???global.info.a_carregar???
Hélia Jacinto is a researcher with the Institute of Education of the University of Lisbon, holding a Doctoral Degree in Mathematics Education from the same institution, a Master's Degree in Educational Technology from the Portuguese Catholic University, and a Licenciatura in Mathematics from the University of Algarve. Her scientific activity focuses on seeking new ways of analysing and understanding the uses of digital technologies in mathematics education and, particularly, in mathematical problem solving. She is currently conducting a research project on youngsters' collaborative mathematical problem solving activity with digital technologies, under the Individual Call to Scientific Employment Stimulus (CEEC). She has been an active member of the Association of Mathematics Teachers, through the coordinating committee of its Research Working Group and has also been engaged in mathematics teacher education programmes, either pre-service or in-service, national or regional teacher training. Hélia has organized several national and international conferences, while collaborating in some of their scientific committees, and is currently serving as Associate Editor with Quadrante - Journal of Research in Mathematics Education and a member of the Editorial Board of the Brazilian book collection "Tendências em Educação Matemática" from Editora Autêntica. She has authored and edited 3 books and has published her research in Scopus indexed journals, book chapters, and renowned conferences. Hélia has been honoured with the Best PhD Thesis Award in Education by the IE-UL and CGD.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Hélia Jacinto

Nomes de citação

  • Jacinto, Hélia

Identificadores de autor

Ciência ID
7E1F-F5A0-3CFD
ORCID iD
0000-0003-4768-2080
Google Scholar ID
6TjH8w4AAAAJ&hl
Researcher Id
F-8686-2010
Scopus Author Id
57188561297

Endereços de correio eletrónico

  • hjacinto@ie.ulisboa.pt (Profissional)

Moradas

  • Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, 1649-013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2017
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"A atividade de resolução de problemas de matemática com tecnologias e a fluência tecno-matemática de jovens do século XXI" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
2011/04/29
Concluído
Didática da Matemática (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
19
2008
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Informática Educacional (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"'Tenho que resolver, vou arranjar maneira!' - A Internet e a Actividade Matemática no Caso do Sub14" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2002
Concluído
Licenciatura em Matemática - Ramo de Formação Educacional (Licenciatura)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Cónicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2010 - 2018 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/09 - 2019/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011/09 - 2015 Jovens do século XXI em actividade de resolução de problemas de matemática para além da sala de aula
SFRH/BD/73363/2010
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/09/01 - 2025/08/31 CoMPST - Collaborative Mathematical Problem Solving with Technology
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/12 - 2014/06 Mathematical Problem Solving: Views on an interactive web based competition (Sub12 & Sub14)
PTDC/CPE-CED/101635/2008
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Investigating the processes of Mathematical Problem Solving with Technology of experienced mathematics teachers: The case of Sofia". Trabalho apresentado em 12th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME12), 2022.
    No prelo
  2. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Mathematical problem solving with technology: How do maths teachers solve-and-express on the screen?". Trabalho apresentado em EDULEARN21, 2021.
    Publicado
  3. Silvestre, Ana Isabel; Jacinto, Hélia. "The use of technologies in mathematics teaching and learning in Portugal: Teachers' pre-pandemic views". Trabalho apresentado em EDULEARN21, 2021.
    Publicado
  4. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "CONEXÕES ENTRE TECNOLOGIA E MATEMÁTICA PARA RESOLVER PROBLEMAS: EVIDÊNCIAS DE FLUÊNCIA TECNO-MATEMÁTICA NO CASO DE BEATRIZ". Trabalho apresentado em EIEM 2019 - Encontro de Investigação em Educação Matemática, Loulé, 2019.
    No prelo
  5. Jacinto, Hélia ; Vara-Pires, Manuel. "Tarefas e recursos para a promoção de conexões matemáticas". Trabalho apresentado em EIEM 2019 - Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2019.
    No prelo
  6. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA: ASPETOS DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NO DESENVOLVIMENTO DE MODELOS CONCEPTUAIS". Trabalho apresentado em EIEM 2017 - Encontro de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, 2017.
    Publicado
  7. Jacinto, Hélia Maria da Venda; Carreira, Susana; Maria Alessandra Mariotti. "Mathematical Problem Solving with Technology Beyond the Classroom: The use of Unconventional Tools and Methods.". Trabalho apresentado em 40th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Szeged, Hungria, 2016.
    Publicado
  8. Jacinto, Hélia Maria da Venda; Carreira, Susana. "Mathematical Problem Solving with Technology: The case of Marco solving-and-expressing on the screen". Trabalho apresentado em International Congress on Mathematics Education – ICME 13, Hamburg - Alemanha, 2016.
    Publicado
  9. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Resolver problemas no ecrã: o recurso à visualização para resolver-e-exprimir". Trabalho apresentado em XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Évora, 2015.
    Publicado • 10.20906/cps/cilamce2015-0681
  10. Jacinto, Hélia Maria da Venda; Carreira, Susana. "Solving problems on the screen: Digital tools supporting solving-and-expressing". Trabalho apresentado em 12th International Conference on Technology in Mathematics Teaching - ICTMT12, Faro, Portugal, 2015.
    Publicado
  11. Jacinto, Hélia Maria da Venda; Carreira, Susana. "Beyond-school mathematical problem solving: a case of students-with-media". Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Kiel, Alemanha, 2013.
    Publicado
  12. Jacinto, Hélia Maria da Venda; Carreira, Susana. "Problem solving in and beyond the classroom: perspectives and products from participants in a web-based mathematical competition". Trabalho apresentado em International Congress on Mathematics Education - ICME 12, Seoul, Coreia do Sul, 2012.
    Publicado
  13. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Estratégias de resolução de problemas de matemática: que lugar no desenvolvimento do currículo?". Trabalho apresentado em XIX colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, 2012.
  14. Jacinto, Hélia Maria da Venda; Carreira, Susana; Amado, Nélia. "Home technologies: how do they shape beyond-school mathematical problem solving activity?". Trabalho apresentado em The 10th International Conference on Technology in Mathematics Teaching - ICTMT10, Southampton, Reino Unido, 2011.
    Publicado
  15. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Nativos digitais em actividade de resolução de problemas de matemática.". Trabalho apresentado em Conferência Online de Informática Educacional, 2011.
  16. Carreira, Susana; Jacinto, Hélia ; Carvalho e Silva, Jaime; Rodriguez, Juan; Amado, Nélia; Amaral, Nuno; Ferreira, Rosa; Nobre, Sandra. "A resolução de problemas online e a criatividade dos nativos digitais — o projecto Problem@Web.". Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2011.
    Publicado
  17. Carreira, Susana; Jacinto, Hélia. "Tecnologias e recursos no ensino e aprendizagem da Matemática.". Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2011.
    Publicado
  18. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Internet and mathematical activity within the frame of “Sub14”". Trabalho apresentado em Sixth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, Lyon, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Digital tools and paper-and-pencil in solving-and-expressing: How technology expands a student's conceptual model of a covariation problem". Journal on Mathematics Education (2021): https://doi.org/10.22342/jme.12.1.12940.113-132.
    10.22342/jme.12.1.12940.113-132
  2. Carreira, Susana; Amado, Nélia; Jacinto, Hélia. "Venues for Analytical Reasoning Problems: How Children Produce Deductive Reasoning". Education Sciences 10 6 (2020): 169-169. https://doi.org/10.3390/educsci10060169.
    10.3390/educsci10060169
  3. Hélia Oliveira; Rosa Tomás Ferreira; Jacinto, Hélia. "Da globalização ao confinamento: como fica a educação (matemática)?". Quadrante - Journal of Research in Mathematics Education 29 1 (2020): 1-7. https://quadrante.apm.pt/article/view/23013.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Oliveira, Hélia; Ferreira, Rosa; Jacinto, Hélia. ""Todo o mundo é composto de mudança": uma nova etapa no percurso da Quadrante | "The whole world is made up of change": a new stage in Quadrante's journey". Quadrante - Journal of Research in Mathematics Education 28 1 (2019): 1-5. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/82.
    Publicado
  5. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Mathematical Problem Solving with Technology: the Techno-Mathematical Fluency of a Student-with-GeoGebra". International Journal of Science and Mathematics Education 15 6 (2017): 1115-1136. https://link.springer.com/article/10.1007/s10763-016-9728-8.
    Publicado • 10.1007/s10763-016-9728-8
  6. Jacinto, Hélia; Carreira, Susana. "Diferentes Modos de Utilização do GeoGebra na Resolução de Problemas de Matemática para Além da Sala de Aula: evidências de fluência tecno-matemática". Bolema: Boletim de Educação Matemática 31 57 (2017): 266-288.
    Publicado • 10.1590/1980-4415v31n57a13
Artigo em revista (magazine)
  1. Jacinto, Hélia . Autor correspondente: Jacinto, Hélia. "Gostar de matemática, é caso raro? [Liking mathematics, is it something rare?]", Educação e Matemática, 2021, https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2716/2756.
  2. Jacinto, Hélia ; Elvira Santos; Ana Isabel Silvestre da Silva. "Que instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática são usados com maior frequência pelos professores em Portugal? Um quarteto (in) esperado", Educação e Matemática, 2020
  3. Jacinto, Hélia ; Paula Diogo. "Aprender e Ensinar Matemática online: Possibilidades das Salas Simultâneas", Educação e Matemática, 2020
  4. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana; Amado, Nélia. ""Não te esqueças de explicar o teu processo de resolução!" Expressões do pensamento matemático na resolução de problemas com tecnologias", Educação e Matemática, 2018, http://www.apm.pt/portal/em.php?id=230856&rid=228764&search=words=Express%F5es%20do%20pensamento%20matem%E1tico,author=,seccao=,ano=2018,_SEARCH_DONE=1&page=3.
  5. Silvestre, Ana Isabel; Nunes, Cláudia; Jacinto, Hélia. "Lesson study: Melhorar a aprendizagem dos alunos através da prática profissional colaborativa dos professores", Educação e Matemática, 2016, http://www.apm.pt/portal/em.php?id=224283&rid=224267&search=words=Lesson%20study,author=,seccao=,ano=,_SEARCH_DONE=1&page=1.
  6. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Resolver problemas de matemática: um desafio ao alcance de todos, fora e dentro da sala de aula", Educação e Matemática, 2014, http://www.apm.pt/portal/em.php?id=215507&rid=209893.
  7. Caseiro, Ana; Jacinto, Hélia. "Espaço GTI. Da investigação à prática", Educação e Matemática, 2012, http://www.apm.pt/portal/em.php?id=197671&rid=195564.
  8. Caseiro, Ana; Jacinto, Hélia. "Da investigação à prática. [Espaço GTI]", Educação e Matemática, 2012
Capítulo de livro
  1. Carreira, Susana; Jacinto, Hélia. "A Model of Mathematical Problem Solving with Technology: The Case of Marco Solving-and-Expressing Two Geometry Problems". In Mathematical Problem Solving - Current Themes, Trends, and Research, editado por Liljedahl, Peter, 41-62. Springer, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-10472-6_3
  2. Jacinto, Hélia ; Nobre, Sandra; Carreira, Susana; Amado, Nélia. "Different Levels of Sophistication in Solving and Expressing Mathematical Problems with Digital Tools". In Broadening the Scope of Research on Mathematical Problem Solving, editado por Amado, Nélia; Carreira, Susana; Jones, Keith, 15-41. Springer International Publishing, 2018.
    Publicado • https://doi.org/10.1007/978-3-319-99861-9_2
  3. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "A Internet e a actividade matemática no caso do Sub14.". In A Escola XXI, Aprender com TIC., editado por Lagarto, José; Andrade, António. Lisboa, Portugal: Universidade Católica Portuguesa, 2010.
    Publicado
  4. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "«ASSUNTO: RESPOSTA AO PROBLEMA DO SUB14» - A INTERNET E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM TORNO DA COMPETÊNCIA MATEMÁTICA DOS JOVENS". In Tecnologias e Educação Matemática, editado por Canavarro, A. P.; Moreira, Darlinda; Rocha, Maria Isabel, 422-434. Portugal: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2008.
    Publicado
Edição de livro
  1. Jacinto, Hélia. Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática.. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2015.
    Publicado • Editor
  2. Jacinto, Hélia. ProfMat2015: Matemática, currículo e desenvolvimento curricular.. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2015.
    Publicado • Editor
  3. Jacinto, Hélia. Proceedings of the Problem@Web International Conference: Technology, creativity and affect in mathematical problem solving. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. 2014.
    Publicado • Editor
  4. Jacinto, Hélia. Atas do XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática.. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2012.
    Publicado • Editor
  5. Jacinto, Hélia. Atas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática.. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2011.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Carreira, Susana; Jones, Keith; Amado, Nélia; Jacinto, Hélia; Nobre, Sandra. Youngsters Solving Mathematical Problems with Technology. Cham: Springer International Publishing. 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-24910-0
  2. Kennedy, Ian G.; Latham, Gloria; Jacinto, Hélia. Education Skills for 21st Century Teachers. Cham: Springer International Publishing. 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-22608-8
  3. Susana Carreira; Nélia Amado; Rosa Antónia Ferreira; Juan Rodriguez; Jaime Carvalho e Silva; Jacinto, Hélia ; Nuno Amaral; et al. Um olhar sobre uma competição matemática na Web: Os SUBs.. Faro, Portugal: Universidade do Algarve. 2012.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Silvestre, Ana Isabel; Nunes, Cláudia; Jacinto, Hélia. "Lesson study approach to the teaching of linear equations: a Portuguese case of teachers’ professional development". Trabalho apresentado em International Congress on Mathematics Education - ICME 12, 2012.
  2. Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana. "Digital representations mediating students' problem solving: Results from a web-based mathematical competition.". Trabalho apresentado em La didactique des mathématiques: approches et enjeux. Hommage à Michèle Artigue., 2012.
  3. Carreira, Susana; Amado, Nélia; Ferreira, Rosa; Carvalho e Silva, Jaime; Rodriguez, Juan; Jacinto, Hélia ; Amaral, Nuno; et al. "Problem@Web: A project around an on-line problem solving mathematical competition in Portugal". Trabalho apresentado em 35th Annual Conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia - MERGA 2012, 2012.
Tese / Dissertação
  1. Jacinto, Hélia. "A atividade de resolução de problemas de matemática com tecnologias e a fluência tecno-matemática de jovens do século XXI". Doutoramento, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2017.
  2. Jacinto, Hélia. "Tenho que resolver, vou arranjar maneira!' - A Internet e a Actividade Matemática no Caso do Sub14". Mestrado, Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, 2008.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/08 The transformational role of digital technologies in mathematical problem-solving. SENATIK VI – The 6th National Seminar on Mathematics and Mathematics Education
Faculty Education of Mathematics, Sciences And Technology Information, Universitas PGRI Semarang, Indonesia (Semarang, Indonésia)
2020/11/21 Fluência Tecno-matemática na resolução de problemas de Matemática com tecnologias digitais [Techno-mathematical Fluency in solving mathematical problems with digital technologies] Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática e I Encontro de Egressos e Estudantes do PPGMAT
Universidade Federal Tecnológica do Paraná (Londrina, Brasil)
2020/09/19 Mathematical problem solving with digital technologies: how youngsters become youngsters-with-media while solving-and-expressing II SITEM: International Symposium on Technologies in Mathematics Education
Sao Paulo State University (Unesp) (São Paulo, Brasil)
2017 Resolução de Problemas de Matemática - com o GeoGebra - para além da sala de aula Encontro APM - IE
APM - IE-UL
2015 O uso espontâneo do GeoGebra no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas V Dia GeoGebra
2014/05/03 The use of digital tools in web-based mathematical competitions: degrees of sophistication in problem solving-and-expressing The Problem@Web International Conference: Technology, creativity and affect in mathematical problem solving
University of Algarve (Vilamoura, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/09 - Atual (PhD) A formulação de problemas de Matemática: um estudo com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022/09 - Atual (PhD) ARTICULAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O PENSAMENTO ALGÉBRICO NO 1º CICLO
Coorientador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2021/03 - Atual (PhD) Formação de professores e a escolha do livro didático de Matemática
Coorientador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro, Brasil
2022 - 2024 (MSc) TECNOLOGIAS DIGITAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO 5.º ANO
Orientador
Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022/09/01 - 2023/07/26 (MSc) O raciocínio e a participação dos alunos na aula de Matemática: Um estudo no 10.º ano no tópico de Funções quadráticas
Orientador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2015 - 2015 International Conference on Technology in Mathematics Teaching – ICTMT12
Conferência (Outra)
2015 - 2015 XXVI SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática (2014 - 2015)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/26 "Resolução de tarefas com problemas em contextos reais: Um estudo numa turma de 11.º ano"
Arguente principal
Maria Francisca Bobone Calvão Rodrigues Malta Romeiras (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023/05/31 Avaliação de competências de Pensamento Computacional de alunos no final do 1.º CEB
Arguente principal
Maria José Costa (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2021/12/03 O papel dos ambientes virtuais na resolução colaborativa de problemas matemáticos
Arguente principal
Ana Rita de Sousa Mendes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2020/10/26 "Linguagens líquidas nos anos iniciais: exercício de autoria e criticidade através da criação de memes"
Arguente principal
Rosana Santos (Mestrado)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/01 - 2021/11 XXXI SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática GTI, APM & ESE de Santarém
2020/03 - 2020/11 Jornadas Internacionales de Investigación y Práctica Docente en Alta Capacidad Matemática Universidad de La Rioja
2020/01 - 2020/09 I SITEM: International Symposium on Technologies in Mathematics Education Sao Paulo State University (Unesp)
2018/09/19 - 2018/09/21 International Symposium on Technologies in Mathematics Education São Paulo State University

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Quadrante (associate editor) (2183-2838) Associação de Professores de Matemática

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/01/01 - Atual Editorial Board member of the book colection Tendências em Educação Matemática, published by Editora Autêntica.
Membro

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/07 - Atual Curricular and Professional Development in Mathematics Working Group (Ministry of Education), working on the following tasks: to conduct a survey of educational resources, to conceptualize a training program to support the implementation of the revised Essential Learning in Mathematics for Basic Education; to coordinate a national training program; to develop materials and tasks; to train teacher trainers for the dissemination and development of training processes; and to ensure, support and monitor the development of their training programs. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Ministério da Educação, Portugal
2020/09 - Atual Milage Aprender + (independent assessment of project) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/11 - Atual Mathematics (2227-7390) MDPI
2021/09 - Atual Journal of Research in Science Mathematics and Technology Education (2577-6789) Eastern Mennonite University
2021 - Atual Revista de Educación Matemática (RevEM) (03626-8788) Unión Matemática Argentina & FAMAF, Universidad de Córdoba
2020 - Atual Journal on Mathematics Education (2407-0610) Universitas Sriwijaya in collaboration with Indonesian Mathematical Society (IndoMS)
2020 - Atual Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (1305-8223) Modestum
2018/02/12 - Atual Educación Matemática (2448-7821) Sociedad Mexicana de Investigacion y Divulgacion de la Educacion Matematica A. C.
Distinções

Prémio

2018 Best PhD Thesis Award in Education / Melhor Tese de Doutoramento em Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Caixa Geral de Depositos, Portugal