???global.info.a_carregar???
Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Rio Claro) Júlio de Mesquita Filho, São Paulo-Brasil (2024). Possui mestrado em Matemática para professores pela Universidade da Beira Interior, Portugal (2018), é diplomado por reconhecimento como Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil (2024) . É licenciado em Ensino da Matemática pela Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola (2013) com diploma revalidado pela Universidade Estadual de Maringá, Brasil (2024); possui pós-graduação em Geometria nos programas e metas curriculares de Matemática do 3º. Ciclo do Ensino Secundário, promovido pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior em Portugal (2018), é docente universitário nos cursos de licenciatura em Matemática e Física da Escola Superior Pedagógica do Bié, lecionando as cadeiras de Geometria Analítica I e II; Programação Matemática; Análise Complexa, Equações Diferenciais Ordinárias, Equações Diferenciais parciais e História da Matemática, desenvolve pesquisas ligadas a Matemática numa dimensão cultural, com ênfase a Etnomatemática, tendo publicado vários artigos científicos em vários periódicos. Tem sido orientador de várias pesquisa no âmbito da graduação (licenciatura em ensino da Matemática e Física) na Escola Superior Pedagógica do Bié; tem participado em várias bancas de graduação em Matemática e Física. É membro do GIEPEm- Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática. É membro da Rede internacional de Etnomatemática.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ezequias Adolfo Domingas Cassela

Nomes de citação

  • Cassela, Ezequias
  • CASSELA, Ezequias Adolfo Domingas

Identificadores de autor

Ciência ID
841A-27E0-2ACB
ORCID iD
0000-0001-7703-0097
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=CQcMWRgAAAAJ&hl=pt-BR
LattesiD
http://lattes.cnpq.br/8311088314350928
Researcher Id
https://www.webofscience.com/wos/author/rid/LZF-3232-2025

Telefones

Telemóvel
  • (00244) 928710914 (Pessoal)

Moradas

  • Escola Superior Pedagógica do Bié, 0000, Cuito , Bié, Angola (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2021/07/10 - 2024/12/17
Concluído
Educação Matemática (Doutoramento)
Especialização em Ensino da Matemática e seus fundamentos filosófico-epistemológicos
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
"Se NÓS, os Vangangela, formos como todo mundo, quem será como NÓS? As ticas de matema dos Vangangela de Chitembo - Bié/Angola para uma Educação Matemática que afirme modos Vangangela de ser e existir no mundo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade com distinção
2018
Concluído
Matemática para Professores (Mestrado)
Especialização em Geometria Analítica
Universidade da Beira Interior, Portugal
"Ensino da Geometria Analítica no contexto cultural do Cuito-Bié" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2010 - 2013
Concluído
Matemática (Licence)
Especialização em Ensino da Matemática
Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola
"Ações que contribuam ao desenvolvimento da interdisciplinaridade entre a Matemática e a Física " (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Assistente (Docente Universitário) Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Cassela, Ezequias. "De um Pi "Outro" atrelado na técnica de construção de um cesto de base circular para um Pi da Matemática Escolar/Acadêmica", ISGEm Newsletter, 2023, ISGEm_Newsletter_21_2.
Artigo em conferência
  1. Cassela, Ezequias; MANRIQUE, ANA LÚCIA. "Uma reflexão sobre o currículo de formação de professores de matemática do 1º. Ciclo do ensino secundário angolano: apontando caminhos de contextualização cultural pela via da Etnomatemática". Trabalho apresentado em IX Congresso Ibero-americano de Educação Matemática- CIBEM, São Paulo, 2024.
    Publicado
  2. Cassela, Ezequias. "Ensino da Geometria no contexto sociocultural do povo Umbundu na Província do Bié/Angola numa perspectiva da Etnomate". Trabalho apresentado em XXVI Encontro Brasileiro de Estudantes da Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo, 2024.
    Publicado
  3. Cassela, Ezequias. "ENCONTRO ENTRE A MATEMÁTICA ESPONTÂNEA DA CULTURA UMBUNDU/BIÉ-ANGOLA COM A ACADÊMICA/ESCOLAR EM UMA AULA DE GEOMETRIA ANALÍTICA. UM DIÁLOGO ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO". Trabalho apresentado em Sétimo Congresso Brasileiro de Etnomatemática, Macapá, 2024.
    Publicado
  4. Cassela, Ezequias. "CAMINHOS ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A ETNOMODELAGEM: DO ÊMICO AO ÉTICO NA PERSPECTIVA DE UM DIÁLOGO COM ALTERIDADE". Trabalho apresentado em II Encontro dos Professores, Pesquisadores, Estudantes, Egressos e comunidade em torno do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Unesp de Rio Claro - Abrangência: Internacional, São Paulo, 2024.
    Publicado
  5. Cassela, Ezequias. "Compreendendo a Materialidade Geométrica e Algébrica da Parábola a Partir de um Corte Feito em um Cone de Isopor". Trabalho apresentado em XIII Semana daMatemática eEducação Matemática –IFSP/Campus Guarulhos –XIII SEMAT, São Paulo, 2024.
    Publicado
  6. Cassela, Ezequias. "ESTUDANDO CURVAS DEFINIDAS QUANDO ENROLAMOS OU DESENROLAMOS UM CILINDRO NO PLANO: UMA APRENDIZAGEM EM CONTEXTO NA PERSPECTIVA DA MATEMÁTICA REALÍSTICA". Trabalho apresentado em XI Semana da Matemática e Educação Matemática, São Paulo, 2024.
    Publicado
  7. Santos, Manvia Guerra Clemente Vumbi e Eliane Costa; Cassela, Ezequias; França, Maria Da Conceição Dos Santos. Autor correspondente: Cassela, Ezequias. "Ensino-aprendizagem da simetria em Geometria Plana motivado por padrões geométricos em panarias de Cabo Verde pela via da Etnomatemática". 2022.
    10.29327/1137060.14-30
  8. Cassela, Ezequias. "Estudo da relação entre uma elipse e uma circunferência: uso da modelagem de um artefacto cultural numa intervenção decolonial". Trabalho apresentado em VIII Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, Bahia, 2021.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cutatela, Arão Chilulo; Cassela, Ezequias Adolfo Domingas Cassela; Tinoca, Luís Alexandre da Fonseca. "Desafios para a implementação da Inteligência Artificial no Ensino Superior em Angola". PARADIGMA (2025): e2025001. https://doi.org/10.37618/paradigma.1011-2251.2025.e2025001.id1592.
    10.37618/paradigma.1011-2251.2025.e2025001.id1592
  2. Cassela, Ezequias. "INTERFACE ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: DAS PRÁTICAS CULTURAIS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CÔNICAS-ELIPSE". Areté 22 36 (2024): 1-25. https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3904/2094.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Cassela, Ezequias; Henriques Ndachala; Aristides Cambuta. "Do romper do silêncio do subalternizado para o grupo de estudos interdisciplinares e pesquisas em cultura, inclusão, etnolinguística e etnomatemática da ESPE-Bié/Angola". e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis 11 2 (2024): 120-144. https://etnomatematicasbrasis.org/wp-content/uploads/2024/10/do-romper-do-silencio-do-subalternizado-para-o-grupo-de-estudos-interdisciplinares-e-pesquisas-em-cultura-inclusao-etnolinguistica-e-etnomatematica-da-espe-bie_angola.pdf?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR0uTLqGL9JH8EPjiZH_zOfTvs3zDb1ZEK7Owz7JEQgKfd4AZdnfICruiOc_aem_l_o47j88h92qi_SbAIM8Dw.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Cassela, Ezequias; MANRIQUE, ANA LÚCIA. "Da Etnomatemática à Etnomodelagem: caminhos entre êmico e o ético em um diálogo baseado na alteridade a partir da cultura Umbundu/Bié-Angola". Ensino da Matemática em Debate 11 2 (2024): 120-145. https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/65466/46067.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Santos, Eliane Costa; Cassela, Ezequias Adolfo Domingas; França, Maria da Conceição dos Santos. "ENSINANDO A GEOMETRIA ALÉM DOS LIMITES DA SALA DE AULAS: UMA ABORDAGEM MOTIVADA POR PADRÕES ESTAMPADOS EM TECIDOS DE CABO VERDE PELA VIA DA ETNOMATEMÁTICA". REVISTA FOCO 17 3 (2024): e4583. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v17n3-043.
    10.54751/revistafoco.v17n3-043
  6. Cassela, Ezequias. "De um pi “outro” atrelado na técnica da construção de um cesto de base circular, para o pi da matemática escolar/acadêmica". e-Almanaque EtnoMatemaTicas Brasis 2024 1 (2024): 180-188. http://dx.doi.org/10.29327/2366212.2024.1-24.
    10.29327/2366212.2024.1-24
  7. Cassela, Ezequias. "A [M]matemática nas Tranças das Mulheres Angolanas ou as Tranças das Mulheres Angolanas na [M]matemática? Um Olhar à Etnomodelagem". Journal of Mathematics and Culture 17 7 (2023): 119-136. https://journalofmathematicsandculture.wordpress.com/wp-content/uploads/2023/08/article-6-177.pdf.
  8. Cassela, Ezequias Adolfo Domingas; Manrique, Ana Lúcia. Autor correspondente: Cassela, Ezequias Adolfo Domingas. "[Re]pensando o currículo de formação de professores de Matemática do 1º ciclo do ensino secundário angolano em uma dimensão cultural sob olhar da Etnomatemática". PARADIGMA (2023): 237-257. http://dx.doi.org/10.37618/paradigma.1011-2251.2023.p237-257.id1450.
    10.37618/paradigma.1011-2251.2023.p237-257.id1450
  9. Santos, Eliane Costa; Cassela, Ezequias Adolfo Domingas. "Interface entre os fazeres matemáticos da cultura africana ganesa manifestados em tecidos e as práticas desenvolvidas em sala de aulas à luz da Etnomatemática". Revista Eletrônica de Educação Matemática 17 (2022): 1-22. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e90327.
    10.5007/1981-1322.2022.e90327
  10. Santos, Eliane Costa; Cassela, Ezequias; França, Maria da Conceição dos Santos. Autor correspondente: Cassela, Ezequias. "Potencialidades do diálogo entre o jogo Mancala Awelé e o ensino de Matemática no Ensino Fundamental: experiência com uma turma do 5º ano". Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática 12 4 (2022): 1-13. http://dx.doi.org/10.37001/ripem.v12i4.3131.
    10.37001/ripem.v12i4.3131
  11. Cassela, Ezequias; MANRIQUE, ANA LÚCIA. "Intervenção da Teoria de Campos Conceituais de Vergnaud: Um contributo para a disciplina de Geometria Analítica nos alunos do primeiro ano do curso de Matemática da Escola Superior Pedagógica do Bié". Revista de Produção Discente em Educação Matemática ISSN 2238-8044 11 2 (2022): 93-110. http://dx.doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i2p93-110.
    10.23925/2238-8044.2022v11i2p93-110
  12. Nascimento, Rosa Maria de; Cassela, Ezequias Adolfo Domingas. "A aprendizagem da Estatística na ESP-BIÉ. Uma reflexão a partir da experiência com os estudantes do curso de Matemática". Revista Eletrônica de Educação Matemática 16 (2021): 1-23. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79490.
    10.5007/1981-1322.2021.e79490
  13. Cassela, Ezequias; Amado, André. "From Pure Geomatics for Algebraic Procedures with a View to Obtaining Equations from Ellipse from the Perspective of René Descartes". Pure and Applied Mathematics Journa 10 4 (2021): 89-95. http://www.sciencepublishinggroup.com/journal/archive?journalid=141&issueid=-1.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Santos, Eliane Costa; Cassela, Ezequias Adolfo Domingas. "Interface entre a elipse e a circunferência: contributo da etnomodelagem no ensino de Geometria Analítica por meio de cestaria". Matemática e Ciência: construção, conhecimento e criatividade 4 1 (2021): 72-86. https://doi.org/10.5752/p.2674-9416.2021v4n1p72-86.
    10.5752/p.2674-9416.2021v4n1p72-86
  15. Cassela, Ezequias Adolfo Domingas; André, Amado Leonardo; Cabrera, Yanileidy Moreira. "A PROPORÇÃO ÁUREA COMO BASE DE SENSO ESTÉTICO EM DESENHOS ARTÍSTICOS". ERAS | European Review of Artistic Studies 12 1 (2021): 56-73. https://doi.org/10.37334/eras.v12i1.6.
    10.37334/eras.v12i1.6
  16. Cassela, Ezequias Adolfo Domingos; Avelino, Pedro Chimbinda. "Artefatos socioculturais do Cuito/Bié-Angola para o Ensino da Geometria - a Circunferência numa perspectiva da Etnomatemática". Revista Eletrônica de Educação Matemática 16 (2021): 1-22. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79896.
    10.5007/1981-1322.2021.e79896
  17. Cassela, Ezequias Adolfo; Nascimento, Rosa Maria de. "Estudo da circunferência à luz dos princípios axiomáticos de rené descartes. Um olhar ao contexto de ensino-aprendizagem da Escola Superior Pedagógica do Bié (esp-bié)". Revista Eletrônica de Educação Matemática 15 2 (2020): 1-21. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e76708.
    10.5007/1981-1322.2020.e76708
  18. Cassela, Ezequias Adolfo Domingas. "DA MATEMÁTICA NATIVA PRESENTE NO PENSAMENTO DAS AUTORIDADES TRADICIONAIS DA TRIBU UMBUNDO COM RESPEITO A FORMA DO ONDJANGO NO CUITO/BIÉ-ANGOLA PARA PROBLEMAS ISOPERIMÉTRICOS DA GEOMETRIA PLANA". ERAS | European Review of Artistic Studies 11 2 (2020): 69-80. https://doi.org/10.37334/eras.v11i2.26.
    10.37334/eras.v11i2.26
  19. Cassela, Ezequias Adolfo Domingas. "A MATEMÁTICA ESCONDIDA NA ARTE DE ENROLAR E DESENROLAR LENÇOS NAS CABEÇAS DAS MULHERES ANGOLANAS: Um recurso didáctico para a aprendizagem da função seno e a sua inversa na perspetiva da Matemática Realística". ERAS | European Review of Artistic Studies 11 1 (2020): 1-14. https://doi.org/10.37334/eras.v11i1.18.
    10.37334/eras.v11i1.18
  20. Cassela, Ezequias. "IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO CONTROLE DA PROPAGAÇÃO DA COVID-19, COM VISTA À INTENSIFICAÇÃO DAS MEDIDAS PREVENTIVAS". Habitat artefato (2020): https://www.artefatoedicoes.com.br/_files/ugd/99f92e_2fc8b5344385462e9b8023286cade122.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Cassela, Ezequias. "Práticas pedagógicas pela via da Etnomatemática: experiências de pesquisa em Timor-Leste e em Angola". In Caminhos em torno da Etnomatemática em países de língua oficial portuguesa, 1-30. Macapá, Brasil: Edifapa, 2024.
    Publicado
  2. Cassela, Ezequias. "Estudando Curvas definidas quando enrolamos ou desenrolamos um cilindro no plano: Uma aprendizagem em contexto na perspectiva da Matemática Realística". In Educação em partes: Estudos e Investigações. São Paulo, Brasil, 2023.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Nascimento, Rosa Maria de; CASSELA, Ezequias Adolfo Domingas. "Uma reflexão crítica sobre o impacto da inteligência artificial (IA) na Formação de Professores". RECIPEB: Revista científico-pedagógica do Bié 4 2 (2024): https://zenodo.org/records/14577188.
    Publicado • Editor
  2. Nascimento, Rosa Maria de; CASSELA, Ezequias Adolfo Domingas. "A investigação científica como prática comprometida com as vivências e existências de povos específicos na formação de professores". RECIPEB: Revista científico-pedagógica do Bié 4 1 (2024): https://zenodo.org/records/13143058.
    Publicado • Editor
  3. Nascimento, Rosa Maria de; CASSELA, Ezequias Adolfo Domingas. "A dimensão ética da investigação científica como apanágio para uma produção científica humanista". RECIPEB: Revista científico-pedagógica do Bié 2 3 (2023): https://zenodo.org/records/10432813.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Cassela, Ezequias. Abordagem sintética e analítica das cónicas. Uma perspetiva de ensino em contexto. Templários. 2019.
    Publicado
Recurso online
  1. Cassela, Ezequias. CONCEITUALIZAÇÃO SIGNIFICATIVAMENTE MATEMÁTICA SOBRE OS PRINCIPAIS CONJUNTOS NUMÉRICOS E PROVAS DE ALGUMAS PROPRIEDADES DE DIVISIBILIDADE DOS NÚMEROS. 2021.
Tese / Dissertação
  1. "Se NÓS, os Vangangela, formos como todo mundo, quem será como NÓS? As ticas de matema dos Vangangela de Chitembo - Bié/Angola para uma Educação Matemática que afirme modos Vangangela de ser e existir no mundo". Doutoramento, 2024. https://hdl.handle.net/11449/259461.
  2. Cassela, Ezequias. "Ensino da Geometria Analítica no contexto cultural do Cuito-Bié". Mestrado, Universidade da Beira Interior, 2018. http://hdl.handle.net/10400.6/9963.
  3. Cassela, Ezequias. "Ações que contribuam ao desenvolvimento da interdisciplinaridade entre a Matemática e a Física". Licenciatura, Escola Superior Pedagógica do Bié, 2013.

Outros

Outra produção
  1. A MATEMÁTICA NO PENSAMENTO DAS AUTORIDADES TRADICIONAIS (SOBAS) COM RESPEITO A FORMA DO ONDJANGO NO CUITO-BIÉ. Um olhar a Geometria plana. O presente artigo apresenta uma abordagem relativa ao descongelamento de uma matemática nativa e intuitiva congelada no pensamento das autoridades tradicionais do município do Cuito cujo processo de interpretação matemática sugere uma atividade motivacional e significativa no ensino-aprendizagem da Geometria plana, baseada no contexto do aluno. O resultado matemático apresentado permite uma descol. 2020. Cassela, Ezequias.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11/08 As práticas matemáticas do povo Umbundu para controlar o tempo na cultura Evento I Simpósio Multidisciplinar AEABI-Bra
I Simpósio Multidisciplinar AEABI-Bra (Brasil)
2024/10/18 A matemática orientada pelas práticas socioculturais dos povos Ovimbundu Evento Encontro de Grupos de pesquisa em Educação Matemática
PUC-SP (Brasil)
2024/09/17 ENCONTRO ENTRE A MATEMÁTICA ESPONTÂNEA DA CULTURA UMBUNDU/BIÉ-ANGOLA COM A ACADÊMICA/ESCOLAR EM UMA AULA DE GEOMETRIA ANALÍTICA. UM DIÁLOGO ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO 7º. Congresso brasileiro de Etnomatemática
Instituto Federal de Macapá (Brasil)
2024/06/25 As escolas angolanas como produtoras de corpos culturalmente “refugiados”: uma experiência pessoal do autor em um diálogo com a sua avó Evento I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades
Rio de janeiro (Brasil)
2024/05/23 CAMINHOS ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E A ETNOMODELAGEM: DO ÊMICO AO ÉTICO NA PERSPECTIVA DE UM DIÁLOGO COM ALTERIDADE Evento III Encontro dos Professores, Pesquisadores, Estudantes, Egressos e comunidade em torno do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Unesp de Rio Claro - Abrangência: Internacional
UNESP-Rio Claro (Rio Claro - São Paulo, Brasil)
2024/05/13 Compreendendo a Materialidade Geométrica e Algébrica da Parábola a Partir de um Corte Feito em um Cone de Isopor Evento XIII Semana da Matemática e Educação Matemática - IFSP Guarulhos
IFSP/Campus Guarulhos (Brasil)
2023/07/15 De um pi 'outro' atrelado na técnica da construção de um cesto de base circular, para o pi da Matemática escolar/acadêmica Evento Internacional "Onde Está o Pi?"
CYFEMAT e EtnoMatemaTicas Brasis (Brasil)
2022/12/06 Artefatos socioculturais da tribo umbundu da província do Bié Angola para o ensinoda Geometria Congresso 75 anos da Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Bahia - UFBA (Salvador, Brasil)
2022/09/29 Estudando curvas definidas quando enrolamos ou desenrolamos um cilindro no plano Evento XI Semana da Matemática e Educação Matemática
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Guarulhos (São Paulo, Brasil)
2022/07/11 Ensino-aprendizagem da simetria em Geometria Plana motivado por padrões geométricos em panarias de Cabo Verde pela via da Etnomatemática Evento XIV Encontro Nacional de Educação Matemática
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Brasil)
2022/07/08 Uma reflexão sobre o currículo de formação de professores de matemática do 1º ciclo do ensino secundário angolano: Apontando caminhos de contextualização cultural pela via da Etnomatemática Evento IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)
2022/05/13 Ensino de Geometria no contexto sociocultural do povo umbundu numa perspectiva da Etnomatemática Evento II Ciclo de Estudos e Debates em Etnomatemática e Etnomodelagem
EtnoMatemaTicas Brasil (Brasil)
2021/10/23 Intervenção da teoria de campos conceituais de Vegnoud no ensino da Geometria Analítica. Evento Encontro de Produção Discente do Progrma de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ( PUC-SP) (São Paulo, Brasil)
2021 Etnomatemática do povo Umbundo na província do Bié-Angola África e Matemática
Universidade Federal da Bahia (Salvador , Brasil)
2019 Ferramentas Etnomatemáticas para o Ensino da Geometria . A Circunferência Primeira conferência internacional de Educação Matemática em Angola
Lunda Norte (Angola)
2014 Ações que contribuam ao desenvolvimento da interdisciplinaridade entre a Matemática e Física Colóquio realizado pelo Instituto Superior de Ciências de Educação
ISCED-Huambo (Huambo, Angola)
2014 A tecnologia informática como recurso didático Terceiras jornadas científicas da Escola Superior Pedagógica do Bié
Escola Superior Pedagógica do Bié (Cuito-Bié, Angola)
2013 Proposta metodológica para a resolução de problemas com ajuda de software Geogebra na 10ª Classe do Instituto Médio de Administração e Gestão do Cuito Pedagogia 2013, Havana Cuba
Palácio de Las convenciones de la Habana, Cuba (Havana, Cuba)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/12/05 - 2022/12/09 IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM: O Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (CIBEM) é um dos mais tradicionais eventos internacionais da área da Educação Matemática. Trata-se de reunião que congrega, quadrienalmente, cerca de 1.200 pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação e professores da educação básica e ensino superior, provenientes de diversos países de língua portuguesa e espanhola da América Latina e da Europa. (2022/12/05 - 2022/12/09)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2022/11/09 - 2022/11/12 XXVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EPRAPEM) : É pensado para ser um espaço no qual pós-graduandos em educação matemática possam compartilhar e divulgar experiências e saberes envolvidos nos processos de elaboração de projetos de pesquisa, delineamento teórico-metodológico, sustentação e aprofundamento teórico, bem como de crítica e amadurecimento de análise de dados construídos nas investigações desenvolvidas nos cursos de mestrado e doutorado no âmbito da Educação Matemática . (2022/11/09 - 2022/11/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2022/08/02 - 2022/08/09 II Ciclo de Estudos e Debates em Etnomatemática e Etnomodelagem: é um produto da linha de pesquisa Educação, Etnomatemática e Etnomodelagem, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Inclusão e Políticas Públicas (GEPEIP) do IFPI/CAANG, que desenvolve estudos e pesquisas alinhadas às atividades letivas da comunidade interna e a investigações afins da comunidade externa. (2022/08/02 - 2022/08/09)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/10/19 - Atual Evento PET Matemática da Unesp de Rio Claro: Palestra: Tópicos da História Antiga da Matemática Seminário de Educação Matemática
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
2024/11/11 - 2024/11/11 Palestrou sobre a interlocução entre a matemática escolar e a das culturas de Bie, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Evento roda de conversa sobre a matemática escolar e as culturas Aqui e Além-Mar
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) - Campus Malês, Brasil
2024/10/07 - 2024/10/07 Seminário sobre: STEM em Educação Matemática: inovação e desafios para o futuro docente Seminário de Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2024/09/17 - 2024/09/20 7º. Congresso Brasileiro de Etnomatemática(CBEm): É um espaço para professores, investigadores, estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e interessados na conexão entre a Matemática e a Cultura, se reunirem para apresentar, discutir, propor e elaborar importantes projetos de Educação Matemática , como enfoque da Etnomatemática.
Congresso
Evento 7º. Congresso Brasileiro de Etnomatemática(CBEm)
Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia do Amapa, Brasil
2024/09/02 - 2024/09/02 Seminário sobre Educação Matemática e Diversidade: um olhar para os estudos de gênero e sexualidades Evento seminário em Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2024/08/05 - 2024/08/05 Seminário sobre Educação Financeira: olhares, incertezas e possibilidades
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2024/06/03 - 2024/06/03 Seminário sobre a teoria instrumental de Rabardel: relações com a educação matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2024/05/06 - 2024/05/06 Seminário sobre paseos Matemáticos com Mathcitymap y Geogebra Discovery
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2024/02/20 - 2024/05/05 Curso sobre dialogando sobre o Programa Etnomatemática: contextos e implicações pedagógicas Curso
GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática , Brasil
2024/04/01 - 2024/04/01 Seminário sobre Contribuições de Guy Rousseau á constituição da Didática da Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2024/03/04 - 2024/03/04 Seminário sobre Aprendizagem: avanços teóricos e as pesquisas no contexto educacional
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2023/12/05 - 2023/12/07 III Congresso Internacional Educare + Educere: formação de professores para o século XXI: O evento visa promover reflexões sobre educação e formação de professores, no sentido de se pensar nos diversos contextos sociais em que acontecem e em formas pelas quais ocorrem efetivamente, de modo igualitário e inclusivo, respondendo às demandas contemporâneas de formação de indivíduos aptos a atuarem em ambientes cada vez mais tecnológicos e interdisciplinares. Evento III Congresso Internacional Educare + Educere
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campus Consolação-Marquês de Paranaguá, Brasil
2023/11/06 - 2023/11/06 Seminário sobre desafios e oportunidades na trajetória do educador matemático brasileiro: relato em primeira pessoa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2023/10/02 - 2023/10/02 Seminário sobre classificações das matemáticas nos séculos XVI e XVII
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2023/09/12 - 2023/09/12 Seminário sobre Rumo à um modelo epistemológico de referência (MER) compartilhado?
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2023/08/07 - 2023/08/07 Seminário sobre competência e habilidades de Matemática a partir das relações entre a teoria e a prática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2022/11/07 - 2022/11/07 Seminário sobre cuestiones abiertas en torno a la enseñanza de la estadística en el paradigma de cuestionamiento del mundo: investigaciones en curso
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2022/10/03 - 2022/10/03 Seminário sobre aprendizagem profissional do professor que ensina Matemática: pesquisa e formação
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2022/09/05 - 2022/09/05 Seminário sobre práticas pedagógicas e pesquisa: uma relação dialética
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2022/07/06 - 2022/07/06 Seminário sobre panorama das pesquisas em desenvolvimento no Programa de Educação Matemática da PUC-SP
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2022/05/02 - 2022/05/02 Seminário sobre o uso das tecnologias para inovação das práticas pedagógicas: que competências o professor deve desenvolver?
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2022/04/04 - 2022/04/04 Seminário sobre composição de orquestrações instrumentais online: aprendizagens e desenvolvimentos durante a pandemia
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2022/03/17 - 2022/03/17 Seminário sobre promover o desenvolvimento profissional de professor através de estudos de aulas - Prof. Dr. Pedro Ponte
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/04/28 - 2023/04/30 XV Encontro Paulista de Educação Matemática UNESP - Guaratinguetá - Guaratinguetá - São Paulo - Brasil
2022/05/13 - 2022/05/15 II Ciclo de Estudos e Debates em Etnomatemática e Etnomodelagem Instituto Federal do Piauí

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/09/17 - Atual Revista Latinoamericana de Etnomatemática (2011-5474)
2022/06/06 - Atual Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras - Bahia ( 2764-1244)
2022 - Atual Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (2238-0345)
2022 - Atual Revista Ensino da Matemática em Debate (2358-4122)
2022 - Atual Revista de Produção Discente em Educação Matemática (2238-8044)
2021/06 - Atual Revista Educação Matemática Pesquisa (1983-3156)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Equações Diferenciais Ordinárias Ensino de Matemática (Licence) Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola
2019 - Atual Equações Diferenciais Parciais Ensino de Matemática (Licence) Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola
2019 - Atual Análise Complexa Ensino de Matemática (Licence) Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola
2013 - Atual Programação Matemática Ensino de Matemática (Licence) Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola
2013 - Atual Geometria Analítica I Ensino de Matemática (Licence) Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola
2013 - Atual Geometria Analítica II Ensino de Matemática (Licence) Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola
2014 - 2016 História da Matemática Ensino de Matemática (Licence) Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024/08 - Atual Grupo de Estudos Interdisciplinares e Pesquisas em cultura, Inclusão, Etnolinguística e Etnomatemática da Escola Superior Pedagógica do Bié/Angola (GEIPCIEEm-ESPE-BIÉ): Cuito, Bié, AO Líder
2022/06 - Atual RedINET - Red Internacional de Etnomatemática: Internacional, CO Membro
2022/06 - Atual Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Etnomatemáticas (GIEPEm) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab): Salvador, Bahia, BR Membro
2022/05 - Atual GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: II Ciclo de Estudos e Debates em Etnomatemática e Etnomodelagem: Brasil, Brasil, BR Membro da comissão científica
2022 - Atual Grupo de Pesquisa: Professor de Matemática: formação, profissão, saberes e trabalho docente - ForProfMat da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP): São Paulo, BR Membro
2022 - Atual Coletivo Cronopi*s da Universidade Estadual Paulista de Rio Claro: Rio Claro, São Paulo, BR Membro
2020/05 - Atual RECIPEB: Revista Científico - Pedagógica do Bié: Cuito, Bié, Angola, AO Editor associado
Distinções

Prémio

2021 Melhor investigador científico
Universidade de Verão 2021, Angola
2013 Melhor investigação científica
Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola
2011 Melhor estudante do curso de Matemática
Escola Superior Pedagógica do Bié, Angola