???global.info.a_carregar???
Ana Maria Macara de Oliveira. Concluiu o(a) Doutoramento em Motricidade Humana em 1994 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana. Publicou 4 artigos em revistas especializadas. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Criatividade; Espontaneidade; Formação; Improvisação teatral; Intérprete em dança; Viola Spolin; Arte; Educação; Escola de Dança de Almada; Escola Básica do Alto da Ajuda; Departamento de Dança FMH/UTL; Amalgama; Dança; REA; ODS::04:Educação de Qualidade; ODS::11:Cidades e Comunidades Sustentáveis; Dança na educação; Educação e arte; Educadores de infância; Expressão pelo movimento; Interprofissionalidade; Cultura Hip-Hop; Arte clássica; Adolescência; Comportamento; Dance; Teaching; Dance teaching; Classical dance; Hip-hop dance; Inclusão; Benefícios afetivossociais; Programa educacional; Education; Inclusion; Social emotional benefits; Educational program; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais; Análise do movimento; Composição coreográfica; Construção do gesto; Corpo; Corporeirade; Cultura; Dança contemporânea; Poética; Políticas do corpo; Coreografia; Criação; Encenação; Interpretação; Fenomenologia; Teatro; Didática; Educação somática; Movimento; Body; Movement; Somatic education; Autoperceção do corpo; Participação social; Avaliação nutricional; Índice de massa corporal; Necessidades energéticas; Questionário de frequência alimentar; Art; Communication; Innovation; Transformation; Comunicação; Inovação; Transformação; imagem corporal; dança; satisfação pessoal; Educação religiosa; Catolicismo; Programas de ensino; Ética; Criação artística; Portugal; Values; Artistic expression; Apoio social; Imagem corporal; índice de massa corporal; Peso corporal; Transtornos alimentares; Body image; Body mass index; Body weight; Eating disorders; Social support; Dança inclusiva; Artes performativas; Educação artística; Educação especial; Consciência; Decisão/escolha; Escrita cénica contemporânea; Intérprete; Possibilidade; Responsabilidade; Terceiro corpo; Currículo; Dança popular; Formação de bailarino; Matriz tradicional; Proposta metodológica; Curriculum; Dancer training; Methodological proposal; Tradition; Dança moderna; Atividade física; Força muscular; Hidroxiprolina; Amplitude muscular; 793.3(043); 796.012(043); 577.112(043); Decisão; Formação do bailarino; História da dança; Afro-brasileiro; Candomblé; Dança-teatro; Orixás; Personagens; Pina Bausch; Dança Oriental; Deficiência mental; Construção Identitária; Inclusão Social; Oriental Dance; mental disability; identity; Social Inclusion; Culturas de inclusão; Deficiência; Exclusão social; Inclusão social; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Maria Macara de Oliveira

Nomes de citação

  • Oliveira, Ana
  • Macara, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
821E-AF69-232E

Websites

  • https://ceapfmh.wordpress.com/membros/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2009/11/05
Concluído
Agregação em Motricidade Humana (Título de Agregado)
Especialização em Dança
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Figurinos em coreografia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanumidade
2008
Concluído
Curso de Formação de Docentes em E-Learning – nível 1 (Curso de Especialização Tecnológica)
Especialização em Ensino
Universidade Aberta, Portugal
1994
Concluído
Motricidade Humana (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Dança
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Estudo da Vivência do Bailarino em Cena" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por Unanimidade com Louvor e Distinção
1988
Concluído
Master of Arts (Master)
Especialização em Dance
University of North Carolina at Greensboro, Estados Unidos
A
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009 - 2015 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1999 - 2009 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1994 - 1999 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1983 - 1994 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1987 - 1988 Assistente (Docente Universitário) University of North Carolina at Greensboro, Estados Unidos
University of North Carolina at Greensboro Department of Dance, Estados Unidos

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Direção Artística Companhia de Dança de Almada, Portugal
1981 - 1983 Escola de Ensino Básico Escola Preparatória Fernão Lopes, Portugal
Escola Preparatória Fernão Lopes, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Macara, Ana. "From costume into character: An approach in teaching choreography". Trabalho apresentado em Conferência Internacional Continentes em Movimento: Novas Tendências no Ensino da Dança, Oeiras, 1998.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Simas, Joseani Paulini Neves; Macara, Ana; Sebastião Iberes Lopes; Pelegrini, Andreia. "Fatores associados à insatisfação com a imagem corporal em bailarinos profissionais. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, Periódico do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício". Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, Periódico do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício, v. 13, n. 80, 581-590 13 80 (2019): 581-590. http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/1405.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Navarro, Juana Machado; Macara, Ana. "O figurino na perspetiva do intérprete de dança na contemporaneidade". Quaderni del Csal - 5 / Numero speciale di Visioni LatinoAmericane, Anno X, Numero 18, Gennaio 2018. Issn 2035-6633 - 276 X 18 (2018): https://www.openstarts.units.it/bitstream/10077/19907/3/VLA_18_2018_S_MachadoNavarro_Macara.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Macara, A., Mortari, K. & Batalha, A. P.. "Reflexões sobre o Ensino Artístico: Em busca da transformação". Revista Portuguesa de Educação Artística 7 5 (2017): 857-65. http://www.recursosonline.org/rpea/index.php/rpea/article/view/119/128.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.23828/rpea.v7i1.119
  4. Assumpção, Valéria; Macara, A.; Januário, C.. "PRÁTICAS INCLUSIVAS NA DANÇA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DAS PROFESSORAS DE DANÇA DOS NÚCLEOS DE ARTE". Journal of Research in Special Educational Needs 16 (2016): 880-883. http://dx.doi.org/10.1111/1471-3802.12228 ; https://dub118.mail.live.com/mail/ViewOfficePreview.aspx?messageid=mgLOR2keWy5RGipQAjfePx9g2&folderid=flinbox&attindex=0&cp=-1&attdepth=0&n=44189053.
    Publicado • 10.1111/1471-3802.12228
  5. Assumpção,Valéria de; Macara,Ana; Januário,Carlos; Wachowicz,Fátima. "Estudo preliminar: Validação do questionário "CDC - Corpo, Dança e Comunidade"; para adolescentes de 12-18 anos". Revista da Associação Portuguesa de Psicologia, 30, 2, 15-24. ISSN 2183-2471. doi: http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/issue/view/81 30 2 (2016): 15-24. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492016000200002.
    Publicado • doi: http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/issue/view/81
  6. Silva, Valéria; Macara, Ana; Januário, Carlos; Wachowicz, Fátima. "Preliminary study for validation of questionnaire CDC - Body, Dance and Community for teenagers". (2016): https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1127.
  7. Macara, Ana; Romarco, Evanize Kelli Siviero. "A Contribuição da Educação Somática na Formação do performer contemporâneo: O método GDS". 20 1 (2015): 22-37. https://proxy.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/4449/3072.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2015v20n1p22-37
  8. Macara, Ana; Simas,Joseani Paulini Neves; Melo, Sebastião Iberes Lopes. "Imagem corporal e sua relação com peso e índice de massa corporal em bailarinos profissionais. Rev Bras Med Esporte, Dez 2014, vol.20, no.6, p.433-437. ISSN 1517-8692 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1517-869220140006&lng=pt&nrm=iso". Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Dez 2014, vol.20, no.6, p.433-437. ISSN 1517-8692 20 6 (2014): 433-437. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1517-869220140006&lng=pt&nrm=iso .
    Acesso aberto
  9. Souza, Marco Aurelio da Cruz; Macara, Ana. "Identidade Cultural do Xote no Brasil". Nuevamerica, Danza e Identidade Cultural: La revista de la patria grande 144 (2014): 38-43. http://www.novamerica.org.br/ong/?cat=2&paged=3.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Macara, Ana; Batalha, Ana Paula. "Técnicas Somáticas: Alternativas de Bem-Estar". In Entre o Ser e o Estar: Técnicas somáticas e Práticas Performativas, editado por Macara, A., Mortari, K. & Batalha, A. P.. Lisboa - Cruz Quebrada, Portugal: Edições FMH, 2018.
    Publicado
  2. Macara, Ana; Souza, Marco Aurelio da Cruz. "O corpo nas Danças Folclórica e Parafolclórica". In Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo, editado por Macara, A., Batalha, A. P. e Mortari, K., 45-56. Lisboa, Portugal: FMH Edições, 2016.
  3. Jorge, Soraia; Macara, Ana. "Uma estética de abismo: Ciclos hormonais da mulher que dança.". In Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo., editado por Macara, A., Batalha, A. P. e Mortari, K., 127-138. Lisboa, Portugal: FMH Edições, 2016.
    Publicado
  4. Jesus, Nádia; Macara, Ana. "Corpos Desportivos na Dança: Tópicos sobre a formação em Dança de estudantes de Educação Física". In Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo, editado por Ana Macara, Ana Paula Batalha e Kátia Mortari, 149-154. Lisboa, Portugal: FMH Edições, 2016.
    Publicado
  5. Almeida, Lucilene; Macara, Ana. "Bullying no ambiente da Dança". In Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo Lisboa: FMH Edições. ISBN: 978 972 735 2098., editado por Ana Macara, Ana Paula Batalha e Kátia Mortari, 181-29. Lisboa: Ediçoes FMH, 2016.
  6. Macara, Ana; Cravo, Mapi; Lopes M. A.. "Idosos que dançam: Os JASTI como passaporte para uma vida culturalmente ativa". In Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo, editado por Ana Macara, Ana Paula Batalha e Kátia Mortari, 233-242. Lisboa, Portugal: FMH Edições, 2016.
  7. Mortari, Kátia; Macara, Ana; Batalha, Ana Paula. "Corpo, Técnica e movimento: Possibilidades para sentir, expressar e estar bem". In Atividade Física, saúde e lazer: Olhar e pensar o corpo, 124-137. Florianópolis, Brasil: Tribo da Ilha, 2014.
    Publicado
  8. Macara, Ana; Batalha, Ana Paula; Mortari, Kátia. "Corpo imanente e transcendência na performance contemporânea". In O corpo representado: Mídia, arte e produção de sentidos, editado por Denise C. O. Siqueira, 157-169. Rio de Janeiro:, Portugal: EdUERJ., 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Macara, Ana; Batalha, Ana Paula; Mortari, Kátia. Entre o Ser e o Estar: Técnicas somáticas e Práticas Performativas. Cruz Quebrada, Portugal: Edições FMH. 2018.
  2. Macara, Ana. Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo. Lisboa - Cruz Quebrada, Portugal: Edições FMH. 2016.
    Publicado
  3. Macara, Ana; Batalha, Ana Paula; Mortari, Kátia. Livro de Atas da Conferência Internacional 2012 Corpos (Im)perfeitos. Lisboa Cruz Quebrada: FMH Edições. 2012.
    Publicado
  4. Macara, Ana. Alma da Dança: Dilemas de Criação e Produção - 15 Anos de Quinzena de Dança de Almada.. Almada, Portugal: Companhia de Dança de Almada. 2007.
    Publicado
  5. Macara, Ana. Dança e movimento expressivo. Textos e Resumos do Seminário Internacional. Lisboa: FMH Edições.. 2006.
    Publicado
  6. Macara, Ana. Pulses and impulses for dance in the community. Proceedings of International Conference.. Lisboa, Portugal: FMH Publicações. 2003.
    Publicado
  7. Paula Sá Menezes, Ana; Barrera Kalhil, Josefina. Actas da Conferência Internacional Continentes em Movimento: Novas Tendências no Ensino da Dança. Lisboa, Portugal: FMH Edições.. 1998.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Souza, Marco Aurelio da Cruz. "A dança popular no processo de formação do bailarino clássico e contemporâneo : estudo sobre a escola do teatro Bolshoi do Brasil". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/19570.
  2. Simas, Joseani Paulini Neves. "Imagem corporal relacionada às características físicas e psicossociais: contrastes entre bailarinos clássicos e contemporâneos". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/15993.
  3. Silva, Valéria de Assumpção. "Benefícios afetivossociais da prática da dança para estudantes dos núcleos de arte da Prefeitura do Rio de Janeiro". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/11668.
  4. Bandeira, Maria Margarida dos Reis Cunha da Silva. "As expressões artísticas e a transmissão de valores e princípios éticos nas aulas de educação moral e religiosa católica". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/4832.
  5. Romarco, Evanize Kelli Siviero. "Dança e educação somática : a aplicação do método GDS para o aprimoramento do movimento expressivo e performático em dança.". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/8349.
  6. Monteiro, Maria Auxiliadora. "Níveis de flexibilidade, hidroxiprolina e força muscular abdominal em bailarinas submetidas à técnica de dança moderna de Martha Graham". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10348/3389.
  7. Luyet, Angela. "Adaptação do método de improvisação teatral segundo Viola Spolin no trabalho de formação do bailarino/ator-amador". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6606.
  8. Ramos, Micaela Alexandra de Ornelas. "Presença cénica : estudo sobre a formação de jovens atores". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6019.
  9. Limpo, Patrícia. "Práticas de expressão pelo movimento no pré-escolar". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/6993.
  10. Silva, Marta Filipa Queirós da. "Influências da Dança Clássica e Hip-Hop em jovens praticantes em centros de dança". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2344.
  11. Snizek, Andréa Bergallo. "Articulações poéticas e políticas do corpo : estudo de processos de composição solística de dança contemporânea". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/5743.
  12. Silva, João Paulo Alves de Jesus da; Oliveira, Ana Maria Macara de, orient.. ""Tudo sobre rodas" - projecto de dança inclusiva". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/1700.
  13. Jesus, Nádia de Morais. "A alimentação dos bailarinos : avaliação nutricional de profissionais de companhias de dança portuguesas". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/3642.
  14. Bucchieri, Jean Paul. "O Terceiro corpo na escrita cénica contemporânea : uma proposta de intervenção para a formação do intérprete". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/3789.
  15. Bucchieri, Jean Paul. "O terceiro corpo na escrita cénica contemporânea: uma proposta de intervenção para a formação do intérprete". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/4426.
  16. Garcia, Letícia. "A dança oriental como forma de inclusão social: Um estudo de caso do Projecto “Sentindo e Dançando”". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10071/2012.
  17. Silva, Valéria de Assumpção. "Discursos do processo de exclusão e inclusão na dança inclusiva : estudo de caso "Dançando com a Diferença"". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.5/3271.
  18. Parra, Denise Vendrami. "A dança na contemporaneidade : um foco em dois centros de formação". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.5/1225.
  19. Navarro, Juana Machado. "Orixás na obra de Pina Bausch : estudo das personagens bauschianas na perspectiva mística do Candomblé brasileiro". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.5/1226.
  20. Macara, Ana. "Estudo da vivência do bailarino em cena: Relações com traços de personalidade e qualidades de interpretação artística". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, 1994. http://dited.bn.pt/29981/index.html?cutepath=%3Fid=MildNet.
  21. Macara, Ana. "Center of the body and centering: Study of different approaches to the subject, and its significance for the dancer". Mestrado, University of North Carolina at Greensboro, 1988. https://uncg.on.worldcat.org/search?databaseList=1708%2C143%2C1271%2C1542%2C1719%2C1730%2C2570%2C638&queryString=macara#/oclc/20313832.

Outros

Outra produção
  1. Macara, Ana. 2020. Quinzena de Dança de Almada, Festival Internacional de Dança Contemporânea.. Co-direcção Artística da Quinzena de Dança de Almada, Festival Internacional de Dança Contemporânea.. https://quinzenadedancadealmada.cdanca-almada.pt/.
  2. Martins, Amílcar; Macara, Ana; Ribeiro, Teresa; Antunes, Elisa. 2011. Arte e educação: a magia da dança. A narrativa pedagógica e didática sobre a dança na educação elege as competências essenciais, globalizantes e integradas, praticar, conhecer, criar e apreciar, no sentido de propor uma matriz orientadora, tendo presente a formação artística e cultural dos sujeitos da aprendizagem. O foco estruturante desta narrativa sugere a necessidade de se considerarem os contributos relevantes adquiridos com a. http://hdl.handle.net/10400.2/2644.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2016 Dança no Ensino Artístico - A procura da transformação VII Congresso da Educação Artística
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2015/04/19 Portuguese Fandango Traditional Dance: Reflections on the roles of Music, Gender and Political System. Comunicação apresentada na Conferência 16.Diskografentag em 19.4.2015. Lisboa: Ethnomusicology Institute/ INET-md, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de . Conferência 16.Diskografentag
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa. (Lisboa, Portugal)

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2015 - 2015 VIII Forum Internacional de Gestão Artistica e Cultural: “Cooperação Cultural Transnacional” https://figacipvc.files.wordpress.com/2015/03/figac-2015-comissc3b5es.pdf; https://figacipvc.files.wordpress.com/2015/03/figac-2015-comissc3b5es.pdf Viana do Castelo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico
Distinções

Prémio

1984 Prémio Mulher do Ano - Dança
Revista "Mulher", Portugal

Outra distinção

2004 Lawther Alumni Award University of North Carolina at Greensboro
University of North Carolina at Greensboro, Estados Unidos
1983 Sete de Ouro - nomeação
Jornal "Sete" , Portugal