???global.info.a_carregar???
Paulo Jaime Lampreia Costa completed his PhD in Educational Sciences in 2007 at the University of Évora and his Degree in Teaching Portuguese and French in 1992 at the same University. He is Associate Professor at the University of Évora. He published 17 articles in specialized journals and 13 book chapter(s). He supervises 8 doctoral thesis (two completed). He also supervised several master's theses. He participates and/or participated as a Researcher in several projects. In the field of Educational Sciences, he develops priority activities in teacher training, literary education, language teaching. In his professional activities, he interacted with several national and international researchers in co-authorship of scientific works.
Identification

Personal identification

Full name
Paulo Jaime Lampreia Costa

Citation names

  • Costa, P.

Author identifiers

Ciência ID
9F11-43F1-0F5A
ORCID iD
0000-0003-3650-5492
Scopus Author Id
59558141100

Telephones

Fax
  • (351) 266740800 (Professional)

Addresses

  • Escola de Ciências Sociais/Departamento de Pedagogia e Educação. Colégio Pedro da Fonseca - Parque Industrial e Tecnológico de Évora , 7005-345, Évora, Évora, Portugal (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
French Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Advanced (C1) Proficiency (C2) Intermediate (B1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Portuguese (Mother tongue)
Education
Degree Classification
2007
Concluded
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"A literatura na escola: estatuto, funções e formas de legitimação" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado distinção e louvor
1997
Concluded
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (Outros)
Universidade de Évora, Portugal
"O ^canone literário escolar: uma análise diacrónica e sincrónica dos programas de Português" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
1987 - 1992
Concluded
Licenciatura em Ensino de Português e Francês (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
16 valores
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2023/11/07 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal
2007/07/27 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Évora, Portugal
1997/09 - 2007/07 Assistant (University Teacher) Universidade de Évora, Portugal
1993/09 - 1997/09 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade de Évora, Portugal
Projects

Other

Designation Funders
2022/12 - Current EU GREEN- European University alliance for sustainability: responsible GRowth, inclusive Education and Environment
Member of Work Package 2 Education/WG1 – Curricula Design and Adaptation
Ongoing
2022 - Current All within. Perceções de diferentes atores educativos sobre a importância da participação na formação de professores
CIEP/INT/7. 2022
Researcher
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia
2020 - Current PAISE-STP Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe
technical consultancy
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Ongoing
2021/10 - 2022/05 Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira
Researcher
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)
Concluded
2020 - 2022 Lectura y acciones de emprendimiento para el cambio social. Propuestas ecoeducativas.
Universidad de Almería, Spain
Universidad de Almería
Concluded
2014 - 2015 Boys Reading
Consultancy
Concluded
2010 - 2013 RED-Rendimento Escolar e Desenvolvimento. Um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos portugueses
PTDC/CPE-CED/104884/2008
Researcher
Universidade de Évora, Portugal
Concluded
1999 - 2003 Literacias: contextos, práticas, discursos
FCT/POCTI/1999/CED/33888
Researcher
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Costa, Paulo; Balca, Angela. "Educación Literaria: reflexiones sobre la forma y el contenido del currículo en Portugal". In Literatura y Prácticas Digitales. Una mirada interdisciplinar alrededor de la formación literaria, edited by Morales-Sánchez, Maria Isabel; Costa, P.; Balca, Angela, 37-57. Valência, Spain: Tirant Humanidades, 2024.
    Published
  2. Costa, P.; Albuquerque e Aguilar, Ana; Cruz, G.; Afonso, H.. Corresponding author: Costa, P.. "Explorando possibilidades de mudança e reconfiguração de práticas no quadro da disciplina de Língua Portuguesa em STP". In Abordagens didáticas no Ensino Secundário de São Tomé e Príncipe: reflexões a partir de contextos de formação contínua de professores, edited by Andrade, Ana; Lopes, Betina, 49-62. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2023.
    Published • https://doi.org/10.48528/hr54-8z81
  3. Costa, Paulo. "Discursos sobre Biblioteca Escolar e Educação (Literária): Centralidade e Periferias.". In Biblioteca Escolar, Livros, Leitura: Interações e Diálogos., edited by Pimenta, Jussara; Balca, Angela; Silva, Márcio, 21-36. Brazil: Edufro, 2022.
  4. Costa, Paulo. "Posfácio". In Contra a Literatura. Programas (e Metas) na Escola, edited by Batista, Abel Barros; Leite, Sara; Meirim, Joana; Rubim, Gustavo, 107-111. IELT, 2021.
    Published
  5. Costa, Paulo; Azevedo, Fernando. "Do perfil humanista às aprendizagens essenciais: por que recantos da escola anda a literatura?". 265-285. Brazil: Educação Literária, 2020.
    Published
  6. Costa, Paulo. "Campo Literario". In Géneros, procedimientos, contextos. Conceptos de uso frecuente en los estudios literarios., 167-172. Los Polvorines, Argentina: UNGS - Universidad Nacional de General Sarmiento, 2018.
    Published
  7. Costa, Paulo. "Ecos dos lugares de Peter Pan: coordenadas improváveis para lugares intangíveis.". In Peter Pan. Literatura Infantil e Imaginário, 155-173. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança/Instituto de Educação/Universidade do Minho, 2017.
    Published
  8. Costa, Paulo. "Fronteras, puentes, posibilidades: asignatura de portugués y patrimonio". In Lectura, arte y patrimonio: rediseñando redes, 235-250. Passo Fundo, RS, Brasil, Brazil: UPF Editora, 2016.
    Published
  9. Costa, Paulo; Balça, Ângela; Costa, Paulo. "Quem nos governa? A política na literatura para a infância". In Literatura para Crianças e Jovens. Da memória ao leitor, 187-202. Braga, Portugal: CIEC/IE- Universidade do Minho, 2015.
    Published
  10. Costa, Paulo. "Literatura, cânone, clássicos". In Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores, 31-43. Alfragide, Portugal: Santillana, 2013.
    Published
  11. Costa, Paulo; Balça, Ângela. "Lectura y literacidad.". In Dicionario de nuevas formas de lectura y escritura, 403-406. Madrid, Spain: Santillana, 2013.
    Published
  12. Costa, Paulo; Nuñez Ruiz, Gabriel. "Educación Literaria". In Diccionario de conceptos clave de lectura y escritura, 204-206. Madrid, Spain: Santillana, 2013.
    Published
  13. Costa, Paulo. "Leitores em construção (?): Leituras (s) no Ensino Superior em Portugal - alguns idicadores". Brazil, 2009.
  14. Trindade, Maria; Balça, Ângela; Costa, Paulo. "A compreensão de histórias de fadas por crianças dos 3º e 4º anos de escolaridade". In Cuentos y Leyendas de España e Portugal, edited by Barcia, Enrique, 193-196. Spain: Editora Regional de Extremadura, 1997.
    Published
Conference paper
  1. Costa, Paulo; Mira, António Ricardo. "L'importance du compte-rendu dans la formation des professeurs de langue étrangère au Portugal". Paper presented in Colloque International AIFRISSS 'Rendre Compte de sa Pratique. Pour Qui, Pourquoi, Comment?', Floirac, Bordeaux, France, 2013.
    Published
  2. Pires, H.; Verdasca, José; Costa, Paulo; Candeias, Adelinda; Rebelo, Nicole; Varelas, Diana; Dinis, António. "Capital familiar, rendimento e atitude face a língua portuguesa em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico". Paper presented in XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal, Braga, 2013.
    Published
  3. Azevedo, Fernando; Balça, Ângela; Pires, Natividade; Costa, Paulo. "Identidades culturales y globalización: una otra mirada al alcance de la literatura infantil.". Paper presented in Simposi Internacional La literatura que acull: infància, immigració i lectura, Barcelona, 2011.
    Published
  4. Costa, Paulo; Balça, Ângela; Magalhães, Olga. "1808: um exílio voluntário, um novo país.". Paper presented in Jalla Brasil 2010, Rio de Janeiro, 2010.
    Published
Conference poster
  1. Monginho, Ricardo; De Jong, F.; Velazquez-Godínez, E; Costa, P.. Corresponding author: Monginho, Ricardo. "Positivist and Constructivist Orientation Impact on Supervisors' Conceptions of Video Use in Teacher Professionalization". Paper presented in 17th International Conference of the Learning Sciences-ICLS 2023, 2023.
Dictionary entry
  1. "Lectura y Literacidad". , 2013.
Edited book
  1. Moralez-Sánchez, Maria I; Costa, Paulo; Balca, Angela. Literatura y Prácticas Digitales. Una mirada interdisciplinar alrededor de la formación literaria.. Valência: Tirant Humanidades. 2024.
    Published • Editor
Journal article
  1. Ana-Luísa Oliveira; Ângela Balça; Paulo Costa. "Empoderamiento femenino en el cómic portugués: un manifiesto por la igualdad de género". Ocnos (2025): https://doi.org/10.18239/ocnos_2025.24.1.490.
    10.18239/ocnos_2025.24.1.490
  2. Paulo Costa; Ângela Balça. "¿Jóvenes y cuentos tradicionales? Estudio exploratorio en la enseñanza superior / ¿Young people and traditional tales? Exploratory study in higher education". TEJUELO. Didáctica de la Lengua y la Literatura. Educación (2025): https://doi.org/10.17398/1988-8430.41.199.
    10.17398/1988-8430.41.199
  3. Costa, Paulo; Moreira, Ana. "QUANDO OS PROFESSORES FALAM…:". Atos de Pesquisa em Educação 19 (2024): https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11880.
    Published • 10.7867/1809-03542022e11880
  4. Neto, Antonio; Costa, Paulo; Balca, Angela. Corresponding author: Neto, Antonio. "A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática". Palimpsesto – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ (2023):
    Open access • Accepted • 10.12957/palimpsesto
  5. Jorge Bonito; Paulo Costa; Maria de Lurdes Moreira. "A INICIAÇÃO À PRÁTICA PROFISSIONAL NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA - RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA". Cadernos de Pesquisa (2021): https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202165.
    10.18764/2178-2229v28n4.202165
  6. Costa, Paulo. "AINDA A DISCUTIR O CÂNONE? VOZES SOBRE/DE ESCRITORES". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (2021): https://doi.org/10.59306/poisis.v15e2720215-18.
    Open access • Published • 10.59306/poisis.v15e2720215-18
  7. Ângela Balça; Chirley Domingues; Paulo Lampreia Costa. "ESCRITA E LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: DIÁLOGOS MÚLTIPLOS". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (2021): https://doi.org/10.59306/poisis.v15e2720212-4.
    10.59306/poisis.v15e2720212-4
  8. Balca, Angela; Costa, Paulo. "Discursos educativos en torno a lo digital, en Portugal: ¿qué lugar para la creación (literaria)?". Espiral. Cuadernos del Profesorado 14 29 (2021): 18-30.
    Open access • Published • 10.25115/ecp.v14i2
  9. Costa, Paulo. "Éducation littéraire à l´école : quelques réflexions sur le carnet d¿un voyage (im)possible?". Les Cahiers de L’INSPÉ Normandie Caen 5 (2021): 17-28. http://inspe.unicaen.fr/recherche/les-cahiers-de-l-inspe/les-cahiers-de-l-inspe-normandie-caen-807687.kjsp2.
  10. Melo, Sandra; Costa, Paulo. Corresponding author: Costa, Paulo. "Contributos para uma análise crítica do discurso oficial sobre educação literária". Educação em Análise 3 2 (2018): 96.
    Open access • Published • 10.5433/1984-7939.2018v3n2p96
  11. Suárez Ramírez, Sergio; Balca, Angela; Costa, Paulo. Corresponding author: Suárez Ramírez, Sergio. "La enseñanza de los textos deportivos. Estudio de las portadas impresas de España y Portugal". Contextos Educativos. Revista de Educación 22 (2018): 45. http://dx.doi.org/10.18172/con.3335.
    Open access • Published • 10.18172/con.3335
  12. Costa, Paulo; Balca, Angela; Souza, Renata Junqueira. "Literatura juvenil em Portugal: diálogos entre sistema literário e sistema educativo". Revista Letras Raras 7 3 (2018): 9-33. http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/issue/view/64/showToc.
    Open access • Published • 10.35572/rlr.v7i3.1165
  13. Selfa Satre, Mosés; Balca, Angela; Costa, Paulo. "Biblioteca escolar, lectura y literatura infantil y juvenil: selección de títulos actuales en español y portugués (2005-2015)". TEJUELO. DIDÁCTICA DE LA LENGUA Y LA LITERATURA. EDUCACIÓN. 25 25 (2017): 5-34. http://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/tejuelo/index.
    Published • 10.17398/1988-8430.25.5
  14. Balca, Angela; Costa, Paulo. "Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa". Ensino em Re-Vista 21 1 (2017): 201-220.
    Published • 10.14393/ER-v24n1a2017-9
  15. Costa, Paulo. "Algumas notas sobre o discurso oficial para o Português: as Metas Curriculares e a Educação Literária". Nuances: estudos sobre Educação 26 3 (2015): 17-33. http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/index.
    Published • 10.14572/nuances.v26i3.3691
  16. Costa, Paulo; Balca, Angela. "O Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora". TEJUELO. DIDÁCTICA DE LA LENGUA Y LA LITERATURA. EDUCACIÓN 14 1 (2012): 51-57. http://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/tejuelo/index.
    Published • 10.17398/1988-8430
  17. Costa, Paulo. "A experiência dos clássicos adaptados: caminhos ínvios na promoção da leitura de textos literários?". Álabe-Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura 4 (2011): 1-12.
    Published • 10.15645
  18. Balca, Angela; Magalhães, Olga; Costa, Paulo. "Visto de lá: a corte portuguesa no Brasil contada aos mais novos". EducarEducere Julho (2010): 183-195.
    Open access • Published
  19. Costa, Paulo; Balca, Angela. "Literary heritage of oral tradition – contribution to the promotion of a literary education". 20-21 (2008): 129-137.
    Published
  20. Costa, Paulo. "Os Textos Literários nos Programas Escolares (1895…): o Lugar do Texto Vicentino". Adágio 33-34 (2003): 17-29.
    Published
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/06/10 Positivist and constructivist orientation impact on supervisors' conceptions of video use in teacher professionalization ISLS Annual Meeting 2023 Building knowledge and sustaining our community
ISLS Annual Meeting 2023 Building knowledge and sustaining our community (Montréal, Canada)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2024 - Current A Língua como promotora da integração: O português Língua de acolhimento. Um estudo realizado no Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, em Évora.
Supervisor of Maria Tomé Santos Varela
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2022 - Current Improving teaching practice with a video-supported collaborative face-to-face and online knowledge building pedagogy approach and educational technology
Co-supervisor
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2022 - Current Tertúlias Literárias Dialógicas em contexto de sala de aula: do texto literário à construção de identidades
Supervisor of Dulce Maria Pires Baptista
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2021 - Current Da Motivação à Escrita: Perceções de elementos de Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva acerca da escrita de alunos surdo do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Supervisor
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2020 - Current O processo de aprendizagem da disciplina de português: representações dos alunos do ensino secundário
Supervisor of Ana Maria Silva Santos Martins
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2017 - Current Dos processos da aprendizagem da leitura na formação de professores do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe às práticas na sala de aula
Supervisor
2019 - 2032 O Trabalho Colaborativo e a Sala de Aula de Francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): Um Estudo a partir de um Professor e da sua Turma
Supervisor of Yasaldo de Carvalho do Sacramento Barreto
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2019 - 2023/01 A Educação Literária no 1.o Ciclo do Ensino Básico: (re)configurações deste domínio, a partir do olhar dos professores.
Supervisor
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2022 - 2023 Representações de género na banda desenhada portuguesa de autoria portuguesa entre 2018 e 2022.
Co-supervisor
Máster en Promoción de la Lectura y Literatura Infantil (Master)
Universidad de Castilla-La Mancha Centro de Estudios de Promoción de la Lectura y Literatura Infantil, Spain
2020 - 2022 As Práticas Letivas de uma Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico: Uma Caracterização no Contexto da Escola Portuguesa em São Tomé e Príncipe
Co-supervisor of Nana Yu
Mestrado em Ciências da Educação-Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade de Évora, Portugal
2019 - 2021 Cânone Literário e Cânone Escolar: proposta de um corpus literário para o ensino primário em Angola
Co-supervisor of Sabino Ferreira do Nascimento
Doutoramento em Literatura (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2016 - 2018 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira (especialidade de Espanhol) Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz
Supervisor of Sandra de Melo
2016 - 2018 Relatório de Prática de Ensino Supervisionada - Mestrado em Ensino de Português e Língua Estrangeira (especialidade de Espanhol) Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz
Supervisor of Adriana Santos
2016 - 2016 Relatório no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada
Supervisor of Rita Maria Lopes Lino de Sousa Fernandes
2016 - 2016 Relatório no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada
Supervisor of Maria Florentina Charneca Catalão
2016 - 2016 Relatório no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada
Supervisor of Maria Lorena Serrano Pedreiro Sias
2015 - 2015 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2015 - 2015 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2015 - 2015 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2015 - 2015 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2015 - 2015 A Importância do jogo no Ensino - Aprendizagem, nomeadamente da Língua Inglesa no Primeiro Ciclo do Ensino Básico - Um Estudo de Caso Múltiplo
Supervisor
2015 - 2015 A formação de leitores críticos: Um estudo de caso com uma turma matinal de acadêmicos do 1º semestre de 2013 do curso de letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. (IFPA - campus Belém)
Supervisor
2014 - 2014 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2014 - 2014 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2014 - 2014 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2014 - 2014 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2014 - 2014 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2014 - 2014 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Francês nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2014 - 2014 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2014 - 2014 A seleção e o uso das gramática no 1º ciclo do Ensino Básico
Supervisor
2014 - 2014 As necessidades educacionais dos alunos de escolas públicas paraenses em lingua inglesa e a formação de docentes dessa língua na UFPA.
Supervisor
2014 - 2014 O Conto como instrumento de incentivo à leitura dentro da sala de aula em turmas de 1º ano do ensino médio em escola pública
Supervisor
2013 - 2013 O Ensino da Lígua Portuguesa em Escola Pública:... Representações de Professores e de Alunos do Ensino Médio ... Constuções no Cotidiano da Sala de Aula
Supervisor
2013 - 2013 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2013 - 2013 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2013 - 2013 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2013 - 2013 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2013 - 2013 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2012 - 2012 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2012 - 2012 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2011 - 2011 As Percepções dos Encarregados de Educação sobre o Inglês como L2 no Primeiro Ciclo do Ensino Básico em Escolas Rurais e Urbanas de Évora e das Alcaçovas - um estudo de caso
Supervisor
2011 - 2011 O Processo de Ensino- Aprendizagem de Língua Estrangeira
Supervisor
2011 - 2011 Ideias dos alunos sobre a importância da relação pedagógica na disciplina de Língua Portuguesa-estudo de caso
Co-supervisor
2011 - 2011 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2011 - 2011 Relatório Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2011 - 2011 Relatório unidade curriculara Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2011 - 2011 Relatório unidade curriculara Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor
2011 - 2011 Relatório unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, para a especialidade do grau de mestre em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Supervisor

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2016 - 2016 Congreso Internacional sobre Lectura y Educación Lingüistica y Literaria
Congress
Congreso Internacional sobre Lectura y Educación Lingüistica y Literaria
Universidad de Almería, Spain
2016 - 2016 I Intercambio Trasnfronterizo de Investigación en Educación y Psicología, Universidades de Etremadura y Évora
Meeting
CIEP-UE (Universidade de Évora) - Universidad de Extremadura (Facultad de Educación), Spain
2016 - 2016 V Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa/V Fórum Ibero-Americano de Literacias
Symposium
2016 - 2016 Curso de Verão Universidade de Cádiz (Los paisajes del agua. Lecturas e lnterpretaciones para la Comprensión de la Cultura y de la ldentidad
Other
Coordenador Curso de Verão Universidade de Cádiz (Los paisajes del agua. Lecturas e lnterpretaciones para la Comprensión de la Cultura y de la ldentidad
Universidad de Cádiz, Spain
2015 - 2015 Conferência Português, Língua Global (Universidade de Évora/CPLP)
Conference

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2024/01/11 O Ensino da Leitura em Angola: dos manuais escolares às conceções de professores do Ensino Secundário
(Thesis) Main arguer
João Filipe Sivi (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2023/01/26 Una aproximación a las nuevas prácticas de lectura y escritura: la escritura líquida. estudio y análisis de la comunicación utilizada por el alumnado universitario extremeño en redes sociales y mensajería instantánea
(Thesis) Main arguer
Inmaculada Guisado Sánchez (PhD)
Universidad de Extremadura, Spain
2022/06/08 Aproximaciones a la narrativa digital femenina a través de las obras anglófonas Fitting the Pattern (Christine Wilks, 2008) y Pry (Samantha Gorman y D. Cannizzaro, 2014)
Thesis Member
Yolanda de Gregorio Robledo (PhD)
Universidad de Cádiz, Spain
2021/07/06 Práticas do Ensino da Leitura no Ensino Secundário Geral. Perspetivas de Alunos e Professores
(Thesis) Main arguer
Brain Daniel Tachiua (PhD)
Universidade do Minho, Portugal
2021/03/05 Uma política pública de combate ao insucesso e ao abandono escolares em Moçambique: o programa de ensino bilingue
(Thesis) Main arguer
José Bento Aleixo (PhD)
2020 Los clasicos de la segunda generación del romanticismo ingles: de la teoria literaria a la practica en el aula
Thesis Member
Fernando Leopoldo Valverde Rodriguez (PhD)
Universidad de Almería, Spain
2019/11/08 Patrimonio y educación literaria. los clásicos y su recepción
(Thesis) Main arguer
Esperanza Itaca Palmer Campos (PhD)
Universidad de Jaén, Spain
2019/06/27 Ensino-aprendizagem do espanhol a alunos portugueses. O uso dos drills no combate à interferência da língua materna no processo didático conducente à competência comunicativa
Thesis Member
Elsa de Jesus Roma Nunes (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2019/06/26 Diseño y aplicación del proyecto COBADHIS para el desarrollo de competencias en Ciencias Sociales con alumnos de Educación Secundaria Obligatoria
(Thesis) Arguer
Lara Montero de Espinosa Ramos (PhD)
Universidad Pontificia de Salamanca, Spain
2019/01/22 O lugar da leitura de livros nas práticas culturais dos estudantes do Ensino Secundário: Uma pesquisa extensível no distrito de Portalegre
Thesis Member
Carlos Manuel Barbas do Rosário (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2019/01/22 A Literatura Infantil Indígena como meio de promoção da educação multicultural: a intervenção didática em uma escola de Belém (Brasil)
Thesis Member
Maria da Luz Lima Sales (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2018/09/10 El estudio y la didáctica de la literatura desde una perspectiva ecocrítica y sus nexos con la educación ambiental, patrimonial y de género
(Thesis) Main arguer
Alejandro del Pino Tortonda (PhD)
Universidad de Extremadura, Spain
2018 Clima motivacional y lecturas ecologicas: estudio de casos de alumnos de 3º y 4º de educacion primaria con dificultades de aprendizaje
Thesis Member
Fátima Redondo Moralo (PhD)
Universidad de Extremadura, Spain
2017 Las Rutas Literarias en el Marco de la Educación Literaria y sus Valores Patrimoniales, Ambientales y Turísticos Estibaliz Barriga Galeano (PhD)
Universidad de Extremadura, Spain
2017 A transposição didática das ações do PNEP no 1º Ciclo do Ensino Básico Maria Isabel Freitas Gandum (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2017 Aprendizaje de la Segunda Lengua Deductiva e Inductivamente Paloma Hernández Feijoo (PhD)
Universidad de Extremadura, Spain
2017 Los manuales escolares y las prácticas de las habilidades lingüísticas orales y escritas en educacion primaria en los colegios de la provincia de badajoz.una aproximación a la metodología didáctica del profesorado de primaria en la enseñanza de la lengua
Thesis Member
Miriam Suárez Ramírez (PhD)
Universidad de Extremadura, Spain
2016 El fomento a la lectura, la literatura en el ámbito LGBT y la necesidad de una Novela Blanca en el periodo de la adolescencia José Manuel Cotilla (PhD)
Universidad de Extremadura, Spain
2016 El museo del cuento como herramienta didáctica y como performance en el contexto de las nuevas prácticas de lectura y escritura Carmen García-Cuevas (PhD)
Universidad de Extremadura, Spain
2016 Tradición y censura en las traducciones de leiteratura infantil y juvenil en la cultura franquista: los cuentos de Perrault en español hasta 1975
Thesis Member
Hanna Veerle Lut Martens (PhD)
Universidad de Extremadura, Spain
2015 Los titulares en los cibermedios deportivos. Principales figuras retóricas y su aplicación didáctica
Thesis Member
Sergio Suárez Ramírez (PhD)
Universidad de Extremadura, Spain
2014 La importancia de la comunicación entre los profesionales sanitarios y sus pacientes. Dimensiones psicológicas y su incidencia en la calidad asistencial Mª Guadalupe Lucas Milán (PhD)
Universidad de Extremadura, Spain
2014 Hidromitolgías y Lecturas. Aplicaciones en educación, Cultura y Turismo António Blanco Castaño (PhD)
Universidad de Extremadura, Spain
2014 Claves lingüísticas y literarias en la narrativa de J.K. Rowling y de U.K. Le Guin para el fomento de la lectura: Análisis de las versiones en español de la saga de Terramar y de las aventuras de Harry Potter Maria Adela García Gómez (PhD)
Universidad de Extremadura, Spain
2014 Avaliação da aprendizagem numa perspectiva processual: um estudo de caso no âmbito do projecto "Vestibular Solidário" Maria de Nazaré do Vale Soares (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2013 Abordagem integrada ao Ensino do Inglês no 1º CEB e no Pré-Escolar Carmen Manuela Pereira Carneiro Lucas (PhD)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 El lenguage y la socialización del aluno inmigrante como facilitadores del proceso de aprendizaje. Estudio psicométrico y curricular Maria José Godoy Merino (PhD)
Universidad de Extremadura, Spain
2012 Bilingüismo y adquisición de vocabulario en lengua materna y en lengua extranjera en el marco del Espacio Europeo: parámetros teóricos y praxis didáctica Ana Bravo Gaviro (PhD)
Universidad de Extremadura, Spain
2011 El impacto de la diversidad socio-cultural en la escuela primaria desde la perspectiva del docente: perfil psico-social y (re)construcción de significados Maria Lorena Alonso (PhD)
2011 A Prisão: Um Espaço de Formação e um Percurso para a Promoção da Literacia Isilda Maria da Conceição Magalhães Lourenço Afonso (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
2009 A Activação da Tolerância em Crianças e Jovens Adolescentes em Instituições Escolares e de Acolhimento Social Elsa Maria Candeias Martins (PhD)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2022 - Current Littera - Associação Portuguesa para a Literacia
2014 - Current ARLE - International Association for Research in L1 Education Membro SIG ROLE - Research on Literature Education
2009 - 2014 International Association for the Improvement of Mother-Tongue

Consulting

Activity description Institution / Organization
2020 - Current PAISE-STP Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe [Assessoria técnica para a área do Português] Projeto financiado por Instituto Marquês de Valle Flôr/Camões, I. P. ]
2015 - 2015 Projeto Europeu Erasmus+ Boys Reading. (Consultor) - Projeto Erasmus+: 2014-1-HR01-KA200-007171. 2015. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2010/06 - 2010/06 Emissão de parecer - Petição nº 70/XI/1ª - Redução do número máximo de alunos por turma e por professor (Assembleia da República, Comissão de Educação e Ciência; Relator: Deputado João Prata, PSD). (Parecer elaborado em conjunto com Ângela Balça (DPE/UE) Assembleia da República, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2012/07 - Current Didáctica da Língua Estrangeira (Mestrado) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2012/07 - Current Didáctica das Literaturas (Mestrado) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2012/07 - Current Didáctica do Português (Mestrado) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2012/07 - Current Prática de Ensino Supervisionada (Mestrado) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2012/07 - Current Metodologias de Ensino da Especialidade I (Mestrado) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2012/07 - Current Metodologias de Ensino da Especialidade II (Mestrado) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2012/07 - Current Didática de Literaturas de Língua Portuguesa (Mestrado) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2012/07 - Current Didática de Literaturas de Língua Estrangeira (Mestrado) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2012/07 - Current Avaliação das Aprendizagens em Língua e Literatura (Mestrado) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2012/07 - Current Observação e Análise de Contextos Educativos (Lic.) Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2020 - 2023 Leitura e Educação Literária Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2021 - 2022 Metodologias de Investigação em Educação II Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2019 - 2020 Seminário de Investigação II Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Metodologias de Ensino da Especialidade I (Mestrado) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Metodologias de Ensino da Especialidade II (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Temas Contemporâneos em Ensino de Português/Inglês e Português/Francês (Mestrado) Licenciatura em Ensino de Português e Francês/Licenciatura em Ensino de Português e Inglês (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Investigação e Avaliação em Educação I (Mestrado) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação I (Mestrado) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação II (Mestrado) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Didáctica do Português (Mestrado) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Didáctica das Literaturas (Mestrado (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Didáctica da Língua Estrangeira Mestrado) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Observação e Análise de Contextos Educativos (Mestrado) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Observação, Caracterização e Intervenção em Situações Educativas (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Análise e Intervenção em Situações Educativas (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Temas Actuais do Currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Didáctica do Português (Licenciatura em Ensino) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Didáctica do Inglês (Licenciaturas em Ensino) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Didactica das Línguas Estrangeiras (Erasmus) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Análise da Acção Educativa (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2007/09 - 2012/07 Claboração sessão uc Seminário Introdutório (Curso Doutoramento) (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2012 Metodologias de Investigação em Educação I Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2014/01/20 - Current L1 Educational Studies in Language and Literature
2013/01/20 - Current Tejuelo
2012/01/20 - Current Álabe - Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura
2017 - 2018 EducarEducere
2012 - 2012 Educação - Temas e Problemas