Identification
Personal identification
- Full name
- Ana Artur
Citation names
- Ana Artur
- Artur, A.
Author identifiers
- Ciência ID
- 681B-8AAC-13BF
- ORCID iD
- 0000-0002-4879-7966
Email addresses
- aartur@uevora.pt (Professional)
Addresses
- Universidade de Évora. Departamento de Pedagogia e Educação - Colégio Pedro da Fonseca (CP:94), 7001, Évora, Portugal (Professional)
- Universidade de Évora. Apartado 94, 7000-554, Évora, Évora, Portugal (Professional)
Websites
- https://www.uevora.pt/pessoas?id=25932 (Professional)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
English | Upper intermediate (B2) | Proficiency (C2) | Advanced (C1) | Advanced (C1) | |
Spanish; Castilian | Elementary (A2) | Upper intermediate (B2) | Beginner (A1) | Advanced (C1) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2015/07
Concluded
|
Doutoramento em Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Sem especialidade
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"A construção das aprendizagens profissionais das educadoras de infância durante os processos de supervisão em estágio." (THESIS/DISSERTATION)
|
|
2005
Concluded
|
Mestrado em Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
"Contextos de Educação Pré-escolar Promotores de Aprendizagens significantes no Dominio da Linguagem Escrita: A evolução dos
conhecimentos das crianças de dois grupos socialmente contrastados" (THESIS/DISSERTATION)
|
Muito Bom |
1998
Concluded
|
Curso de Estudos Superiores Esp. - Necessidades Especificas de Educação (Licenciatura)
Universidade de Évora, Portugal
|
15 |
1988
Concluded
|
Educação de Infância (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário de Évora, Portugal
|
15 |
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2015/07 - Current | Assistant Professor (University Teacher) | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal | ||
2005/11 - 2015/06 | Assistant (University Teacher) | Universidade de Évora, Portugal |
2002/04 - 2005/11 | Trainee Assistant (University Teacher) | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora, Portugal |
Other Careers
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1989/01/01 - 2002 | Educador de infância (Educador de Infância) | Ministério da Educação, Portugal |
Ministério da Educação, Portugal |
Projects
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2022 - Current | European University alliance for sustainability: responsible GRowth, inclusive Education and Environment. Acrónimo: EU GREEN
101089896 / Comissão Europeia
Researcher
Universidade de Évora, Portugal
|
Ongoing
|
2022/02/12 - 2033/11/30 | IPI. Sucesso -Inovação Pedagógica e Integração para o Sucesso e Combate ao Abandono na Universidade de Évora em tempos de
Instabilidade e Incerteza [Pedagogical Innovation and Integration for Success and Combating Dropout at the University of Évora
in Times of Instability and Uncertainty]
POCH-02-53I2-FSE-000042
Researcher
Universidade de Évora, Portugal
|
Concluded
|
2022 - 2023/11 | The inclusion of youth with neuromuscular diseases, muscular dystrophies and other rare diseases in education. Acrónimo: The
value of facing school
2021-1-ES01-KA220-SCH-000031593 / Comissão Europeia
Researcher
Universidade de Évora, Portugal
|
Ongoing
|
2019 - 2020 | Learning to Reflect: Teachers’ Mastery and Development of Mediational Means and Psychological Tools of Reflective Practice
ooo
Researcher
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
|
Ongoing
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2023/10/01 - Current | Inovação Pedagógica e Integração para a promoção do sucesso escolar e redução do abandono dos estudantes inscritos no 1.º
ano, pela 1.ª vez, na Universidade de Évora
Researcher
Universidade de Évora, Portugal
|
Ongoing
|
2008 - 2010 | Programa de investigação-formação do Movimento da Escola Moderna
xx
Researcher
Movimento da Escola Moderna, Portugal
|
Concluded
|
Outputs
Publications
Book chapter |
|
Conference abstract |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Other
Other output |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2024/11/30 | Múltiplas perspetivas sobre a inclusão de crianças de etnia cigana: um estudo de caso num agrupamento de escolas do Alentejo | IV Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Conquistas e desafios na contemporaneidade
Universidade do Algarve
|
2024/10/19 | O Movimento da Escola Moderna e o seu Modelo inclusivo de Diferenciação Pedagógica. | Plenário de Sábado Pedagógico
Núcleo Regional de Évora do MEM
|
2024/07/19 | Aprendendo por projetos: Aprendizagens das crianças e aprendizagens profissionais | 45.º Congresso do Movimento da Escola Moderna
Movimento da Escola Moderna (Lisboa, Portugal)
|
2024/07/18 | Valorizar a voz das crianças no processo de aprendizagem | 45.º Congresso do Movimento da Escola Moderna
Movimento da escola Moderna (Lisboa, Portugal)
|
2023/07/06 | Ponto D'Apoio: Mentoria por pares a estudantes com apoio às aprendizagens | 9º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Universidade do Algarve
|
2022/02/10 | A Unidade Curricular: Educação Inclusiva e Diferenciação Pedagógica | Partilhas de experiências de formação e investigação entre universidades brasileiras e a Universidade de Évora
Centro de Investigação em Educação e Psicologia; Departamento de pedagogia e Educação da Universidade de Évora
|
2021/10 | Possibilidades, Constrangimentos e desafios para uma educação inclusiva | III Encontro A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora | II jornada internacional sobre formação de
professor@s de educação infantil
Universidade de Évora (on-line, Portugal)
|
2021/08/06 | Dialogued journals of pre-school teachers practicum as a meditational mean for deepen reflection and authorship. Simpósio: Reflective Praxis Across Cultures: teachers as authors of their practice. | ISCAR 2021 WEB CONGRESS
ISCAR
|
2021/07/22 | Um trabalho de aprendizagem curricular por projeto em cooperação na Universidade | 42º Congresso do Movimento da Escola Moderna
Movimento da Escola Moderna (on-line, Portugal)
|
2020/10/22 | Afinal as crianças escrevem, ou não, no jardim de infância? | Aula Aberta
Escola Superior de Educação de Setúbal
|
2018/11 | Linguagens, Literacias e Saberes das Crianças: A Proposta pedagógica do Movimento da Escola Moderna | IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância; I Congresso Luso-Afro-Brasileiro Infâncias e Educação
Universidade de Aveiro
|
2018/02/23 | Supervisão na Formação inicial de educadores – Construção partilhada de significados | II Encontro- A Formação de educador@s e professor@s na Universidade de Évora
Universidade de Évora
|
2018/02/22 | As relações de poder na tríade supervisiva durante o estágio | Encontro- A Formação de educador@s e professor@s na Univercidade de Évora
Universidade de Évora
|
2018 | Aprender por projeto no jardim-de-infância: uma investigação, uma intervenção e uma produção artística | IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância; I Congresso Luso-Afro-Brasileiro Infâncias e Educação
Universidade de Aveiro
|
2017/09 | Educador@s/professor@s: olhares a partir do modelo de formação da Universidade de Évora | Congresso Internacional- O Tempo dos Professores
Universidade do Porto- FPCEUP (Porto)
|
2017/07 | A prática de ensino supervisionada de matriz sócio cultural: um processo de mediação e de interação dialógica | 39º congresso do Movimento da Escola Moderna
Movimento da escola Moderna (Faro)
|
2016/07/15 | A cultura pedagógica do MEM na construção cooperada da profissionalidade docente | II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2016/07 | Aprender a ser educadora de infância durante o estágio Supervisionado | II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2012/08 | The influence of rules on students learning | 22nd EECERA Conference
ESE Porto (Porto, Portugal)
|
2011/09 | Learning to become a pre-school teacher: the role of planning and assessment instruments and diaries during supervision | ISCAR conference "Enhancing the cultural and the activity approach for the new generation development in a global world.
University of Rome (Roma, Italy)
|
2009/07 | A regulação do processo ensino-aprendizagem durante o Estágio na formação inicial de educadoras de infância | 31º Congresso do Movimento da Escola Moderna.
Escola Superior de Educação de Setúbal
|
2007 | Contextos de Educação pré-escolar promotores de aprendizagens significantes no domínio da linguagem escrita | VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Évora
|
2006/07 | Práticas promotoras da aprendizagem da linguagem escrita | 28º Congresso do Movimento da Escola Moderna
Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa)
|
2006/03/18 | Práticas Promotoras da linguagem escrita na Educação Pré-escolar | Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Lisboa do Movimento da Escola Moderna |
2003/07 | A utilização das TIC nos contextos Curriculares de Educação Pré-escolar | 23º Congresso do Movimento da Escola Moderna
Universidade de Aveiro
|
2003/06/26 | A Leitura e a Escrita no Jardim de Infância | IV Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas de Portel
Agrupamento de Escolas de Portel
|
2003/05/22 | Integration Tecnology in ECE Curriculum- The Kidsmart Project in Portugal | Early Learning in the knowledge Society – European Conference |
2002/11 | A linguagem escrita no jardim de Infância | Sábado Pedagógico do Núcleo Regional de Évora do MEM.
Núcleo Regional de Évora do MEM
|
2001 | O Conhecimento do Mundo e o Trabalho de Projecto na Formação inicial dos educadores de infância | IV Encontro Nacional de Didácticas e Metodologias da Educação – Percursos e Desafios
Universidade de Évora
|
2000/07 | Apoios Educativos, que estratégias de intervenção? | 22º Congresso do Movimento da Escola Moderna
(Porto, Portugal)
|
2000/03 | A metodologia de Trabalho de Projeto vs Orientações Curriculares | Evora Mat
Associação de Professores de matemática (Évora, Portugal)
|
1999/06/09 | Contextos da Profissionalidade | Seminário Educadores de Infância: Novos Sentidos da Profissionalidade
Departamento Pedagogia e Educação - UE (Évora, Portugal)
|
1999 | A utilização de software educativo como suporte às aprendizagens de conhecimentos matemáticos em crianças dos 3 aos 5 anos | Evora Mat
EvoraMat (Vendas Novas, Portugal)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/11 - Current | A promoção da inclusão em salas de pré-escolar e de 1º Ciclo através da Diferenciação pedagógica
Supervisor
|
Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2024/11 - Current | A promoção da participação das crianças através da diferenciação pedagógica
Supervisor
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2024/11 - Current | Perspetivas dos professores do 1º ciclo sobre a diferenciação pedagógica: um estudo exploratório num Agrupamento de Escolas
Supervisor of Patrícia Clara Branco Barradas Caetano
|
Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2024/11 - Current | Eu sou, tu és, ele é ... um professor inclusivo? Um estudo sobre professores num Agrupamento de Escolas do Litoral Alentejano
Supervisor of Liliana do Rosário Sapateiro Conceição Direito
|
Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2024/11 - Current | Perspetivas dos Docentes de Educação Especial sobre o seu Papel na Construção de uma Escola Inclusiva
Supervisor of Maria Cristina Araújo Fernandes dos Santos
|
Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2024/07 - Current | O Papel do Professor de Educação Especial na Promoção da Inclusão e no Apoio a Alunos com Medidas Adicionais na Escola da
Ponte
Supervisor of Laurinda Fernanda Ramalho Coelho
|
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2024/07 - Current | Perspetivas e práticas de educadores de infância sobre educação inclusiva
Supervisor
|
Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2023/11 - Current | Valorizar a voz das crianças no processo de aprendizagem
Supervisor of Joana Maria Saturnino Filhó
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2023 - Current | Perspetivas e Desafios da Educação Inclusiva no Ensino Superior: Um Estudo de Caso
[Perspectives and Challenges of Inclusive Education in Higher Education: A Case Study]
Supervisor of Maria Cândida da Silva Marques Duarte
|
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2023 - Current | Caminhos para a inclusão de alunos com adaptações curriculares significativas no 3.º ciclo e ensino secundário: da visão à(s)
prática(s) [Pathways for the inclusion of students with significant curricular adaptations in the 3rd cycle and secondary
education: from vision to practice(s)]
Supervisor of Elsa Cristina da Silva Barreiras
|
Doutoramento em Ciências da Educação (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2022 - Current | Inclusão no Séc. XXI- Qual o papel do professor de educação especial?
[Inclusion in the 21st Century - What is the role of a special education teacher?]
Supervisor of Estrela Rosa Varela Seabra
|
Doutoramento em Ciências da Educação /PhD in Educational Sciences (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2021/11 - Current | À procura da Diferenciação Pedagógica no jardim de infância [Looking for pedagogical differentiation at kindergarten]
Supervisor of Ângela Cristina Canelas Nunes
|
Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
|
2023/11 - 2025/02/12 | O Trabalho por Projeto e as Aprendizagens Integradas
Supervisor of Mariana Isabel Espanhol Realinho
|
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/07 - 2024/10/24 | O processo de articulação entre a Equipa Local de Intervenção Precoce a a equipa Multidisciplinar de Apoio à educação Inclusiva
na transição da Educação Pré-escolar para o Primeiro Ciclo do Ensino Básico
Supervisor of Sílvia Alexandra Ribeiro Ferreira
|
Ciências da Educação
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2019 - 2023/12/05 | A diferenciação pedagógica a partir do trabalho por projetos [Pedagogical differentiation based on project work]
Supervisor
|
Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
Universidade de Évora, Portugal |
2020/03 - 2023 | Participar para Incluir: Uma Experiência em Creche e Jardim de Infância [Participate to Include: A Crèche and Preschool Experience]
Supervisor of Filipa Alexandra Melgueira Pinto
|
Educação Pré-escolar (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
|
2020 - 2022 | Professora, eu não quero ir p'ra escola! [Teacher, I don't want to go to school!]
Supervisor of Elsa Cristina da Silva Barreiras
|
Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
|
2019 - 2021/05/05 | A regulação da prática pedagógica no jardim de infância: um processo de autosupervisão [The regulation of pedagogical practice
in kindergarten: a process of self-supervision ]
Supervisor of Marisa da Conceição Rosado Mancha
|
Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
Universidade de Évora, Portugal |
2020 - 2021 | O Processo de Transição de uma Criança do Jardim de Infância para o Ensino Básico - um estudo de caso [The Transition Process
of a Child from Preschool to Primary School - a case study]
Supervisor of Paula Cristina Almeida da Luz Bessa Ferreira
|
Educação Especial- Domínio Cognitivo e Motor (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
Universidade de Évora, Portugal |
2019 - 2021 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Intencionalizando Caminhos
para a Inclusão [Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Primary School Teaching: Intentionalising Pathways
to Inclusion]
Supervisor of Filipa Isabel Picoto Maximino
|
Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal
|
2019 - 2021 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Construindo a diferenciação
pedagógica na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo
[Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Primary School Education: Building pedagogical differentiation in
Pre-School Education and Primary School ]
Supervisor of Beatriz Mota Rabaça Madeira
|
Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo em Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 - 2019 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Vamos aprender por projeto? [Supervised
Teaching Practice in Pre-school and Primary Education: Shall we learn by Project? ]
Supervisor of Mafalda Nascimento Pereira
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 - 2019 | Constrangimentos e desafios no processo de implementação do currículo na educação pré-escolar em S. Tomé e Príncipe [Constraints
and challenges in the process of implementation of the curriculum in pre-school education in São Tomé e Príncipe]
Supervisor
|
Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 - 2019 | A diferenciação pedagógica para a promoção da inclusão nas aulas de Inglês [Pedagogical differentiation to promote inclusion
in English classes]
Supervisor of Marta Godinho Curto
|
Mestrado em Educação especial, Domínio Cognitivo e Motor (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 - 2018 | Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-escolar: A organização do ambiente educativo e a autonomia da criança [Supervised
Teaching Practice in Pre-school Education: The organisation of the educational environment and the autonomy of the child ]
Supervisor of Rute de Augusto e Sá Salgado
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 - 2018 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar: A Documentação Pedagógica como Estratégia de Comunicação com as
Famílias [Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: Pedagogical Documentation as a Communication Strategy with
Families]
Supervisor of Inês Pires Fernandes Ferreira
|
Educação Pré-Escolar (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 - 2018 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico :A participação das crianças no desenvolvimento
do currículo [Supervised Teaching Practice in Pre-school and Primary Education :Children's participation in curriculum development
]
Supervisor of Cláudia Sofia de Azevedo Pereira
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 - 2017 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar: Construindo a profissão através da regulação do processo de ensino-aprendizagem
[Supervised Teaching Practice in preschool education: Building the profession by regulating the teaching-learning process
]
Supervisor of Laura Isabel Rodriguez Cabaço
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 - 2016 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação pré-escolar: A linguagem oral e abordagem à escrita no processo de aprendizagem
da criança [Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: Oral language and the approach to writing in the child's
learning process]
Supervisor of Ana Rita Duarte Gião
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 - 2015 | Prática de Ensino Supervisionada em Educação pré-escolar: Desenvolvimento da linguagem oral e da escrita emergente [Supervised
Teaching Practice in Pre-School Education: The development of oral language and emergent writing]
Supervisor of Ana Margarida Lobo Perdigão
|
Mestrado em Educação Pré-escolar (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2021/04/09 - Current | Conferência proferida por Domingos Fernandes: Para uma Avaliação Inclusiva - Questões Críticas Fundamentais
(2021/04/09)
Conference (Co-organisor)
|
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2020/02/28 - Current | Conferência proferida por Ariana Cosme: A autonomia e a flexibilidade curricular como a oportunidade para uma escola mais
inclusiva, no âmbito do Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (2020/02/18)
Conference (Co-organisor)
|
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2019/11/22 - Current | Conferência proferida por David Rodrigues
Educação Inclusiva: porque é que a Educação para todos é um problema? (2019/11/22)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2019/09/20 - Current | Sessão de abertura do Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor
Conferência proferida por Sérgio Niza: Na busca de um Caminho para a Inclusão (2019/09/20)
Conference (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2023/02/09 - 2033/02/13 | Educação nas Primeiras Idades: Partilhas de experiências de formação e
investigação entre universidades brasileiras e a Universidade de Évora (2023/02/09 - 2023/02/13)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2023/07/21 - 2023/07/23 | 44º Congresso do Movimento da Escola Moderna (2023/07/21 - 2023/07/23)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Movimento da Escola Moderna, Portugal |
2021/10/13 - 2021/10/16 | III Encontro A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora | II jornada internacional sobre formação de
professor@s de educação infantil
(2021/10/13 - 2021/10/16)
Meeting (Co-organisor)
|
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2021/07/22 - 2021/07/24 | 42º Congresso do Movimento da Ecola Moderna (2021/07/22 - 2021/07/24)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Movimento da Escola Moderna, Portugal |
2021/04/07 - 2021/04/07 | Workshop: Construíndo a aprendizagem na Universidade (2021/04/07 - 2021/04/07)
Workshop (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Évora, Portugal |
2018/04/06 - 2018/04/07 | Encontro Nacional do Movimento da Escola Moderna- Organização do Núcleo Regional de Évora do Movimento da Escola Moderna (2018/04/06 - 2018/04/07)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Movimento da Escola Moderna, Portugal |
2018 - 2018 | II Encontro - A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora (2018/02/22 - 2018/02/23)
Meeting (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2017/04 - 2017/04 | O Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna em Creche (2017/04/29 - 2017/04/29)
Other (Member of the Organising Committee)
|
|
2016 - 2016 | A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora (2016/02/19 - 2016/02/19)
Seminar (Member of the Organising Committee)
|
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2010/07 - 2010/07 | 32º Congresso do Movimento da Escola Moderna, organizado pelo Núcleo Regional de Évora (2010/07/21 - 2010/07/24)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Movimento da Escola Moderna, Portugal |
2001/07/18 - 2001/07/21 | 23º Congresso do Movimento da Escola Moderna, organizado pelo Núcleo Regional de Évora (2001/07/18 - 2001/07/21)
Congress (Member of the Organising Committee)
|
Movimento da Escola Moderna, Portugal |
Event participation
Activity description Type of event |
Event name Institution / Organization |
|
---|---|---|
2024/09/12 - Current | Comunicação na Jornada Educação Inclusiva em Foco: Diálogos e Experiências no Ensino Superior
Projeto ERGUES- São Tomé e Príncipe
Meeting
|
Jornada Educação Inclusiva em Foco Diálogos e Experiências no Ensino Superior |
2024/06/14 - Current | Moderação de mesa redonda: Inclusão e Equidade na Escola
Round table
|
Inclusão e Equidade na Escola
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
Comprehensive Health Research Centre Polo di Évora, Portugal |
2016/07/15 - Current | participação em Mesa redonda com a comunicação - A cultura pedagógica do MEM na construção cooperada da profissionalidade
docente. II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Meeting
|
II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância
Universidade do Minho, Portugal
|
2025/02/01 - 2025/02/01 | Comunicação em mesa redonda: Flexibilidade Curricular e diferenciação pedagógica
Round table
|
II Encontro de Inverno do Fórum Português de Administração Educacional: “da Flexibilidade Curricular à Flexibilidade Organizacional – estratégias locais de autonomia pedagógica? |
2023/04/26 - 2023/04/26 | Conferência: "Metodologias ativas: a aprendizagem por projetos" Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício. Évora.
Conference
|
Metodologias ativas: a aprendizagem por projetos |
2023/03/10 - 2023/03/10 | Realização de Plenário- A aprendizagem por projetos e a co-construção de saberes e fazeres. Sábado Pedagógico do Núcleo Regional
de Évora do Movimento da escola Moderna
Other
|
A aprendizagem por projetos e a co-construção de saberes e fazeres |
2023/02/14 - 2023/02/14 | Sessão para pais: Educação inclusiva na educação de infância. Creche e Jardim de Infância Quinta dos Sonhos. Évora
Other
|
Sessão para pais |
2023/01/25 - 2023/01/27 | moderadora de sessão de comunicações - 7th International Conference on Childhood and Adolescence | 7th International Conference on Childhood and Adolescence |
2022/07/08 - 2022/07/08 | comunicação: O papel da Universidade no território educativo regional: Diálogos entre a formação inicial e contínua de educadores
e professores . Organização do Centro de Formação Beatriz Serpa Branco
Other
|
Formação Contínua: Oportunidades e Desafios da Era Digital |
2022/04/11 - 2022/04/12 | Roda de conversa - realizada no âmbito da XIX Semana de Educação, II Congresso Internacional de Educação, II
Encontro de Egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade estadual de Londrina
Other
|
O estágio na formação inicial de professores: dimensões da aprendizagem profissional: A dimensão investigativa
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2021/12/01 - 2021/12/01 | Conferência de abertura do IV Encontro de Monitoria do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do campus Amílcar Ferreira Sobral.
Universidade do Piauí- Brasil
Conference
|
Aprender e Ensinar em cooperação na Universidade
Universidade Federal do Piauí, Brazil
|
2021/11/24 - 2021/11/24 | Conferência _ Educação de Infância para todos, compromisso com o futuro, promovida pela FENPROF
Conference
|
Educação de infância para todos, compromisso com o futuro |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2025/01/17 | Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, um compromisso com a equidade na escola
(Thesis) Arguer
|
Sónia Cristina da Silva Dias Gomes (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2024/06/06 | A qualidade das interações adulto-criança como promotora de aprendizagens e desenvolvimento
(Thesis) Main arguer
|
Leticia Veras Padinha (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2024/02/19 | Modalidades de Atendimento, Educação e Socialização de Crianças em Creches e Creches Familiares: um estudo no
Concelho de Seixal
(Thesis) Arguer
|
Susana Isabel da Silva Martins Jorge Ferreira (PhD)
Universidade de Évora, Portugal
|
2024/01/22 | O espaço exterior como espaço educativo: a promoção das aprendizagens da criança através do jogo de peças soltas
[The outdoor space as an educational space: promoting children's learning through the game of loose parts]
(Thesis) Arguer
|
Andreia Filipa Pinto Fadista (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/07/10 | O Papel do/a educador/a de infância face ao brincar na infância [The role of the pre-school teacher in childhood play]
President of the jury
|
Susana Cristina Abreu Gonçalves (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/06/14 | Brincar com a literatura tradicional na educação pré-escolar [Playing with traditional literature in pre-school education]
(Thesis) Arguer
|
Rute Isabel Nunes Pires (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/06/12 | A aprendizagem da escrita como um processo de apropriação contínuo [Learning to write as a process of continuous appropriation]
(Thesis) Arguer
|
Mafalda Ferreira Gonzalez Alexandre (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/02/20 | As relações dos bebês no berçário: um olhar histórico-cultural
(Thesis) Main arguer
|
Kethelen Rossini (Other)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2022/11/09 | A Relação e Colaboração entre as Famílias e as Instituições de Educação de Infância: Detalhes de um Percurso [The Relationship
and Collaboration between Families and Early Childhood Education Institutions: Details of a Journey]
(Thesis) Arguer
|
Claúdia Escarduça (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022/09/20 | Vivências de Inclusão- contextos e percurso escolar na voz da Maria [Experiences of Inclusion - contexts and school journey
in Maria's voice]
President of the jury
|
Carlos Capelas (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022/06/27 | O envolvimento das famílias nas aprendizagens das crianças [Family involvement in children's learning]
(Thesis) Arguer
|
Miguel Torres (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022/06/27 | Estabelecer conexões com recurso à documentação pedagógica [Establishing connections using pedagogical documentation]
(Thesis) Arguer
|
Daniela Cristeto (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/11 | O olhar das famílias e dos profissionais sobre as práticas de intervenção precoce nas perturbações do espectro do autismo
[The view of families and professionals on early intervention practices for autism spectrum disorders]
(Thesis) Arguer
|
Ana Paula Pereira Simão Rodrigues Caeiro (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |
2021/09/21 | Atitudes e práticas de docentes e técnicos especialistas face à educação inclusiva [Attitudes and practices of teachers and
technical specialists towards inclusive education]
President of the jury
|
Clarisse Balixa Coelho (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/07/30 | Promover o Desenvolvimento da Criança através do Jogo de peças soltas [Promoting child development through loose parts play]
President of the jury
|
Carolina Salvadinha Cristo (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021/01/28 | Desenvolver um olhar matemático com a arquitetura da cidade [Developing a mathematical understanding with the city's architecture]
(Thesis) Arguer
|
Joana Grilo (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020/11/18 | Cooperar para Ser Mais: a cooperação entre docentes, perspetivando uma prática pedagógica inclusiva [Cooperating to Be More:
cooperation between teachers towards an inclusive pedagogical practice]
(Thesis) Arguer
|
Mara Sofia Félix Teixeira Brito (Master)
Universidade Lusófona, Portugal
|
2020/11/12 | Ludicidade e aprendizagens no espaço exterior [Playfulness and outdoor learning]
(Thesis) Arguer
|
Carina Janeiro (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2020/11/10 | O brincar e as suas possibilidades de exploração das ciências [Play and its possibilities for exploring science]
(Thesis) Arguer
|
Jéssica Carreiro (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2019 | A literatura Infantil na Infância [Children's literature in childhood]
(Thesis) Arguer
|
Dulce Isabel Caetano de Castro Prates (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018/11 | A Inclusão Escolar dos Alunos com Síndrome do X Frágil nos anos iniciais de Escolaridade, na perspetiva dos Pais e Professores
[The School Inclusion of Students with Fragile X Syndrome in the Early Years of Schooling, from the Perspective of Parents
and Teachers]
(Thesis) Arguer
|
Monaliza Ehlke Ozorio Haddad (PhD)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
|
2018 | Cooperando e Aprendendo com crianças [Cooperating and learning with children]
(Thesis) Arguer
|
Ana Dias Inácio (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 | Ambientes literários Promotores da literacia emergente, da leitura e da escrita [Literary environments promoting emergent
literacy, reading and writing]
(Thesis) Arguer
|
Ana Carolina Dimas Heleno (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 | Conectar Mundos e Construir aprendizagens [Connecting Worlds and Building Learnings]
President of the jury
|
Marta Leal (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 | A exploração integrada do mundo físico e natural em creche e jardim-de-infância [The integrated exploration of the physical
and natural world in crèche and kindergarten]
(Thesis) Arguer
|
Diana Palma (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 | O jogo simbólico como potenciador da experiência cultural das crianças [Symbolic play as an enhancer of children's cultural
experience]
(Thesis) Arguer
|
Patrícia Alexandra de Matos Oliveira (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2018 | Desenvolvimento e aquisição de competências orais e de oracia no 1º ciclo do ensino básico e no pré-escolar [Development and
acquisition of oral and oracy skills in primary and pre-school education]
(Thesis) Arguer
|
Pedro Miguel Sousa (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 | Perspetivas sobre a coordenação de departamento/pedagógica: um estudo em jardins-de-infância da rede pública e IPSS [Perspectives
on departmental/pedagogical coordination: a study in public and IPSS kindergartens]
(Thesis) Arguer
|
Vanda Isabel Bilou Rosa (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 | Desenvolver o sentido espacial no contexto da exploração do espaço e do movimento [Developing spatial awareness in the context
of the exploration of space and movement]
President of the jury
|
Patrícia Alexandra Pinto das Mercês (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 | A qualidade do espaço e a exploração dos materiais em Educação Motora [The quality of space and the use of materials in motor
education]
President of the jury
|
Nádia Sofia Cartó Alpendre (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2017 | A organização dos espaços e do tempo como promotores de experiências e aprendizagens para as crianças [The organisation of
spaces and time as promoters of experiences and learning for children]
President of the jury
|
Marta Caeiro Parreira (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 | A importância do brincar na educação de Infância [The importance of play in early childhood education]
President of the jury
|
Joana Maria Falcato Pereira (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 | Estimular o pensamento crítico na expressão dramática [Stimulating critical thinking in dramatic expression]
(Thesis) Arguer
|
Susana Filipa Moreira Passos (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 | A vida na escola e na família, que conexões? [Life at school and in the family, what connections?]
President of the jury
|
Joana Nunes Patrício (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 | A aprendizagem em grupos de idades mistas na educação pré-escolar [Learning in mixed-age groups in pre-school education]
(Thesis) Arguer
|
Daniela Sofia Domingos Correia (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 | A aprendizagem da leitura e da escrita na primeira infância (dos 3 aos 10 anos) [Learning to read and write in early childhood
(from 3 to 10 years old)]
(Thesis) Arguer
|
Ana Sofia Mira da Silva (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 | A promoção do livro e da leitura na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico [Promoting books and reading in pre-school
and primary education]
President of the jury
|
Sara Patrício Guimarães Santana (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 | A Linguagem e a Literacia emergente na educação de infância [Language and emergent literacy in early childhood education]
(Thesis) Arguer
|
Ana Carina Ramalho Grosso (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 | Trabalho de Projeto e as suas Aprendizagens [Project work and learning]
(Thesis) Arguer
|
Daniela Filipa da Silva Duarte (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 | Desenvolver a capacidade de lidar com dados [Developing the ability to deal with data]
President of the jury
|
Ana Margarida Ruas Alberto (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 | O Jogo e o Desenvolvimento Motor na Infância [Play and Motor Development in Childhood]
President of the jury
|
Susana Rebelo Marques Bravo Cosinha (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2015 | O espaço exterior, a expressão motora e o desenvolvimento da criança [Outdoor space, motor expression and child development]
President of the jury
|
Teresa de Jesus Costa R. Carvalho (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 | O Desenvolvimento da leitura em contexto de jardim-de-infância e 1º ciclo [The development of reading in kindergarten and
primary school settings]
(Thesis) Arguer
|
Joana Barreiros (Master)
Universidade de Évora, Portugal
|
Ad Hoc journal article review
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2017/11 - 2017/11 | ANAIS do III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil |
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2024/03/02 - Current | Movimento da Escola Moderna | Presidente da da Direção |
2001/09 - Current | Associação de Profissionais de Educação de Infância | |
1996 - Current | Movimento da Escola Moderna |
Committee member
Activity description Role |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2024/03/06 - Current | Presidente da Direção do Movimento da Escola Moderna
President / Vice-president
|
Movimento da Escola Moderna, Portugal |
2018/02 - Current | Diretora da Comissão de Curso do Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor da Universidade de Évora
Director
|
Universidade de Évora, Portugal |
2015 - Current | Membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Básica.
Member
|
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2002 - Current | Membro da Comissão coordenadora do Núcleo Regional de Évora do Movimento da Escola Moderna
Member
|
Movimento da Escola Moderna, Portugal |
2024/06 - 2024/11 | Comissão Científica - IV Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Conquistas e desafios na contemporaneidade
Member
|
Universidade do Algarve, Portugal |
2023 - 2023 | Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Member
|
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2019 - 2023 | Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Educação Pré-escolar
Member
|
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2022/02/04 - 2022/02/05 | VI ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO (ENJIE)
Member
|
|
2019 - 2021 | Adjunta da Direção do Departamento de Pedagogia e Educação
Member
|
Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
Conference scientific committee
Conference name | Conference host | |
---|---|---|
2024/06 - 2024/11 | IV Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Conquistas e desafios na contemporaneidade | Universidade do Algarve |
2022/04/11 - 2022/04/14 | XIX Semana de Educação, II Congresso Internacional de Educação, II Encontro de Egressos do Programa de Pós-graduação em Educação | Universidade estadual de Londrina- Brasil |
2022 - 2022 | VI ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO (ENJIE) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria |
2020/04 - 2020/04 | III Encontro- Formação de Educador@s eProfessor@s na UniverCidade de Evora (FEPUE). | Universidade de Évora |
2019/11 - 2019/11 | XVIII- Semana da Educação / Congresso Internacional de Educação | Universidade estadual de Londrina- Brasil |
2018/02 - 2018/02 | II Encontro- Formação de Educador@s eProfessor@s na UniverCidade de Evora | Universidade de Évora |
2018 - 2018 | IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância; I Congresso Luso-Afro-Brasileiro Infâncias e Educação | Universidade de Aveiro |
2016/02 - 2016/02 | I Encontro- Formação de Educador@s eProfessor@s na UniverCidade de Evora (FEPUE). | Universidade de Évora |
Consulting
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2019/03 - 2019/03 | Parecer sobre a Lei- Quadro para a Educação Especial em S. Tomé e Príncipe |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2025 - Current | Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação II | Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) | Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2024/09 - Current | Seminário de Acompanhamento e Apoio à Investigação I | Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) | Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2023 - Current | Currículo, Diferenciação e Inclusão | Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2022/09 - Current | Educação Inclusiva e Diferenciação Pedagógica | Mestrado em educação pré-escolar e Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB0 (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2013 - Current | Prática de Ensino Supervisionada no Pré-escolar | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2013 - Current | Prática de Ensino Supervisionada em Creche | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2013 - Current | Pedagogia da Educação de Infância dos 0 aos 6 anos. | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2009 - Current | Prática Pedagógica em Jardim de Infância | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2025/02 - 2025/05 | Práticas Pedagógicas Promotoras de Inclusão | Práticas Pedagógicas Promotoras de Inclusão (Outros) | Universidade de Évora, Portugal |
2023/09/13 - 2023/12/06 | Lecionação on-line como professora visitante - A Teoria Histórico-Cultural e o Modelo Pedagógico da Escola Moderna: Educação Infantil no Brasil e Portugal | Programa de Pós-Graduação em Educação (Doctor) | Universidade Estadual de Londrina, Brazil |
2021/09 - 2022/05 | Curso acreditado: Um modelo inclusivo de diferenciação pedagógica e de cooperação educativa | Um modelo inclusivo de diferenciação pedagógica e de cooperação educativa (Outros) | |
2016 - 2021 | Currículo, Diferenciação e Intervenção em Necessidades Educativas Especiais | Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2016 - 2021 | Referênciação e Avaliação em Educação Especial | Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado integrado) | Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2017 - 2019 | Oficina de formação- Gerir o currículo na educação pré-escolar: planeamento e avaliação na perspetiva das OCEPE 2016. Centro de Formação Beatriz Serpa Branco | Gerir o currículo na educação pré-escolar: planeamento e avaliação na perspetiva das OCEPE 2016 (Menos de 4 anos de escolaridade) | |
2015 - 2019 | Modelos e Processos de Supervisão II | Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado) | Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2016 - 2017 | Oficina de formação: Entrar no mundo da Escrita | Oficina de formação: Entrar no mundo da Escrita | Movimento da Escola Moderna, Portugal |
2013 - 2017 | Projetos de Intervenção em Contextos Educativos Não Formais. | Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2015 - 2016 | Organização Curricular em Educação inclusiva | Educação Especial: Domínio Cognitivo e motor (Mestrado) | Universidade de Évora Departamento de Psicologia, Portugal |
2013 - 2015 | Seminário de acompanhamento à Prática de Ensino Supervisonada na educação de Infância. | Educação Pré-escolar (Mestrado) | Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2013 - 2015 | Temas Aprofundados de Pedagogia da Infância | Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo em ensino básico (Mestrado) | Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2003 - 2009 | Intervenção em Situações educativas II | Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2002 - 2009 | Estágio Pedagógico | Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2002 - 2009 | intervenção em Situações Educativas III | Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2003 - 2006 | Didática da Leitura e da Escrita | Complemento de formação em educação (Especialização pós-bacharelato) | Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
2002 - 2005 | Didática das Ciências e do meio físico e social | Educação de Infância (Licenciatura) | Universidade de Évora - Departamento de Pedagogia e Educação, Portugal |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2020 - Current | Comissão de Avaliação de Relatórios Científicos Finais de Projetos IC&DT
Evaluator
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2019 - 2019 | Concurso para Atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento / Competition for the Attribution of Individual PhD Scholarships
Evaluator
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Journal scientific committee
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2022/11 - 2022/11 | Sensos-e (SSN 2183-1432) | Manuela pessanha_ Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
2018 - 2018 | Revista Educação e Realidade | Faculdade de Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
2017/10 - 2017/10 | Revista Zero-a-Seis | Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN/CED/UFSC |
Other jury / evaluation
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2023/11/13 - 2023/11/13 | Participação on-line no Júri da Banca Examinadora de Qualificação da Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado, da estudante Kethelen Nathalia Rosssini, intitulada: Aa Relações dos bebês no berçario: Um olhar histórico-cultural | Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil |
2018/10/03 - 2018/10/03 | Participação on-line no Júri da Banca de Exame de Qualificação de Doutorado do aluno Leonardo José Freire Cabó, intitulado: O ensino de conteúdos disciplinares na organização da educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural. Universidade Federal de Maringá |
Scientific expedition
Activity description | Institution / Organization | |
---|---|---|
2024/09/06 - 2024/09/14 | Deslocação a São Tomé e Príncipe no âmbito do Projeto ERGUES - Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe | Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal |