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José Carlos Neves has in the physical interface and interactive art his main focus of research, subjects he follows on his artistic work and post-graduation studies: he accomplishes a PHD in Communication Studies and a Master in Multimedia Communication Systems with dissertations on those frame studies. With a degree in Communication Design, he has a solid professional experience in the Graphic Design field; he was senior designer and founder associate of a design studio for several years. Currently he manages subjects related to design and technologies at ULHT. As a lecturer, he teaches subjects in the areas of Interaction Design, Digital Arts and Communication Design in several bachelor degrees (Design, Videogames, Cinema, Applied Communications) and in one Master Degree (Teaching Visual Arts in the third Cycle). Believing in the principle of «learning-by-doing», where real projects can benefit the learning process, he his currently involved in two projects involving Game Based Learning: a) Co-IR and investigator at GBL4deaf – Game-Based Learning for Deaf (funded by FCT/Lisboa 2020) — the project aims to explore the value of digital games in the mathematics learning process of deaf students of 2nd and 3rd cycles of Basic Education, contributing to a more inclusive and equalitarian education; b) Coordinator at EducaçãoAcessível.pt — an ongoing project (started in 2015) integrated on the ULHT Videogames Bachelor Degree, that aims to teach mathematics to deaf children through video games with integration of original physical interfaces. As interaction designer and project manager, he has in Gulbenkian’s “Centro Interpretativo Ribeiro Telles” his most relevant project: a multimedia space dedicated to Gulbenkian garden, in which he coordinated the CICANT-ULHT team (CECL-UNL was a project partner) and conceived the physical interface of the main room.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Carlos Neves

Nomes de citação

  • Neves, José Carlos
  • Neves, J. C.
  • José Carlos Neves

Identificadores de autor

Ciência ID
871F-10B4-ACAF
ORCID iD
0000-0002-0348-4798

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2011 - 2016
Concluído
Doutoramento em Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Amachina - A dimensão paradoxal do interface na obra de arte interativa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado distinção e louvor
2013 - 2013
Concluído
Workshop “Controlo de Motores” - Rui Marcelino (Curso médio)
Altlab, Portugal
2013 - 2013
Concluído
Workshop “Soldar e mo´dulos de testes Arduino” - Rui Marcelino (Curso médio)
Altlab, Portugal
2012 - 2012
Concluído
Workshop “Fritzing” - Nuno Marques (Curso médio)
Altlab, Portugal
2011 - 2011
Concluído
Eduardo Kac - seminário “Novas tendências da media art “ (Outros)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2010
Concluído
Dieter Daniels - seminário "Audiovisões: Imagem e Som, Arte, Media " (Outros)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2010
Concluído
Siegfried Zielinski - Seminário “Vaiantology “ (Outros)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2010
Concluído
Lucia Santaella - Seminário (Curso médio)
Universidade de Évora, Portugal
2010 - 2010
Concluído
Rudolf Frieling - Seminário "Participation: Critical Histories of Museums" (Outros)
Universidade de Évora, Portugal
2008 - 2008
Concluído
Stelarc - seminário "Zombies, cyborgs & phantoms" (Outros)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2005 - 2008
Concluído
Mestrado em Sistemas de Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"limiar — forma de um interior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
muito bom
2007 - 2007
Concluído
Massimo Banzi - Arduino “Let’s get phisical” (Curso médio)
centro de artes digitais Atmosferas, Portugal
2001 - 2001
Concluído
certificado de formação profissional (Curso médio)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
1992 - 1998
Concluído
Licenciatura em Design de Comunicação (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
13
1994 - 1994
Concluído
desktop publishing (Pós-Graduação)
Studio Eikon, Itália
muito bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/05 - Atual art director (designer) free lancer, Portugal
2007/10 - 2009/08 formador cursos técnicos (docente) escola técnica de imagem e comunicação, Portugal
2004/09 - 2006/09 responsável ensino técnico (gestor pedagógico) escola técnica de imagem e comunicação, Portugal
1996/01 - 2005/05 art director (designer) 3 designers gráficos, Portugal
1996/02 - 2004/08 formador cursos técnicos (docente) escola técnica de imagem e comunicação, Portugal
1996/03 - 1999/04 designer “infografista” (designer) Diário de Notícias , Portugal
1995/09 - 1996/08 docente da disciplina de EVT (docente) Escola EB 23 Vialonga, Portugal
1996/03 - 1996/04 formador cursos técnicos (docente) FLAG - escola técnica, Portugal
1994/09 - 1995/08 art director (designer) Sudio Eikon, Itália
1993/09 - 1993/12 art director junior (designer) Rock, Kitchen & Harris, Reino Unido
1992/09 - 1993/08 docente da disciplina de EVT (docente) Escola C+S Queluz, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/01/01 - Atual GIM - Glossário Inclusivo de Termos Matemáticos
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Em curso
2018/07/01 - 2019/06/30 MILT - Media Literacy For Living Together
Outra
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2018/06/01 - Atual GBL4deaf – Game-Based Learning for Deaf
LISBOA-01-0145-FEDER-032022
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal

Outro

Designação Financiadores
2021/12/01 - Atual OPERAT
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
Em curso
2015/09/01 - Atual EducaçãoAcessivel.pt
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Investigação em Comunicação Aplicada Cultura e Novas Tecnologias, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. carla sousa; José Carlos Neves. "Developing Playful and Tangible Approaches to the Gap Between Academia and Civil Society: Inclusion, and Access Through Participatory Action-Research". Trabalho apresentado em 11th EAI International Conference, ArtsIT 2022, Faro, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-28993-4
  2. carla sousa; José Carlos Neves; Manuel José Damásio. "Research in serious games for people with intellectual disability: a meta-analysis study". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Disability, Virtual Reality & Associated Technologies (ICDVRAT), 2021.
    Publicado
  3. Marcelino, Lilia; Costa, Conceição; Neves, José Carlos; Andreas Melo; Fernando M. Soares. "Conducting a Usability Playtest of a Mathematics Educational Game with Deaf and Hearing Students". Trabalho apresentado em Videojogos 2020, Mirandela, 2020.
    Publicado
  4. Neves, José Carlos; Carla, Sousa. "Developing Pedagogical Videogames to Support Math Learning in Deaf Children: A Work in Progress (Phases 1-3).". Trabalho apresentado em ECGBL 2019 -13th European Conference on Games Based Learning, Odense, 2019.
    10.34190/gbl.19.169
  5. conceição costa; Marcelino, Lilia; José Carlos Neves; carla sousa. "Games for Education of Deaf Students: A Systematic Literature Review". Trabalho apresentado em ECGBL 2019 -13th European Conference on Games Based Learning, Odense, 2019.
    10.34190/gbl.19.113
  6. Neves, José Carlos; Laura Nunes; Carla Sousa. "Educacaoacessivel.pt: a Case Study of Production and Application of Video Games for Teaching Mathematics to Deaf People". Trabalho apresentado em Play2Learn, Lisboa, 2018.
    Publicado
  7. Neves, José Carlos. "O Interface como Obra". Trabalho apresentado em 16 Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: #16.ART: Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL, Porto, 2017.
    Publicado
  8. Neves, José Carlos. "Pela Tangibilidade do Interface na Obra de Arte Interativa". Trabalho apresentado em Conferência Tecnologias Culturais e Artes dos Media, Lisboa, 2013.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Thomas Westin; José Neves; Peter Mozelius; Carla Sousa; Lara Mantovan. "Inclusive AR-games for Education of Deaf Children: Challenges and Opportunities". European Conference on Games Based Learning (2022): https://doi.org/10.34190/ecgbl.16.1.588.
    10.34190/ecgbl.16.1.588
  2. Carla Sousa; José Carlos Neves; Manuel José Damásio. "Intellectual disability through gaming: Operationalizing accessibility, participation and inclusion". Journal of Gaming & Virtual Worlds (2022): https://doi.org/10.1386/jgvw_00055_1.
    10.1386/jgvw_00055_1
  3. Sousa, Carla; Neves, José Carlos; Damásio, Manuel José. "Empowerment and Well-Being Through Participatory Action Research and Accessible Gaming: A Case Study With Adults With Intellectual Disability". Frontiers in Education 7 (2022): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2022.879626.
    10.3389/feduc.2022.879626
  4. Carla Sousa; José Carlos Neves; Manuel José Damásio. "The Pedagogical Value of Creating Accessible Games: A Case Study with Higher Education Students". Multimodal Technologies and Interaction 6 2 (2022): 10-10. https://doi.org/10.3390/mti6020010.
    10.3390/mti6020010
  5. Carla Sousa; José Carlos Neves; Cátia Casimiro; Carlos Pereira dos Santos; Patrícia Carmo; Joana Mendes; Vasco Bila. "Exploring the Feasibility of Game-Based Tangible Resources in the Teaching of Deaf Preschoolers and their Hearing Peers". Journal of Educational Studies and Multidisciplinary Approaches (2022): https://doi.org/10.51383/jesma.2022.34.
    10.51383/jesma.2022.34
Capítulo de livro
  1. Carla Sousa; José Carlos Neves. "Developing Playful and Tangible Approaches to the Gap Between Academia and Civil Society: Inclusion, and Access Through Participatory Action-Research". 2023.
    10.1007/978-3-031-28993-4_30
  2. José Carlos Neves; Andreas Melo; Fernando M. Soares; João Frade. "A Bilingual in-Game Tutorial: Designing Videogame Instructions Accessible to Deaf Students". 58-67. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-61671-7_6
Poster em conferência
  1. Neves, José Carlos; Andreas Melo; Fernando M. Soares; João Frade. "A bilingual in-game tutorial: designing player instructions for an educational game accessible to deaf students — a work in progress". Trabalho apresentado em ECGBL 2020 -14th European Conference on Games Based Learning, 2020.
  2. Neves, José Carlos. "Developing Pedagogical Videogames to Support Math Learning in Deaf Children: A Work in Progress (Phases 1-3)". Trabalho apresentado em The Proceedings of the 13th International Conference on Game Based Learning ECGBL 2019, 2019.
Recurso online
  1. Neves, José Carlos. educacaoacessivel.ulusofona.pt. 2016. http://educacaoacessivel.ulusofona.pt.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. And the Award Goes to…. 2018.
  2. João Trindade. Interface a 4 tempos para: Mendax Sonata. 2017.
  3. One Red Button. 2016.
  4. Amachina (Plunc Festival). 2015.
  5. Amachina (InShadow Festival). 2014.
  6. José Gomes Pinto. Split Screen (Post Screen Festival). 2014.
  7. José Gomes Pinto; João Trindade. Limiar 2.0. 2013.
  8. João Trindade; Sofia Vagos. ZTS Fragmentum (Culturgest). 2013.
  9. João Trindade; Sofia Vagos. ZTS Fragmentum (INDEX). 2012.
  10. João Trindade; Sofia Vagos. ZTS fragmentum (InShadow'11). 2010.
  11. João Trindade. Step by Step. 2010.
  12. Split Screen (TV/ARTS/TV). 2010.
  13. Limiar. 2008.

Outros

Outra produção
  1. InShadow's Best Screendance Prize. Design and production of "sculpture" to be assign to the Best Screendance of the InShadow Festival. 2018. Neves, José Carlos.
  2. Centro Interpretativo do Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian > director de produção e autor do design de interface. 2013. Neves, José Carlos.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/11/08 ogos, Bem-Estar e Empoderamento - Estratégias Participativas e o seu Papel na População com Deficiência Intelectual. Jogos Acessíveis Webinar
HUMANITAS – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental (Lisbon, Portugal)
2022/10/26 Exequibilidade da aprendizagem baseada num jogo tangível e acessível no contexto educativo das crianças surdas em Portugal: potencialidades e desafios Lusocom 2022
Casa dos Livros e no Instituto Pernambuco-Porto (Porto, Portugal)
2021/07/12 Participatory Game Creation for People with Intellectual Disability: Insights from an Action-Research Experience IAMCR Nairobi 2021 - Rethinking borders and boundaries:
United States International University (Nairobi, Quénia)
2019/06/27 A Case Study of Videogames Production for Teaching Mathematics to Deaf Students: Systematizing Resources and a Videogame Demo MILT Conference
ULHT (Lisbon, Portugal)
2018/09/14 GBL4deaf — Game-Based Learning for Deaf International Seminar, Educação Inclusiva - Atitudes que Transformam
Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (Lisboa, Portugal)
2018/01/12 Educacao.acessivel.pt: repositório de videojogos para o ensino da matemática a crianças surdas 1º encontro — comunicac¸a~o matema´tica no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo
Casa Pia de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/11/24 A Matemática Através de Jogos Educativos e Interativos VII Congresso Nacional de Pessoas Surdas
FPAS (Lisbon, Portugal)
2017/11 About Interface a 4 tempos para: Mendax Sonata InShadow’16 presentation conference
FNAC Chiado (Lisbon, Portugal)
2016/11 About One Red Button InShadow’16 presentation conference
FNAC Chiado (Lisbon, Portugal)
2014/11 About Amachina InShadow’14 presentation conference
FNAC Chiado (Lisbon, Portugal)
2013/11/16 aMáquina - a work in progress Ciclo de Debates — Pensamentos sobre Arte Contemporânea
Festival IN (Lisbon, Portugal)
2013/11 About Limiar 2.0 InShadow’13
Teatro São Luiz (Lisbon, Portugal)
2013/05/20 About ZTS fragmentum Conference Festival Artes Performativas e Tecnologias
Culturgest (Lisbon, Portugal)
2010/12 About Step by Step InShadow’10
teatro São Luiz (Lisbon, Portugal)
2010/10/17 About Split Screen Conference TV/ARTS/TV - La televisio´n tomada por los artistas
Museu Arts Santa Mónica de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2007/06 Mind Body Off Conference Arte, Design e Tecnologia
CICANT — ULHT (Lisbon, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017/03/01 - 2018/07/12 Design e Produção: Calçado V Shoes
Orientador
Design (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2008 - 2008 Canvas — um projeto da Universidade de Illinois
Conferência (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 One Red Button
Mesa-redonda
InShadow’16/closure
VoArte, Portugal
2015 - 2015 Amachina
Outro
PLUC
2013 - 2013 Pela tangibilidade do interface na obra de arte interactiva
Conferência
TECNOLOGIAS CULTURAIS E ARTES DOS MEDIA
Universidade Nova, Portugal
2013 - 2013 aMáquina - projeto
Conferência
Arte, Tecnologia e Interacção - Portugal à margem da nova era dos Descobrimentos?
Festival IN, Portugal
2012 - 2012 Bones
Mesa-redonda
INSHADOW’12
VoArte, Portugal
2012 - 2012 Artes Performativas e Tecnologias
Mesa-redonda
Artes Performativa e Tecnologias
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011 - 2011 ZTS fragmentum
Mesa-redonda
INSHADOW’11
VoArte, Portugal
2010 - 2010 Split Screen
Conferência
TV/ARTS/TV, la televisio´n tomada por los artistas
Museu Arts Santa Mo´nica de Barcelona, Espanha
2010 - 2010 Step by Step
Mesa-redonda
INSHADOW’10
VoArte, Portugal
2007 - 2007 Mind Body Off
Conferência
Arte, design e tecnologia
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019/06/25 A utilização de recursos tecnológicos na aprendizagem de estudantes surdos no ensino médio: percepção de alunos surdos e seus professores.
Arguente principal
Francisca Regina de Sá Teles (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 A arte como meio de construção e valorização da identidade: um estudo com adolescentes do 12º ano SUSANA ISABEL SILVA FRANCO SANTOS (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2017 A Instalação Mueseológica virtual e o seu contributo na construção da Identidade do Adolescente. Um estudo de caso. RAQUEL SOFIA SANTOS RIBEIRO BRANCO (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2017 O Impacto do uso das redes sociais no ensino de desenho. NUNO ALEXANDRE FERREIRA PINHEIRO COELHO (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/06/01 - 2019/06/27 MILT Conference - Media Literacy for Living Together. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
2018/11/01 - 2018/11/21 VJ2018 - 10th Conference on Videogame Sciences and Arts conference Faculty of Fine Arts of the University of Porto, and the Society of Video Games Sciences
2018/04/01 - 2018/04/19 Play2Learn CICANT
2017/11/01 - 2017/11/24 Videogames2017 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias and the Portuguese Society for Videogames Sciences