???global.info.a_carregar???
Ana Artur is an Assistant Professor at the University of Évora Department of Pedagogy and Education / School of Social Sciences. She completed a PhD in Educational Sciences in 2015 at University of Évora, a Master in Educational Psychology at Instituto Superior de Psicologia Aplicada in 2005, a Specialised Course in Special Educational Needs in 1997, and a Bachelor of Education of Pre-school Teachers in 1988 at the Escola do Magistério Primário de Évora. She was a nursery teacher for 14 years and has been involved in teachers associations such as the MEM (Modern School Movement). In the last 22 years she has been involved in initial and in-service ECE teachers¿ training. Since 2018 she has been the director of the Master's degree in Special Education, Cognitive and Motor Domain. She is a member of the Education and Psychology Research Center (CIEP-UE). Her research fields are: Early Childhood Education; Teachers' training; Pedagogy; Inclusive Education; Movimento da Escola Moderna; Activity Theory.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Artur

Nomes de citação

  • Ana Artur
  • Artur, A.

Identificadores de autor

Ciência ID
681B-8AAC-13BF
ORCID iD
0000-0002-4879-7966

Endereços de correio eletrónico

  • aartur@uevora.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade de Évora. Departamento de Pedagogia e Educação - Colégio Pedro da Fonseca (CP:94), 7001, Évora, Portugal (Profissional)
  • Universidade de Évora. Apartado 94, 7000-554, Évora, Évora, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2015/07
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"A construção das aprendizagens profissionais das educadoras de infância durante os processos de supervisão em estágio." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2005
Concluído
Mestrado em Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Contextos de Educação Pré-escolar Promotores de Aprendizagens significantes no Dominio da Linguagem Escrita: A evolução dos conhecimentos das crianças de dois grupos socialmente contrastados" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1998
Concluído
Curso de Estudos Superiores Esp. - Necessidades Especificas de Educação (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
15
1988
Concluído
Educação de Infância (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário de Évora, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/07 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2005/11 - 2015/06 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
2002/04 - 2005/11 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1989/01/01 - 2002 Educador de infância (Educador de Infância) Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - Atual European University alliance for sustainability: responsible GRowth, inclusive Education and Environment. Acrónimo: EU GREEN
101089896 / Comissão Europeia
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Em curso
2022/02/12 - 2033/11/30 IPI. Sucesso -Inovação Pedagógica e Integração para o Sucesso e Combate ao Abandono na Universidade de Évora em tempos de Instabilidade e Incerteza [Pedagogical Innovation and Integration for Success and Combating Dropout at the University of Évora in Times of Instability and Uncertainty]
POCH-02-53I2-FSE-000042
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
2022 - 2023/11 The inclusion of youth with neuromuscular diseases, muscular dystrophies and other rare diseases in education. Acrónimo: The value of facing school
2021-1-ES01-KA220-SCH-000031593 / Comissão Europeia
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Em curso
2019 - 2020 Learning to Reflect: Teachers’ Mastery and Development of Mediational Means and Psychological Tools of Reflective Practice
ooo
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2023/10/01 - Atual Inovação Pedagógica e Integração para a promoção do sucesso escolar e redução do abandono dos estudantes inscritos no 1.º ano, pela 1.ª vez, na Universidade de Évora
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Em curso
2008 - 2010 Programa de investigação-formação do Movimento da Escola Moderna
xx
Investigador
Movimento da Escola Moderna, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Artur, A.. "Condições para a educação inclusiva: o trabalho por projeto durante o estágio na formação inicial de professores numa sala inspirada pela pedagogia do Movimento da Escola Moderna". Educação (Santa Maria. Online) 50 (2025):
    Acesso aberto • Aceite para publicação • DOI: 10.5902/19846444
  2. Haddad, Lenira; Artur, A.; Folque, Maria Assunção. "Olhares sobre a linguagem escrita na prática pedagógica da educação infantil [Views on written language in the pedagogical practice of early childhood education]". Revista Brasileira de Alfabetização 19 (2023): 1-20. http://dx.doi.org/10.47249/rba2023735.
    10.47249/rba2023735
  3. Barreias, E.; Artur, A.. "A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas [Participation in the voice of students with significant curricular adaptations]". Revista Portuguesa da Investigação Educacional 23 (2022): 1-21. https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/11684.
    Publicado
  4. Fialho, Isabel Bruno; Artur, Ana. "Aprender a ser educador com a prática de ensino supervisionada [Learning to be an educator through supervised teaching practice]". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 12 21 (2018): 57-77. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v12e21201857-77.
    Acesso aberto • Publicado • 10.19177/prppge.v12e21201857-77
  5. Artur, Ana. "O grupo de trabalho cooperativo no desenvolvimento da profissionalidade: Um projecto em torno da linguagem escrita na educação pré-escolar [The cooperative work group in the development of professionalism: A project on written language in pre-school education]". Escola Moderna 28 (2007): 5-28.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ana Artur; Prado, Danielle. "Possibilidades, constrangimentos e desafios para uma educação inclusiva [Possibilities, constraints and challenges for inclusive education]". In A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso-Brasileiros, 81-87. Évora, Portugal: CIEP-UÉ, 2022.
    Publicado
  2. Prado, Danielle; Artur, Ana. "Diferenciação Pedagógica: um caminho para a inclusão [Pedagogical differentiation: a path to inclusion]". In Travessias Luso-Brasileiras na Educação de Infância, 149-169. São Paulo, Brasil: Pedro & João Editores, 2022.
    Publicado
  3. Artur, Ana; Folque, Maria Assunção; Pereira, C. A. "Aprender o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna através da escrita dialogada na formação inicial [Learning the pedagogical model of the Modern School Movement through dialogue writing in initial training]". In Formação de professores, Trabalho Educativo e(m) pesquisa: perspectivas teóricas e metodologias, editado por Barbosa, I. G. & Alves, N. N. de L. (Org.), 127-148. Goiania, Brasil: Imprensa Universitária, 2020.
    Publicado
  4. Artur, Ana; Magalhães, Cassiana. "Documentar a aprendizagem para avaliar e comunicar [Documenting learning to assess and communicate ]". In Teoria histórico-cultural na educação infantil : conversando com professoras e professores, 231-242. Curitiba, Brasil: EDITORA CRV, 2017.
    Publicado
  5. Artur, Ana; Folque, Maria Assunção; Leal da Costa, C.. "A formação inicial e desenvolvimento profissional de educadores/professores monodocentes: os desafios do isomorfismo pedagógico [The initial training and professional development of monodocent educators/teachers: the challenges of pedagogical isomorphism]". In Formação de Professores em perspectiva, editado por Carlos Humberto Alves Correa, Luciola Inês Pessoa Cavalcante & Michelle de Freitas Bossoli (org.), 177-236. Brasil: EDUA, 2016.
    Publicado
  6. Artur, Ana; Folque, Maria Assunção. "Um projeto de construção da participação: a voz das famílias, educadoras, auxiliares e crianças [A project of building participation: the voice of families, educators, assistants and children]". In Desenvolvendo a Qualidade em Parceria: Estudos de Caso, 41-53. Lisboa, Portugal: Miniestério da educação, 2009.
    Publicado
Edição de livro
  1. Artur, Ana; Magalhães, Cassiana, ed. Travessias Luso-Brasileiras na Educação de Infância [Luso-Brazilian Crossings in Early Childhood Education]. São Paulo, Brasil: Pedro & João Editores. 2022.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Artur, Ana; Catarina Roque; Cristóvão, Ana Maria. "Múltiplas perspetivas sobre a inclusão de crianças de etnia cigana: um estudo de caso num agrupamento de escolas do Alentejo". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Conquistas e desafios na contemporaneidade, Faro, 2024.
    Publicado • http://hdl.handle.net/10400.1/26707

Outros

Outra produção
  1. Educação Inclusiva: Da Visão às Práticas Educativas Promotoras de Equidade e Inclusão em 10 Escolas Portuguesas. Coordenadora do Relatório desenvolvido por uma equipa multidisciplinar do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UÉ), no âmbito de um contrato de prestação de serviços com o Ministério da Educação. 2024. Artur, Ana; Roque, Catarina; Barreiras, E.; Fialho, Isabel; Saragoça, José; Franco, Vitor ; Cristóvão, Ana Maria; Rebelo, Hugo.
  2. Inclusion and Equity in School: A Digital Methodological Guide for the Inclusion of Young People with Muscular Dystrophies and Other Rare Diseases in Education. 2024. Artur, A.; CARLOS ALBERTO DA SILVA; Marmeleira, José; José Saragoça; Romo, M.; Alonso, C.; Garcia, B.; Casanova, R.. https://facingschool.eu/wp-content/uploads/2024/04/1.-EN-TVOFS-IO1.-METHODOLOGICAL-GUIDE-INCLUSION-AND-ACCESSIBILITY.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11/30 Múltiplas perspetivas sobre a inclusão de crianças de etnia cigana: um estudo de caso num agrupamento de escolas do Alentejo IV Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Conquistas e desafios na contemporaneidade
Universidade do Algarve
2024/10/19 O Movimento da Escola Moderna e o seu Modelo inclusivo de Diferenciação Pedagógica. Plenário de Sábado Pedagógico
Núcleo Regional de Évora do MEM
2024/07/19 Aprendendo por projetos: Aprendizagens das crianças e aprendizagens profissionais 45.º Congresso do Movimento da Escola Moderna
Movimento da Escola Moderna (Lisboa, Portugal)
2024/07/18 Valorizar a voz das crianças no processo de aprendizagem 45.º Congresso do Movimento da Escola Moderna
Movimento da escola Moderna (Lisboa, Portugal)
2023/07/06 Ponto D'Apoio: Mentoria por pares a estudantes com apoio às aprendizagens 9º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade do Algarve
2022/02/10 A Unidade Curricular: Educação Inclusiva e Diferenciação Pedagógica Partilhas de experiências de formação e investigação entre universidades brasileiras e a Universidade de Évora
Centro de Investigação em Educação e Psicologia; Departamento de pedagogia e Educação da Universidade de Évora
2021/10 Possibilidades, Constrangimentos e desafios para uma educação inclusiva III Encontro A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora | II jornada internacional sobre formação de professor@s de educação infantil
Universidade de Évora (on-line, Portugal)
2021/08/06 Dialogued journals of pre-school teachers practicum as a meditational mean for deepen reflection and authorship. Simpósio: Reflective Praxis Across Cultures: teachers as authors of their practice. ISCAR 2021 WEB CONGRESS
ISCAR
2021/07/22 Um trabalho de aprendizagem curricular por projeto em cooperação na Universidade 42º Congresso do Movimento da Escola Moderna
Movimento da Escola Moderna (on-line, Portugal)
2020/10/22 Afinal as crianças escrevem, ou não, no jardim de infância? Aula Aberta
Escola Superior de Educação de Setúbal
2018/11 Linguagens, Literacias e Saberes das Crianças: A Proposta pedagógica do Movimento da Escola Moderna IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância; I Congresso Luso-Afro-Brasileiro Infâncias e Educação
Universidade de Aveiro
2018/02/23 Supervisão na Formação inicial de educadores – Construção partilhada de significados II Encontro- A Formação de educador@s e professor@s na Universidade de Évora
Universidade de Évora
2018/02/22 As relações de poder na tríade supervisiva durante o estágio Encontro- A Formação de educador@s e professor@s na Univercidade de Évora
Universidade de Évora
2018 Aprender por projeto no jardim-de-infância: uma investigação, uma intervenção e uma produção artística IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância; I Congresso Luso-Afro-Brasileiro Infâncias e Educação
Universidade de Aveiro
2017/09 Educador@s/professor@s: olhares a partir do modelo de formação da Universidade de Évora Congresso Internacional- O Tempo dos Professores
Universidade do Porto- FPCEUP (Porto)
2017/07 A prática de ensino supervisionada de matriz sócio cultural: um processo de mediação e de interação dialógica 39º congresso do Movimento da Escola Moderna
Movimento da escola Moderna (Faro)
2016/07/15 A cultura pedagógica do MEM na construção cooperada da profissionalidade docente II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016/07 Aprender a ser educadora de infância durante o estágio Supervisionado II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2012/08 The influence of rules on students learning 22nd EECERA Conference
ESE Porto (Porto, Portugal)
2011/09 Learning to become a pre-school teacher: the role of planning and assessment instruments and diaries during supervision ISCAR conference "Enhancing the cultural and the activity approach for the new generation development in a global world.
University of Rome (Roma, Itália)
2009/07 A regulação do processo ensino-aprendizagem durante o Estágio na formação inicial de educadoras de infância 31º Congresso do Movimento da Escola Moderna.
Escola Superior de Educação de Setúbal
2007 Contextos de Educação pré-escolar promotores de aprendizagens significantes no domínio da linguagem escrita VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Évora
2006/07 Práticas promotoras da aprendizagem da linguagem escrita 28º Congresso do Movimento da Escola Moderna
Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa)
2006/03/18 Práticas Promotoras da linguagem escrita na Educação Pré-escolar Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do Movimento da Escola Moderna
2003/07 A utilização das TIC nos contextos Curriculares de Educação Pré-escolar 23º Congresso do Movimento da Escola Moderna
Universidade de Aveiro
2003/06/26 A Leitura e a Escrita no Jardim de Infância IV Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas de Portel
Agrupamento de Escolas de Portel
2003/05/22 Integration Tecnology in ECE Curriculum- The Kidsmart Project in Portugal Early Learning in the knowledge Society – European Conference
2002/11 A linguagem escrita no jardim de Infância Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Évora do MEM.
Núcleo Regional de Évora do MEM
2001 O Conhecimento do Mundo e o Trabalho de Projecto na Formação inicial dos educadores de infância IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação – Percursos e Desafios
Universidade de Évora
2000/07 Apoios Educativos, que estratégias de intervenção? 22º Congresso do Movimento da Escola Moderna
(Porto, Portugal)
2000/03 A metodologia de Trabalho de Projeto vs Orientações Curriculares Evora Mat
Associação de Professores de matemática (Évora, Portugal)
1999/06/09 Contextos da Profissionalidade Seminário Educadores de Infância: Novos Sentidos da Profissionalidade
Departamento Pedagogia e Educação - UE (Évora, Portugal)
1999 A utilização de software educativo como suporte às aprendizagens de conhecimentos matemáticos em crianças dos 3 aos 5 anos Evora Mat
EvoraMat (Vendas Novas, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/11 - Atual A promoção da inclusão em salas de pré-escolar e de 1º Ciclo através da Diferenciação pedagógica
Orientador
Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2024/11 - Atual A promoção da participação das crianças através da diferenciação pedagógica
Orientador
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2024/11 - Atual Perspetivas dos professores do 1º ciclo sobre a diferenciação pedagógica: um estudo exploratório num Agrupamento de Escolas
Orientador de Patrícia Clara Branco Barradas Caetano
Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2024/11 - Atual Eu sou, tu és, ele é ... um professor inclusivo? Um estudo sobre professores num Agrupamento de Escolas do Litoral Alentejano
Orientador de Liliana do Rosário Sapateiro Conceição Direito
Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2024/11 - Atual Perspetivas dos Docentes de Educação Especial sobre o seu Papel na Construção de uma Escola Inclusiva
Orientador de Maria Cristina Araújo Fernandes dos Santos
Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2024/07 - Atual O Papel do Professor de Educação Especial na Promoção da Inclusão e no Apoio a Alunos com Medidas Adicionais na Escola da Ponte
Orientador de Laurinda Fernanda Ramalho Coelho
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2024/07 - Atual Perspetivas e práticas de educadores de infância sobre educação inclusiva
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2023/11 - Atual Valorizar a voz das crianças no processo de aprendizagem
Orientador de Joana Maria Saturnino Filhó
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2023 - Atual Perspetivas e Desafios da Educação Inclusiva no Ensino Superior: Um Estudo de Caso [Perspectives and Challenges of Inclusive Education in Higher Education: A Case Study]
Orientador de Maria Cândida da Silva Marques Duarte
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal

Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2023 - Atual Caminhos para a inclusão de alunos com adaptações curriculares significativas no 3.º ciclo e ensino secundário: da visão à(s) prática(s) [Pathways for the inclusion of students with significant curricular adaptations in the 3rd cycle and secondary education: from vision to practice(s)]
Orientador de Elsa Cristina da Silva Barreiras
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal

Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2022 - Atual Inclusão no Séc. XXI- Qual o papel do professor de educação especial? [Inclusion in the 21st Century - What is the role of a special education teacher?]
Orientador de Estrela Rosa Varela Seabra
Doutoramento em Ciências da Educação /PhD in Educational Sciences (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal

Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2021/11 - Atual À procura da Diferenciação Pedagógica no jardim de infância [Looking for pedagogical differentiation at kindergarten]
Orientador de Ângela Cristina Canelas Nunes
Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2023/11 - 2025/02/12 O Trabalho por Projeto e as Aprendizagens Integradas
Orientador de Mariana Isabel Espanhol Realinho
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/07 - 2024/10/24 O processo de articulação entre a Equipa Local de Intervenção Precoce a a equipa Multidisciplinar de Apoio à educação Inclusiva na transição da Educação Pré-escolar para o Primeiro Ciclo do Ensino Básico
Orientador de Sílvia Alexandra Ribeiro Ferreira
Ciências da Educação
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2019 - 2023/12/05 A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos [Pedagogical differentiation based on project work]
Orientador
Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2020/03 - 2023 Participar para Incluir: Uma Experiência em Creche e Jardim de Infância [Participate to Include: A Crèche and Preschool Experience]
Orientador de Filipa Alexandra Melgueira Pinto
Educação Pré-escolar (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2020 - 2022 Professora, eu não quero ir p'ra escola! [Teacher, I don't want to go to school!]
Orientador de Elsa Cristina da Silva Barreiras
Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2019 - 2021/05/05 A regulação da prática pedagógica no jardim de infância: um processo de autosupervisão [The regulation of pedagogical practice in kindergarten: a process of self-supervision ]
Orientador de Marisa da Conceição Rosado Mancha
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2020 - 2021 O Processo de Transição de uma Criança do Jardim de Infância para o Ensino Básico - um estudo de caso [The Transition Process of a Child from Preschool to Primary School - a case study]
Orientador de Paula Cristina Almeida da Luz Bessa Ferreira
Educação Especial- Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
2019 - 2021 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Intencionalizando Caminhos para a Inclusão [Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Primary School Teaching: Intentionalising Pathways to Inclusion]
Orientador de Filipa Isabel Picoto Maximino
Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2019 - 2021 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Construindo a diferenciação pedagógica na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo [Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Primary School Education: Building pedagogical differentiation in Pre-School Education and Primary School ]
Orientador de Beatriz Mota Rabaça Madeira
Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo em Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018 - 2019 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Vamos aprender por projeto? [Supervised Teaching Practice in Pre-school and Primary Education: Shall we learn by Project? ]
Orientador de Mafalda Nascimento Pereira
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2019 Constrangimentos e desafios no processo de implementação do currículo na educação pré-escolar em S. Tomé e Príncipe [Constraints and challenges in the process of implementation of the curriculum in pre-school education in São Tomé e Príncipe]
Orientador
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2019 A diferenciação pedagógica para a promoção da inclusão nas aulas de Inglês [Pedagogical differentiation to promote inclusion in English classes]
Orientador de Marta Godinho Curto
Mestrado em Educação especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2018 Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-escolar: A organização do ambiente educativo e a autonomia da criança [Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: The organisation of the educational environment and the autonomy of the child ]
Orientador de Rute de Augusto e Sá Salgado
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2018 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar: A Documentação Pedagógica como Estratégia de Comunicação com as Famílias [Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: Pedagogical Documentation as a Communication Strategy with Families]
Orientador de Inês Pires Fernandes Ferreira
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 - 2018 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico :A participação das crianças no desenvolvimento do currículo [Supervised Teaching Practice in Pre-school and Primary Education :Children's participation in curriculum development ]
Orientador de Cláudia Sofia de Azevedo Pereira
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2016 - 2017 Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar: Construindo a profissão através da regulação do processo de ensino-aprendizagem [Supervised Teaching Practice in preschool education: Building the profession by regulating the teaching-learning process ]
Orientador de Laura Isabel Rodriguez Cabaço
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2015 - 2016 Prática de Ensino Supervisionada em Educação pré-escolar: A linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem da criança [Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: Oral language and the approach to writing in the child's learning process]
Orientador de Ana Rita Duarte Gião
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2014 - 2015 Prática de Ensino Supervisionada em Educação pré-escolar: Desenvolvimento da linguagem oral e da escrita emergente [Supervised Teaching Practice in Pre-School Education: The development of oral language and emergent writing]
Orientador de Ana Margarida Lobo Perdigão
Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/04/09 - Atual Conferência proferida por Domingos Fernandes: Para uma Avaliação Inclusiva - Questões Críticas Fundamentais (2021/04/09)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal

Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2020/02/28 - Atual Conferência proferida por Ariana Cosme: A autonomia e a flexibilidade curricular como a oportunidade para uma escola mais inclusiva, no âmbito do Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (2020/02/18)
Conferência (Coorganizador)
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2019/11/22 - Atual Conferência proferida por David Rodrigues Educação Inclusiva: porque é que a Educação para todos é um problema? (2019/11/22)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2019/09/20 - Atual Sessão de abertura do Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor Conferência proferida por Sérgio Niza: Na busca de um Caminho para a Inclusão (2019/09/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2023/02/09 - 2033/02/13 Educação nas Primeiras Idades: Partilhas de experiências de formação e investigação entre universidades brasileiras e a Universidade de Évora (2023/02/09 - 2023/02/13)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2023/07/21 - 2023/07/23 44º Congresso do Movimento da Escola Moderna (2023/07/21 - 2023/07/23)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Movimento da Escola Moderna, Portugal
2021/10/13 - 2021/10/16 III Encontro A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora | II jornada internacional sobre formação de professor@s de educação infantil (2021/10/13 - 2021/10/16)
Encontro (Coorganizador)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2021/07/22 - 2021/07/24 42º Congresso do Movimento da Ecola Moderna (2021/07/22 - 2021/07/24)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Movimento da Escola Moderna, Portugal
2021/04/07 - 2021/04/07 Workshop: Construíndo a aprendizagem na Universidade (2021/04/07 - 2021/04/07)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2018/04/06 - 2018/04/07 Encontro Nacional do Movimento da Escola Moderna- Organização do Núcleo Regional de Évora do Movimento da Escola Moderna (2018/04/06 - 2018/04/07)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Movimento da Escola Moderna, Portugal
2018 - 2018 II Encontro - A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora (2018/02/22 - 2018/02/23)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal

Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2017/04 - 2017/04 O Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna em Creche (2017/04/29 - 2017/04/29)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2016 - 2016 A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora (2016/02/19 - 2016/02/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal

Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2010/07 - 2010/07 32º Congresso do Movimento da Escola Moderna, organizado pelo Núcleo Regional de Évora (2010/07/21 - 2010/07/24)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Movimento da Escola Moderna, Portugal
2001/07/18 - 2001/07/21 23º Congresso do Movimento da Escola Moderna, organizado pelo Núcleo Regional de Évora (2001/07/18 - 2001/07/21)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Movimento da Escola Moderna, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/09/12 - Atual Comunicação na Jornada Educação Inclusiva em Foco: Diálogos e Experiências no Ensino Superior Projeto ERGUES- São Tomé e Príncipe
Encontro
Jornada Educação Inclusiva em Foco Diálogos e Experiências no Ensino Superior
2024/06/14 - Atual Moderação de mesa redonda: Inclusão e Equidade na Escola
Mesa-redonda
Inclusão e Equidade na Escola
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal

Comprehensive Health Research Centre Polo di Évora, Portugal
2016/07/15 - Atual participação em Mesa redonda com a comunicação - A cultura pedagógica do MEM na construção cooperada da profissionalidade docente. II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Encontro
II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade do Minho, Portugal
2025/02/01 - 2025/02/01 Comunicação em mesa redonda: Flexibilidade Curricular e diferenciação pedagógica
Mesa-redonda
II Encontro de Inverno do Fórum Português de Administração Educacional: “da Flexibilidade Curricular à Flexibilidade Organizacional – estratégias locais de autonomia pedagógica?
2023/04/26 - 2023/04/26 Conferência: "Metodologias ativas: a aprendizagem por projetos" Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício. Évora.
Conferência
Metodologias ativas: a aprendizagem por projetos
2023/03/10 - 2023/03/10 Realização de Plenário- A aprendizagem por projetos e a co-construção de saberes e fazeres. Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Évora do Movimento da escola Moderna
Outro
A aprendizagem por projetos e a co-construção de saberes e fazeres
2023/02/14 - 2023/02/14 Sessão para pais: Educação inclusiva na educação de infância. Creche e Jardim de Infância Quinta dos Sonhos. Évora
Outro
Sessão para pais
2023/01/25 - 2023/01/27 moderadora de sessão de comunicações - 7th International Conference on Childhood and Adolescence 7th International Conference on Childhood and Adolescence
2022/07/08 - 2022/07/08 comunicação: O papel da Universidade no território educativo regional: Diálogos entre a formação inicial e contínua de educadores e professores . Organização do Centro de Formação Beatriz Serpa Branco
Outro
Formação Contínua: Oportunidades e Desafios da Era Digital
2022/04/11 - 2022/04/12 Roda de conversa - realizada no âmbito da XIX Semana de Educação, II Congresso Internacional de Educação, II Encontro de Egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade estadual de Londrina
Outro
O estágio na formação inicial de professores: dimensões da aprendizagem profissional: A dimensão investigativa
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2021/12/01 - 2021/12/01 Conferência de abertura do IV Encontro de Monitoria do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do campus Amílcar Ferreira Sobral. Universidade do Piauí- Brasil
Conferência
Aprender e Ensinar em cooperação na Universidade
Universidade Federal do Piauí, Brasil
2021/11/24 - 2021/11/24 Conferência _ Educação de Infância para todos, compromisso com o futuro, promovida pela FENPROF
Conferência
Educação de infância para todos, compromisso com o futuro

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025/01/17 Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, um compromisso com a equidade na escola
Arguente
Sónia Cristina da Silva Dias Gomes (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2024/06/06 A qualidade das interações adulto-criança como promotora de aprendizagens e desenvolvimento
Arguente principal
Leticia Veras Padinha (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2024/02/19 Modalidades de Atendimento, Educação e Socialização de Crianças em Creches e Creches Familiares: um estudo no Concelho de Seixal
Arguente
Susana Isabel da Silva Martins Jorge Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2024/01/22 O espaço exterior como espaço educativo: a promoção das aprendizagens da criança através do jogo de peças soltas [The outdoor space as an educational space: promoting children's learning through the game of loose parts]
Arguente
Andreia Filipa Pinto Fadista (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2023/07/10 O Papel do/a educador/a de infância face ao brincar na infância [The role of the pre-school teacher in childhood play]
Presidente do júri
Susana Cristina Abreu Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2023/06/14 Brincar com a literatura tradicional na educação pré-escolar [Playing with traditional literature in pre-school education]
Arguente
Rute Isabel Nunes Pires (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2023/06/12 A aprendizagem da escrita como um processo de apropriação contínuo [Learning to write as a process of continuous appropriation]
Arguente
Mafalda Ferreira Gonzalez Alexandre (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2023/02/20 As relações dos bebês no berçário: um olhar histórico-cultural
Arguente principal
Kethelen Rossini (Outro)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2022/11/09 A Relação e Colaboração entre as Famílias e as Instituições de Educação de Infância: Detalhes de um Percurso [The Relationship and Collaboration between Families and Early Childhood Education Institutions: Details of a Journey]
Arguente
Claúdia Escarduça (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2022/09/20 Vivências de Inclusão- contextos e percurso escolar na voz da Maria [Experiences of Inclusion - contexts and school journey in Maria's voice]
Presidente do júri
Carlos Capelas (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2022/06/27 O envolvimento das famílias nas aprendizagens das crianças [Family involvement in children's learning]
Arguente
Miguel Torres (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2022/06/27 Estabelecer conexões com recurso à documentação pedagógica [Establishing connections using pedagogical documentation]
Arguente
Daniela Cristeto (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/11 O olhar das famílias e dos profissionais sobre as práticas de intervenção precoce nas perturbações do espectro do autismo [The view of families and professionals on early intervention practices for autism spectrum disorders]
Arguente
Ana Paula Pereira Simão Rodrigues Caeiro (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal

Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2021/09/21 Atitudes e práticas de docentes e técnicos especialistas face à educação inclusiva [Attitudes and practices of teachers and technical specialists towards inclusive education]
Presidente do júri
Clarisse Balixa Coelho (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/07/30 Promover o Desenvolvimento da Criança através do Jogo de peças soltas [Promoting child development through loose parts play]
Presidente do júri
Carolina Salvadinha Cristo (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2021/01/28 Desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade [Developing a mathematical understanding with the city's architecture]
Arguente
Joana Grilo (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2020/11/18 Cooperar para Ser Mais: a cooperação entre docentes, perspetivando uma prática pedagógica inclusiva [Cooperating to Be More: cooperation between teachers towards an inclusive pedagogical practice]
Arguente
Mara Sofia Félix Teixeira Brito (Mestrado)
Universidade Lusófona, Portugal
2020/11/12 Ludicidade e aprendizagens no espaço exterior [Playfulness and outdoor learning]
Arguente
Carina Janeiro (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2020/11/10 O brincar e as suas possibilidades de exploração das ciências [Play and its possibilities for exploring science]
Arguente
Jéssica Carreiro (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2019 A literatura Infantil na Infância [Children's literature in childhood]
Arguente
Dulce Isabel Caetano de Castro Prates (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018/11 A Inclusão Escolar dos Alunos com Síndrome do X Frágil nos anos iniciais de Escolaridade, na perspetiva dos Pais e Professores [The School Inclusion of Students with Fragile X Syndrome in the Early Years of Schooling, from the Perspective of Parents and Teachers]
Arguente
Monaliza Ehlke Ozorio Haddad (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2018 Cooperando e Aprendendo com crianças [Cooperating and learning with children]
Arguente
Ana Dias Inácio (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018 Ambientes literários Promotores da literacia emergente, da leitura e da escrita [Literary environments promoting emergent literacy, reading and writing]
Arguente
Ana Carolina Dimas Heleno (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018 Conectar Mundos e Construir aprendizagens [Connecting Worlds and Building Learnings]
Presidente do júri
Marta Leal (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018 A exploração integrada do mundo físico e natural em creche e jardim-de-infância [The integrated exploration of the physical and natural world in crèche and kindergarten]
Arguente
Diana Palma (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018 O jogo simbólico como potenciador da experiência cultural das crianças [Symbolic play as an enhancer of children's cultural experience]
Arguente
Patrícia Alexandra de Matos Oliveira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2018 Desenvolvimento e aquisição de competências orais e de oracia no 1º ciclo do ensino básico e no pré-escolar [Development and acquisition of oral and oracy skills in primary and pre-school education]
Arguente
Pedro Miguel Sousa (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 Perspetivas sobre a coordenação de departamento/pedagógica: um estudo em jardins-de-infância da rede pública e IPSS [Perspectives on departmental/pedagogical coordination: a study in public and IPSS kindergartens]
Arguente
Vanda Isabel Bilou Rosa (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 Desenvolver o sentido espacial no contexto da exploração do espaço e do movimento [Developing spatial awareness in the context of the exploration of space and movement]
Presidente do júri
Patrícia Alexandra Pinto das Mercês (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 A qualidade do espaço e a exploração dos materiais em Educação Motora [The quality of space and the use of materials in motor education]
Presidente do júri
Nádia Sofia Cartó Alpendre (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2017 A organização dos espaços e do tempo como promotores de experiências e aprendizagens para as crianças [The organisation of spaces and time as promoters of experiences and learning for children]
Presidente do júri
Marta Caeiro Parreira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2016 A importância do brincar na educação de Infância [The importance of play in early childhood education]
Presidente do júri
Joana Maria Falcato Pereira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2016 Estimular o pensamento crítico na expressão dramática [Stimulating critical thinking in dramatic expression]
Arguente
Susana Filipa Moreira Passos (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2016 A vida na escola e na família, que conexões? [Life at school and in the family, what connections?]
Presidente do júri
Joana Nunes Patrício (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2016 A aprendizagem em grupos de idades mistas na educação pré-escolar [Learning in mixed-age groups in pre-school education]
Arguente
Daniela Sofia Domingos Correia (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2016 A aprendizagem da leitura e da escrita na primeira infância (dos 3 aos 10 anos) [Learning to read and write in early childhood (from 3 to 10 years old)]
Arguente
Ana Sofia Mira da Silva (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2016 A promoção do livro e da leitura na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico [Promoting books and reading in pre-school and primary education]
Presidente do júri
Sara Patrício Guimarães Santana (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2015 A Linguagem e a Literacia emergente na educação de infância [Language and emergent literacy in early childhood education]
Arguente
Ana Carina Ramalho Grosso (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2015 Trabalho de Projeto e as suas Aprendizagens [Project work and learning]
Arguente
Daniela Filipa da Silva Duarte (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2015 Desenvolver a capacidade de lidar com dados [Developing the ability to deal with data]
Presidente do júri
Ana Margarida Ruas Alberto (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2015 O Jogo e o Desenvolvimento Motor na Infância [Play and Motor Development in Childhood]
Presidente do júri
Susana Rebelo Marques Bravo Cosinha (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2015 O espaço exterior, a expressão motora e o desenvolvimento da criança [Outdoor space, motor expression and child development]
Presidente do júri
Teresa de Jesus Costa R. Carvalho (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
2014 O Desenvolvimento da leitura em contexto de jardim-de-infância e 1º ciclo [The development of reading in kindergarten and primary school settings]
Arguente
Joana Barreiros (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/06 - 2024/11 IV Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Conquistas e desafios na contemporaneidade Universidade do Algarve
2022/04/11 - 2022/04/14 XIX Semana de Educação, II Congresso Internacional de Educação, II Encontro de Egressos do Programa de Pós-graduação em Educação Universidade estadual de Londrina- Brasil
2022 - 2022 VI ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO (ENJIE) Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria
2020/04 - 2020/04 III Encontro- Formação de Educador@s eProfessor@s na UniverCidade de Evora (FEPUE). Universidade de Évora
2019/11 - 2019/11 XVIII- Semana da Educação / Congresso Internacional de Educação Universidade estadual de Londrina- Brasil
2018/02 - 2018/02 II Encontro- Formação de Educador@s eProfessor@s na UniverCidade de Evora Universidade de Évora
2018 - 2018 IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância; I Congresso Luso-Afro-Brasileiro Infâncias e Educação Universidade de Aveiro
2016/02 - 2016/02 I Encontro- Formação de Educador@s eProfessor@s na UniverCidade de Evora (FEPUE). Universidade de Évora

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/11 - 2022/11 Sensos-e (SSN 2183-1432) Manuela pessanha_ Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
2018 - 2018 Revista Educação e Realidade Faculdade de Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
2017/10 - 2017/10 Revista Zero-a-Seis Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN/CED/UFSC

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020 - Atual Comissão de Avaliação de Relatórios Científicos Finais de Projetos IC&DT
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2019 - 2019 Concurso para Atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento / Competition for the Attribution of Individual PhD Scholarships
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/03 - 2019/03 Parecer sobre a Lei- Quadro para a Educação Especial em S. Tomé e Príncipe

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2025 - Atual Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação II Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2024/09 - Atual Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação I Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2023 - Atual Currículo, Diferenciação e Inclusão Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2022/09 - Atual Educação Inclusiva e Diferenciação Pedagógica Mestrado em educação pré-escolar e Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB0 (Mestrado) Universidade de Évora, Portugal
2013 - Atual Prática de Ensino Supervisionada no Pré-escolar Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2013 - Atual Prática de Ensino Supervisionada em Creche Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2013 - Atual Pedagogia da Educação de Infância dos 0 aos 6 anos. Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2009 - Atual Prática Pedagógica em Jardim de Infância Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2025/02 - 2025/05 Práticas Pedagógicas Promotoras de Inclusão Práticas Pedagógicas Promotoras de Inclusão (Outros) Universidade de Évora, Portugal
2023/09/13 - 2023/12/06 Lecionação on-line como professora visitante - A Teoria Histórico-Cultural e o Modelo Pedagógico da Escola Moderna: Educação Infantil no Brasil e Portugal Programa de Pós-Graduação em Educação (Doctor) Universidade Estadual de Londrina, Brasil
2021/09 - 2022/05 Curso acreditado: Um modelo inclusivo de diferenciação pedagógica e de cooperação educativa Um modelo inclusivo de diferenciação pedagógica e de cooperação educativa (Outros)
2016 - 2021 Currículo, Diferenciação e Intervenção em Necessidades Educativas Especiais Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2016 - 2021 Referênciação e Avaliação em Educação Especial Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado integrado) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2017 - 2019 Oficina de formação- Gerir o currículo na educação pré-escolar: planeamento e avaliação na perspetiva das OCEPE 2016. Centro de Formação Beatriz Serpa Branco Gerir o currículo na educação pré-escolar: planeamento e avaliação na perspetiva das OCEPE 2016 (Menos de 4 anos de escolaridade)
2015 - 2019 Modelos e Processos de Supervisão II Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2016 - 2017 Oficina de formação: Entrar no mundo da Escrita Oficina de formação: Entrar no mundo da Escrita Movimento da Escola Moderna, Portugal
2013 - 2017 Projetos de Intervenção em Contextos Educativos Não Formais. Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2015 - 2016 Organização Curricular em Educação inclusiva Educação Especial: Domínio Cognitivo e motor (Mestrado) Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal
2013 - 2015 Seminário de acompanhamento à Prática de Ensino Supervisonada na educação de Infância. Educação Pré-escolar (Mestrado) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2013 - 2015 Temas Aprofundados de Pedagogia da Infância Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo em ensino básico (Mestrado) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2003 - 2009 Intervenção em Situações educativas II Educação de Infância (Licenciatura) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2002 - 2009 Estágio Pedagógico Educação de Infância (Licenciatura) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2002 - 2009 intervenção em Situações Educativas III Educação de Infância (Licenciatura) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2003 - 2006 Didática da Leitura e da Escrita Complemento de formação em educação (Especialização pós-bacharelato) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2002 - 2005 Didática das Ciências e do meio físico e social Educação de Infância (Licenciatura) Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/09/06 - 2024/09/14 Deslocação a São Tomé e Príncipe no âmbito do Projeto ERGUES - Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024/03/02 - Atual Movimento da Escola Moderna Presidente da da Direção
2001/09 - Atual Associação de Profissionais de Educação de Infância
1996 - Atual Movimento da Escola Moderna

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/03/06 - Atual Presidente da Direção do Movimento da Escola Moderna
Presidente / Vice-presidente
Movimento da Escola Moderna, Portugal
2018/02 - Atual Diretora da Comissão de Curso do Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor da Universidade de Évora
Diretor
Universidade de Évora, Portugal
2015 - Atual Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Básica.
Membro
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2002 - Atual Membro da Comissão coordenadora do Núcleo Regional de Évora do Movimento da Escola Moderna
Membro
Movimento da Escola Moderna, Portugal
2024/06 - 2024/11 Comissão Científica - IV Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Conquistas e desafios na contemporaneidade
Membro
Universidade do Algarve, Portugal
2023 - 2023 Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Membro
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2019 - 2023 Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Educação Pré-escolar
Membro
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
2022/02/04 - 2022/02/05 VI ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO (ENJIE)
Membro
2019 - 2021 Adjunta da Direção do Departamento de Pedagogia e Educação
Membro
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/11/13 - 2023/11/13 Participação on-line no Júri da Banca Examinadora de Qualificação da Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado, da estudante Kethelen Nathalia Rosssini, intitulada: Aa Relações dos bebês no berçario: Um olhar histórico-cultural Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2018/10/03 - 2018/10/03 Participação on-line no Júri da Banca de Exame de Qualificação de Doutorado do aluno Leonardo José Freire Cabó, intitulado: O ensino de conteúdos disciplinares na organização da educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural. Universidade Federal de Maringá

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2017/11 - 2017/11 ANAIS do III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil