???global.info.a_carregar???
Patrícia João. Completed the Doutoramento in PhD in Education in 2023/03/29 by Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Mestrado in Master in Earth Sciences in 2012 by Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia and Licenciatura in Undergraduate Degree in Biology and Geology Teaching in 2007 by Universidade de Aveiro. Is Member of the Geosciences Centre in Universidade de Coimbra | Centro de Geociências. Published 9 articles in journals. Has 7 section(s) of books. Organized 10 event(s). Participated in 3 event(s). Has received 2 awards and/or honors. Participates and/or participated as Other in 1 project(s), PhD Student Fellow in 1 project(s), Research Technician Fellow in 2 project(s) and Technical development in 1 project(s). Works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Educational Sciences. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Educação em Ciências; Educação para o Desenvolvimento Sustentável; Ciências da Terra; Formação de professores; Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP); Educação em Ciências para a Cidadania; Ensino Básico (3ºciclo); Construtivismo; CTS; Trabalho de grupo/cooperativo/colaborativo; Concepções alternativas ; Sustentabilidade; Recursos Naturais; Educação formal e não-formal de ciências nos primeiros anos de escolaridade; Práticas pedagógicas no Ensino Superior; Perspetiva Integrada de Educação em Ciências; Laboratórios Escolares; Atividades Práticas Experimentais de Ciências Naturais; Educação para a Sustentabilidade; Ensino Básico; Atividades Práticas; Educação em Geociências; Solos; Desenvolvimento sustentável; Energia; Recursos energéticos; Educação Formal; Interdisciplinaridade; Aprendizagem baseada em Resolução de Problemas; Desenvolvimento Sustentável; Educação; Educação Científica; Literacia científica ; Práticas Integradas de Educação em Ciências; Inovação Didática no Ensino Superior; Investigação em Didática; Centro Integrado de Educação em Ciências; Visitas de estudo; Contextos formal e não-formal de educação; Preparação de visitas de estudo; Museu de ciência; Recurso didático para professores; Laboratórios de Ciências; Avaliação; Gestão de Recursos; Educação para desenvolvimento sustentável; Educação em Ciências no Ensino Básico; Atividades práticas sobre solos; Educação Formal e não-formal; Paleoclimate; Documentos educativos oficiais portugueses; Ensino Básico (2º e 3º Ciclos); Oficina de Formação; Comunicação de Ciência; 1º CEB; Orientações curriculares; Paleontologia; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Patrícia João

Nomes de citação

  • João, P.

Identificadores de autor

Ciência ID
7E1D-923C-26BD
ORCID iD
0000-0002-0102-1191
Researcher Id
AAG-7327-2022
Scopus Author Id
57192974688

Endereços de correio eletrónico

  • pat.joao@uc.pt (Profissional)

Moradas

  • Centro de Geociências | Departamento de Ciências da Terra | Rua Sílvio Lima, Univ. Coimbra - Pólo II , 3030-790, Coimbra, Coimbra, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2023/03/29
Concluído
PhD in Education (Doutoramento)
Especialização em Didactics and Curriculum Development
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
"Ensinar ciências ao longo do ensino básico: desenvolvimento sustentável e atividades práticas sobre solos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2016
Concluído
Advanced Training Course of the Doctoral Program in Education (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Aveiro, Portugal
2012
Concluído
Master in Earth Sciences (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
" Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas - recursos e estratégias para Ciências Físicas e Naturais " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007
Concluído
Undergraduate Degree in Biology and Geology Teaching (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/05/15 - Atual Pós-doutorado (Investigação) Universidade de Coimbra | Centro de Geociências, Portugal
Universidade de Coimbra | Centro de Geociências, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/09/01 - 2011/11/14 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Cidade Roda, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Member of the Geosciences Centre Universidade de Coimbra | Centro de Geociências, Portugal
Universidade de Coimbra | Centro de Geociências, Portugal
2015 - 2023/04 Member of the Center for Research in Didactics and Technology in Training of Trainers (CIDTFF) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2017/09/01 - 2022/05/13 FCT PhD Grant Holder Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2016/07/15 - 2017/08/31 Member of the "Projeto de apetrechamento das escolas com infraestruturas, equipamentos e recursos adequados à realização de atividades práticas experimentais de ciências" Universidade de Aveiro, Portugal
2014/12/01 - 2017/08/31 Technical Research Grant Holder at the University of Aveiro for the project "CIEC - Centro Integrado de Educação em Ciências" Universidade de Aveiro, Portugal
2013/11/01 - 2014/11/30 Researcher at R&D Unit Chemistry and Molecular Physics Universidade de Coimbra, Portugal
2011/11/15 - 2013/10/31 Research Grant Holder, in the scope of the Project PTDC/CPE-CED/108197/2008 "Educação em Ciências para a Cidadania através da Aprendizagem baseada na Resolução de Problemas". Universidade de Coimbra, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/06/15 - Atual Educação em Geociências e formação inicial de professores orientada para a promoção dos ODS da Agenda 2030
IT137-23-155
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Coimbra | Centro de Geociências, Portugal

Projeto

Designação Financiadores
2017/09/01 - 2022/05/13 Ensinar ciências ao longo do ensino básico: desenvolvimento sustentável e atividades práticas sobre solos
SFRH/BD/132272/2017
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro | Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formaçao de Formadores, Portugal

Universidade de Coimbra | Centro de Geociências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016/07/15 - 2017/08/31 Apetrechamento das escolas com infraestruturas, equipamentos e recursos adequados à realização de atividades práticas experimentais de ciências - Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT)
AD/23/2016
Investigadora Colaboradora
Universidade de Aveiro, Portugal
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT)
Concluído
2014/12/01 - 2017/08/31 CIEC – Centro Integrado de Educação em Ciências
Contrato de prestação de serviços no âmbito da Direção da Associação CIEC
Bolseiro de Técnico de Investigação
Universidade de Aveiro | Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formaçao de Formadores, Portugal
Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha
Em curso
2014 - 2015 Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências: identificação, partilha e análise no ensino superior português
FCT/8226/18/9/2014/S
Desenvolvimento técnico
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/11/15 - 2013/10/31 Educação em Ciências para a Cidadania através da Aprendizagem baseada na Resolução de Problemas
PTDC/CPE-CED/108197/2008
Bolseiro de Técnico de Investigação
Universidade de Coimbra | Unidade Química e Física Molecular, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. João, P.; Henriques, Maria Helena; Sá, Patrícia. "Educação em Geociências e Agenda 2030", Boletim da AIA-CTS/Boletín de la AIA-CTS, 2023, https://aia-cts.web.ua.pt/wp-content/uploads/2023/09/Boletim_AIA_CTS_n19.pdf.
Artigo em conferência
  1. João, P.; Rodrigues, A. V.; Henriques, M. H.. "Desenvolvimento Sustentável e Solos: Um Programa de Formação Contínua para Professores do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional en Investigación en Didáctica de las Ciencias 2021. Aportaciones de la educación científica para un mundo sostenible, 2021.
    Publicado
  2. João, Patrícia; Sá, Patrícia (3614-B2F3-3876); Rodrigues, A. V.; Henriques, Maria Helena. "Desenvolvimento Sustentável nos 2º e 3º CEB — perspetiva dos documentos educativos oficiais portugueses". Trabalho apresentado em VII Seminario Iberoamericano CTS 20 Aniversario, València, 2020.
    Publicado
  3. Sá, Patrícia; João, Patrícia; Rodrigues, A. V.. "Desenvolvimento Sustentável no 1º CEB - perspetivas dos documentos educativos oficiais portugueses". Trabalho apresentado em Congresso ibero-americano de de Investigação Qualitativa, Lisboa, 2019.
    Publicado
  4. Sá, Patrícia; João, Patrícia; Ana V. Rodrigues. "Desenvolvimento Sustentável no 1º CEB - perspetiva dos documentos educativos oficiais portugueses". Trabalho apresentado em 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Lisboa, 2019.
    Publicado
  5. João, Patrícia; Henriques, Maria Helena Paiva; Rodrigues, A. V.. "Revisiting Teacher Education Programme to Address International Competitiveness". Trabalho apresentado em International Meeting on Paleoclimate: change and adaptation, Coimbra, 2019.
    Publicado
  6. Souza, Vanessa; Rodrigues, A. V.; Bonifácio, Vitor; João, Patrícia. "Training Impact upon Teachers Field Trips Projects - A Preliminary Evaluation". Trabalho apresentado em International Conference New Perspectives in Science Education, Florença, 2018.
    Publicado
  7. Pedrosa, Maria Arminda; João, Patrícia. "Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas na Educação em Ciências para a Sustentabilidade". Trabalho apresentado em Encontro em Educação em Ciências Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, Braga, 2013.
    Publicado
  8. Pedrosa, Maria Arminda; João, Patrícia; Henriques, Maria Helena. "Problemas de Desenvolvimento Sustentável, Educação Científica e Aprendizagem Baseada em Problemas". Trabalho apresentado em VII Seminario Ibérico/III Seminario Iberoamericano CTS en la enseñanza de las Ciencias - “Ciencia, Tecnología y Sociedad en el futuro de la enseñanza de las ciencias”, Coimbra, 2012.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. João, Patrícia; Henriques, Maria Helena; Rodrigues, A. V.. "Aprender sobre solos: para quê? Quando? Como?", Diário de Aveiro, 2020, (H)À Educação, https://www.ua.pt/pt/noticias/13/62851?fbclid=IwAR0a-qDxwaT5DZ1o6hjX7XY5VjERuz51YJQHMdjXMsU1VpQ-W7AB3OStvSg.
Artigo em revista
  1. Patrícia João; Maria Helena Henriques; Ana V. Rodrigues; Patrícia Sá. "In-Service Teacher Education Program through an Educational Design Research Approach in the Framework of the 2030 Agenda". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13060584.
    10.3390/educsci13060584
  2. João, Patrícia; Henriques, Maria Helena; Rodrigues, Ana V.. "Sustainable Development and Soils in the Portuguese Education System: Open Problems and Further Challenges". Education Sciences 12 10 (2022): 672. http://dx.doi.org/10.3390/educsci12100672.
    10.3390/educsci12100672
  3. Henriques, M.H.; Pena dos Reis, R.; Garcia, G.G.; João, P.; Marques, R.M.; Custódio, S.. "Developing paleogeographic heritage concepts and ideas through the Upper Jurassic record of the Salgado and Consolação geosites (Lusitanian Basin, Portugal)". Resources Policy 76 (2022): 102594. http://dx.doi.org/10.1016/j.resourpol.2022.102594.
    10.1016/j.resourpol.2022.102594
  4. João, Patrícia; Sá, Patrícia; Henriques, Maria Helena; Rodrigues, Ana V.. "Sustainable Development in Basic Education Sciences in Portugal—Perspective of Official Curriculum Documents". Sustainability 14 9 (2022): 5651. http://dx.doi.org/10.3390/su14095651.
    Acesso aberto • 10.3390/su14095651
  5. João, Patrícia; Rodrigues, Ana V.; Henriques, Maria Helena. "Ensino de Geociências e desenvolvimento sustentável: concepção e validação de questionários". Práxis Educacional 17 48 (2021): 1-21. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8810.
    Acesso aberto • 10.22481/praxisedu.v17i48.8810
  6. Pena dos Reis, R.; Henriques, Maria Helena; Oosterbeek, Luiz; Alves, E. I.; Rosina, Pierluigi; Garcia, Gustavo Gonçalves; João, Patrícia. "Past climate changes and human adaptation". Past Global Changes Magazine 27 2 (2019): 83. http://dx.doi.org/10.22498/pages.27.2.83.
    10.22498/pages.27.2.83
  7. Rodrigues, A. V.; Sousa, Ana Sofia; Almeida, Mariana; Paiva, Joana; Vieira, Rui (BB18-77AF-AFF9); João, Patrícia; Couceiro, Fernanda. "Laboratórios de Ciências: análise diagnóstica em escolas públicas portuguesas". Indagatio Didactica 10 5 (2018): 31-46. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/11107.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Rodrigues, A. V.; Almeida, M.; Paiva, J.; Vieira, R. M.; João, P.; Couceiro, F.. "Laboratórios de Ciências: análise diagnóstica em escolas públicas portuguesas. Science labs: diagnostic analysis in portuguese public schools". 10 5 (2018): 31-46. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11606/9524.
    10.34624/id.v10i5.11107
  9. Souza, Vanessa; João, Patrícia; Lin, Ye. "Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal". Indagatio Didactica 9 4 (2017): 161-178. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/736/613.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34624/id.v9i4.736
  10. João, Patrícia; Araújo e Sá, Maria Helena; Rodrigues, A. V.; Souza, Vanessa. "Investigando sobre um produto de investigação: o caso Centro Integrado de Educação em Ciências". Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas Extra (2017): 1579-1584. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/337028.
  11. João, Patrícia; Souza, V. M.; Rodrigues, A. V.; Araújo e Sá, Maria Helena. "Researching a research product: the case of the Integrated Center for Science Education" [Investigando sobre um produto de investigação: o caso Centro Integrado de Educação em Ciências]". Enseñanza de las Ciencias n.º Extra (2017): 1579-1584. https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/337028.
    Publicado
  12. Souza, V. M.; João, Patrícia; Lin, Ye. "School visits preparation by teachers using websites of science museums in Brazil, China and Portugal [Preparação de visitas de estudo pelos professores com recurso a websites de museus de ciência do Brasil, China e Portugal]". Indagatio Didactica 9 4 (2017): 161-178. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/736.
    Publicado • https://doi.org/10.34624/id.v9i4.736
  13. Ana V. Rodrigues; João, Patrícia. "Práticas Integradas de Educação em Ciências: um programa de formação contínua para professores com cariz CTS". Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología Y Sociedad 11 33 (2016): 181-202. http://www.revistacts.net/contenido/numero-33/praticas-integradas-de-educacao-em-ciencias-um-programa-de-formacao-continua-para-professores-com-cariz-cts/.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. João, Patrícia; Henriques, Maria Helena; Rodrigues, A. V.. "(H)À Educação: Aprender sobre solos: para quê? Quando? Como", (H)À Educação, 2020, https://ria.ua.pt/handle/10773/31108.
Capítulo de livro
  1. João, P.; Henriques, Maria Helena; Rodrigues, Ana V.. "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Solos no Sistema Educativo Português: dificuldades, desafios e propostas". In Ciências da Sustentabilidade em Língua Portuguesa... Por mares nunca dantes navegados, 205-210. Tomar, Portugal: Instituto Terra e Memória, Mação, 2022.
    Publicado
  2. Sá, Patrícia (3614-B2F3-3876); João, Patrícia; Rodrigues, A. V.. "Sustainable Development in Primary Education – A Perspective from Official Portuguese Guiding Documents". In Advances in Intelligent Systems and Computing, editado por Costa et al., 262-273. Suiça: Springer International Publishing, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-31787-4_22
  3. João, Patrícia; Henriques, Maria Helena; Rodrigues, A. V.. "Climate change and desertification: an in-service teacher training program for Basic Education". In International meeting on Paleoclimate: change and adaptation, editado por Pena dos Reis, R.; Henriques, Maria Helena; Oosterbeek, Luiz; Rosina, Pierluigi; Alves, E. I.; Garcia, Gustavo Gonçalves; João, P., 29-30. Mação, Portugal: Instituto Terra e Memória, 2019.
    Publicado
  4. Rodrigues, Ana V.; João, Patrícia; Martins, Isabel P.. "Exploring Rocks and Minerals: An Experience of Integrated Educational Approach". In Geoscience Education, editado por Clara Vasconcelos, 103-131. Suiça: Springer International Publishing, 2016.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-43319-6_7
  5. Rodrigues, Ana V.; Cecília Galvão (9817-2832-7F22); Faria, Cláudia (ED14-CDC1-87DA); Costa, Conceição; Cabrita, Isabel; Chagas, Isabel (C714-2073-B462); Jorge, Fátima; et al. "Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professores". In Experiências de inovação didática no ensino superior, editado por António Ferrari et al., 129-148. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação e Ciência, 2015.
    Publicado
  6. João, Patrícia; Afonso, Catarina; Pedrosa, Maria Arminda. "Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas e Literacia Científica". In Pensamento Crítico na Educação: Perspetivas atuais no panorama internacional, 251-264. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2014.
    Publicado
  7. João, Patrícia; Henriques, Maria Helena; Pedrosa, Maria Arminda. "Energia e Educação para Desenvolvimento Sustentável". In Para aprender com a Terra: memórias e notícias de Geociências no espaço lusófono, 87-94. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade, 2012.
    Publicado • 10.14195/978-989-26-0533-3_8
Edição de livro
  1. Comunicações Geológicas. Comunicações Geológicas. Lisboa, Portugal: LNEG. 2021.
    Publicado • Editor
  2. Abstract Book of the XIX EJIP. Abstract book of the XIX EJIP, Coimbra, Portugal. Portugal. 2021.
    Publicado • Editor
  3. Pena dos Reis, R.; Henriques, Maria Helena; Oosterbeek, Luiz; Rosina, Pierluigi; Alves, Eduardo Ivo; Garcia, Gustavo Gonçalves; João, Patrícia. International Meeting on Paleoclimate: change and adaptation. Mação, Portugal: Instituto Terra e Memória. 2019.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. João, Patrícia; Henriques, Maria Helena; Ana V. Rodrigues. Autor correspondente: João, Patrícia. "Educational Resources Within The "Atlantic Geopark" Project (Portugal)". Trabalho apresentado em 10th International Conference on UNESCO Global Geoparks 2023 - Marrakech (Marrocos), 2023.
  2. Luiza F. Garcia; João, Patrícia; Custódio, Salomé Cruz; Garcia, Gustavo Gonçalves; Henriques, Maria Helena. "Geocaching as a Geotourism tool to promove Ançã village (Atlantic Geopark Project, Portugal)". Trabalho apresentado em 10th International Conference on UNESCO Global Geoparks 2023 - Marrakech (Marrocos), 2023.
  3. Luiza F. Garcia; Garcia, Gustavo Gonçalves; Custódio, Salomé Cruz; Henriques, Maria Helena; João, Patrícia. "Earthcaches in the territory of the Atlantic Geopark Project (Portugal)". Trabalho apresentado em 10th International Conference on UNESCO Global Geoparks 2023 - Marrakech (Marrocos), 2023.
  4. Garcia, L. F., João, P., Custódio, S. C., Garcia, G. G. & Henriques, M. H.. "Valorização do património através do Geocaching: o caso de Ançã". Trabalho apresentado em XI Congresso Nacional de Geologia: Geociências e Desafios Globais, 2023.
  5. João, P., Henriques, M. H. & Rodrigues, A. V.. Autor correspondente: João, P., Henriques, M. H. & Rodrigues, A. V.. "Ensinar geociências numa perspetiva de Desenvolvimento Sustentável ao longo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XI Congresso Nacional de Geologia: Geociências e Desafios Globais, 2023.
  6. Henriques, Maria Helena; Custódio, Salomé; Garcia, Gustavo Gonçalves; João, P.; Marques, Rafael; Pena dos Reis, R.. "The Aspiring Atlantic Geopark: one geopark, 500 million years of geo-history". Trabalho apresentado em Encontro Ciência ‘21, 2021.
  7. Maria Helena Henriques; Custódio, Salomé; Garcia, Gustavo Gonçalves; Patrícia João; Rafael Mendes Marques; Rui Paulo Bento Pena dos Reis. "The Aspiring Atlantic Geopark: one geopark, 500 milion years of geo-history". Trabalho apresentado em Encontro Ciência '21, 2021.
  8. Rafael Mendes Marques; Garcia, Gustavo Gonçalves; Custódio, Salomé; Patrícia João; Maria Helena Henriques; Rui Paulo Bento Pena dos Reis. "Conquina deposits as a result of stormy events in the North Atlantic (Upper Jurassic, Portugal)". Trabalho apresentado em Encontro Ciência '21, 2021.
  9. Marques, Rafael Mendes; Garcia, Gustavo Gonçalves; Custódio, Salomé; João, Patrícia; Pena dos Reis, Rui; Henriques, Maria Helena. Autor correspondente: Marques, Rafael Mendes. "Coquina deposits as a result of stormy events in the North Atlantic (Upper Jurassic, Portugal)". Trabalho apresentado em Encontro Ciência '21, 2021.
  10. Marques, Rafael; Garcia, Gustavo Gonçalves; Custódio, Salomé; João, Patrícia; Pena dos Reis,Rui Paulo Bento; Henriques, Maria Helena. "Late Jurassic stormy events in the North Atlantic and its record in Portugal". Trabalho apresentado em Mirpuri Foundation Sailing Trophy, https://mirpurisailingtrophy.com/., 2021.
  11. Henriques, Maria Helena; Custódio, Salomé; Garcia, Gustavo Gonçalves; João, P.; Marques, Rafael; Pena dos Reis, R.. "Storytelling the long life of an old sea: the Aspiring Atlantic Geopark". Trabalho apresentado em Mirpuri Foundation Sailing Trophy, 2021.
  12. João, Patrícia; Rodrigues, A. V.; Henriques, Maria Helena. "Ensinar Ciências ao longo do Ensino Básico: Desenvolvimento Sustentável e atividades práticas sobre solos". Trabalho apresentado em III Fórum CIDTFF: 25 anos de Investigação em Educação – Livro de Posters, 2019.
  13. João, Patrícia; Rodrigues, A. V.; Henriques, Maria Helena. "Práticas de Ensino sobre Desenvolvimento Sustentável e Solos no Ensino Básico Português". Trabalho apresentado em XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências & III International Seminar of Science Education, 2019.
  14. João, Patrícia; Henriques, Maria Helena; Rodrigues, A. V.. "Climate change and desertification: an in-service teacher training programme for Basic Education". Trabalho apresentado em International meeting on paleoclimate: change and adaptation, 2019.
  15. Rodrigues, A. V.; Couceiro, F.; João, Patrícia. "CIEC - Investigando na e para a sociedade". Trabalho apresentado em I Fórum CIDTFF — Livro de Posters, 2017.
  16. João, Patrícia; Rodrigues, A. V.; Henriques, Maria Helena. "Ensinar Ciências ao longo do Ensino Básico: Desenvolvimento Sustentável e Atividades Práticas sobre Solos". Trabalho apresentado em Encontro Internacional "A voz dos professores de C & T", 2017.
  17. João, Patrícia; Pedrosa, Maria Arminda. "Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas e Energia no 3º Ciclo". Trabalho apresentado em Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, 2013.
  18. João, Patrícia; Afonso, Catarina; Pedrosa, Maria Arminda. "Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas e Literacia Científica". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional ‘Pensamento Crítico na Educação: Investigação, Formação e Perspetivas Futuras’, 2013.
Relatório
  1. Rodrigues, A. V.; Vieira, R. M.; Couceiro, F.; João, P.; Almeida, M.; Paiva, J.; Sousa, A. S.. 2017. Relatório de diagnóstico relativo ao Projeto de apetrechamento das escolas com infraestruturas, equipamentos e recursos adequados à realização de atividades experimentais de Ciências nos agrupamentos de escolas da CIM do Médio Tejo. CIDTFF, 185 p..
Resumo em conferência
  1. Luiza F. Garcia; Garcia, Gustavo Gonçalves; Custódio, Salomé; Henriques, Maria Helena; João, Patrícia. Autor correspondente: Luiza F. Garcia. "Geocaching as a geotourism tool to promote Ançã village (Atlantic Geopark Project, Portugal)". Marraquexe, 2023.
    Publicado
  2. João, Patrícia; Rodrigues, A. V.; Henriques, Maria Helena. "Educação para a Sustentabilidade no Ensino Básico: atividades práticas integradas sobre solos — uma Oficina de Formação para professores dos três ciclos do Ensino Básico —". Trabalho apresentado em IV ENJIE — Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Évora, 2020.
    Publicado
  3. João, Patrícia; Rodrigues, A. V.; Henriques, Maria Helena. "Práticas de ensino sobre desenvolvimento sustentável e solos no ensino básico português". Trabalho apresentado em XVIII ENEC & III ISSE - Educação em Ciências: cruzar caminhos, unir saberes, Porto, 2019.
    Publicado • 10.24840/978-989-746-198-9
  4. João, Patrícia; Rodrigues, A. V.; Henriques, Maria Helena. "Solo e... Minhocas, chuva, agricultura, engenharia civil... Que relação? — Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Ensino Básico —". Trabalho apresentado em 7.º Congresso SciComPT 2019 - Comunicação de Ciência e Inclusão, Aveiro, 2019.
    Publicado
  5. João, Patrícia; Rodrigues, A. V.; Henriques, Maria Helena. "Ensinar Ciências ao longo do Ensino Básico: Desenvolvimento Sustentável e Atividades Práticas sobre Solos". Trabalho apresentado em Encontro internacional “A Voz dos Professores de C&T”, Vila Real, 2018.
    Publicado
  6. Rodrigues, A. V.; Sousa, Ana Sofia; Paiva, Joana; Almeida, Mariana; João, Patrícia; Couceiro, Fernanda. "Laboratórios de Ciências: análise diagnóstica em Escolas Públicas Portuguesas". Trabalho apresentado em XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVII ENEC) | I Seminário Internacional de Educação em Ciências (I SIEC), Viana do Castelo, 2017.
    Publicado
  7. Rodrigues, A. V.; João, P.; Vieira, R.M.. "Pensamento Crítico na Formação Inicial de Educadores e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico. Desafios Atuais para o Pensamento Crítico: Formação, Desenvolvimento e Avaliação, Vila Real, 2015.
    Publicado
  8. "Pensamento Crítico na Formação Iniacial de Educadores e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico, Vila Real, 2015.
    Publicado
  9. Rodrigues, Ana V.; Cecília Galvão; Faria, Cláudia; Costa, Conceição; Cabrita, Isabel; Chagas, Isabel; Jorge, Fátima; et al. "Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências: identificação, partilha e análise no ensino superior português". Trabalho apresentado em CNaPPES 2015, Leiria, 2015.
    Publicado
  10. João, Patrícia; Pedrosa, Maria Arminda; Henriques, Maria Helena. "Energia e Educação para Desenvolvimento Sustentável". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional “Geociências na CPLP”, Coimbra, 2012.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/01 Education for Sustainability in Portuguese Master's Degree in Teaching Biology and Geology 8th World Conference on Qualitative Research
(São Miguel - Açores, Portugal)
2022/10 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Solos no Sistema Educativo Português: dificuldades, desafios e propostas XXIII Encontro da REALP
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
2021/09 Desenvolvimento Sustentável e Solos: Um Programa de Formação Contínua para Professores do Ensino Básico XI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias
Universidade de Lisboa (Lisboa/Online, Portugal)
2021 The Aspiring Atlantic Geopark: one geopark, 500 million years of geo-history Encontro Ciência' 21
Fundação para a Ciência e Tecnologia (Lisboa, Portugal)
2020/11 Desenvolvimento Sustentável nos 2.º e 3.º CEB – perspetiva dos documentos educativos oficiais portugueses VII Seminario Iberoamericano CTS 20 Aniversario
Universitat de València (Valencia, Espanha)
2020/02 Educação para a Sustentabilidade no Ensino Básico: Atividades Práticas integradas sobre Solos — uma Oficina de Formação para Professores dos três ciclos do Ensino Básico IV ENJIE — Investigar em Educação: desafios epistemológicos e metodológicos
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2019/07 Desenvolvimento Sustentável no 1º CEB – perspetiva dos documentos educativos oficiais portugueses 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019 Ensinar Ciências ao longo do Ensino Básico: Desenvolvimento Sustentável e Atividades Práticas sobre Solos JORNADAS DO LEDUC | 2019
CIDTFF - Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/03 Training Impact upon Teachers Field Trips Projects – A Preliminary Evaluation 7th International Conference New Perspectives in Science Education
(Florença, Itália)
2017/09 Laboratórios de Ciências: análise diagnóstica em Escolas Públicas Portuguesas XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC -Educação em Ciências em múltiplos contextos
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo , Portugal)
2017/09 Investigando sobre um produto de investigação: o caso Centro Integrado de Educaçao em Ciências 10ª edición del Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias
Universidad de Sevilla (Sevilla, Espanha)
2017/03 Investigar na e para a sociedade: um contributo da Didática — O Caso CIEC da Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha UnderInvestigation: Psychology & Education 2016/17 (2nd Ed.)
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016/07 Práticas Integradas de Educação em Ciências: um programa de formação contínua para professores com cariz CTS V Seminário Ibero-americano CTS | IX Seminário CTS
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016 Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha — Centro Integrado de Educação em Ciências Encontro Ciência'16
FCT (Lisboa, Portugal)
2015/07 Práticas integradas de educação forma e não formal de ciências: identificação, partilha e análise no ensino superior português CNaPPES 2015 — Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2015/03 "Café com... lampreia" Café com Ciência
Centro Integrado de Educação em Ciências (Vila Nova da Barquinha, Portugal)
2013/10 Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas na Educação em Ciências para a Sustentabilidade Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas
Centro de Investigação em Educação Instituto de Educação – Universidade do Minho
2013/10 Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas e Energia no 3.º Ciclo Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas
Centro de Investigação em Educação Instituto de Educação – Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012/09 Problemas de Desenvolvimento Sustentável, Educação Científica e Aprendizagem Baseada em Problemas VII Seminario Ibérico/III Seminario Iberoamericano CTS en la enseñanza de las Ciencias — “Ciencia, Tecnología y Sociedad en el futuro de la enseñanza de las ciencias”
(Madrid, Espanha)
2012/05 Energia e Educação para Desenvolvimento Sustentável I Congresso Internacional “Geociências na CPLP”
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/09/20 - 2021/05/31 Comissão Organizadora do XIX Encontro de Jovens Investigadores em Paleontologia (EJIP) (2021/05/12 - 2021/05/15)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra | Centro de Geociências, Portugal
2019/06 - 2019/06 Secretariado do International Meeting on Paleoclimate: changes and adaptation (2019 - 2019)
Congresso (Outra)
Universidade de Coimbra | Centro de Geociências, Portugal
2019 - 2019 Monitora científica nas atividades da Academia de Verão da Universidade de Aveiro (2019 - 2019)
Outro (Outra)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2018/07 - 2018/07 Monitora científica nas atividades da Academia de Verão da Universidade de Aveiro (2018/07 - 2018/07)
Outro (Outra)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2018/03 - 2018/03 Monitora científica nas atividades da UA Open Campus da Universidade de Aveiro (2018/03 - 2018/03)
Outro (Outra)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2016/07 - 2016/07 Secretariado do V Seminário Ibero-americano CTS | IX Seminário CTS (2016/07 - 2016/07)
Congresso (Outra)
Universidade de Aveiro | Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formaçao de Formadores, Portugal
2016/07 - 2016/07 Monitora científica nas atividades da Academia de Verão da Universidade de Aveiro (2016/07 - 2016/07)
Outro (Outra)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015/11 - 2015/11 Monitora científica nas atividades da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da Universidade de Aveiro (2015/11 - 2015/11)
Outro (Outra)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015/07 - 2015/07 Monitora científica nas atividades da Academia de Verão da Universidade de Aveiro (2015/07 - 2015/07)
Outro (Outra)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015/04 - 2015/04 Membro da Comissão Organizadora da Jornada "Partilha de Práticas de Educação Formal e não-Formal em Ciências", no âmbito do projeto 138/ID/2014, financiado pela FCT (2015 - 2015)
Seminário
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/09/07 - 2023/09/10 Participação na 10th International Conference on UNESCO Global Geoparks 2023 em Marrakech (Marrocos)
Conferência
10th International Conference on UNESCO Global Geoparks 2023 - Marrakech
2023/07/16 - 2023/07/20 Participação no XI Congresso Nacional de Geologia, que decorreu nos dias 16 a 20 de julho de 2023, no Polo II da Universidade de Coimbra.
Congresso
XI Congresso Nacional de Geologia
Universidade de Coimbra Departamento de Ciências da Terra, Portugal
2019/05 - 2019/05 Participação no Market Place com o trabalho "Solo e... minhocas, chuva, agricultura, engenharia civil... que relação?"
Congresso
7º Congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal – SciComPT
SciComPT, Portugal
2019/04 - 2019/04 Seminário de Paleontologia Aplicada, A Paleontologia em obras civis: uma possibilidade real de trabalho
Seminário
Seminário de Paleontologia Aplicada, A Paleontologia em obras civis: uma possibilidade real de trabalho
Universidade de Coimbra Departamento de Ciências da Terra, Portugal
2014/08 - 2014/08 ATEE Annual Conference 2014: Transitions in Teacher and Professional Identities
Conferência
ATEE Annual Conference 2014: Transitions in Teacher and Professional Identities
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/01 - 2024/02 Journal of Education and Learning (2089-9823) Intelektual Pustaka Media Utama

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/09/10 - 2020/07/15 Educação para a Sustentabilidade no Ensino Básico e Secundário: Atividades práticas integradas sobre solos, para professores dos 2º ciclo e 3º ciclo (grupos disciplinares 230 e 520) Trainer at teacher education course - 50 hours (Acreditada pelo CCPFC) Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09/10 - 2020/07/15 Educação para a Sustentabilidade no Ensino Básico e Secundário: Atividades práticas integradas sobre solos, para professores dos 1º ciclo e 2º ciclo (grupos disciplinares 110 e 230) Trainer at the teacher education course - 50 hours (Acreditada pelo CCPFC) Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09 - 2019/09 Educação para Desenvolvimento Sustentável falar a sério a brincar Trainer at the short teacher education course (6 horas) Escola do Brinquedo Tradicional Popular & Centro de Formação Nova Ágora, Portugal
2018 - 2018 Ciências experimentais para os mais jovens Trainer at the short teacher education course (Acreditada pelo CCPFC) Centro de Formação dos Templários, Portugal
2016 - 2016 Visitas de estudo: atividades antes, durante e após Trainer at the short teacher education course (Acreditada pelo CCPFC) Centro de Formação Ciência Viva, Portugal
2015 - 2015 Práticas integradas de educação formal e não-formal em ciências Trainer at teacher education course - 50 hours (Acreditada pelo CCPFC) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2007 - 2011 Durante o período em que trabalhou como professora lecionou as disciplinas de Ciências Naturais no 3º ciclo e Biologia e Geologia no Ensino Secundário. (Ensino secundário)

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/04 - Atual Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia Associada n.º 4/1464
2019 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciência do Solo Sócia n.º 376
2015 - Atual Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC) Sócia n.º 20
2012 - Atual Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciência (AIA-CTS) Sócia n.º 60
Distinções

Outra distinção

2023 Doctoral thesis approved with Distinction and Praise - for the originality, rigor, innovation and quality of the work done, as well as the form of presentation and defense made
Universidade de Aveiro, Portugal
2019 Honorable Mention for participation in the 8th Ibero-American Congress on Qualitative Research
8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Portugal