???global.info.a_carregar???
Andressa Jove Godoy is a doctoral student in Education [Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) & Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (FPCEUP)] and scholarship holder; Master in Publishing [University of Aveiro - Portugal]; and holds a degree in Teaching Language and Literature - Portuguese and English [Federal University of São Carlos - Brazil]. She worked professionally as a Portuguese, English and Portuguese for Foreigners teacher. Throughout her academic career, she has developed research projects, participated in educational intervention projects, published articles and participated in academic events that address the themes of Children's and Youth Literature, Literary Education and Teaching of Languages and Literature. _____________________________________________________________________________________________________________________________ Doutoranda em Ciências da Educação no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Mestre em Estudos Editoriais pela Universidade de Aveiro - Portugal. Graduada em Licenciatura em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de São Carlos - Brasil (nível reconhecido pela Universidade de Aveiro). Realizou, entre 2017 e 2018, licenciatura sanduíche pelo Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - CAPES) na Universidade de Aveiro - Portugal. Atuou profissionalmente como professora de Português, Inglês e Português para Estrangeiros em vários níveis de escolaridade. Desenvolveu, durante o Ensino Médio (equivalente ao Ensino Secundário) e a Licenciatura projetos de iniciação científica e participou de projetos de intervenção educativa, atuando como professora e tutora nas áreas de Texto e Linguagem. Tem desenvolvido projetos de investigação, publicado artigos e participado de eventos académicos que abordam as temáticas da Literatura para a Infância e a Juventude, das Ciências da Educação, da Didática e do ensino da Literatura.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Andressa Jove Godoy

Nomes de citação

  • Godoy, Andressa
  • Godoy, A. J.
  • Jove Godoy, A.

Identificadores de autor

Ciência ID
4918-2BFD-819A
ORCID iD
0000-0001-8437-8374

Endereços de correio eletrónico

  • andressa.godoy@ua.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2022/09 - 2026/07
Em curso
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"PARADIGMAS DE ENSINO DA LITERATURA NO ENSINO SECUNDÁRIO: UM ESTUDO A PARTIR DE HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES (provisório)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2022 - 2022
Concluído
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Curso Técnico Superior Profissional)
ASFormação , Portugal
4 - RELEVANTE
2019/09 - 2021/07
Concluído
Estudos Editoriais (Mestrado integrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"IMPACTO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS NA EDIÇÃO PARA CRIANÇAS EM PORTUGAL: OS PERITEXTOS DOS LIVROS DAS METAS CURRICULARES" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2014/03 - 2019/06
Concluído
Licenciatura em Letras - Português e Inglês (Licence)
Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas, Brasil
"Modelos de ensino de Literatura e seus impactos na formação de licenciandos em Letras" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09 - 2022/08 Professora de Português, Inglês e Português Língua Estrangeira ASFormação , Portugal
2020/03 - 2020/12 Professora de Inglês com metodologia Cambridge Skills Gym, Portugal
Joviform Consultoria Empresarial, Portugal
2019/01 - 2019/06 Professora de Texto e Linguagem Curso pré-vestibular UFSCar, Brasil
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
2019/01 - 2019/06 Tutora de Escrita Académica Programa de Atendimento Acadêmico aos Estudantes de Graduação da UFSCar, Brasil
Universidade Federal de São Carlos, Brasil
2019/01 - 2019/06 Explicadora - Português e Inglês Rede Tutores , Brasil
Joviform Consultoria Empresarial, Portugal
2018/06 - 2018/12 Professora de Língua Portuguesa Programa Residência Pedagógica, Brasil
Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas, Brasil
(...)
2014/03 - 2017/06 Bolseira e Professora em Formação Programa de Iniciação à Docência , Brasil
Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas, Brasil
2014/07 - 2016/05 Auxiliar editorial estagiária Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, Brasil
Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/09 - 2026/08 Paradigmas de ensino da Literatura no Ensino Secundário: Um estudo a partir de histórias de vida de professores
2022.13600.BD
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2013/01 - 2013/12 Aplicação de um tutorial didático em português para programação da placa de FPGA utilizando o software Quartus II®
-
Bolseiro de Iniciação Científica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista, Brasil
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista
Concluído
2012/01 - 2012/12 Produção de um tutorial didático em português em FPGA utilizando o software Quartus II® na disciplina de Eletrônica Digital 3 do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio
-
Bolseiro de Iniciação Científica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista, Brasil
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista
Concluído
2011/01 - 2011/12 Produção de um glossário digital inglês/português dos termos técnicos utilizados nas disciplinas técnicas do curso integrado em eletrônica
-
Bolseiro de Iniciação Científica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018/06 - 2019/06 Modelos de ensino de Literatura e seus impactos na formação de licenciandos em Letras
Edital 001/2018
Investigador
Departamento de Metodologia de Ensino - UFSCar, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Godoy, A. J.; Joyce Ferraz Infante; Renan Bolognin. "Oficina de estudos: literatura e cultura". Trabalho apresentado em XV Semana da Educação - Educação em tempos de crise, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Godoy, A. J.. "Tendências editoriais e impactos de políticas educativas na publicação de Literatura para a Infância em Portugal". Elos. Revista de Literatura Infantil e Xuvenil 8 (2021): https://revistas.usc.gal/index.php/elos/article/view/7985/11308.
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  2. Andressa Jove Godoy; Fernando Stanzione Galizia. "DE ALUNO A PROFESSOR: PERCEPÇÕES SOBRE AULAS DE LITERATURA". Educação: Teoria e Prática 31 64 (2021): 1-16. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s15319.
    10.18675/1981-8106.v31.n.64.s15319
  3. Godoy, A. J.; Fernando Stanzione Galizia. "MODELOS DE ENSINO DE LITERATURA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUAS". Claraboia 16 (2021): 57-73. http://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1881/pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Godoy, A. J.; Fernando Stanzione Galizia. "'A literatura me acuava ou o professor me acuava?': Percepções de licenciandos em letras sobre suas aulas de literatura". Linguasagem 33 1 (2020): 188-207. 'A literatura me acuava ou o professor me acuava?': Percepções de licenciandos em letras sobre suas aulas de literatura.
    Acesso aberto • Publicado
Poster em conferência
  1. Godoy, A. J.. "O 'Fanzine' como ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizagem da língua materna". Trabalho apresentado em 63º Seminário do GEL, 2015.
Resumo em conferência
  1. Godoy, Andressa; Lopes, A.; Lopes, Amélia. Autor correspondente: Godoy, Andressa. "O ENSINO DA LITERATURA EM PORTUGAL: UM ESTUDO A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES E PROFESSORAS". Trabalho apresentado em VII ENJIE – ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES EM EDUCAÇÃO, Porto, 2023.
    Publicado
  2. Godoy, A. J.; Denise Elaine Emideo; Rosana Ferrareto; Leonardo de Melo João. "Produção de um glossário virtual inglês/português de informática e eletrônica". Trabalho apresentado em II ELIL - Encontro de Licenciaturas em Letras da Unesp, 2011.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12/15 A escolarização da Literatura no ensino secundário português - Um estudo a partir das histórias de vida de professores e professoras XV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2023/11 Pesquisas biográfico-narrativas e o ensino da literatura: Narrativas de quem ensina narrativas II Seminário De Pesquisa Narrativa: A Formação Docente e a Formação do Pesquisador Narrativo / I Seminário Internacional de Pesquisa Narrativa
Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brasil)
2023/08/21 A Historical Panorama of Literature Teaching - Results from a Systematic Literature Review Emerging Researchers' Conference - European Conference on Educational Research
European Educational Research Association (Glasgow, Reino Unido)
2021/09/30 Ecos do Livro-Álbum: Os Peritextos nas Novas Edições de Obras de Literatura para Crianças em Portugal II Encontro Nacional de Literatura Infantil/Juvenil / I Congresso Internacional de Literatura Infantil/Juvenil: questões e temáticas de ontem e de hoje
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2021/08/28 GT - Educação e Literatura: A Formação do Leitor Literário em Escolas e Universidades Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba
Instituto Federal de São Paulo (Campos do Jordão, Brasil)
2018 Se as crianças brincam, por que não posso brincar também? Estratégias lúdicas para o ensino de PLE para adultos XI CARPE - Colóquio de ação e reflexão em português para estrangeiros.
Universidade Federal de São Carlos (Brasil)
2017 As redes sociais como interlocutor significativo em aulas de português para estrangeiros EPLITEC 2017
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (São João da Boa Vista, Brasil)
2017 Oficina de estudos: literatura e cultura XV Semana da Educação - Educação em tempos de crise
Universidade Federal de São Carlos (Brasil)
2017 Produção de um glossário virtual inglês/português de informática e eletrônica II ELIL - Encontro de Licenciaturas em Letras da Unesp
Universidade Estadual Paulista (Brasil)
2016 Abordagem de ensinar versus abordagem de aprender: o desafio da harmonização em aulas de PLE. VI CARPE - Colóquio de ação e reflexão em português para estrangeiros
Universidade Federal de São Carlos (Brasil)
2014 O lúdico na sedimentação de conteúdos em turmas de 6ºs anos 18ª Jornada de Letras – UFSCar
Universidade Federal de São Carlos (Brasil)
2014 Workshop: Fanzine - Uma atividade de (re)conhecimento II Colóquio de Práticas Letradas nos Anos Iniciais e Seminário PNAIC UFSCar
Universidade Federal de São Carlos (Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/09 - 2023/12 Membro de Comissão Científica e editora do Livro de Resumos do XV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação (2023/12/14 - 2023/12/15)
Seminário (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/09/20 - 2023/09/22 The aim is to explore the theme of literary development from different angles. An overarching perspective concerns the reflective notion of ethics: Taking an ethical perspective draws our attention to questions of good life and its presuppositions. This may include reflections on what we consider as morally appropriate and why, but the perspective is far wider.
Seminário
Literary Development Reconsidered: Perceiving Literary Education in an Ethical Frame
Freie Universität Berlin, Alemanha
2022/08/11 - 2022/08/12 Mesas compostas por professores e profissionais da educação, escritores e ilustradores, investigadores, formuladores de políticas públicas e influenciadores digitais acerca da Literatura para Jovens e a formação de leitores e do hábito da leitura. Ver mais em https://www.flijpuc.com/.
Festival
I FESTIVAL DE LITERATURA JOVEM DA PUC-SP
Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária - PUC-SP, Brasil
2022/07/09 - 2022/07/10 Palestras ministradas por Armando Requeixo, José António Gomes e Rebecca Drautremer acerca da LIJ, da formação de leitores e da ilustração. Mesa-redonda composta por André Letria, Luísa Ducla Soares e Teresa Lima sobre os seus processos criativos. Workshop "Ofina de Edição - O ciclo do Livro", organizada por Miguel Gouveia. Ver mais em https://encontroliteraturaaveiro.pt/.
Encontro
4º Encontro Internacional de Literatura, Ilustração e Edição para a Infância do Município de Aveiro
Câmara Municipal de Aveiro, Portugal
2022/07/05 - 2022/07/06 Palestras ministradas por António Nóvoa, Gert Biesta e Kate Walsh; mesa-redonda composta por Aileen Kennedy, Anja Sweneen, Daniel Alvunger e Qing Gu sobre o tema global "Teacher Education: building an agenda for the 21st century". Ver mais em https://2022.edulog.pt/
Conferência
2022 EDULOG International Conference
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/12/12 Formar-se professor: LeC como ferramenta de valorização da experiência no processo educacional
Arguente principal
Murilo Meloto de Souza (Outro)
Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/05/01 - 2021/08/28 Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba Instituto Federal de São Paulo - Campos do Jordão

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/04/08 - 2022/05/06 Reflexões sobre a Literatura e suas práticas escolares (Licence) Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - UFSCar, Brasil
2015 - 2022 Oficina de Estudos: Literatura e Cultura Oficina de Estudos: Literatura e Cultura Universidade Federal de São Carlos, Brasil
2018/06 - 2018/12 Português para Estrangeiros - Nível A1 para falantes de outras línguas Instituto de Línguas UFSCar, Brasil
2018 - 2018 Compartilhando conhecimento: As formas e as funções da escrita científica Compartilhando conhecimento: As formas e as funções da escrita científica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Carlos, Brasil
2017 - 2018 Literatura e Realidade – LER Literatura e Realidade – LER Universidade Federal de São Carlos, Brasil
Distinções

Título

2013 Deputada Jovem
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Brasil