???global.info.a_carregar???
António B.M. Pinto is a researcher at the Center for Interdisciplinary Studies in Education and Development (CeiED) at the Lusófona University of Humanities and Technologies (ULHT) in Lisbon. Doctor of Education (ULHT); Master in Education Administration and Planning from Universidade Portucalense do Porto; Graduate in Electrical and Machinery Engineering from the Instituto Superior de Engenharia do Porto; Degree in Organization and Curriculum Development by the Escola Superior de Educação do Porto. He taught 40 years in Secondary Education at Escola Oficial, where he is currently retired. He edited several articles in specialized magazines as author and co-author, published several textbooks in Portuguese in the field of electrotechnics-electronics; coordinator and author of national exam tests for the 12th year of Digital Systems of Secondary Education, for 6 years; coordinator and author of the curricular subjects of the Technological Course of Electrotechnics and Electronics of Secondary Education in Portugal.
Identification

Personal identification

Full name
António Bernardo Morais Pinto

Citation names

  • Pinto, António Bernardo Morais

Author identifiers

Ciência ID
9517-D1D6-DE61
ORCID iD
0000-0003-0307-8631

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
English Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Beginner (A1)
French Beginner (A1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Beginner (A1)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Intermediate (B1) Beginner (A1) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2011
Concluded
Doutoramento em Educação (PhD in Education) (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"O "In"Escolar dos Alunos do Ensino Profissional (The "In" of the Students of the Professional Education)" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado com distinção (Approved with distinction)
2004
Concluded
Mestrado em Administração e Planificação da Educação (Master of Science in Management and Planning of Education) (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
"A Formação de Professores na Perspectiva do Ensino Secundário Tecnológico de eletrotecnia-eletrónica-Análise das Necessidades Formativas (The Training of Teachers in the Perspective of Technological" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom (Very good)
2001
Concluded
Licenciatura em Organização e Desenvolvimento Curricular (Degree in Organization and Curriculum Development) (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
"Formação de Professores (Teacher training)" (THESIS/DISSERTATION)
14 valores
1974
Concluded
Engenharia de Eletrotecnia e Máquinas (Engineering of Electrotechnology and Machines) (Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal
"Eletrotecnia e Máquinas (Electrical Engineering)" (THESIS/DISSERTATION)
12,3 valores
Affiliation

Others

Category
Host institution
Employer
2012/01/01 - 2022/07/31 Investigador Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
1975/01 - 2011/11 Professor (Professor do Ensino Secundário) Escola Secundária de Ermesinde, Portugal
1998/10/01 - 2004/07/31 Especialista do Curso Tecnológico de Eletrotecnia/Eletrónica do Ensino Secundário (Specialist in the Technological Course of Electrotechnology / Electronic Secondary Education) Ministério da Educação, Portugal
Outputs

Publications

Conference paper
  1. Tashtoush, Abdullah. "Discovering/feeling economic literacy in everyday school ptractice (O descobrir/sentir a literacia económica, no quotidiano da prática escolar).". Paper presented in XIV Congresso SPCE 2018, Coimbra, 2018.
    Submitted • 10.1109/ems.2015.18
  2. Pinto, António. "Supervisão Pedagógica: Uma caça às bruxas ou às boas práticas?". 2016.
  3. Pinto, António Bernardo Morais. "Influência do género nos saberes e na construção da identidade docente no processo de ensino aprendizagem.". Paper presented in 1ª Conferência SPCE - SEC (Centro Cultural de Belém & Universidade Lusófona)- A Educação Comparada para além dos números, In atas do Congresso sobre "a Educação Comparada para além dos números. Contextos locais, realidades nacionais e processos transnacio, Lisbos, 2016.
    Published
  4. Pinto, António. "As reformas e os contextos sociais do ensino técnico e profissional em Portugal". 2015.
  5. Pinto, António Bernardo Morais. ""As reformas e os contextos sociais do ensino técnico e profissional em Portugal". Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas. Braga.". Paper presented in II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: Atores, Políticas e Práticas.Universidade do Minho, Braga, 2015.
    Published
  6. Pinto, António Bernardo Morais. ""O (in)sucesso escolar no ensino profissional: uma avaliação atual"". Paper presented in O (in)sucesso escolar no ensino profissional: uma avaliação atual", trabalho apresentado em IV Congresso Ibero-Americano de Políticas da Educação, Porto, 2014.
    Published
Conference poster
  1. Pinto, António Bernardo Morais. "Cursos Profissionais do Ensino Secundário: processos, impactos e desafios". Paper presented in Porto International Conference on Research in Education - ICRE 2019 - 2ND EDITION, 2019.
Journal article
  1. Fernando Manuel Ferreira Rodrigues Silva; António Bernardo Morais Pinto. "Supervisão pedagógica: uma caça às bruxas ou às boas práticas?". Revista Caribeña de Ciencias Sociales 12 2 (2023): 803-817. http://dx.doi.org/10.55905/rcssv12n2-021.
    10.55905/rcssv12n2-021
  2. Rodrigues, Fernando; Pinto, António. "Origin and Trajectories of Secondary Vocational Education and Training in Portugal: The New Normality in the Context of the Coronavirus Disease Framed in a European Scenario". European Journal of Educational Management 6 1 (2023): 45-58. http://dx.doi.org/10.12973/eujem.6.1.45.
    Published • 10.12973/eujem.6.1.45
  3. Pinto, António; Silva, Fernando Rodrigues; Delgado, Paulo; Diogo, Fernando. "O ensino vocacional secundário: Contexto político e práticas escolares de uma oferta de ensino descontinuada". Education Policy Analysis Archives 28 (2020): 40. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.28.4098.
    Published • 10.14507/epaa.28.4098
  4. Pinto, António Bernardo Morais. "Cursos Profissionais do Ensino Secundário: processos, impactos e desafios". Sensos-e ICRE´2019 7 1 (2020): 46-56. {http://dx.doi.org/10.1080/23267224.1920.10651537}.
    Published • 10.1080/23267224.1920.10651537
  5. Pinto, António Bernardo Morais; Delgado, Paulo; Martins, Alcina. "Significados e perspetivas do insucesso escolar no ensino profissional em Poirtugal". Revista Cadernos de Educação Nº 51 - 2015 51 51 (2015): 1-21.
    Published
Magazine article
  1. Pinto, António Bernardo Morais. "Secondary Vocacional Education: Political Contexto and School Practices of a descontinued teaching offer (O Ensino Vocacional Secundário: Contexto Político e Práticas Escolares de uma Oferta de Ensino Descontinuada)", 2020, {http://dx.doi.org/10.14507/epaa.28.4098}.
  2. Pinto, António Bernardo Morais. "Significados e perspetivas do insucesso escolar no ensino profissional em Poirtugal", Revista Cadernos de Educação Nº 51 - 2015, 2015
  3. Pinto, António Bernardo Morais. "Currículo por competências e sucesso escolar no ensino profissional: uma relação por construir", 2014, {http://dx.doi.org/10.14507/epaa.28.4098}.
  4. Pinto, António Bernardo Morais. "Currículo por competências e o sucesso escolar no ensino profissional: uma relação por construir", Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 2014, www.uceditora.ucp.pt.
Manual
  1. Pinto, António Bernardo Morais. Coordenador e autor das provas de exames nacionais de Sistemas Digitais e dos diversos documentos de apoio (1995 a 2005 - no ano de 2005 foram abolidos os exames nacionais para a conclusão do 12º ano).. Portugal. 1995.
  2. Pinto, António Bernardo Morais. Coordenador e autor da equipa que concebeu os currículos das disciplinas da componente de formação técnica do curso tecnológico de eletrotecnia-eletrónica e curso prosseguimento de estudos; definição e análise das propostas de (re)equipamento das escolas do ensino secundário de todo o país (laboratórios e oficinas); definição com análise técnica das propostas das empresas concorrentes.. Portugal. 1992.

Intellectual property

Copyright registration
  1. 2003. "Tecnologias de Eletrotecnia e Eletrónica do 12º ano".
  2. 2001. "Práticas Oficinais e Laboratoriais do 11º ano".
  3. 1997. "Práticas Oficinais e Laboratoriais de Eletrotecnia-Eletrónica do 12º ano".
  4. 1997. "Tecnologias de Eletrotecnia e Eletrónica do 10º ano".
  5. 1995. "Práticas Oficinais e Laboratoriais do 10º ano".
  6. 1995. "Tecnologias de Eletrotecnia e Eletrónica do 11º ano".
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2016 Influência do género nos saberes e na construção da identidade docente no processo de ensino-aprendizagem 1ª Conferência SPCE - SEC - Lisboa: Centro Cultural de Belém & Universidade Lusófona
SPCE - Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2015 As Reformas e os Contextos Sociais do Ensino Técnico e Profissional em Portugal II Congresso internacional de ciências da educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014 O (in) sucesso escolar no ensino profissional: uma avaliação atual O (in) sucesso escolar no ensino profissional: uma avaliação atual, IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração Escolar da Educação/VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
(Porto, Portugal)

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021/05/28 O ensino profissional como via para a inserção laboral e o desenvolvimento profissioonal
(Thesis) Main arguer
Nuno André Vales da Cunha (Master)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017/12/14 Repercussões da reformulação do Curso de Engenharia Mecânica-IFSul Câmpus Passo Fundo na Comunidade Académica
(Thesis) Main arguer
Alexsander Furtado Carneiro (Master)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2015 A importância dos hábitos de leitura no desenvolvimento da oralidade
(Thesis) Main arguer
Maria do Carmo Gonçalves Rodrigues Amaral (Master)
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
2014 Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho
(Thesis) Main arguer
Carla Fernanda Carvalho Magalhães (Master)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2015/01 - Current SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação
2014/04 - Current FPAE - Fórum Português de Administração Educacional