Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Paulo Jaime Lampreia Costa
Nomes de citação
- Costa, P.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 9F11-43F1-0F5A
- ORCID iD
- 0000-0003-3650-5492
- Scopus Author Id
- 59558141100
Telefones
- Fax
-
- (351) 266740800 (Profissional)
Moradas
- Escola de Ciências Sociais/Departamento de Pedagogia e Educação. Colégio Pedro da Fonseca - Parque Industrial e Tecnológico de Évora , 7005-345, Évora, Évora, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.uevora.pt/pessoas?id=29064 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"A literatura na escola: estatuto, funções e formas de legitimação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado distinção e louvor |
1997
Concluído
|
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (Outros)
Universidade de Évora, Portugal
"O ^canone literário escolar: uma análise diacrónica e sincrónica dos programas de Português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1987 - 1992
Concluído
|
Licenciatura em Ensino de Português e Francês (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
|
16 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/11/07 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora, Portugal | ||
2007/07/27 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
1997/09 - 2007/07 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
1993/09 - 1997/09 | Assistente Estagiário (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/12 - Atual | EU GREEN- European University alliance for sustainability: responsible GRowth, inclusive Education and Environment
Member of Work Package 2 Education/WG1 – Curricula Design and Adaptation
|
Em curso
|
2022 - Atual | All within. Perceções de diferentes atores educativos sobre a importância da participação na formação de professores
CIEP/INT/7. 2022
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
|
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia |
2020 - Atual | PAISE-STP Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe
technical consultancy
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
|
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
|
2021/10 - 2022/05 | Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
|
Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)
Concluído
|
2020 - 2022 | Lectura y acciones de emprendimiento para el cambio social. Propuestas ecoeducativas.
Universidad de Almería, Espanha
|
Universidad de Almería
Concluído
|
2014 - 2015 | Boys Reading
Consultancy
|
Concluído
|
2010 - 2013 | RED-Rendimento Escolar e Desenvolvimento. Um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos portugueses
PTDC/CPE-CED/104884/2008
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
|
Concluído
|
1999 - 2003 | Literacias: contextos, práticas, discursos
FCT/POCTI/1999/CED/33888
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Entrada de dicionário |
|
Poster em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/06/10 | Positivist and constructivist orientation impact on supervisors' conceptions of video use in teacher professionalization | ISLS Annual Meeting 2023 Building knowledge and sustaining our community
ISLS Annual Meeting 2023 Building knowledge and sustaining our community (Montréal, Canadá)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - Atual | A Língua como promotora da integração: O português Língua de acolhimento. Um estudo realizado no Centro Qualifica do Agrupamento
de Escolas Gabriel Pereira, em Évora.
Orientador de Maria Tomé Santos Varela
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022 - Atual | Improving teaching practice with a video-supported collaborative face-to-face and online knowledge building pedagogy approach
and educational technology
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022 - Atual | Tertúlias Literárias Dialógicas em contexto de sala de aula: do texto literário à construção de identidades
Orientador de Dulce Maria Pires Baptista
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021 - Atual | Da Motivação à Escrita: Perceções de elementos de Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva acerca da escrita
de alunos surdo do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020 - Atual | O processo de aprendizagem da disciplina de português: representações dos alunos do ensino secundário
Orientador de Ana Maria Silva Santos Martins
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 - Atual | Dos processos da aprendizagem da leitura na formação de professores do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe às práticas na
sala de aula
Orientador
|
|
2019 - 2032 | O Trabalho Colaborativo e a Sala de Aula de Francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe):
Um Estudo a partir de um Professor e da sua Turma
Orientador de Yasaldo de Carvalho do Sacramento Barreto
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019 - 2023/01 | A Educação Literária no 1.o Ciclo do Ensino Básico: (re)configurações deste
domínio, a partir do olhar dos professores.
Orientador
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022 - 2023 | Representações de género na banda desenhada portuguesa de autoria portuguesa entre 2018 e 2022.
Coorientador
|
Máster en Promoción de la Lectura y Literatura Infantil (Mestrado)
Universidad de Castilla-La Mancha Centro de Estudios de Promoción de la Lectura y Literatura Infantil, Espanha
|
2020 - 2022 | As Práticas Letivas de uma Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico: Uma Caracterização no Contexto da Escola Portuguesa em
São Tomé e Príncipe
Coorientador de Nana Yu
|
Mestrado em Ciências da Educação-Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019 - 2021 | Cânone Literário e Cânone Escolar: proposta de um corpus literário para o ensino primário em Angola
Coorientador de Sabino Ferreira do Nascimento
|
Doutoramento em Literatura (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 - 2018 | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira (especialidade de Espanhol)
Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz
Orientador de Sandra de Melo
|
|
2016 - 2018 | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira (especialidade de Espanhol)
Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz
Orientador de Adriana Santos
|
|
2016 - 2016 | Relatório no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de Rita Maria Lopes Lino de Sousa Fernandes
|
|
2016 - 2016 | Relatório no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de Maria Florentina Charneca Catalão
|
|
2016 - 2016 | Relatório no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada
Orientador de Maria Lorena Serrano Pedreiro Sias
|
|
2015 - 2015 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2015 - 2015 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2015 - 2015 | A Importância do jogo no Ensino - Aprendizagem, nomeadamente da Língua Inglesa no Primeiro Ciclo do Ensino Básico - Um Estudo
de Caso Múltiplo
Orientador
|
|
2015 - 2015 | A formação de leitores críticos: Um estudo de caso com uma turma matinal de acadêmicos do 1º semestre de 2013 do curso de
letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. (IFPA - campus Belém)
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Francês nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A seleção e o uso das gramática no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2014 - 2014 | As necessidades educacionais dos alunos de escolas públicas paraenses em lingua inglesa e a formação de docentes dessa língua
na UFPA.
Orientador
|
|
2014 - 2014 | O Conto como instrumento de incentivo à leitura dentro da sala de aula em turmas de 1º ano do ensino médio em escola pública
Orientador
|
|
2013 - 2013 | O Ensino da Lígua Portuguesa em Escola Pública:... Representações de Professores e de Alunos do Ensino Médio ... Constuções
no Cotidiano da Sala de Aula
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2013 - 2013 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do
Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário | |
2012 - 2012 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2012 - 2012 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2011 - 2011 | As Percepções dos Encarregados de Educação sobre o Inglês como L2 no Primeiro Ciclo do Ensino Básico em Escolas Rurais e Urbanas
de Évora e das Alcaçovas - um estudo de caso
Orientador
|
|
2011 - 2011 | O Processo de Ensino- Aprendizagem de Língua Estrangeira
Orientador
|
|
2011 - 2011 | Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de Língua Portuguesa-estudo de caso
Coorientador
|
|
2011 - 2011 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do
Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2011 - 2011 | Relatório Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2011 - 2011 | Relatório unidade curriculara Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2011 - 2011 | Relatório unidade curriculara Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2011 - 2011 | Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português
no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - 2016 | Congreso Internacional sobre Lectura y Educación Lingüistica y Literaria
Congresso
|
Congreso Internacional sobre Lectura y Educación Lingüistica y Literaria
Universidad de Almería, Espanha
|
2016 - 2016 | I Intercambio Trasnfronterizo de Investigación en Educación y Psicología, Universidades de Etremadura y Évora
Encontro
|
CIEP-UE (Universidade de Évora) - Universidad de Extremadura (Facultad de Educación), Espanha
|
2016 - 2016 | V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa/V Fórum Ibero-Americano de Literacias
Simpósio
|
|
2016 - 2016 | Curso de Verão Universidade de Cádiz (Los paisajes del agua. Lecturas e lnterpretaciones para la Comprensión de la Cultura
y de la ldentidad
Outro
|
Coordenador Curso de Verão Universidade de Cádiz (Los paisajes del agua. Lecturas e lnterpretaciones para la Comprensión de
la Cultura y de la ldentidad
Universidad de Cádiz, Espanha
|
2015 - 2015 | Conferência Português, Língua Global (Universidade de Évora/CPLP)
Conferência
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01/11 | O Ensino da Leitura em Angola: dos manuais escolares às conceções de professores do Ensino Secundário
Arguente principal
|
João Filipe Sivi (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/01/26 | Una aproximación a las nuevas prácticas de lectura y escritura: la escritura líquida. estudio y análisis de la comunicación
utilizada por el alumnado universitario extremeño en redes sociales y mensajería instantánea
Arguente principal
|
Inmaculada Guisado Sánchez (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
|
2022/06/08 | Aproximaciones a la narrativa digital femenina a través de las obras anglófonas Fitting the Pattern (Christine Wilks, 2008)
y Pry (Samantha Gorman y D. Cannizzaro, 2014)
Vogal
|
Yolanda de Gregorio Robledo (Doutoramento)
Universidad de Cádiz, Espanha
|
2021/07/06 | Práticas do Ensino da Leitura no Ensino Secundário Geral. Perspetivas de Alunos e Professores
Arguente principal
|
Brain Daniel Tachiua (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/03/05 | Uma política pública de combate ao insucesso e ao abandono escolares em Moçambique: o programa de ensino bilingue
Arguente principal
|
José Bento Aleixo (Doutoramento) |
2020 | Los clasicos de la segunda generación del romanticismo ingles: de la teoria literaria a la practica en el aula
Vogal
|
Fernando Leopoldo Valverde Rodriguez (Doutoramento)
Universidad de Almería, Espanha
|
2019/11/08 | Patrimonio y educación literaria. los clásicos y su recepción
Arguente principal
|
Esperanza Itaca Palmer Campos (Doutoramento)
Universidad de Jaén, Espanha
|
2019/06/27 | Ensino-aprendizagem do espanhol a alunos portugueses. O uso dos drills no combate à interferência da língua materna no processo
didático conducente à competência comunicativa
Vogal
|
Elsa de Jesus Roma Nunes (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019/06/26 | Diseño y aplicación del proyecto COBADHIS para el desarrollo de competencias en Ciencias Sociales con alumnos de Educación
Secundaria Obligatoria
Arguente
|
Lara Montero de Espinosa Ramos (Doutoramento)
Universidad Pontificia de Salamanca, Espanha
|
2019/01/22 | O lugar da leitura de livros nas práticas culturais dos estudantes do Ensino Secundário: Uma pesquisa extensível no distrito
de Portalegre
Vogal
|
Carlos Manuel Barbas do Rosário (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019/01/22 | A Literatura Infantil Indígena como meio de promoção da educação multicultural: a intervenção didática em uma escola de Belém
(Brasil)
Vogal
|
Maria da Luz Lima Sales (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018/09/10 | El estudio y la didáctica de la literatura desde una perspectiva ecocrítica y sus nexos con la educación ambiental, patrimonial
y de género
Arguente principal
|
Alejandro del Pino Tortonda (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
|
2018 | Clima motivacional y lecturas ecologicas: estudio de casos de alumnos de 3º y 4º de educacion primaria con dificultades de
aprendizaje
Vogal
|
Fátima Redondo Moralo (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
|
2017 | Las Rutas Literarias en el Marco de la Educación Literaria y sus Valores Patrimoniales, Ambientales y Turísticos | Estibaliz Barriga Galeano (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
|
2017 | A transposição didática das ações do PNEP no 1º Ciclo do Ensino Básico | Maria Isabel Freitas Gandum (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2017 | Aprendizaje de la Segunda Lengua Deductiva e Inductivamente | Paloma Hernández Feijoo (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
|
2017 | Los manuales escolares y las prácticas de las habilidades lingüísticas orales y escritas en educacion primaria en los colegios
de la provincia de badajoz.una aproximación a la metodología didáctica del profesorado de primaria en la enseñanza de la lengua
Vogal
|
Miriam Suárez Ramírez (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
|
2016 | El fomento a la lectura, la literatura en el ámbito LGBT y la necesidad de una Novela Blanca en el periodo de la adolescencia | José Manuel Cotilla (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
|
2016 | El museo del cuento como herramienta didáctica y como performance en el contexto de las nuevas prácticas de lectura y escritura | Carmen García-Cuevas (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
|
2016 | Tradición y censura en las traducciones de leiteratura infantil y juvenil en la cultura franquista: los cuentos de Perrault
en español hasta 1975
Vogal
|
Hanna Veerle Lut Martens (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
|
2015 | Los titulares en los cibermedios deportivos. Principales figuras retóricas y su aplicación didáctica
Vogal
|
Sergio Suárez Ramírez (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
|
2014 | La importancia de la comunicación entre los profesionales sanitarios y sus pacientes. Dimensiones psicológicas y su incidencia en la calidad asistencial | Mª Guadalupe Lucas Milán (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
|
2014 | Hidromitolgías y Lecturas. Aplicaciones en educación, Cultura y Turismo | António Blanco Castaño (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
|
2014 | Claves lingüísticas y literarias en la narrativa de J.K. Rowling y de U.K. Le Guin para el fomento de la lectura: Análisis de las versiones en español de la saga de Terramar y de las aventuras de Harry Potter | Maria Adela García Gómez (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
|
2014 | Avaliação da aprendizagem numa perspectiva processual: um estudo de caso no âmbito do projecto "Vestibular Solidário" | Maria de Nazaré do Vale Soares (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 | Abordagem integrada ao Ensino do Inglês no 1º CEB e no Pré-Escolar | Carmen Manuela Pereira Carneiro Lucas (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 | El lenguage y la socialización del aluno inmigrante como facilitadores del proceso de aprendizaje. Estudio psicométrico y curricular | Maria José Godoy Merino (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
|
2012 | Bilingüismo y adquisición de vocabulario en lengua materna y en lengua extranjera en el marco del Espacio Europeo: parámetros teóricos y praxis didáctica | Ana Bravo Gaviro (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
|
2011 | El impacto de la diversidad socio-cultural en la escuela primaria desde la perspectiva del docente: perfil psico-social y (re)construcción de significados | Maria Lorena Alonso (Doutoramento) |
2011 | A Prisão: Um Espaço de Formação e um Percurso para a Promoção da Literacia | Isilda Maria da Conceição Magalhães Lourenço Afonso (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2009 | A Activação da Tolerância em Crianças e Jovens Adolescentes em Instituições Escolares e de Acolhimento Social | Elsa Maria Candeias Martins (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2014/01/20 - Atual | L1 Educational Studies in Language and Literature | |
2013/01/20 - Atual | Tejuelo | |
2012/01/20 - Atual | Álabe - Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura | |
2017 - 2018 | EducarEducere | |
2012 - 2012 | Educação - Temas e Problemas |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | PAISE-STP Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe [Assessoria técnica para a área do Português] Projeto financiado por Instituto Marquês de Valle Flôr/Camões, I. P. ] | |
2015 - 2015 | Projeto Europeu Erasmus+ Boys Reading. (Consultor) - Projeto Erasmus+: 2014-1-HR01-KA200-007171. 2015. | Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal |
2010/06 - 2010/06 | Emissão de parecer - Petição nº 70/XI/1ª - Redução do número máximo de alunos por turma e por professor (Assembleia da República, Comissão de Educação e Ciência; Relator: Deputado João Prata, PSD). (Parecer elaborado em conjunto com Ângela Balça (DPE/UE) | Assembleia da República, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2012/07 - Atual | Didáctica da Língua Estrangeira (Mestrado) | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade de Évora, Portugal |
2012/07 - Atual | Didáctica das Literaturas (Mestrado) | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade de Évora, Portugal |
2012/07 - Atual | Didáctica do Português (Mestrado) | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade de Évora, Portugal |
2012/07 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada (Mestrado) | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade de Évora, Portugal |
2012/07 - Atual | Metodologias de Ensino da Especialidade I (Mestrado) | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade de Évora, Portugal |
2012/07 - Atual | Metodologias de Ensino da Especialidade II (Mestrado) | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade de Évora, Portugal |
2012/07 - Atual | Didática de Literaturas de Língua Portuguesa (Mestrado) | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade de Évora, Portugal |
2012/07 - Atual | Didática de Literaturas de Língua Estrangeira (Mestrado) | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade de Évora, Portugal |
2012/07 - Atual | Avaliação das Aprendizagens em Língua e Literatura (Mestrado) | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade de Évora, Portugal |
2012/07 - Atual | Observação e Análise de Contextos Educativos (Lic.) | Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade de Évora, Portugal |
2020 - 2023 | Leitura e Educação Literária | Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade de Évora, Portugal |
2021 - 2022 | Metodologias de Investigação em Educação II | Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2019 - 2020 | Seminário de Investigação II | Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2012/07 | Metodologias de Ensino da Especialidade I (Mestrado) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2012/07 | Metodologias de Ensino da Especialidade II | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2012/07 | Temas Contemporâneos em Ensino de Português/Inglês e Português/Francês (Mestrado) | Licenciatura em Ensino de Português e Francês/Licenciatura em Ensino de Português e Inglês (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2012/07 | Investigação e Avaliação em Educação I (Mestrado) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2012/07 | Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação I (Mestrado) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2012/07 | Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação II (Mestrado) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2012/07 | Didáctica do Português (Mestrado) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2012/07 | Didáctica das Literaturas (Mestrado | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2012/07 | Didáctica da Língua Estrangeira Mestrado) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2012/07 | Observação e Análise de Contextos Educativos (Mestrado) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2012/07 | Observação, Caracterização e Intervenção em Situações Educativas | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2012/07 | Análise e Intervenção em Situações Educativas | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2012/07 | Temas Actuais do Currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2012/07 | Didáctica do Português (Licenciatura em Ensino) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2012/07 | Didáctica do Inglês (Licenciaturas em Ensino) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2012/07 | Didactica das Línguas Estrangeiras (Erasmus) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2012/07 | Análise da Acção Educativa | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2007/09 - 2012/07 | Claboração sessão uc Seminário Introdutório (Curso Doutoramento) | (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2010 - 2012 | Metodologias de Investigação em Educação I | Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022 - Atual | Littera - Associação Portuguesa para a Literacia | |
2014 - Atual | ARLE - International Association for Research in L1 Education | Membro SIG ROLE - Research on Literature Education |
2009 - 2014 | International Association for the Improvement of Mother-Tongue |