???global.info.a_carregar???
Elsa Canelo. Operates in the area (s) of Social Sciences with an emphasis on Educational Sciences with an emphasis on General Education. In its Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: "Animal Assisted Reading"; "Bioecological development theory"; "Biophilia hypothesis"; "Difficulties in learning to read"; "Human-animal interaction"; "School self-concept".
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Elsa Canelo

Nomes de citação

  • Canelo, Elsa
  • Canelo, E.

Identificadores de autor

Ciência ID
9319-28C9-C983

Moradas

  • Av. de Berna 26-C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2015/09 - 2020/06/12
Em curso
Ecologia Humana (Doutoramento)
Especialização em Leitura Assistida por Animais
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O Uso da Terapia Assistida Por Animais na Superação de Dificuldades de Leitura em Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015/03/26
Concluído
Da Oralidade à Escrita: Percursos Pedagógicos na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico (Outros)
Especialização em Ensino
Ministério da Educação e Cultura, Portugal

Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Portugal

Agrupamento de Escolas Amadora Oeste, Portugal
2009/09/07
Concluído
Formação Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP): Formação Continua de Professores (Outros)
Especialização em Ensino
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
Muito Bom
2008/09/29
Concluído
Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º CEB- 1º Ano (Outros)
Especialização em Ensino
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
Muito Bom
2004/10/28
Concluído
Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos (Mestrado)
Especialização em Ciências Sociais
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A Conservação da Biodiversidade: O Caso do Lince-Ibérico nas Serras da Malcata e Gata" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2000
Concluído
Professores do Ensino Básico, variante de Português e Francês (Licenciatura)
Especialização em Ensino
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
14
Percurso profissional

Outras Carreiras

1999 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário)
Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2022 Read4Succeed (2019-2020) Improving migrant, refugee and from deprived neighborhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program
2019-1-PT01-KA201-061410
Outra
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Canelo, Elsa; Lopes, Cristina. "Affiliation with nature: learning to read with dogs in the school ecosystem in Portugal". Trabalho apresentado em XXIII International Conference of the Society for Human Ecology (SHE), Lisboa, 2018.
    Publicado
  2. Canelo, Elsa. "O Uso da Terapia Assistida por Animais na Superação de Dificuldades de Leitura em Crianças do Primeiro Ciclo do Ensino Básico em Portugal". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional sobre Animais de ajuda social – Assistência e intervenções Assistidas, Oliveira de Azeméis, 2017.
Artigo em revista
  1. Canelo, Elsa. "Perceptions of Animal Assisted Reading and its Results Reported by Involved Children, Parents and Teachers of a Portuguese Elementary School". Human Animal Interaction Bulletin 8 3 (2020): 92-110. https://www.apa-hai.org/human-animal-interaction/haib/perceptions-of-animal-assisted-reading-and-its-results-reported-by-involved-children-parents-and-teachers-of-a-portuguese-elementary-school/.
    Acesso aberto • Publicado
Tese / Dissertação
  1. Canelo, Elsa. "A Conservação da Biodiversidade - O Caso do Lince-ibérico na Serra da Malcata e na Serra da Gata". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2004.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/07/08 Affiliation with nature: learning to read with dogs in the school ecosystem in Portugal XXIII International Conference of the Society for Human Ecology (SHE)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2008/06/30 Plantas, Sementes e Germinação 1º Encontro do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/10/28 - 2018/10/29 Especialistas, portugueses e espanhóis, reuniram-se para debater o tema - Intervenções Assistidas por Animais: o animal como parte integrante de diversas intervenções em áreas como a saúde e educação, em que a presença do mesmo é um facilitador para atingir resultados positivos. O recurso a Intervenções Assistidas por Animais (IAA) é cada vez maior e, por esse motivo, vários técnicos, especificamente psicólogos, professores e médicos, treinadores debateram a aplicação deste tipo de intervenções em diversos casos.
Conferência
2ª Conferência Internacional de Intervenções Assistidas por Animais
Centro Cultural de Cascais, Portugal
2008/06/30 - 2008/06/30 Realizou-se um balanço sobre a importância da educação em Ciências nos primeiros anos de escolaridade orientada por ideais humanistas que integram os saberes científicos na cultura. Destacaram-se as finalidades da educação em Ciências para todas as crianças, com particular ênfase na promoção da literacia científica própria deste nível etário.
Encontro
1º Encontro do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2005/05/19 - 2005/05/19 A visão holística da Saúde remete para a gestão autárquica uma responsabilidade acrescida ao nível do Planeamento urbanístico, Intervenção social, Politica educativa, Gestão ambiental e Cooperação na política de Saúde Pública.
Encontro
Encontro “Cidade, Ambiente e Saúde”
Câmara Municipal da Amadora, Portugal

Serviço de Saúde Pública, Portugal
2004/10/08 - 2004/10/08 This project aimed to demonstrate the potential benefits from game and biodiversity resulting from the use of game crops as a management option.
Seminário
Seminário “Gestão de habitat para a fauna em meio agro-florestal”
Universidade de Lisboa Centro de Ecologia Aplicada Prof Baeta Neves, Portugal
2002/11/27 - 2002/11/27 A importância das relações e da cooperação entre as famílias e as escolas como fator fundamental para a promoção do sucesso escolar das crianças.
Seminário
Seminário "Pais e escola- parceria para o sucesso"
Instituto Superior de Educação e Trabalho, Portugal
2001/12/10 - 2001/12/10 A importância de conhecer e respeitar as diferentes culturas das minorias étnicas que constituem o tecido social do concelho da Amadora é crucial para a sua integração. Neste workshop, alunos da Escola Intercultural da Amadora apresentaram costumes, tradições e gastronomia da sua cultura.
Oficina (workshop)
Cabo Verde: Cultura e Tradições
Pelouro das Minorias Étnicas e Comunidades Imigrantes , Portugal

Câmara Municipal da Amadora, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/09/23 - Atual Child-Animal Interaction Research Network: CAIRN (School of Health in Social Sciences - University of Edinburgh) CAIRN brings together academic researchers from different universities who are actively investigating relationships between children and animals.