???global.info.a_carregar???
António B.M. Pinto is a researcher at the Center for Interdisciplinary Studies in Education and Development (CeiED) at the Lusófona University of Humanities and Technologies (ULHT) in Lisbon. Doctor of Education (ULHT); Master in Education Administration and Planning from Universidade Portucalense do Porto; Graduate in Electrical and Machinery Engineering from the Instituto Superior de Engenharia do Porto; Degree in Organization and Curriculum Development by the Escola Superior de Educação do Porto. He taught 40 years in Secondary Education at Escola Oficial, where he is currently retired. He edited several articles in specialized magazines as author and co-author, published several textbooks in Portuguese in the field of electrotechnics-electronics; coordinator and author of national exam tests for the 12th year of Digital Systems of Secondary Education, for 6 years; coordinator and author of the curricular subjects of the Technological Course of Electrotechnics and Electronics of Secondary Education in Portugal.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António Bernardo Morais Pinto

Nomes de citação

  • Pinto, António Bernardo Morais

Identificadores de autor

Ciência ID
9517-D1D6-DE61
ORCID iD
0000-0003-0307-8631

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2011
Concluído
Doutoramento em Educação (PhD in Education) (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"O "In"Escolar dos Alunos do Ensino Profissional (The "In" of the Students of the Professional Education)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção (Approved with distinction)
2004
Concluído
Mestrado em Administração e Planificação da Educação (Master of Science in Management and Planning of Education) (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"A Formação de Professores na Perspectiva do Ensino Secundário Tecnológico de eletrotecnia-eletrónica-Análise das Necessidades Formativas (The Training of Teachers in the Perspective of Technological" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom (Very good)
2001
Concluído
Licenciatura em Organização e Desenvolvimento Curricular (Degree in Organization and Curriculum Development) (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
"Formação de Professores (Teacher training)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 valores
1974
Concluído
Engenharia de Eletrotecnia e Máquinas (Engineering of Electrotechnology and Machines) (Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
"Eletrotecnia e Máquinas (Electrical Engineering)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
12,3 valores
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/01/01 - 2022/07/31 Investigador Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
1975/01 - 2011/11 Professor (Professor do Ensino Secundário) Escola Secundária de Ermesinde, Portugal
1998/10/01 - 2004/07/31 Especialista do Curso Tecnológico de Eletrotecnia/Eletrónica do Ensino Secundário (Specialist in the Technological Course of Electrotechnology / Electronic Secondary Education) Ministério da Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Tashtoush, Abdullah. "Discovering/feeling economic literacy in everyday school ptractice (O descobrir/sentir a literacia económica, no quotidiano da prática escolar).". Trabalho apresentado em XIV Congresso SPCE 2018, Coimbra, 2018.
    Submetido • 10.1109/ems.2015.18
  2. Pinto, António. "Supervisão Pedagógica: Uma caça às bruxas ou às boas práticas?". 2016.
  3. Pinto, António Bernardo Morais. "Influência do género nos saberes e na construção da identidade docente no processo de ensino aprendizagem.". Trabalho apresentado em 1ª Conferência SPCE - SEC (Centro Cultural de Belém & Universidade Lusófona)- A Educação Comparada para além dos números, In atas do Congresso sobre "a Educação Comparada para além dos números. Contextos locais, realidades nacionais e processos transnacio, Lisbos, 2016.
    Publicado
  4. Pinto, António. "As reformas e os contextos sociais do ensino técnico e profissional em Portugal". 2015.
  5. Pinto, António Bernardo Morais. ""As reformas e os contextos sociais do ensino técnico e profissional em Portugal". Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas. Braga.". Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Atores, Políticas e Práticas.Universidade do Minho, Braga, 2015.
    Publicado
  6. Pinto, António Bernardo Morais. ""O (in)sucesso escolar no ensino profissional: uma avaliação atual"". Trabalho apresentado em O (in)sucesso escolar no ensino profissional: uma avaliação atual", trabalho apresentado em IV Congresso Ibero-Americano de Políticas da Educação, Porto, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Fernando Manuel Ferreira Rodrigues Silva; António Bernardo Morais Pinto. "Supervisão pedagógica: uma caça às bruxas ou às boas práticas?". Revista Caribeña de Ciencias Sociales 12 2 (2023): 803-817. http://dx.doi.org/10.55905/rcssv12n2-021.
    10.55905/rcssv12n2-021
  2. Rodrigues, Fernando; Pinto, António. "Origin and Trajectories of Secondary Vocational Education and Training in Portugal: The New Normality in the Context of the Coronavirus Disease Framed in a European Scenario". European Journal of Educational Management 6 1 (2023): 45-58. http://dx.doi.org/10.12973/eujem.6.1.45.
    Publicado • 10.12973/eujem.6.1.45
  3. Pinto, António; Silva, Fernando Rodrigues; Delgado, Paulo; Diogo, Fernando. "O ensino vocacional secundário: Contexto político e práticas escolares de uma oferta de ensino descontinuada". Education Policy Analysis Archives 28 (2020): 40. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.28.4098.
    Publicado • 10.14507/epaa.28.4098
  4. Pinto, António Bernardo Morais. "Cursos Profissionais do Ensino Secundário: processos, impactos e desafios". Sensos-e ICRE´2019 7 1 (2020): 46-56. {http://dx.doi.org/10.1080/23267224.1920.10651537}.
    Publicado • 10.1080/23267224.1920.10651537
  5. Pinto, António Bernardo Morais; Delgado, Paulo; Martins, Alcina. "Significados e perspetivas do insucesso escolar no ensino profissional em Poirtugal". Revista Cadernos de Educação Nº 51 - 2015 51 51 (2015): 1-21.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Pinto, António Bernardo Morais. "Secondary Vocacional Education: Political Contexto and School Practices of a descontinued teaching offer (O Ensino Vocacional Secundário: Contexto Político e Práticas Escolares de uma Oferta de Ensino Descontinuada)", 2020, {http://dx.doi.org/10.14507/epaa.28.4098}.
  2. Pinto, António Bernardo Morais. "Significados e perspetivas do insucesso escolar no ensino profissional em Poirtugal", Revista Cadernos de Educação Nº 51 - 2015, 2015
  3. Pinto, António Bernardo Morais. "Currículo por competências e sucesso escolar no ensino profissional: uma relação por construir", 2014, {http://dx.doi.org/10.14507/epaa.28.4098}.
  4. Pinto, António Bernardo Morais. "Currículo por competências e o sucesso escolar no ensino profissional: uma relação por construir", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 2014, www.uceditora.ucp.pt.
Manual
  1. Pinto, António Bernardo Morais. Coordenador e autor das provas de exames nacionais de Sistemas Digitais e dos diversos documentos de apoio (1995 a 2005 - no ano de 2005 foram abolidos os exames nacionais para a conclusão do 12º ano).. Portugal. 1995.
  2. Pinto, António Bernardo Morais. Coordenador e autor da equipa que concebeu os currículos das disciplinas da componente de formação técnica do curso tecnológico de eletrotecnia-eletrónica e curso prosseguimento de estudos; definição e análise das propostas de (re)equipamento das escolas do ensino secundário de todo o país (laboratórios e oficinas); definição com análise técnica das propostas das empresas concorrentes.. Portugal. 1992.
Poster em conferência
  1. Pinto, António Bernardo Morais. "Cursos Profissionais do Ensino Secundário: processos, impactos e desafios". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research in Education - ICRE 2019 - 2ND EDITION, 2019.

Propriedade Intelectual

Registo de direitos de autor
  1. 2003. "Tecnologias de Eletrotecnia e Eletrónica do 12º ano".
  2. 2001. "Práticas Oficinais e Laboratoriais do 11º ano".
  3. 1997. "Práticas Oficinais e Laboratoriais de Eletrotecnia-Eletrónica do 12º ano".
  4. 1997. "Tecnologias de Eletrotecnia e Eletrónica do 10º ano".
  5. 1995. "Práticas Oficinais e Laboratoriais do 10º ano".
  6. 1995. "Tecnologias de Eletrotecnia e Eletrónica do 11º ano".
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2016 Influência do género nos saberes e na construção da identidade docente no processo de ensino-aprendizagem 1ª Conferência SPCE - SEC - Lisboa: Centro Cultural de Belém & Universidade Lusófona
SPCE - Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2015 As Reformas e os Contextos Sociais do Ensino Técnico e Profissional em Portugal II Congresso internacional de ciências da educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014 O (in) sucesso escolar no ensino profissional: uma avaliação atual O (in) sucesso escolar no ensino profissional: uma avaliação atual, IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração Escolar da Educação/VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
(Porto, Portugal)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/05/28 O ensino profissional como via para a inserção laboral e o desenvolvimento profissioonal
Arguente principal
Nuno André Vales da Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017/12/14 Repercussões da reformulação do Curso de Engenharia Mecânica-IFSul Câmpus Passo Fundo na Comunidade Académica
Arguente principal
Alexsander Furtado Carneiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 A importância dos hábitos de leitura no desenvolvimento da oralidade
Arguente principal
Maria do Carmo Gonçalves Rodrigues Amaral (Mestrado)
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2014 Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho
Arguente principal
Carla Fernanda Carvalho Magalhães (Mestrado)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/01 - Atual SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação
2014/04 - Atual FPAE - Fórum Português de Administração Educacional