???global.info.a_carregar???
Paulo Jaime Lampreia Costa completed his PhD in Educational Sciences in 2007 at the University of Évora and his Degree in Teaching Portuguese and French in 1992 at the same University. He is Associate Professor at the University of Évora. He published 17 articles in specialized journals and 13 book chapter(s). He supervises 8 doctoral thesis (two completed). He also supervised several master's theses. He participates and/or participated as a Researcher in several projects. In the field of Educational Sciences, he develops priority activities in teacher training, literary education, language teaching. In his professional activities, he interacted with several national and international researchers in co-authorship of scientific works.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Jaime Lampreia Costa

Nomes de citação

  • Costa, P.

Identificadores de autor

Ciência ID
9F11-43F1-0F5A
ORCID iD
0000-0003-3650-5492
Scopus Author Id
59558141100

Telefones

Fax
  • (351) 266740800 (Profissional)

Moradas

  • Escola de Ciências Sociais/Departamento de Pedagogia e Educação. Colégio Pedro da Fonseca - Parque Industrial e Tecnológico de Évora , 7005-345, Évora, Évora, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2007
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"A literatura na escola: estatuto, funções e formas de legitimação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado distinção e louvor
1997
Concluído
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (Outros)
Universidade de Évora, Portugal
"O ^canone literário escolar: uma análise diacrónica e sincrónica dos programas de Português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1987 - 1992
Concluído
Licenciatura em Ensino de Português e Francês (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/11/07 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2007/07/27 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
1997/09 - 2007/07 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
1993/09 - 1997/09 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2022/12 - Atual EU GREEN- European University alliance for sustainability: responsible GRowth, inclusive Education and Environment
Member of Work Package 2 Education/WG1 – Curricula Design and Adaptation
Em curso
2022 - Atual All within. Perceções de diferentes atores educativos sobre a importância da participação na formação de professores
CIEP/INT/7. 2022
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia
2020 - Atual PAISE-STP Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe
technical consultancy
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
2021/10 - 2022/05 Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)
Concluído
2020 - 2022 Lectura y acciones de emprendimiento para el cambio social. Propuestas ecoeducativas.
Universidad de Almería, Espanha
Universidad de Almería
Concluído
2014 - 2015 Boys Reading
Consultancy
Concluído
2010 - 2013 RED-Rendimento Escolar e Desenvolvimento. Um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos portugueses
PTDC/CPE-CED/104884/2008
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
1999 - 2003 Literacias: contextos, práticas, discursos
FCT/POCTI/1999/CED/33888
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Costa, Paulo; Mira, António Ricardo. "L'importance du compte-rendu dans la formation des professeurs de langue étrangère au Portugal". Trabalho apresentado em Colloque International AIFRISSS 'Rendre Compte de sa Pratique. Pour Qui, Pourquoi, Comment?', Floirac, Bordeaux, France, 2013.
    Publicado
  2. Pires, H.; Verdasca, José; Costa, Paulo; Candeias, Adelinda; Rebelo, Nicole; Varelas, Diana; Dinis, António. "Capital familiar, rendimento e atitude face a língua portuguesa em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal, Braga, 2013.
    Publicado
  3. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Pires, Natividade; Costa, Paulo. "Identidades culturales y globalización: una otra mirada al alcance de la literatura infantil.". Trabalho apresentado em Simposi Internacional La literatura que acull: infància, immigració i lectura, Barcelona, 2011.
    Publicado
  4. Costa, Paulo; Balça, Ângela; Magalhães, Olga. "1808: um exílio voluntário, um novo país.". Trabalho apresentado em Jalla Brasil 2010, Rio de Janeiro, 2010.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ana-Luísa Oliveira; Ângela Balça; Paulo Costa. "Empoderamiento femenino en el cómic portugués: un manifiesto por la igualdad de género". Ocnos (2025): https://doi.org/10.18239/ocnos_2025.24.1.490.
    10.18239/ocnos_2025.24.1.490
  2. Paulo Costa; Ângela Balça. "¿Jóvenes y cuentos tradicionales? Estudio exploratorio en la enseñanza superior / ¿Young people and traditional tales? Exploratory study in higher education". TEJUELO. Didáctica de la Lengua y la Literatura. Educación (2025): https://doi.org/10.17398/1988-8430.41.199.
    10.17398/1988-8430.41.199
  3. Costa, Paulo; Moreira, Ana. "QUANDO OS PROFESSORES FALAM…:". Atos de Pesquisa em Educação 19 (2024): https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11880.
    Publicado • 10.7867/1809-03542022e11880
  4. Neto, Antonio; Costa, Paulo; Balca, Angela. Autor correspondente: Neto, Antonio. "A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática". Palimpsesto – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (2023):
    Acesso aberto • Aceite para publicação • 10.12957/palimpsesto
  5. Jorge Bonito; Paulo Costa; Maria de Lurdes Moreira. "A INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA - RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA". Cadernos de Pesquisa (2021): https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202165.
    10.18764/2178-2229v28n4.202165
  6. Costa, Paulo. "AINDA A DISCUTIR O CÂNONE? VOZES SOBRE/DE ESCRITORES". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (2021): https://doi.org/10.59306/poisis.v15e2720215-18.
    Acesso aberto • Publicado • 10.59306/poisis.v15e2720215-18
  7. Ângela Balça; Chirley Domingues; Paulo Lampreia Costa. "ESCRITA E LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: DIÁLOGOS MÚLTIPLOS". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (2021): https://doi.org/10.59306/poisis.v15e2720212-4.
    10.59306/poisis.v15e2720212-4
  8. Balca, Angela; Costa, Paulo. "Discursos educativos en torno a lo digital, en Portugal: ¿qué lugar para la creación (literaria)?". Espiral. Cuadernos del Profesorado 14 29 (2021): 18-30.
    Acesso aberto • Publicado • 10.25115/ecp.v14i2
  9. Costa, Paulo. "Éducation littéraire à l´école : quelques réflexions sur le carnet d¿un voyage (im)possible?". Les Cahiers de L’INSPÉ Normandie Caen 5 (2021): 17-28. http://inspe.unicaen.fr/recherche/les-cahiers-de-l-inspe/les-cahiers-de-l-inspe-normandie-caen-807687.kjsp2.
  10. Melo, Sandra; Costa, Paulo. Autor correspondente: Costa, Paulo. "Contributos para uma análise crítica do discurso oficial sobre educação literária". Educação em Análise 3 2 (2018): 96.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5433/1984-7939.2018v3n2p96
  11. Suárez Ramírez, Sergio; Balca, Angela; Costa, Paulo. Autor correspondente: Suárez Ramírez, Sergio. "La enseñanza de los textos deportivos. Estudio de las portadas impresas de España y Portugal". Contextos Educativos. Revista de Educación 22 (2018): 45. http://dx.doi.org/10.18172/con.3335.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18172/con.3335
  12. Costa, Paulo; Balca, Angela; Souza, Renata Junqueira. "Literatura juvenil em Portugal: diálogos entre sistema literário e sistema educativo". Revista Letras Raras 7 3 (2018): 9-33. http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/issue/view/64/showToc.
    Acesso aberto • Publicado • 10.35572/rlr.v7i3.1165
  13. Selfa Satre, Mosés; Balca, Angela; Costa, Paulo. "Biblioteca escolar, lectura y literatura infantil y juvenil: selección de títulos actuales en español y portugués (2005-2015)". TEJUELO. DIDÁCTICA DE LA LENGUA Y LA LITERATURA. EDUCACIÓN. 25 25 (2017): 5-34. http://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/tejuelo/index.
    Publicado • 10.17398/1988-8430.25.5
  14. Balca, Angela; Costa, Paulo. "Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa". Ensino em Re-Vista 21 1 (2017): 201-220.
    Publicado • 10.14393/ER-v24n1a2017-9
  15. Costa, Paulo. "Algumas notas sobre o discurso oficial para o Português: as Metas Curriculares e a Educação Literária". Nuances: estudos sobre Educação 26 3 (2015): 17-33. http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/index.
    Publicado • 10.14572/nuances.v26i3.3691
  16. Costa, Paulo; Balca, Angela. "O Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora". TEJUELO. DIDÁCTICA DE LA LENGUA Y LA LITERATURA. EDUCACIÓN 14 1 (2012): 51-57. http://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/tejuelo/index.
    Publicado • 10.17398/1988-8430
  17. Costa, Paulo. "A experiência dos clássicos adaptados: caminhos ínvios na promoção da leitura de textos literários?". Álabe-Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura 4 (2011): 1-12.
    Publicado • 10.15645
  18. Balca, Angela; Magalhães, Olga; Costa, Paulo. "Visto de lá: a corte portuguesa no Brasil contada aos mais novos". EducarEducere Julho (2010): 183-195.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Costa, Paulo; Balca, Angela. "Literary heritage of oral tradition – contribution to the promotion of a literary education". 20-21 (2008): 129-137.
    Publicado
  20. Costa, Paulo. "Os Textos Literários nos Programas Escolares (1895…): o Lugar do Texto Vicentino". Adágio 33-34 (2003): 17-29.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Costa, Paulo; Balca, Angela. "Educación Literaria: reflexiones sobre la forma y el contenido del currículo en Portugal". In Literatura y Prácticas Digitales. Una mirada interdisciplinar alrededor de la formación literaria, editado por Morales-Sánchez, Maria Isabel; Costa, P.; Balca, Angela, 37-57. Valência, Espanha: Tirant Humanidades, 2024.
    Publicado
  2. Costa, P.; Albuquerque e Aguilar, Ana; Cruz, G.; Afonso, H.. Autor correspondente: Costa, P.. "Explorando possibilidades de mudança e reconfiguração de práticas no quadro da disciplina de Língua Portuguesa em STP". In Abordagens didáticas no Ensino Secundário de São Tomé e Príncipe: reflexões a partir de contextos de formação contínua de professores, editado por Andrade, Ana; Lopes, Betina, 49-62. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.48528/hr54-8z81
  3. Costa, Paulo. "Discursos sobre Biblioteca Escolar e Educação (Literária): Centralidade e Periferias.". In Biblioteca Escolar, Livros, Leitura: Interações e Diálogos., editado por Pimenta, Jussara; Balca, Angela; Silva, Márcio, 21-36. Brasil: Edufro, 2022.
  4. Costa, Paulo. "Posfácio". In Contra a Literatura. Programas (e Metas) na Escola, editado por Batista, Abel Barros; Leite, Sara; Meirim, Joana; Rubim, Gustavo, 107-111. IELT, 2021.
    Publicado
  5. Costa, Paulo; Azevedo, Fernando. "Do perfil humanista às aprendizagens essenciais: por que recantos da escola anda a literatura?". 265-285. Brasil: Educação Literária, 2020.
    Publicado
  6. Costa, Paulo. "Campo Literario". In Géneros, procedimientos, contextos. Conceptos de uso frecuente en los estudios literarios., 167-172. Los Polvorines, Argentina: UNGS - Universidad Nacional de General Sarmiento, 2018.
    Publicado
  7. Costa, Paulo. "Ecos dos lugares de Peter Pan: coordenadas improváveis para lugares intangíveis.". In Peter Pan. Literatura Infantil e Imaginário, 155-173. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança/Instituto de Educação/Universidade do Minho, 2017.
    Publicado
  8. Costa, Paulo. "Fronteras, puentes, posibilidades: asignatura de portugués y patrimonio". In Lectura, arte y patrimonio: rediseñando redes, 235-250. Passo Fundo, RS, Brasil, Brasil: UPF Editora, 2016.
    Publicado
  9. Costa, Paulo; Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Quem nos governa? A política na literatura para a infância". In Literatura para Crianças e Jovens. Da memória ao leitor, 187-202. Braga, Portugal: CIEC/IE- Universidade do Minho, 2015.
    Publicado
  10. Costa, Paulo. "Literatura, cânone, clássicos". In Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores, 31-43. Alfragide, Portugal: Santillana, 2013.
    Publicado
  11. Costa, Paulo; Balça, Ângela. "Lectura y literacidad.". In Dicionario de nuevas formas de lectura y escritura, 403-406. Madrid, Espanha: Santillana, 2013.
    Publicado
  12. Costa, Paulo; Nuñez Ruiz, Gabriel. "Educación Literaria". In Diccionario de conceptos clave de lectura y escritura, 204-206. Madrid, Espanha: Santillana, 2013.
    Publicado
  13. Costa, Paulo. "Leitores em construção (?): Leituras (s) no Ensino Superior em Portugal - alguns idicadores". Brasil, 2009.
  14. Trindade, Maria; Balça, Ângela; Costa, Paulo. "A compreensão de histórias de fadas por crianças dos 3º e 4º anos de escolaridade". In Cuentos y Leyendas de España e Portugal, editado por Barcia, Enrique, 193-196. Espanha: Editora Regional de Extremadura, 1997.
    Publicado
Edição de livro
  1. Moralez-Sánchez, Maria I; Costa, Paulo; Balca, Angela. Literatura y Prácticas Digitales. Una mirada interdisciplinar alrededor de la formación literaria.. Valência: Tirant Humanidades. 2024.
    Publicado • Editor
Entrada de dicionário
  1. "Lectura y Literacidad". , 2013.
Poster em conferência
  1. Monginho, Ricardo; De Jong, F.; Velazquez-Godínez, E; Costa, P.. Autor correspondente: Monginho, Ricardo. "Positivist and Constructivist Orientation Impact on Supervisors' Conceptions of Video Use in Teacher Professionalization". Trabalho apresentado em 17th International Conference of the Learning Sciences-ICLS 2023, 2023.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/06/10 Positivist and constructivist orientation impact on supervisors' conceptions of video use in teacher professionalization ISLS Annual Meeting 2023 Building knowledge and sustaining our community
ISLS Annual Meeting 2023 Building knowledge and sustaining our community (Montréal, Canadá)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - Atual A Língua como promotora da integração: O português Língua de acolhimento. Um estudo realizado no Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, em Évora.
Orientador de Maria Tomé Santos Varela
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2022 - Atual Improving teaching practice with a video-supported collaborative face-to-face and online knowledge building pedagogy approach and educational technology
Coorientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2022 - Atual Tertúlias Literárias Dialógicas em contexto de sala de aula: do texto literário à construção de identidades
Orientador de Dulce Maria Pires Baptista
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2021 - Atual Da Motivação à Escrita: Perceções de elementos de Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva acerca da escrita de alunos surdo do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2020 - Atual O processo de aprendizagem da disciplina de português: representações dos alunos do ensino secundário
Orientador de Ana Maria Silva Santos Martins
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2017 - Atual Dos processos da aprendizagem da leitura na formação de professores do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe às práticas na sala de aula
Orientador
2019 - 2032 O Trabalho Colaborativo e a Sala de Aula de Francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): Um Estudo a partir de um Professor e da sua Turma
Orientador de Yasaldo de Carvalho do Sacramento Barreto
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019 - 2023/01 A Educação Literária no 1.o Ciclo do Ensino Básico: (re)configurações deste domínio, a partir do olhar dos professores.
Orientador
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2022 - 2023 Representações de género na banda desenhada portuguesa de autoria portuguesa entre 2018 e 2022.
Coorientador
Máster en Promoción de la Lectura y Literatura Infantil (Mestrado)
Universidad de Castilla-La Mancha Centro de Estudios de Promoción de la Lectura y Literatura Infantil, Espanha
2020 - 2022 As Práticas Letivas de uma Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico: Uma Caracterização no Contexto da Escola Portuguesa em São Tomé e Príncipe
Coorientador de Nana Yu
Mestrado em Ciências da Educação-Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019 - 2021 Cânone Literário e Cânone Escolar: proposta de um corpus literário para o ensino primário em Angola
Coorientador de Sabino Ferreira do Nascimento
Doutoramento em Literatura (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2016 - 2018 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira (especialidade de Espanhol) Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz
Orientador de Sandra de Melo
2016 - 2018 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira (especialidade de Espanhol) Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz
Orientador de Adriana Santos
2016 - 2016 Relatório no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de Rita Maria Lopes Lino de Sousa Fernandes
2016 - 2016 Relatório no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de Maria Florentina Charneca Catalão
2016 - 2016 Relatório no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de Maria Lorena Serrano Pedreiro Sias
2015 - 2015 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2015 - 2015 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2015 - 2015 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2015 - 2015 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2015 - 2015 A Importância do jogo no Ensino - Aprendizagem, nomeadamente da Língua Inglesa no Primeiro Ciclo do Ensino Básico - Um Estudo de Caso Múltiplo
Orientador
2015 - 2015 A formação de leitores críticos: Um estudo de caso com uma turma matinal de acadêmicos do 1º semestre de 2013 do curso de letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. (IFPA - campus Belém)
Orientador
2014 - 2014 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2014 - 2014 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2014 - 2014 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2014 - 2014 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2014 - 2014 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2014 - 2014 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Francês nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2014 - 2014 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2014 - 2014 A seleção e o uso das gramática no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
2014 - 2014 As necessidades educacionais dos alunos de escolas públicas paraenses em lingua inglesa e a formação de docentes dessa língua na UFPA.
Orientador
2014 - 2014 O Conto como instrumento de incentivo à leitura dentro da sala de aula em turmas de 1º ano do ensino médio em escola pública
Orientador
2013 - 2013 O Ensino da Lígua Portuguesa em Escola Pública:... Representações de Professores e de Alunos do Ensino Médio ... Constuções no Cotidiano da Sala de Aula
Orientador
2013 - 2013 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2013 - 2013 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2013 - 2013 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2013 - 2013 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2013 - 2013 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2012 - 2012 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2011 - 2011 As Percepções dos Encarregados de Educação sobre o Inglês como L2 no Primeiro Ciclo do Ensino Básico em Escolas Rurais e Urbanas de Évora e das Alcaçovas - um estudo de caso
Orientador
2011 - 2011 O Processo de Ensino- Aprendizagem de Língua Estrangeira
Orientador
2011 - 2011 Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de Língua Portuguesa-estudo de caso
Coorientador
2011 - 2011 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2011 - 2011 Relatório Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2011 - 2011 Relatório unidade curriculara Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2011 - 2011 Relatório unidade curriculara Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2011 - 2011 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 Congreso Internacional sobre Lectura y Educación Lingüistica y Literaria
Congresso
Congreso Internacional sobre Lectura y Educación Lingüistica y Literaria
Universidad de Almería, Espanha
2016 - 2016 I Intercambio Trasnfronterizo de Investigación en Educación y Psicología, Universidades de Etremadura y Évora
Encontro
CIEP-UE (Universidade de Évora) - Universidad de Extremadura (Facultad de Educación), Espanha
2016 - 2016 V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa/V Fórum Ibero-Americano de Literacias
Simpósio
2016 - 2016 Curso de Verão Universidade de Cádiz (Los paisajes del agua. Lecturas e lnterpretaciones para la Comprensión de la Cultura y de la ldentidad
Outro
Coordenador Curso de Verão Universidade de Cádiz (Los paisajes del agua. Lecturas e lnterpretaciones para la Comprensión de la Cultura y de la ldentidad
Universidad de Cádiz, Espanha
2015 - 2015 Conferência Português, Língua Global (Universidade de Évora/CPLP)
Conferência

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/01/11 O Ensino da Leitura em Angola: dos manuais escolares às conceções de professores do Ensino Secundário
Arguente principal
João Filipe Sivi (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2023/01/26 Una aproximación a las nuevas prácticas de lectura y escritura: la escritura líquida. estudio y análisis de la comunicación utilizada por el alumnado universitario extremeño en redes sociales y mensajería instantánea
Arguente principal
Inmaculada Guisado Sánchez (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
2022/06/08 Aproximaciones a la narrativa digital femenina a través de las obras anglófonas Fitting the Pattern (Christine Wilks, 2008) y Pry (Samantha Gorman y D. Cannizzaro, 2014)
Vogal
Yolanda de Gregorio Robledo (Doutoramento)
Universidad de Cádiz, Espanha
2021/07/06 Práticas do Ensino da Leitura no Ensino Secundário Geral. Perspetivas de Alunos e Professores
Arguente principal
Brain Daniel Tachiua (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2021/03/05 Uma política pública de combate ao insucesso e ao abandono escolares em Moçambique: o programa de ensino bilingue
Arguente principal
José Bento Aleixo (Doutoramento)
2020 Los clasicos de la segunda generación del romanticismo ingles: de la teoria literaria a la practica en el aula
Vogal
Fernando Leopoldo Valverde Rodriguez (Doutoramento)
Universidad de Almería, Espanha
2019/11/08 Patrimonio y educación literaria. los clásicos y su recepción
Arguente principal
Esperanza Itaca Palmer Campos (Doutoramento)
Universidad de Jaén, Espanha
2019/06/27 Ensino-aprendizagem do espanhol a alunos portugueses. O uso dos drills no combate à interferência da língua materna no processo didático conducente à competência comunicativa
Vogal
Elsa de Jesus Roma Nunes (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2019/06/26 Diseño y aplicación del proyecto COBADHIS para el desarrollo de competencias en Ciencias Sociales con alumnos de Educación Secundaria Obligatoria
Arguente
Lara Montero de Espinosa Ramos (Doutoramento)
Universidad Pontificia de Salamanca, Espanha
2019/01/22 O lugar da leitura de livros nas práticas culturais dos estudantes do Ensino Secundário: Uma pesquisa extensível no distrito de Portalegre
Vogal
Carlos Manuel Barbas do Rosário (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2019/01/22 A Literatura Infantil Indígena como meio de promoção da educação multicultural: a intervenção didática em uma escola de Belém (Brasil)
Vogal
Maria da Luz Lima Sales (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2018/09/10 El estudio y la didáctica de la literatura desde una perspectiva ecocrítica y sus nexos con la educación ambiental, patrimonial y de género
Arguente principal
Alejandro del Pino Tortonda (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
2018 Clima motivacional y lecturas ecologicas: estudio de casos de alumnos de 3º y 4º de educacion primaria con dificultades de aprendizaje
Vogal
Fátima Redondo Moralo (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
2017 Las Rutas Literarias en el Marco de la Educación Literaria y sus Valores Patrimoniales, Ambientales y Turísticos Estibaliz Barriga Galeano (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
2017 A transposição didática das ações do PNEP no 1º Ciclo do Ensino Básico Maria Isabel Freitas Gandum (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 Aprendizaje de la Segunda Lengua Deductiva e Inductivamente Paloma Hernández Feijoo (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
2017 Los manuales escolares y las prácticas de las habilidades lingüísticas orales y escritas en educacion primaria en los colegios de la provincia de badajoz.una aproximación a la metodología didáctica del profesorado de primaria en la enseñanza de la lengua
Vogal
Miriam Suárez Ramírez (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
2016 El fomento a la lectura, la literatura en el ámbito LGBT y la necesidad de una Novela Blanca en el periodo de la adolescencia José Manuel Cotilla (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
2016 El museo del cuento como herramienta didáctica y como performance en el contexto de las nuevas prácticas de lectura y escritura Carmen García-Cuevas (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
2016 Tradición y censura en las traducciones de leiteratura infantil y juvenil en la cultura franquista: los cuentos de Perrault en español hasta 1975
Vogal
Hanna Veerle Lut Martens (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
2015 Los titulares en los cibermedios deportivos. Principales figuras retóricas y su aplicación didáctica
Vogal
Sergio Suárez Ramírez (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
2014 La importancia de la comunicación entre los profesionales sanitarios y sus pacientes. Dimensiones psicológicas y su incidencia en la calidad asistencial Mª Guadalupe Lucas Milán (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
2014 Hidromitolgías y Lecturas. Aplicaciones en educación, Cultura y Turismo António Blanco Castaño (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
2014 Claves lingüísticas y literarias en la narrativa de J.K. Rowling y de U.K. Le Guin para el fomento de la lectura: Análisis de las versiones en español de la saga de Terramar y de las aventuras de Harry Potter Maria Adela García Gómez (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
2014 Avaliação da aprendizagem numa perspectiva processual: um estudo de caso no âmbito do projecto "Vestibular Solidário" Maria de Nazaré do Vale Soares (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2013 Abordagem integrada ao Ensino do Inglês no 1º CEB e no Pré-Escolar Carmen Manuela Pereira Carneiro Lucas (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 El lenguage y la socialización del aluno inmigrante como facilitadores del proceso de aprendizaje. Estudio psicométrico y curricular Maria José Godoy Merino (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
2012 Bilingüismo y adquisición de vocabulario en lengua materna y en lengua extranjera en el marco del Espacio Europeo: parámetros teóricos y praxis didáctica Ana Bravo Gaviro (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
2011 El impacto de la diversidad socio-cultural en la escuela primaria desde la perspectiva del docente: perfil psico-social y (re)construcción de significados Maria Lorena Alonso (Doutoramento)
2011 A Prisão: Um Espaço de Formação e um Percurso para a Promoção da Literacia Isilda Maria da Conceição Magalhães Lourenço Afonso (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2009 A Activação da Tolerância em Crianças e Jovens Adolescentes em Instituições Escolares e de Acolhimento Social Elsa Maria Candeias Martins (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2014/01/20 - Atual L1 Educational Studies in Language and Literature
2013/01/20 - Atual Tejuelo
2012/01/20 - Atual Álabe - Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura
2017 - 2018 EducarEducere
2012 - 2012 Educação - Temas e Problemas

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - Atual PAISE-STP Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe [Assessoria técnica para a área do Português] Projeto financiado por Instituto Marquês de Valle Flôr/Camões, I. P. ]
2015 - 2015 Projeto Europeu Erasmus+ Boys Reading. (Consultor) - Projeto Erasmus+: 2014-1-HR01-KA200-007171. 2015. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2010/06 - 2010/06 Emissão de parecer - Petição nº 70/XI/1ª - Redução do número máximo de alunos por turma e por professor (Assembleia da República, Comissão de Educação e Ciência; Relator: Deputado João Prata, PSD). (Parecer elaborado em conjunto com Ângela Balça (DPE/UE) Assembleia da República, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012/07 - Atual Didáctica da Língua Estrangeira (Mestrado) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2012/07 - Atual Didáctica das Literaturas (Mestrado) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2012/07 - Atual Didáctica do Português (Mestrado) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2012/07 - Atual Prática de Ensino Supervisionada (Mestrado) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2012/07 - Atual Metodologias de Ensino da Especialidade I (Mestrado) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2012/07 - Atual Metodologias de Ensino da Especialidade II (Mestrado) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2012/07 - Atual Didática de Literaturas de Língua Portuguesa (Mestrado) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2012/07 - Atual Didática de Literaturas de Língua Estrangeira (Mestrado) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2012/07 - Atual Avaliação das Aprendizagens em Língua e Literatura (Mestrado) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2012/07 - Atual Observação e Análise de Contextos Educativos (Lic.) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2020 - 2023 Leitura e Educação Literária Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2021 - 2022 Metodologias de Investigação em Educação II Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2019 - 2020 Seminário de Investigação II Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Metodologias de Ensino da Especialidade I (Mestrado) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Metodologias de Ensino da Especialidade II (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Temas Contemporâneos em Ensino de Português/Inglês e Português/Francês (Mestrado) Licenciatura em Ensino de Português e Francês/Licenciatura em Ensino de Português e Inglês (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Investigação e Avaliação em Educação I (Mestrado) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação I (Mestrado) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação II (Mestrado) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Didáctica do Português (Mestrado) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Didáctica das Literaturas (Mestrado (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Didáctica da Língua Estrangeira Mestrado) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Observação e Análise de Contextos Educativos (Mestrado) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Observação, Caracterização e Intervenção em Situações Educativas (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Análise e Intervenção em Situações Educativas (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Temas Actuais do Currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Didáctica do Português (Licenciatura em Ensino) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Didáctica do Inglês (Licenciaturas em Ensino) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Didactica das Línguas Estrangeiras (Erasmus) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Análise da Acção Educativa (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Claboração sessão uc Seminário Introdutório (Curso Doutoramento) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2012 Metodologias de Investigação em Educação I Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual Littera - Associação Portuguesa para a Literacia
2014 - Atual ARLE - International Association for Research in L1 Education Membro SIG ROLE - Research on Literature Education
2009 - 2014 International Association for the Improvement of Mother-Tongue