Artigo em conferência |
- Santos, Mariline; Neto-Mendes, António. "Escolas entre o público e o privado: uma análise crítica das perceções sobre a gestão
privada das escolas públicas". 2021.
- Santos, Mariline; Neto-Mendes, António. "Privatização da Escola Pública: uma revisão sistemática da literatura". 2021.
- Portugal, Gabriela; Tomaz, Carlota; Mendes, António Neto. "Um estudo sobre indicadores mínimos de qualidade em educação, em
São Tomé e Príncipe: o caso da educação pré-escolar". 2018.
|
Artigo em revista |
- Elisabete Vaz Moreira; António Neto-Mendes. "Shadow education e desigualdades sociais: Uma revisão integrativa da literatura
sobre o fenômeno das explicações/cursinhos pagos com base na teoria da reprodução cultural e social". Education Policy
Analysis Archives (2025): https://doi.org/10.14507/epaa.33.8510.
10.14507/epaa.33.8510
- Andreia Gouveia; António Neto-Mendes; Leonor Lima Torres. "EXAMES NACIONAIS E EFEITOS SOBRE ESCOLAS, ALUNOS E FAMÍLIAS". Educação
e Pesquisa 50 00 (2024): https://submission.scielo.br/index.php/ep/article/view/273908.
- Mariline Grangeia Santos; António Neto-Mendes; Neto-Mendes, António; Santos, Mariline. Autor correspondente: Neto-Mendes,
António. "NEOLIBERALISMO EM EDUCAÇÃO – E QUANDO AS ‘UTOPIAS INDIVIDUAIS’ NÃO BASTAM?". Jornal de Políticas Educacionais
18 SD 92026e (2024): 1-20. https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92026.
Publicado • 10.5380/jpe.v18i1.92026
- Mariline Grangeia Santos; António Augusto Neto-Mendes. "Gestão privada das escolas públicas – percepções de docentes portugueses".
Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (2024): https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.22574.001.
10.5212/retepe.v.9.22574.001
- Andreia Gouveia; António Neto-Mendes; Leonor Lima Torres. "Exames nacionais: efeitos sobre escolas, alunos e famílias ,".
Educação e Pesquisa (2024): https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450273908.
10.1590/s1678-4634202450273908
- Neto-Mendes, António; Santos, Mariline. Autor correspondente: Neto-Mendes, António. "Escolas entre o público e o privado -
percepções de diretores portugueses sobre a gestão privada das escolas públicas". Idagatio Didactica 15 4 (2023): 359-380.
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/33916.
Acesso aberto • Publicado
- Santos, Mariline Grangeia; Neto-Mendes, António Augusto. "Schools between the public and the private – perceptions of Portuguese
principals about the private management of public school". (2023): https://doi.org/10.34624/id.v15i4.33916.
https://doi.org/10.34624/id.v15i4.33916
- Mariline Santos; António Neto-Mendes. "Processos de privatização da educação pública: Uma revisão sistemática da literatura".
Education Policy Analysis Archives (2022): https://doi.org/10.14507/epaa.30.6757.
10.14507/epaa.30.6757
- Pardal, Luis; Neto-Mendes, António; Martins, António; Gonçalves, Manuela. "Identities and structure of teacher’s work: a representation".
Elsevier - Procedia - Social and Behavioral Sciences, 185, pp. 165-171. (2015): 165-171. http://hdl.handle.net/10773/17833.
Acesso aberto • Publicado
- Pardal, Luis; Neto-Mendes, António; Martins, António; Gonçalves, Manuela. "Identities and structure of teacher’s work: a representation".
(2015): http://hdl.handle.net/10773/17833.
10.1016/j.sbspro.2015.03.394
- Pardal, Luís; Gonçalves, Manuela; Martins, António; Neto-Mendes, António. "Teaching: What is Constant and What is not Consolidated
in the Social Representation". Procedia - Social and Behavioral Sciences 159 (2014): 25-31. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.12.322.
10.1016/j.sbspro.2014.12.322
- Neto-Mendes, António. "O Mercado do reforço escolar: A procura e a oferta de cursinhos comerciais na cidade de Brasília.".
Revista Ciências Humanas Unitau, 7 (2), 17-41 7 2 (2014): 17-41.
Acesso aberto
- Neto-Mendes, António. "Aprender na escola e fora da escola – o poder das explicações.". Investigar em Educação - Revista
da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Vol. 1, II série, pp. 117-139 1 (2014): 117-139.
- Neto-Mendes, António. "Private supplementary tutoring as a critical but ignored variable in educational evaluation: Lisbon,
Seoul and Brasilia.". European Studies in Educational Management, 2(2), pp. 79-94 2 2 (2013): 79-94.
Acesso aberto • Publicado
- Neto-Mendes, António. "Reforço escolar: análise comparada dos meandros de um fenómeno em crescimento.". Revista Educação
Unisinos, 17(3), pp. 205-214 17 3 (2013): 205-214.
Acesso aberto • Publicado
- Neto-Mendes, António. "School reinforcement as a promoter of increased confidence and self-esteem on students of commercial
preparatory courses.". Atención Primaria, 45, 119 (2013):
- Neto-Mendes, António; Costa, Jorge Adelino; Ventura, Alexandre; Neto-Mendes,António; Costa,Jorge Adelino; Ventura,Alexandre.
"Explicações: modos de regulação de uma atividade globalizada.". Cadernos de Pesquisa [S. Paulo], vol. 38, nº 135, Set./Dez,
pp. 685-700 38 135 (2013): 685-700. http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/328.
- Gonçalves, Manuela; Pardal, Luis; Martins, António Maria; Neto-Mendes, António; Pedro, Ana Paula. "Representação de estudantes
universitários portugueses sobre a formação de professores". Visão Global 14 1 (2012): 29-53.
Publicado
- Costa, Jorge Adelino; Castanheira, Patrícia; Mendes, António Neto. "The ELO Project Educational Leadership Observatory.".
Procedia-Social and Behavioral Journal , vol. 29, pp. 1855-1858 29 (2011): 1855-1858. http://hdl.handle.net/10773/12371.
Acesso aberto • Publicado • 10.1016/j.sbspro.2011.11.434
- Pardal, Luís; Neto-Mendes, António; Martins, António; Gonçalves, Manuela; Pedro, Ana. "Quando for grande vou ser professor:a
identidade docente representadapor futuros professores". A afirmação e a discussão das identidades atravessa hoje todas
as culturas e todas as sociedades e, no interior destas, os mais diversos grupos, entre os quais os de natureza profissional,
à semelhança dos professores, cada um com a sua especificidade e elementos de ligação, mas todos com alguns pontos em comum.
Nesse contexto, apresenta-se um estudo que tem como objetivo central a explicitação e (2011): http://hdl.handle.net/10773/6978.
- Neto-Mendes, António. "Representações de estudantes universitários portugueses sobre a formação de professores.". Visão
Global, Joaçaba, v. 14, n. 1, p. 29-54 14 1 (2011): 29-54.
Acesso aberto • Publicado
- Costa,Jorge Adelino; Neto-Mendes,António; Ventura,Alexandre; Costa, Jorge Adelino; Neto Mendes, António; Ventura, Alexandre.
"As Explicações em estudo de caso: alguns dados da Cidade Aquarela". Revista Lusófona de Educação, 13, pp. 81-88. 13
(2009): 81-88. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000100005.
Acesso aberto
- Neto-Mendes, António. "As explicações (aulas particulares) no Ensino Secundário e Superior em Portugal: apresentação de um
estudo.". Revista Eletrônica de Educação [Revista bilingue do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
de São Carlos, Brasil] v. 3, no. 2, pp. 84-104 3 2 (2009): 84-104. http://www.reveduc.ufscar.br/index.php?option=com_content&task=view&id=79&Itemid=55.
Acesso aberto • Publicado
- Neto-Mendes, António. "El mercado de las clases particulares en Portugal y la construcción de los resultados escolares.".
Tempora: Revista de Sociología de la Educación [Universidad La Laguna/Tenerife], nº 11. 11 (2009):
Acesso aberto • Publicado
- Costa, J.A.; Neto-Mendes, A.; Ventura, A.. "Private tutoring as a subject in a case study: Some results from Aquarela City
| As explicações em estudo de caso: Alguns dados da cidade de Aquarela". Revista Lusofona de Educacao 13 (2009): 81-88.
http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77952723683&partnerID=MN8TOARS.
- Neto-Mendes, A.; Costa, J.A.; Ventura, A.. "Private tutoring: Ways of regulation of a globalized activity | Explicaçõs: Modos
de regulação de uma atividade globalizada". Cadernos de Pesquisa 38 135 (2008): 685-700. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-60649121576&partnerID=MN8TOARS.
- Costa,Jorge Adelino; Neto-Mendes,Antônio; Ventura,Alexandre; Azevedo,Sara. "O fenômeno das explicações: aspectos da realidade
portuguesa e do contexto global". Ensaio, 15 (57), pp. 475-488 15 57 (2007): 475-488. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362007000400002.
Acesso aberto
- Costa, J.A.; Neto-Mendes, A.; Ventura, A.; Azevedo, S.. "Private tutoring in Portugal: Elements for the characterization of
the phenomenon | O fenômeno das explicações: Aspectos da realidade portuguesa e do contexto global". Ensaio 15 57 (2007):
475-488. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-40949120656&partnerID=MN8TOARS.
- Neto-Mendes, António. "Organização do trabalho docente: uma década em análise (1996-2005).". Revista Investigar em Educação,
nº 5, pp. 17-148 5 (2006): 17-48.
Acesso aberto • Publicado
- Neto-Mendes, António. "El fenomeno del apoyo al apredizaje fuera de la escuela visto a través de un análisis comparado.".
Profesorado - Revista de curriculum y formación del profesorado, nº 10, 2 10 2 (2006): http://www.ugr.es/~recfprof/..
Acesso aberto • Publicado
- Ventura, Alexandre; Costa, Jorge Adelino; Neto-Mendes, António Augusto; Castanheira, Patrícia. "Perceptions of leadership:
a study from two portuguese schools". REICE – Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia & Cambio en Educación,
3, 1 3 1 (2005): http://hdl.handle.net/10773/11722.
- Neto-Mendes, António; Pashiardis, P.; Costa, J.A.; Mendes, A.N.; Ventura, A.. "The perceptions of the principal versus the
perceptions of the teachers: a case study from Portugal.". The International Journal of Educational Management, vol. 19,
nº 7, pp. 587-604. 19 7 (2005): 587-604. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-25844451690&partnerID=MN8TOARS.
Acesso aberto • Publicado • 10.1108/09513540510625626
- Neto-Mendes, António. "Escola pública: ‘gestão democrática’, colegialidade e individualismo.". Revista Portuguesa de Educação,
17(2), pp. 115-131. 17 2 (2004): 115-131.
Acesso aberto • Publicado
- Costa, Jorge Adelino; Ventura, Alexandre; Neto-Mendes, António. "As explicações no 12º ano: contributos para o conhecimento
de uma actividade na sombra". Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Vol. 2/2003, pp. 55-68 2 (2003): 55-68.
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3208.
Acesso aberto
- Neto-Mendes, António. "Ranking de escolas em Portugal: um estudo exploratório.". Revista Electrónica Iberoamericana sobre
Calidad, Eficácia y Cambio en Educación – REICE, vol. 1, nº 1 1 1 (2003): http://www.ice.deusto.es/RINACE/reice/p_vol1num1.htm.
Acesso aberto • Publicado
|
Capítulo de livro |
- Neto-Mendes, António; Portugal, Gabriela; Tomaz, Carlota Fernandes. "Avaliação da qualidade da Educação em São Tomé e Príncipe:
contextualização e apresentação de uma proposta. In N. Costa & S. Ambrósio (Coord.). . Aveiro: UA Editora, pp. 21-40". In
Nas Raízes do Imbondeiro: Diálogos com a Educação em Contexto Africano, 21-40. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2019.
Publicado
- Pardal, Lauís; Gonçalves, Manuela; Martins, António; Neto-Mendes, António. "Trabalho docente: o permanente e o móvel nas representações
de uma profissão.". In Docência no Ensino Superior: experiências no Brasil, Portugal e Espanha., 122-142. Itapetininga,
Brasil: Edições Hipótese, 2019.
Publicado
- Zacarias, José Carlos Fernando; Neto-Mendes, António Augusto. "Centralização da administração educativa em angola e insucesso
escolar: que relação?". Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 2019.
- Portugal, Gabriela; Tomaz, Carlota; Mendes, António Neto. "Um estudo sobre indicadores mínimos de qualidade em educação, em
São Tomé e Príncipe: o caso da educação pré-escolar". Centro de Estudos Internacionais, 2019.
- Ferreira, Ângelo; Neto-Mendes, António; Neto-Mendes, António; Ferreira, Ângelo. "A timoridade pela língua portuguesa: o caso
do Externato de São José durante a ocupação indonésia". In Pelos Mares da Língua Portuguesa, 77-95. Aveiro, Portugal:
UA Editora, 2019.
Publicado
- Portugal, Gabriela; Tomaz, Carlota Fernandes; Neto-Mendes, António. "Um estudo sobre indicadores mínimos de qualidade em educação,
em São Tomé e Príncipe – o caso da educação pré-escolar.". In COOPEDU IV — Cooperação e Educação de Qualidade: Livro de
Atas, 389-403. Lisboa, Portugal: Centro de Estudos Internacionais., 2018.
Publicado
- Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto; Derouet, Jean-Louis; Quaresma, Luísa; Ribeiro, Álvaro Manuel Chaves; Gouveia,
Andreia; Borges, Germano José Conceição Pinto; et al. "Políticas educativas e a construção da excelência: um olhar sobre os
fatores políticos e sociais". In A excelência académica na escola pública portuguesa., 109-127. Fundação Manuel Leão,
2017.
- Palhares, José Augusto; Torres, Leonor Lima; Vieira, Maria Manuel; Resende, José Manuel; Melo, Maria Benedita; Quaresma, Maria
Luísa; Mendes, António Neto. "O sistema escolar e o ‘sistema educativo na sombra’ (explicações). Que relações?". In A excelência
académica na escola pública portuguesa., 133-153. Portugal: Mundos Sociais, 2014.
Publicado
- Costa, Jorge Adelino; Neto-Mendes, António. "Xplika Internacional: caracterização global do projeto.". In Xplika Internacional:
Panorâmica sobre o Mercado das Explicações., 9-28. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2013.
Publicado
- Rodrigues, Catarina; Neto-Mendes, António; Gouveia, Andreia Santos. "O recurso por parte dos alunos a apoio educativo fora
da escola: análise comparativa entre Lisboa e Brasília". In Escolas, competição e colaboração: que perspetivas?, 675-683.
Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2012.
Publicado
- Gonçalves, Manuela; Martins, António Maria; Pedro, Ana Paula; Pardal, Luís; Neto-Mendes, António. "Mudança e representações
sociais sobre formação de professores". In Representações Sociais sobre o Trabalho Docente. Aveiro, Portugal: Universidade
de Aveiro, 2009.
Publicado
- Gonçalves, Manuela; Pardal, Luís; Neto-Mendes, António; Martins, António Maria; Pedro, Ana Paula. "Identidade e trabalho docente:
representações sociais de futuros professores". In Representações Sociais sobre o Trabalho Docente. Aveiro, Portugal:
Universidade de Aveiro, 2009.
Publicado
|
Edição de livro |
- Gonçalves, Manuela; Fonseca, Dora; Neto-Mendes, António; Ventura, Alexandre; Adelino Costa, Jorge; Neto-Mendes, António; Ventura,
Alexandre; Costa, Jorge Adelino. (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária
e superior: IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2021.
Publicado • http://dx.doi.org/10.48528/etpt-5b57
- Neto-Mendes, António; Costa, Jorge Adelino; Gonçalves, Manuela; Fonseca, Dora. Rede escolar: (re)configurações, tensões
e desafios. Portugal: UA Editora. 2018.
Editor
- Neto-Mendes, António. Escolas, competição e colaboração: que perspetivas?. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2013.
Publicado • Editor
- Neto-Mendes, António. A emergência do diretor da escola: questões políticas e organizacionais. Atas do VII Simpósio de
Organização e Gestão Escolar.. Portugal: Aveiro: Universidade de Aveiro.. 2011.
Publicado • Editor
- Neto-Mendes, António. Trabalho Docente e Organizações Educativas. Actas do V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar..
Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2008.
Publicado • Editor
- Neto-Mendes, António. A Assessoria na Educação em Debate.. Aveiro, Portugal: Editorial da Universidade de Aveiro. 2007.
Publicado • Editor
- Neto-Mendes, António. Políticas e Gestão Local da Educação.. Aveiro, Portugal: Editorial da Universidade de Aveiro..
2004.
Publicado • Editor
- Neto-Mendes, António. Avaliação de Organizações Educativas. Aveiro: Editorial da Universidade de Aveiro.. Aveiro, Portugal:
Editorial da Universidade de Aveiro.. 2002.
Publicado • Editor
- Neto-Mendes, António. Liderança e Estratégia nas Organizações Escolares.. Aveiro, Portugal: Editorial da Universidade
de Aveiro.. 2001.
Publicado
|
Livro |
- Fonseca, Dora; Gonçalves, Manuela; Neto-Mendes, António; Ventura, Alexandre; Costa, Jorge Adelino. A gestão da incerteza
na educação:(des)continuidades e desafios. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2023.
No prelo
- Andrade, Ana; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Caruana, Vincent; Costa, Nilza; Dauksiené, E.; et
al. Framework for in-service teacher education for sustainability: some principles and strategies. Portugal: UA Editora.
2022.
Publicado
- Juuti, Kalle; Andrade, Ana Isabel; Araújo e Sá, M. H.; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Caruana, Vincent; Costa, Nilza; et al.
Framework for education for sustainability: enhancing competences in education. UA Editora. 2021.
10.48528/e94f-8142
- Desenvolvimento das crianças; Neto-Mendes, António; Portugal, Gabriela. Educação, culturas e cidadania das crianças: livro
de atas do IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação.
Portugal: UA Editora. 2019.
Editor
- Neto-Mendes, António; Portugal, Gabriela. Educação, culturas e cidadania das crianças: livro de atas do IV Seminário Luso-Brasileiro
de Educação de Infância & I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. UA Editora. 2019.
- Neto-Mendes, António; Costa, Jorge Adelino; Gonçalves, Manuela; Fonseca, Dora. Rede escolar: (re)configurações, tensões
e desafios. UA Editora. 2018.
- Costa, Jorge Adelino; Neto-Mendes, António. Xplika Internacional: Panorâmica sobre o Mercado das Explicações. Aveiro:.
Aveiro, Portugal: UA Editora – Universidade de Aveiro (ISBN: 978-972-789-385-0).. 2013.
Publicado
- Neto-Mendes, António. Trabalho Infantil: Representações e Consentimento Social.. Porto: Legis Editora. 2012.
Publicado
- Gonçalves, Manuela; Pardal, Luís; Martins, António Maria; Neto-Mendes, António; Neto-Mendes, António. Trabalho docente:
representações e construção de identidade profissional. Aveiro: Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal: UA EDitora.
2011.
Publicado
- Neto-Mendes, António. Investigação sobre o Mercado das Explicações.. Aveiro: Universidade de Aveiro. 2008.
Publicado
- Costa, Jorge; Neto-Mendes, António; Ventura, Alexandre. XPLIKA: Investigação sobre o Mercado das Explicações. Aveiro,
Portugal: Universidade de Aveiro. 2008.
Publicado
- Costa, Jorge Adelino; Neto-Mendes, António; Ventura, Alexandre. Trabalho Docente e Organizações Educativas.. Aveiro,
Portugal: Universidade de Aveiro. 2008.
- Neto-Mendes, António. Gestão Curricular: Percursos de Investigação. Aveiro: Universidade de Aveiro.. Aveiro, Portugal:
Universidade de Aveiro.. 2004.
Publicado
- Neto-Mendes, António. Gestão Pedagógica e Lideranças Intermédias na Escola: Estudo de Caso no TEIP do Esteiro.. Aveiro,
Portugal: Editorial da Universidade de Aveiro.. 2001.
Publicado
- Tavares, José; Iria Brzezinski; Luis Pardal; Neto-Mendes, António; Gabriela Portugal. Conhecimento Profissional de Professores.
A práxis Educacional como paradigma de Construção. Brasília, Brasil: Edições Demócrito Rocha. 2001.
Publicado
- Neto-Mendes, António. Gafanha da Nazaré. Escola e Comunidade numa Sociedade em Mudança.. Lisboa, Portugal: Instituto
de Inovação Educacional.. 2000.
Publicado
- Neto-Mendes, António. Inovação e Resistências numa Escola Básica Integrada: Estudo de Caso.. Lisboa, Portugal: Fundo
Social Europeu/Ministério da Educação.. 1997.
Publicado
- Neto-Mendes, António. O Profissionalismo Docente em Debate. Cadernos de Análise Sócio-Organizacional.. Aveiro, Portugal:
Universidade de Aveiro.. 1996.
Publicado
|
Poster em conferência |
- Santos, Mariline; Rodrigues, Catarina; Neto-Mendes, António. "Governança e Educação Pública - Uma revisão sistemática da literatura".
Trabalho apresentado em Ciência 22 - Encontro para a Ciência e a Tecnologia, 2022.
10.13140/RG.2.2.17935.66720
- Santos, Mariline; Rodrigues, Catarina; Neto-Mendes, António. "Governance e Educação Pública - Uma revisão sistemática da literatura".
Trabalho apresentado em Ciência 22 - Encontro para a Ciência e a Tecnologia, 2022, 2022.
- Santos, Mariline; Neto-Mendes, António. "Privatização da Escola Pública - Uma revisão sistemática da literatura". Trabalho
apresentado em XV Congreso Internacional de Teoría de la Educación, 2021.
10.13140/RG.2.2.21677.61925
- Santos, Mariline; Neto-Mendes, António. "Escolas entre o público e o privado - Uma análise crítica das perceções sobre a gestão
privada das escolas públicas". Trabalho apresentado em Ciência 21 - Encontro para a Ciência e a Tecnologia, 2021.
DOI:10.13140/RG.2.2.13309.90083
|
Recurso online |
- Andrade, A. I.; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, B.; Carlos, Vânia; Costa, N.; Gonçalves, M.; Lopes, Betina; et al. Teachers
educating for sustainability: possibilities from the analysis of research and policy documents. 2020.
|
Relatório |
- Portugal, Gabriela; Tomaz, Carlota; Mendes, António Neto. 2018. Um estudo sobre indicadores mínimos de qualidade em educação,
em São Tomé e Príncipe: o caso da educação pré-escolar.
|
Resumo em conferência |
- Rodrigues, Catarina; Santos, Mariline; Neto-Mendes, António. "Privatização da educação em Portugal: mapeamento de atores e
tendências no contexto de descentralização". Trabalho apresentado em Educação, Territórios E Desenvolvimento Humano - V
Seminário Internacional, Porto, 2023.
Publicado
- Rodrigues, Catarina; Neto-Mendes, António. "The role of non-state actors in portuguese education policymaking". Trabalho apresentado
em Research Summit 2023 - Sociedades inclusivas, inovadoras e sustentáveis, Aveiro, 2023.
No prelo
|
Revisão de livro |
- Torres, Leonor L.; Neto-Mendes, António. "LIMA, Licínio C. (2011). Administração Escolar: Estudos. Porto: Porto Editora.".
Revisão de Administração Escolar: Estudos 24, 1 (2013): 249-257. http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3047.
Publicado • 10.21814/rpe.3047
- Torres, Leonor Lima; Mendes, António Neto. "Administração escolar : estudos". (2011): 249-257. http://hdl.handle.net/1822/14182.
|
Tese / Dissertação |
- "Ângelo Eduardo Rodrigues Ferreira; título da tese: Escola, identidade e resistência em Timor. O caso do Externato de São
José durante a ocupação indonésia; , em 24/03/2021.". Doutoramento, 2021.
- Ramos, Isabel Cristina de Oliveira. "Avaliação da qualidade pedagógica no ensino superior privado: estudo de caso". Doutoramento,
2018. http://hdl.handle.net/10773/23737.
- Zacarias, José Carlos Fernando. "Centralização da administração educativa em Angola e insucesso escolar: que relação?". Mestrado,
2018. http://hdl.handle.net/10773/23022.
- Pina, Irina Andrea Mendes. "A gestão das escolas públicas em Angola entre a democracia e a burocracia: estudo de caso em Benguela".
Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10773/23738.
- Pinheiro, Ana Leal de Faria Dias. "Representações sociais dos docentes sobre a figura de diretor escolar". Mestrado, 2017.
http://hdl.handle.net/10773/23011.
- Gouveia, Andreia dos Santos. "Exames nacionais, apoios pedagógicos e explicações: a complexa construção dos resultados escolares
em Portugal". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10773/18478.
- Santos, Mariline Grangeia. "Escolas entre o público e o privado: charter schools, escolas livres, escolas independentes".
Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/21395.
- Ferreira, Ilda Maria Gomes. "O diretor de escolas e a (des)articulação dos instrumentos estratégicos de gestão: estudo de
caso". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17143.
- Valente, Maria da Conceição da Silva Baptista. "Lógicas dominantes no arranque do ano escolar em uma escola pública: perceção
de alunos e professores". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15451.
- Alves, Ermelinda Maria Filipe. "O processo de elaboração da lei de bases da educação de Timor-Leste: entre a regulação nacional
e a regulação transnacional". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14373.
- Martins, Marinita. "Políticas e formação contínua de professores no Brasil". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13845.
- Lopes, Luísa da Silva Lopes e. "A Lei de Bases do sistema educativo da Guiné-Bissau: uma análise do processo de construção
política". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13778.
- Gomes, Luísa Maria Moreira Nunes Guerra. "Município, educação e ação social escolar: um contributo local para a democratização?".
Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14486.
- Castanheira, Olga Sofia Rodrigues do Paço. "Indisciplina no 1º ciclo após a implementação das atividades de enriquecimento
curricular : mito ou realidade?". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14401.
- Rodrigues, Inês Tavares. "Envelhecimento ativo e encontro entre gerações: OficinaRias, um projeto de intervenção na comunidade".
Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12931.
- Nhantumbo, Quitéria Leitão. "Autonomia na gestão das escolas técnico-profissionais em Moçambique : um estudo de caso". Mestrado,
2013. http://hdl.handle.net/10773/11416.
- Queirós, Catarina Figueira. "A organização das atividades de enriquecimento curricular". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10321.
- Gouveia, Andreia dos Santos. "Investimentos privados em educação: o caso dos cursinhos comerciais". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10547.
- Silva, Alexandre Paulo da Cruz e. "A escola a tempo inteiro em Portugal - um olhar sobre as diferentes conceções na Madeira,
Açores e Continente". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10329.
- Rodrigues, Elsa Maria Pereira. "As políticas educativas e o impacto no trabalho dos professores". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10773/8927.
- Rosa, Juliana Andrês da. "Período probatório: estudo de caso sobre perceções dos intervenientes". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/8574.
- Melo, Cláudia Daniela Lopes. "A melhoria da escola sob o prisma da avaliação". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7197.
- Martinho, Miguel Henriques. "P3: uma outra concepção de escola: estudo de caso". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7722.
- Alves, António Manuel. "Relação município-escola na perspectiva dos seus responsáveis". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7473.
- Redondo, Ana Cristina São Marcos. "Indisciplina: percepções sobre o novo estatuto do aluno". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10773/5651.
- Azevedo, Sara Marta Margaride. "A actividade das explicações: um estudo no ensino secundário e superior". Doutoramento, 2011.
http://hdl.handle.net/10773/7396.
- Pereira, Martinho Rocha. "Municípios e educação em Portugal : um processo de "municipalização " ?". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1091.
- Uaciquete, Adriano Simão. "Modelos de administração da educação em Moçambique (1983-2009)". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1086.
- Alferes, Eneida Maria Jorge Roldão. "Contratos de autonomia: entre a retórica e a realidade: um estudo de caso". Mestrado,
2010. http://hdl.handle.net/10773/3817.
- Tavares, Daniela Maria. "Educação básica, poder local e reorganização da rede escolar : um caso". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1049.
- Duarte, Maria Fernanda Lopes Ferreira. "Articulação e sequencialidade nos agrupamentos de escolas". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1052.
- Amaral, Teresa. "O impacto das explicações ao nível da sala de aula: estudo de caso". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1064.
- Santos, Luís Filipe Matos Marques dos. "O projecto educativo local numa "cidade educadora": dos princípios às práticas". Mestrado,
2009. http://hdl.handle.net/10773/1058.
- Santos, Ângelo Manuel de Carvalho. "Actividades de enriquecimento curricular no 1º CEB : estudo de caso". Mestrado, 2009.
http://hdl.handle.net/10773/1041.
- Gonçalves, Maria Goreti Oliveira Carvalho. "A participação num agrupamento de escolas : o papel da Internet". Mestrado, 2007.
http://hdl.handle.net/10773/1001.
- Martins, Helena Maria Arcanjo Coelho. "Os municípios e a educação: estudo das modalidades de gestão das AEC". Mestrado, 2007.
http://hdl.handle.net/10773/4046.
- Leite, Maria da Glória Oliveira Gomes Neto. "O presidente do conselho executivo e as representações dos professores". Mestrado,
2007. http://hdl.handle.net/10773/1004.
- Resende, Carla Teresa Maia. "Rankings das escolas em Portugal e Inglaterra: um estudo comparado". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4734.
- Silva, Maria Manuela de Sampaio Pinto. "A participação do pessoal não docente na organização escolar". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4697.
- Neto, Maria da Conceição Henriques Pereira Moutinho. "A procura de explicações: as razões dos pais". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4694.
- Sousa, Maria Teresa de Jesus de. "Jardins de infância da rede pública: entre a administração central e local". Mestrado, 2005.
http://hdl.handle.net/10773/4982.
- Rodrigues, Elsa Maria Pereira. "Da Escola Primária à Emergência do Agrupamento de Escolas". Mestrado, 2004. http://hdl.handle.net/10773/18799.
- Pereira, Fernanda Maria do Amaral Rodrigues. "Desenvolvimento de práticas colaborativas na gestão do currículo – o papel do
departamento curricular". Mestrado, 2002. http://hdl.handle.net/10773/23134.
|