., Rodrigues, P. F. S., Pandeirada, J. N. S., & Santos, I. M. (2017). Do distractors in the surrounding environment influence cognitive performance? A study with young-adults. Poster presented at 12º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Porto Portugal.
Encontro
12º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
2016 - 2016 Rodrigues, P. F. S., & Pandeirada, J. N. S. (2016). The influence of the visual surrounding environment in cognitive tasks: A study with children. Poster presented at 2nd International Meeting of the Psychonomic Society, Granada, Espanha.
Encontro
2nd International Meeting of the Psychonomic Society
2016 - 2016 Rodrigues, P. F. S., & Pandeirada, J. N. S. (2016). The influence of the visual surrounding environment in cognitive performance: a new experimental paradigm. Communication presented at 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Porto, Portugal.
Congresso
3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
2015 - 2015 Rodrigues, P. F. S. & Pandeirada, J. N. S. (2015). Can the surrounding environment influence cognitive performance? A study with elderly. Poster apresentado no 2nd National Congress of Psychology Conversations & 1st International Conference of Active Ageing, Coimbra, Portugal.
Conferência
2nd National Congress of Psychology Conversations & 1st International Conference of Active Ageing
2015 - 2015 Rodrigues, P. F. S & Pandeirada, J. N. S. (2015). The Influence of Environmental Distractors in Attentional and Memory Visuospatial Tasks. Poster presented at International Convention of Psychological Science, Amesterdão, Holanda.
Congresso
International Convention of Psychological Science

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/13 The mediating role of self-efficacy and attachment on the relationship between early life trauma and adult psychological distress
Arguente principal
Luíza Cerri (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2023/07/13 Emotion regulation and personality traits as mediators between early life trauma and adult psychological distress
Arguente principal
Daniela Fidalgo (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2023/06/27 O papel do Efeito de Produção no desencadeamento de Memórias Falsas: Estudo Exploratório com o Paradigma DRM
Arguente principal
Mairiele Paula Carvalho Palma Santos (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2021 Exploring unconscious threat processing using virtual reality
Arguente principal
Ana Sofia Ventura (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2021 Impact of Psychoactive Substance Use (Heroin and Cocaine) on Behavioral and Attentional Control
Arguente principal
Joana Dias (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2021 Memories of daily life: From the experience of the moment to cognitive representation
Arguente principal
Diogo Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019 Intervention in adolescents to prevent aggressive behavior in school context: an exploratory study
Arguente principal
Bárbara Reis Canelas (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2019 Cognitive performance in older adults with and without mild cognitive impairment: Effect of the time of day and its relationship with the chronotype
Arguente principal
João Pedro Braga (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019 Digital production effect: Studies on typing and texting
Arguente principal
Alexandra Vieira (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Scientific Reports
2019 - Atual Frontiers in Psychology Frontiers in Psychology
2018 - Atual Personality and Individual Differences Personality and Individual Differences
2018 - Atual International Journal of Psychological and Brain Sciences International Journal of Psychological and Brain Sciences
2016 - Atual Revista Psicologia

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2015 - Atual Member of the Evaluation Commitee of Student Research Award (Association for Psychological Science; USA).
Avaliador

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - Atual Section: "The influence of surrounding environment on memory" (course: Psychological Assessment) (Curso médio)
2020 - Atual Section "Memory" (Course: Psychology of Testimony) Psychology (Curso médio) Instituto CRIAP, Portugal
2020 - Atual Section: Environment and cognitive performance (Couyrse: Psychology of architecture) (Curso médio) Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal
2019 - 2019 Lesson: "Assessment of memory in eyewitness" Psychology (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 - 2018 Lesson: "The influence of the sussounding environment: emotion and motivation" Psychology (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 Lesson: "Methodology in Cognitive Psychology: a developmental perspetive" Psychology (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Geriatric neuropsychology (Peritia – Psicologia e Ciências Forenses). 30h/edition. Two editions. Psychology (Curso médio)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual Portucalense Institute for Human Development (INPP), Portucalense University
2016 - Atual Member of the Psychonomic Society, USA
2015 - Atual Member of the Association for Psychological Science (APS), USA
2013 - Atual Member of the Portuguese Association of Experimental Psychology
2020 - 2021 Psychology Research Centre (CIPsi), School of Psychology, University of Minho (Braga, Portugal)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Member of directive board of the I2P.
Membro
2022/03/01 - Atual Course Commision (Bachelor Psychology).
Presidente / Vice-presidente
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal