Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria da Conceição Filipe da Silva Siopa
Nomes de citação
- Siopa, Conceição
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8718-8C9C-BDAA
- ORCID iD
- 0000-0003-0143-1139
Endereços de correio eletrónico
- msilvasiopa@camoes.mne.pt (Profissional)
- msiopa@gmail.com (Pessoal)
Websites
- https://eduardo-mondlane.academia.edu/ConceiçãoSiopa (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/02/11
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
"Para uma modelização didática da escrita académica em português língua segunda" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2000
Concluído
|
Estudos Portugueses (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
Muito Bom |
1980 - 1985/07/22
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Especialização em Português
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
14 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1999/09/01 - Atual | Leitor (Docente Universitário) | Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
Universidade Eduardo Mondlane Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Moçambique |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1988 - 1999 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Escola Secundária Braancamp Freire, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - 2020 | Escrita Académica
Investigador
Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira - Universidade Eduardo mondlane, Moçambique
|
Concluído
|
2010 - 2015 | Didática de Português Língua Segunda
Investigador
Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira - Universidade Eduardo mondlane, Moçambique
|
Concluído
|
2003 - 2009 | A competência em Português dos estudantes universitários em Moçambique
Investigador
Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira - Universidade Eduardo mondlane, Moçambique
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/06/26 | Academic Writing at the University in Mozambique | ARLE 2019
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/06/22 | Recensão Crítica: Configurações e Competências | VI Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/07 | Escrita académica: dispositivo didático e sequência de ensino da recensão crítica | Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa (SIELP)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/09 | Ensinar a recensão através da pedagogia do género na universidade em Moçambique: metodologia e instrumentos | Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP)
Escola Superior de Educação/ Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2017/05 | Ensinar a recensão através da pedagogia do género na universidade em Moçambique | 9.as Jornadas da Língua Portuguesa: ¿Língua e Literacia(s) no Século XXI
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)
|
2016/10 | A escrita em português L2 na universidade: investigação e ensino | A escrita em português L2 na universidade: investigação e ensino
Universidade Pedagógica (Nampula, Moçambique)
|
2016/07 | Genre-based pedagogy approach to academic writing in Portuguese as a second language | Writing Research
Liverpool Hope University (Liverpool, Reino Unido)
|
2016/07 | Escrever português como segunda língua: percepções e experiências de aprendizagem de estudantes universitários | Jornadas da Educação
INDE (Maputo, Moçambique)
|
2015/05 | O desenvolvimento da escrita e o uso do e-mail em contexto universitário: escrever sem papel, corrigir sem caneta | VIII Jornadas de Língua Portuguesa
Universidade Pedagógica (Nampula, Moçambique)
|
2014/11 | Revisão/reescrita: experiências de investigação e ensino | Colóquio Didática de Português L2 e LE
Centro Camões (Vigo)
|
2014/05 | Didáctica da escrita: centrar o ensino no desenvolvimento de competências | Escrever, Ensinar, Traduzir
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)
|
2013/05 | Competências de escrita no ensino superior e o tratamento do erro em português L2 | VII Jornadas da Língua Portuguesa
Universidade Pedagógica da Beira (Beira, Moçambique)
|
2013/04 | Pesquisa em ensino de línguas: análise e quantificação de dados | Oficina de investigação
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo)
|
2012/06 | Materials development for Portuguese second language (PL2) teaching and learning at the university level in Mozambique | Applied Linguistics and Materials Development
Universidade de Limerick (Limerick, Irlanda)
|
2011/11 | Improving Portuguese second language writing skills of university students in Mozambique | Language, Education and Diversity,
Universidade de Auckland (Auckland, Nova Zelândia)
|
2010/03 | Revisão e edição de texto: a gramática, o vocabulário e o discurso, | Portugal e os PALOP: Cooperação na Área da Educação
ISCTE (Lisboa, Portugal)
|
2009/09 | Estratégias de revisão e edição de textos: correção vs codificação | IV Jornadas de Língua Portuguesa
Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciências Sociais (Maputo, Moçambique)
|
2007/11 | Investigação e prática pedagógica na aula de Português | 9ª conferência da LASU Linguística, Diversidade Cultural e Integração Regional
Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciências Sociais (Maputo, Moçambique)
|
2005 | Ensino do português na universidade em Moçambique: trabalhos oficinais de gramática | XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Porto (Porto)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/01/06 | Erros ortográficos de consoantes obstruentes do português de alunos moçambicanos que têm emakhuwa como língua materna
Arguente
|
Carlos António Nhaca Zimba (Doutoramento)
Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
|
2020 | Ensino da Escrita através do Texto Expositivo-Argumentativo: Análise das Estratégias Metodológicas dos Professores do Ensino
Secundário Geral de Moçambique
Arguente
|
Eugénio Matusse (Mestrado)
Universidade Eduardo Mondlane Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Moçambique
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019 - 2019 | Discurso Académico: Uma Área em Construção | Universidade de Coimbra Escola Superior de Educação |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020 - Atual | Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane, Série Letras e Ciências Sociais | Universidade Eduardo Mondlane |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Escrita Académica | Ensino de Português Língua Segunda (Master) | Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique |
2015 - Atual | Desenho de Materiais Instrucionais | Ensino de Português Língua Segunda (Master) | Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique |
2005 - Atual | Português III e IV | Ensino de Português (Licenciatura) | Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique |
Distinções
Prémio
2012 | Strategies and Materials for Teaching Portuguese as a Second Language (póster)
Cambridge University Press, Reino Unido
|