???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Fernando Luís Ferreira Santos

Nomes de citação

  • Santos, Fernando Luís

Identificadores de autor

Ciência ID
5417-DD38-9AEE
ORCID iD
0000-0001-5392-5443
Google Scholar ID
gaEGpSsAAAAJ

Endereços de correio eletrónico

  • flsantoscanario@gmail.com (Profissional)

Moradas

  • Avenida Jorge Peixinho n.º 30 - Quinta da Arreinela, 2805-059, Almada, Almada, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2021/12 - 2024
Em curso
Sociomuseologia (Doutoramento)
Especialização em Museologia e Educação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
"Exploring museological practices in schools communities: The case of Schools2030 programme" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2017 - 2021
Concluído
Gestão (Licenciatura)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2010 - 2012
Concluído
Ciências da Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2009
Concluído
Ciências da Educação e Desenvolvimento (Mestrado)
Especialização em Educação e Desenvolvimento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"A Matemática e o Jogo, influência no rendimento escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom com distinção
1998
Concluído
Professores do Ensino Básico de 2º Ciclo , variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
"O Anafabetismo Matemático" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/09 - 2022 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada, Portugal
2014 - 2017 Assistente (Docente Universitário) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Técnico Superior (Técnico Superior) Fundação Aga Khan, Portugal, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - 2022 Diretor Pedagógico Escola Profissional Jean Piaget, Portugal
2017 - 2019 Presidente do Conselho Consultivo Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada, Portugal
2016 - 2017 Presidente do Conselho Pedagógico Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2004 - 2006 Presidente do Conselho Consultivo Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018/10/01 - 2021/09/30 Inovação Curricular e Sucesso em Matemática
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2012/01/01 - 2015/07/31 Promover o Sucesso em Matemática
PTDC/CPE-CED/121774/2010
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal

Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2002 - 2003 Aprendizagens matemáticas e seus contextos na transição do 12.º ano do ensino secundário para o 1.º ano do ensino superior
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018/01/01 - Atual Escola Sem muros
00000000000000000000000000
Investigador
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
Em curso
2008 - 2012 Avaliação formativa do desempenho pedagógico de docentes do ensino superior pelo recurso ao portfólio.
0
Investigador
Instituto Piaget Centro Internacional de Investigação Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar, Portugal
Instituto Piaget Centro Internacional de Investigação Epistemologia e ReflexãoTransdisciplinar
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santos, Fernando Luís; António Domingos. "Mathematics in pre-service teacher education and the quality of learning: The proceptual divide". Trabalho apresentado em CERME 8, Manavgat-Side / Antalya, 2013.
    Publicado
  2. Santos, Fernando Luís; António Domingos. "A complexidade do raciocínio matemático e a qualidade das aprendizagens: a bifurcação proceptual". Trabalho apresentado em EIEM 2013, Covilhã, 2013.
    Publicado
  3. Santos, Fernando Luís; António Domingos. "A complexidade do pensamento matemático e a qualidade das aprendizagens: usando a teoria da atividade". Trabalho apresentado em XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2013.
    Publicado
  4. Santos, Fernando Luís; Patrícia Fidalgo; João Paz. "Projecto de um modelo de formação de docentes emambiente digital". Trabalho apresentado em Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência, Porto, 2012.
    Publicado
  5. Santos, Fernando Luís; António Domingos. "A matemática na formação inicial de professores e a qualidade na aprendizagem". Trabalho apresentado em EIEM - Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 2012.
    Publicado
  6. Santos, Fernando Luís; António Domingos. "Como o modelo SOLO permite analisar as respostas dos alunos? Um caso na formação inicial de professores". Trabalho apresentado em XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2012.
    Publicado
  7. Santos, Fernando Luís; Patrícia Fidalgo; João Paz. "Formação dos estudantes na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2011, Braga, 2011.
    Publicado
  8. Santos, Fernando Luís; António Domingos. "Resolução de equações de 2.º grau recorrendo à folha de cálculo". Trabalho apresentado em XXII SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, 2011.
    Publicado
  9. Santos, Fernando Luís; António Domingos. "A technologically enhanced mathemathics curriculum for teacher education: an exploratory study". Trabalho apresentado em Enhancing mathematics education thorugh technology - 10th international conference for technology in mathematics teaching (ICTMT10), Porthsmouth, 2011.
    Publicado
  10. Santos, Fernando Luís. "Aprendizagem e ferramentas tecnológicas assistidas em ambiente livre". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Ser Professor de Educação Especial, Almada, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ana Leitão; Ana Paula Marques Sampaio Pereira; Ana Cristina Gonçalves; Fernando Luís Santos; Rosa Helena de Pernambuco Nogueira; Sofia Rézio; Zélia Leandro Sequeira Belo Torres. "“Planeta das cores”". Revista Docência do Ensino Superior (2020): https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24714.
    10.35699/2237-5864.2020.24714
  2. Santos, Fernando Luís. "Uma caixa cheia de letras e números: reflexão sobre uma experiência pedagógica". Palavras 50-51 (2017): 41-45.
    Publicado
  3. Fernando Luís Santos; Rita Alves; Carla Ferreira; Hélder Martins Costa; Santos, Fernando Luís. "Experiências pedagógicas no ensino superior: pares pedagógicos e interdisciplinaridade". Revista Docência do Ensino Superior 5 2 (2016): 9-30. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.2040.
    10.35699/2237-5864.2015.2040
  4. Santos, Fernando Luís; João Paz. "O módulo de testes no Moodle como ferramenta de aprendizagem matemática". Educação e Matemática 124 (2013): 38-41.
    Publicado
  5. Patrícia Fidalgo; João Paz. "Using moodle as a support tool for teaching in higher education in Portugal: an exploratory study". eleed 8 1 (2011): 0-0. urn:nbn:de:0009-5-31613.
    Publicado
  6. Santos, Fernando Luís. "A matemática lúdica, o jogo e a criatividade". Educare/Educere 14 (2003): 105-116.
    Publicado
  7. Santos, Fernando Luís. "Uma abordagem à criatividade na sala de aula de matemática". Temas de Formação de professores do Núcleo de Integração de Disciplinas e Áreas Curriculares 1 (2003): 38-44.
    Publicado
  8. Santos, Fernando Luís. "Educação matemática, de uma abordagem histórico-cultural às estruturas lógico-matemáticas do pensamento cognitivo". Cadernos Interdisciplinares 35 (2002): 18-22.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Patrícia Fidalgo; João Paz. "From proactive teachers to proactive students: learning experience with self-regulated learning in higher education". In Self-regulated learning in technology enhanced learning environments: problems and promisses. Proceedings of the STELLAR-TACONET Conference, 31-39. Aachen, Alemanha: Shaker Verlag, 2011.
    Publicado
Edição de livro
  1. Santos, Fernando Luís. Atas do XXIX Seminário de investigação em educação matemática. Almada, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2018.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Fernando Luís Santos. "Exploring museological practices in schools communities: The case of Schools2030 programme". 2023.
    10.13140/RG.2.2.10204.16002
  2. Santos, Fernando Luís. "A complexidade do pensamento matemático e a qualidades das aprendizagens: um caso com quantificadores, números e lógica". 2015.
    10.13140/RG.2.1.3067.0885
Resumo em conferência
  1. Fernando Luís Santos; Adel Igor Pausini. "Decolonial approach to analyzing sociomuseological practices in school communities in the Schools2030". 2023.
    10.13140/RG.2.2.16492.74887
  2. Santos, Fernando Luís; Helena Ribeiro de Castro; Rita Alves; Pascal Paulus; Marlene Silva; Maria Amália Rebolo. "School without walls: A learning community in a teacher education school". Trabalho apresentado em The European Conference on Educational Research (ECER 2019), Hamburgo, 2019.
    Publicado
  3. Santos, Fernando Luís; Patrícia Fidalgo; João Paz. "Info-exclusão entre os nativos digitais". Trabalho apresentado em VI SEMIME, Exclusão digital na sociedade da informação, Lisboa, 2012.
    Publicado
  4. Santos, Fernando Luís; Patrícia Fidalgo; João Paz. "Formação de estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: combate à info-exclusão". Trabalho apresentado em V SEMIME, Exclusão digital na sociedade da informação, Lisboa, 2011.
    Publicado

Artística / Interpretação

Programa de rádio / tv
  1. Santos, Fernando Luís. 2009. Computadores e crianças. TSF.
  2. Santos, Fernando Luís; Helena Ribeiro de Castro. 2009. Aprender a ensinar. Antena 3.

Outros

Outra produção
  1. Porquê e não, como.... 2016. Santos, Fernando Luís.
    10.13140/RG.2.1.3108.5046
Atividades

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/09/14 - Atual Membro do Conselho Consultivo do Projeto Erasmus+ PiCaM - Project in Citizenship and Mathematics (2017-1-UK01-KA201-036675) Fundação Aga Khan, Portugal, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015 - 2017 Estatística aplicada à Psicologia Psicologia (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2014 - 2015 Estatística I Gestão (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2013 - 2014 Estatística II Gestão (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2010 - 2013 Introdução à Informática e Sistemas de Informação Motricidade Humana (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal
2010 - 2011 Informática para as Ciências da Comunicação Ciências da Comunicação e Marketing (Licenciatura) Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013 - Atual ERME - European Research in Mathematics Education
2011 - Atual SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2004/11 - 2006/10 Presidente do Conselho Consultivo
Presidente / Vice-presidente
Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada, Portugal