???global.info.a_carregar???
Ana Cristina Castro Loureiro concluiu o Doutoramento em Multimédia em Educação em 2013 pela Universidade de Aveiro, Mestrado em Multimédia em Educação em 2006 pela Universidade de Aveiro e Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação em 1998 pela Universidade de Aveiro. É Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação, Investigadora no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Investigadora no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), Coordenadora do Mestrado de Recursos Digitais em Educação no Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Educação e Coordenadora do Centro Tecnológico. Publicou 18 artigos em revistas especializadas. Possui 8 capítulo(s) de livros e 4 livro(s). Orientou 3 dissertação(ões) de mestrado. Recebeu 9 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em 5 projeto(s) e Investigador responsável em 3 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 47 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: mundos virtuais; Metodologia de investigação; ICT; E-learning; Investigação virtual; learning orchestration; Technology Enhanced Learning; learning environments; 21st century skills; Teaching and Learning; Digital Classroom; construção de conhecimento; Social networks; web 2.0; learning scenarios; Comunidade de prática; Técnicas de recolha de dados; personal information management; Comunidade virtual de aprendizagem; digital literacy; social web; personal learning network; virtual learning environment; i-generation; learning profiles; extended classroom; adult learners; Second Life; b-learning; Aprendizagem em ambientes virtuais; Ensino a distância; lifelong learning; literacia da informação; sociedade em rede; aprendizagem ao longo da vida; virtual worlds.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Cristina Castro Loureiro

Nomes de citação

  • Loureiro, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
9E13-E4A0-3ABE
ORCID iD
0000-0003-1322-3070
Google Scholar ID
X0uXamIAAAAJ
Researcher Id
A-4104-2012

Endereços de correio eletrónico

  • ana.loureiro@ese.ipsantarem.pt (Profissional)
  • accloureiro@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 243309180 Ext.: 04231 (Profissional)

Moradas

  • Instituto Superior Politécnico de Santarem - Escola Superior de Educação. Complexo Andaluz (CP:131), 2001-902, Santarém, Santarém, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2013
Concluído
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Construção de Conhecimento em Ambientes Virtuais - influência das relações interpessoais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por Unanimidade
2011/10/03
Concluído
Educação e Comunicação Multimédia (Título de especialista)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Aprovada por Unanimidade
2006
Concluído
Multimédia em Educação (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Aprendizagem híbrida - b-Learning: da sala de aula ao ciberespaço" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 / Aprovada por Unanimidade
2001
Concluído
Master in Gestão da Informação (Pós-Graduação)
Universidade de Aveiro, Portugal
"-" (TESE/DISSERTAÇÃO)
13
1998
Concluído
Licenciatura em Novas Tecnologia da Comunicação (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Projecto Intranet RTP" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 / Good
Percurso profissional

Ciência

2017 - Atual Investigador (Investigação)
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal
2009 - Atual Investigador (Investigação)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Docência no Ensino Superior

2011/10/04 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2014/10/01 - 2018/07/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2007/09/03 - 2011/10/03 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
1999/03/01 - 2007/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

2019/07/08 - Atual Subdiretora da Revista Interacções
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/06/25 - Atual Subcoordenadora da Licenciatura Produção Multimédia em Educação
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018 - Atual Coordenadora do Mestrado de Recursos Digitais em Educação
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017/11/14 - Atual Secretária da Assembleia da Escola Superior de Educação
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - Atual Conselho pedagógico
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2015/11 - Atual Coordenadora da Comissão de Horários
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018/12/07 - 2019/12 Coordenadora do Centro Tecnológico
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Outros

1998/11 - 1999/02 Estagiária
ProGer, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017 - Atual WineWATERFootprint
POCI-01-0145-FEDER-023360
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior Agrária, Portugal
European Regional Development Fund
2019 - 2022/08/31 Hanging OUT!
2019-1-BE02-KA203-060221
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Thomas More Hogeschool, Bélgica
2017 - 2019/08/31 #TV T21 COMmunity# e-Skills, social inclusion and employability (intercultural dialogue in tourism)
2017-2-PT02-KA205-004354
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2013 - 2015 VisualyzARt – Ferramenta de programação visual para realidade aumentada e interfaces naturais de utilizador ubíqua
23201 - VisualYzARt
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
European Regional Development Fund
2013 - 2014 E-SKILLS - Competences for Collaboration and Knowledge Sharing in Digital Society
2013-1-PT1-ERA10-16683
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
European Commission
2012 - 2014 TECH4ALL - Investigating teachers' practices in using technology for Adult Language Learning (ALL)
2012-1-CY1-GRU06-02397 6
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
European Commission
2012 - 2013 E-SKILLS - Competences for Collaboration and Knowledge Sharing in Digital Society
2012-1-PT1-ERA 10-12552
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
European Commission

Outro

Designação Financiadores
2013 - 2015/07 Cidadania Ativa | Avós 2.0
s/refª
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012 - 2014 Laboratório Comunicacional Hipermédia: da Real Life (RL) a Second Life (SL)
ALENT-07-0262-FEDER-001790
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2006 - 2007 Od@ceurope: un outil informatique pour découvrir l’Autre par la correspondance scolaire européenne
226720-CP-1-2005-1-FR-COMENIUS
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2001 - 2007 Projecto CBTIC@EB1 – Competências Básicas em TIC nas EB1
Internet@EB1
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2001 - 2007 Programa Internet@EB1 – Acompanhamento da Utilização Educativa da Internet
CBTIC@EB1
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Loureiro, Ana. 2019. "Digital Resources in Education - a master program in b-Learning".
  2. Loureiro, Ana; Rocha, Dina. 2012. "Literacia Digital e Literacia da Informação - competências de uma era digital". Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  3. Moreira, António; Loureiro, Maria João; Balula, Ana; Nogueira, Fernanda; Pombo, Lúcia; Pedro, Luis; Almeida, Pedro Ferreira. 2011. "Old Meets New: Media in Education – Proceedings of the 61st International Council for Educational Media and the XIII International Symposium on Computers in Education (ICEM&SIIE'2011) Joint Conference". Portugal: Universidade de Aveiro.
  4. Vaz, Carlos; Rodrigues, Maria do Rosário; Loureiro, Ana; Barbosa, Isabel; Antunes, Paula. 2009. "Técnicas de recolha de dados de investigação qualitativa". 1-10. Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra.
    Publicado
  5. Loureiro, Ana; Barbas, Maria; Campiche, Jean. 2008. "SLESES - Second Life na Escola Superior de Educação de Santarém". Portugal: Universidade de Aveiro.
  6. Barbas, Maria; Campiche, Jean; Loureiro, Ana. 2008. "SLESES - Metodologia de construção de um espaço em Second Life". Portugal: Universidade de Aveiro.
  7. Loureiro, Ana; Barbas, Maria. 2008. "Implicações das aprendizagens híbridas – extensão do Moodle à sala de aula". Portugal: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.
  8. Loureiro, Ana; Barbas, Maria. 2008. "Sloodle – ambiente tridimensional de gestão de aprendizagens". Portugal: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.
  9. Loureiro, Ana; Barbas, Maria. 2007. "Aprendizagem híbrida: b-learning - da sala de aula ao ciberespaço". Portugal.
Artigo em revista
  1. Matos, Pedro; Barbas, Maria; Novo, Cristina; Dias, Maurício; Loureiro, Ana. 2020. "THE T21 PROJECT: A EUROPEAN INITIATIVE FOR YOUNG PEOPLE WITH SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS". https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/19269.
  2. Loureiro, Ana. 2019. "Utilização pedagógica das TIC – reforço de competências em professores num curso b-learning". http://hdl.handle.net/10400.15/2746.
  3. Loureiro, Ana; Rocha, Dina; Cardona, Maria João. 2019. "EDITORIAL". https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/19158.
  4. Saraiva, Artur; Oliveira, Adelaide; Ferreira, Albertina; Loureiro, Ana; Paulo, Ana; Grifo, Anabela; Ribeiro, António; et al. 2019. "WineWATERFootprint project – Water footprint assessment in the wine chain". https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/18294.
  5. Mattar, João; Ramos, Daniela karine; Loureiro, Ana. 2019. "Recursos Digitais em Educação: estudo de caso de um mestrado blended em Portugal". http://hdl.handle.net/10400.15/2771.
    10.17143/ciaed/XXVCIAED.2019.35121
  6. Barbas, Maria; Branco, Paulo; Loureiro, Ana; Matos, Pedro; Barbas, Maria Potes. 2017. "NEETin with ICT". http://hdl.handle.net/10400.15/1991.
    Acesso aberto • 10.13189/ujer.2017.050402
  7. Melo, Antongnioni Pereira; Loureiro, Ana. 2017. "IMPACTO DO ESTUDO DA INFORMÁTICA NA MELHORIA DO PENSAMENTO CRÍTICO E AUTONOMIA INTELECTUAL: UM ESTUDO COM MULHERES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL". https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14530.
  8. Melo, Antongnioni Pereira de; Loureiro, Ana. 2017. "Impacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade educação de jovens e adultos no Brasil". http://hdl.handle.net/10400.15/1969.
  9. Correia, Marisa; Santos, Raquel; Loureiro, Ana. 2016. "Projetos interdisciplinares em EA no Ensino Superior". http://hdl.handle.net/10400.15/1789.
  10. Loureiro, Ana. 2015. "E-SKILLS IP – MASTERING THE 21ST CENTURY SKILLS". INTED2015 Proceedings (1): 132-140. http://hdl.handle.net/10400.15/2063.
    Publicado
  11. Barbas, Maria; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Pacheco, Nuno; Nuno Pacheco. 2015. "Visualyzart Project – The role in education". Procedia Social and Behavioral Sciences 191 (1): 2829-2834. http://hdl.handle.net/10400.15/2059.
    Acesso aberto • Publicado • Maria Barbas, Ana Loureiro, Inês Messias, Nuno Pacheco, Visualyzart Project – The Role in Education, Procedia - Social and Behavioral Sciences, Volume 191, 2015, Pages 2829-2834, ISSN 1877-0428, https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.04.256. (http://www.sc
  12. Loureiro, Ana. 2014. "Editorial of the Special Issue on Learning Analytics". International Journal of Technology Enhanced Learning 5 (2): 99-105. http://www.inderscience.com/info/inarticletoc.php?jcode=ijtel&year=2013&vol=5&issue=2.
    Publicado
  13. Rivera-Pelayo, Verónica; Rodríguez-Triana, Maria; Petrushyna, Zinayida; Braun, Simone; Loureiro, Ana; Kawase, Ricardo. 2014. "Special Issue on Learning Analytics - Editorial". International Journal of Technology Enhanced Learning 5 (2): 97-106. http://hdl.handle.net/10400.15/2064.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Messias, Inês; Loureiro, Ana. 2014. "Competences for collaboration and knowledge sharing in digital society - a case study with an erasmus intensive programme". http://hdl.handle.net/10400.15/2058.
    Acesso aberto
  15. Loureiro, Ana; Bettencourt, Teresa. 2014. "The use of virtual environments as an extended classroom – A case study with adult learners in tertiary education". http://hdl.handle.net/10400.15/2060.
    Acesso aberto • Ana Loureiro, Teresa Bettencourt, The Use of Virtual Environments as an Extended Classroom – A Case Study with Adult Learners in Tertiary Education, Procedia Technology, Volume 13, 2014, Pages 97-106, ISSN 2212-0173, https://doi.org/10.1016/j.protcy.2014.
  16. Barbas, Maria; Loureiro, Ana; Messias, Inês. 2013. "Projeto VISUALYZART - testagem da plataforma yvision, visões e perceções dos participantes". Revista da UIIPS 1 (3): 56-67. http://hdl.handle.net/10400.15/2065.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Kraker, Peter; Leiba, Moshe; Prieto, Luis; Loureiro, Ana; Pustovalova, Olga; Perifanou, Maria. 2012. "Special Issue on Ground-Breaking Fresh Ideas in Technology Enhanced Learning - Editorial". International Journal of Technology Enhanced Learning 3 (6): 551-554.
    Publicado
  18. Kraker, Peter; Leiba, Moshe; Prieto, Luis; Loureiro, Ana; Pustovalova, Olga; Perifanou, Maria. 2012. "Ground-breaking fresh ideas: introduction to the special issue for young researchers". http://hdl.handle.net/10400.15/2057.
    Acesso aberto
  19. Loureiro, Ana; Bettencourt, Teresa. 2011. "The Extended Classroom: Meeting students’ needs using a virtual environment". Procedia - Social and Behavioral Sciences (15): 2667-2672. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2011.04.167.
    Publicado • 10.1016/j.sbspro.2011.04.167
  20. Loureiro, Ana. 2011. "Book Review: Better Teaching and Learning in the Digital Classroom GordonDavid T. (Ed.), 2003 Cambridge, MA: Harvard Education Press170 pages, hardback, ISBN 1 891792 12 2; paperback, 1 891792 16 4Online Professional Development for Teachers: Emerging models and methodsDedeChris (Ed.), 2006 Cambridge, MA: Harvard Education Press 296 pages, ISBN-10 1891792733, paperback, ISBN-10: 978 1891792741 har". E-Learning and Digital Media 8 (1): 86-101.
    Publicado
  21. Loureiro, Ana. 2011. "Book Review: Better Teaching and Learning in the Digital Classroom". http://hdl.handle.net/10400.15/2156.
    Acesso aberto • Loureiro, A. (2011) Book Review, Gordon, D. (2003). Better Teaching and Learning in the Digital Classroom. Cambridge, Harvard Education Press, 170 pages. In E-Learning and Digital Media, 8(1)(pp. 95-99). (ISSN 2042-7530). http://dx.doi.org/10.2304/elea.20
  22. Loureiro, Ana; Teresa Bettencourt; Bettencourt, Teresa. 2010. "Building Knowledge in the Virtual World – Influence of Real Life Relationships". Journal of Virtual Worlds Research 2 (5): 0-0. https://journals.tdl.org/jvwr/article/view/844/710.
    Publicado
  23. Loureiro, Ana; Vaz, Carlos; Rodrigues, Maria do Rosário; Antunes, Paula; Loureiro, Maria João. 2009. "Factores críticos de sucesso em comunidades de prática de professores online". Proceedings of the VI International Conference of TIC in Education – Challenges 2009 (1): 1069-1084.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Loureiro, Ana; Barbas, Maria. "Active ageing – Enhancing digital literacies in elderly citizens". Portugal: Springer, Cham. http://hdl.handle.net/10400.15/2061.
    10.1007/978-3-319-07485-6_44
  2. Loureiro, Ana; Santos, Ana; Bettencourt, Teresa. "Virtual Worlds as an extended classroom". Portugal. http://hdl.handle.net/10400.15/2062.
    Loureiro, A., Santos, A. & Bettencourt, T. (2012). Virtual Worlds as an extended classroom. In: Lanyi, C. (Eds.). Applications of Virtual Reality. (pp. 89-108). INTECH. (ISBN 978-953-51-0583-1) DOI:10.5772/34959
  3. Loureiro, Ana; Vaz, Carlos; Rodrigues, Maria do Rosário; Antunes, Paula; Loureiro, Maria João. "Factores críticos de sucesso em comunidades de prática de professores online". Portugal. http://hdl.handle.net/10400.15/2154.
  4. Silva, Ana da; Barbas, Maria Potes; Matos, Pedro; Loureiro, Ana; Novo, Cristina; Soares, José. 2018. "Entre lugares reais e lugares virtuais: o Projeto Europeu #TV T21 COMmunity #e-Skills, social inclusion and employability". quadernsanimacio.net. http://hdl.handle.net/10400.15/2497.
  5. Loureiro, Ana; Messias, Inês. 2016. "Competences and learning profiles of digital age's students". Portugal: IGI Global. http://hdl.handle.net/10400.15/2056.
    10.4018/978-1-5225-0039-1.ch008
  6. Loureiro, A.; Messias, I.; Barbas, M.; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Barbas, Maria. 2012. "Embracing Web 2.0 & 3.0 tools to support lifelong learning - Let learners connect". editado por Baskan, G. A.; Ozdamli, F.; Kanbul, S.; Ozcan, D., 532-537. Portugal. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000314465900096&KeyUID=WOS:000314465900096.
    10.1016/j.sbspro.2012.05.155
  7. Loureiro, Ana; Bettencourt, Teresa. 2011. "Construção e Partilha de Conhecimento em Ambientes Virtuais - Influência das relações interpessoais". In Aprendizagem (In)Formal na Web Social, 193-220. Braga: Centro de Competência, Universidade do Minho.
    Publicado
  8. Barbas, Maria; Cabrita, Isabel; Loureiro, Ana. 2011. "Online Scientific Volunteering: the technological immersion for the co-construction of knowledge, employability, entrepreneurship and innovation in a logic of inclusion". In Old Meets New: Media in Education – Proceedings of the 61st International Council for Educational Media and the XIII International Symposium on Computers in Education (ICEM&SIIE'2011) Joint Conference, 381-389. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. http://hdl.handle.net/10400.15/2155.
    Publicado
  9. Loureiro, Ana; Bettencourt, Teresa. 2010. "Immersive Environments – A Connectivist Approach". In Knowledge Management, Information Systems, E-Learning, and Sustainability Research, 202-214. Berlin, Heidelberg, Alemanha: Springer Berlin Heidelberg. http://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-642-16318-0_24#.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-16318-0_24
Livro
  1. Loureiro, A.; Costa, C.; Oliveira, N.; Barbas, M.. 2011. E-MODERATION IN VIRTUAL ENVIRONMENTS - ENHANCING E-LEARNING CONTEXTS IN HIGHER EDUCATION. Editado por Torres, I. C.; Chova, L. G.; Martinez, A. L.. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000317080003095&KeyUID=WOS:000317080003095.
  2. Santos, A. A.; Loureiro, A.. 2010. JOURNALISM PRACTICES: CASE STUDY USING A VIRTUAL SIMULATED NEWSROOM ON SECOND LIFE. Editado por Chova, L. G.; Belenguer, D. M.; Torres, I. C.. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000318781700016&KeyUID=WOS:000318781700016.
  3. Loureiro, A.; Bettencourt, T.. 2010. THE USE OF IMMERSIVE WORLDS FOR LEARNING CONTEXTS: - A CONNECTIVISM APPROACH. Editado por Chova, L. G.; Belenguer, D. M.; Torres, I. C.. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000318805502057&KeyUID=WOS:000318805502057.
  4. Loureiro, A.; Bettencourt, T.; Santos, A.. 2010. E-LEARNING 2.0-MAXIMIZING COLLABORATION IN A TUTORIAL SETTING. Editado por Chova, L. G.; Belenguer, D. M.; Torres, I. C.. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000318781704025&KeyUID=WOS:000318781704025.
Tese / Dissertação
  1. Duarte, Mário Alexandre Martins. 2018. "PROJETO PCPCE - Plataforma de Centralização e Partilha de Conhecimento e Experiências". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.15/2281.
  2. Melo, Antongnioni Pereira de. 2017. "Informática na educação de jovens e adultos: contribuição para incentivo à pesquisa, a autonomia intelectual e promoção do pensamento crítico". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.15/1795.
  3. Lumbela, Narciso Amoroso Salomão. 2017. "Educação à distância no ensino superior em Moçambique: uma realidade, um desafio.". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.15/2078.
  4. Loureiro, Ana Cristina de Castro. 2013. "Construção de conhecimento em ambientes virtuais : influência das relações interpessoais". http://hdl.handle.net/10773/11532.
  5. Loureiro, Ana Cristina de Castro. 2006. "Aprendizagem híbrida : b-Learning". http://hdl.handle.net/10773/1335.

Outros

Outra produção
  1. Loureiro, Ana. 2016. EaD e b-learning: oportunidades e desafios: vivências e experiências do estudante da era mediatizada e em rede. Apresentação eletrónica e vídeo da comunicação "Vivências e experiências do estudante da era mediatizada e em rede" no eL@IES 2016 — Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior, painel 3. http://hdl.handle.net/10400.15/2392.
  2. Loureiro, Ana. 2014. Special Issue on Learning Analytics. http://www.inderscience.com/info/inarticletoc.php?jcode=ijtel&year=2013&vol=5&issue=2.
  3. Loureiro, Ana. 2012. Young Researcher Special Issue on: "Ground-breaking Ideas in Technology Enhanced Learning". http://www.inderscience.com/info/inarticletoc.php?jcode=ijtel&year=2011&vol=3&issue=6.
  4. Loureiro (Loirie), Ana (Anitia); Sequeira (Reisman), Pedro (Twins). 2008. eprac@SL :espaço de partilha de recursos académicos e científicos em second life. Projecto apoiado pelo Instituto Politécnico de Santarém (ESES, ESDRM), CIDESD,CEF^SL08,in SL.. Incentivar a comunidade académica e científica da ESES e da ESDRM a pesquisar sobre SL;Promover a partilha da informação, de conteúdos e de recursos sobre a SL;Desenvolver conteúdos e recursos sobre a SL;Disponibilizar documentos, artigos, notícias e links que considere pertinentes e úteis no auxilio à i. http://hdl.handle.net/10400.15/411.
  5. Loureiro, Ana. 2005. Od@ceurope: un outil informatique pour découvrir l’Autre par la correspondance scolaire européenne. Software. http://www.odaceurope.net/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/04/26 Freedom and Citizenship - open educational resources (workshop) [https://bit.ly/2ZG0wai] Comenius Association International Week
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
2019/01/26 Workshop (BYOD) Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos. [https://www.slideshare.net/accloureiro/cincia-aberta-e-rea] Mestrado Recursos Digitais em Educação (UC de Recursos Educativos Digitais e Ambientes Educativos Inovadores)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - 2018/06/14 PROJETO PCPCE - Plataforma de Centralização e Partilha de Conhecimento e Experiências
Orientador de Mário Alexandre Martins Duarte
Educação e Comunicação Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016/10/01 - 2017/12/13 Educação a distância no ensino superior em Moçambique: Uma realidade, um desafio.
Orientador de Narciso Amoroso Salomão Lumbela
Educação e Comunicação Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 - 2017 "Informática na Educação de Jovens e Adultos: Contribuição para Incentivo à Pesquisa, a Autonomia Intelectual e Promoção do Pensamento Crítico".
Orientador
Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/04/06 - 2019/04/06 Seminário (BYOD) "Jogos Digitais, Cognição e Aprendizagem" no âmbito do Mestrado Recursos Digitais em Educação (UC de Recursos Educativos Digitais). Professora convidada: Professora Doutora Daniela Ramos (UF Santa Catarina, Brasil) (2019/04/06 - 2019/04/06)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/03/23 - 2019/03/23 Workshop (BYOD) "Ferramentas Digitais no Ensino - A criação de jogos educativos e o desenho de aprendizagens através de apps móveis" no âmbito do Mestrado Recursos Digitais em Educação (UC de Recursos Educativos Digitais). Professora convidada: Professora Doutora Inês Messias (ISCTE-IUL) (2019/03/23 - 2019/03/23)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/01/26 - 2019/01/26 Workshop (BYOD) Ciência Aberta e Recursos Educacionais Abertos no âmbito do Mestrado Recursos Digitais em Educação (UC de Recursos Educativos Digitais). Dinamizado pelas docentes Ana Loureiro e Dina Rocha. (2019/01/26 - 2019/01/26)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/01/12 - 2019/01/12 Workshop (BYOD) Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem no âmbito do Mestrado Recursos Digitais em Educação (UC de Recursos Educativos Digitais e Ambientes Educativos Inovadores). Professor convidado: Professor Doutor João Mattar (PUC-SP e UNINTER, Brasil) (2019/01/12 - 2019/01/12)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/01/16 - Atual Júri dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso nos Cursos de Licenciatura Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Distinções

Outra distinção

2013 Scholarship to participate in the 9th Joint Summer School on Technology Enhanced Learning, 27 to 31 May 2013 in Limassol, Cyprus
European Association of Technology Enhanced Learning (EATEL), Alemanha
2012 Scholarship to participate in the 8th Joint Summer School on Technology Enhanced Learning, 21 to 25 May 2012 in Estoril, Portugal
European Association of Technology Enhanced Learning (EATEL), Alemanha
2011 Scholarship to participate in the 7th Joint Summer School on Technology Enhanced Learning, 30 May to 3 June 2011 in Chania, Crete - Greece
European Association of Technology Enhanced Learning (EATEL), Alemanha
2010 Scholarship to participate in the Doctoral Joint European Summer School on Technology Enhanced Learning 2010, Ohrid - Republic of Macedónia, July 2010
European Association of Technology Enhanced Learning (EATEL), Alemanha
2010 Selected paper from SLActions 2009 Conference to be published at the Journal of Virtual Worlds Research (JVWR) – volume 2, number 5. (ISSN 1941-8477).
Universidade do Minho, Portugal
2010 Selected paper from the VI International Conference of TIC in Education – Challenges 2009 to be included in a book chapter. In: Dias, P. & Osório, A. (Eds.). Aprendizagem (In)Formal. Universidade do Minho.
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2010 Scholarship to participate at the Doctoral Consortium ECTEL 2010, from 29 September to 1 October - Barcelona, Spain
European Association of Technology Enhanced Learning (EATEL), Alemanha
2009 Grant for Doctoral research thesis (SFRH/BD/48629/2008)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2004 Master Dissertation Grant
Universidade de Aveiro, Portugal