???global.info.a_carregar???
Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Rio Claro) Júlio de Mesquita Filho, São Paulo-Brasil (2024). Possui mestrado em Matemática para professores pela Universidade da Beira Interior, Portugal (2018), é diplomado por reconhecimento como Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil (2024) . É licenciado em Ensino da Matemática pela Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola (2013) com diploma revalidado pela Universidade Estadual de Maringá, Brasil (2024); possui pós-graduação em Geometria nos programas e metas curriculares de Matemática do 3º. Ciclo do Ensino Secundário, promovido pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior em Portugal (2018), é docente universitário nos cursos de licenciatura em Matemática e Física da Escola Superior Pedagógica do Bié, lecionando as cadeiras de Geometria Analítica I e II; Programação Matemática; Análise Complexa, Equações Diferenciais Ordinárias, Equações Diferenciais parciais e História da Matemática, desenvolve pesquisas ligadas a Matemática numa dimensão cultural, com ênfase a Etnomatemática, tendo publicado vários artigos científicos em vários periódicos. Tem sido orientador de várias pesquisa no âmbito da graduação (licenciatura em ensino da Matemática e Física) na Escola Superior Pedagógica do Bié; tem participado em várias bancas de graduação em Matemática e Física. É membro do GIEPEm- Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática. É membro da Rede internacional de Etnomatemática.
Identification

Personal identification

Full name
Ezequias Adolfo Domingas Cassela

Citation names

  • Cassela, Ezequias
  • CASSELA, Ezequias Adolfo Domingas

Author identifiers

Ciência ID
841A-27E0-2ACB
ORCID iD
0000-0001-7703-0097
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=CQcMWRgAAAAJ&hl=pt-BR
LattesiD
http://lattes.cnpq.br/8311088314350928
Researcher Id
https://www.webofscience.com/wos/author/rid/LZF-3232-2025

Telephones

Mobile phone
  • (00244) 928710914 (Personal)

Addresses

  • Escola Superior Pedagógica do Bié, 0000, Cuito , Bié, Angola (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Exact Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
Spanish; Castilian Advanced (C1) Advanced (C1) Beginner (A1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Education
Degree Classification
2021/07/10 - 2024/12/17
Concluded
Educação Matemática (Doutoramento)
Major in Ensino da Matemática e seus fundamentos filosófico-epistemológicos
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brazil
"Se NÓS, os Vangangela, formos como todo mundo, quem será como NÓS? As ticas de matema dos Vangangela de Chitembo - Bié/Angola para uma Educação Matemática que afirme modos Vangangela de ser e existir no mundo" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado por unanimidade com distinção
2018
Concluded
Matemática para Professores (Mestrado)
Major in Geometria Analítica
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Ensino da Geometria Analítica no contexto cultural do Cuito-Bié" (THESIS/DISSERTATION)
17 valores
2010 - 2013
Concluded
Matemática (Licence)
Major in Ensino da Matemática
Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola
"Ações que contribuam ao desenvolvimento da interdisciplinaridade entre a Matemática e a Física " (THESIS/DISSERTATION)
17 valores
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2014 - Current Assistant (University Teacher) Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola
Outputs

Publications

Book
  1. Cassela, Ezequias. Abordagem sintética e analítica das cónicas. Uma perspetiva de ensino em contexto. Templários. 2019.
    Published
Book chapter
  1. Cassela, Ezequias. "Práticas pedagógicas pela via da Etnomatemática: experiências de pesquisa em Timor-Leste e em Angola". In Caminhos em torno da Etnomatemática em países de língua oficial portuguesa, 1-30. Macapá, Brazil: Edifapa, 2024.
    Published
  2. Cassela, Ezequias. "Estudando Curvas definidas quando enrolamos ou desenrolamos um cilindro no plano: Uma aprendizagem em contexto na perspectiva da Matemática Realística". In Educação em partes: Estudos e Investigações. São Paulo, Brazil, 2023.
    Published
Conference paper
  1. Cassela, Ezequias; MANRIQUE, ANA LÚCIA. "Uma reflexão sobre o currículo de formação de professores de matemática do 1º. Ciclo do ensino secundário angolano: apontando caminhos de contextualização cultural pela via da Etnomatemática". Paper presented in IX Congresso Ibero-americano de Educação Matemática- CIBEM, São Paulo, 2024.
    Published
  2. Cassela, Ezequias. "Ensino da Geometria no contexto sociocultural do povo Umbundu na Província do Bié/Angola numa perspectiva da Etnomate". Paper presented in XXVI Encontro Brasileiro de Estudantes da Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo, 2024.
    Published
  3. Cassela, Ezequias. "ENCONTRO ENTRE A MATEMÁTICA ESPONTÂNEA DA CULTURA UMBUNDU/BIÉ-ANGOLA COM A ACADÊMICA/ESCOLAR EM UMA AULA DE GEOMETRIA ANALÍTICA. UM DIÁLOGO ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO". Paper presented in Sétimo Congresso Brasileiro de Etnomatemática, Macapá, 2024.
    Published
  4. Cassela, Ezequias. "CAMINHOS ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A ETNOMODELAGEM: DO ÊMICO AO ÉTICO NA PERSPECTIVA DE UM DIÁLOGO COM ALTERIDADE". Paper presented in II Encontro dos Professores, Pesquisadores, Estudantes, Egressos e comunidade em torno do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Unesp de Rio Claro - Abrangência: Internacional, São Paulo, 2024.
    Published
  5. Cassela, Ezequias. "Compreendendo a Materialidade Geométrica e Algébrica da Parábola a Partir de um Corte Feito em um Cone de Isopor". Paper presented in XIII Semana daMatemática eEducação Matemática –IFSP/Campus Guarulhos –XIII SEMAT, São Paulo, 2024.
    Published
  6. Cassela, Ezequias. "ESTUDANDO CURVAS DEFINIDAS QUANDO ENROLAMOS OU DESENROLAMOS UM CILINDRO NO PLANO: UMA APRENDIZAGEM EM CONTEXTO NA PERSPECTIVA DA MATEMÁTICA REALÍSTICA". Paper presented in XI Semana da Matemática e Educação Matemática, São Paulo, 2024.
    Published
  7. Santos, Manvia Guerra Clemente Vumbi e Eliane Costa; Cassela, Ezequias; França, Maria Da Conceição Dos Santos. Corresponding author: Cassela, Ezequias. "Ensino-aprendizagem da simetria em Geometria Plana motivado por padrões geométricos em panarias de Cabo Verde pela via da Etnomatemática". 2022.
    10.29327/1137060.14-30
  8. Cassela, Ezequias. "Estudo da relação entre uma elipse e uma circunferência: uso da modelagem de um artefacto cultural numa intervenção decolonial". Paper presented in VIII Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, Bahia, 2021.
    Published
Journal article
  1. Cutatela, Arão Chilulo; Cassela, Ezequias Adolfo Domingas Cassela; Tinoca, Luís Alexandre da Fonseca. "Desafios para a implementação da Inteligência Artificial no Ensino Superior em Angola". PARADIGMA (2025): e2025001. https://doi.org/10.37618/paradigma.1011-2251.2025.e2025001.id1592.
    10.37618/paradigma.1011-2251.2025.e2025001.id1592
  2. Cassela, Ezequias. "INTERFACE ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: DAS PRÁTICAS CULTURAIS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CÔNICAS-ELIPSE". Areté 22 36 (2024): 1-25. https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3904/2094.
    Open access • Published
  3. Cassela, Ezequias; Henriques Ndachala; Aristides Cambuta. "Do romper do silêncio do subalternizado para o grupo de estudos interdisciplinares e pesquisas em cultura, inclusão, etnolinguística e etnomatemática da ESPE-Bié/Angola". e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis 11 2 (2024): 120-144. https://etnomatematicasbrasis.org/wp-content/uploads/2024/10/do-romper-do-silencio-do-subalternizado-para-o-grupo-de-estudos-interdisciplinares-e-pesquisas-em-cultura-inclusao-etnolinguistica-e-etnomatematica-da-espe-bie_angola.pdf?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR0uTLqGL9JH8EPjiZH_zOfTvs3zDb1ZEK7Owz7JEQgKfd4AZdnfICruiOc_aem_l_o47j88h92qi_SbAIM8Dw.
    Open access • Published
  4. Cassela, Ezequias; MANRIQUE, ANA LÚCIA. "Da Etnomatemática à Etnomodelagem: caminhos entre êmico e o ético em um diálogo baseado na alteridade a partir da cultura Umbundu/Bié-Angola". Ensino da Matemática em Debate 11 2 (2024): 120-145. https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/65466/46067.
    Open access • Published
  5. Santos, Eliane Costa; Cassela, Ezequias Adolfo Domingas; França, Maria da Conceição dos Santos. "ENSINANDO A GEOMETRIA ALÉM DOS LIMITES DA SALA DE AULAS: UMA ABORDAGEM MOTIVADA POR PADRÕES ESTAMPADOS EM TECIDOS DE CABO VERDE PELA VIA DA ETNOMATEMÁTICA". REVISTA FOCO 17 3 (2024): e4583. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v17n3-043.
    10.54751/revistafoco.v17n3-043
  6. Cassela, Ezequias. "De um pi “outro” atrelado na técnica da construção de um cesto de base circular, para o pi da matemática escolar/acadêmica". e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis 2024 1 (2024): 180-188. http://dx.doi.org/10.29327/2366212.2024.1-24.
    10.29327/2366212.2024.1-24
  7. Cassela, Ezequias. "A [M]matemática nas Tranças das Mulheres Angolanas ou as Tranças das Mulheres Angolanas na [M]matemática? Um Olhar à Etnomodelagem". Journal of Mathematics and Culture 17 7 (2023): 119-136. https://journalofmathematicsandculture.wordpress.com/wp-content/uploads/2023/08/article-6-177.pdf.
  8. Cassela, Ezequias Adolfo Domingas; Manrique, Ana Lúcia. Corresponding author: Cassela, Ezequias Adolfo Domingas. "[Re]pensando o currículo de formação de professores de Matemática do 1º ciclo do ensino secundário angolano em uma dimensão cultural sob olhar da Etnomatemática". PARADIGMA (2023): 237-257. http://dx.doi.org/10.37618/paradigma.1011-2251.2023.p237-257.id1450.
    10.37618/paradigma.1011-2251.2023.p237-257.id1450
  9. Santos, Eliane Costa; Cassela, Ezequias Adolfo Domingas. "Interface entre os fazeres matemáticos da cultura africana ganesa manifestados em tecidos e as práticas desenvolvidas em sala de aulas à luz da Etnomatemática". Revista Eletrônica de Educação Matemática 17 (2022): 1-22. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e90327.
    10.5007/1981-1322.2022.e90327
  10. Santos, Eliane Costa; Cassela, Ezequias; França, Maria da Conceição dos Santos. Corresponding author: Cassela, Ezequias. "Potencialidades do diálogo entre o jogo Mancala Awelé e o ensino de Matemática no Ensino Fundamental: experiência com uma turma do 5º ano". Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática 12 4 (2022): 1-13. http://dx.doi.org/10.37001/ripem.v12i4.3131.
    10.37001/ripem.v12i4.3131
  11. Cassela, Ezequias; MANRIQUE, ANA LÚCIA. "Intervenção da Teoria de Campos Conceituais de Vergnaud: Um contributo para a disciplina de Geometria Analítica nos alunos do primeiro ano do curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié". Revista de Produção Discente em Educação Matemática ISSN 2238-8044 11 2 (2022): 93-110. http://dx.doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p93-110.
    10.23925/2238-8044.2022v11i2p93-110
  12. Nascimento, Rosa Maria de; Cassela, Ezequias Adolfo Domingas. "A aprendizagem da Estatística na ESP-BIÉ. Uma reflexão a partir da experiência com os estudantes do curso de Matemática". Revista Eletrônica de Educação Matemática 16 (2021): 1-23. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79490.
    10.5007/1981-1322.2021.e79490
  13. Cassela, Ezequias; Amado, André. "From Pure Geomatics for Algebraic Procedures with a View to Obtaining Equations from Ellipse from the Perspective of René Descartes". Pure and Applied Mathematics Journa 10 4 (2021): 89-95. http://www.sciencepublishinggroup.com/journal/archive?journalid=141&issueid=-1.
    Open access • Published
  14. Santos, Eliane Costa; Cassela, Ezequias Adolfo Domingas. "Interface entre a elipse e a circunferência: contributo da etnomodelagem no ensino de Geometria Analítica por meio de cestaria". Matemática e Ciência: construção, conhecimento e criatividade 4 1 (2021): 72-86. https://doi.org/10.5752/p.2674-9416.2021v4n1p72-86.
    10.5752/p.2674-9416.2021v4n1p72-86
  15. Cassela, Ezequias Adolfo Domingas; André, Amado Leonardo; Cabrera, Yanileidy Moreira. "A PROPORÇÃO ÁUREA COMO BASE DE SENSO ESTÉTICO EM DESENHOS ARTÍSTICOS". ERAS | European Review of Artistic Studies 12 1 (2021): 56-73. https://doi.org/10.37334/eras.v12i1.6.
    10.37334/eras.v12i1.6
  16. Cassela, Ezequias Adolfo Domingos; Avelino, Pedro Chimbinda. "Artefatos socioculturais do Cuito/Bié-Angola para o Ensino da Geometria - a Circunferência numa perspectiva da Etnomatemática". Revista Eletrônica de Educação Matemática 16 (2021): 1-22. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79896.
    10.5007/1981-1322.2021.e79896
  17. Cassela, Ezequias Adolfo; Nascimento, Rosa Maria de. "Estudo da circunferência à luz dos princípios axiomáticos de rené descartes. Um olhar ao contexto de ensino-aprendizagem da Escola Superior Pedagógica do Bié (esp-bié)". Revista Eletrônica de Educação Matemática 15 2 (2020): 1-21. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e76708.
    10.5007/1981-1322.2020.e76708
  18. Cassela, Ezequias Adolfo Domingas. "DA MATEMÁTICA NATIVA PRESENTE NO PENSAMENTO DAS AUTORIDADES TRADICIONAIS DA TRIBU UMBUNDO COM RESPEITO A FORMA DO ONDJANGO NO CUITO/BIÉ-ANGOLA PARA PROBLEMAS ISOPERIMÉTRICOS DA GEOMETRIA PLANA". ERAS | European Review of Artistic Studies 11 2 (2020): 69-80. https://doi.org/10.37334/eras.v11i2.26.
    10.37334/eras.v11i2.26
  19. Cassela, Ezequias Adolfo Domingas. "A MATEMÁTICA ESCONDIDA NA ARTE DE ENROLAR E DESENROLAR LENÇOS NAS CABEÇAS DAS MULHERES ANGOLANAS: Um recurso didáctico para a aprendizagem da função seno e a sua inversa na perspetiva da Matemática Realística". ERAS | European Review of Artistic Studies 11 1 (2020): 1-14. https://doi.org/10.37334/eras.v11i1.18.
    10.37334/eras.v11i1.18
  20. Cassela, Ezequias. "IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO CONTROLE DA PROPAGAÇÃO DA COVID-19, COM VISTA À INTENSIFICAÇÃO DAS MEDIDAS PREVENTIVAS". Habitat artefato (2020): https://www.artefatoedicoes.com.br/_files/ugd/99f92e_2fc8b5344385462e9b8023286cade122.pdf.
    Published
Journal issue
  1. Nascimento, Rosa Maria de; CASSELA, Ezequias Adolfo Domingas. "Uma reflexão crítica sobre o impacto da inteligência artificial (IA) na Formação de Professores". RECIPEB: Revista científico-pedagógica do Bié 4 2 (2024): https://zenodo.org/records/14577188.
    Published • Editor
  2. Nascimento, Rosa Maria de; CASSELA, Ezequias Adolfo Domingas. "A investigação científica como prática comprometida com as vivências e existências de povos específicos na formação de professores". RECIPEB: Revista científico-pedagógica do Bié 4 1 (2024): https://zenodo.org/records/13143058.
    Published • Editor
  3. Nascimento, Rosa Maria de; CASSELA, Ezequias Adolfo Domingas. "A dimensão ética da investigação científica como apanágio para uma produção científica humanista". RECIPEB: Revista científico-pedagógica do Bié 2 3 (2023): https://zenodo.org/records/10432813.
    Published • Editor
Newsletter article
  1. Cassela, Ezequias. "De um Pi "Outro" atrelado na técnica de construção de um cesto de base circular para um Pi da Matemática Escolar/Acadêmica", ISGEm Newsletter, 2023, ISGEm_Newsletter_21_2.
Online resource
  1. Cassela, Ezequias. CONCEITUALIZAÇÃO SIGNIFICATIVAMENTE MATEMÁTICA SOBRE OS PRINCIPAIS CONJUNTOS NUMÉRICOS E PROVAS DE ALGUMAS PROPRIEDADES DE DIVISIBILIDADE DOS NÚMEROS. 2021.
Thesis / Dissertation
  1. "Se NÓS, os Vangangela, formos como todo mundo, quem será como NÓS? As ticas de matema dos Vangangela de Chitembo - Bié/Angola para uma Educação Matemática que afirme modos Vangangela de ser e existir no mundo". PhD, 2024. https://hdl.handle.net/11449/259461.
  2. Cassela, Ezequias. "Ensino da Geometria Analítica no contexto cultural do Cuito-Bié". Master, Universidade da Beira Interior, 2018. http://hdl.handle.net/10400.6/9963.
  3. Cassela, Ezequias. "Ações que contribuam ao desenvolvimento da interdisciplinaridade entre a Matemática e a Física". Degree, Escola Superior Pedagógica do Bié, 2013.

Other

Other output
  1. A MATEMÁTICA NO PENSAMENTO DAS AUTORIDADES TRADICIONAIS (SOBAS) COM RESPEITO A FORMA DO ONDJANGO NO CUITO-BIÉ. Um olhar a Geometria plana. O presente artigo apresenta uma abordagem relativa ao descongelamento de uma matemática nativa e intuitiva congelada no pensamento das autoridades tradicionais do município do Cuito cujo processo de interpretação matemática sugere uma atividade motivacional e significativa no ensino-aprendizagem da Geometria plana, baseada no contexto do aluno. O resultado matemático apresentado permite uma descol. 2020. Cassela, Ezequias.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/11/08 As práticas matemáticas do povo Umbundu para controlar o tempo na cultura Evento I Simpósio Multidisciplinar AEABI-Bra
I Simpósio Multidisciplinar AEABI-Bra (Brazil)
2024/10/18 A matemática orientada pelas práticas socioculturais dos povos Ovimbundu Evento Encontro de Grupos de pesquisa em Educação Matemática
PUC-SP (Brazil)
2024/09/17 ENCONTRO ENTRE A MATEMÁTICA ESPONTÂNEA DA CULTURA UMBUNDU/BIÉ-ANGOLA COM A ACADÊMICA/ESCOLAR EM UMA AULA DE GEOMETRIA ANALÍTICA. UM DIÁLOGO ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO 7º. Congresso brasileiro de Etnomatemática
Instituto Federal de Macapá (Brazil)
2024/06/25 As escolas angolanas como produtoras de corpos culturalmente “refugiados”: uma experiência pessoal do autor em um diálogo com a sua avó Evento I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Rio de janeiro (Brazil)
2024/05/23 CAMINHOS ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A ETNOMODELAGEM: DO ÊMICO AO ÉTICO NA PERSPECTIVA DE UM DIÁLOGO COM ALTERIDADE Evento III Encontro dos Professores, Pesquisadores, Estudantes, Egressos e comunidade em torno do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Unesp de Rio Claro - Abrangência: Internacional
UNESP-Rio Claro (Rio Claro - São Paulo, Brazil)
2024/05/13 Compreendendo a Materialidade Geométrica e Algébrica da Parábola a Partir de um Corte Feito em um Cone de Isopor Evento XIII Semana da Matemática e Educação Matemática - IFSP Guarulhos
IFSP/Campus Guarulhos (Brazil)
2023/07/15 De um pi 'outro' atrelado na técnica da construção de um cesto de base circular, para o pi da Matemática escolar/acadêmica Evento Internacional "Onde Está o Pi?"
CYFEMAT e EtnoMatemaTicas Brasis (Brazil)
2022/12/06 Artefatos socioculturais da tribo umbundu da província do Bié Angola para o ensinoda Geometria Congresso 75 anos da Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Bahia - UFBA (Salvador, Brazil)
2022/09/29 Estudando curvas definidas quando enrolamos ou desenrolamos um cilindro no plano Evento XI Semana da Matemática e Educação Matemática
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Guarulhos (São Paulo, Brazil)
2022/07/11 Ensino-aprendizagem da simetria em Geometria Plana motivado por padrões geométricos em panarias de Cabo Verde pela via da Etnomatemática Evento XIV Encontro Nacional de Educação Matemática
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Brazil)
2022/07/08 Uma reflexão sobre o currículo de formação de professores de matemática do 1º ciclo do ensino secundário angolano: Apontando caminhos de contextualização cultural pela via da Etnomatemática Evento IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brazil)
2022/05/13 Ensino de Geometria no contexto sociocultural do povo umbundu numa perspectiva da Etnomatemática Evento II Ciclo de Estudos e Debates em Etnomatemática e Etnomodelagem
EtnoMatemaTicas Brasil (Brazil)
2021/10/23 Intervenção da teoria de campos conceituais de Vegnoud no ensino da Geometria Analítica. Evento Encontro de Produção Discente do Progrma de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ( PUC-SP) (São Paulo, Brazil)
2021 Etnomatemática do povo Umbundo na província do Bié-Angola África e Matemática
Universidade Federal da Bahia (Salvador , Brazil)
2019 Ferramentas Etnomatemáticas para o Ensino da Geometria . A Circunferência Primeira conferência internacional de Educação Matemática em Angola
Lunda Norte (Angola)
2014 Ações que contribuam ao desenvolvimento da interdisciplinaridade entre a Matemática e Física Colóquio realizado pelo Instituto Superior de Ciências de Educação
ISCED-Huambo (Huambo, Angola)
2014 A tecnologia informática como recurso didático Terceiras jornadas científicas da Escola Superior Pedagógica do Bié
Escola Superior Pedagógica do Bié (Cuito-Bié, Angola)
2013 Proposta metodológica para a resolução de problemas com ajuda de software Geogebra na 10ª Classe do Instituto Médio de Administração e Gestão do Cuito Pedagogia 2013, Havana Cuba
Palácio de Las convenciones de la Habana, Cuba (Havana, Cuba)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2022/12/05 - 2022/12/09 IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM: O Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (CIBEM) é um dos mais tradicionais eventos internacionais da área da Educação Matemática. Trata-se de reunião que congrega, quadrienalmente, cerca de 1.200 pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação e professores da educação básica e ensino superior, provenientes de diversos países de língua portuguesa e espanhola da América Latina e da Europa. (2022/12/05 - 2022/12/09)
Congress (Member of the Organising Committee)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2022/11/09 - 2022/11/12 XXVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EPRAPEM) : É pensado para ser um espaço no qual pós-graduandos em educação matemática possam compartilhar e divulgar experiências e saberes envolvidos nos processos de elaboração de projetos de pesquisa, delineamento teórico-metodológico, sustentação e aprofundamento teórico, bem como de crítica e amadurecimento de análise de dados construídos nas investigações desenvolvidas nos cursos de mestrado e doutorado no âmbito da Educação Matemática . (2022/11/09 - 2022/11/09)
Meeting (Member of the Organising Committee)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2022/08/02 - 2022/08/09 II Ciclo de Estudos e Debates em Etnomatemática e Etnomodelagem: é um produto da linha de pesquisa Educação, Etnomatemática e Etnomodelagem, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Inclusão e Políticas Públicas (GEPEIP) do IFPI/CAANG, que desenvolve estudos e pesquisas alinhadas às atividades letivas da comunidade interna e a investigações afins da comunidade externa. (2022/08/02 - 2022/08/09)
Congress (Member of the Scientific Committee)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, Brazil

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2024/10/19 - Current Evento PET Matemática da Unesp de Rio Claro: Palestra: Tópicos da História Antiga da Matemática Seminário de Educação Matemática
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brazil
2024/11/11 - 2024/11/11 Palestrou sobre a interlocução entre a matemática escolar e a das culturas de Bie, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Evento roda de conversa sobre a matemática escolar e as culturas Aqui e Além-Mar
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) - Campus Malês, Brazil
2024/10/07 - 2024/10/07 Seminário sobre: STEM em Educação Matemática: inovação e desafios para o futuro docente Seminário de Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2024/09/17 - 2024/09/20 7º. Congresso Brasileiro de Etnomatemática(CBEm): É um espaço para professores, investigadores, estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e interessados na conexão entre a Matemática e a Cultura, se reunirem para apresentar, discutir, propor e elaborar importantes projetos de Educação Matemática , como enfoque da Etnomatemática.
Congress
Evento 7º. Congresso Brasileiro de Etnomatemática(CBEm)
Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia do Amapa, Brazil
2024/09/02 - 2024/09/02 Seminário sobre Educação Matemática e Diversidade: um olhar para os estudos de gênero e sexualidades Evento seminário em Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2024/08/05 - 2024/08/05 Seminário sobre Educação Financeira: olhares, incertezas e possibilidades
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2024/06/03 - 2024/06/03 Seminário sobre a teoria instrumental de Rabardel: relações com a educação matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2024/05/06 - 2024/05/06 Seminário sobre paseos Matemáticos com Mathcitymap y Geogebra Discovery
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2024/02/20 - 2024/05/05 Curso sobre dialogando sobre o Programa Etnomatemática: contextos e implicações pedagógicas Curso
GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática , Brazil
2024/04/01 - 2024/04/01 Seminário sobre Contribuições de Guy Rousseau á constituição da Didática da Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2024/03/04 - 2024/03/04 Seminário sobre Aprendizagem: avanços teóricos e as pesquisas no contexto educacional
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2023/12/05 - 2023/12/07 III Congresso Internacional Educare + Educere: formação de professores para o século XXI: O evento visa promover reflexões sobre educação e formação de professores, no sentido de se pensar nos diversos contextos sociais em que acontecem e em formas pelas quais ocorrem efetivamente, de modo igualitário e inclusivo, respondendo às demandas contemporâneas de formação de indivíduos aptos a atuarem em ambientes cada vez mais tecnológicos e interdisciplinares. Evento III Congresso Internacional Educare + Educere
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campus Consolação-Marquês de Paranaguá, Brazil
2023/11/06 - 2023/11/06 Seminário sobre desafios e oportunidades na trajetória do educador matemático brasileiro: relato em primeira pessoa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2023/10/02 - 2023/10/02 Seminário sobre classificações das matemáticas nos séculos XVI e XVII
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2023/09/12 - 2023/09/12 Seminário sobre Rumo à um modelo epistemológico de referência (MER) compartilhado?
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2023/08/07 - 2023/08/07 Seminário sobre competência e habilidades de Matemática a partir das relações entre a teoria e a prática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2022/11/07 - 2022/11/07 Seminário sobre cuestiones abiertas en torno a la enseñanza de la estadística en el paradigma de cuestionamiento del mundo: investigaciones en curso
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2022/10/03 - 2022/10/03 Seminário sobre aprendizagem profissional do professor que ensina Matemática: pesquisa e formação
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2022/09/05 - 2022/09/05 Seminário sobre práticas pedagógicas e pesquisa: uma relação dialética
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2022/07/06 - 2022/07/06 Seminário sobre panorama das pesquisas em desenvolvimento no Programa de Educação Matemática da PUC-SP
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2022/05/02 - 2022/05/02 Seminário sobre o uso das tecnologias para inovação das práticas pedagógicas: que competências o professor deve desenvolver?
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2022/04/04 - 2022/04/04 Seminário sobre composição de orquestrações instrumentais online: aprendizagens e desenvolvimentos durante a pandemia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil
2022/03/17 - 2022/03/17 Seminário sobre promover o desenvolvimento profissional de professor através de estudos de aulas - Prof. Dr. Pedro Ponte
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil

Association member

Society Organization name Role
2024/08 - Current Grupo de Estudos Interdisciplinares e Pesquisas em cultura, Inclusão, Etnolinguística e Etnomatemática da Escola Superior Pedagógica do Bié/Angola (GEIPCIEEm-ESPE-BIÉ): Cuito, Bié, AO Líder
2022/06 - Current RedINET - Red Internacional de Etnomatemática: Internacional, CO Membro
2022/06 - Current Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Etnomatemáticas (GIEPEm) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab): Salvador, Bahia, BR Membro
2022/05 - Current GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: II Ciclo de Estudos e Debates em Etnomatemática e Etnomodelagem: Brasil, Brasil, BR Membro da comissão científica
2022 - Current Grupo de Pesquisa: Professor de Matemática: formação, profissão, saberes e trabalho docente - ForProfMat da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP): São Paulo, BR Membro
2022 - Current Coletivo Cronopi*s da Universidade Estadual Paulista de Rio Claro: Rio Claro, São Paulo, BR Membro
2020/05 - Current RECIPEB: Revista Científico - Pedagógica do Bié: Cuito, Bié, Angola, AO Editor associado

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2023/04/28 - 2023/04/30 XV Encontro Paulista de Educação Matemática UNESP - Guaratinguetá - Guaratinguetá - São Paulo - Brasil
2022/05/13 - 2022/05/15 II Ciclo de Estudos e Debates em Etnomatemática e Etnomodelagem Instituto Federal do Piauí

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2019 - Current Equações Diferenciais Ordinárias Ensino de Matemática (Licence) Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola
2019 - Current Equações Diferenciais Parciais Ensino de Matemática (Licence) Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola
2019 - Current Análise Complexa Ensino de Matemática (Licence) Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola
2013 - Current Programação Matemática Ensino de Matemática (Licence) Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola
2013 - Current Geometria Analítica I Ensino de Matemática (Licence) Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola
2013 - Current Geometria Analítica II Ensino de Matemática (Licence) Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola
2014 - 2016 História da Matemática Ensino de Matemática (Licence) Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2024/09/17 - Current Revista Latinoamericana de Etnomatemática (2011-5474)
2022/06/06 - Current Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras - Bahia ( 2764-1244)
2022 - Current Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (2238-0345)
2022 - Current Revista Ensino da Matemática em Debate (2358-4122)
2022 - Current Revista de Produção Discente em Educação Matemática (2238-8044)
2021/06 - Current Revista Educação Matemática Pesquisa (1983-3156)
Distinctions

Award

2021 Melhor investigador científico
Universidade de Verão 2021, Angola
2013 Melhor investigação científica
Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola
2011 Melhor estudante do curso de Matemática
Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola