???global.info.a_carregar???
Ana Maria Macara de Oliveira. Concluiu o(a) Título de Agregado em Agregação em Motricidade Humana em 2009/11/05 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Doutoramento em Motricidade Humana em 1994 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana e Master em Master of Arts em 1988 pelo(a) University of North Carolina at Greensboro. É Consultoria no(a) Companhia de Dança de Almada. Publicou 9 artigos em revistas especializadas. Possui 8 capítulo(s) de livros. Recebeu 3 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Outra em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Criatividade; Espontaneidade; Formação; Improvisação teatral; Intérprete em dança; Viola Spolin; Arte; Educação; Escola de Dança de Almada; Escola Básica do Alto da Ajuda; Departamento de Dança FMH/UTL; Amalgama; Dança; REA; ODS::04:Educação de Qualidade; ODS::11:Cidades e Comunidades Sustentáveis; Dança na educação; Educação e arte; Educadores de infância; Expressão pelo movimento; Interprofissionalidade; Cultura Hip-Hop; Arte clássica; Adolescência; Comportamento; Dance; Teaching; Dance teaching; Classical dance; Hip-hop dance; Inclusão; Benefícios afetivossociais; Programa educacional; Education; Inclusion; Social emotional benefits; Educational program; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais; Análise do movimento; Composição coreográfica; Construção do gesto; Corpo; Corporeirade; Cultura; Dança contemporânea; Poética; Políticas do corpo; Coreografia; Criação; Encenação; Interpretação; Fenomenologia; Teatro; Didática; Educação somática; Movimento; Body; Movement; Somatic education; Autoperceção do corpo; Participação social; Avaliação nutricional; Índice de massa corporal; Necessidades energéticas; Questionário de frequência alimentar; Art; dança; Educação religiosa; Catolicismo; Programas de ensino; Ética; Criação artística; Portugal; Values; Artistic expression; Apoio social; Imagem corporal; índice de massa corporal; Peso corporal; Transtornos alimentares; Body image; Body mass index; Body weight; Eating disorders; Social support; Dança inclusiva; Artes performativas; Educação artística; Educação especial; Consciência; Decisão/escolha; Escrita cénica contemporânea; Intérprete; Possibilidade; Responsabilidade; Terceiro corpo; Currículo; Dança popular; Formação de bailarino; Matriz tradicional; Proposta metodológica; Curriculum; Dancer training; Methodological proposal; Tradition; Dança moderna; Atividade física; Força muscular; Hidroxiprolina; Amplitude muscular; 793.3(043); 796.012(043); 577.112(043); Decisão; Formação do bailarino; História da dança; Afro-brasileiro; Candomblé; Dança-teatro; Orixás; Personagens; Pina Bausch; Dança Oriental; Deficiência mental; Construção Identitária; Inclusão Social; Oriental Dance; mental disability; identity; Social Inclusion; Culturas de inclusão; Deficiência; Exclusão social; Inclusão social; .
Identification

Personal identification

Full name
Ana Maria Macara de Oliveira

Citation names

  • Oliveira, Ana
  • Macara, Ana

Author identifiers

Ciência ID
821E-AF69-232E
ORCID iD
0000-0003-1359-8040

Websites

Knowledge fields

  • Humanities - Arts - Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy)

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
French Proficiency (C2) Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
Italian Elementary (A2) Intermediate (B1) Beginner (A1) Intermediate (B1) Elementary (A2)
Education
Degree Classification
2009/11/05
Concluded
Agregação em Motricidade Humana (Título de Agregado)
Major in Dança
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Figurinos em coreografia" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado por unanumidade
2008
Concluded
Curso de Formação de Docentes em E-Learning – nível 1 (Curso de Especialização Tecnológica)
Major in Ensino
Universidade Aberta, Portugal
1994
Concluded
Motricidade Humana (Doutoramento)
Major in Especialidade: Dança
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Estudo da Vivência do Bailarino em Cena" (THESIS/DISSERTATION)
1988
Concluded
Master of Arts (Master)
Major in Dance
University of North Carolina at Greensboro, United States
A
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2009 - 2015 Associate Professor (University Teacher) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1999 - 2009 Associate Professor (University Teacher) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1994 - 1999 Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1983 - 1994 Invited Assistant (University Teacher) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1987 - 1988 Assistant (University Teacher) University of North Carolina at Greensboro, United States
University of North Carolina at Greensboro Department of Dance, United States

Others

Category
Host institution
Employer
1992 - Current Direção Artística Quinzena de Dança de Almada, International Dance Festival, Portugal
Quinzena de Dança de Almada, International Dance Festival, Portugal
1990 - Current Consultoria Companhia de Dança de Almada, Portugal
1981 - 1983 Docência no Ensino Básico e Secundário Escola Preparatória Fernão Lopes, Portugal
Escola Preparatória Fernão Lopes, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2018/12 - 2021/12 UP2DANCE - Updating professional profiles towards contemporary dance
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Companhia de Dança de Almada, Portugal
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes

European Comission - Erasmus+
Concluded

Other

Designation Funders
1992 - Current Quinzena de Dança de Almada
Direção Artística
Companhia de Dança de Almada, Portugal
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Ongoing
2017 - 2020 CLASH! When classic and contemporary dance collides and new forms emerge
Researcher
European Comission
Concluded
Outputs

Publications

Book chapter
  1. Macara, Ana; Batalha, Ana Paula. "Técnicas Somáticas: Alternativas de Bem-Estar". In Entre o Ser e o Estar: Técnicas somáticas e Práticas Performativas, edited by Macara, A., Mortari, K. & Batalha, A. P.. Lisboa - Cruz Quebrada, Portugal: Edições FMH, 2018.
    Published
  2. Macara, Ana; Souza, Marco Aurelio da Cruz. "O corpo nas Danças Folclórica e Parafolclórica". In Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo, edited by Macara, A., Batalha, A. P. e Mortari, K., 45-56. Lisboa, Portugal: FMH Edições, 2016.
  3. Jorge, Soraia; Macara, Ana. "Uma estética de abismo: Ciclos hormonais da mulher que dança.". In Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo., edited by Macara, A., Batalha, A. P. e Mortari, K., 127-138. Lisboa, Portugal: FMH Edições, 2016.
    Published
  4. Jesus, Nádia; Macara, Ana. "Corpos Desportivos na Dança: Tópicos sobre a formação em Dança de estudantes de Educação Física". In Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo, edited by Ana Macara, Ana Paula Batalha e Kátia Mortari, 149-154. Lisboa, Portugal: FMH Edições, 2016.
    Published
  5. Almeida, Lucilene; Macara, Ana. "Bullying no ambiente da Dança". In Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo Lisboa: FMH Edições. ISBN: 978 972 735 2098., edited by Ana Macara, Ana Paula Batalha e Kátia Mortari, 181-29. Lisboa: Ediçoes FMH, 2016.
  6. Macara, Ana; Cravo, Mapi; Lopes M. A.. "Idosos que dançam: Os JASTI como passaporte para uma vida culturalmente ativa". In Dança em Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo, edited by Ana Macara, Ana Paula Batalha e Kátia Mortari, 233-242. Lisboa, Portugal: FMH Edições, 2016.
  7. Mortari, Kátia; Macara, Ana; Batalha, Ana Paula. "Corpo, Técnica e movimento: Possibilidades para sentir, expressar e estar bem". In Atividade Física, saúde e lazer: Olhar e pensar o corpo, 124-137. Florianópolis, Brazil: Tribo da Ilha, 2014.
    Published
  8. Macara, Ana; Batalha, Ana Paula; Mortari, Kátia. "Corpo imanente e transcendência na performance contemporânea". In O corpo representado: Mídia, arte e produção de sentidos, edited by Denise C. O. Siqueira, 157-169. Rio de Janeiro:, Portugal: EdUERJ., 2014.
    Published
Conference paper
  1. Macara, Ana. "From costume into character: An approach in teaching choreography". Paper presented in Conferência Internacional Continentes em Movimento: Novas Tendências no Ensino da Dança, Oeiras, 1998.
    Published
Edited book
  1. Macara, Ana. Manual of Good Practices in Contemporary Dance. Roma, Italy: Up2Dance Project. 2021.
    Published • Editor
  2. Clécia Maria Aquino de Queiroz (UFS); Igor Teixeira Silva Fagundes (UFRJ); Maria Acselrad (UFPE); Maria de Lourdes Macena de Souza (IFCE); Pâmela Fogaça Lopes (UFPel); Carmen Anita Hoffmann (UFPel); Bruna Leticia Potrich (UFSM); Gisela Reis Biancalana (UFSM); Maria Beatriz Ferreira Vasconcelos (UFBA); Carmen Paternostro Schaffner; et al. Saberes-fazeres em danças populares. Salvador, Brazil: ANDA-Editora. 2020.
    Published • Editor
  3. Macara, Ana; Batalha, Ana Paula; Mortari, Kátia. Entre o Ser e o Estar: Técnicas somáticas e Práticas Performativas. Cruz Quebrada, Portugal: Edições FMH. 2018.
    Editor
  4. Macara, Ana. Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo. Lisboa - Cruz Quebrada, Portugal: Edições FMH. 2016.
    Published • Editor
  5. Macara, Ana; Batalha, Ana Paula; Mortari, Kátia. Livro de Atas da Conferência Internacional 2012 Corpos (Im)perfeitos. Lisboa Cruz Quebrada: FMH Edições. 2012.
    Published • Editor
  6. Macara, Ana. Alma da Dança: Dilemas de Criação e Produção - 15 Anos de Quinzena de Dança de Almada.. Almada, Portugal: Companhia de Dança de Almada. 2007.
    Published • Editor
  7. Macara, Ana. Dança e movimento expressivo. Textos e Resumos do Seminário Internacional. Lisboa: FMH Edições.. 2006.
    Published • Editor
  8. Macara, Ana. Pulses and impulses for dance in the community. Proceedings of International Conference.. Lisboa, Portugal: FMH Publicações. 2003.
    Published • Editor
  9. Paula Sá Menezes, Ana; Barrera Kalhil, Josefina. Actas da Conferência Internacional Continentes em Movimento: Novas Tendências no Ensino da Dança. Lisboa, Portugal: FMH Edições.. 1998.
    Published • Editor
Journal article
  1. Simas, Joseani Paulini Neves; Macara, Ana; Melo, Sebastião Iberes Lopes. "Sintomas de Transtorno Alimentar e Satisfação com Imagem Corporal em Bailarinos Profissionais de Dança Contemporânea.". Revista Médica de Minas Gerais 30 1 (2020): 1-6. http://www.rmmg.org/artigo/detalhes/2655.
    Open access • Published
  2. Simas, Joseani Paulini Neves; Macara, Ana. "Transtornos alimentares e fatores associados em bailarinos profissionais de dança clássica no Brasil". O Mundo da Saúde 43 2 (2019): https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/68.
    Published
  3. Simas, Joseani Paulini Neves; Macara, Ana; Sebastião Iberes Lopes; Pelegrini, Andreia. "Fatores associados à insatisfação com a imagem corporal em bailarinos profissionais. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, Periódico do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício". Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, Periódico do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício, v. 13, n. 80, 581-590 13 80 (2019): 581-590. http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/1405.
    Open access • Published
  4. Navarro, Juana Machado; Macara, Ana. "O figurino na perspetiva do intérprete de dança na contemporaneidade". Quaderni del Csal - 5 / Numero speciale di Visioni LatinoAmericane, Anno X, Numero 18, Gennaio 2018. Issn 2035-6633 - 276 X 18 (2018): https://www.openstarts.units.it/bitstream/10077/19907/3/VLA_18_2018_S_MachadoNavarro_Macara.pdf.
    Open access • Published
  5. Macara, A., Mortari, K. & Batalha, A. P.. "Reflexões sobre o Ensino Artístico: Em busca da transformação". Revista Portuguesa de Educação Artística 7 5 (2017): 857-65. http://www.recursosonline.org/rpea/index.php/rpea/article/view/119/128.
    Open access • Published • https://doi.org/10.23828/rpea.v7i1.119
  6. Assumpção, Valéria; Macara, A.; Januário, C.. "PRÁTICAS INCLUSIVAS NA DANÇA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO DAS PROFESSORAS DE DANÇA DOS NÚCLEOS DE ARTE". Journal of Research in Special Educational Needs 16 (2016): 880-883. http://dx.doi.org/10.1111/1471-3802.12228 ; https://dub118.mail.live.com/mail/ViewOfficePreview.aspx?messageid=mgLOR2keWy5RGipQAjfePx9g2&folderid=flinbox&attindex=0&cp=-1&attdepth=0&n=44189053.
    Published • 10.1111/1471-3802.12228
  7. Assumpção,Valéria de; Macara,Ana; Januário,Carlos; Wachowicz,Fátima. "Estudo preliminar: Validação do questionário "CDC - Corpo, Dança e Comunidade"; para adolescentes de 12-18 anos". Revista da Associação Portuguesa de Psicologia, 30, 2, 15-24. ISSN 2183-2471. doi: http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/issue/view/81 30 2 (2016): 15-24. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492016000200002.
    Published • doi: http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/issue/view/81
  8. Silva, Valéria; Macara, Ana; Januário, Carlos; Wachowicz, Fátima. "Preliminary study for validation of questionnaire CDC - Body, Dance and Community for teenagers". (2016): https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1127.
  9. Macara, Ana; Romarco, Evanize Kelli Siviero. "A Contribuição da Educação Somática na Formação do performer contemporâneo: O método GDS". 20 1 (2015): 22-37. https://proxy.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/4449/3072.
    Published • http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2015v20n1p22-37
  10. Macara, Ana; Simas,Joseani Paulini Neves; Melo, Sebastião Iberes Lopes. "Imagem corporal e sua relação com peso e índice de massa corporal em bailarinos profissionais. Rev Bras Med Esporte, Dez 2014, vol.20, no.6, p.433-437. ISSN 1517-8692 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1517-869220140006&lng=pt&nrm=iso". Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Dez 2014, vol.20, no.6, p.433-437. ISSN 1517-8692 20 6 (2014): 433-437. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1517-869220140006&lng=pt&nrm=iso.
    Open access
  11. Souza, Marco Aurelio da Cruz; Macara, Ana. "Identidade Cultural do Xote no Brasil". Nuevamerica, Danza e Identidade Cultural: La revista de la patria grande 144 (2014): 38-43. http://www.novamerica.org.br/ong/?cat=2&paged=3 http://www.novamerica.org.br/ong/?p=1241.
    Published
  12. Alfonso Vargas; Sebastian S Gomez Lozano. "El Esfuerzo Físico en el Baile Flamenco de Principios del S. XX y el Actual". Revista del Centro de Investigación Flamenco Telethusa 1 1 (2008): 7-9. https://doaj.org/article/e4fc4779bcb14b34aa38a95d6dff405e.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Souza, Marco Aurelio da Cruz. "A dança popular no processo de formação do bailarino clássico e contemporâneo : estudo sobre a escola do teatro Bolshoi do Brasil". PhD, Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/19570.
  2. Simas, Joseani Paulini Neves. "Imagem corporal relacionada às características físicas e psicossociais: contrastes entre bailarinos clássicos e contemporâneos". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/15993.
  3. Silva, Valéria de Assumpção. "Benefícios afetivossociais da prática da dança para estudantes dos núcleos de arte da Prefeitura do Rio de Janeiro". PhD, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/11668.
  4. Bandeira, Maria Margarida dos Reis Cunha da Silva. "As expressões artísticas e a transmissão de valores e princípios éticos nas aulas de educação moral e religiosa católica". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.2/4832.
  5. Romarco, Evanize Kelli Siviero. "Dança e educação somática : a aplicação do método GDS para o aprimoramento do movimento expressivo e performático em dança.". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/8349.
  6. Monteiro, Maria Auxiliadora. "Níveis de flexibilidade, hidroxiprolina e força muscular abdominal em bailarinas submetidas à técnica de dança moderna de Martha Graham". PhD, 2014. http://hdl.handle.net/10348/3389.
  7. Luyet, Angela. "Adaptação do método de improvisação teatral segundo Viola Spolin no trabalho de formação do bailarino/ator-amador". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6606.
  8. Ramos, Micaela Alexandra de Ornelas. "Presença cénica : estudo sobre a formação de jovens atores". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6019.
  9. Limpo, Patrícia. "Práticas de expressão pelo movimento no pré-escolar". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/6993.
  10. Silva, Marta Filipa Queirós da. "Influências da Dança Clássica e Hip-Hop em jovens praticantes em centros de dança". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.2/2344.
  11. Snizek, Andréa Bergallo. "Articulações poéticas e políticas do corpo : estudo de processos de composição solística de dança contemporânea". PhD, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/5743.
  12. Silva, João Paulo Alves de Jesus da; Oliveira, Ana Maria Macara de, orient.. ""Tudo sobre rodas" - projecto de dança inclusiva". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.19/1700.
  13. Jesus, Nádia de Morais. "A alimentação dos bailarinos : avaliação nutricional de profissionais de companhias de dança portuguesas". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/3642.
  14. Bucchieri, Jean Paul. "O Terceiro corpo na escrita cénica contemporânea : uma proposta de intervenção para a formação do intérprete". PhD, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/3789.
  15. Bucchieri, Jean Paul. "O terceiro corpo na escrita cénica contemporânea: uma proposta de intervenção para a formação do intérprete". PhD, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/4426.
  16. Garcia, Letícia. "A dança oriental como forma de inclusão social: Um estudo de caso do Projecto “Sentindo e Dançando”". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10071/2012.
  17. Silva, Valéria de Assumpção. "Discursos do processo de exclusão e inclusão na dança inclusiva : estudo de caso "Dançando com a Diferença"". Master, Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, 2010. http://hdl.handle.net/10400.5/3271.
  18. Parra, Denise Vendrami. "A dança na contemporaneidade : um foco em dois centros de formação". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10400.5/1225.
  19. Navarro, Juana Machado. "Orixás na obra de Pina Bausch : estudo das personagens bauschianas na perspectiva mística do Candomblé brasileiro". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10400.5/1226.
  20. Macara, Ana. "Estudo da vivência do bailarino em cena: Relações com traços de personalidade e qualidades de interpretação artística". PhD, Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, 1994. http://dited.bn.pt/29981/index.html?cutepath=%3Fid=MildNet.
  21. Macara, Ana. "Center of the body and centering: Study of different approaches to the subject, and its significance for the dancer". Master, University of North Carolina at Greensboro, 1988. https://uncg.on.worldcat.org/search?databaseList=1708%2C143%2C1271%2C1542%2C1719%2C1730%2C2570%2C638&queryString=macara#/oclc/20313832.

Artistic / Performance

Choreography
  1. N. Glanzberg, H. Giraud, M. Monnot, C. Dumont, interpretados por Edith Piaf (Composer). 2015. Elevado a 4 https://www.cdanca-almada.pt/criacoes/repertorio/104-2015/402-identidade-e-multiplicidade. Companhia de Dança de Almada.

Other

Other output
  1. Arte e educação: a magia da dança. A narrativa pedagógica e didática sobre a dança na educação elege as competências essenciais, globalizantes e integradas, praticar, conhecer, criar e apreciar, no sentido de propor uma matriz orientadora, tendo presente a formação artística e cultural dos sujeitos da aprendizagem. O foco estruturante desta narrativa sugere a necessidade de se considerarem os contributos relevantes adquiridos com a. 2011. Martins, Amílcar; Macara, Ana; Ribeiro, Teresa; Antunes, Elisa. http://hdl.handle.net/10400.2/2644.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/11/19 Presentation of Quinzena de Dança de Almada, an international dance festival BeInternational at Morsi https://teatro.fondazionemilano.eu/news/morsi-2023-18-19-novembre https://teatro.fondazionemilano.eu/progetti/post-diploma/beinternational-1
Cívica Scuola di Teatro Paulo Grassi (Milão, Italy)
2021/11/26 "O Projeto Erasmus+ Up2DANCE: Desafios, resultados e questionamentos" https://www.up2danceproject.eu/updates/final-national-event/ "Dissemination event" no âbito do Projeto Up2Dance
Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/07 The Up2Dance project PROFESSIONALIZATION OF THE DANCER: THE ROLE OF SCHOOLS OF ARTISTIC TRAINING SPECIALIZED IN DANCE, https://www.up2danceproject.eu/#analysis
Companhia de Dança de Almada (On-line, Portugal)
2016 Dança no Ensino Artístico - A procura da transformação VII Congresso da Educação Artística
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2015/04/19 Portuguese Fandango Traditional Dance: Reflections on the roles of Music, Gender and Political System. Comunicação apresentada na Conferência 16.Diskografentag Conferência 16.Diskografentag
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Universidade Nova de Lisboa, Ethnomusicology Institute/ INET-md, (Lisboa, Portugal)
2010/11/19 Arte, Dança, e percepção do mundo (videoconferência) http://www.justin.tv/angelvianna/b/274382102 IV Seminário Angel Vianna https://www.twitch.tv/videos/45103327
Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brazil)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2016 - 2019/06 Souza, Marco Aurélio (2019). “A dança popular no processo de formação do bailarino clássico e contemporâneo: Estudo sobre a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil”. Tese de Doutoramento concluída, com orientação de Ana Macara.
Supervisor
Motricidade Humana - Dança (PhD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2021/09/30 - 2021/10/02 Organização de Seminário Internacional sobre ¿Dance Training¿ (Peer learning workshop) https://www.cdanca-almada.pt/137-noticias-do-inicio/557-parceiros-up2dance-propuseram-memorando-de-entendimento-para-futuras-colaboracoes https://www.up2danceproject.eu/updates/peer-learning-workshop-c5-in-portugal/ (2021/09/30 - 2021/10/02)
Seminar (Co-organisor)
Companhia de Dança de Almada, Portugal
2021/10 - 2021/10 Organização de Mesa Redonda " CLASSICAL AND CONTEMPORARY DANCE: THE ROLE OF THE DANCE TEACHER" como responsável pelo projecto "Up2Dance" apoiado pelo programa Erasmus+. Em https://www.up2danceproject.eu/#analysis (2021/10 - 2021/10)
Round table (Co-organisor)
Companhia de Dança de Almada, Portugal
2021/10 - 2021/10 Organização de Mesa Redonda "THE ROLE OF THE REHEARSAL DIRECTOR/REPETITEUR IN THE DANCE COMPANY: RELATIONSHIP WITH CHOREOGRAPHERS AND DANCERS" como responsável pelo projecto "Up2Dance" apoiado pelo programa Erasmus+. Em https://www.up2danceproject.eu/#analysis (2021/10 - 2021/10)
Round table
2021/07/04 - 2021/07/10 Organização de Seminário Internacional sobre “Transition from classic/neo-classic to contemporary dance models: definition and classification of the dance categories” (Peer learning workshop) https://www.up2danceproject.eu/updates/peer-learning-workshop-in-portugal/ (2021/07/04 - 2021/07/10)
Seminar (Co-organisor)
Companhia de Dança de Almada, Portugal
2016/04/01 - 2016/04/15 2º Encontro de Artes Performativas na Comunidade de Almada A necessidade de ocupação de tempos livres de forma saudável e culturalmente enriquecedora levou a Companhia de Dança de Almada a desenvolver este projeto, com a apresentação de espetáculos, workshops, conferências e espaços de convívio entre os participantes. O objetivo é incentivar a prática das artes performativas e o conhecimento sobre esta área. http://www.cdanca-almada.pt/sobre-nos/intervencao-artistica-comunitari/417-2-encontro-de-artes-performativas-na-comunidade-de-almada-programa (2016/04/01 - 2016/04/15)
Meeting (Co-organisor)
Companhia de Dança de Almada, Portugal
2015 - 2015 Encontro de Artes Performativas na Comunidade de Almada A necessidade de ocupação de tempos livres de forma saudável e culturalmente enriquecedora levou a Companhia de Dança de Almada a desenvolver este projeto, com a apresentação de espetáculos, workshops, conferências e espaços de convívio entre os participantes. O objetivo é incentivar a prática das artes performativas e o conhecimento sobre esta área. http://www.cdanca-almada.pt/sobre-nos/intervencao-artistica-comunitari/417-2-encontro-de-artes-performativas-na-comunidade-de-almada-programa (2015/05/03 - 2015/05/10)
Meeting

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2023/06/28 - 2023/07/02 Participação no "B>Meeting", encontro internacional de coreógrafos, bailarinos e gestores culturais. Apresentação oral sobre a Quinzena de Dança de Almada - International Dance Festival e orientação de workshop coreográfico.
Meeting
B>Meeting 2023
BIDE - Barcelona International Dance Exchange, Spain

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2021/10/12 Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância – A Dança Criativa como Forma de Expressão e Comunicação no Jardim de Infância
(Thesis) Arguer
Joana Catarina Caçador Bernardes (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2021 “Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: A Dança Criativa como Forma de Expressão e Comunicação no Jardim de Infância”.
(Thesis) Arguer
Joana Catarina Caçador Bernardes (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2020 - 2020 Membro de Conselho Editorial do livro "Quais Danças estão por-vir? Trânsitos, poéticas e políticas do corpo"
Member
Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA, Brazil
2020 - 2020 Membro do Conselho Científico de publicação "Carnes vivas : dança, corpo e política", ISBN 978 658 874 310 4 8. Em https://drive.google.com/file/d/16CKfz5Frt1lEaqj3wTWxnqCoACO327Ii/view
Member
Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA, Brazil
2020 - 2020 Membro do Coselho Científico para publicação de "DANÇA EM RELATOS DE EXPERIÊNCIA: CADERNO DE RESUMOS EXPANDIDOS". ISBN 978 6587431 08 6
Member
Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA, Brazil
2019 - 2019 Membro do Conselho Editorial dos ANAIS do 6º Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA 2019). (ISSN 2238-1112) https://portalanda.org.br/anais/
Member
Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA, Brazil
2018 - 2018 2018 Participou do conselho científico da revista Repertorio do programa de pos-graduação em artes cênicas da UFBA (ISSN 2175-8131), disponível no portal SEER (https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro) na condição de parecerista ad-hoc https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/issue/viewIssue/1685/338
Member
Universidade Federal da Bahia, Brazil

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2015 - 2015 VIII Forum Internacional de Gestão Artistica e Cultural: “Cooperação Cultural Transnacional” https://figacipvc.files.wordpress.com/2015/03/figac-2015-comissc3b5es.pdf; https://figacipvc.files.wordpress.com/2015/03/figac-2015-comissc3b5es.pdf Viana do Castelo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2022 - 2022 Dança e política: estudos e práticas / (ISBN 978-65-87431-24) Salvador, BA : ANDA - Associação Nacional de Pesquisadores em Dança,
2022 - 2022 Trilhas digitais para dança & imersão labcrítica : catálogo e textos críticos (ISBN 978-65-87431-28) Salvador, BA : ANDA - Associação Nacional de Pesquisadores em Dança
2022 - 2022 Martha Graham e a dança moderna: na linha de frente do movimento progressista. (978-65-87431-18-5) Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA)
2022 - 2022 Descortinando a dança no Sul do Brasil: maturidade em cena. Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA)
2022 - 2022 Corpos que são: a capoeira regional reverberada em processos criativos em artes. (978-65-87431-19-2) Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA),
2022 - 2022 Objetosujeitobjeto: a ressignificação de corpos dançantes através da relação entre matérias. (978-65-87431-20-8) Salvador, BA : ANDA - Associação Nacional de Pesquisadores em Dança
2021 - 2022 Quasar em n9ve perspectivas [livro eletrônico] / organizadores Rafael Guarato, Hugo Oliveira Dias. -- Salvador, BA : ANDA - Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, 2022. PDF Vários autores. ISBN 978-65-87431-26-0 (978-65-87431-26-0) Quasar em n9ve perspectivas [livro eletrônico] / organizadores Rafael Guarato, Hugo Oliveira Dias. -- Salvador, BA : ANDA - Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, 2022. PDF Vários autores. ISBN 978-65-87431-26-0

Other jury / evaluation

Activity description Institution / Organization
2023/05/18 - Current Participação online no painel da 3.ª edição do NU.DA. – Nuova Danza - Puntata 8 - Speciale "Network Anticorpi XL. https://www.youtube.com/watch?v=hOv5O74nwmQ&t=3s Compagnia Movimento Danza, Italy
2023/09/07 - 2023/09/10 Participação no júri do BIDFF - Bucharest International Dance Film Festival, na Roménia. https://www.bidff.ro/eng https://www.bidff.ro/eng#bidff-2023-1 https://www.bidff.ro/eng#jury-23 Tangaj Collective Association, Romania
2010 - 2010 Membro do júri de provas de doutoramento em Antropologia de Rita Cortes Castel Branco sobre " Doenças Profissionais: O Caso dos Bailarinos Clássicos" Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Distinctions

Award

1984 Prémio Mulher do Ano - Dança
Revista "Mulher", Portugal

Other distinction

2004 Lawther Alumni Award University of North Carolina at Greensboro
University of North Carolina at Greensboro, United States
1983 Sete de Ouro - nomeação
Jornal "Sete" , Portugal