Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- José António Oliveira Martins
Nomes de citação
- Martins, José
- Martins, José Oliveira
- Martins, J.
- Martins, J. O.
- Martins, José António
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8A1A-8C2F-161B
- ORCID iD
- 0000-0002-7840-4705
Endereços de correio eletrónico
- jmartins@uc.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras Largo da Porta Férrea, 3004-530, Coimbra, Coimbra, Portugal (Profissional)
Websites
- https://coimbra.academia.edu/Jos%C3%A9OliveiraMartins (Académico)
- https://apps.uc.pt/mypage/faculty/uc45186/pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Italiano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Polaco | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1996/10 - 2016/03
Concluído
|
Ph.D. (Doutoramento)
Especialização em Music History and Theory
University of Chicago Department of Music, Estados Unidos
"The Dasian, Guidonian, and Affinity Spaces in Twentieth-Century Music" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1992/10 - 1996/06
Concluído
|
Master of Music (Mestrado)
Especialização em Music Theory and Violin Performance (Double Major)
Northwestern University Henry and Leigh Bienen School of Music, Estados Unidos
"Force-Counterforce: Accentual Balance in the Music of the Classical Period." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
4.0 |
1989/09 - 1992/06
Concluído
|
Instrumento - Performance (Licenciatura)
Especialização em Violin
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
"Recital - Program" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/08/01 - 2019/08 | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal | ||
2012/01/01 - 2012/08/01 | Pós-doutorado (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal | ||
2011/07/01 - 2011/12/31 | Investigador visitante (Investigação) | Princeton University Department of Music, Estados Unidos |
Princeton University Department of Music, Estados Unidos |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal | ||
2008/07/01 - 2015/06/30 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | University of Rochester, Estados Unidos |
University of Rochester Eastman School of Music, Estados Unidos | ||
2006/01/01 - 2008/06/30 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | The University of Iowa, Estados Unidos |
The University of Iowa, Estados Unidos | ||
2004 - 2005 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal |
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal | ||
2001/01 - 2003/12 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Lake Forest College, Estados Unidos |
Lake Forest College, Estados Unidos | ||
1998/08 - 2002/06 | Assistente (Docente Universitário) | University of Chicago Department of Music, Estados Unidos |
University of Chicago Department of Music, Estados Unidos |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/07/01 - Atual | DIRECTOR (COORDENADOR CIENTÍFICO) OF RESEARCH UNIT | Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal | ||
2021/03 - 2023 | PRESIDENT - PORTUGUESE SOCIETY OF MUSIC RESEARCH | SOCIEDADE PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA, Portugal |
SOCIEDADE PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA, Portugal | ||
2017/01 - 2019/06 | VICE-DIRECTOR OF RESEARCH UNIT | Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
1996 - 2000 | Dasian, Guidonian, and Affinity Spaces in Twentieth-Century Music
Bolseiro de Doutoramento
University of Chicago Department of Music, Estados Unidos
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - 2023 | Strategic Plan - Centre for Interdisciplinary Studies | University of Coimbra
UIDB/00460/2020
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019 - 2023 | Programatic Plan - Centre for Interdisciplinary Studies | University of Coimbra
UIDP/00460/2020
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
|
Em curso
|
2015/05/01 - 2019/09/01 | IF/01458/2014/CP1213/CT0003
IF/01458/2014/CP1213/CT0003
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015/05 - 2015/05 | Conceptual music-models of multi-layered harmonic experience
SFRH/BPD/104207/2014
Investigador Pós-doutorado
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Desativado
|
2012/01/01 - 2012/08/01 | Affinity space, Modulation Space, and Geometrical Representations of Musical Systems
SFRH/BPD/74117/2010
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/07/01 - 2011/12/31 | Geometrical Representations of Musical Systems
SFRH/BPD/74117/2010
Bolseiro de Investigação
Princeton University Department of Music, Estados Unidos
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007/06 - 2007/08 | Language, Temporality and Harmony in the Music of Witold Lutoslawski and 20th c. Polish Music
Investigador responsável
Polish Music Information Centre , Polónia
|
The University of Iowa
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Interpretação artística |
|
Programa de rádio / tv |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/05/27 | VOZ, CORPO E MODULAÇÃO INTERNA NO TOM TRÁGICO, MAIS VIOLENTO QUE SENTIMENTAL, DA MÚSICA DE CARLOS PAREDES | DIÁLOGOS DA TEORIA - CICLO EM DIÁLOGO COM RIBEIRO-PEREIRA
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO (PORTO, Portugal)
|
2020/11/24 | CONCEPTUAL REPRESENTATIONS AND EXPERIENCE OF HARMONIC DISTANCE IN MULTILAYERED MUSIC REPRESENTACIONES CONCEPTUALES Y EXPERIENCIA DE LA DISTANCIA ARMÓNICA EN LA MÚSICA MULTIESTRATOS | Análisis musical: la práctica y metodología
Universidad Complutense de Madrid, Departamento de Musicología, Facultad de Geografía e Historia (MADRID, Espanha)
|
2019/12 | KEYNOTE SPEAKER: LAYERING AND DIFFERENTIATION OF PITCH SPACE IN THE WRITING FOR PIANO IN TWENTIETH-CENTURY MUSIC MODERNISM | IV International Contemporary Piano Meeting
Instituto Politécnico do Porto; CESEM (Porto, Portugal)
|
2019/11 | KEYNOTE SPEAKER: MUSIC AS ANALYSIS, ANALYSIS AS MUSIC: CLAIMING MUSIC AS ONE’S OWN | IX ENIM: Encontro de Investigac¸a~o em Mu´sica,
Universidade Nova de Lisboa, FCSH, 14–16 Novembro (Lisbon, Portugal)
|
2019/10 | KIŠ ŽUVELA, SANJA, and MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2019. “Aural perception of bitonality compared with an analysis using the scalar dissonance model”, First International Conference on Psychology and Music – Interdisciplinary Encounters, University of Arts in Belgrade)24–26 October) https://psychologyandmusicconference2019.wordpress.com/ | First International Conference on Psychology and Music – Interdisciplinary Encounters
University of Arts in Belgrade (Belgrade, Sérvia)
|
2019/10 | FEATURE TABLE: NON-OCTAVE TONAL FRAMEWORKS: MISTUNING, PITCH FIELDS, AND TRANSPOSITIONAL NETWORKS | TeMA–MusMat: III Congresso da Associac¸a~o Brasileira de Teoria e Ana´lise Musical (TeMA) & IV Congresso Internacional de
Mu´sica e Matema´tica
Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2019/10 | KEYNOTE SPEAKER: SCALAR DISSONANCE AND THE POLYTONAL/ MODAL IMPULSE IN TWENTIETH-CENTURY MUSIC | TeMA–MusMat: III Congresso da Associac¸a~o Brasileira de Teoria e Ana´lise Musical (TeMA) & IV Congresso Internacional de
Mu´sica e Matema´tica
Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2019 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA and SOARES, PAULO. 2019. The creation-action process in the Portuguese guitar music of Carlos Paredes: oral tradition, performance style, and interpretative transcriptions”, Tracking the Creative Process in Music, FCSH Universidade Nova Lisboa, 9–11 October. http://tcpm2019.fcsh.unl.pt/ | Tracking the Creative Process in Music |
2019 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA and SOARES, PAULO. 2019. “Becoming a music score: oral tradition, performance consciousness, and interpretative techniques of transcription for the Portuguese guitar music of Carlos Paredes.” 21st International Conference Consciousness Reframed: Sentient States: Bio- mind and Techno-nature, Universidade Cato´lica Portuguesa, Jun 6–8. http://artes.porto.ucp.pt/en/consciousnessreframed | |
2019 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2019. “Disciplinando a análise musical: autonomia e serviço, tradição e globalidade.” ENCAPE 2019: Encontro Nacional de Composic¸a~o e Ana´lise Musical: Perpectivas Educacionais, Cons. Coimbra, 26-27 Jun. https://plataforma9.com/congressos/encape- 2019-encontro-nacional-de-composicao-e-analise-musical-perspectivas- educacionais.htm | |
2019 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA and SOARES, PAULO. 2019. “Interdependencies between acting performer, sounding music and interpretative attributions in the Portuguese guitar music of Carlos Paredes.” International Congress: Hidden Archives, Hidden Practices, University of Aveiro, Jun 28- 30. http://hahp2019.web.ua.pt | |
2019 | KIŠ ŽUVELA, SANJA, and MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2019. “The Aural Perception of Scalar Dissonance: Experimental Insights on an Analytical Model for Polytonality.” Mu´sica Anali´tica 2019: International Symposium on The Analysis and Theory of Music, Universidade Cato´lica Portuguesa, Porto (March 23). | |
2018 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2018. “Multilayered Harmony, Polymodality, and Scalar Dissonance in Early-Century Music and Theoretical Accounts.” Journées d’Analyse Musicale, Aix-en-Provence, Conservatoire Darius-Milhaud, France (Nov. 23-24). http://www.sfam.org/JAM18livret?d4dad6935f632ac35975e3001dc7bbe8=6a66e020170b3f0ee1876adecabd88fd | |
2018 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2018. “Lutoslawski’s Twelve-Note Chords and the Renewed Exploration of Harmony in the Twentieth-century.” Nova Contemporary Music Meeting: Composing Music Today. FCSH/ESML, Portugal (Nov. 21–23). http://fabricadesites.fcsh.unl.pt/ncmm/program/ | |
2018 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2018. “O impulso polimodal e a sua modelização analítica: alguns andamentos das Suites ‘In Memoriam Béla Bartók’ op. 126 de Lopes Graça.” ENIM8: Encontro de Investigação em Música, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal (Nov. 8–10). http://www.spimusica.pt/programa-program-4/ | |
2017/07 | KEYNOTE SPEAKER: ANALYSIS AS MUSICAL EXPERIENCE: BETWEEN CONCEPTUAL REPRESENTATIONS OF MUSIC MODELS AND THE EXPERIENCE OF THE MOMENT | EurSAX17: The Future is (t)here. Informed And/Or/Vs. Intuitive Historical Performances
Casa da Música - Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | Conceptualização e representação de espaços musicais: perspectivas da teoria da música matematicamente informada | Ciência’16: Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Lisbon, Portugal)
|
2017 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2017. “O impulso polimodal nas suites ‘In Memoriam Béla Bartók’ op. 126 de Lopes Graça.” Simpósio: Fernando Lopes-Graça em retrospectiva. Centro Cultural de Cascais, Portugal (Dec 15-16). https://simposio-flg-20174.webnode.pt/programa/ | |
2017 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2017. “O debate teórico sobre a politonalidade e a noção de dissonância escalar.” ENIM 7: Encontro de Investigação em Música, Universidade do Minho, Braga, Portugal (9–11 Nov). http://www.spimusica.pt/programa-program/ | |
2017 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2017. “Casella’s ‘modulation in simultaneity,’ Bartók’s ‘polymodal chromaticism,’ and my ‘scalar dissonance.’” XIV Convegno Internazionale di Analisi e Teoria Musicale, Rimini, Italy (Sep 28–Oct 1). | |
2017 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2017. “Reframing Music Theorizing and Analytical Acts on Twentieth-Century Multi-Layered Harmony.” EuroMAC 9: European Music Analysis Conference, Strasbourg, France (Jun 28–Jul 1). | |
2016/07 | Análise (no) Superior | ENCAPE 2016: Encontro Nacional de Composição e Análise Musical Perspectivas Educacionais
Conservatório de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2016 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2016. “Constructionist and interpretative claims on polytonality: reframing the theorizing activity on twentieth-century multi-layered harmony.” IX Congreso Nacional de la Sociedad Española de Musicología, Universidad Autónoma de Madrid-CSIPM, Madrid, España (16–19 Nov). | |
2016 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2016. “Altered octaves, Klangfarben and mistuning in twentieth-century music. XIII Convegno Internazionale di Analisi e Teoria Musicale. Rimini, Italy (Sep 29–Oct 2). | |
2015 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2015. “Musical pitch maps: contexts, outcomes and motivations for recent speculative theories of pitch space.” ENIM5: Encontro de Investigação em Música, Universidade de Évora, Portugal (12–14 Nov). http://www.spimusica.pt/enim-2015/ | |
2015 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2015. “Constructionist and interpretative claims on polytonality: reframing the theorizing activity on twentieth-century multi-layered harmony.” Thirty-sixth annual meeting of the Society for Music Theory, Saint Louis, MS, USA (Oct 29–Nov 1). | |
2015 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2015. “Multi-Layered Harmony and Scalar Dissonance in Twentieth-Century Music.” XII Convegno Internazionale di Analisi e Teoria Musicale. Rimini, Italy (Sept 24–27). | |
2015 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2015. “Constructionist and interpretative claims on polytonality: reframing the theorizing activity on twentieth-century multi-layered harmony.” Society for Music Analysis–KeeleMAC, Keele, UK (Jul 8–10). | |
2015 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2015. “Constructionist and interpretative claims on polytonality: reframing the theorizing activity on twentieth-century multi-layered harmony.” Intertextuality in Music since 1900. CESEM/FCSH, Universidade Nova de Lisboa; Institut fu¨r Musikwissenschaft, Leopold-Franzens-Universität Innsbruck; U. Nova Lisboa, Portugal (Mar 6-7). https://intertextualityinmusicsince1900.weebly.com/ | |
2014 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2014. “Polymodality, Harmonic Plasticity, and Affinity Spaces.” EuroMAC 8: European Music Analysis Conference, Leuven, Belgium (Sep 17–21). http://www.euromac2014.eu/programme | |
2013 | The time of spatial analysis: on the temporal dimension of some pitch-based analytical models | ETAM III: Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical
ETAM III: Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical (São Paulo, Brasil)
|
2013 | Lutoslawski’s chromatic modality in works of the 1950s | Mellon Humanities Corridor Lutoslawski Centenary Celebration: “Lutoslawski and Instrumental Drama – Calamity in Postwar Music
Cornell University, Department of Music (Cornell, Estados Unidos)
|
2013 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2013. “Scalar Dissonance: Mismatch, Porosity, and Reorientation in Twentieth-Century Polymodality.” Thirty-fourth annual meeting of the Society for Music Theory, Charlotte, NC, USA (Oct 30–Nov 3). | |
2013 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2013. “Polymodality, Harmonic Syntax, and Affinity Spaces.” ENIM 3: Encontro Nacional de Investigação em Música, Cascais, Portugal, (Nov 1–3). | |
2012 | Scalar Dissonance: Mismatch, Porosity, and Reorientation in Polymodality | John Clough Memorial Conference
Yale University (New Haven, Estados Unidos)
|
2012 | Neo-Riemannian Theory and other Geometrical Representations of Pitch Space | Seminar
INESC, University of Porto (Porto, Portugal)
|
2012 | Affinity Spaces and Geometrical Representations for Twentieth-century Music | Seminário Arte e Signo
Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes (Porto, Portugal)
|
2011 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2011. “Kurtág’s Syntax and Bartók’s Vocabulary in the ‘Quartetto per archi,’ Op. 1.” SMT 32: Annual meeting of the Society for Music Theory, Minneapolis, MN, USA (Oct 27–30). | |
2011 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2011. “Interval Cycles, Affinity Spaces, and Transpositional Networks. MCM 3: International Conference on Mathematics and Computation in Music, IRCAM, Paris, France (Jun 15–17). | |
2011 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2011. “Pitch-space Lattices: Tonnetze and other Transpositional Networks.” Fourteenth annual Bridges Conference, Coimbra, Portugal (Jul 27–31). | |
2011 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2010. Lutoslawski Harmony and Affinity Spaces in Works of the 1950s. Joint meeting of the American Musicological Society and the Society of Music Theory, Indianapolis, IN, USA (Nov 4–7). | |
2010 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2010. Lutoslawski Harmony and Affinity Spaces in Works of the 1950s. Annual meeting of the Music Theory Society of New York State, John Jay College of Criminal Justice, NY, USA (Apr 10–11). | |
2009 | Espaços de Afinidade: Relevância de Concepções Medievais para a Teoria e Análise de Música do Séc. XX | Colloquium A Música Discute-se
CESEM: Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Universidade Nova de Lisboa, Portugal (Lisbon, Portugal)
|
2009 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2009. Harmonic modulation and periodic pitch space in Lutoslawski’s works from the second half of the 1950s. Polish Music since 1945. Canterbury Christ Church University, UK (Apr 30¬–May 2). | |
2008/09 | Bartók’s Vocabulary and Kurtág’s Syntax | Symposium: Bartók’s String Quartets: Tradition and Legacy
University of Victoria, Canada (Victoria, Canadá)
|
2008/04 | Musical Expression of ‘saudade’ in Portuguese Fado | Conference/exhibit Encompassing the Globe: Portuguese Contact, Exchange, and Heritage
University of Iowa (Iowa City, Estados Unidos)
|
2008 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2008. “Affinity Spaces: Medieval Conceptions in the Analysis of Twentieth-century Music.” Twenty-eighth annual meeting of the Society for Music Theory, Baltimore, ML, USA (Nov 15–18). | |
2007/02 | Affinity Spaces: Medieval Conceptions in the Analysis of Twentieth-century Music | Seminar
Yale University Department of Music (New Haven, Estados Unidos)
|
2007 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2007. “Affinity Spaces: Medieval Conceptions in the Analysis of Twentieth-century Music.” EuroMAC 6: Sixth International European Music Analysis Conference, Freiburg, Germany (Oct 10–14). | |
2007 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2007. “Non-octave species, and voice leading.” First International Conference of the Society for Mathematics and Computation in Music, Berlin, Germany (May 18–20). | |
2007 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2007. “Intervallic reorientation in dual-organization spaces: interpreting polymodality in works by Milhaud.” Annual conference of the Music Theory Society of New York State, Fordham University NY, USA (Apr 14–15). | |
2006/06 | Pitch Space and Pitch Mutation in Twentieth-century Modal Chromaticism | Seminar
Institute of Musicology, Jagiellonian University, Krakow, Poland (Krakow, Polónia)
|
2006/03 | Affinity Spaces and Pitch Mutation in Twentieth-century Modal Chromaticism | Seminar
University of Washington, WA (Seattle, Estados Unidos)
|
2006 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2006. “Espaços de Afinidade e o Cromatismo Polimodal do Séc. 20.” Mathematics and Music Conference, Department of Mathematics, University of Porto and Casa da Música, Porto, Portugal (Oct. 6–7). | |
2006 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2006. “Reevaluating the tonal-atonal split in Bartók’s analytical reception.” Bartók’s Orbit: The Context and Sphere of Influence of His Work, Institute of Musicology of the Hungarian Academy of Sciences, Budapest, Hungary (Mar 22 – 24). | |
2005/03 | Modality, scordatura and the harmonic syntax of mistuned spaces in Bartók’s String Quartets | Seminar
University of Iowa (Iowa City, Estados Unidos)
|
2005 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2005. “Modality, Scordatura and Mistuned Spaces in Bartók’s String Quartets.” Dublin International Conference on Music Analysis, Dublin, Ireland (Jun 23–25). | |
2005 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2005. “Modality, Scordatura and Cyclic Spaces in Bartók’s String Quartets.” Twenty-sixth annual conference of the Society for Music Theory, Boston, MA, USA (Nov 10–13). | |
2004/07 | Discontinuidade, politonalidade e progressão harmónica na Serenata em Lá para piano de Stravinsky | Seminar
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal (Porto, Portugal)
|
2004 | The Dasian Space in Post-tonal Music | Semianr
Escola Superior de Música de Catalunya (Barcelona, Espanha)
|
2004 | Pitch Transformations in Hybrid Spaces for Post-tonal Diatonic Music | Seminar
College-Conservatory of Music, University of Cincinnati, OH, USA (Cincinnati, Estados Unidos)
|
2004 | Polymodality in Bartók’s String Quartets.” Symposium on Bartók’s String Quartets, Indiana University, IN, USA (Feb 12). |
Indiana University, IN, USA (Bloomington, Estados Unidos)
|
2004 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2004. “Stravinsky’s Harmonic Practice and the Guidonian Space.” Fifteenth annual conference of Music Theory Midwest society, Kansas City, University of Missouri, MS, USA (May 16–17). | |
2004 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2004. “Stravinsky’s Harmonic Practice and the Guidonian Space.” Annual conference of the Music Theory Society of New York State, Eastman School of Music, University of Rochester, NY, USA (Apr 3–4). | |
2003 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2003. “Bartók’s Polymodal Chromaticism and the Dasian System.” Twenty-fourth annual conference of the Society for Music Theory, Madison, WI, USA (Nov 5–9). | |
2003 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2003. “Bartók’s Polymodal Chromaticism and the Dasian System.” Joint conference of the Music Theory Society of New York State/New England Conference of Music Theorists, New Haven, CT, USA (Apr 26–27). | |
2003 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2003. “Octave Partitionings, Hybrid Spaces and TICK Operations in Post-Tonal Diatonic Music.” Fourteenth annual conference of Music Theory Midwest Society, Indiana University, Bloomington, IN, USA (May 16–17). | |
2002 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2002. “Bartók’s Polymodal Chromaticism and the Dasian System.” Thirteenth annual meeting of Music Theory Midwest society, University of Minnesota, Minneapolis, MN, USA (May 17–18). | |
2002 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2002. “Bartók’s Polymodal Chromaticism and the Dasian System.” Annual meeting of West Coast Music Theory and Analysis, University of Victoria, BC, Canada (Apr 26–28). | |
2002 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 2002. “Bartók’s Polymodal Chromaticism and the Dasian System.” Midwest Graduate Music Consortium, University of Wisconsin, Madison, WI, USA. | |
1996 | MARTINS, JOSÉ OLIVEIRA. 1996. “Force-Counterforce: Accentual Balance in the Music of the Classical Period.” Seventh annual meeting of Music Theory Midwest Society, Western Michigan University, Kalamazoo, MI, USA (May 17–19). |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021 - Atual | Estética não-aristotélica e sensibilidade poética: leitura analítico-performativa
de Claude Debussy à luz da estética modernista de Álvaro de Campos
Coorientador de Maria Ana Guimarães
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - Atual | Analogias Interdimensionais na Música
Orientador de Nuno Andr Pinheiro Trocado da Costa
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - Atual | SILÊNCIO TÍMBRICO: UM PROPÓSITO EXPRESSIVO-COMPOSICIONAL
Orientador de Diogo Novo Carvalho
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - Atual | THE APPERCEPTION OF MUSIC TEMPORALITIES.
EXPERIMENTAL RESEARCH AND MUSIC ANALYSIS ON LISTENERS’ ESTIMATES OF MUSICAL DURATIONS.
Coorientador de Lígia Borges Silva
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 - Atual | MODELOS DE ANÁLISE DO DISCURSO EM KEITH JARRETT: IDENTIFICAÇÃO DE UMA FILIAÇÃO ESTÉTICA NO PIANO JAZZ EM PORTUGAL
Orientador
|
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - Atual | Uso de uma aplicação móvel digital para a evolução da regularidade do estudo instrumental
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2018 - 2019 | Implementação de exercícios técnicos diários na aprendizagem instrumental da guitarra no 2º ciclo: vantagens e desvantagens.
Orientador
|
Ensino de Música (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
|
2014 - 2017 | Twentieth Century Compositional Techniques Applied to Jazz
Coorientador
|
jazz (Doutoramento)
University of Rochester Eastman School of Music, Estados Unidos
|
2012 - 2015 | Music and Religion in a Postmodern Culture: conceptual integration in Compositions by Adams, Glass, Golijov, and Reich
Coorientador
|
MUSIC THEORY (Doutoramento)
University of Rochester Eastman School of Music, Estados Unidos
|
2012 - 2014 | Compositional Applications of Generalized Lead Structures
Coorientador
|
Music Composition (Doutoramento)
University of Rochester Eastman School of Music, Estados Unidos
|
2011 - 2013 | Musical Compositions, Games, and Creative Interpretation in György Kurtág’s Játékok
Orientador
|
music theory (Licenciatura/Bacharelato)
University of Rochester Eastman School of Music, Estados Unidos
|
2010 - 2013 | Rhythm in the Polyphonic Conductus: A Computational Model and Its Implications
Coorientador
|
music theory (Doutoramento)
University of Rochester Eastman School of Music, Estados Unidos
|
2000 - 2013 | On Row-Class Equivalence Classes
Coorientador
|
Music Theory (Doutoramento)
University of Rochester Eastman School of Music, Estados Unidos
|
2009 - 2012 | A Theory of Voice-leading Sets for Post-tonal Music
Coorientador
|
music theory (Doutoramento)
University of Rochester Eastman School of Music, Estados Unidos
|
2008 - 2010 | Canonical Procedures in Dallapiccola's Liriche Greche
Orientador
|
music theory (Licenciatura/Bacharelato)
University of Rochester Eastman School of Music, Estados Unidos
|
2006 - 2009 | The dynamics of physical force in the modelling of tonal melodic motion
Orientador
|
music theory (Doutoramento)
The University of Iowa, Estados Unidos
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/11/11 - 2021/11/13 | 10TH MEETING ON RESEARCH IN MUSIC | X ENIM (2020-2021) ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA
(2021/11/11 - 2021/11/13)
Conferência (Coorganizador)
|
SOCIEDADE PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA, Portugal |
2018 - 2019 | Coordinator, Research line: Som & Música (responsible for the coordination of activities for 28 researchers in Sound and Music
studies at Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Universidade Católica Portuguesa. (2018 - 2019)
Outro (Outra)
|
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
2018/09 - 2018/09 | Jornadas de Som & Música. 19–21 Sep. Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Escola das Artes, Universidade
Católica Portuguesa (2018/09 - 2018/09)
Simpósio
|
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
2016 - 2018 | Coordinator, Research Line: Digital Creativity (responsible for the coordination of activities for 63 researchers in Sound
and Music, New Media Art, and Cinema at Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Universidade Católica Portuguesa. (2016 - 2018)
Outro (Outra)
|
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
2017 - 2017 | Conceptual and analytical representations of musical systems: transformational and geometrical modelling in recent music theory (2017)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Conservatorio Giuseppe Verdi di Como, Itália |
2017 - 2017 | Conceptual and analytical representations of musical systems: transformational and geometrical modelling in recent music theory (2017)
Oficina (workshop)
|
|
2016 - 2016 | MÚSICA ANALÍTICA 2019: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON THE ANALYSIS AND THEORY OF MUSIC (2019 - 2019)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
2016 - 2016 | PORTO INTERNATIONAL CONFERENCE ON MUSICAL GESTURE AS CREATIVE INTERFACE. (2016 - 2016)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
2014/03 - 2014/03 | Coordinator. II Seminário de Teoria e Música. Março 13. Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Escola das
Artes, Universidade Católica Portuguesa. (2014 - 2014)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2015 - Atual | Chair/Moderator. Encontro Nacional de Investigação em Música, Évora 12–14 Novembro. http://www.spimusica.pt/enim-2015/ | |
2015 - Atual | Chair/Moderator, “Rethinking Enharmonicism.” Society for Music Analysis, Keele Mac, July 8–10. http://www.sma.ac.uk/2014/10/keelemac-2015-call-for-papers/ | |
2015 - Atual | Chair/Moderator. Intertextuality in Music since 1900. CESEM/FCSH, Universidade Nova de Lisboa; Institut fu¨r Musikwissenschaft, Leopold-Franzens-Universität Innsbruck; U. Nova Lisboa, Portugal (Mar 6-7). https://intertextualityinmusicsince1900.weebly.com/ | |
2014 - Atual | Panel convener (refereed): “Harmonic Plasticity and The Modeling of Musical Motion In Tonal, Post-Tonal and Jazz Idioms.” European Music Analysis Conference, Leuven, Belgium, Sep. 17–21. http://www.euromac2014.eu/ | |
2013 - Atual | Panel convener, “Plasticidade Harmónica: três perspectivas teóricas originais sobre movimento harmónico na música tonal, pós-tonal e atonal no contexto de recentes teorias norte-americanas.” Terceiro Encontro de Investigação em Música: Cascais, Portugal, Nov 1–3. http://www.spimusica.pt/enim-2013/resumos/ | |
2008 - Atual | Chair/moderator, “Bartók.” Twenty-ninth annual meeting of the Society for Music Theory (joint meeting with the American Musicological Society), Nashville, TN, Nov 6 - 9. https://societymusictheory.org/files/past_meetings/2008-Nashville.pdf | |
2001 - Atual | Chair/Moderator, “The Theorist Tool Box.” Midwest Graduate Music Consortium, Chicago, IL. | |
2015 - 2015 | Panel Convener. “Networks of knowledge in music theory: contemporary interactions and tensions between speculative, practical,
and analytical paradigms.” Encontro Nacional de Investigação em Música, Évora 12–14 Nov.
http://www.spimusica.pt/livro-de-resumos-2/
Conferência
|
Encontro Nacional de Investigação em Música, Universidade de Évora 12–14 Nov. http://www.spimusica.pt/livro-de-resumos-2/ |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/07/03 | KU LEUVEN: THE CONCEPT OF MUSICAL SILENCE IN 20TH-CENTURY MUSIC: THEORETICAL APPROACHES, ANALYTICAL METHODS AND CASE STUDY
ON WEBERN'S OP. 27
Arguente principal
|
Bohdan Syroyid (Doutoramento)
Katholieke Universiteit Leuven Faculteit Letteren, Bélgica
|
2019/03/29 | Perspectivas da pesquisa em Análise Musical e sua relação com a Performance Musical: abordagem crítica de procedimentos analíticos
na resolução de problemas relacionados à performance musical
Arguente principal
|
Renata Coutinho de Barros Correia (Doutoramento)
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes, Brasil
|
2018/06/14 | Augmented Interactive Sonic Environments
Arguente principal
|
Rui Dias (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2018/06/14 | Expressiveness and interaction in live electroacoustic improvisation
Arguente principal
|
Gustavo Costa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2017/03/23 | Inter-relações entre diferentes períodos estéticos da obra de Olivier Messiaen em três peças para piano
Arguente principal
|
Aline da Silva Alves (Doutoramento)
Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes, Brasil
|
2016/07/16 | Alexander Scriabin: Definition of a New Sound Space in the Crisis of Tonality
Arguente principal
|
Miguel Borges Coelho (Doutoramento)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
|
2016/05/03 | La Intertextualidad en las Obras Corales de Miguel Ángel Roig-Francolí (2005–2007)
Arguente
|
Paula Bonet Riera (Doutoramento)
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
|
2016/02/25 | Syncopation as transformation
Arguente principal
|
Georgios Sioros (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020 - Atual | Encontro Nacional de Investigação em Música, Sociedade Portuguesa de Investigação em Música | Universidade de Coimbra |
2018 - Atual | Nova Contemporary Music Meeting: Composing Music Today. | FCSH/ESML, Portugal (Nov. 21–23). |
2010 - Atual | Scientific Committee. | ANPPOM, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Brasil. |
2005 - Atual | Music Theory Midwest Sixteenth Annual Conference. | Oberlin Conservatory, Oberlin OH, May 21–22. https://www.mtmw.org/index.php/conferences/upcoming-past |
2001 - Atual | Midwest Graduate Music Consortium, Evanston, IL, USA. | |
2001 - Atual | Midwest Graduate Music Consortium, Chicago, IL, USA. | |
2018 - 2018 | Encontro Nacional de Investigação em Música, Sociedade Portuguesa de Investigação em Música | ESE-Instituto Politécnico do Porto http://www.spimusica.pt/programa-program-4/ |
2017 - 2017 | Encontro Nacional de Investigação em Música, Sociedade Portuguesa de Investigação em Música | Universidade do Minho http://www.spimusica.pt/programa-program/ |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018/01 - Atual | Rivista di Analisi e Teoria Musicale (RATM) (1724-238X) | GATM |
2017 - Atual | Journal of Music Theory (1941-7497) | Duke University Press |
2017 - Atual | Music Theory and Analysis (MTA) (2295-5917) | Leuven University Press |
2015/01 - Atual | Musica Theorica (2525-5541) | Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical – TeMA |
2011 - Atual | Opus (1517-7017) | ANNPOM |
2018/12 - 2019/12 | Journal of Science and Technology of the Arts (1646-9798) | "Escola das Artes, Universidade Catolica Portuguesa" |
2017 - 2017 | Music Theory Online (1067-3040) | Society for Music Theory |
2016/01 - 2016/06 | Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology (2183-8410) | FCSH, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, |
2011/01 - 2015/12 | Music Theory Spectrum (1533-8339) | Oxford University Press |
2012/01 - 2015/06 | Theory and Practice | Music Theory Society of New York State |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | ERC - EUROPEAN RESEARCH COUNCIL | CONSOLIDATOR GRANT PANEL - CULTURES AND CULTURAL PRODUCTION | EUROPEAN COMMISSION BRUSSELS
Membro
|
European Research Council, Bélgica | European Research Council |
2022 - 2024 | SOCIETY FOR MUSIC THEORY - PUBLICATIONS AWARDS COMMITTEE (PANEL MEMBER)
Membro
|
University of Chicago Society for Music Theory, Estados Unidos | University of Chicago Society for Music Theory |
2019 - 2022 | FCT EVALUATION COMMITTEE IN THE ARTS |
FINAL SCIENTIFIC REPORTS IC&DT PROJECTS [2019 - 2022] |
13 EVALUATED IC&DT PROJECTS
Avaliador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2021 - 2021 | ERC - EUROPEAN RESEARCH COUNCIL | STARTING GRANT 2021 REMOTE REFEREE - CULTURES AND CULTURAL PRODUCTION | EUROPEAN COMMISSION
BRUSSELS
Avaliador
|
European Research Council, Bélgica | European Research Council |
2017 - 2019 | A3ES, CAE: EXTERNAL EVALUATION COMMITTEE, Music, 2017-19. UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA. FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS.
DEPARTAMENTO CIÊNCIAS MUSICAIS ACEF 2014/2015
Avaliador
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | A3ES. AGÊNCIA DE ACREDITAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
2017 - 2019 | A3ES, CAE: EXTERNAL EVALUATION COMMITTEE, Music, 2017-19. INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO. ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA E ARTES
DO ESPECTÁCULO ACEF 2014/2015
Avaliador
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal | A3ES. AGÊNCIA DE ACREDITAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
2017 - 2019 | A3ES, CAE: EXTERNAL EVALUATION COMMITTEE, Music, 2017-19. UNIVERSIDADE DE ÉVORA. ESCOLA DE ARTES. ACEF 2014/2015
Avaliador
|
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal | A3ES. AGÊNCIA DE ACREDITAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
2017 - 2019 | A3ES, CAE: EXTERNAL EVALUATION COMMITTEE, Music, 2017-19. INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO. ESCOLA SUPERIOR DE ARTES
APLICADAS ACEF 2014/2015
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal | A3ES. AGÊNCIA DE ACREDITAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
2017 - 2019 | A3ES, CAE: EXTERNAL EVALUATION COMMITTEE , Music, 2017-19. ACADEMIA NACIONAL SUPERIOR DE ORQUESTRA ACEF 2014/2015
Avaliador
|
Academia Nacional Superior de Orquestra, Portugal | A3ES. AGÊNCIA DE ACREDITAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
2017 - 2019 | A3ES, CAE: EXTERNAL EVALUATION COMMITTEE, Music, 2017-19. CONSERVATÓRIO SUPERIOR DE MÚSICA DE GAIA ACEF 2014/2015
Avaliador
|
Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal | A3ES. AGÊNCIA DE ACREDITAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021 - Atual | UNIVERSITY OF COIMBRA FACULTY ARTS AND HUMANITIES: SEMINÁRIO DE ESTUDOS ARTÍSTICOS | MÚSICA | (Licenciatura) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2021 - Atual | UNIVERSITY OF COIMBRA FACULTY ARTS AND HUMANITIES: TEORIA E PRÁTICAS COMPOSICIONAIS | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal | |
2020 - Atual | UNIVERSITY OF COIMBRA FACULTY ARTS AND HUMANITIES: CRÍTICA E ESTÉTICA MUSICAL. HISTORICAL STUDY OF THE MAIN AESTHETIC PERSPECTIVES ON MUSIC AND THE WORKSHOP ON CRITICISM OF MULTIPLE MUSICAL PRACTICES. | (Licenciatura) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2020 - Atual | UNIVERSITY OF COIMBRA FACULTY ARTS AND HUMANITIES: OFICINA DE MÚSICA. GENERAL COURSE ON THE STUDY AND ENGAGEMENT OF MUSICAL PRACTICES. | (Licenciatura) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2020 - Atual | UNIVERSITY OF COIMBRA FACULTY ARTS AND HUMANITIES: PRÁTICAS ARTÍSTICAS E INVESTIGAÇÃO EM ARTES | (Mestrado) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2020 - Atual | UNIVERSITY OF COIMBRA FACULTY ARTS AND HUMANITIES: HIBRIDISMO E TRANSDISCIPLINARIDADE NAS ARTES | (Doutoramento) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2020 - Atual | UNIVERSITY OF COIMBRA FACULTY ARTS AND HUMANITIES: METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO EM ESTUDOS ARTÍSTICOS | (Doutoramento) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2019 - Atual | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS MUSICAIS. GENERAL INTRODUCTION TO MUSIC METHODOLOGIES/PERSPECTIVES SUCH AS HISTORY, THEORY, ETHNOMUSICOLOGY, SOCIOLOGY, PSYCHOLOGY OF MUSIC. | (Licenciatura) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2019 - Atual | UNIVERSITY OF COIMBRA FACULTY ARTS AND HUMANITIES: MÚSICA PORTUGUESA. HISTORICAL, ANALYTICAL AND CRITICAL OVERVIEW OF ASPECTS OF MUSIC IN PORTUGAL (FOCUS ON THE TWENTY AND TWENTY-FIRST CENTURIES). | (Licenciatura) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2008 - Atual | EASTMAN SCHOOL OF MUSIC/UNIVERSITY OF ROCHESTER 2008–2015 TH 513. Theory and Analysis of Twentieth-century Music. Ph.D. level. Graduate core seminar designed for Ph.D. students in musicology and music theory. [c. 14 students/semester]. | ||
2008 - Atual | EASTMAN SCHOOL OF MUSIC/UNIVERSITY OF ROCHESTER 2008–2015, TH 581. Seminar: Twentieth-Century “Modalities.” Ph.D. and D.M.A. level. Semester-long doctoral seminar on theoretical and analytical models for twentieth-century music in the scalar tradition. [c. 12 students/semester]. | ||
2008 - Atual | EASTMAN SCHOOL OF MUSIC/UNIVERSITY OF ROCHESTER 2008–2015 TH 402. Topics in 20th- and 21st-century music. Ph.D., D.M.A. and M.M level. Intensive and core course for Doctoral students. Historical context analysis, and theory of the twentieth- and twenty-first century music. [c. 10-14 students/semester]. | ||
2008 - Atual | EASTMAN SCHOOL OF MUSIC/UNIVERSITY OF ROCHESTER 2008–2015 TH 401. Topics in Tonal Music. Ph.D., D.M.A. and M.M level. Intensive, core course for doctoral students. Historical context, analysis, and theory of tonal and chromatic music. [c. 10-14 students/semester]. | ||
2008 - Atual | EASTMAN SCHOOL OF MUSIC/UNIVERSITY OF ROCHESTER 2008–2015 TH 400. Survey of Analytical Techniques. M.M. level. Graduate course designed for Master’s Performance students: history, analysis of chromatic harmony, form, and introduction to post-tonal music of the twentieth-century. [c. 10 – 14 students/semester]. | ||
2008 - Atual | EASTMAN SCHOOL OF MUSIC/UNIVERSITY OF ROCHESTER 2008–2015 TH 205. Model Composition and Non-Tonal Analysis. B.M. level. Undergraduate core class on the history, theory and analysis of post-tonal music. Also, includes an Aural Skills component. Requires the coordination of 4 Teaching Assistants (Ph.D. students in the Music Theory department). [c. 60 undergraduate students in Performance, Composition, History and Theory/semester]. | ||
2008 - Atual | EASTMAN SCHOOL OF MUSIC/UNIVERSITY OF ROCHESTER 2008–2015 TH 202h. Honors: Model Composition and Post-Tonal Analysis. B.M. level. Undergraduate-Honors Class. Intensive history, theory, and analysis of twentieth-century music. [10-15 students]. | ||
2007 - Atual | ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA E ARTES DO ESPECTÁCULO, INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO (intensive 20-hour seminars during late Spring, 2007–2016) M3. Theory and Analysis for the Music of the 20th and 21st centuries. M.M. level. Graduate intensive seminar designed for Composition and Theory Master’s students. [4-8 students/semester]. | ||
2007 - Atual | ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA E ARTES DO ESPECTÁCULO, INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO (intensive 20-hour seminars during late Spring, 2007–2016) L3. Teorias e Sistemas. B.M. level. Undergraduate intensive seminar for Composition students on compositional and speculative theory and analysis. [4-8 students/semester]. | ||
2006 - Atual | UNIVERSITY OF IOWA 2006–2008 MUS 256. Special Topics: Analytical Approaches to the Music of Béla Bartók. Ph.D. and D.M.A level. Doctoral seminar for in the theory, analysis, and history of the music of Béla Bartók. [12 students]. | ||
2006 - Atual | UNIVERSITY OF IOWA 2006–2008 MUS 311. Advanced Post-tonal Theory and Analysis. Ph.D., D.M.A. and M.M level. Graduate core class. [10–15 students/semester]. | ||
2006 - Atual | UNIVERSITY OF IOWA 2006–2008 MUS 312. Advanced Tonal Theory and Analysis. Ph.D., D.M.A. and M.M level. Graduate core class. [10–15 students/semester]. | ||
2006 - Atual | UNIVERSITY OF IOWA 2006–2008 MUS 246. Analysis of Music literature 1890-present. M.M. level. Introductory graduate class to the history and analysis of late 19th and 20th c music. [15 students/semester]. | ||
2006 - Atual | UNIVERSITY OF IOWA 2006–2008 MUS 240. Analytical Techniques. M.M. level. Remedial graduate class on basic tonal and atonal analytic approaches. [10–15 students/semester]. |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2013 - Atual | 2013/pres. SPIM: Sociedade Portuguesa de Investigação em Música | |
2013 - Atual | 2013/pres. SPIM: Sociedade Portuguesa de Investigação em Música | |
2004 - Atual | 2004/pres. American Musicological Society | |
2004 - Atual | 2004/2015. College Music Society | |
2001 - Atual | 2001/2004. Midwest Graduate Music Consortium | |
2000 - Atual | 2000/2015. Music Theory Society of New York State | |
1998 - Atual | 1998/pres. Society for Music Theory. | |
1994 - Atual | 1994/04. Music Theory Midwest Society |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Universidade Católica Portuguesa, CITAR—Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes Scientific Council member/ Vice-Director. | |
2018 - Atual | 2018/pres. EuroT&AM (European Network of Societies for Music Theory and Analysis) Permanent Founding Committee. | |
2014 - Atual | 2014/2018 Society for Music Theory, Permanent Committee on diversity. |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2013 - 2014 | Sound character and structure in George Crumb’s Makrokosmos Vol. 1 | SONG, HYE-BIN |
2012 - 2014 | The Russian Oboe: Pedagogical, Playing and Compositional Traditions in Russian Oboe Playing in the 19th and 20th Centuries | SHATALOVA, ALEXANDRA |
2011 - 2013 | Performance and resistance in Galina Ustvolskaya’s Duet for violin and piano (1964) | VIRTANEN, SINI |
2011 - 2013 | Shaking Expression: The Tremolo in the Solo Viola Works of Luciano Berio and Salvatore Sciarrino | UNGAR, DANIEL FELIX |
2011 - 2013 | Mysterious Morning: Three Saxophone Works by Fuminori Tanada | ESPINOZA, DANNEL |
2008 - 2010 | Folk-Jazz Dada: Compositional trends in Erwin Schulhoff’s ‘Concertino’ | LEMOINE, CARMEN |
2008 - 2010 | Performative and historical issues in Vilmos Montag’s Sonata in E-minor for Double Bass and Piano | SCHULMAN, JULIA |
2008 - 2009 | Continuity and Discontinuity in Prokofiev’s Third Piano Concerto | LUK, SIU YAN |
2008 - 2009 | Performance and Form in Schwantner’s ‘Velocities’ | WITTEN, MATTHEW |
2008 - 2008 | Folk influences in Bartók’s Viola Concerto | YATES, WENDY |
2007 - 2007 | Degree Lecture; Piano Performance. | TSANGARI, VICTORIA |
Distinções
Prémio
2019 | + WINNER OF THE MUSURGIA PRIZE FOR MUSIC ANALYSIS | SOCIÉTÉ FRANÇAISE D'ANALYSE MUSICALE
SFAM - Société Française d'Analyse Musicale, França
|
2011 | POST-DOCTORAL FELLOWSHIP | FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2007 | OLD GOLD SUMMER FELLOWSHIP AWARD | THE UNIVERSITY OF IOWA
The University of Iowa, Estados Unidos
|
2006 | + WINNER OF THE PATRICIA CARPENTER EMERGING SCHOLAR AWARD | MUSIC THEORY SOCIETY OF NEW YORK STATE
MUSIC THEORY SOCIETY OF NEW YORK STATE, Estados Unidos
|
2004 | + WINNER OF THE ARTHUR J. KOMAR SCHOLAR AWARD | MUSIC THEORY MIDWEST SOCIETY
MUSIC THEORY MIDWEST SOCIETY, Estados Unidos
|
2004 | LOWELL C. WADMOND FELLOWSHIP | THE UNIVERSITY OF CHICAGO
University of Chicago Department of Music, Estados Unidos
|
2003 | DOOLITTLE DISSERTATION FELLOWSHIP AWARD | THE UNIVERSITY OF CHICAGO
University of Chicago Department of Music, Estados Unidos
|
2001 | PAULINE KASCHENS DISSERTATION FELLOWSHIP | THE UNIVERSITY OF CHICAGO
University of Chicago Department of Music, Estados Unidos
|
1996 | PH.D SCHOLARSHIP | FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Título
2014 | INVESTIGADOR FCT - CONSOLIDATOR LEVEL | FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2001 | RESIDENT ACADEMIC FELLOW | LAKE FOREST COLLEGE
Lake Forest College, Estados Unidos
|
Outra distinção
2022 | KEYNOTE SPEAKER | THE BLUE KNIGHT: CHARLES ROSEN 1927-2012 INTERNATIONAL BILATERAL COLLOQUIUM ITALY-PORTUGAL |
2021 | KEYNOTE SPEAKER: BEYOND THE PITCH/PITCH-CLASS DICHOTOMY: REGISTER, ALTERED OCTAVES AND THE HARMONIC IMAGINATION IN TWENTIETH-CENTURY MODERNISM | EUROPEAN MUSIC ANALYSIS CONFERENCE |
2019 | KEYNOTE SPEAKER: LAYERING AND DIFFERENTIATION OF PITCH SPACE IN THE WRITING FOR PIANO IN TWENTIETH-CENTURY MUSIC MODERNISM | IV INTERNATIONAL CONTEMPORARY PIANO MEETING |
2019 | KEYNOTE SPEAKER: MUSIC AS ANALYSIS, ANALYSIS AS MUSIC: CLAIMING MUSIC AS ONE'S OWN | PORTUGUESE SOCIETY FOR MUSIC RESEARCH
SOCIEDADE PORTUGUESA DE INVESTIGAÇÃO EM MÚSICA, Portugal
|
2019 | KEYNOTE SPEAKER: SCALAR DISSONANCE AND THE POLYTONAL/MODAL IMPULSE IN TWENTIETH-CENTURY MUSIC | ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TEORIA
E ANÁLISE MUSICAL
Associac¸a~o Brasileira de Teoria e Ana´lise Musical , Brasil
|
2017 | KEYNOTE SPEAKER: ANALYSIS AS MUSICAL EXPERIENCE: BETWEEN CONCEPTUAL REPRESENTATIONS OF MUSIC MODELS AND THE EXPERIENCE OF THE MOMENT | EurSAX17: The Future is (t)here. Informed And/Or/Vs. Intuitive Historical Performances. |
2013 | KEYNOTE SPEAKER: THE TIME OF SPATIAL ANALYSIS: ON THE TEMPORAL DIMENSION OF SOME PITCH-BASED ANALYTICAL MODELS | ETAM III: ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEORIA E ANÁLISE MUSICAL |
2012 | FELLOW, JOHN CLOUGH MEMORIAL SYMPOSIUM | YALE UNIVERSITY
Yale University Department of Music, Estados Unidos
|
2011 | FELLOW, RESEARCH SCHOLAR | PRINCETON UNIVERSITY
Princeton University Department of Music, Estados Unidos
|
2006 | FELLOW, MANNES INSTITUTE FOR ADVANCED STUDIES IN MUSIC THEORY | YALE UNIVERSITY
Yale University Department of Music, Estados Unidos
|
2006 | FELLOW, JOHN CLOUGH MEMORIAL SYMPOSIUM | THE UNIVERSITY OF CHICAGO
University of Chicago Department of Music, Estados Unidos
|
2003 | FELLOW, ORPHEUS INSTITUTE FOR MUSIC THEORY
ORPHEUS INSTITUTE, Bélgica
|