???global.info.a_carregar???
Ivone do Carmo Rodrigues de Almeida. É Investigador no(a) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Especial.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ivone do Carmo Rodrigues de Almeida

Nomes de citação

  • Almeida, Ivone

Identificadores de autor

Ciência ID
7B13-B797-C799
ORCID iD
0000-0003-3358-7592

Endereços de correio eletrónico

  • ivonealmeida@ua.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
Formação
Grau Classificação
2017/09/01 - 2021/01/26
Concluído
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"TECNOLOGIAS DE APOIO PARA LIMITAÇÕES COGNITIVO-MOTORAS EM CONTEXTO FAMILIAR: PLANO DE FORMAÇÃO PARA CUIDADORES INFORMAIS" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009/12/15
Concluído
Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas (Mestrado)
Especialização em Ramo de Estudos Ingleses
Universidade de Aveiro, Portugal
15
2005/07/20
Concluído
Curso de Especialização em Educação Especial (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Domínio cognitivo e motor
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
17
1998/06/25
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura)
Especialização em Estudos Portugueses e Ingleses
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - 2020/08/31 Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - Atual Docente de Educação Especial do grupo 910 (Domínio cognitivo e motor) Ministério da Educação, Portugal
1998/09/01 - 2009/09/01 Docente de Inglês do grupo 330 (3º Ciclo e Secundário) Ministério da Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carla V. Leite; Angela Sampaio; Delano Klinger; Ivone Almeida. "An Online, Collaborative and Non-formal Intervention Report: : Quick Guide of Portuguese Acculturation for Northeastern Brazilians". 2022.
    10.23919/cisti54924.2022.9820184
  2. "Digital Inclusion of Nursing Home Residents: A Usability Evaluation of the Digital Kiosk siosLIFE™". 2021.
    10.5220/0010349906930700
  3. "Assistive technologies for children with cognitive and/or motor disabilities: a diagnosis of the training needs of informal caregivers". 2019.
    10.23919/mipro.2019.8756893
  4. Almeida, I.; Corcini, L.F.. "Web 2.0 Relato de experiência de um curso de formação para docentes do ensino básico e secundário". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional das TIC em Educação, Lisboa, 2018.
    Publicado
  5. Leite, C. V. ; Almeida, I.; Corcini, L. F.. "1-day MOOC on mobile learning: an experience report on the module educational contexts". Trabalho apresentado em 14th International Conference on Mobile Learning, Lisboa, 2018.
Artigo em revista
  1. Ivone Almeida; António Moreira; Jaime Ribeiro. "High-Tech Augmentative and Alternative Communication Devices: Observing Children’s Need for Help and Interaction with Caregivers". Social Sciences 12 5 (2023): 310-310. http://dx.doi.org/10.3390/socsci12050310.
    10.3390/socsci12050310
  2. "O ENSINO SUPERIOR, EMPREGO E EMPREGABILIDADE:". Internet Latent Corpus Journal (2021): vol. 11 n.º 1 (2021)-vol. 11 n.º 1 (2021). https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/24601.
    10.34624/ILCJ.V11I1.24601
  3. "Assistive technologies for children with cognitive and/or motor disabilities: interviews as a means to diagnose the training needs of informal caregivers". Disability and Rehabilitation: Assistive Technology 16 3 (2021): 340-349. http://dx.doi.org/10.1080/17483107.2019.1680750.
    10.1080/17483107.2019.1680750
  4. Almeida, I.; Fernandes, J. ; Pinto, J.. "As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com paralisia cerebral na escola regular". Revista: Itinerários – Revista de Educação do Instituto Superior de Ciências Educativas 2 2 (2006): 119-133.