???global.info.a_carregar???
António José Mendes holds a Ph.D. in Electrical Engineering with a specialty in Informatics. He is an Associate Professor with Habilitation at the Department of Informatics Engineering (DEI) of the Faculty of Sciences and Technology of the University of Coimbra, where he teaches Programming courses. His research interests are focused on Computer Science Education and Distance Learning. He develops research in the Cognitive and Media Systems group of CISUC. He is the author/co-author of over 180 papers in international journals and conferences. According to Google Scholar, these publications received more than 4000 citations. He was Director of DEI between 2013 and 2017 and scientific coordinator of the University of Coimbra Distance Learning Project between 2010 and 2021.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Antonio Jose Mendes

Nomes de citação

  • Mendes, Antonio
  • Mendes, Antonio Jose
  • Mendes, A.J.

Identificadores de autor

Ciência ID
861D-3518-E20A
ORCID iD
0000-0001-6659-660X

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2021/01/14
Concluído
Agregação em Ciências e Tecnologias da Informação (Título de Agregado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
1996/03/11
Concluído
Engenharia Electrotécnica (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Informática
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"O Sistema Aida: Ambiente Integrado para o Desenvolvimento de Aplicações Educacionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1987
Concluído
Aptidão Pedagógica e de Capacidade Científica (Outros)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
Muito Bom
1983
Concluído
Engenharia Electrotécnica (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/07/04 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
1996/03/11 - 2012/07/04 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
1983/11/25 - 1996/03/11 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Comissão Científica do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
2017 - 2023 Membro da Assembleia da FCTUC Universidade de Coimbra, Portugal
2010 - 2021 Coordenador Geral do Projeto Especial de Ensino a Distância da UC Universidade de Coimbra, Portugal
2013 - 2017 Diretor do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/01 - 2025/12 Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes
168241UID
LA/P/0104/2020
Universidade Nova de Lisboa Centro de Tecnologias e Sistemas, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Embebidos e de Tempo-Real, Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Universidade do Porto Centro de Matemática, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade do Porto Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, Portugal

Universidade do Minho Instituto de Polímeros e Compósitos, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro, Portugal

Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica e Industrial, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Departamento de Engenharia Civil, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugal

Instituto Politécnico do Porto Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento, Portugal

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2020 - 2023/09/30 European Citizens' Initiative: A Tool for Engagement and Active Citizenship (ECI: From A to Z)
2020-1-PT01-KA203-078546
Investigador
European Union
Em curso
2019/09/01 - 2022/08/31 InnoCore - Core Technologies for Education and Innovation in Life Sciences
2019-1-IT02-KA203- 063391
Investigador responsável
European Union
Em curso
2018/11/15 - 2021/11/14 HiEdTech - Modernization of Higher Education in Central Asia Through New Technologies
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
European Union
Em curso
2017/10/15 - 2020/10/14 TKCOM - Building up Chinese Primary Teachers’ Key Competences
586415-EPP-1-2017-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP
Investigador
European Union
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 CENTRO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
UID/CEC/00326/2019
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/10/15 - 2019/10/14 STAR - Sustainable learner-centred Teaching - Advanced Recourse for Georgia and China
573777-EPP-1-2016-1-CZ-EPPKA2-CBHE-JP
Investigador
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
European Union
Concluído
2016/10/03 - 2017/12/31 Ped@ES - Pedagogy in Higher Education
Ped@ES - 142879
Investigador
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2013/12/15 - 2016/12/14 LeAGUe - A Network for Developing Lifelong Learning in Armenia, Georgia and Ukraine
Investigador responsável
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
European Union
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 326 - 2011-2012
PEst-C/EEI/UI0326/2011
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005/06/01 - 2008/07/04 SchoolSenses@Internet: as crianças como criadoras de informação geográfica multissensorial através da utilização das tecnologias da informação e comunicação
POSC/EIA/56954/2004
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Wan Chong Choi; Chan-Tong Lam; António José Mendes. "Analyzing the Interpretability of Machine Learning Prediction on Student Performance Using SHapley Additive exPlanations". 2024.
    10.1109/tale62452.2024.10834292
  2. Iek-Chong Choi; Wan-Chong Choi; Biyun Huang; António José Mendes. "Learning Programming with VEX Robotics: Influence on Student Motivation in International Secondary School from Teachers' Perspective". 2024.
    10.1109/fie61694.2024.10893583
  3. Wan-Chong Choi; Chan-Tong Lam; António José Mendes. "Enhance Learning Performance Predictions with Explainable Machine Learning". 2024.
    10.1109/fie61694.2024.10893036
  4. Calana Mei-Pou Chan; António José Mendes; Patrick Cheong-Iao Pang. "Impact of Feedback Features on Students' Learning Strategies: A Systematic Literature Review". 2024.
    10.1109/fie61694.2024.10892939
  5. Wan-Chong Choi; Iek-Chong Choi; Chan-Tong Lam; António José Mendes. "Learning Sequencing with Bee-Bot: A Study on Improving Computational Thinking and Motivation for Young Learners in Programming Education". 2024.
    10.1109/fie61694.2024.10893369
  6. Tania Garbin; Carlos Alberto Dainese; Calana Chan; Philip I.S. Lei; Chan Tong Lam; Anabela Gomes; António José Mendes. "Evolution of Motivational Factors During an Introductory Programming Course". 2024.
    10.1109/fie61694.2024.10893596
  7. Rosemary Borges de Almeida; Anabela Gomes; Antonio Jose Mendes. "Challenges and Possibilities in Motivating Students to Learn Programming in Distance Education: A Systematic Mapping Study". 2024.
    10.1109/educon60312.2024.10578759
  8. Wan-Chong Choi; Chan-Tong Lam; António José Mendes. "How Various Educational Features Influence Programming Performance in Primary School Education". 2024.
    10.1109/educon60312.2024.10578608
  9. Silva, Leonardo; Gomes, Anabela; Mendes, António. "Investigating Students' Usage of Self-regulation of Learning Scaffoldings in a Computer-based Programming Learning Environment". Trabalho apresentado em SIGCSE 2024: Proceedings of the 55th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, 2024.
    10.1145/3626252.3630885
  10. Andrei Almeida; Maria José Marcelino; Antonio Jose Mendes. "Peer Collaborative Learning/Evaluation and Computational Thinking as a way to promote Programming Learning: An Experience with Secondary Vocational Education Students". 2024.
  11. Wan-Chong Choi; Chan-Tong Lam; António José Mendes. "A Systematic Literature Review on Performance Prediction in Learning Programming Using Educational Data Mining". 2023.
    10.1109/fie58773.2023.10343346
  12. Leonardo Silva; Anabela Gomes; António José Mendes. "Exploring the Impact of Self-Regulation of Learning Support on Programming Performance and Code Development". 2023.
    10.1109/fie58773.2023.10343321
  13. Wan-Chong Choi; Huey Lei; António José Mendes. "Motivating the New Generation: Using Flipped Classroom and ARCS Model to Enhance Block-Based Programming Education". 2023.
    10.1109/fie58773.2023.10342942
  14. Victor Wan-Chong Choi; Huey Lei; António José Mendes. "The Effects of Flipped Classroom on Learning Achievement in Block-Based Programming Education". 2023.
    10.1109/iciet56899.2023.10111237
  15. Gustavo Carreira; Leonardo Silva; Antonio Jose Mendes; Hugo Goncalo Oliveira. "Pyo, a Chatbot Assistant for Introductory Programming Students". 2022.
    10.1109/siie56031.2022.9982349
  16. Leonardo Silva; Antonio Jose Mendes; Anabela Gomes; Chan Tong Lam; Calana Chan; Gabriel Fortes. "Reliability and Predictive Validity of the Self-regulation Programming Strategies Questionnaire". 2022.
    10.1109/siie56031.2022.9982352
  17. Alexandre Ferreira; Anabela Gomes; Antonio Jose Mendes. "SICAS2: Interactive Tool to Support Programming Learning". 2022.
    10.1109/siie56031.2022.9982323
  18. Mendes, Antonio. "The importance of using the CodeInsights monitoring tool to support teaching programming in the context of a pandemic". 2021.
    10.1109/fie49875.2021.9637292
  19. Mendes, Antonio. "Exploring the Association between Self-Regulation of Learning and Programming Learning: A Multinational Investigation". 2021.
    10.1109/fie49875.2021.9637438
  20. Mendes, Antonio. "A systematic literature review on knowledge tracing in learning programming". 2021.
    10.1109/fie49875.2021.9637323
  21. Anabela Gomes; Mendes, A.J.; G Carvalho; Vinicius Ramos; J Rocha. Autor correspondente: Vinicius Ramos. "Enhanced compiler messages of error in Python with focuses in readability in CS1". 2021.
    10.1109/laclo54177.2021.00048
  22. Mendes, Antonio. "The satisfaction assessment of a course on designing and developing distance learning courses". 2021.
    10.1109/siie53363.2021.9583649
  23. Mendes, Antonio. "Planning and Developing Courses in Distance Learning Environments: a training course for HiEdTec Project". 2021.
    10.1145/3472410.3472440
  24. Mendes, Antonio. "Regulation of Learning Interventions in Programming Education: A Systematic Literature Review and Guideline Proposition". 2021.
    10.1145/3408877.3432363
  25. Silva, L.; Mendes, A.J.; Gomes, A.. "Computer-supported collaborative learning in programming education: A systematic literature review". 2020.
    10.1109/EDUCON45650.2020.9125237
  26. Gomes, A.; Marcelino, M.J.; Correia, F.; Mendes, A.J.. "Study methods in introductory programming courses". 2020.
    10.1109/EDUCON45650.2020.9125228
  27. Teixeira, Ana Rita Assunção; gomes, anabela; Mendes, Antonio Jose; correia, fernanda brito; Chang Tong Lam; Ke Wei; Gomes, A; et al. "Understanding Loops a Visual Methodology". Trabalho apresentado em IEEE International Conference on Engineering, Technology and Education (TALE), 2019.
    10.1109/tale48000.2019.9225951
  28. Fonseca, N.G.; Macedo, L.; Mendes, A.J.. "A study on the students' perspective about the usage of a programming monitoring tool". 2019.
    10.1109/SIIE48397.2019.8970110
  29. Gomes, A.; Ke, W.; Lam, C.-T.; Marcelino, M.J.; Mendes, A.. "Student motivation towards learning to program". 2019.
    10.1109/FIE.2018.8659134
  30. Eloy, J.; Teixeira, A.R.; Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Understand and characterize mental effort in a programming-oriented task". 2019.
    10.1109/ENBENG.2019.8692570
  31. Fonseca, N.G.; Macedo, L.; Marcelino, M.J.; Mendes, A.J.. "Augmenting the teacher's perspective on programming student's performance via permanent monitoring". 2019.
    10.1109/FIE.2018.8658924
  32. Eloy, J.; Teixeira, A.R.; Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Using brain computer interaction in programming problem solving". 2019.
    10.1109/EDUCON.2019.8725136
  33. Fonseca, N.G.; Macedo, L.; Mendes, A.J.. "Supporting differentiated instruction in programming courses through permanent progress monitoring". 2018.
    10.1145/3159450.3159578
  34. Gomes, A.; Mendes, A.J.; Marcelino, M.J.; Ke, W.; Im, S.K.; Lam, C.-T.. "Student's characteristics and programming learning - A Macanese perspective". 2018.
    10.1109/TALE.2017.8252360
  35. Fonseca, N.G.; MacEdo, L.; Mendes, A.J.. "Using early plagiarism detection in programming classes to address the student's difficulties". 2018.
    10.1109/SIIE.2018.8586700
  36. Gomes, A.; Mendes, A.J.; Marcelino, M.J.; Ke, W.; Lm, S.K.; Siu, A.. "A teacher's view about introductory programming teaching and learning - Portuguese and Macanese perspectives". 2017.
    10.1109/FIE.2017.8190493
  37. Teixeira, A. R.; Silva, M.; Mendes, A.J.; Gomes, A.. "Uso de um BCI para a medição dos níveis de atenção". Trabalho apresentado em 19th International Symposium on Computers in Education (SIIE) and the 8th CIED Meeting/ 3rd CIED International Meeting, Lisbon, 2017.
    Publicado
  38. Pessoa, Maria Teresa; Marcelino, Maria José; Mendes, Antonio Jose; Nolan, Sílvia; Salvador, Tatiana; Pedrosa, Sandra; Vieira, Maria Celeste; et al. "O Projeto Especial de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra como Espaço de Inovação Pedagógica no Ensino Superior". Trabalho apresentado em CNaPPES 2016 - 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Lisboa, 2016.
  39. García-Peñalvo, F.J.; Mendes, A.J.. "Preface". 2016.
    10.1109/SIIE.2016.7751815
  40. Vahldick, A.; Mendes, A.J.; Marcelino, M.J.. "Towards a constructionist serious game engine". 2016.
    10.1145/2983468.2983526
  41. Fonseca, N.G.; Macedo, L.; Mendes, A.J.. "CodeInsights - Monitoring programming students' progress". 2016.
    10.1145/2983468.2983492
  42. Jerónimo, André; Mendes, Antonio Jose; Neto, Joana; Costa e Silva, João; Vieira, Maria Celeste; Marcelino, Maria José; Pessôa, Maria Teresa; Pedrosa, Sandra; Nolan, Sílvia. "O ensino a distância como estratégia de globalização: o caso da Universidade de Coimbra". Trabalho apresentado em 5.ª Conferência FORGES - Autonomia e os Modelos de Governo e Gestão das Instituições de Ensino Superior, Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua portuguesa, Coimbra, 2015.
    Publicado
  43. Vahldick, A.; Mendes, A.J.; Marcelino, M.J.. "A review of games designed to improve introductory computer programming competencies". 2015.
    10.1109/FIE.2014.7044114
  44. Vahldick, A.; Mendes, A.J.; Marcelino, M.J.. "Analysing the enjoyment of a serious game for programming learning with two unrelated higher education audiences". 2015.
  45. Gomes, A.; Mendes, A.. "A teacher's view about introductory programming teaching and learning: Difficulties, strategies and motivations". 2015.
    10.1109/FIE.2014.7044086
  46. Marcelino, M.J.; Cabral, B.; Paquete, L.; Mendes, A.J.. "A proficient high level programming program as a way to overcome unemployment among graduates". 2015.
    10.1109/FIE.2015.7344188
  47. Silva, J.C.E.; Pedrosa, S.; Marcelino, M.J.; Mendes, A.; Boavida, F.; Bernardes, M.. "The distance learning course on computer networks at the University of Coimbra". 2014.
    10.1145/2659532.2659640
  48. Pinhati, F.; Siqueira, S.W.M.; Mendes, A.J.; Cardoso, A.. "LO-C(L)A(S)P: A model for supporting the development of learning objects with sound manipulation and social resources for music education". 2013.
  49. Santos, Á.; Gomes, A.; Mendes, A.. "A taxonomy of exercises to support individual learning paths in initial programming learning". 2013.
    10.1109/FIE.2013.6684794
  50. Mendes, A.J.; Paquete, L.; Cardoso, A.; Gomes, A.. "Increasing student commitment in introductory programming learning". 2012.
    10.1109/FIE.2012.6462486
  51. Campos, D.S.; Mendes, A.J.; Marcelino, M.J.; Ferreira, D.J.; Alves, L.M.. "A multinational case study on using diverse feedback types applied to introductory programming learning". 2012.
    10.1109/FIE.2012.6462412
  52. Gomes, A.J.; Santos, Á.N.; Mendes, A.J.. "A study on students' behaviours and attitudes towards learning to program". 2012.
    10.1145/2325296.2325331
  53. Martins, S.W.; Mendes, A.J.; Figueiredo, A.D.. "Student reflections as an influence in the dynamics of an introductory programming course". 2011.
    10.1109/FIE.2011.6142761
  54. Santos, Á.; Gomes, A.; Mendes, A.. "A class record and reviewing system designed to promote programming learning". 2011.
    10.1109/FIE.2011.6142966
  55. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Studies and proposals about initial programming learning". 2010.
    10.1109/FIE.2010.5673426
  56. Martins, S.W.; Mendes, A.J.N.; Figueiredo, A.D.. "A context for programming learning based on research communities". 2010.
    10.1109/EDUCON.2010.5492375
  57. Martins, S.W.; Mendes, A.J.; Figueiredo, A.D.. "Diversifying activities to improve student performance in programming courses". 2010.
    10.1145/1839379.1839476
  58. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "A study on student performance in first year CS courses". 2010.
    10.1145/1822090.1822123
  59. Martins, S.W.; Mendes, A.J.; Figueiredo, A.D.. "A strategy to improve student's motivation levels in Programming courses". 2010.
    10.1109/FIE.2010.5673366
  60. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "A study on student performance in first year CS course". Trabalho apresentado em 15th Annual Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, Ankara, 2010.
    Publicado
  61. Silva, R.; Antonova, N.; Silva, J.; Mendes, A.; Marcelino, M.. "Wireless sensor networks to support elementary school learning activities". 2009.
    10.1145/1731740.1731817
  62. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Bloom¿s taxonomy based approach to learn basic programming". Trabalho apresentado em EDMEDIA09 ¿ World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications, Honululu, 2009.
    Publicado
  63. Mendes, A.J.; Pereira, I.; Costa, R.. "Editors introduction". 2008.
  64. Marcelino, M.; Mihaylov, T.; Mendes, A.. "H-SICAS, a handheld algorithm animation and simulation tool to support initial programming learning". 2008.
    10.1109/FIE.2008.4720530
  65. Marcelino, M.J.; Tinoco, A.I.; Redondo, M.A.; Mendes, A.J.. "SimulCol - a collaborative educational modeling simulation tool". 2008.
    10.1109/ICALT.2008.201
  66. Pacheco, A.; Gomes, A.; Henriques, J.; De Almeida, A.M.; Mendes, A.J.. "Mathematics and programming: Some studies". 2008.
    10.1145/1500879.1500963
  67. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "A study on student¿s characteristics and programming learning.". Trabalho apresentado em ED-MEDIA¿08 - World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecomunications, Viena, 2008.
    Publicado
  68. Gomes, A.; Santos, A.; Mendes, A.J.. "E-Learning Platform Adapted to Programming Teaching/Learning". Trabalho apresentado em ED-MEDIA¿08 - World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecomunications, Viena, 2008.
    Publicado
  69. Gomes, A.; Pacheco, Ana; Henriques, J.; Almeida, A. M.; Mendes, A.J.. "A study on basic mathematics knowledge for the enhancement of programming learning skills". Trabalho apresentado em IEEIII08 - Informatics Education Europe III, Veneza, 2008.
    Publicado
  70. Areias, C.; Mendes, A.. "A tool to help students to develop programming skills". 2007.
    10.1145/1330598.1330692
  71. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "An environment to improve programming education". 2007.
    10.1145/1330598.1330691
  72. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Problem solving in programming". Trabalho apresentado em 19th Annual Workshop of the Psychology of Programming Interest Group, Joensu, 2007.
    Publicado
  73. Gomes, A.; Areias, C.; Mendes, A.J.. "Learning to Program with ProGuide". Trabalho apresentado em International Conference on Engineering Education, Coimbra, 2007.
    Publicado
  74. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Learning to program - difficulties and solutions". Trabalho apresentado em International Conference on Engineering Education, Coimbra, 2007.
    Publicado
  75. Gomes, A.; Santos, A.; Carmo, L.; Mendes, A.J.. "Learning styles in an e-learning tool". Trabalho apresentado em International Conference on Engineering Education, Coimbra, 2007.
    Publicado
  76. Caeiro, M.; Marcelino, M.J.; Llamas, M.; Anido, L.; Mendes, A.J.. "PoEML: A flexibility approach for models of educational practices". 2006.
  77. Gomes, A.; Carmo, L.; Pereira, F.; Mendes, A.J.. "Learning styles and problem solving strategies". Trabalho apresentado em 3rd E-Learning Conference ¿ Computer Science Education, Coimbra, 2006.
    Publicado
  78. Gomes, A.; Marcelino, M. J.; Tosheva, I.; Dobrodzhaliev, Y.; Mendes, A.J.. "A Web-based approach to support initial algorithmic procedural programming learning". Trabalho apresentado em 3rd E-Learning Conference ¿ Computer Science Education, Coimbra, 2006.
    Publicado
  79. Gomes, Anabela de Jesus; Carmo, L.; Bigotte de Almeida, Maria Emília; Mendes, Antonio Jose. "Mathematics and programming problem solving". Trabalho apresentado em 3rd E-Learning Conference, Coimbra, 2006.
    Publicado
  80. Weir, G.R.S.; Vilner, T.; Mendes, A.J.; Nordström, M.. "Difficulties teaching Java in CS1 and how we aim to solve them". 2005.
    10.1145/1067445.1067543
  81. Mendes, A.J.; Marcelino, M.J.; Gomes, A.; Bravo, C.; Esteves, M.; Redondo, M.A.. "Using simulation and collaboration in CS1 and CS2". 2005.
    10.1145/1067445.1067499
  82. Gomes, A.; Marcelino, M. J.; Dimitrov, N.; Mendes, A.J.. "Using a computer-based interactive system for the development of basic algorithmic and programming skills". Trabalho apresentado em International Conference on Computer Systems and Technologies, Rousse, 2004.
    Publicado
  83. Gomes, A.; Mendes, A.J.; Marcelino, M. J.. "Avaliação e evolução de um sistema de apoio à aprendizagem da programação". Trabalho apresentado em VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, Monterrey, 2004.
    Publicado
  84. Gomes, A.; Bravo, C.; Redondo, M.; Marcelino, M. J.; Esteves, M.; Mendes, A.J.. "Integrando herramientas educativas para el aprendizaje colaborativo de la Programación". Trabalho apresentado em VI Simpósio Internacional de Informática Educativa, Cáceres, 2004.
    Publicado
  85. Esteves, Maria Micaela Gonçalves Pinto Dinis; Mendes, A.J.. "OOP-Anim, Software de Apoio à Aprendizagem de Programação Orientada a Objectos.". Trabalho apresentado em VII Congresso IberoAmericano de Informática Educativa., Monterrey,, 2004.
    Publicado
  86. Mendes, A.J.; Marcelino, M.J.; Gomes, A.; Esteves, Maria Micaela Gonçalves Pinto Dinis; Redondo, M.A.; Bravo, C.. "Collaboration and Program Simulation in Programming Learning". Trabalho apresentado em E-Learning Conference., Bruxels, 2004.
    Publicado
  87. Esteves, Maria Micaela Gonçalves Pinto Dinis; Mendes, A.J.. "OOP-Anim, a system to support learning of basic object oriented programming concepts.". Trabalho apresentado em CompSysTech' 2003 - International Conference on Computer Systems and Technologies., Sofia, 2003.
    Publicado
  88. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "SICAS: Sistema Interactivo para a Construção de Algoritmos e sua Simulação". Trabalho apresentado em II Simpósio Internacional de Informática Educativa, Puertellano, 2000.
    Publicado
  89. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Suporte à aprendizagem da programação com o ambiente SICAS". Trabalho apresentado em V Congresso Ibero-Americano de Informática Educativa, Vina del Mar, 2000.
    Publicado
  90. Urbano, M.J.; Mendes, A.J.; Monteiro, E.H.; Amer, P.D.. "Specification of order and reliability in SMIL documents". 1999.
    10.1109/WIAPP.1999.788023
  91. SANTOS, ARNALDO; Mendes, Antonio. "Concepção da envolvente de um curso sobre ¿Redes LAN e WAN¿ para formação profissional a distância". Trabalho apresentado em 1º Simpósio Ibérico de Informática Educativa, Aveiro, 1999.
    Publicado
  92. SANTOS, ARNALDO; Mendes, Antonio. "Concepção do conteúdo multimédia de um curso sobre Redes LAN e WAN para Auto-formação". Trabalho apresentado em 1º Simpósio Ibérico de Informática Educativa, 1999.
    Publicado
  93. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Ambiente de suporte à aprendizagem de conceitos básicos de programação". Trabalho apresentado em 3º Simpósio de Investigação e Desenvolvimento de Software Educativo, Évora, 1998.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Leonardo Silva; António Mendes; Anabela Gomes; Gabriel Fortes. "What Learning Strategies are Used by Programming Students? A Qualitative Study Grounded on the Self-regulation of Learning Theory". ACM Transactions on Computing Education (2023): http://dx.doi.org/10.1145/3635720.
    10.1145/3635720
  2. Leonardo Silva; António Mendes; Anabela Gomes; Gabriel Fortes. "Fostering regulatory processes using computational scaffolding". International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning (2023): http://dx.doi.org/10.1007/s11412-023-09388-y.
    10.1007/s11412-023-09388-y
  3. Antonio Jose Mendes. "Investigating Programming Students Problem Comprehension Ability and Its Association With Learning Performance". IEEE Transactions on Education (2022): 1-7. http://dx.doi.org/10.1109/te.2022.3204906.
    10.1109/te.2022.3204906
  4. Adilson Vahldick; Maria José Marcelino; António José Mendes. "Analyzing novices' fun and programming behaviours while playing a serious blocks-based game". Revista Brasileira de Informática na Educação (2021): https://doi.org/10.5753/rbie.2021.2069.
    10.5753/rbie.2021.2069
  5. Mendes, Antonio. "A blocks-based serious game to support introductory computer programming in undergraduate education". Computers in Human Behavior Reports 2 (2020): 100037-100037. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2451958820300373.
    https://doi.org/10.1016/j.chbr.2020.100037
  6. Adilson Vahldick; Paulo Roberto Farah; Maria Jose Marcelino; Antonio Jose Nunes Mendes. "NoBug’s Snack Bar: A Computational Thinking Serious Game as an Educational Platform". IEEE Latin America Transactions 17 03 (2019): 473-484. https://doi.org/10.1109/TLA.2019.8863318.
    10.1109/TLA.2019.8863318
  7. Gomes, A.; Teixeira, A.R.A.; Eloy, J.; Mendes, A.J.. "An Exploratory Study of Brain Computer Interfaces in Computer Science Education". Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje 14 4 (2019): 152-161. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85076562946&partnerID=MN8TOARS.
    10.1109/RITA.2019.2952273
  8. Lam, C.T.; Ke, W.; Im, S.K.; Gomes, A.; Mendes, A.J.; Marcelino, M.J.. "Students’ characteristics in programming learning and the design of a mobile learning platform". International Journal of Mobile Learning and Organisation 13 4 (2019): 352-391. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85073235128&partnerID=MN8TOARS.
    10.1504/IJMLO.2019.102604
  9. García-Peñalvo, F.J.; Mendes, A.J.. "Exploring the computational thinking effects in pre-university education". Computers in Human Behavior 80 (2018): 407-411. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85039961266&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.chb.2017.12.005
  10. Marcelino, M.J.; Pessoa, T.; Vieira, C.; Salvador, T.; Mendes, A.J.. "Learning Computational Thinking and scratch at distance". Computers in Human Behavior 80 (2018): 470-477. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85031753040&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.chb.2017.09.025
  11. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "À procura de um contexto para apoiar a aprendizagem inicial de programação". Educação, Formação & tecnologias 8 1 (2015): 13-27.
    Publicado
  12. Santos, Á.; Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Integrating new technologies and existing tools to promote programming learning". Algorithms 3 2 (2010): 183-196. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80052302162&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/a3020183
  13. Martins, S.W.; Mendes, A.J.; Figueiredo, A.D.. "Research communities in programming: A strategy to support the initial programming learning | Comunidades de Investigação em Programação: Uma Estratégia de Apoio ao Aprendizado Inicial de Programação". Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje 5 1 (2010): 39-46. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79954623875&partnerID=MN8TOARS.
  14. Duque, R.; Gallardo, J.; Bravo, C.; Mendes, A.J.. "Defining tasks, domains and conversational acts in CSCW systems: The SPACE-DESIGN case study". Journal of Universal Computer Science 14 9 (2008): 1463-1479. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-48749120491&partnerID=MN8TOARS.
  15. Gomes, A.; Henriques, J.; Mendes, A.J.. "Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores". Educação, Formação & Tecnoloigias 1 1 (2008): 93-103. http://eft.educom.pt.
    Publicado
  16. Gomes, A.; Areias, C.; Henriques, J.; Mendes, A.J.. "Aprendizagem de programação de computadores: dificuldades e ferramentas de suporte". Revista Portuguesa de Psicologia 42 2 (2008): 161-179.
    Publicado
  17. Bravo, C.; Marcelino, M.J.; Gomes, A.; Esteves, M.; Mendes, A.J.. "Integrating educational tools for collaborative computer programming learning". Journal of Universal Computer Science 11 9 (2005): 1505-1517. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-27844509194&partnerID=MN8TOARS.
  18. Esteves, M.; Mendes, A.J.. "A simulation tool to help learning of object oriented programming basics". Proceedings - Frontiers in Education Conference, FIE 2 (2004): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-21644442164&partnerID=MN8TOARS.
  19. Malheiro, R.; Paiva, R.P.; Mendes, A.J.; Mendes, T.; Cardoso, A.. "A prototype for classification of classical music using neural networks". Proceedings of the Eighth IASTED International Conference on Artificial Intelligence and Soft Computing (2004): 294-299. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-10444235720&partnerID=MN8TOARS.
  20. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "A animação na aprendizagem de conceitos básicos de programação". Revista de Ensenanza y Tecnologia 13 (1999): 22-32.
    Publicado
  21. Mendes, A.J.; Mendes, T.. "AIDA: An integrated authoring environment for educational software". Educational Technology Research and Development 44 4 (1996): 57-70. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0030367617&partnerID=MN8TOARS.
  22. Mendes, A.J.; Mendes, T.. "AIDA: A methodology independent support tool for educational software authoring". Education and Information Technologies 1 1 (1996): 55-74. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-53349118423&partnerID=MN8TOARS.
  23. Mendes, A.J.; Mendes, T.. "The AIDA approach to educational software portability". Journal of Research on Computing in Education 27 4 (1995): 425-434. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0040755261&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/08886504.1995.10782143
Capítulo de livro
  1. Anabela Gomes; Ana Rita Teixeira; António José Mendes. "A New Methodology to Learn Loops: Validation through Brain Computer Interaction". 33-48. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-78114-9_3
  2. Fonseca, Nuno Gil ; Luis Macedo; Mendes, Antonio Jose. "CodeInsights - Monitorização do desempenho de alunos de programação". In Ambientes Virtuais no Ensino Superior, 179-209. Portugal: CINEP, 2016.
    Publicado
  3. Gomes, A.; Mendes, A.J.. "Interactive system for algorithm development and simulation". In Computers and Education in an Interconnected Society, 159-166. Kluwer Academic Publishers: Manuel Ortega y José Bravo (eds.), 2001.
    Publicado
Livro
  1. Vahldick, A.; Mendes, A.J.; Marcelino, M.J.. Learning analytics model in a casual serious game for computer programming learning. 2017.
    10.1007/978-3-319-51055-2_6
  2. Fonseca, N.G.; Macedo, L.; Mendes, A.J.. Monitoring the progress of programming students supported by a digital teaching assistant. 2017.
    10.1007/978-3-319-65340-2_7
  3. Vahldick, A.; Marcelino, M.J.; Mendes, A.J.. Principles of a casual serious game to support introductory programming learning in higher education. 2016.
    10.4018/978-1-5225-1034-5.ch004
  4. De Jesus Gomes, A.; Mendes, A.J.; Marcelino, M.J.. Computer science education research: An overview and some proposals. 2014.
    10.4018/978-1-4666-7304-5.ch001
  5. Mendes, A.J.; Pereira, I.; Costa, R.. Computers and education: Towards educational change and innovation. 2008.
    10.1007/978-1-84628-929-3
  6. Pedrosa, I.; Mendes, A.J.; Rela, M.Z.. edu.LMC and other LMC simulation approaches: Contributions to computer architecture education using the LMC paradigm. 2006.
    10.1007/978-0-387-34731-8_50
Manual
  1. Neto, Joana; Nolan, Sílvia; Mendes, Antonio. Handbook of Innovative Educational Technologies (part two).. Bulgária: With the support of the Erasmus+ Programme of the European Union.. 2020.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Um Ambiente de Aprendizagem Colaborativa Mediada por Computador para Estimular Habilidades de Regulação da Aprendizagem na Educação em Programação
Coorientador
Universidade de Coimbra, Portugal
2019 - Atual Feedback automático no suporte à aprendizagem de programação
Coorientador
Universidade de Coimbra, Portugal
2016 - 2022/05 Contributos para a monitorização do desempenho de alunos de programação
Coorientador
Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - 2018 Aperfeiçoamento das competências de resolução de problemas na aprendizagem introdutória de programação de computadores usando um jogo sério digital
Coorientador
Universidade de Coimbra, Portugal
2008 - 2012 Comunidades de aprendizagem no suporte à aprendizagem da programação
Coorientador
Universidade de Coimbra, Portugal
2006 - 2010 Dificuldades de aprendizagem de programação de computadores: contributos para a sua compreensão e resolução
Orientador
Universidade de Coimbra, Portugal