???global.info.a_carregar???
Paula Malamud has a bachelor's degree in Industrial Design from the School of Industrial Design of the State University of Rio de Janeiro (ESDI/UERJ), a postgraduate degree in marketing from Ibmec and a PhD candidate in Design from the Faculty of Architecture of the University of Lisbon, where she works as a collaborating researcher at the Architecture, Urbanism and Design Research Center - CIAUD. She was managing partner of Imaginatto Design e Comunicação, in Rio de Janeiro, from 1997 to 2017, serving clients from different sectors, such as Vale, Coca-Cola, Metrô Rio, CMA CGM, among others. Over these 20 years, she has been responsible for planning and managing branding, communication, design and marketing projects, in addition to creative direction and team management. She has received awards, been a judge in graphics industry competitions and a guest speaker at several educational institutions. His areas of research are branding, strategic design and place branding.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paula Malamud

Nomes de citação

  • Malamud, Paula

Identificadores de autor

Ciência ID
4416-E62C-4466
ORCID iD
0000-0002-4426-154X

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2018/09 - 2024/05/28
Concluído
Design (Doutoramento)
Especialização em City Branding
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
"Designers no processo de city branding: uma abordagem intergada" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Unanimously approved with distinction and honours
2018/02/08 - 2018/03/23
Concluído
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Outros)
Alamedas Office - Consultadoria e Formação Recursos Humanos, Portugal
5 - Excelente
2003/03 - 2007/03
Concluído
MBA Executivo em Marketing (Postgraduate Certificate)
Especialização em Marketing
Grupo Ibmec Educacional, Brasil
"Análise do Brand Equity da marca "Aroma do Campo", seguindo os conceitos da Teoria de David Aaker" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19,36
1988/03 - 1992/12
Concluído
Desenho Industrial (Bachelor)
Especialização em Desenho Industrial parte comum e integrada em Programação Visual e Projeto de Produto
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/07 - 2024/05 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design, Portugal, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/01 - 2017/03 Designer / Sócia diretora Imaginatto Design e Comunicação Ltda., Brasil
Produções

Publicações

Capítulo de livro
  1. Malamud, Paula; Marco Neves; Gabriel Patrocinio. "Design and co-creation in place branding: the case of Porto Alegre". In Livros ICNOVA, editado por Ana Margarida Barreto; João Freire; Nuno Correia de Brito, 101-114. Lisboa, Portugal: ICNOVA, 2022.
    Publicado
  2. Malamud, Paula; Neves, Marco; Patrocinio, Gabriel. "The Role of Designers in City Branding Process: A Conceptual Model". In Springer Series in Design and Innovation, editado por Daniel Raposo Martins; João Vasco Matos Neves; Ricardo Jorge Nunes da Silva; Luísa Correia Castilho; Rui Miguel Silva Sampaio Dias, 3-16. Cham, Suiça: Springer, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-09659-4_1
  3. Malamud, Paula; Neves, Marco; Patrocinio, Gabriel. "Design and Its Multiple Roles in Place Branding: The Case of Mississauga, Canada". In Advances in Human Dynamics for the Development of Contemporary Societies. AHFE 2021. Lecture Notes in Networks and Systems, vol 277, editado por Daniel Raposo; Nuno Martins; Daniel Cruz Brandão, 62-69. Nova Iorque, Estados Unidos: Springer, Cham, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-80415-2_8
Website
  1. Malamud, Paula. Place Branding: como transformar um lugar em uma marca. 2020. https://www.youtube.com/watch?v=mwOX8hzUMMQ.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/01/11 O papel dos designers no city branding Palestra a convite da Instituição para os alunos da Licenciatura em Design de Comunicação
Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes - ISMAT (Portimão, Portugal)
2022/09/29 Designers, múltiplos atores e território: uma abordagem integrada para o city branding III Conferência Ibero-americana de Place branding
ICNOVA da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/07/07 The role of designers in city branding process: a conceptual model EIMAD - International Meeting of Research in Music, Arts and Design
School of Applied Arts at the Polytechnic Institute of Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2021/09/30 Design e place branding: uma relação que vai além dos logotipos II Conferência Ibero-americana de Place branding
ICNOVA da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/07/28 Design and Its Multiple Roles in Place Branding: The Case of Mississauga, Canada 12th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics
AHFE (New York, Estados Unidos)
2021/01/22 O papel do design no Place Branding - Disseminação sobre a investigação do doutoramento Palestra a convite da Instituição para os alunos da Licenciatura em Design de Comunicação
Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes – ISMAT (Portimão, Portugal)
2020/12/10 Design no Place Branding - Disseminação sobre a investigação do doutoramento Palestra a convite da Instituição para os alunos da Licenciatura em Design de Comunicação
Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes - ISMAT (Portimão, Portugal)
2020/10/02 Design e co-criação no place branding: o caso de Porto Alegre 1ª Conferência Ibero-Americana de Place Branding
ICNOVA - NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
2020/01/17 "Place Branding: Modelo estratégico sob a perspectiva do Design" - Disseminação sobre a investigação do doutoramento. Palestra a convite da Instituição para os alunos da Licenciatura em Design de Comunicação
ISMAT | Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Portimão, Portugal)
2014/09 Desafios de um escritório de design Palestra a convite da Instituição para alunos de bacharelado em design
ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (Rio de Janeiro, Brasil)
2013/10 15 anos - Trajetória de um escritório de design Palestra a convite da Instituição para alunos de bacharelado em design e moda
Unigranrio (Rio de Janeiro, Brasil)
2009/11 Inside a Brazilian Company Palestra a convite da Instituição para alunos de bacharelado em design
Lynn University (Miami, Estados Unidos)
2008/11 Do briefing ao resultado: desafios de um escritório de design Palestra a convite da Instituição para alunos de bacharelado em design
Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI/UERJ (Rio de Janeiro, Brasil)
2007/08 Construindo marcas corporativas Palestra a convite da Instituição para alunos de pós-graduação em design estratégico
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM/RJ (Rio de Janeiro, Brasil)
2006/08 Construção e comunicação de marcas Palestra a convite da Instituição para alunos de especialização em Gerência de Marketing
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM/RJ (Rio de Janeiro, Brasil)
2003/12 Identidade visual do varejo Palestra a convite da Instituição para alunos do curso “Gerenciamento de marcas para a moda”
Senac/RJ (Rio de Janeiro, Brasil)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/09/06 - 2019/09/14 Participação em workshop imersivo com alunos de design do Escola Escola Superior de Artes e Design (Esad) e da Zurich University of the Arts (ZHdK), sobre caminhos para um turismo responsável para Portugal
Oficina (workshop)
International Design Workshop “Responsible Tourism for a more inclusive and positive impact design”
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
2006/11 - 2006/11 Convidada no Debate Diferentes passos no caminho do design, para alunos da UNESA/RJ
Mesa-redonda
Semana do Design
Universidade Estacio de Sá - Campus Centro IV-Praça Onze, Brasil

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/10/02 - 2019/10/02 Parecer como especialista sobre a dissertação de mestrado "Design and City Branding: A Dynamic Visual Identity for the City of Milan", da aluna Matilde Magagnoli Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/05 - 2017/05 Marcas Globais Semana da Comunicação Universidade Veiga de Almeida, Brasil
2016/10 - 2016/10 Workshop sobre Branding Comunicação (Bacharelato) Universidade Veiga de Almeida, Brasil

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2013 - 2016 Jurada no Prêmio Werner Klatt de Excelência Gráfica da Firjan e Abrigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Distinções

Prémio

2012 17º Prêmio Colunistas: Medalha de ouro Brasil e Grande Prêmio Regional Rio na categoria design de embalagens para o projecto Brindes Corporativos Sustentáveis para o cliente Vale.
Abracomp - Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda, Brasil
2009 14º Prêmio Colunistas: Medalha de ouro na área de materiais promocionais com o projecto Minha Árvore para o cliente Vale.
Abracomp - Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda, Brasil