???global.info.a_carregar???
António Augusto Neto Mendes. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Educação em 2000 pelo(a) Universidade de Aveiro, Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação em 1995 pelo(a) Universidade do Minho e Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses em 1982 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras. É Professor Associado no(a) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Publicou 24 artigos em revistas especializadas. Possui 18 livro(s). Organizou 15 evento(s). Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em 6 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 90 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Administração do ensino; Avaliação da educação; Ensino superior privado; Qualidade da educação; Avaliação da qualidade; Desenvolvimento profissional; Questionários - Avaliação; Competência pedagógica; Educação; Cultura avaliativa; Questionários de avaliação da qualidade pedagógica; Desporto escolar; Bem-estar; Saúde; Crianças; Políticas Educativas; Administração escolar; Administração escolar-Angola; Política educativa; Insucesso escolar; Descentralização administrativa; Sistemas educativos; Administração educativa em Angola; Centralização; Políticas educativas; Organização escolar; Gestão estratégica; Diretores de estabelecimento de ensino; Representação social - Professores; Diretor escolar; Docentes; Representações sociais; Administração e gestão escolar; Rede escolar; Agrupamento de escolas; Projetos educativos; Gestão escolar; Modelos de gestão; Administração escolar - Benguela (Angola); Burocracia; Democracia; Benguela-Angola; Ciências Sociais: Ciências da Educação; Exames nacionais; Explicações; Sucesso escolar; Apoios pedagógicos; Resultados escolares; Directores de estabelecimentos de ensino; Liderança; Actividades escolares; Projeto educativo; Projeto de intervenção; Modelos de gestão e liderança; School organization; School grouping (clustered schools); Educational project; Intervention project; Annual and multi-annual plan of activities; Management and leadership models; identity; social representations; teacher; teachers’ work; Liberalismo - Educação; Liberdade de ensino e aprendizagem; Modelos educativos; Neoliberalismo; Privatização; Liberdade de escolha; Charter schools; Escolas livres e independentes; Formação contínua de professores - Brasil; Formação inicial; Política educativa - Brasil; Ensino-aprendizagem; Formação contínua; formação inicial; políticas educativas; Excelência escolar; Inclusão escolar; Ciências Sociais: Sociologia; escola; organização; burocracia; comunidade educativa; Administração escolar - Moçambique; Autonomia escolar; Ensino técnico-profissional - Moçambique; Ensino básico 1º ciclo; Disciplina; Comportamento dos alunos; Descentralização da educação; Vida familiar; Educação das crianças; Descentralização; Escola a Tempo Inteiro; Atividades de Enriquecimento Curricular; Indisciplina; Sistema educativo - Timor-Leste; Lei de Bases do Sistema Educativo - Timor-Leste; Timor-Leste; sistema educativo; regulação nacional; regulação transnacional; elaboração da LBE; Envelhecimento; Participação da comunidade; participação; intervenção comunitária; Administração do ensino - Portugal; Actividades extracurriculares; School leadership; School management; Explicações - Brasil;
Identification

Personal identification

Full name
António Augusto Neto Mendes

Citation names

  • Neto-Mendes, António
  • Mendes, António

Author identifiers

Ciência ID
721A-7962-5388
ORCID iD
0000-0002-6449-5773

Telephones

Mobile phone
  • (+351) 964893056 (Personal)

Addresses

  • Universidade de Aveiro / Dep. Educação e Psicologia / Campus de Santiago, 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
Spanish; Castilian Proficiency (C2) Upper intermediate (B2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
French Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2) Proficiency (C2)
English Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2) Intermediate (B1)
Education
Degree Classification
2000
Concluded
Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"O Trabalho dos Professores e a Organização da Escola Secundária: Individualismo e Colegialidade numa Perspectiva Sócio-organizacional" (THESIS/DISSERTATION)
1995
Concluded
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Major in Administração Escolar
Universidade do Minho, Portugal
1982
Concluded
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Major in Não Aplicável
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2012/05/29 - 2014/05/29 Science and Technology Management Universidade de Aveiro, Portugal

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2016/07/25 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2000/05/01 - 2016/06/01 Assistant Professor (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
1995 - 2000 Assistant (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal
1991 - 1995 Trainee Assistant (University Teacher) Universidade de Aveiro, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1982/10/01 - 1991/02/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2018/05/30 - 2022/09/18 Membro da secção de Formação Especializada do CCPFC Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2017 - 2021/01/12 Conselho geral ou orgão correspondente Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Universidade de Aveiro, Portugal
2003/02 - 2004/06 Organic Unit Director Universidade de Aveiro, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2022/09/19 - Current Conselheiro/Coordenador da Comissão Permanente 'Escola e Sociedade' Conselho Nacional de Educação, Portugal
Conselho Nacional de Educação, Portugal
Projects

Contract

Designation Funders
2019/09/01 - 2022/08/31 HiLives - Including and Connecting in Higher Education: networking opportunities for independent lives
Call 2019 Round 1 KA2 - Cooperation for innovation and the exchange of good practices KA203 - Strategic Partnerships for higher education
Researcher
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2019/09/01 - 2022/08/31 TEDS - Teacher education for sustainability - Schools educating for sustainability: proposals for and from in-service teacher education
Call 2019 Round 1 KA2 - Cooperation for innovation and the exchange of good practices KA201 - Strategic Partnerships for school education
Researcher
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Erasmus Plus
Ongoing
2013/07 - 2015/06 Projeto EXCEL – Entre mais e melhor escola: a excelência académica na escola pública portuguesa
PTDC/IVC-PEC/4942/2012
Researcher
Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
Concluded
2010/01/01 - 2012/12/30 Projeto ELO – Observatório de Liderança Educacional
PTDC/CPE-CED/108655/2008
Researcher
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2009/10/01 - 2012/09/30 Projecto Xplika Internacional: análise comparada do Mercado das explicações em cinco cidades capitais
PTDC/CPE-CED/104674/2008
Researcher
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2005/06/01 - 2008/06/30 Projecto Xplika — O mercado das explicações, a eficácia escolar e o sucesso dos alunos
POCI/CED/60471/2004
Researcher
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Fonseca, Dora; Gonçalves, Manuela; Neto-Mendes, António; Ventura, Alexandre; Costa, Jorge Adelino. A gestão da incerteza na educação:(des)continuidades e desafios. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2023.
    In press
  2. Andrade, Ana; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Caruana, Vincent; Costa, Nilza; Dauksiené, E.; et al. Framework for in-service teacher education for sustainability: some principles and strategies. Portugal: UA Editora. 2022.
    Published
  3. Juuti, Kalle; Andrade, Ana Isabel; Araújo e Sá, M. H.; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Caruana, Vincent; Costa, Nilza; et al. Framework for education for sustainability: enhancing competences in education. UA Editora. 2021.
    10.48528/e94f-8142
  4. Desenvolvimento das crianças; Neto-Mendes, António; Portugal, Gabriela. Educação, culturas e cidadania das crianças: livro de atas do IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. Portugal: UA Editora. 2019.
    Editor
  5. Neto-Mendes, António; Portugal, Gabriela. Educação, culturas e cidadania das crianças: livro de atas do IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. UA Editora. 2019.
  6. Neto-Mendes, António; Costa, Jorge Adelino; Gonçalves, Manuela; Fonseca, Dora. Rede escolar: (re)configurações, tensões e desafios. UA Editora. 2018.
  7. Costa, Jorge Adelino; Neto-Mendes, António. Xplika Internacional: Panorâmica sobre o Mercado das Explicações. Aveiro:. Aveiro, Portugal: UA Editora – Universidade de Aveiro (ISBN: 978-972-789-385-0).. 2013.
    Published
  8. Neto-Mendes, António. Trabalho Infantil: Representações e Consentimento Social.. Porto: Legis Editora. 2012.
    Published
  9. Gonçalves, Manuela; Pardal, Luís; Martins, António Maria; Neto-Mendes, António; Neto-Mendes, António. Trabalho docente: representações e construção de identidade profissional. Aveiro: Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal: UA EDitora. 2011.
    Published
  10. Neto-Mendes, António. Investigação sobre o Mercado das Explicações.. Aveiro: Universidade de Aveiro. 2008.
    Published
  11. Costa, Jorge; Neto-Mendes, António; Ventura, Alexandre. XPLIKA: Investigação sobre o Mercado das Explicações. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2008.
    Published
  12. Costa, Jorge Adelino; Neto-Mendes, António; Ventura, Alexandre. Trabalho Docente e Organizações Educativas.. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2008.
  13. Neto-Mendes, António. Gestão Curricular: Percursos de Investigação. Aveiro: Universidade de Aveiro.. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro.. 2004.
    Published
  14. Neto-Mendes, António. Gestão Pedagógica e Lideranças Intermédias na Escola: Estudo de Caso no TEIP do Esteiro.. Aveiro, Portugal: Editorial da Universidade de Aveiro.. 2001.
    Published
  15. Tavares, José; Iria Brzezinski; Luis Pardal; Neto-Mendes, António; Gabriela Portugal. Conhecimento Profissional de Professores. A práxis Educacional como paradigma de Construção. Brasília, Brazil: Edições Demócrito Rocha. 2001.
    Published
  16. Neto-Mendes, António. Gafanha da Nazaré. Escola e Comunidade numa Sociedade em Mudança.. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional.. 2000.
    Published
  17. Neto-Mendes, António. Inovação e Resistências numa Escola Básica Integrada: Estudo de Caso.. Lisboa, Portugal: Fundo Social Europeu/Ministério da Educação.. 1997.
    Published
  18. Neto-Mendes, António. O Profissionalismo Docente em Debate. Cadernos de Análise Sócio-Organizacional.. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro.. 1996.
    Published
Book chapter
  1. Neto-Mendes, António; Portugal, Gabriela; Tomaz, Carlota Fernandes. "Avaliação da qualidade da Educação em São Tomé e Príncipe: contextualização e apresentação de uma proposta. In N. Costa & S. Ambrósio (Coord.). . Aveiro: UA Editora, pp. 21-40". In Nas Raízes do Imbondeiro: Diálogos com a Educação em Contexto Africano, 21-40. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2019.
    Published
  2. Pardal, Lauís; Gonçalves, Manuela; Martins, António; Neto-Mendes, António. "Trabalho docente: o permanente e o móvel nas representações de uma profissão.". In Docência no Ensino Superior: experiências no Brasil, Portugal e Espanha., 122-142. Itapetininga, Brazil: Edições Hipótese, 2019.
    Published
  3. Zacarias, José Carlos Fernando; Neto-Mendes, António Augusto. "Centralização da administração educativa em angola e insucesso escolar: que relação?". Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 2019.
  4. Portugal, Gabriela; Tomaz, Carlota; Mendes, António Neto. "Um estudo sobre indicadores mínimos de qualidade em educação, em São Tomé e Príncipe: o caso da educação pré-escolar". Centro de Estudos Internacionais, 2019.
  5. Ferreira, Ângelo; Neto-Mendes, António; Neto-Mendes, António; Ferreira, Ângelo. "A timoridade pela língua portuguesa: o caso do Externato de São José durante a ocupação indonésia". In Pelos Mares da Língua Portuguesa, 77-95. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2019.
    Published
  6. Portugal, Gabriela; Tomaz, Carlota Fernandes; Neto-Mendes, António. "Um estudo sobre indicadores mínimos de qualidade em educação, em São Tomé e Príncipe – o caso da educação pré-escolar.". In COOPEDU IV — Cooperação e Educação de Qualidade: Livro de Atas, 389-403. Lisboa, Portugal: Centro de Estudos Internacionais., 2018.
    Published
  7. Torres, Leonor Lima; Palhares, José Augusto; Derouet, Jean-Louis; Quaresma, Luísa; Ribeiro, Álvaro Manuel Chaves; Gouveia, Andreia; Borges, Germano José Conceição Pinto; et al. "Políticas educativas e a construção da excelência: um olhar sobre os fatores políticos e sociais". In A excelência académica na escola pública portuguesa., 109-127. Fundação Manuel Leão, 2017.
  8. Palhares, José Augusto; Torres, Leonor Lima; Vieira, Maria Manuel; Resende, José Manuel; Melo, Maria Benedita; Quaresma, Maria Luísa; Mendes, António Neto. "O sistema escolar e o ‘sistema educativo na sombra’ (explicações). Que relações?". In A excelência académica na escola pública portuguesa., 133-153. Portugal: Mundos Sociais, 2014.
    Published
  9. Costa, Jorge Adelino; Neto-Mendes, António. "Xplika Internacional: caracterização global do projeto.". In Xplika Internacional: Panorâmica sobre o Mercado das Explicações., 9-28. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2013.
    Published
  10. Rodrigues, Catarina; Neto-Mendes, António; Gouveia, Andreia Santos. "O recurso por parte dos alunos a apoio educativo fora da escola: análise comparativa entre Lisboa e Brasília". In Escolas, competição e colaboração: que perspetivas?, 675-683. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2012.
    Published
  11. Gonçalves, Manuela; Martins, António Maria; Pedro, Ana Paula; Pardal, Luís; Neto-Mendes, António. "Mudança e representações sociais sobre formação de professores". In Representações Sociais sobre o Trabalho Docente. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2009.
    Published
  12. Gonçalves, Manuela; Pardal, Luís; Neto-Mendes, António; Martins, António Maria; Pedro, Ana Paula. "Identidade e trabalho docente: representações sociais de futuros professores". In Representações Sociais sobre o Trabalho Docente. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2009.
    Published
Book review
  1. Torres, Leonor L.; Neto-Mendes, António. "LIMA, Licínio C. (2011). Administração Escolar: Estudos. Porto: Porto Editora.". Review of Administração Escolar: Estudos 24, 1 (2013): 249-257. http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3047.
    Published • 10.21814/rpe.3047
  2. Torres, Leonor Lima; Mendes, António Neto. "Administração escolar : estudos". (2011): 249-257. http://hdl.handle.net/1822/14182.
Conference abstract
  1. Rodrigues, Catarina; Santos, Mariline; Neto-Mendes, António. "Privatização da educação em Portugal: mapeamento de atores e tendências no contexto de descentralização". Paper presented in Educação, Territórios E Desenvolvimento Humano - V Seminário Internacional, Porto, 2023.
    Published
  2. Rodrigues, Catarina; Neto-Mendes, António. "The role of non-state actors in portuguese education policymaking". Paper presented in Research Summit 2023 - Sociedades inclusivas, inovadoras e sustentáveis, Aveiro, 2023.
    In press
Conference paper
  1. Santos, Mariline; Neto-Mendes, António. "Escolas entre o público e o privado: uma análise crítica das perceções sobre a gestão privada das escolas públicas". 2021.
  2. Santos, Mariline; Neto-Mendes, António. "Privatização da Escola Pública: uma revisão sistemática da literatura". 2021.
  3. Portugal, Gabriela; Tomaz, Carlota; Mendes, António Neto. "Um estudo sobre indicadores mínimos de qualidade em educação, em São Tomé e Príncipe: o caso da educação pré-escolar". 2018.
Conference poster
  1. Santos, Mariline; Rodrigues, Catarina; Neto-Mendes, António. "Governança e Educação Pública - Uma revisão sistemática da literatura". Paper presented in Ciência 22 - Encontro para a Ciência e a Tecnologia, 2022.
    10.13140/RG.2.2.17935.66720
  2. Santos, Mariline; Rodrigues, Catarina; Neto-Mendes, António. "Governance e Educação Pública - Uma revisão sistemática da literatura". Paper presented in Ciência 22 - Encontro para a Ciência e a Tecnologia, 2022, 2022.
  3. Santos, Mariline; Neto-Mendes, António. "Privatização da Escola Pública - Uma revisão sistemática da literatura". Paper presented in XV Congreso Internacional de Teoría de la Educación, 2021.
    10.13140/RG.2.2.21677.61925
  4. Santos, Mariline; Neto-Mendes, António. "Escolas entre o público e o privado - Uma análise crítica das perceções sobre a gestão privada das escolas públicas". Paper presented in Ciência 21 - Encontro para a Ciência e a Tecnologia, 2021.
    DOI:10.13140/RG.2.2.13309.90083
Edited book
  1. Gonçalves, Manuela; Fonseca, Dora; Neto-Mendes, António; Ventura, Alexandre; Adelino Costa, Jorge; Neto-Mendes, António; Ventura, Alexandre; Costa, Jorge Adelino. (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior: IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2021.
    Published • http://dx.doi.org/10.48528/etpt-5b57
  2. Neto-Mendes, António; Costa, Jorge Adelino; Gonçalves, Manuela; Fonseca, Dora. Rede escolar: (re)configurações, tensões e desafios. Portugal: UA Editora. 2018.
    Editor
  3. Neto-Mendes, António. Escolas, competição e colaboração: que perspetivas?. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2013.
    Published • Editor
  4. Neto-Mendes, António. A emergência do diretor da escola: questões políticas e organizacionais. Atas do VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar.. Portugal: Aveiro: Universidade de Aveiro.. 2011.
    Published • Editor
  5. Neto-Mendes, António. Trabalho Docente e Organizações Educativas. Actas do V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar.. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2008.
    Published • Editor
  6. Neto-Mendes, António. A Assessoria na Educação em Debate.. Aveiro, Portugal: Editorial da Universidade de Aveiro. 2007.
    Published • Editor
  7. Neto-Mendes, António. Políticas e Gestão Local da Educação.. Aveiro, Portugal: Editorial da Universidade de Aveiro.. 2004.
    Published • Editor
  8. Neto-Mendes, António. Avaliação de Organizações Educativas. Aveiro: Editorial da Universidade de Aveiro.. Aveiro, Portugal: Editorial da Universidade de Aveiro.. 2002.
    Published • Editor
  9. Neto-Mendes, António. Liderança e Estratégia nas Organizações Escolares.. Aveiro, Portugal: Editorial da Universidade de Aveiro.. 2001.
    Published
Journal article
  1. Elisabete Vaz Moreira; António Neto-Mendes. "Shadow education e desigualdades sociais: Uma revisão integrativa da literatura sobre o fenômeno das explicações/cursinhos pagos com base na teoria da reprodução cultural e social". Education Policy Analysis Archives (2025): https://doi.org/10.14507/epaa.33.8510.
    10.14507/epaa.33.8510
  2. Andreia Gouveia; António Neto-Mendes; Leonor Lima Torres. "EXAMES NACIONAIS E EFEITOS SOBRE ESCOLAS, ALUNOS E FAMÍLIAS". Educação e Pesquisa 50 00 (2024): https://submission.scielo.br/index.php/ep/article/view/273908.
  3. Mariline Grangeia Santos; António Neto-Mendes; Neto-Mendes, António; Santos, Mariline. Corresponding author: Neto-Mendes, António. "NEOLIBERALISMO EM EDUCAÇÃO – E QUANDO AS ‘UTOPIAS INDIVIDUAIS’ NÃO BASTAM?". Jornal de Políticas Educacionais 18 SD 92026e (2024): 1-20. https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92026.
    Published • 10.5380/jpe.v18i1.92026
  4. Mariline Grangeia Santos; António Augusto Neto-Mendes. "Gestão privada das escolas públicas – percepções de docentes portugueses". Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (2024): https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.22574.001.
    10.5212/retepe.v.9.22574.001
  5. Andreia Gouveia; António Neto-Mendes; Leonor Lima Torres. "Exames nacionais: efeitos sobre escolas, alunos e famílias ,". Educação e Pesquisa (2024): https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450273908.
    10.1590/s1678-4634202450273908
  6. Neto-Mendes, António; Santos, Mariline. Corresponding author: Neto-Mendes, António. "Escolas entre o público e o privado - percepções de diretores portugueses sobre a gestão privada das escolas públicas". Idagatio Didactica 15 4 (2023): 359-380. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/33916.
    Open access • Published
  7. Santos, Mariline Grangeia; Neto-Mendes, António Augusto. "Schools between the public and the private – perceptions of Portuguese principals about the private management of public school". (2023): https://doi.org/10.34624/id.v15i4.33916.
    https://doi.org/10.34624/id.v15i4.33916
  8. Mariline Santos; António Neto-Mendes. "Processos de privatização da educação pública: Uma revisão sistemática da literatura". Education Policy Analysis Archives (2022): https://doi.org/10.14507/epaa.30.6757.
    10.14507/epaa.30.6757
  9. Pardal, Luis; Neto-Mendes, António; Martins, António; Gonçalves, Manuela. "Identities and structure of teacher’s work: a representation". Elsevier - Procedia - Social and Behavioral Sciences, 185, pp. 165-171. (2015): 165-171. http://hdl.handle.net/10773/17833.
    Open access • Published
  10. Pardal, Luis; Neto-Mendes, António; Martins, António; Gonçalves, Manuela. "Identities and structure of teacher’s work: a representation". (2015): http://hdl.handle.net/10773/17833.
    10.1016/j.sbspro.2015.03.394
  11. Pardal, Luís; Gonçalves, Manuela; Martins, António; Neto-Mendes, António. "Teaching: What is Constant and What is not Consolidated in the Social Representation". Procedia - Social and Behavioral Sciences 159 (2014): 25-31. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.12.322.
    10.1016/j.sbspro.2014.12.322
  12. Neto-Mendes, António. "O Mercado do reforço escolar: A procura e a oferta de cursinhos comerciais na cidade de Brasília.". Revista Ciências Humanas Unitau, 7 (2), 17-41 7 2 (2014): 17-41.
    Open access
  13. Neto-Mendes, António. "Aprender na escola e fora da escola – o poder das explicações.". Investigar em Educação - Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Vol. 1, II série, pp. 117-139 1 (2014): 117-139.
  14. Neto-Mendes, António. "Private supplementary tutoring as a critical but ignored variable in educational evaluation: Lisbon, Seoul and Brasilia.". European Studies in Educational Management, 2(2), pp. 79-94 2 2 (2013): 79-94.
    Open access • Published
  15. Neto-Mendes, António. "Reforço escolar: análise comparada dos meandros de um fenómeno em crescimento.". Revista Educação Unisinos, 17(3), pp. 205-214 17 3 (2013): 205-214.
    Open access • Published
  16. Neto-Mendes, António. "School reinforcement as a promoter of increased confidence and self-esteem on students of commercial preparatory courses.". Atención Primaria, 45, 119 (2013):
  17. Neto-Mendes, António; Costa, Jorge Adelino; Ventura, Alexandre; Neto-Mendes,António; Costa,Jorge Adelino; Ventura,Alexandre. "Explicações: modos de regulação de uma atividade globalizada.". Cadernos de Pesquisa [S. Paulo], vol. 38, nº 135, Set./Dez, pp. 685-700 38 135 (2013): 685-700. http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/328.
  18. Gonçalves, Manuela; Pardal, Luis; Martins, António Maria; Neto-Mendes, António; Pedro, Ana Paula. "Representação de estudantes universitários portugueses sobre a formação de professores". Visão Global 14 1 (2012): 29-53.
    Published
  19. Costa, Jorge Adelino; Castanheira, Patrícia; Mendes, António Neto. "The ELO Project ­ Educational Leadership Observatory.". Procedia-Social and Behavioral Journal , vol. 29, pp. 1855-1858 29 (2011): 1855-1858. http://hdl.handle.net/10773/12371.
    Open access • Published • 10.1016/j.sbspro.2011.11.434
  20. Pardal, Luís; Neto-Mendes, António; Martins, António; Gonçalves, Manuela; Pedro, Ana. "Quando for grande vou ser professor:a identidade docente representadapor futuros professores". A afirmação e a discussão das identidades atravessa hoje todas as culturas e todas as sociedades e, no interior destas, os mais diversos grupos, entre os quais os de natureza profissional, à semelhança dos professores, cada um com a sua especificidade e elementos de ligação, mas todos com alguns pontos em comum. Nesse contexto, apresenta-se um estudo que tem como objetivo central a explicitação e (2011): http://hdl.handle.net/10773/6978.
  21. Neto-Mendes, António. "Representações de estudantes universitários portugueses sobre a formação de professores.". Visão Global, Joaçaba, v. 14, n. 1, p. 29-54 14 1 (2011): 29-54.
    Open access • Published
  22. Costa,Jorge Adelino; Neto-Mendes,António; Ventura,Alexandre; Costa, Jorge Adelino; Neto Mendes, António; Ventura, Alexandre. "As Explicações em estudo de caso: alguns dados da Cidade Aquarela". Revista Lusófona de Educação, 13, pp. 81-88. 13 (2009): 81-88. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502009000100005.
    Open access
  23. Neto-Mendes, António. "As explicações (aulas particulares) no Ensino Secundário e Superior em Portugal: apresentação de um estudo.". Revista Eletrônica de Educação [Revista bilingue do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, Brasil] v. 3, no. 2, pp. 84-104 3 2 (2009): 84-104. http://www.reveduc.ufscar.br/index.php?option=com_content&task=view&id=79&Itemid=55.
    Open access • Published
  24. Neto-Mendes, António. "El mercado de las clases particulares en Portugal y la construcción de los resultados escolares.". Tempora: Revista de Sociología de la Educación [Universidad La Laguna/Tenerife], nº 11. 11 (2009):
    Open access • Published
  25. Costa, J.A.; Neto-Mendes, A.; Ventura, A.. "Private tutoring as a subject in a case study: Some results from Aquarela City | As explicações em estudo de caso: Alguns dados da cidade de Aquarela". Revista Lusofona de Educacao 13 (2009): 81-88. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77952723683&partnerID=MN8TOARS.
  26. Neto-Mendes, A.; Costa, J.A.; Ventura, A.. "Private tutoring: Ways of regulation of a globalized activity | Explicaçõs: Modos de regulação de uma atividade globalizada". Cadernos de Pesquisa 38 135 (2008): 685-700. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-60649121576&partnerID=MN8TOARS.
  27. Costa,Jorge Adelino; Neto-Mendes,Antônio; Ventura,Alexandre; Azevedo,Sara. "O fenômeno das explicações: aspectos da realidade portuguesa e do contexto global". Ensaio, 15 (57), pp. 475-488 15 57 (2007): 475-488. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362007000400002.
    Open access
  28. Costa, J.A.; Neto-Mendes, A.; Ventura, A.; Azevedo, S.. "Private tutoring in Portugal: Elements for the characterization of the phenomenon | O fenômeno das explicações: Aspectos da realidade portuguesa e do contexto global". Ensaio 15 57 (2007): 475-488. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-40949120656&partnerID=MN8TOARS.
  29. Neto-Mendes, António. "Organização do trabalho docente: uma década em análise (1996-2005).". Revista Investigar em Educação, nº 5, pp. 17-148 5 (2006): 17-48.
    Open access • Published
  30. Neto-Mendes, António. "El fenomeno del apoyo al apredizaje fuera de la escuela visto a través de un análisis comparado.". Profesorado - Revista de curriculum y formación del profesorado, nº 10, 2 10 2 (2006): http://www.ugr.es/~recfprof/..
    Open access • Published
  31. Ventura, Alexandre; Costa, Jorge Adelino; Neto-Mendes, António Augusto; Castanheira, Patrícia. "Perceptions of leadership: a study from two portuguese schools". REICE – Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia & Cambio en Educación, 3, 1 3 1 (2005): http://hdl.handle.net/10773/11722.
  32. Neto-Mendes, António; Pashiardis, P.; Costa, J.A.; Mendes, A.N.; Ventura, A.. "The perceptions of the principal versus the perceptions of the teachers: a case study from Portugal.". The International Journal of Educational Management, vol. 19, nº 7, pp. 587-604. 19 7 (2005): 587-604. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-25844451690&partnerID=MN8TOARS.
    Open access • Published • 10.1108/09513540510625626
  33. Neto-Mendes, António. "Escola pública: ‘gestão democrática’, colegialidade e individualismo.". Revista Portuguesa de Educação, 17(2), pp. 115-131. 17 2 (2004): 115-131.
    Open access • Published
  34. Costa, Jorge Adelino; Ventura, Alexandre; Neto-Mendes, António. "As explicações no 12º ano: contributos para o conhecimento de uma actividade na sombra". Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Vol. 2/2003, pp. 55-68 2 (2003): 55-68. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3208.
    Open access
  35. Neto-Mendes, António. "Ranking de escolas em Portugal: um estudo exploratório.". Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficácia y Cambio en Educación – REICE, vol. 1, nº 1 1 1 (2003): http://www.ice.deusto.es/RINACE/reice/p_vol1num1.htm.
    Open access • Published
Online resource
  1. Andrade, A. I.; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, B.; Carlos, Vânia; Costa, N.; Gonçalves, M.; Lopes, Betina; et al. Teachers educating for sustainability: possibilities from the analysis of research and policy documents. 2020.
Report
  1. Portugal, Gabriela; Tomaz, Carlota; Mendes, António Neto. 2018. Um estudo sobre indicadores mínimos de qualidade em educação, em São Tomé e Príncipe: o caso da educação pré-escolar.
Thesis / Dissertation
  1. "Ângelo Eduardo Rodrigues Ferreira; título da tese: Escola, identidade e resistência em Timor. O caso do Externato de São José durante a ocupação indonésia; , em 24/03/2021.". PhD, 2021.
  2. Ramos, Isabel Cristina de Oliveira. "Avaliação da qualidade pedagógica no ensino superior privado: estudo de caso". PhD, 2018. http://hdl.handle.net/10773/23737.
  3. Zacarias, José Carlos Fernando. "Centralização da administração educativa em Angola e insucesso escolar: que relação?". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10773/23022.
  4. Pina, Irina Andrea Mendes. "A gestão das escolas públicas em Angola entre a democracia e a burocracia: estudo de caso em Benguela". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10773/23738.
  5. Pinheiro, Ana Leal de Faria Dias. "Representações sociais dos docentes sobre a figura de diretor escolar". Master, 2017. http://hdl.handle.net/10773/23011.
  6. Gouveia, Andreia dos Santos. "Exames nacionais, apoios pedagógicos e explicações: a complexa construção dos resultados escolares em Portugal". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10773/18478.
  7. Santos, Mariline Grangeia. "Escolas entre o público e o privado: charter schools, escolas livres, escolas independentes". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/21395.
  8. Ferreira, Ilda Maria Gomes. "O diretor de escolas e a (des)articulação dos instrumentos estratégicos de gestão: estudo de caso". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17143.
  9. Valente, Maria da Conceição da Silva Baptista. "Lógicas dominantes no arranque do ano escolar em uma escola pública: perceção de alunos e professores". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10773/15451.
  10. Alves, Ermelinda Maria Filipe. "O processo de elaboração da lei de bases da educação de Timor-Leste: entre a regulação nacional e a regulação transnacional". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14373.
  11. Martins, Marinita. "Políticas e formação contínua de professores no Brasil". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13845.
  12. Lopes, Luísa da Silva Lopes e. "A Lei de Bases do sistema educativo da Guiné-Bissau: uma análise do processo de construção política". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/13778.
  13. Gomes, Luísa Maria Moreira Nunes Guerra. "Município, educação e ação social escolar: um contributo local para a democratização?". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14486.
  14. Castanheira, Olga Sofia Rodrigues do Paço. "Indisciplina no 1º ciclo após a implementação das atividades de enriquecimento curricular : mito ou realidade?". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14401.
  15. Rodrigues, Inês Tavares. "Envelhecimento ativo e encontro entre gerações: OficinaRias, um projeto de intervenção na comunidade". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/12931.
  16. Nhantumbo, Quitéria Leitão. "Autonomia na gestão das escolas técnico-profissionais em Moçambique : um estudo de caso". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11416.
  17. Queirós, Catarina Figueira. "A organização das atividades de enriquecimento curricular". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10321.
  18. Gouveia, Andreia dos Santos. "Investimentos privados em educação: o caso dos cursinhos comerciais". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10547.
  19. Silva, Alexandre Paulo da Cruz e. "A escola a tempo inteiro em Portugal - um olhar sobre as diferentes conceções na Madeira, Açores e Continente". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10329.
  20. Rodrigues, Elsa Maria Pereira. "As políticas educativas e o impacto no trabalho dos professores". PhD, 2012. http://hdl.handle.net/10773/8927.
  21. Rosa, Juliana Andrês da. "Período probatório: estudo de caso sobre perceções dos intervenientes". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10773/8574.
  22. Melo, Cláudia Daniela Lopes. "A melhoria da escola sob o prisma da avaliação". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7197.
  23. Martinho, Miguel Henriques. "P3: uma outra concepção de escola: estudo de caso". PhD, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7722.
  24. Alves, António Manuel. "Relação município-escola na perspectiva dos seus responsáveis". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7473.
  25. Redondo, Ana Cristina São Marcos. "Indisciplina: percepções sobre o novo estatuto do aluno". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10773/5651.
  26. Azevedo, Sara Marta Margaride. "A actividade das explicações: um estudo no ensino secundário e superior". PhD, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7396.
  27. Pereira, Martinho Rocha. "Municípios e educação em Portugal : um processo de "municipalização " ?". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1091.
  28. Uaciquete, Adriano Simão. "Modelos de administração da educação em Moçambique (1983-2009)". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10773/1086.
  29. Alferes, Eneida Maria Jorge Roldão. "Contratos de autonomia: entre a retórica e a realidade: um estudo de caso". Master, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3817.
  30. Tavares, Daniela Maria. "Educação básica, poder local e reorganização da rede escolar : um caso". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1049.
  31. Duarte, Maria Fernanda Lopes Ferreira. "Articulação e sequencialidade nos agrupamentos de escolas". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1052.
  32. Amaral, Teresa. "O impacto das explicações ao nível da sala de aula: estudo de caso". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1064.
  33. Santos, Luís Filipe Matos Marques dos. "O projecto educativo local numa "cidade educadora": dos princípios às práticas". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1058.
  34. Santos, Ângelo Manuel de Carvalho. "Actividades de enriquecimento curricular no 1º CEB : estudo de caso". Master, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1041.
  35. Gonçalves, Maria Goreti Oliveira Carvalho. "A participação num agrupamento de escolas : o papel da Internet". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10773/1001.
  36. Martins, Helena Maria Arcanjo Coelho. "Os municípios e a educação: estudo das modalidades de gestão das AEC". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10773/4046.
  37. Leite, Maria da Glória Oliveira Gomes Neto. "O presidente do conselho executivo e as representações dos professores". Master, 2007. http://hdl.handle.net/10773/1004.
  38. Resende, Carla Teresa Maia. "Rankings das escolas em Portugal e Inglaterra: um estudo comparado". Master, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4734.
  39. Silva, Maria Manuela de Sampaio Pinto. "A participação do pessoal não docente na organização escolar". Master, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4697.
  40. Neto, Maria da Conceição Henriques Pereira Moutinho. "A procura de explicações: as razões dos pais". Master, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4694.
  41. Sousa, Maria Teresa de Jesus de. "Jardins de infância da rede pública: entre a administração central e local". Master, 2005. http://hdl.handle.net/10773/4982.
  42. Rodrigues, Elsa Maria Pereira. "Da Escola Primária à Emergência do Agrupamento de Escolas". Master, 2004. http://hdl.handle.net/10773/18799.
  43. Pereira, Fernanda Maria do Amaral Rodrigues. "Desenvolvimento de práticas colaborativas na gestão do currículo – o papel do departamento curricular". Master, 2002. http://hdl.handle.net/10773/23134.

Other

Other output
  1. TEDS: reflections, learning and partnerships. VI Fórum CIDTFF CIDTFF e parceiros não académicos: que relações e com que finalidades 6 julho, 2022 | Evento híbrido. 2022. Ana Isabel de Oliveira Andrade; Jane Machado; António Moreira; Neto-Mendes, António; Lopes, Betina; Sá, Cristina Manuela; Filomena Martins; et al. https://www.youtube.com/watch?v=jrzQEWPocC4.
  2. Professores que educam para a sustentabilidade: possibilidades a partir da análise da investigação e de documentos de política educativa. IV Fórum CIDTFF - Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF? 15 de julho de 2020 | evento híbrido. 2020. Ana Isabel de Oliveira Andrade; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, Bruna F.; Carlos, Vânia; Nilza Costa; Gonçalves, Manuela; Lopes, Betina; et al. https://youtu.be/Hrbr9cvQpFw.
  3. Professores que educam para a sustentabilidade: possibilidades a partir da análise da investigação e de documentos de política educativa [Vídeo]. 2020. Ana Isabel Andrade; Araújo e Sá, Maria Helena; Batista, Bruna; Carlos, Vânia; Nilza Costa; Gonçalves, Manuela; Da Silva Lopes, Betina; et al. https://www.youtube.com/watch?v=Hrbr9cvQpFw&list=PL9eSbe9tEVC8jj1fjnVJWX_UPxbHt4OVx&index=9.
Activities

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2019/11/07 - 2019/11/08 2019: IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar, dedicado ao tema “(Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior”, dias 7 e 8 de novembro, DEP/Universidade de Aveiro. (2019/11/07 - 2019/11/08)
Congress (Member of the Organising Committee)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2018/11/15 - 2018/11/17 2018: IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância / I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, dedicado ao tema “Educação, Culturas e Cidadania das Crianças”, nos dias 15, 16 e 17 de novembro, DEP/Universidade de Aveiro. (2018/11/15 - 2018/11/17) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2017/05/08 - 2017/05/09 2017: VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar, dedicado ao tema “Rede escolar: (re)configurações, tensões e desafios”, nos dias 8 e 9 de maio, Universidade de Aveiro. (2017/05/08 - 2017/05/09)
Congress (President of the Organising Committee)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2020/02/17 2020. membro do júri, como vogal e arguente principal, das provas de doutoramento em Ciências da Educação, de Sílvia Maria de Sousa Amorim; título da tese: FATORES ORGANIZACIONAIS E (IN)SUCESSO ESCOLAR UM ESTUDO DE CASO DUPLO COMPARATIVO; Universidade Católica do Porto, em 17/02/2020;
(Thesis) Main arguer
Sílvia Maria de Sousa Amorim (PhD)

Association member

Society Organization name Role
1997/01/03 - 2021/01/12 FPAE – Forum Português de Administração Educacional (mandatos 2012-2015 e 2015-2018), de que o signatário é sócio fundador nº 32 Presidente da Mesa da Assembleia Geral e sócio fundador; investigador; palestrante.
1991/05/01 - 2021/01/12 SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, associado nº 39 Associado, investigadora palestrante.

Consulting

Activity description Institution / Organization
2016/09/01 - 2017/07/31 Projeto de consultoria que resulta de protocolo celebrado entre a UA e a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro com vista à elaboração do Projeto Educativo Municipal; financiamento assegurado pela CM Oliveira do Bairro (2016-2017);

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2019/09/14 - 2020/02/06 Programa Doutoral em Educação/UC Administração e Políticas Educacionais I Programa Doutoral em Educação/ Ramo Administração e Política Educacional (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09/12 - 2020/02/06 Políticas Educativas Mestrado em Educação e Formação (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2004/02/07 - 2004/07/31 Sociologia da Educação Licenciatura em Educação de Infância e 1º ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2019/05/07 - 2019/05/14 Revista Brasileira de Educação (1413-2478) SciELO
2019/03/01 - 2019/03/12 Educação & Sociedade Scielo
Distinctions

Award

2006 “Highly Commended Award”