???global.info.a_carregar???
Elsa Canelo. Operates in the area (s) of Social Sciences with an emphasis on Educational Sciences with an emphasis on General Education. In its Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: "Animal Assisted Reading"; "Bioecological development theory"; "Biophilia hypothesis"; "Difficulties in learning to read"; "Human-animal interaction"; "School self-concept".
Identification

Personal identification

Full name
Elsa Canelo

Citation names

  • Canelo, Elsa
  • Canelo, E.

Author identifiers

Ciência ID
9319-28C9-C983

Addresses

  • Rua Reis Pinto Nº 8 B - ALTA DE LISBOA, 1750-400 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences - Education, General

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
French Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Intermediate (B1)
English Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1)
Spanish; Castilian Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1) Advanced (C1) Intermediate (B1)
Italian Elementary (A2) Elementary (A2) Beginner (A1) Elementary (A2) Beginner (A1)
Education
Degree Classification
2015/09 - 2020/06/12
Concluded
Ecologia Humana (Doutoramento)
Major in Leitura Assistida por Animais
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O Uso da Terapia Assistida Por Animais na Superação de Dificuldades de Leitura em Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal" (THESIS/DISSERTATION)
Bom com Distinção
2015/03/26
Concluded
Da Oralidade à Escrita: Percursos Pedagógicos na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico (Outros)
Major in Ensino
Ministério da Educação e Cultura, Portugal

Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Portugal

Agrupamento de Escolas Amadora Oeste, Portugal
2009/09/07
Concluded
Formação Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP): Formação Continua de Professores (Outros)
Major in Ensino
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
Muito Bom
2008/09/29
Concluded
Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1º CEB- 1º Ano (Outros)
Major in Ensino
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
Muito Bom
2004/10/28
Concluded
Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos (Mestrado)
Major in Ciências Sociais
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A Conservação da Biodiversidade: O Caso do Lince-Ibérico nas Serras da Malcata e Gata" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
2000
Concluded
Professores do Ensino Básico, variante de Português e Francês (Licenciatura)
Major in Ensino
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
14
Affiliation

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2021/09/01 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Associação Portuguesa de Neurofibromatose (APNF), Portugal
Ministério da Educação e Cultura, Portugal
1999 - 2021/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2019/09 - 2022 Read4Succeed (2019-2020) Improving migrant, refugee and from deprived neighborhood children reading skills through an Animal Assisted Reading program
Other
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação
Ongoing
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Lopes, Cristina; Canelo, Elsa. "Enhancing Children's Learning and Motivation Through Animal-Assisted Education". 155-173. Lisbon, Portugal: IGI Global, 2022.
    Published • 10.4018/978-1-7998-9750-7.ch007
Conference paper
  1. Canelo, Elsa; Lopes, Cristina. "Affiliation with nature: learning to read with dogs in the school ecosystem in Portugal". Paper presented in XXIII International Conference of the Society for Human Ecology (SHE), Lisboa, 2018.
    Published
  2. Canelo, Elsa. "O Uso da Terapia Assistida por Animais na Superação de Dificuldades de Leitura em Crianças do Primeiro Ciclo do Ensino Básico em Portugal". Paper presented in I Congresso Internacional sobre Animais de ajuda social – Assistência e intervenções Assistidas, Oliveira de Azeméis, 2017.
Journal article
  1. Canelo, Elsa. "Perceptions of Animal Assisted Reading and its Results Reported by Involved Children, Parents and Teachers of a Portuguese Elementary School". Human Animal Interaction Bulletin 8 3 (2020): 92-110. https://www.apa-hai.org/human-animal-interaction/haib/perceptions-of-animal-assisted-reading-and-its-results-reported-by-involved-children-parents-and-teachers-of-a-portuguese-elementary-school/.
    Open access • Published
Thesis / Dissertation
  1. Canelo, Elsa. "O Uso da Terapia Assistida por Animais na Superação de Dificuldades de Leitura em Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal". PhD, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2021. http://hdl.handle.net/10362/119337.
  2. Canelo, Elsa. "A Conservação da Biodiversidade - O Caso do Lince-ibérico na Serra da Malcata e na Serra da Gata". Master, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2004. http://hdl.handle.net/10362/118454.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2022/06/24 Leitura Assistida por Cães (Cães&Livros - R.E.A.D. Portugal) com crianças com Neurofibromatose: relatos de um Projeto
Instituto superior de Educação e Ciências - ISEC, Lisboa (Lisbon, Portugal)
2018/07/08 Affiliation with nature: learning to read with dogs in the school ecosystem in Portugal XXIII International Conference of the Society for Human Ecology (SHE)
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2008/06/30 Plantas, Sementes e Germinação 1º Encontro do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2018/10/28 - 2018/10/29 Especialistas, portugueses e espanhóis, reuniram-se para debater o tema - Intervenções Assistidas por Animais: o animal como parte integrante de diversas intervenções em áreas como a saúde e educação, em que a presença do mesmo é um facilitador para atingir resultados positivos. O recurso a Intervenções Assistidas por Animais (IAA) é cada vez maior e, por esse motivo, vários técnicos, especificamente psicólogos, professores e médicos, treinadores debateram a aplicação deste tipo de intervenções em diversos casos.
Conference
2ª Conferência Internacional de Intervenções Assistidas por Animais
Centro Cultural de Cascais, Portugal
2008/06/30 - 2008/06/30 Realizou-se um balanço sobre a importância da educação em Ciências nos primeiros anos de escolaridade orientada por ideais humanistas que integram os saberes científicos na cultura. Destacaram-se as finalidades da educação em Ciências para todas as crianças, com particular ênfase na promoção da literacia científica própria deste nível etário.
Meeting
1º Encontro do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2005/05/19 - 2005/05/19 A visão holística da Saúde remete para a gestão autárquica uma responsabilidade acrescida ao nível do Planeamento urbanístico, Intervenção social, Politica educativa, Gestão ambiental e Cooperação na política de Saúde Pública.
Meeting
Encontro “Cidade, Ambiente e Saúde”
Câmara Municipal da Amadora, Portugal

Serviço de Saúde Pública, Portugal
2004/10/08 - 2004/10/08 This project aimed to demonstrate the potential benefits from game and biodiversity resulting from the use of game crops as a management option.
Seminar
Seminário “Gestão de habitat para a fauna em meio agro-florestal”
Universidade de Lisboa Centro de Ecologia Aplicada Prof Baeta Neves, Portugal
2002/11/27 - 2002/11/27 A importância das relações e da cooperação entre as famílias e as escolas como fator fundamental para a promoção do sucesso escolar das crianças.
Seminar
Seminário "Pais e escola- parceria para o sucesso"
Instituto Superior de Educação e Trabalho, Portugal
2001/12/10 - 2001/12/10 A importância de conhecer e respeitar as diferentes culturas das minorias étnicas que constituem o tecido social do concelho da Amadora é crucial para a sua integração. Neste workshop, alunos da Escola Intercultural da Amadora apresentaram costumes, tradições e gastronomia da sua cultura.
Workshop
Cabo Verde: Cultura e Tradições
Pelouro das Minorias Étnicas e Comunidades Imigrantes , Portugal

Câmara Municipal da Amadora, Portugal

Association member

Society Organization name Role
2020/09/23 - Current Child-Animal Interaction Research Network: CAIRN (School of Health in Social Sciences - University of Edinburgh) CAIRN brings together academic researchers from different universities who are actively investigating relationships between children and animals.

Consulting

Activity description Institution / Organization
2021 - 2021 TRADUÇÃO DO WHITE PAPER DA IAHAIO O White Paper é um documento e uma comunicação oficial da IAHAIO e seu idioma oficial é o inglês. A versão em português foi traduzida por ABRE – Associação Brasileira de Reabilitação Equestre e pelo Médico Veterinário John Gilbert Banfield, a Srª Elsa Canelo (Ph.D.) revisou a tradução e a IAHAIO autorizou a tradução. Se houver uma controvérsia sobre o conteúdo da tradução, redação etc., a versão original em inglês serve como referência principal.