Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Hélia Jacinto
Nomes de citação
- Jacinto, Hélia
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 7E1F-F5A0-3CFD
- ORCID iD
- 0000-0003-4768-2080
- Google Scholar ID
- 6TjH8w4AAAAJ&hl
- Researcher Id
- F-8686-2010
- Scopus Author Id
- 57188561297
Endereços de correio eletrónico
- hjacinto@ie.ulisboa.pt (Profissional)
Moradas
- Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, 1649-013, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://orcid.org/0000-0003-4768-2080 (Académico)
- https://www.researchgate.net/profile/Helia_Jacinto (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"A atividade de resolução de problemas de matemática com tecnologias e a fluência tecno-matemática de jovens do século XXI" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção e louvor |
2011/04/29
Concluído
|
Didática da Matemática (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
19 |
2008
Concluído
|
Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Informática Educacional (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"'Tenho que resolver, vou arranjar maneira!' - A Internet e a Actividade Matemática no Caso do Sub14" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2002
Concluído
|
Licenciatura em Matemática - Ramo de Formação Educacional (Licenciatura)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Cónicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/09/01 - 2024/11 | Investigador Contratado (Investigação) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal | ||
2010 - 2018 | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000/09 - 2019/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011/09 - 2015 | Jovens do século XXI em actividade de resolução de problemas de matemática para além da sala de aula
SFRH/BD/73363/2010
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/09/01 - 2027/08/31 | DIM²ENSION: Digital Supported Mathematical Modelling for Sustainable Development Goals in European Education.
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2019/09/01 - 2025/08/31 | CoMPST - Collaborative Mathematical Problem Solving with Technology
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/09/01 - 2024/08/31 | DO2GET: Drop-out Overcoming to Goal-oriented Empowerment Training
2022-1-RS01-KA210-SCH-000084217
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2022 - 2024/02 | 3C4life: Perspectives for Lifelong STEM Teaching - Career Guidance, Collaborative Practice and Competence Development
Investigador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/12 - 2014/06 | Mathematical Problem Solving: Views on an interactive web based competition (Sub12 & Sub14)
PTDC/CPE-CED/101635/2008
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2011/01/01 - 2013/12/31 | Projecto Estratégico - UI 4107 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI4107/2011
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/08 | The transformational role of digital technologies in mathematical problem-solving. | SENATIK VI – The 6th National Seminar on Mathematics and Mathematics Education
Faculty Education of Mathematics, Sciences And Technology Information, Universitas PGRI Semarang, Indonesia (Semarang, Indonésia)
|
2020/11/21 | Fluência Tecno-matemática na resolução de problemas de Matemática com tecnologias digitais [Techno-mathematical Fluency in solving mathematical problems with digital technologies] | Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática e I Encontro de Egressos e Estudantes do PPGMAT
Universidade Federal Tecnológica do Paraná (Londrina, Brasil)
|
2020/09/19 | Mathematical problem solving with digital technologies: how youngsters become youngsters-with-media while solving-and-expressing | II SITEM: International Symposium on Technologies in Mathematics Education
Sao Paulo State University (Unesp) (São Paulo, Brasil)
|
2017 | Resolução de Problemas de Matemática - com o GeoGebra - para além da sala de aula | Encontro APM - IE
APM - IE-UL
|
2015 | O uso espontâneo do GeoGebra no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas | V Dia GeoGebra |
2014/05/03 | The use of digital tools in web-based mathematical competitions: degrees of sophistication in problem solving-and-expressing | The Problem@Web International Conference: Technology, creativity and affect in mathematical problem solving
University of Algarve (Vilamoura, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/09 - Atual | (PhD) A formulação de problemas de Matemática: um estudo com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/09 - Atual | (PhD) ARTICULAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O PENSAMENTO ALGÉBRICO NO 1º CICLO
Coorientador
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/03 - Atual | (PhD) Formação de professores e a escolha do livro didático de Matemática
Coorientador
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Rio Claro, Brasil |
2025 - 2026 | (Postdoc) A instrumentação da Plataforma Mathigon no ensino de geometria espacial [Mathigon platform instrumentation in the
teaching of spatial geometry]
Orientador
|
na (Outra)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/09 - 2024/11/25 | (MSc) O contributo do feedback escrito em tarefas de diversas naturezas na aprendizagem dos alunos de 11.º ano, no tema das
Funções Reais de Variável Real
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática (3.º ciclo e Secundário) (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2024 | (PhD) O pensamento geométrico nas provas de avaliação externa de matemática: um estudo no 2.º ciclo do ensino básico
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Didática da Matemática) (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2024 | (MSc) TECNOLOGIAS DIGITAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO 5.º ANO
Orientador
|
Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/09 - 2023/12 | (MSc) Aplicações da função quadrática: um estudo sobre a aprendizagem dos alunos de 10.º ano e as perceções da sua utilidade
no dia-a-dia.
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Matemática (3.º ciclo e Secundário) (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/04 - 2023/12 | (MSc) A aprendizagem da Função Quadrática com recurso ao GeoGebra Classroom e a atitude dos alunos face à Matemática.
Orientador
|
Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/09/01 - 2023/07/26 | (MSc) O raciocínio e a participação dos alunos na aula de Matemática: Um estudo no 10.º ano no tópico de Funções quadráticas
Orientador
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015 - 2015 | International Conference on Technology in Mathematics Teaching – ICTMT12
Conferência (Outra)
|
|
2015 - 2015 | XXVI SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática (2014 - 2015)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2025/03/24 | [Qualificação] Aspectos afetivos no ensino de Geometria: um estudo sobre as concepções e valores de professores de matemática
em formação inicial no Brasil e em Portugal
Arguente
|
Thales Pessoa (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2025/03/10 | Procesos de aprendizaje de la demostración por estudiantes de Secundaria con alta capacidad Matemática en un entorno de geometria
dinámica 3-dimensional
Arguente principal
|
Jeison Camilo Sua Flórez (Doutoramento)
Universitat de Valencia Escola Universitaria de Magisteri Ausias March, Espanha
|
2023/07/26 | "Resolução de tarefas com problemas em contextos reais: Um estudo numa turma de 11.º ano"
Arguente principal
|
Maria Francisca Bobone Calvão Rodrigues Malta Romeiras (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/05/31 | Avaliação de competências de Pensamento Computacional de alunos no final do 1.º CEB
Arguente principal
|
Maria José Costa (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/12/03 | O papel dos ambientes virtuais na resolução colaborativa de problemas matemáticos
Arguente principal
|
Ana Rita de Sousa Mendes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2020/10/26 | "Linguagens líquidas nos anos iniciais: exercício de autoria e criticidade através da criação de memes"
Arguente principal
|
Rosana Santos (Mestrado)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021/01 - 2021/11 | XXXI SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática | GTI, APM & ESE de Santarém |
2020/03 - 2020/11 | Jornadas Internacionales de Investigación y Práctica Docente en Alta Capacidad Matemática | Universidad de La Rioja |
2020/01 - 2020/09 | I SITEM: International Symposium on Technologies in Mathematics Education | Sao Paulo State University (Unesp) |
2018/09/19 - 2018/09/21 | International Symposium on Technologies in Mathematics Education | São Paulo State University |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019 - Atual | Quadrante (associate editor) (2183-2838) | Associação de Professores de Matemática |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2021/01/01 - Atual | Editorial Board member of the book colection Tendências em Educação Matemática, published by Editora Autêntica.
Membro
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/07 - Atual | Curricular and Professional Development in Mathematics Working Group (Ministry of Education), working on the following tasks: to conduct a survey of educational resources, to conceptualize a training program to support the implementation of the revised Essential Learning in Mathematics for Basic Education; to coordinate a national training program; to develop materials and tasks; to train teacher trainers for the dissemination and development of training processes; and to ensure, support and monitor the development of their training programs. | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal Ministério da Educação, Portugal |
2020/09 - Atual | Milage Aprender + (independent assessment of project) | Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/11 - Atual | Mathematics (2227-7390) | MDPI |
2021/09 - Atual | Journal of Research in Science Mathematics and Technology Education (2577-6789) | Eastern Mennonite University |
2021 - Atual | Revista de Educación Matemática (RevEM) (03626-8788) | Unión Matemática Argentina & FAMAF, Universidad de Córdoba |
2020 - Atual | Journal on Mathematics Education (2407-0610) | Universitas Sriwijaya in collaboration with Indonesian Mathematical Society (IndoMS) |
2020 - Atual | Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (1305-8223) | Modestum |
2018/02/12 - Atual | Educación Matemática (2448-7821) | Sociedad Mexicana de Investigacion y Divulgacion de la Educacion Matematica A. C. |
Distinções
Prémio
2018 | Best PhD Thesis Award in Education / Melhor Tese de Doutoramento em Educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Caixa Geral de Depositos, Portugal |